You are on page 1of 47

TB300 TB350

MONITOR DE TV LED
manual do utilizador
(MFM TV)

Obrigado por comprar este produto Samsung. Para receber uma assistncia tcnica mais completa, registe o seu produto em

www.samsung.com/register

As figuras e as ilustraes apresentadas neste Manual do Utilizador so apenas para referncia e podem ser diferentes do aspecto real do produto. O design e as especificaes do produto podem sofrer alteraes sem aviso prvio.

Aviso sobre o monitor LED digital


1. 2. 3. 4. 5. 6. As funcionalidades relacionadas com a TV digital (DVB) s esto disponveis em pases/reas onde so transmitidos sinais terrestres digitais DVB-T (MPEG2 e MPEG4 AVC) ou onde possa aceder a um servio de TV por cabo compatvel com DVB-C (MPEG2 e MPEG4 AAC). Verifique junto do revendedor local a possibilidade de receber sinais DVB-T ou DVB-C. DVB-T a norma do consrcio europeu de DVB para a transmisso de televiso digital terrestre e DVB-C para a transmisso digital por cabo. Apesar de este monitor LED cumprir com as normas mais recentes de DVB-T e DVB-C, desde [Agosto de 2008], a compatibilidade com as futuras transmisses digitais terrestres DVB-T e por cabo DVB-C no pode ser garantida. Consoante os pases/as reas onde este monitor LED utilizado, alguns fornecedores de TV por cabo podem cobrar taxas adicionais por esse servio e podem pedir-lhe que aceite os seus termos e condies. Algumas funes do monitor LED digital podem no estar disponveis nalguns pases ou regies e a DVB-C pode no funcionar correctamente com alguns dos fornecedores de servios por cabo. Para mais informaes, contacte o centro de assistncia tcnica Samsung local. A qualidade da recepo do monitor LED pode ser afectada pelos diferentes mtodos de transmisso dos diferentes pases. Verifique o desempenho do monitor LED junto do Revendedor Autorizado SAMSUNG local ou contacte o Centro de Atendimento Samsung para saber se pode melhorar o desempenho, reconfigurando as definies do monitor LED.

Aviso quanto a imagens estticas


Evite a visualizao de imagens estticas (como ficheiros de imagem JPEG) ou de um elemento de imagem esttica (como o logtipo de programao do monitor LED, o formato de imagem panormico ou 4:3, barra de notcias ou da bolsa de valores na parte inferior do ecr, etc.) no ecr. A visualizao constante de uma imagem esttica pode deixar uma impresso no ecr, que ir afectar a qualidade da imagem. Para reduzir o risco desse efeito, siga as seguintes recomendaes: Evite manter o monitor LED no mesmo canal durante muito tempo. Tente sempre visualizar qualquer imagem em ecr inteiro, utilize o menu de formato da imagem do monitor LED, para conseguir a melhor correspondncia possvel. Reduza os valores de brilho e de contraste ao mnimo necessrio para atingir a qualidade de imagem pretendida, os valores excessivos podem acelerar o processo de "queimadura". Utilize frequentemente todas as funes do monitor LED concebidas para reduzir a reteno da imagem e a "queimadura" do ecr, consulte a respectiva seco do manual do utilizador para mais informaes.

Segurana do local de instalao


Mantenha as distncias necessrias entre o produto e outros objectos (por exemplo, paredes) para garantir uma ventilao adequada. Caso contrrio, poder ocorrer um incndio ou problemas no produto, devido ao aumento da temperatura interna.

Consoante o modelo, o aspecto real do monitor LED poder ser diferente das imagens neste manual. Tenha cuidado ao tocar no monitor LED. Algumas peas podem estar quentes.

Instalao com uma base.


10 cm 10 cm 10 cm

Instalao com um suporte de parede.


10 cm 10 cm 10 cm

10 cm

Poder ser cobrada uma taxa administrativa se (a) chamar um engenheiro e o produto no tiver nenhum defeito  (ou seja, caso no tenha lido este manual). (b) se trouxer o produto para um centro de reparao e o mesmo no apresentar defeitos  (ou seja, caso no tenha lido este manual). O valor dessa taxa administrativa ser-lhe- comunicado antes de ser realizado qualquer trabalho ou a deslocao a casa.

Portugus

ndice
Primeiros passos

4 11 12 13 14 14 15 16 17 19 19 20 20 22 23 25 27 30

Precaues de segurana Acessrios Conhecer o painel de controlo Conhecer o controlo remoto Ligar a uma antena Configurar (configurao inicial) Ligar a um dispositivo AV Ligar a uma ranhura COMMON INTERFACE Ligar a um dispositivo udio e a um PC Alterar a fonte de entrada Como navegar nos menus Utilizar o boto INFO (guia Agora e Depois) Utilizar o menu dos canais Menu dos canais Menu das imagens Menu do som Menu do sistema Menu de assistncia

Ligaes

14

Funes bsicas

19

Funes avanadas

Outras informaes

31 38

31 Utilizar o Media Play

PORTUGUS

38 39 40 41 45

Funo de teletexto dos canais analgicos Instalar um suporte de parede/uma base de secretria Cadeado anti-roubo Kensington Resoluo de problemas Especificaes

Ateno aos smbolos!

t
Pode utilizar esta funo, premindo o boto TOOLST no controlo remoto. Nota Indica informaes adicionais.

Portugus

Primeiros passos
Precaues de segurana
cones utilizados nas precaues de segurana

AVISO CUIDADO
No faa. obrigatrio.

O no seguimento das precaues marcadas com este sinal pode resultar em ferimentos graves ou mesmo numa fatalidade.

O no seguimento das precaues marcadas com este sinal pode resultar em danos fsicos ou materiais.

CUIDADO RISCO DE CHOQUE ELCTRICO. NO ABRA.


CUIDADO: PARA REDUZIR O RISCO DE CHOQUE ELCTRICO, NO RETIRE A TAMPA (OU A PARTE POSTERIOR). NO EXISTEM PEAS QUE POSSA REPARAR NO INTERIOR. DEIXE TODA A ASSISTNCIA PARA O PESSOAL QUALIFICADO.

Este smbolo indica que existe alta tenso dentro do monitor. perigoso estabelecer qualquer tipo de contacto com as peas internas deste produto. Este smbolo alerta-o de que juntamente com este produto esto includos documentos importantes para a operao e a manuteno.

Sobre a alimentao

As imagens seguintes so para sua referncia e podem diferir consoante os modelos e os pases.

Aviso
Evite utilizar um cabo ou ficha de alimentao danificada ou uma tomada solta. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio. Evite ligar ou desligar a alimentao com as mos molhadas. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico.
!

Evite ligar vrios aparelhos elctricos a uma nica tomada. x Caso contrrio, poder provocar um incndio, devido ao sobreaquecimento da tomada.

Ligue firmemente a ficha de alimentao. x Caso contrrio, poder ocorrer um incndio.

Certifique-se de que liga o cabo de alimentao a uma tomada ligada terra (apenas para os equipamentos da classe de isolamento 1). x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou ferimentos.

Evite dobrar ou torcer o cabo de alimentao excessivamente e evite colocar objectos pesados sobre o cabo. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio, devido aos danos no cabo de alimentao.

Portugus

Primeiros passos
Mantenha o cabo de alimentao e o produto afastados de aquecedores. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio. Se os pinos da ficha ou a tomada estiverem cobertos de poeira, limpeos utilizando um pano seco. x Caso contrrio, poder ocorrer um incndio.

Cuidado
Evite desligar a ficha enquanto o produto est em funcionamento. x Caso contrrio, poder danificar o produto devido a um choque elctrico. Certifique-se de que utiliza apenas o cabo de alimentao fornecido pela nossa empresa. Alm disso, no utilize o cabo de alimentao com outro aparelho elctrico. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio. Ligue a ficha a uma tomada fcil de alcanar. x Quando ocorrer um problema com o produto, tem que desligar a ficha para cortar a alimentao por completo. Se utilizar apenas o boto ligar/desligar, a alimentao no ser cortada por completo.

Quando desligar a ficha da tomada, certifique-se de que segura na ficha e no no cabo. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio.

Sobre a instalao

Aviso
Evite pousar velas acesas, repelentes de mosquitos ou cigarros sobre o produto. x Caso contrrio, poder ocorrer um incndio. Pea a uma engenheiro de instalao ou a uma empresa qualificada para instalar o produto na parede. x Caso contrrio, podero ocorrer ferimentos. x Certifique-se de que utiliza o suporte de parede especificado. Mantenha os sacos de plstico, utilizados para embalar o produto, fora do alcance das crianas. x Se as crianas colocarem os sacos de plstico na cabea, podero sufocar. Evite a instalao do produto num local exposto a poeiras, humidade (sauna), leo, fumo ou gua (gotas de chuva) e dentro de um veculo. x Isso poderia provocar um choque elctrico ou um incndio.

Evite a instalao do produto num local mal ventilado, por exemplo, numa estante para livros ou num armrio. x Caso contrrio, poder ocorrer um incndio devido ao sobreaquecimento interno. Evite a instalao do produto num local instvel ou que esteja exposto a excesso de vibrao, como uma prateleira instvel ou inclinada. x O produto poder cair e isso poder provocar danos no produto ou ferimentos. x Se utilizar o produto num local exposto a excesso de vibrao, poder ocorrer um problema no produto ou um incndio.

Portugus

Primeiros passos
Evite a instalao do produto num local exposto luz directa do sol ou perto de uma fonte de calor, como uma lareira ou um aquecedor. x Isso poder reduzir a vida til do produto ou provocar um incndio. Dobre o cabo da antena exterior para baixo no ponto em que entra na casa, para que a gua da chuva no possa escorrer para dentro. x Se a gua da chuva entrar no produto, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio. Evite a instalao do produto num local acessvel para as crianas. x Se uma criana tocar no produto, este poder cair e provocar ferimentos. x Como a parte dianteira mais pesada, instale o produto numa superfcie plana e estvel. Instale a antena longe de cabos de alta tenso. x Se a antena tocar ou cair num cabo de alta tenso, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio.

Cuidado
No deixe o produto cair enquanto o transporta. x Isso poder provocar problemas no produto ou ferimentos.
!

No coloque o produto virado para baixo no cho. x Isso poder danificar o painel do produto.

Quando instalar o produto numa consola ou numa estante, certifiquese de que a parte dianteira no sobressai alm da consola ou da estante. x Caso contrrio, o produto poder cair e ficar avariado ou provocar ferimentos. x Certifique-se de que utiliza um armrio ou uma prateleira com um tamanho adequado para o produto. Se o produto for instalado num local em que as condies de funcionamento variem consideravelmente, poder ocorrer um problema de qualidade grave, devido ao ambiente circundante. Nesse caso, s instale o produto depois de consultar um dos nossos engenheiros de assistncia tcnica sobre o assunto. x Locais expostos a poeiras microscpicas, qumicos, temperaturas demasiado altas ou baixas, humidade elevada, aeroportos ou estaes em que o produto seja utilizado continuamente.

Quando pousar o produto, faa-o suavemente. x Caso contrrio, podero ocorrer problemas no produto ou ferimentos.

SAMSUNG

Portugus

Primeiros passos
Sobre a limpeza

Aviso
Antes de limpar o produto, desligue o cabo de alimentao. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio. Quando limpar o produto, no pulverize gua directamente sobre as peas. x Certifique-se de que a gua no entra no produto. x Caso contrrio, poder ocorrer um incndio, choque elctrico ou problemas no produto.

Cuidado
Evite a pulverizao directa de agentes de limpeza sobre o produto. x Isso poder provocar a descolorao ou fendas no exterior do produto ou a descamao do painel. Para limpar, desligue o cabo de alimentao e limpe o produto com o pano de limpeza fornecido. x Evite a utilizao de qumicos, tais como cera, benzeno, lcool, diluentes, repelentes de mosquitos, fragrncias, lubrificantes ou agentes de limpeza, para limpar o produto.  Isso poder provocar a deformao do exterior ou a remoo do que est impresso. Como o exterior do produto se risca facilmente, certifique-se de que utiliza o pano de limpeza fornecido.
!

O produto no fica limpo se utilizar apenas o pano fornecido. Utilize um pano suave, humedecido com um "agente de limpeza exclusivo para monitores" para limpar o produto. x Caso no tenha disponvel um agente de limpeza exclusivo para monitores, dilua um agente de limpeza em gua, numa relao de 1:10, antes de limpar o produto.

Sobre a utilizao

Aviso
Devido alta tenso que percorre o produto, nunca desmonte, repare ou modifique o produto. x Caso contrrio, poder ocorrer um incndio ou choque elctrico. x Se o produto precisar de conserto, contacte um centro de assistncia tcnica. Para transportar o produto, desligue a alimentao e o cabo de alimentao, o cabo da antena e todos os outros cabos ligados ao produto. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio devido aos danos no cabo de alimentao.

Portugus

Primeiros passos
Se o produto produzir um rudo estranho, um cheiro a queimado ou fumo, desligue imediatamente o cabo de alimentao e contacte um centro de assistncia tcnica. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio. Se deixar o produto cair ou se a caixa ficar danificada, desligue a alimentao e o cabo de alimentao. Contacte um centro de assistncia tcnica. x Caso contrrio, poder ocorrer um incndio ou choque elctrico. Em caso de trovoada ou relmpagos, desligue o cabo de alimentao e no toque na antena em nenhuma circunstncia. Isso perigoso. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio. Evite mover o produto puxando o cabo de alimentao ou o cabo da antena. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico, um incndio ou problemas no produto, devido aos danos no cabo. Evite levantar ou mover o produto segurando-o apenas pelo cabo de alimentao ou pelo cabo da antena. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico, um incndio ou problemas no produto, devido aos danos no cabo. Tenha cuidado para no bloquear a abertura de ventilao com uma toalha de mesa ou uma cortina. x Caso contrrio, poder ocorrer um incndio devido ao sobreaquecimento interno. Evite que as crianas se pendurem ou subam para o produto. x Caso contrrio, o produto poder cair, o que poder resultar em ferimentos ou morte.

Evite colocar objectos, como brinquedos e bolachas, em cima do produto. x Se uma criana se apoiar no produto para chegar a um objecto, esse objecto ou o produto poder cair, podendo resultar em ferimentos ou mesmo morte. Evite deixar cair objectos sobre o produto ou causar impactos no produto. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio.

GAS

Quando ocorrer uma fuga de gs, no toque no produto ou na ficha e ventile imediatamente a rea. x Uma fasca poder provocar uma exploso ou um incndio. x Durante uma tempestade com trovoada ou relmpagos, no toque no cabo de alimentao ou no cabo da antena. Evite a utilizao ou a colocao de sprays ou objectos inflamveis perto do produto. x Isso poderia provocar uma exploso ou um incndio.

100

Evite inserir objectos metlicos como, por exemplo, agulhas, moedas ou ganchos de cabelo ou objectos inflamveis no produto (aberturas de ventilao, portas, etc.). x Em caso de entrada de gua ou de outras substncias no produto, desligue a alimentao e o cabo de alimentao e contacte um centro de assistncia tcnica. x Caso contrrio, podero ocorrer problemas no produto, choques elctricos ou um incndio. Portugus

Primeiros passos
Evite colocar um recipiente com lquido sobre o produto, tal como um vaso, uma jarra de flores, bebidas, cosmticos, medicamentos ou objectos metlicos. x Em caso de entrada de gua ou de outras substncias no produto, desligue a alimentao e o cabo de alimentao e contacte um centro de assistncia tcnica. x Caso contrrio, podero ocorrer problemas no produto, choques elctricos ou um incndio. No aplique muita presso sobre o produto. O produto poder ficar deformado ou danificado.

Cuidado
A apresentao de uma imagem esttica durante muito tempo pode criar uma imagem persistente ou uma mancha no ecr. x Se no utilizar o produto durante muito tempo, utilize o modo de poupana de energia ou coloque a proteco de ecr no modo de imagem em movimento.

-_!

Quando no utilizar o produto durante muito tempo, por exemplo, ao se ausentar de casa, desligue o cabo de alimentao da tomada. x Caso contrrio, poder ocorrer acumulao de poeira, o que pode provocar um incndio, devido a sobreaquecimento ou curto-circuito, ou choques elctricos.

Defina a resoluo e a frequncia correctas para o produto. x Caso contrrio, os seus olhos podero ficar cansados.
!

Evite colocar o produto de cabea para baixo ou mov-lo segurando apenas a base. x O produto poder cair e ficar danificado ou provocar ferimentos.

Olhar continuamente para o produto a uma distncia muito curta, pode danificar a sua viso.
!

Evite utilizar um humidificador ou fogo perto do produto. x Caso contrrio, poder ocorrer um choque elctrico ou um incndio.

Quando visualizar o ecr do produto durante longos perodos de tempo, importante descansar os olhos (5 minutos a cada hora). x Isso ir aliviar o cansao dos olhos.

Como o painel do ecr fica quente depois de ser utilizado durante muito tempo, no toque no produto.

Portugus

Primeiros passos
Mantenha os pequenos acessrios num local fora do alcance das crianas.
! !

Tenha cuidado quando ajustar o ngulo do produto ou a altura da base. x Se a sua mo ou os seus dedos ficarem presos, poder ficar ferido. x Se o produto ficar excessivamente inclinado, poder cair e provocar ferimentos. Quando utilizar auscultadores, no coloque o volume muito alto. x O som demasiado alto poder causar danos na sua audio.

Evite colocar objectos pesados sobre o produto. x Caso contrrio, podero ocorrer problemas no produto ou ferimentos.

Quando remover as pilhas do controlo remoto, tenha cuidado para que as crianas no as coloquem na boca. Coloque as pilhas num local onde as crianas e os bebs no as possam alcanar. x Se as crianas colocarem as pilhas na boca, consulte um mdico imediatamente.

Quando substituir as pilhas, inseri-as respeitando a polaridade (+, -). x Caso contrrio, as pilhas podero ficar danificadas ou provocar um incndio, ferimentos ou danos, devido fuga do lquido interno.

Utilize apenas as pilhas padro especificadas. No utilize pilhas novas juntamente com pilhas usadas. x Isso poder provocar uma ruptura ou fugas na pilha, o que pode provocar um incndio, ferimentos ou contaminao (danos).

As pilhas (incluindo as recarregveis) no so lixo normal e devem ser colocadas no contentor de reciclagem. O cliente responsvel pela reciclagem das pilhas usadas, quer sejam descartveis ou recarregveis. x O cliente pode colocar as pilhas usadas, descartveis ou recarregveis, num contentor de reciclagem ou lev-las at uma loja onde seja vendido o mesmo tipo de pilhas.

Portugus

10

Primeiros passos
Acessrios

Certifique-se de que os seguintes itens esto includos com o seu monitor LED. Se algum estiver em falta, contacte o seu
revendedor.

As cores e as formas dos itens podem variar consoante os modelos. Os cabos que no esto includos no contedo da embalagem podem ser adquiridos separadamente. Verifique se no existem acessrios ocultos pelos materiais da embalagem quando abrir a caixa.
[ CUIDADO: FIXAR FIRMEMENTE OS CABOS NO SE SEPARAREM DO MONITOR
x x x
Manual do utilizador Controlo remoto e pilhas (AAA x 2) Carto de garantia / guia de segurana (no disponvel nalguns locais)

x x x

Guia de configurao rpida Pano de limpeza Cabo de alimentao

y Conector da base

y Base

y Cabo D-Sub

y Cabo estreo

Cabos de entrada (vendidos separadamente)

y Cabo HDMI para DVI

y Cabo de udio

y Cabo componente

y Cabo ptico

y Cabo HDMI

Portugus

11

Primeiros passos
Conhecer o painel de controlo

A cor e a forma do produto podem variar consoante os modelos.

Painel de controlo

SOURCE E MENU Y z P (ligar/desligar) Indicador de alimentao Sensor do controlo remoto Modo de espera

Alterna entre todas as fontes de entrada disponveis. No menu no ecr, utilize este boto tal como utilizaria o boto ENTERE no controlo remoto. Apresenta um menu no ecr, as funes OSD (no ecr) do seu monitor LED. Ajusta o volume. No OSD, utilize os botes Y como utilizaria os botes l e r do controlo remoto. Muda de canal. No OSD, utilize os botes z como utilizaria os botes u e d do controlo remoto. Liga ou desliga o monitor LED. Pisca e apaga-se quando o monitor LED ligado e acende-se no modo de espera. Aponte o controlo remoto para este ponto no monitor LED.

No deixe o monitor LED no modo de espera durante longos perodos de tempo (por exemplo, quando se ausenta em frias). Mesmo com o boto ligar/desligar desligado, ainda h um pequeno consumo de energia elctrica. melhor desligar o cabo de alimentao.

Portugus

12

Primeiros passos
Conhecer o controlo remoto

Este controlo remoto foi concebido especialmente para invisuais e tem pontos em braile nos botes dos canais e dos
nmeros.

Liga e desliga a TV.

Apresenta e selecciona as fontes de vdeo disponveis.

Permitem o acesso directo aos canais.

Selecciona alternadamente Teletexto ligado, Duplo, Mistura ou Desligado. Ajusta o volume.

Volta para o canal anterior. Corta o som temporariamente. Muda de canal.

Apresenta o menu principal no ecr. Apresenta a Pg. Pr. Contedo, que inclui Lista Canais, Guia, Media Play, Gestor de Agenda e Fonte. Selecciona rapidamente as funes utilizadas frequentemente. Move o cursor e selecciona um item. Confirma a definio. Volta para o menu anterior. Utilize estes botes seguindo as instrues no ecr. PIP: activa ou desactiva a funo PIP. P.SIZE: selecciona o Tamanho Imagem. AD/SUBT.: activa e desactiva a descrio de udio (no disponvel nalguns locais). / Apresenta legendas digitais.

Apresenta as listas de canais no ecr. Apresenta o EPG (guia de programao electrnico). Apresenta informaes sobre o ecr da TV.

Sai do menu.

Utilize estes botes no modo Media Play.

Instalar as pilhas (tamanho das pilhas: AAA)

Portugus

13

Ligaes
Ligar a uma antena
Quando o monitor LED ligado pela primeira vez, as definies bsicas so apresentadas automaticamente.

Pr-requisito: ligue corrente e uma antena.

ANT OUT

Entrada de alimentao

Configurar (configurao inicial)

Quando o monitor LED ligado pela primeira vez, uma sequncia de avisos no ecr ajud-lo- a configurar as definies bsicas. Prima o boto POWERP. Configurar s est disponvel quando a Fonte de entrada est definida como TV. Antes de ligar o monitor LED, certifique-se de que o cabo da antena est ligado.

1 2

Seleccionar um idioma de menu Seleccionar Demons. Loja ou Util. Doms.

3 4

Seleccionar uma rea Sintonizao automtica

Prima o boto u ou d para seleccionar o idioma do menu. Prima o boto ENTERE duas vezes quando terminar. Prima o boto u ou d e, em seguida, prima o boto ENTERE. x Seleccione o modo Util. Doms.. O modo Demons. Loja para ambientes comerciais. x Para mudar as definies da unidade de Demons. Loja para Util. Doms. (padro): prima o boto do volume no monitor LED. Quando visualizar o volume OSD, mantenha MENU premido durante 5 segundos. x Demons. Loja apenas para apresentaes em lojas. Se o seleccionar, no poder utilizar vrias funes. Seleccione Util. Doms. para utilizar o produto em casa. Prima o boto ENTERE. Seleccione a rea apropriada, premindo o boto u ou d. Prima o boto ENTERE para confirmar a sua escolha. Prima o boto u ou d para seleccionar a opo correcta e, em seguida, prima o boto ENTERE duas vezes. Vamos procurar e armazenar canais na sua TV. Voc precisa procurar canais? x Sim, eu preciso. Todos os canais disponveis sero encontrados e armazenados na sua TV. (Necessrio Sintonizao automtica) x No, eu no preciso. Meu conversor fornece todos os canais disponveis, portanto eu no preciso procurar canais. Pode concluir a funo Configurar seleccionando-a.

5 6

Definir o Modo Relgio

Concludo

Antena / Cabo: seleccione a fonte de Antena para memorizar. Digital e Analgico / Digital / Analgico: seleccione a fonte dos canais para memorizar. Pode consultar mais informaes na pgina 22. Defina o Modo Relgio automtica ou manualmente. x Auto: seleccione o fuso horrio (consoante o pas) do local onde se encontra. x Manual: permite-lhe definir manualmente a data e hora actuais. Se o cliente seleccionar No, eu no preciso. no passo 4, o relgio s pode ser definido manualmente. Prima o boto ENTERE.

Se pretende repor esta funo... Seleccione Sistema - Configurar (configurao inicial). Introduza o seu nmero PIN de 4 dgitos. O nmero PIN predefinido 0-0-00. Se quiser alterar o nmero PIN, utilize a funo Alterar PIN. Em casa, deve voltar a fazer a configurao Configurar (MENU Sistema), mesmo se j tiver feito na loja. Se se esquecer do cdigo PIN, prima os botes do controlo remoto na seguinte ordem, no modo de espera, para repor o PIN 0-0-0-0: POWER (desligar) MUTE 8 2 4 POWER (ligar). Portugus

14

Ligaes
Ligar a um dispositivo AV
Utilizando um cabo HDMI ou HDMI para DVI (at 1080p) Para ligar dispositivos: DVD, leitor de Blu-ray, caixa de televiso por cabo (box) HD, receptor de satlite HD STB (set-top box), VCR

HDMI OUT

DVD / leitor de Blu-ray

DVI OUT

DVD / leitor de Blu-ray


R

AUDIO OUT

HDMI IN(DVI) / PC/DVI AUDIO IN


x x x x
Se ligar um cabo HDMI para DVI porta HDMI IN(DVI), o udio no ser reproduzido. A imagem poder no ser apresentada normalmente (se for apresentada) ou o udio poder no ser reproduzido, se ligar um dispositivo externo que utilize uma verso mais antiga do modo HDMI ao monitor LED. Se tiver esse problema, pergunte ao fabricante do dispositivo externo qual a verso HDMI e, se estiver desactualizada, pea uma actualizao. Certifique-se de que o cabo HDMI certificado. Caso contrrio, a imagem poder no ser apresentada ou poder ocorrer um erro de ligao. Recomendamos um cabo HDMI de alta velocidade bsico ou com Ethernet. Este produto no suporta a funo Ethernet atravs de HDMI.

Utilizando um cabo Scart Para ligar dispositivos: DVD, VCR

VCR / DVD

EXT

EXT (RGB)

No modo Ext., a sada DTV s suporta vdeo e udio MPEG SD.

Portugus

15

Ligaes
Utilizando um cabo componente (at 1080p) ou udio/vdeo (apenas 480i) Para ligar dispositivos: DVD, leitor de Blu-ray, caixa de televiso por cabo, receptor de satlite STB, VCR
Cabo de udio (no fornecido)

Cabo de vdeo (no fornecido)


R W
Y Y

PR

PB

VIDEO OUT
COMPONENT / AV IN

AUDIO OUT
R-AUDIO-L

Dispositivo
R W R R B G

Cabo de udio (no fornecido)

Cabo componente (no fornecido)

R R

AUDIO OUT
R-AUDIO-L

COMPONENT OUT
PR PB Y

Dispositivo

Vermelho Branco

Vermelho Azul

Verde

Vermelho Branco Amarelo

Quando ligar um dispositivo entrada AV IN, a cor da tomada AV IN [Y/VIDEO] (verde) no ser correspondente cor do
cabo de vdeo (amarelo).

Para uma melhor qualidade de imagem, recomenda-se a utilizao da ligao componente em vez da ligao A/V.
Ligar a uma ranhura COMMON INTERFACE
(Apenas para a Europa, a Turquia, a Arglia, a frica do Sul e a rea CIS) Utilizando o CARTO CI ou CI+ Para ver os canais pagos, tem de inserir o CARTO CI ou CI+. x Se no inserir o CARTO CI ou CI+, alguns canais iro apresentar a mensagem Sinal codificado. x As informaes de emparelhamento, que consistem em nmero de telefone, ID do CARTO CI ou CI+ e ID de anfitrio, entre outras, sero apresentadas durante cerca de 2 a 3 minutos. Se for apresentada uma mensagem de erro, contacte o seu fornecedor de servios. x Quando terminar a configurao das informaes dos canais, a mensagem Actualizao concluda ser apresentada, indicando que a lista de canais foi actualizada.

NOTA
x x x x x x x
Tem de obter um CARTO CI ou CI+ num fornecedor de servios por cabo local. Quando remover o CARTO CI ou CI+, puxe-o cuidadosamente com as mos, porque se o deixar cair pode danific-lo. Insira o CARTO CI ou CI+ na direco marcada no carto. A ranhura COMMON INTERFACE pode estar em locais diferentes, consoante o modelo. O CARTO CI ou CI+ no suportado nalguns pases e regies; verifique qual o seu caso junto do revendedor autorizado. Caso surja algum problema, contacte um fornecedor de servios. Insira o CARTO CI ou CI+ que suporta as actuais definies da antena. O ecr ficar distorcido ou sem imagem.

Portugus

16

Ligaes
Ligar a um dispositivo udio e a um PC
Utilizando uma ligao ptica (digital) ou auscultadores

Sistema de udio digital

DIGITAL AUDIO OUT (OPTICAL)

A srie TB300 no tem interface ptica ou para auscultadores.

DIGITAL AUDIO OUT (OPTICAL)


x x x
Quando ligar um sistema de udio digital tomada DIGITAL AUDIO OUT (OPTICAL), diminua o volume do monitor LED e do sistema. A opo de udio de 5.1 CH (canais) est disponvel quando o monitor LED ligado a um dispositivo externo que suporta 5.1 CH. Quando o receptor (cinema em casa) ligado, a sada do som feita pela tomada ptica da TV. Quando recebe um sinal DTV, a TV envia som de 5.1 CH para o receptor do sistema de cinema em casa. Quando a fonte um componente digital, tal como um DVD / leitor Blu-ray / caixa de televiso por cabo / receptor de satlite STB (set-top-box), e est ligada TV via HDMI, o receptor do sistema de cinema em casa s reproduz udio de 2 CH. Se quiser ouvir udio de 5.1 CH, ligue a tomada de sada de udio digital do seu DVD / leitor Blu-ray / caixa de televiso por cabo / receptor de satlite STB directamente a um amplificador ou sistema de cinema em casa.

Auscultadores H: pode ligar os seus auscultadores sada dos auscultadores do seu monitor. Enquanto os auscultadores
estiverem ligados, o som dos altifalantes incorporados ser desactivado.

x x

As funes de som do monitor LED podem sofrer restries quando ligar os auscultadores. O volume dos auscultadores e o volume do monitor LED so ajustados separadamente.

Utilizando um cabo HDMI, HDMI para DVI ou D-Sub

A ligao atravs de um cabo HDMI poder no ser suportada, dependendo do PC.

Cabo HDMI (no fornecido)

HDMI para DVI (no fornecido)

Cabo estreo

Cabo estreo

Cabo D-Sub

Portugus

17

Ligaes
Modos de visualizao (entrada D-Sub e HDMI/DVI) Resoluo ideal: 1366 x 768 pixis (apenas no modelo T19B300) Modo IBM VESA DMT MAC VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT MAC VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT Modo de visualizao Resoluo
720 x 400 640 x 480 640 x 480 640 x 480 640 x 480 800 x 600 800 x 600 800 x 600 832 x 624 1024 x 768 1024 x 768 1024 x 768 1280 x 720 1366 x 768 70Hz 60Hz 67Hz 72Hz 75Hz 60Hz 72Hz 75Hz 75Hz 60Hz 70Hz 75Hz 60Hz 60Hz

Frequncia horizontal (kHz)


31,469 31,469 35,000 37,861 37,500 37,879 48,077 46,875 49,726 48,363 56,476 60,023 45,000 47,712

Frequncia vertical (Hz)


70,087 59,940 66,667 72,809 75,000 60,317 72,188 75,000 74,551 60,004 70,069 75,029 60,000 59,790

Relgio de pixis (MHz)


28,322 25,175 30,240 31,500 31,500 40,000 50,000 49,500 57,284 65,000 75,000 78,750 74,250 85,500

Polaridade de sincronizao (H/V)


-/+ -/-/-/-/+/+ +/+ +/+ -/-/-/+/+ +/+ +/+

Resoluo ideal: 1920 x 1080 pixis Modo de visualizao Modo IBM VESA DMT MAC VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT MAC VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT MAC VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT VESA DMT Resoluo
720 x 400 640 x 480 640 x 480 640 x 480 640 x 480 800 x 600 800 x 600 800 x 600 832 x 624 1024 x 768 1024 x 768 1024 x 768 1152 x 864 1152 x 870 1280 x 720 1280 x 800 1280 x 1024 1280 x 1024 1366 x 768 1440 x 900 1600 x 900RB 1680 x 1050 1920 x 1080 70Hz 60Hz 67Hz 72Hz 75Hz 60Hz 72Hz 75Hz 75Hz 60Hz 70Hz 75Hz 75Hz 75Hz 60Hz 60Hz 60Hz 75Hz 60Hz 60Hz 60Hz 60Hz 60Hz

Frequncia horizontal (kHz)


31,469 31,469 35,000 37,861 37,500 37,879 48,077 46,875 49,726 48,363 56,476 60,023 67,500 68,681 45,000 49,702 63,981 79,976 47,712 55,935 60,000 65,290 67,500

Frequncia vertical (Hz)


70,087 59,940 66,667 72,809 75,000 60,317 72,188 75,000 74,551 60,004 70,069 75,029 75,000 75,062 60,000 59,810 60,020 75,025 59,790 59,887 60,000 59,954 60,000

Relgio de pixis (MHz)


28,322 25,175 30,240 31,500 31,500 40,000 50,000 49,500 57,284 65,000 75,000 78,750 108,000 100,000 74,250 83,500 108,000 135,000 85,500 106,500 108,000 146,250 148,500

Polaridade de sincronizao (H/V)


-/+ -/-/-/-/+/+ +/+ +/+ -/-/-/+/+ +/+ -/+/+ -/+ +/+ +/+ +/+ -/+ +/+ -/+ +/+

NOTA
x x x
O modo de entrelaamento no suportado. O monitor pode funcionar mal se seleccionar um formato de vdeo no padro. Os modos separado e composto so suportados. A SOG (sincronizao em verde) no suportada. Portugus

18

Ligaes
Alterar a fonte de entrada

Editar Nome
SOURCEs TOOLST Editar Nome ENTERE Na Fonte, prima o boto TOOLST, para atribuir s fontes de entrada externas o nome que pretender. VCR / DVD / STB Cabo / Satlite STB / STB PVR / Receptor AV / Jogos / Cmara de Vdeo / PC / DVI PC / Dispositivos DVI / TV / IPTV / Blu-ray / HD DVD / DMA: atribua nomes aos dispositivos ligados s tomadas de entrada, para facilitar a seleco da fonte de entrada. HDMI, deve definir o monitor LED para o modo PC em Editar Nome.

Fonte
SOURCE s Fonte Utilize para seleccionar o monitor LED ou fontes de entrada externas como DVD / leitor Blu-ray / caixa de televiso por cabo / receptor de satlite STB. TV / Ext. / PC / HDMI/DVI / AV / Componente estabelecida sero realadas.

Quando ligar um PC porta HDMI IN (DVI) com um cabo Quando ligar um PC porta HDMI IN (DVI) com um cabo
HDMI para DVI, deve definir o monitor LED para o modo DVI PC em Editar Nome.

Na Fonte, as entradas com ligao TV, PC e Ext. esto sempre activas.

Quando ligar um dispositivo AV porta HDMI IN (DVI)


com um cabo HDMI para DVI, deve mudar a definio do monitor LED para o modo Dispositivos DVI em Editar Nome.

Informao
SOURCEs TOOLST Informao ENTERE Pode ver informaes detalhadas sobre o dispositivo externo seleccionado.

Funes bsicas
Como navegar nos menus
Antes de utilizar o monitor LED, siga os passos em baixo para aprender como navegar no menu, seleccionar e ajustar as diferentes funes. 3 Como operar o OSD (menu de visualizao no ecr) O passo de acesso pode variar, consoante o menu seleccionado.

1 2 3 4 5 6 7

MENU m

/ ENTER E / /

As opes do menu principal so apresentadas no ecr: Imagem, Som, Canal, Sistema, Assistncia. Seleccione um cone com o boto ou . Prima ENTERE para aceder ao submenu. Seleccione o submenu pretendido com o boto ou . Ajuste o valor de um item com o boto ou . O ajuste no OSD pode variar, consoante o menu seleccionado. Prima ENTERE para concluir a configurao. Prima EXIT.

1 Boto ENTERE / de direco: Move o cursor e selecciona um item. Confirma a definio. 2 Boto RETURN: Volta para o menu anterior. 3 Boto MENU: Apresenta o menu principal no ecr. 4 Boto EXIT: sai do menu no ecr.

ENTER E EXIT e

Portugus

19

Funes bsicas
Utilizar o boto INFO (guia Agora e Depois)
O monitor identifica o canal actual e o estado de algumas definies de udio e vdeo. O guia Agora e Depois mostra as informaes de programao diria do monitor LED para cada canal, segundo a hora de transmisso. x Utilize os botes l / r para ver as informaes do programa pretendido, enquanto visualiza o canal actual. (Consoante os canais) x Utilize os botes u / d para ver as informaes dos outros canais. Se pretende mover o canal actualmente seleccionado, prima o boto ENTERE.
Sem ttulo
576i 4:3 SD Italiano a Informao Nenhuma informaes detalhadas. 17:02 Ter 19 Jul

Utilizar a vista de canal


Guia
IL MEDICO E LO STREGONE
DTV Ant. 6 R4 DTT 16:55 - 17:55 IL MEDICO E LO STREGONE - 2 TEMPO
5 Coming Soon

17:00 Ter 19 Jul

Vis. Canal - Todas Hoje 1 2 3 4 5 6 1futech 24ore.tv BBC World Class News Coming Soon R4 DTT 17:00 Sem Informao Sem Informao Sem Informao Sem Informao Sem Informao IL MEDICO E LO STREGONE TG 4 Sem Informao Informao k Pgina E Ver 17:30 18:00 18:30

a Sche. Mgr b -24 Horas { +24 Horas } Modo CH

A imagem apresentada pode variar, consoante o modelo.

DTV Ant. Todas

Stereo

x x x x x x x

Coming Soon

A imagem apresentada pode variar, consoante o modelo.

Utilizar o menu dos canais


Prima o boto CONTENT para seleccionar Pg. Pr. Contedo e, em seguida, seleccione o menu que pretende utilizar. Todos os ecrs sero apresentados.

a Vermelho (Sche. Mgr): apresenta o Gestor de Agenda. b Verde (-24 Horas): visualizao da lista de programas a serem transmitidos antes das 24 horas. { Amarelo (+24 horas): visualizao da lista de programas a serem transmitidos depois das 24 horas. } Azul (Modo CH): seleccione o tipo de canais que pretende ver na janela Vis. Canal. (Informao): apresenta os detalhes do programa seleccionado. k (Pgina): avance para a pgina seguinte ou volte para a pgina anterior. E (Ver / Plano) Se seleccionar o programa actual, pode visualiz-lo. Se seleccionar um programa futuro, pode reserv-lo para visualiz-lo mais tarde. Para cancelar a programao, prima novamente o boto ENTERE e seleccione Cancelar Planos.

Pg. Pr. Contedo

Gestor de Agenda
Media Play Gestor de Agenda Fonte

Lista Canais

Guia

CONTENT Pg. Pr. Contedo Gestor de Agenda ENTERE Pode visualizar, modificar ou eliminar um canal reservado para ver. Utilizar a opo Ver a Agenda Pode seleccionar um canal para ser automaticamente apresentado hora pretendida. Acerte a hora, antes de utilizar esta funo. 1. Prima o boto ENTERE para seleccionar Gestor de Agenda. 2. Prima o boto TOOLST ou a para adicionar um programa agenda manualmente. O ecr Ver a Agenda apresentado. Prima os botes u / d / l / r para definir as opes Antena, Canal, Repetir, Data ou Hora de Incio.

R Regres.

A imagem apresentada pode variar, consoante o modelo.

Guia
CONTENT Pg. Pr. Contedo Guia ENTERE As informaes do EPG (guia de programao electrnico) so fornecidas pelas emissoras. Utilizando os horrios da programao fornecidos pelas emissoras, pode especificar os programas que pretende ver com antecedncia, para que hora marcada o monitor mude automaticamente para o canal do programa seleccionado. As informaes da programao podem estar em branco ou desactualizadas, consoante o estado do canal.

3.

Portugus

20

Funes bsicas
x x x
Antena: seleccione a fonte de antena pretendida. Canal: seleccione o canal pretendido. Repetir: seleccione Uma vez, Manual, Sb~Dom, Seg~Sex ou Tod dias, como lhe for mais conveniente. Se seleccionar Manual, pode definir qualquer dia que pretender.

Bloquear / Desbloq.: bloqueie um canal para que no possa ser seleccionado e visualizado.

Esta funo s est disponvel quando a opo Bloqueio de Canal est definida como Ligado. O ecr de introduo do PIN apresentado. Introduza o seu PIN de 4 dgitos, o predefinido 0-0-0-0. Altere o PIN utilizando a opo Alterar PIN.

x x

A marca c indica que a data est seleccionada.

Data: pode seleccionar a data pretendida. Est disponvel quando selecciona Uma vez em Repetir.

Editar Nome do Canal (apenas canais analgicos): atribua um nome ao canal.

Hora de Incio: pode definir a hora de incio que pretender. No ecr Informao, pode alterar ou cancelar as informaes reservadas.

Esta funo pode no ser suportada, consoante a regio em que se encontra.

x x x

Cancelar Planos: cancele um programa que reservou para ver. Edio: altere um programa que reservou para ver. Regres.: volte para o ecr anterior.

Editar Nmero Canal: edite o nmero, premindo os botes numricos pretendidos.

x x x x x

Esta funo pode no ser suportada, consoante a regio.

Apagar: pode apagar um canal e visualizar apenas aqueles que pretende. Informao: apresenta o nome do canal, a resoluo, o modo de imagem, o idioma, etc. (Algumas opes s esto disponveis em DTV) Ordenar: altere a lista ordenada pelo nome ou pelo nmero do canal. (Apenas para Canal DIGITAL) Mudar Antena: alterna entre Antena e Cabo. Modo Edio: pode seleccionar os canais que pretende e edit-los.

Lista Canais
CONTENT Lista Canais ENTERE Pode ver todos os canais procurados.
Lista Canais
Todas 1 2 3 4 5 6 1futech 24ore.tv BBC World Class News Coming Soon R4 DTT

l r (Modo CH): v para o tipo de canais que pretende ver no ecr Lista Canais.

As opes podem variar, consoante o pas.

IL MEDICO E LO STREGONE a1 a2 C2 C4

E (Ver / Informao): para ver o canal que seleccionou. / para apresentar os detalhes do programa seleccionado. k (Pgina): avance para a pgina seguinte ou volte para a pgina anterior.

T Ferram. L Modo CH E Ver k Pgina

A imagem apresentada pode variar, consoante o modelo.

Quando prime o boto CH LIST no controlo remoto, o


ecr Lista Canais imediatamente apresentado. Utilize os botes de operao com a Lista Canais. T (Ferram.): prima o boto TOOLS para verificar as seguintes funes.

Como utilizar a opo Ver a Agenda na Lista Canais (consoante os canais) Quando selecciona a opo Ver a Agenda em Lista Canais, s pode definir um programa em Vis. Progr.. 1. Prima o boto CH LIST e, em seguida, seleccione o canal digital pretendido. 2. 3. 4. Prima o boto TOOLST e seleccione Vis. Progr.. Prima os botes u / d para seleccionar o programa pretendido e, em seguida, prima o boto E (Informao). Seleccione Ver a Agenda e prima o boto ENTERE quando terminar. passos 1 a 3. Seleccione Cancelar Planos.

x x

Vis. Progr.: prima os botes u / d para seleccionar o programa pretendido e, em seguida, prima o boto ENTERE. (Apenas para Canal DIGITAL) Favoritos: defina os canais que v frequentemente como favoritos.

Se pretende cancelar a opo Ver a Agenda, siga os

Seleccione Favoritos e, em seguida, prima o boto ENTERE. Se o canal j fizer parte da lista de favoritos, a opo Favoritos apresentada.

Portugus

21

Funes bsicas
Menu dos canais
Opo de Procura por Cabo (consoante o pas) Define as opes adicionais de procura, como a frequncia e a taxa de smbolos, para a procura de uma rede por cabo. Freq. Inicial / Freq. Final.: defina as frequncias inicial e final (diferentes para cada pas). Taxa de Smbolos: apresenta as taxas de smbolos disponveis. Modulao: apresenta os valores de modulao disponveis.

Sintonizar novamente os canais


MENUm Canal ENTERE

Antena (Antena / Cabo)t


Para que a televiso possa memorizar os canais disponveis, tem de especificar o tipo de fonte de sinal que est ligado ao monitor LED.

Sintonizao manual
Procura por um canal manualmente e armazena-o no monitor LED.

Pas
(consoante o pas) O ecr de introduo do PIN apresentado. Introduza o seu nmero PIN de 4 dgitos.

Se um canal for bloqueado com a funo Bloqueio de


Canal, a janela de introduo do PIN apresentada. Sintonizao de Canal Digital: procura um canal digital. 1. Prima o boto ENTERE para seleccionar Novo.

Seleccione o pas, para que o monitor LED possa


sintonizar correcta e automaticamente os canais transmitidos. Canal Digital: altere o pas para os canais digitais. Canal Analgico: altere o pas para os canais analgicos. 2.

Se seleccionar Antena Antena: Canal, Frequncia, Largura banda

Se seleccionar Antena Cabo: Frequncia, Modulao, Taxa de Smbolos Prima o boto d para seleccionar Procurar. Quando a procura terminar, o canal includo na lista de canais. Prima o boto ENTERE para seleccionar Novo. Defina o Programa, o Sistema Cores, o Sistema de Som, o Canal e seleccione Procurar.

Sintonizao automtica
(consoante o pas)

Sintonizao de Canal Analgico: procura um canal analgico. 1. 2. 3.

A distribuio automtica de nmeros aos programas


pode no corresponder aos nmeros reais ou pretendidos. Se um canal for bloqueado com a funo Bloqueio de Canal, a janela de introduo do PIN apresentada. Sintonizao automtica Antena / Cabo: seleccione a fonte de Antena para memorizar. Digital e Analgico / Digital / Analgico: seleccione a fonte dos canais para memorizar.

Prima o boto d para seleccionar Armazenar. Quando a procura terminar, o canal includo na lista de canais.

Transf. Lista Canais


O ecr de introduo do PIN apresentado. Introduza o seu nmero PIN de 4 dgitos. Importa ou exporta o mapa de canais. Tem de ligar um dispositivo USB para utilizar esta funo. Importar do USB: importe a lista de canais de um dispositivo USB. Exportar para USB: exporte a lista de canais para um dispositivo USB. Esta funo est disponvel quando liga um dispositivo USB.

Se seleccionar Cabo Digital e Analgico ou Digital: fornea um valor para procurar canais por cabo. x Modo de Procura(Total / Rede / Rpido): selecciona as definies do Modo de Procura entre as opes Total / Rede / Rpido.

O formato do dispositivo USB deve ser FAT32.


Sintonia fina
(apenas para canais analgicos) Se a recepo for boa, no tem que efectuar a sintonizao fina, pois realizada automaticamente durante a operao de procura e armazenamento. Se o sinal for fraco ou estiver distorcido, faa a sintonizao fina manualmente. Utilize os botes para a esquerda ou para a direita, at que a imagem fique ntida.

x x x x x

Rede (Auto / Manual): seleccione o modo de definio da ID de Rede como Auto ou Manual. ID de Rede: quando a Rede est definida como Manual, pode configurar a ID de Rede utilizando os botes numricos. Frequncia: apresenta a frequncia do canal. (diferente para cada pas) Modulao: apresenta os valores de modulao disponveis. Taxa de Smbolos: apresenta as taxas de smbolos disponveis.

As definies so aplicadas ao canal que est a visualizar


actualmente.

Os canais guardados em que foi realizada a sintonizao


fina esto marcados com um asterisco * no lado direito do respectivo nmero, na faixa do canal

Para reiniciar a sintonizao fina, seleccione Repor.


Portugus

22

Funes bsicas
Menu das imagens

Ajuste de ecr
Tamanho Imagem: a sua caixa de televiso por cabo / receptor de satlite tambm pode ter um conjunto prprio de tamanhos de ecr. Contudo, recomendamos vivamente que utilize o modo 16:9 na maior parte do tempo. Panorm. Autom.: ajusta automaticamente o tamanho da imagem para a proporo 16:9. 16:9: define o modo de imagem como panormico 16:9. Zoom amplo: aumenta o tamanho de uma imagem para mais de 4:3. Ajuste a Posio utilizando os botes u / d .

Alterar o Modo de imagem predefinido


MENUm Imagem Modo Imagem ENTERE

Modo Imagem t
Seleccione o seu tipo de imagem preferido.

Quando liga o monitor a um PC, as nicas opes de


Modo Imagem disponveis so Padro e Entretenimento. Dinmico: adequado para uma sala com muita luz. Padro: adequado para um ambiente normal. Filme: adequado para ver filmes numa sala escura. Entretenimento: adequado para ver filmes e jogos.

Zoom: aumente as imagens panormicas 16:9 verticalmente, para que se ajustem ao ecr. Ajuste o Zoom ou a Posio utilizando os botes u/d .

S est disponvel quando feita a ligao a um PC.

Ajustar as definies de imagem


MENUm Imagem ENTERE

4:3: define o modo de imagem bsico (4:3). No utilize o formato 4:3 durante muito tempo. As faixas dos limites do lado esquerdo, direito e no centro do ecr podem provocar reteno de imagem (queimadura), o que no abrangido pela garantia. Ajustar ao Ecr: apresenta a imagem inteira, sem cortes, quando existe entrada de sinais HDMI (720p / 1080i / 1080p) ou componente (720p / 1080i / 1080p). Ajuste a Posio utilizando os botes u / d / l / r. As opes de tamanho da imagem podem variar, consoante a fonte de entrada. Os itens disponveis podem variar, consoante o modo seleccionado. Quando fizer a ligao a um PC, s pode seleccionar os modos 16:9 e 4:3. Pode ajustar e armazenar definies para cada um dos dispositivos externos ligados a uma entrada do monitor LED. Se utilizar a funo Ajustar ao Ecr com a entrada HDMI 720p, ser eliminada 1 linha em cima, em baixo e de ambos os lados, tal como na funo de sobrevarrimento.

Samsung MagicAngle
Ajuste o ngulo de visualizao do ecr para optimizar a qualidade da imagem de acordo com a sua posio de visualizao. Samsung MagicAngle: quando visualizar o ecr a partir de um ponto inferior ou superior, pode conseguir uma qualidade de imagem semelhante a quando visualiza o ecr directamente frente, definindo o modo adequado para cada posio.

x x x x x

NOTA

x x x

Desligado: seleccione quando estiver a visualizar numa posio em frente ao monitor. Modo Enc. Trs: seleccione quando estiver a visualizar numa posio ligeiramente inferior. Modo De P: seleccione quando estiver a visualizar de p.

Modo: ajuste o ngulo de visualizao do ecr. Enc. Trs ou Modo De P, a opo Gama no est disponvel.

Quando o Samsung MagicAngle est definido como Modo


Retroil. / Contraste / Brilho / Nitidez / Cor / Mat (Vr/Vm)
A sua televiso tem vrias opes de definio para controlar a qualidade da imagem.

Zoom / Posio: pode ajustar o tamanho e a posio da imagem com os botes u / d / l / r. Estas funes s esto disponveis quando o tamanho da imagem est definido como Zoom e Zoom amplo. No modo Zoom amplo, s possvel utilizar o ajuste de Posio. Repor: reponha as predefinies de Zoom e Posio.

NOTA
x x x x
Nos modos analgicos TV, PC, AV do sistema PAL, a funo Mat (Vr/Vm) no est disponvel. Quando fizer a ligao a um PC, s poder fazer alteraes a Retroil., Contraste, Brilho e Nitidez. Pode ajustar e armazenar definies para cada um dos dispositivos externos ligados ao monitor LED. Diminuir o brilho da imagem reduz o consumo de energia.

Tamanho ecr 4:3 (16:9 / Zoom amplo / Zoom / 4:3): s est disponvel quando o tamanho de imagem est definido como Panorm. Autom.. Pode determinar qual o tamanho de imagem pretendido, 4:3 WSS (Servio de ecr panormico) ou tamanho original. Cada pas europeu tem um tamanho de imagem diferente.

No disponvel nos modos HDMI, componente e HDMI/DVI. Portugus

23

Funes bsicas

Ajuste de ecr do PC S est disponvel no modo PC.

x x x x x x

Grosso / Fino: remove ou reduz o rudo da imagem. Se a sintonizao fina no conseguir remover o rudo, ajuste a frequncia o melhor possvel (Grosso) e realize novamente a sintonizao fina. Depois do rudo ter sido reduzido, reajuste a imagem para que fique alinhada com o centro do ecr. Posio: ajuste a posio do ecr do PC com os botes direccionais (u / d / l / r). Repor Imagem: repe as predefinies de imagem.

x x

Endireite as costas. Mantenha uma distncia de 45 a 50 cm dos olhos at ao ecr. Baixe a cabea para olhar para o ecr e olhe em frente. Ajuste o ngulo do produto, de modo a que no exista reflexo de luz no ecr. Mantenha o cotovelo em ngulo recto e o brao nivelado com a parte traseira da mo. Mantenha o cotovelo em ngulo recto. Posicione os ps a direito, com os calcanhares apoiados no cho, mantendo os joelhos num ngulo de 90 graus ou mais e mantenha os seus braos numa posio em que fiquem abaixo do corao.

Ajuste auto.t
Os valores de frequncia / posio e a sintonizao fina so ajustados automaticamente.

Alterar as opes de imagem

Definies Avanadas
MENUm Imagem Definies Avanadas ENTERE (As Definies Avanadas esto disponveis nos modos Padro / Filme) Comparativamente aos modelos anteriores, o novo monitor LED Samsung tem uma imagem mais precisa.

S est disponvel no modo PC.


Utilizar a sua TV como um monitor de computador (PC) Configurar o software do seu PC (com base no Windows XP): dependendo da verso do Windows e da placa grfica, os ecrs reais do PC podero variar, no entanto as informaes bsicas de configurao quase sempre se aplicam. (Se no for esse o caso, contacte o fabricante do computador ou o revendedor da Samsung.) 1. Clique em Painel de controlo no menu Iniciar do Windows. 2. 3. 4. Clique em Aspecto e temas na janela Painel de controlo; apresentada uma caixa de dilogo. Clique em Visualizao; a caixa de dilogo de visualizao apresentada. Navegue para o separador Definies na caixa de dilogo de visualizao.

Quando fizer a ligao a um PC, s poder fazer


alteraes ao Equilb. Branco.

Definies Avanadas
Contraste din. Tonalidade de Preto Tom de Pele S Modo RGB Espao de Cores Equilb. Branco Gama 0 Alto Desligado 0 Desligado Nativo

x x

Ajuste a definio de tamanho correcta (resoluo) [ideal: 1920 x 1080 pixis]. (T19B300: 1366 x 768 pixis) Se existir uma opo de frequncia vertical na caixa de dilogo das definies de visualizao, o valor correcto 60 ou 60 Hz. Caso contrrio, basta clicar em OK e sair da caixa de dilogo.

Contraste din. (Desligado / Baixo / Mdio / Alto): ajusta o contraste do ecr. Tonalidade de Preto (Desligado / Escuro / Mais escuro / Muito escuro): seleccione o nvel de preto, para ajustar a profundidade do ecr. Tom de Pele: enfatiza o Tom de Pele rosado. S Modo RGB (Desligado / Vermelho / Verde / Azul): apresenta as cores Vermelho, Verde e Azul, para realizar ajustes finos na tonalidade e na saturao. Espao de Cores (Auto / Nativo): ajusta a gama de cores disponveis para criar a imagem. Equilb. Branco: ajusta a temperatura da cor, para obter uma imagem mais natural. Vrm-Offset / Verde-Offset / Azul-Offset: ajusta o tom escuro de cada cor (vermelho, verde, azul). Vrm-Gain / Verde-Gain / Azul-Gain: ajusta o brilho de cada cor (vermelho, verde, azul). Repor: repe os valores predefinidos do Equilb. Branco.

Manter uma postura correcta durante a utilizao deste produto

Mantenha uma postura correcta durante a utilizao deste produto.

Gama: ajusta a intensidade das cores primrias. Ilumin. do Movimento (Desligado / Ligado): reduz o consumo de energia atravs do controlo do brilho. Portugus

24

Funes bsicas
Opes de Imagem
MENUm Imagem Opes de Imagem ENTERE

Menu do som

Quando fizer a ligao a um PC, s poder fazer


alteraes Tonalidade.

Alterar o modo de som predefinido


MENUm Som Modo Som ENTERE

Opes de Imagem
Tonalidade Filtro Rudo Digital Filtro Rudo MPEG Nv.pr.HDMI Modo Filme Padro Auto Auto Baixo Desligado

Modo Som t
Padro: selecciona o modo de som normal. Msica: enfatiza mais a msica do que as vozes. Filme: proporciona o melhor som para os filmes. Voz Ntida: enfatiza mais as vozes do que os outros sons. Amplificar: aumenta a intensidade do som de alta frequncia, para melhorar a experincia auditiva das pessoas com dificuldades auditivas. Altifalante Exter., o Modo Som desactivado.

Tonalidade (Cores frias / Padro / C. quentes1 / C. quentes2) C. quentes1 ou C. quentes2 sero as opes desactivadas quando o modo de imagem for Dinmico. Pode ajustar e armazenar definies para cada um dos dispositivos externos ligados a uma entrada do monitor LED.

Se a opo Seleccionar Altifalante estiver definida como


Ajustar as definies de som

Efeito de Som
MENUm Som Efeito de Som ENTERE (apenas no modo de som padro)  SRS TruSurround HD (Desligado / Ligado) t Esta funo proporciona uma experincia de som surround virtual de 5.1 canais atravs de dois altifalantes que utilizem a tecnologia HRTF (Head Related Transfer Function). SRS TruDialog (Desligado / Ligado) Esta funo permite aumentar a intensidade da voz em detrimento da msica de fundo ou de efeitos sonoros, de forma a ouvir o dilogo com maior nitidez. Equalizador Ajusta o modo de som. Balano E / D: ajusta o balano entre o altifalante direito e esquerdo. 100Hz / 300Hz / 1kHz / 3kHz / 10kHz (ajuste da largura de banda): ajusta o nvel das frequncias de largura de banda especficas. Repor: repe as predefinies do equalizador.

Filtro Rudo Digital (Desligado / Baixo / Mdio / Alto / Auto / Visualizao Autom.): se o sinal de transmisso recebido pelo monitor LED for fraco, pode activar o Filtro Rudo Digital incorporado, para reduzir a esttica e as impresses que possam existir no ecr.

Quando o sinal fraco, tente outras opes at que a melhor imagem seja apresentada.

Visualizao Autom.: durante a alterao dos canais analgicos, apresenta a fora do sinal. S est disponvel para os canais analgicos. Quando a barra fica verde, porque est a receber o melhor sinal possvel.

Filtro Rudo MPEG (Desligado / Baixo / Mdio / Alto / Auto): reduz o rudo MPEG para proporcionar a melhor qualidade de imagem possvel. Nv.pr.HDMI (Baixo / Normal): seleccione o nvel de preto, para ajustar a profundidade do ecr.

Disponvel apenas no modo HDMI (sinais RGB).

Modo Filme (Desligado / Auto.1 / Auto.2): definio para que o monitor LED detecte e processe automaticamente os sinais de filme de todas as fontes e ajuste a imagem para obter a melhor qualidade.

Disponvel no modo TV, HDMI (1080i). Se o ecr no parecer natural, altere a opo para Desligado / Auto.1 / Auto.2 no Modo Filme.

Repor Imagem (Sim / No)


Repe as predefinies do modo de imagem actual.

Portugus

25

Funes bsicas
Sistemas de som, etc.
MENUm Som ENTERE Comp Dolby Digital (Line / RF): esta funo minimiza a disparidade dos sinais, entre um sinal dolby digital e um sinal de voz (ou seja, MPEG Audio, HE-AAC, ATV Sound).

Opes transmisso udio


  Idioma de udio (apenas para os canais digitais) Altere os valores predefinidos dos idiomas de udio. O idioma disponvel pode variar, consoante a transmisso.

Seleccione Line para obter um som dinmico e RF para reduzir a diferena entre sons baixos e altos noite.

Line: define o nvel de sada dos sinais superiores ou inferiores a -31 dB (referncia) como -20 dB ou -31 dB. RF: define o nvel de sada dos sinais superiores ou inferiores a -20 dB (referncia) como -10 dB ou -20 dB.

Definies das colunas


Seleccionar Altifalante (Altifalante Exter. / Altifalante da TV): pode ocorrer um eco devido a uma diferena na velocidade de descodificao entre o altifalante principal e o receptor de udio. Nesse caso, a definio da TV deve ser Altifalante Exter. Quando Seleccionar Altifalante est definido como Altifalante Exter., os botes de volume e MUTE no funcionaro e as definies de som sero limitadas. Quando Seleccionar Altifalante est definido como Altifalante Exter..

   

Formato de udio (apenas para os canais digitais) Seleccione o formato de udio. Descrio de udio (no disponvel em todos os locais) (apenas para os canais digitais) Esta funo trata do fluxo de udio da AD (descrio de udio) que enviada pela emissora juntamente com o udio principal. Descrio de udio (Desligado / Ligado): ligue ou desligue a funo descrio de udio.

x x

Altifalante da TV: Desligado, Altifalante Exter.: Ligado

Quando Seleccionar Altifalante est definido como Altifalante da TV. Altifalante da TV: Ligado, Altifalante Exter.: Ligado Se no existir sinal de vdeo, ambos os altifalantes ficaro sem som. No est disponvel para a srie TB300.

Volume: ajuste o volume da descrio de udio.

Definio Adic.
(apenas para os canais digitais) Nvel de udio DTV (MPEG / HE-AAC): esta funo permite-lhe reduzir a disparidade de um sinal de voz (que um dos sinais recebidos durante uma transmisso de TV digital) para o nvel pretendido.

Volume Auto. (Desligado / Normal / Nocturno): para equalizar o nvel do volume em cada canal, defina como Normal. Nocturno: este modo proporciona uma experincia sonora melhorada, quando comparada com o modo Normal, no produzindo quase rudo nenhum. til de noite.

Consoante o tipo de sinal da transmisso, o MPEG / HE-AAC pode ser ajustado entre -10 dB e 0 dB. Para aumentar ou diminuir o volume, ajuste entre 0 e -10, respectivamente.

Repor Som (Sim / No)


Reponha todas as definies de som para as predefinies de fbrica.

Sada de SPDIF: a SPDIF (Sony Philips Digital InterFace) utilizada na emisso de som digital, para reduzir as interferncias na sada para os altifalantes e vrios outros dispositivos digitais, como um leitor de DVD. Formato de udio: pode seleccionar o formato da sada de udio digital (SPDIF). O formato de sada de udio digital (SPDIF) disponvel pode variar, consoante a fonte de entrada. Atraso de udio: corrige problemas de sincronizao entre udio e vdeo, quando estiver a ver TV ou vdeo e a ouvir udio digital utilizando um dispositivo externo, como um receptor AV (0 ms a 250 ms). No est disponvel para a srie TB300.

Seleccionar o modo de som t


Quando define como Dual fg, o modo de som actual apresentado no ecr. Tipo de udio Mono Stereo Dual Mono Stereo Dual Dual f-g Mono Stereo Mono Dual f Dual g Mono Mono Stereo Mono Dual f Dual g Predefinido Mudana automtica Dual f Mudana automtica Dual f

A2 Stereo

NICAM Stereo

Se o sinal Stereo for fraco e ocorrer uma mudana


automtica, mude para Mono.

S activado com um sinal de som estreo. S est disponvel quando a Fonte de entrada est definida como TV.
Portugus

26

Funes bsicas
Menu do sistema
Configurar o temporizador para ligar / desligar Temporizador para ligar On Timer 1 / On Timer 2 / On Timer 3: pode configurar trs definies diferentes para o temporizador de ligao. Mas tem de acertar o relgio primeiro.
On Timer 1

Acertar as horas
MENUm Sistema ENTERE

Tempo
Relgio: acerte o relgio para utilizar vrias funes com o temporizador do monitor LED.

Configurar
Dom Seg Ter Qua Qui Sex

Desligado
Sb

A hora actual apresentada sempre que prime o boto INFO. Se desligar o cabo de alimentao, ter que acertar novamente o relgio.

Tempo Volume Fonte Antena Canal

0:00 20 TV DTV 1

Modo Relgio (Auto / Manual) Auto: acerta a hora automaticamente, utilizando a hora de um canal digital.

Fechar
R

Para que a hora seja acertada automaticamente, a antena tem que estar ligada.

Regres.

Manual: acerte a hora manualmente.

Consoante a estao emissora e o sinal, a hora configurada automaticamente pode no estar correcta. Nesse caso, acerte a hora manualmente. Definio do Relgio: acerte as opes o dia, o ms, o ano, a hora e o minuto manualmente. S esto disponveis quando o Modo Relgio est definido como Manual. Pode definir as opes o dia, o ms, o ano, a hora e o minuto directamente, premindo os botes numricos no controlo remoto.

Fuso Horrio (Auto / Manual) (consoante o pas): seleccione o fuso horrio. Esta funo s est disponvel quando o Modo Relgio est definido como Auto. GMT(GMT-3:00~GMT-1:00 / GMT / GMT+1:00~GMT+ 12:00): selecciona o fuso horrio. Esta funo s est disponvel quando o Fuso Horrio est definido como Manual.

Configurar: seleccione Desligado, Uma vez, Tod dias, Seg~Sex, Seg~Sb, Sb~Dom ou Manual, como lhe for mais conveniente. Se seleccionar Manual, pode configurar os dias em que pretende activar o temporizador. A marca c indica o dia que seleccionou. Tempo: defina a hora e os minutos. Volume: defina o nvel de volume pretendido. Fonte: Seleccione a fonte de entrada pretendida para quando o monitor LED for ligado automaticamente. (USB s pode ser seleccionado quando um dispositivo USB estiver ligado ao monitor LED) Antena (quando a Fonte est definida como TV): seleccione ATV ou DTV. Canal (quando a Fonte est definida como TV): seleccione o canal pretendido. Msica / Foto (quando a Fonte est definida como USB): seleccione uma pasta no dispositivo USB com os ficheiros de msica ou as fotografias a reproduzir quando o monitor LED for ligado automaticamente. NOTA

x x x x x x

DST(hora de Vero) (Desligado / Ligado): liga ou desliga a funo de Hora de Vero. Esta funo s est disponvel quando o Fuso Horrio est definido como Manual. Utilizar o temporizador Temporizador t: desliga automaticamente o monitor LED, depois de um perodo de tempo predefinido. (30, 60, 90, 120, 150 e 180 minutos).

Para cancelar o Temporizador, seleccione Desligado.

Se no existirem ficheiros de msica no dispositivo USB ou se no seleccionar uma pasta que contenha um ficheiro de msica, a funo Temporizador no funcionar correctamente. Se existir apenas um ficheiro de fotografia no dispositivo USB, a apresentao de diapositivos no ser executada. Se o nome de uma pasta for demasiado comprido, a pasta no pode ser seleccionada. A cada dispositivo USB que utiliza atribuda uma pasta. Quando utilizar mais do que um dispositivo USB do mesmo tipo, certifique-se de que as pastas atribudas aos diferentes dispositivos tm nomes diferentes. Recomendamos a utilizao de um dispositivo de memria USB e de um leitor de cartes, quando utilizar a funo On Timer. A funo On Timer poder no funcionar com dispositivos USB com bateria incorporada, leitores de MP3 ou leitores multimdia portteis de alguns fabricantes, porque esses dispositivos demoram muito tempo at serem reconhecidos. Portugus

27

Funes bsicas
Off Timer Off Timer 1 / Off Timer 2 / Off Timer 3: pode configurar trs definies diferentes para desligar utilizando o temporizador. Mas tem de acertar o relgio primeiro.
Off Timer 1
Configurar
Dom Seg Ter Qua Qui Sex

Solues econmicas
MENUm Sistema Soluo Eco ENTERE

Soluo Eco
Desligado
Sb

Tempo

0:00

Fechar
R Regres.

Poupana Energ. (Desligado / Baixo / Mdio / Alto / Imagem Desl.)t: esta opo ajusta o brilho do monitor LED, para reduzir o consumo de energia. Se seleccionar Imagem Desl., o ecr desligado, mas o som continua ligado. Prima qualquer boto, excepto o boto do volume, para ligar o ecr. Nenhum Sinal Esp. (Desligado / 15 min. / 30 min. / 60 min.): para evitar o consumo de energia desnecessrio, defina durante quanto tempo o monitor LED continuar ligado depois de deixar de receber sinal.

Configurar: seleccione Desligado, Uma vez, Tod dias, Seg~Sex, Seg~Sb, Sb~Dom ou Manual, como lhe for mais conveniente. Se seleccionar Manual, pode configurar os dias em que pretende activar o temporizador. A marca c indica o dia que seleccionou. Tempo: defina a hora e os minutos.

Esta opo est desactivada quando o PC est no modo de poupana de energia.

Auto Power Off (Desligado / Ligado): permite poupar energia, desligando o monitor LED automaticamente se no for realizada qualquer operao durante 4 horas.

Bloquear programas
MENUm Sistema Segurana ENTERE

Outras funes
MENUm Sistema ENTERE

Segurana

O ecr de introduo do PIN apresentado antes do ecr


de configurao.

Idioma
Idioma do Menu: defina o idioma do menu. Idioma do Teletexto: defina o idioma pretendido para o teletexto.

Introduza o seu PIN de 4 dgitos, o predefinido 0-0-00. Altere o PIN utilizando a opo Alterar PIN. Bloqueio de Canal (Desligado / Ligado): bloqueie os canais com o Gestor de Canais, para impedir que utilizadores no autorizados, como as crianas, vejam programas no adequados.

O ingls a predefinio nos casos em que o idioma seleccionado no est disponvel na transmisso.

S est disponvel quando a Fonte de entrada est definida como TV.

Idioma Preferido (udio Principal / udio Secundrio / Legendas Principais / Legendas Secund.): seleccione um idioma, que ser o predefinido quando um canal seleccionado.

Bloqueio de programa (consoante o pas): impea que utilizadores no autorizados, como as crianas, vejam programas no adequados, utilizando um cdigo PIN de 4 dgitos. Se o canal seleccionado estiver bloqueado, apresentado o smbolo "\".

Legenda
Utilize este menu para efectuar as definies do modo Legenda. Legenda (Desligado / Ligado): liga e desliga as legendas. Modo de Legendas (Normal / Defic. Auditiva): define o modo da legenda. Idioma da Legenda: define o idioma da legenda.

Os itens do Bloqueio de programa variam consoante o pas.

Alterar PIN: o ecr Alterar PIN apresentado. Escolha 4 dgitos para o PIN e introduza-os. Altere o nmero de ID pessoal, necessrio para a configurao do monitor LED. Reintroduza os mesmos 4 dgitos. Quando o ecr de confirmao desaparecer, o PIN j est memorizado.

Se o programa que est a ver no suportar a funo Defic. Auditiva, a opo Preferido activada automaticamente, mesmo que o modo Defic. Auditiva esteja seleccionado. O ingls a predefinio nos casos em que o idioma seleccionado no est disponvel na transmisso.

Portugus

28

Funes bsicas
Texto Digital (Desactivar / Activar)
(apenas no Reino Unido) Se o programa for transmitido com texto digital, esta funo activada. 1. 2. 3. Compre um mdulo CI CAM junto do revendedor mais prximo ou por telefone. Insira firmemente o CARTO CI ou CI+ no CAM, na direco da seta. Insira o CAM com o CARTO CI ou CI+ na ranhura da interface comum, na direco da seta, de forma a que fique paralelo ranhura. Verifique se consegue ver imagem num canal com o sinal codificado.

Tempo Proteco Aut.


Desligado / 2 horas / 4 horas / 8 horas / 10 horas: se o ecr permanecer sem movimento com uma imagem esttica durante o perodo de tempo definido pelo utilizador, a proteco de ecr activada, para impedir a formao de impresses no ecr.

4.

Geral
Poup. Energia Mx. (Desligado / Ligado): desliga o monitor do PC quando este no utilizado durante um certo perodo de tempo, para reduzir o consumo de energia. Modo Jogo (Desligado / Ligado): quando ligar o monitor a uma consola de jogos, como a PlayStation ou a Xbox, pode desfrutar de uma experincia mais realstica, seleccionando o modo de jogo.

Imagem na Imagem (PIP)


MENUm Sistema PIP ENTERE

PIP t
Pode ver a imagem do sintonizador do monitor LED e de uma fonte externa ao mesmo tempo. No entanto, a funo PIP (Imagem na Imagem) no funciona do mesmo modo para ambas.

NOTA
x
Precaues e limitaes do modo de jogo Para desligar a consola de jogos e ligar outro dispositivo externo, defina o Modo Jogo como Desligado no menu de configurao. Se o menu do monitor LED for apresentado no Modo Jogo, o ecr treme ligeiramente. O Modo Jogo no est disponvel quando a fonte de entrada est definida como TV ou PC. Depois de ligar a consola de jogos, defina o Modo Jogo como Ligado. Infelizmente, poder notar uma reduo na qualidade da imagem. Se o Modo Jogo estiver Ligado: o modo de Imagem est definido como Padro e o modo de Som est definido como Filme.

NOTA
x x x x x
Para as definies de som no modo PIP, consulte as instrues em Seleo do Som. Se desligar o monitor LED enquanto utiliza o modo PIP, a janela PIP desaparece. Pode reparar que a imagem da janela PIP se torna um pouco esquisita quando utiliza o ecr principal para jogar ou fazer karaoke. Enquanto estiver a utilizar o Bloqueio de programa, a funo PIP no pode ser utilizada. Definies do modo PIP Imagem secundria

x x x

Imagem principal

Bloqueio do Painel (Desligado / Ligado): bloqueie ou desbloqueie, de uma s vez, todas as teclas do painel dianteiro. Quando o Bloqueio do Painel est ligado, nenhuma das teclas do painel dianteiro funciona. Logt. Arranque (Desligado / Ligado): apresenta o logtipo da Samsung quando o monitor LED ligado.

HDMI, HDMI (PC), componente, TV PC PIP (Desligado / Ligado): active ou desactive a funo PIP. Canal: seleccione o canal do ecr secundrio. Tamanho ( / ): seleccione o tamanho da imagem secundria. Posio ( / / / ): seleccione a posio da imagem secundria. Seleo do Som (Principal / Sub): pode seleccionar o som (Principal / Sub) que pretende ouvir no modo PIP.

Interface Comum
Menu CI: esta opo permite que o utilizador faa seleces a partir do menu fornecido pelo CAM. Seleccione o Menu CI com base no menu do carto do PC. Informao da Aplicao: para ver as informaes sobre o CAM inserido na ranhura CI e o CARTO CI ou CI+ que est inserido no CAM. Pode instalar o CAM em qualquer altura, quer o monitor LED esteja ligado ou desligado.

DivX Video On Demand


Mostra o cdigo de registo autorizado para a TV. Se aceder ao Website do DivX e efectuar o registo, pode transferir o ficheiro de registo VOD. Se reproduzir o ficheiro de registo VOD utilizando contedos multimdia, o registo concludo.

Para mais informaes sobre o VOD DivX, visite http://


vod.divx.com.

Portugus

29

Funes bsicas
Menu de assistncia
MENUm Assistncia ENTERE Instalar a verso mais recente Por USB: Parte lateral da TV insira na TV a unidade USB com o ficheiro Unidade USB de actualizao do firmware transferido de www.samsung.com. Tenha cuidado para no desligar a alimentao ou remover a unidade USB at que a actualizao esteja concluda. A TV desliga-se e volta a ligar-se automaticamente, depois da actualizao do firmware estar concluda. Quando o software actualizado, as definies de vdeo e de udio so repostas para as predefinies de fbrica. Aconselhamos a que escreva as definies, para que as possa repor facilmente depois da actualizao. Por Canal: actualiza o software utilizando o sinal da transmisso.

Auto-diagnstico

O Auto-diagnstico poder demorar alguns segundos.


Isso faz parte do funcionamento normal do monitor LED Teste de Imagem (Sim / No): utilize para verificar se a imagem tem problemas. Sim: se o padro de teste no aparecer ou se existir rudo no padro de teste, seleccione Sim. Poder haver um problema com o monitor LED. Contacte o Centro de Atendimento Samsung para obter assistncia. No: se o padro de teste for correctamente apresentado, seleccione No. Poder haver um problema com o equipamento externo. Verifique as ligaes. Se o problema persistir, consulte o manual de utilizador do dispositivo externo. Teste de Som (Sim / No): utilize a melodia incorporada, para verificar se existem problemas com o som. Sim: se, durante o teste, s conseguir ouvir som atravs de um altifalante ou se no ouvir som algum, seleccione Sim. Poder haver um problema com o monitor LED. Contacte o Centro de Atendimento Samsung para obter assistncia. No: se conseguir ouvir som atravs de ambos os altifalantes, seleccione No. Poder haver um problema com o equipamento externo. Verifique as ligaes. Se o problema persistir, consulte o manual de utilizador do dispositivo externo. Informaes do Sinal: (apenas para os canais digitais) a qualidade de recepo de um canal HD perfeita ou os canais ficam indisponveis. Ajuste a antena para aumentar a fora do sinal. Repor: restaura todas as predefinies de fbrica, excepto para as definies de rede.

Se a funo for seleccionada durante o perodo de transmisso do software, a procura e a transferncia do software so realizadas automaticamente. O tempo necessrio para a transferncia do software determinado pelo estado do sinal.

Software Alternativo: substitua o software actual pelo alternativo. Actual. no Modo de Espera (Desligado / 1 hora depois / 2 horas depois / 00:00 / 02:00 / 12:00 / 14:00): hora seleccionada, ser realizada automaticamente uma actualizao manual. Como a alimentao da unidade est ligada internamente, o ecr do produto no se desliga completamente. Este fenmeno pode continuar durante mais de 1 hora, at que a actualizao do software esteja concluda.

Contactar a Samsung
Consulte estas informaes quando o monitor LED no estiver a funcionar correctamente ou quando quiser actualizar o software. Encontrar informaes sobre os nossos centros de atendimento e sobre como transferir produtos e software.

Actualizao do Software
A Actualizao do Software pode ser realizada atravs de um sinal emitido ou atravs da transferncia do firmware mais recente disponvel em www.samsung.com para um dispositivo de memria USB. Verso Actual o software que j est instalado no monitor LED.

Pg. Pr. Contedo


Pode desfrutar de contedos teis e variados.

O software representado como "Ano/Ms/Dia_Verso".


Actualizao do Software
Por USB Por Canal Software Alternativo Actual. no Modo de Espera 2 horas depois

Portugus

30

Funes avanadas
Utilizar o Media Play
Desfrute de ficheiros de vdeo, de fotografia e de msica guardados num dispositivo USB de classe de armazenamento em massa (MSC). 1. Prima o boto CONTENT. 2. Prima os botes l / r para seleccionar o menu pretendido (Media Play) e, em seguida, prima o boto ENTERE. CONTENT Media Play ENTERE
R Regres.

Media Play / Vdeos /


Cruzer Blade
3,23GB Livres / 3,55GB

Vdeos

Fotografias

Msica

A imagem apresentada pode variar, consoante o modelo.

Ligar um dispositivo USB


1. 2. 3. Ligue a sua TV. Ligue um dispositivo USB com fotografias e ficheiros de msica tomada USB na parte lateral da TV. Quando o dispositivo USB ligado TV, apresentada uma janela de contexto. Em seguida, pode seleccionar Dispositivo ligado.
Parte lateral da TV

Unidade USB

Os ficheiros multimdia no licenciados podero no funcionar correctamente. Lista de informaes importantes para utilizar o Media Play.
x x x x
O MTP (Protocolo de Transferncia de Multimdia) no suportado. O sistema de ficheiros suporta FAT16, FAT32 e NTFS. Alguns tipos de cmaras digitais e dispositivos de udio USB podem no ser compatveis com esta TV. O Media Play s suporta dispositivos USB da classe de armazenamento em massa (MSC). Um dispositivo MSC um dispositivo mvel de armazenamento em massa. Exemplos de dispositivos MSC so as pen USB, os leitores de cartes flash e os HDD USB (os HUB USB no so suportados). Os dispositivos devem ser directamente ligados porta USB da TV. O USB (HDD) no suportado. Antes de ligar o dispositivo TV, faa uma cpia de segurana dos seus ficheiros para os proteger contra danos ou perda. A SAMSUNG no se responsabiliza por danos ou perda dos ficheiros de dados. No desligue o dispositivo USB enquanto este estiver a carregar. Quanto maior for a resoluo da imagem, mais tempo demorar a ser apresentada no ecr. A resoluo mxima suportada para JPEG de 15360 x 8640 pixis. Caso os ficheiros no sejam suportados ou estejam corrompidos, apresentada a mensagem Not Supported File Format. Os ficheiros MP3 com DRM que foram transferidos a partir de um site a pagar, no podem ser reproduzidos. DRM (Digital Rights Management) uma tecnologia que suporta a criao, a distribuio e a gesto de contedos de uma forma integrada e abrangente, incluindo a proteco dos direitos e dos interesses dos fornecedores de contedos, a preveno da cpia ilegal dos contedos e tambm a facturao e os acordos financeiros. Se ligar mais do que 2 dispositivos PTP, s poder utilizar um de cada vez. Se ligar mais do que dois dispositivos MSC, alguns deles podem no ser reconhecidos. Um dispositivo USB que consuma muita energia (mais do que 500 mA ou 5 V) poder no ser suportado. Se for apresentada uma mensagem de excesso de potncia, quando ligar ou utilizar um dispositivo USB, o dispositivo poder no ser reconhecido ou poder no funcionar correctamente.

x x x x x x x

x x x

Portugus

31

Funes avanadas
x x x x x
Se a TV estiver inactiva durante o perodo de tempo definido em Tempo Proteco Aut., a proteco de ecr ser activada. O modo de poupana de energia de algumas unidades de disco rgido externas poder ser automaticamente desactivado quando as liga TV. Se utilizar um cabo de extenso USB, o dispositivo USB poder no ser reconhecido ou os ficheiros do dispositivo podero no ser lidos. Se um dispositivo USB ligado TV no for reconhecido, se a lista de ficheiros do dispositivo estiver corrompida ou se um ficheiro da lista no for reproduzido, ligue o dispositivo USB ao PC, formate-o e verifique a ligao. O Media Play s suporta o formato JPEG sequencial.

Apresentao do ecr
Aceda ao ficheiro pretendido utilizando os botes u / d / l / r e, em seguida, prima o boto ENTERE. O ficheiro reproduzido. O ecr do Media Play pode ser diferente, dependendo da forma como aceder ao ecr.
Informao: Apresenta a categoria (msica, por exemplo), o dispositivo (unidade USB, por exemplo), a pasta/o nome de ficheiro e pgina do contedo seleccionado.
Media Play / Vdeos / Cruzer.../Vdeo_02.AVI
Vdeo_01
1.Jan.2012

2/8
Vdeo_02.AVI 1.Jan.2012 17,6 MB

Pasta anterior Vdeo_02


1.Jan.2012

Vdeo_03
1.Jan.2012

Vdeo_04
1.Jan.2012

Vdeo_05
1.Jan.2012

Apresenta as informaes do ficheiro seleccionado.

Vdeo_06
1.Jan.2012

Vdeo_07
1.Jan.2012

Modo de contedo: Pode seleccionar a Categoria de contedo pretendida.

Vdeo_08
1.Jan.2012

Mover pg. E Reprod. T Ferram. R Regres.

A imagem apresentada pode variar, consoante o modelo. Botes de operao Para voltar para a pgina anterior. Disponvel apenas para Msica. Para avanar para a pgina seguinte. Disponvel apenas para Msica. E Reprod.: para reproduzir o ficheiro de multimdia. T Ferram.: Apresenta o menu das opes. R Regres.: Para voltar ao passo anterior.

Portugus

32

Funes avanadas
Vdeos
Reproduzir vdeos 1. 2. Prima o boto l / r / u / d para seleccionar o vdeo pretendido a partir da lista de ficheiros. Prima o boto ENTERE ou o boto (Reproduzir).

x x x x

O nome do ficheiro seleccionado apresentado na parte superior, juntamente com o respectivo tempo de reproduo. Se as informaes de tempo do vdeo forem desconhecidas, o tempo de reproduo e a barra de progresso no so apresentados. Durante a reproduo de vdeos, pode procurar cenas utilizando os botes l e r. Pode utilizar os botes (RECUAR) e (AVANAR) durante a reproduo.

A imagem apresentada pode variar, consoante o modelo.

Desta forma, pode desfrutar dos clipes de vdeo includos num jogo, mas no pode reproduzir o jogo.

Formatos de legenda suportados Externos


Nome MPEG-4 Timed text SAMI SubRip SubViewer Micro DVD SubStation Alpha Advanced SubStation Alpha Powerdivx Extenso .ttxt .smi .srt .sub .sub ou .txt .ssa .ass .psb

Internos
Nome Xsub SubStation Alpha Advanced SubStation Alpha SubRip MPEG-4 Timed text Formato da fonte AVI MKV MKV MKV MP4

Portugus

33

Funes avanadas
Formatos de vdeo suportados
Velocidade Velocidade de de fotogramas transmisso (fps) (Mbps) Extenso de ficheiro Formato da fonte Codec de vdeo DivX 3.11 / 4.x / 5.1 / 6.0 MPEG4 SP / ASP H.264 BP / MP / HP AVI MKV ASF MP4 3GP VRO VOB PS TS 1920 x 1080 20 [40] Resoluo Observaes Codec de udio

No suporta GMC

*.avi *.mkv *.asf *.wmv *.mp4 *.3gp *.vro *.mpg *.mpeg *.ts *.tp *.trp *.m2ts *.mts *.divx

No inclui FMO / ASO / RS Suporta BP / MP / HP Level 4.1 Profile3, limitado at resoluo SD AC3 LPCM ADMPCM(IMA, MS) AAC HE-AAC WMA DD+ MPEG(MP3) DTS Core Vorbis

H.263 30

Motion JPEG

640 x 480

10 Suporta VC1 SP / MP / AP L3, no suporta L4 Simple Profile Medium Level Main Profile High Level Advanced Profile Level 3 Suporta WMV9 High Profile High Level MPEG-1, excepto D-picture

Window Media Video v9 1920 x 1080 MPEG2 MPEG1 20 [40]

Portugus

34

Funes avanadas
Outras restries

NOTA
x x x x x
Se existirem problemas com os contedos de um codec, este no ser suportado. Se as informaes de uma fonte estiverem incorrectas e o ficheiro der erro, a fonte no poder ser reproduzida correctamente. O som e o vdeo podero no funcionar correctamente se os contedos tiverem uma velocidade de transmisso/de fotogramas superior s taxas de fotogramas/seg. compatveis listadas na tabela anterior. Se a tabela do ndice tiver erros, a funo Procurar (Saltar) no suportada. A reproduo de um ficheiro de vdeo pode sofrer interrupes se for efectuada atravs de uma ligao em rede.
Nome Formato

x x x x

Suporta at H.264, nvel 4.1 H.264 FMO / ASO / RS, VC1 SP / MP / AP L4 e AVCHD no so suportados. MPEG4 SP, ASP: Inferior a 1280 x 720: 60 fotogramas no mximo Superior a 1280 x 720: 30 fotogramas no mximo As verses acima de GMC 2 no so suportadas.

x x x

Suporta at WMA 7, 8, 9, STD O WMA 9 PRO no suporta udio de 2 canais, multicanal ou sem perdas. A velocidade de amostragem de 22050 Hz mono do WMA no suportada.

Fotografias
Ver uma fotografia (ou uma apresentao de diapositivos) 1. 2. Prima os botes u / d / l / r para seleccionar a fotografia pretendida na lista de ficheiros. Prima o boto ENTERE. Quando a fotografia seleccionada for apresentada, prima o boto ENTERE para iniciar a apresentao de diapositivos. Durante a apresentao de diapositivos, todos os ficheiros na lista de ficheiros sero apresentados por ordem.
Pasta anterior

Media Play / Fotografias /

Cruzer... / Fotografias / 0801181... .JPG

7 / 1000

0801181247070.JPG 1.Jan.2012 663,0KB 1920 x 1080

Pode reproduzir automaticamente ficheiros de msica durante


a apresentao de diapositivos, se a Msica de Fundo estiver definida como Ligada.

Mover pg. E Reprod.T Ferram. R Regres.

A Msica de Fundo no pode ser reproduzida, at ser


completamente carregada. Formatos de imagem suportados
Extenso de ficheiro *.jpg *.bmp *.mpo Formato JPEG BMP MPO

A imagem apresentada pode variar, consoante o modelo.

Resoluo 15360 x 8640 1920 x 1080 15360 x 8640

Portugus

35

Funes avanadas
Msica
Reproduzir msica 1. 2. Prima os botes u / d para seleccionar a msica pretendida na lista de ficheiros. Prima o boto ENTERE. lista de formatos de msica suportados. Outras extenses de ficheiro no so apresentadas, mesmo que estejam guardadas no mesmo dispositivo USB.
Media Play / Msica /
Pasta anterior Msica_01 Msica_02 Msica_03 Msica_04 Msica_05 Msica_06 Msica_07 Msica_08 Msica_09 Artista 1 Artista 2 Artista 3 Artista 4 Artista 5 Artista 6 Artista 7 Artista 8 Artista 9 b{ Mover pg. EReprod. T Ferram. R Regres. Msica_01
Artista 1 2003 Fallen Outras

Cruzer... / Msica / Msica_01.mp3

S apresenta os ficheiros com extenso indicada na seguinte Se o som for anormal durante a reproduo de ficheiros
MP3, ajuste o Equalizador no menu Som. (Um ficheiro MP3 excessivamente modulado pode provocar problemas no som.)

2:36 / 5:00

A imagem apresentada pode variar, consoante o modelo.

Reproduzir a msica seleccionada 1. 2. 3. Prima o boto TOOLST e seleccione Sel. p/ Repr.. Seleccione as msicas pretendidas.

A marca c aparece no lado esquerdo dos ficheiros seleccionados. Pode seleccionar ou anular a seleco de todas as msicas, premindo Selec. Todos / Anular Sel..

Prima o boto TOOLST e seleccione Sel. p/ Repr..

Formatos de msica suportados


Extenso de ficheiro *.mp3 *.m4a *.mpa *.aac *.3ga *.flac *.ogg *.wma Tipo MPEG Codec MPEG1 Audio Layer 3

MPEG4

AAC

FLAC OGG WMA

FLAC Vorbis WMA

Portugus

36

Funes avanadas
Media Play - Funes adicionais
Menu de opes de reproduo de vdeos/fotografias/msicas Prima o boto TOOLST para efectuar as seguintes operaes.
Categoria Modo aleatrio Modo Repetir Modo Imagem Modo Som Iniciar Apresent. Diapositivos / Parar Apresentao Diapositivos Vel. apr. diap. Msica de Fundo Ajuste da Msica de Fundo Zoom Rodar Informao Sel. p/ Repr. Pesquisa Ttulo Pesquisa Hora Tamanho Imagem Legenda Definies legendas Operaes Pode reproduzir as msicas aleatoriamente. Pode reproduzir os ficheiros de multimdia repetidamente. Pode ajustar a definio da imagem. Pode ajustar a definio do som. Pode iniciar ou interromper uma apresentao de diapositivos. Pode seleccionar a velocidade da apresentao de diapositivos durante a apresentao. Pode ligar/desligar a msica de fundo enquanto v uma apresentao de diapositivos. Pode seleccionar a msica de fundo enquanto v uma apresentao de diapositivos. Pode aumentar as imagens para o modo de ecr inteiro. Pode rodar as imagens no modo de ecr inteiro. Pode ver informaes detalhadas sobre o ficheiro em reproduo. Pode reproduzir os itens que seleccionou. Pode ir directamente para outro Ttulo. Pode pesquisar o filme, utilizando os botes l e r em intervalos de 1 minuto. Pode ajustar o tamanho da imagem segundo as suas preferncias. Pode definir as legendas como Ligado / Desligado. Reproduza um ficheiro de vdeo com legendas. Esta opo est disponvel quando o nome do ficheiro de legendas corresponde ao nome do ficheiro de vdeo. Veja um vdeo num dos idiomas suportados sua escolha. Esta opo s est disponvel ao reproduzir um ficheiro de tipo fluxo que suporta vrios formatos de udio. > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > Vdeos Fotografias Msica > >

Idioma de udio

>

Portugus

37

Outras informaes
Funo de teletexto dos canais analgicos
A pgina do ndice do servio de teletexto d-lhe instrues para a utilizao do servio. Para que as informaes do teletexto sejam apresentadas correctamente, a recepo do canal tem que ser estvel. Caso contrrio, podem faltar informaes e algumas pginas podem no ser apresentadas.

Pode mudar as pginas do teletexto, premindo os botes numricos do controlo remoto.


1 / (Teletexto ligado/mistura/ desligado): Activa o modo de teletexto do canal actual. Prima o boto duas vezes para sobrepor o modo de teletexto ao ecr de transmisso actual. Prima mais uma vez para sair do teletexto. 2 8 (armazenar): guarda as pginas do teletexto. 3 6 (ndice): apresenta a pgina do ndice (contedos) em qualquer momento enquanto est a ver o teletexto. 4 4 (tamanho): duplica o tamanho do teletexto e apresenta-o na metade superior do ecr. Para passar para a metade inferior do ecr, prima-o novamente. Para normalizar o tamanho, prima novamente. 5 9 (manter): mantm o ecr na pgina actual, caso existam vrias pginas secundrias que mudem automaticamente. Para anular, prima novamente. 6 Botes de cor (vermelho, verde, amarelo, azul): se a emissora utilizar o sistema FASTEXT, os diferentes tpicos da pgina do teletexto so codificados por cor e podem ser seleccionados premindo-se estes botes. Prima a cor que corresponde ao tpico da sua escolha. apresentada uma nova pgina codificada por cor. Os itens podem ser seleccionados da mesma forma. Para ir para a pgina anterior ou seguinte, prima o boto de cor correspondente. 7 0 (modo): selecciona o modo teletexto (LISTA/FLOF). Se for premido durante o modo LISTA, muda para o modo de guardar lista. No modo de guardar Lista, pode guardar uma pgina do teletexto numa lista utilizando o boto 8(armazenar). 8 1 (subpgina): apresenta a subpgina disponvel. 9 2 (pgina seguinte): apresenta a 7 pgina de teletexto seguinte. 0 3 (pgina anterior): apresenta a pgina de teletexto anterior. 5 (revelar): apresenta o texto ! oculto (por exemplo, as respostas a questionrios). Para ver o ecr normal, prima novamente. @ 7 (cancelar): minimiza o teletexto, sobrepondo-o com a transmisso 8 actual. Pgina de teletexto normal 9 2 0

3 !

Parte A B

5 6

D E F

ndice Nmero da pgina seleccionada. Nome do canal emissor. Nmero da pgina actual ou indicaes de pesquisa. Data e hora. Texto. Informaes de estado. Informaes FASTEXT.

Portugus

38

Outras informaes
Instalar um suporte de parede/uma base de secretria
Preparao antes da instalao do suporte de parede/da base de secretria 1. 2. 3. Desligue o produto e o cabo de alimentao da tomada. Coloque um pano suave ou uma almofada numa superfcie plana e pouse o produto virado para baixo, para proteger o painel. Segure no corpo principal do produto com a mo. Puxe a base na direco da seta, como se mostra na figura, para a separar.

Instalar um suporte de parede/uma base de secretria 1 2

A A B

Suporte de parede/base de secretria B Kit do suporte de parede/da base de secretria (no fornecidos)

[ Cuidado

Importante
4. 5. Para instalar o suporte de parede, no utilize parafusos com um comprimento superior a 14 mm (L14). Alinhe o suporte de parede/a base de secretria com o monitor LED e fixe firmemente, apertando o parafuso. Alinhe o entalhe da pea do produto que ficar ligada base com o entalhe da base (base de secretria, suporte de parede ou outra base) e fixe firmemente, apertando o parafuso.

Portugus

39

Outras informaes
NOTA
x x x x x x
Se utilizar parafusos que sejam mais compridos do que as especificaes padro, o interior do produto poder ficar danificado. No caso dos suportes de parede que no so compatveis com as especificaes padro da norma VESA, o comprimento do parafuso pode ser diferente, dependendo das especificaes correspondentes. Evite utilizar parafusos que sejam incompatveis com as especificaes padro da norma VESA e evite mont-los com fora excessiva. Isso poderia provocar danos no produto ou ferimentos, devido queda do produto. A Samsung no se responsabiliza por quaisquer danos ou ferimentos. A Samsung no se responsabiliza por quaisquer danos no produto ou ferimentos provocados por um suporte de parede/ uma base de secretria que no seja compatvel com as especificaes ou devido a uma instalao que no tenha sido realizada por um engenheiro de instalao autorizado. Quando instalar um produto utilizando um suporte de parede, adquira um suporte que fique a, pelo menos, 10 cm (3,93 polegadas) da parede. Utilize o suporte de parede de acordo com as especificaes internacionais.

Cadeado anti-roubo Kensington


O cadeado Kensington no fornecido pela Samsung. um dispositivo utilizado para fixar fisicamente o sistema, quando utilizado num espao pblico. O aspecto e o mtodo <Parte traseira da TV> de bloqueio podem ser diferentes da ilustrao, consoante o fabricante. Consulte o manual fornecido com o cadeado Kensington para obter mais informaes sobre como o utilizar correctamente.

Procure o cone K na parte traseira do monitor LED. A ranhura Kensington est


ao lado do cone K. Para prender o produto, siga estes passos: 1. 2. 3. 4. Passe o cabo do cadeado Kensington volta de um objecto fixo de grandes dimenses, como uma secretria ou uma cadeira. Passe a extremidade do cabo com o cadeado atravs da extremidade em lao do cabo do cadeado Kensington. Insira o dispositivo de bloqueio na ranhura Kensington do produto (1). Feche o cadeado. de bloqueio.
<Opcional>

Estas instrues so de carcter geral. Para instrues exactas, consulte o Manual do utilizador fornecido com o dispositivo O dispositivo de bloqueio tem de ser adquirido separadamente. A localizao da ranhura Kensington pode variar, consoante o modelo do monitor LED.

Portugus

40

Outras informaes
Resoluo de problemas
Se tiver alguma questo sobre o monitor LED, primeiro consulte esta lista. Se nenhuma das dicas de resoluo de problemas se aplicar, visite www.samsung.com e, em seguida, clique em Suporte ou entre em contacto com o centro de atendimento indicado na contracapa deste manual. Problemas
Qualidade da imagem

Solues e explicaes
Em primeiro lugar, realize o Teste de Imagem e verifique se o monitor LED apresenta correctamente a imagem de teste. (V at MENU - Assistncia - Auto-diagnstico - Teste de Imagem) Se a imagem de teste for correctamente apresentada, a m qualidade da imagem pode ser provocada pela fonte ou pelo sinal. Se tiver uma caixa de televiso por cabo/set-top box analgica, faa o upgrade para uma set-top box digital. Utilize HDMI para obter uma qualidade de imagem em HD (alta definio). Subscritores de televiso por cabo/satlite: tente as estaes HD da grelha de canais. Ligao da antena: tente as estaes HD depois de realizar a sintonizao automtica. Muitos canais HD so melhorados a partir de contedos SD (definio padro). Ajuste a resoluo de sada da caixa de televiso por cabo/set-top box para 1080i ou 720p. Certifique-se de que est a ver o monitor LED distncia mnima recomendada, com base no tamanho e na definio do sinal. A compresso dos contedos de vdeo pode provocar distores na imagem, especialmente em imagens com movimentos rpidos, como imagens de desportos e filmes de aco. A imagem pode ficar distorcida devido ao baixo nvel do sinal ou se o sinal for de m qualidade. Isso no um problema do monitor LED. Quando os telemveis so utilizados perto do monitor LED (a cerca de 1 m) podem provocar rudo na imagem, nos monitores LED analgicos e digitais. Ajuste as opes de Imagem no menu do monitor LED. (V at Modo Imagem / Cor / Brilho / Nitidez) Ajuste a opo Poupana Energ. no menu do monitor LED. (V at MENU - Sistema - Soluo Eco - Poupana Energ.) Tente repor as predefinies de imagem. (V at MENU - Imagem - Repor Imagem) Se o tamanho da imagem estiver definido como Ajustar ao Ecr, altere-o para 16:9. Altere a resoluo da caixa de televiso por cabo/satlite. Se o monitor estiver ligado a uma caixa de televiso por cabo, tente reiniciar a caixa. Volte a ligar o cabo de CA e espere at que a caixa de televiso por cabo reinicie. Pode demorar at 20 minutos. Defina a resoluo de sada da caixa de televiso por cabo como 1080i ou 720p. Em primeiro lugar, realize o Teste de Som, para verificar se o som do monitor LED est a funcionar correctamente. (V at MENU - Assistncia - Auto-diagnstico - Teste de Som) Se o som estiver OK, o problema pode ser provocado pela fonte ou pelo sinal. Verifique o volume do dispositivo (caixa de televiso por cabo/satlite, DVD, Blu-ray, etc.) ligado ao monitor LED. Se estiver a utilizar um cabo DVI para HDMI, o monitor LED no suporta o udio. Reinicie o dispositivo ligado, voltando a ligar o cabo de alimentao do dispositivo. Se o seu monitor LED tiver uma tomada para auscultadores, certifique-se de que no est a ser utilizada. Se tiver uma ligao de antena ou cabo, verifique a fora do sinal. O baixo nvel do sinal pode provocar a distoro do som.

A imagem do monitor LED no parece to boa como era na loja.

A imagem est distorcida: erro no macrobloco, pequenos blocos, pontos e pixelizao

A cor ou o brilho medocre.

Existe uma linha ponteada nos limites do ecr. Quando muda de canal, a imagem congela, sofre distores ou atrasos. Qualidade do som

No emitido som ou o som demasiado baixo mesmo com o volume no mximo. A imagem est boa mas no emitido som.

Os altifalantes esto a produzir um rudo estranho. Sem imagem nem vdeo O monitor LED no liga.

Certifique-se de que o cabo de alimentao CA est firmemente ligado tomada e ao monitor LED. Certifique-se de que a tomada funciona. Tente premir o boto POWER no monitor LED, para se certificar de que o problema no do controlo remoto. Se o monitor LED ligar, consulte o ponto O controlo remoto no funciona em baixo. Certifique-se de que o Temporizador est definido como Desligado no menu Tempo. Se o PC estiver ligado ao monitor LED, verifique as definies de energia do PC. Certifique-se de que o cabo de alimentao CA est firmemente ligado tomada e ao monitor LED. Se estiver a visualizar o monitor LED com uma ligao de antena ou cabo, o monitor desliga-se passados 10 a 15 minutos sem receber sinal.

O monitor LED desliga-se automaticamente.

Portugus

41

Outras informaes
Problemas
No existe imagem/vdeo.

Solues e explicaes
Verifique as ligaes dos cabos (desligue e volte a ligar todos os cabos ligados ao monitor LED e aos dispositivos externos). Defina as sadas de vdeo dos dispositivos externos (caixa de televiso por cabo/set-top box, DVD, Blu-ray, etc.) para que correspondam entrada do monitor LED. Por exemplo, se a sada de um dispositivo externo for HDMI, o dispositivo deve ser ligado a uma entrada HDMI no monitor LED. Certifique-se de que os dispositivos ligados ao monitor esto ligados. Certifique-se de que selecciona a fonte correcta para o monitor LED, premindo o boto SOURCE no controlo remoto do monitor LED. Reinicie o dispositivo ligado, voltando a ligar o cabo de alimentao do dispositivo.

Ligao RF (cabo/antena) O monitor LED no est a receber todos os canais. Certifique-se de que o cabo da antena est firmemente ligado. Tente executar a funo Configurar (configurao inicial) para adicionar os canais disponveis lista de canais. V at MENU - Sistema - Configurar (configurao inicial) e espere at que todos os canais disponveis sejam memorizados. Verifique se a antena est correctamente posicionada. A compresso dos contedos de vdeo pode provocar distores na imagem, especialmente em imagens com movimentos rpidos, como imagens de desportos e filmes de aco. A imagem pode ficar distorcida se o sinal for fraco. Isso no um problema do monitor LED.

A imagem est distorcida: erro no macrobloco, pequenos blocos, pontos e pixelizao. Outros A imagem no apresentada no modo de ecr inteiro.

Os canais HD apresentaro barras pretas laterais em ambos os lados do ecr durante a visualizao de contedo SD (4:3) melhorado. As barras pretas em cima e em baixo sero apresentadas quando o contedo tiver propores diferentes do monitor LED. Ajuste o tamanho da imagem, no dispositivo externo ou no monitor LED, para o modo de ecr inteiro. Substitua as pilhas do controlo remoto, colocando os plos (+/) na direco correcta. Limpe a janela de transmisso do sensor no controlo remoto. Tente apontar o controlo remoto directamente ao monitor LED, a uma distncia de 5 a 6 ps. Programe o controlo remoto da caixa de televiso por cabo/set-top box para operar o monitor LED. Consulte o cdigo do monitor LED SAMSUNG no manual do utilizador da caixa de televiso por cabo/set-top box. Verifique a resoluo suportada pelo monitor LED e ajuste a resoluo de sada do dispositivo externo em conformidade. Esse cheiro normal e passa com o tempo. Esta funo s est disponvel com os canais digitais de uma ligao de antena / RF / coaxial.

O controlo remoto no funciona.

O controlo remoto da caixa de televiso por cabo/set-top box no liga/desliga o monitor LED, nem ajusta o volume. A mensagem Funo No Suportada apresentada. O monitor LED cheira a plstico. As Informaes do Sinal do monitor LED no esto disponveis no menu de teste de Auto-diagnstico. O monitor LED est inclinado para o lado direito ou esquerdo. Dificuldades na montagem da base. O menu Canal est cinzento (indisponvel). As suas definies desaparecem passados 30 minutos ou sempre que o monitor LED desligado. H perdas intermitentes de udio ou de vdeo.

Remova a base do monitor LED e volte a mont-la. Certifique-se de que o monitor LED est numa superfcie plana. Se no consegue remover os parafusos do monitor LED, utilize uma chave de fendas magnetizada. O menu Canal s fica disponvel depois de se seleccionar a fonte do monitor LED. Se o monitor LED estiver no modo Demons. Loja, as definies de udio e de imagem sero repostas a cada 30 minutos. Altere a definio do modo Demons. Loja para o modo Util. Doms., no procedimento Configurar (configurao inicial). Prima o boto SOURCE para seleccionar o modo TV e v at MENU Sistema Configurar (configurao inicial) ENTERE. Verifique se os cabos esto bem ligados e volte a lig-los. A perda de udio ou de vdeo pode ser provocada pela utilizao de cabos demasiado rgidos ou grossos. Certifique-se de que os cabos so suficientemente flexveis para serem utilizados a longo prazo. Se o monitor LED for montado na parede, recomendamos a utilizao de cabos com conectores de 90 graus. Isso faz parte do design do produto, no um defeito.

So visveis pequenas partculas quando se olha de perto para o rebordo da estrutura do monitor LED.

Portugus

42

Outras informaes
Problemas
O menu PIP no est disponvel. O monitor LED foi desligado h 45 minutos e voltou a ligar-se automaticamente. apresentada a mensagem Sinal Codificado ou Sinal Fraco/Sem Sinal. Os problemas com a imagem/o som so recorrentes. Pode ocorrer uma reaco entre as almofadas de borracha de amortecimento da base e o acabamento de alguns mveis.

Solues e explicaes
A funcionalidade PIP s est disponvel quando se utiliza uma fonte HDMI. Isso normal. O monitor LED utiliza a funo OTA (por antena) automaticamente para actualizar o firmware transferido enquanto est a ser visualizado. Se utilizar um CARTO CAM (CI/CI+), verifique se est instalado na ranhura da interface comum. Se ainda assim existir um problema, retire o CARTO CAM do monitor LED e insira-o novamente. Verifique e altere o sinal/a fonte. Para prevenir que isso acontea, utilize almofadas de feltro em qualquer superfcie do monitor LED que entre em contacto directo com o mvel.

Este painel utiliza um painel composto por subpixis que s podem ser produzidos com tecnologia de ponta. Contudo,
podem existir alguns pixis brilhantes ou escuros no ecr. Esses pixis no tm qualquer impacto no desempenho do produto.

Armazenamento e manuteno

Se colocar autocolantes no ecr do monitor LED, ficaro resduos no ecr depois de os remover. Limpe-os para poder
visualizar o monitor LED.

O exterior e o ecr do produto podem ficar riscados durante a limpeza. Certifique-se de que limpa o exterior e o ecr
cuidadosamente, utilizando o pano fornecido ou um pano suave, para evitar riscos no produto.

No pulverize gua ou um agente de limpeza directamente no produto. Qualquer lquido que entre no produto pode provocar uma falha, um incndio ou um choque elctrico.

Limpe o produto com um pano suave, humedecido com uma pequena quantidade de gua.

[ CUIDADO

Se a altura de " A " num lado for maior do que no outro, ajuste.

Portugus

43

Outras informaes
Licena
TheaterSound HD, SRS and the symbol are trademarks of SRS Labs, Inc. TheaterSound HD technology is incorporated under licence from SRS Labs, Inc.

Fabricado sob licena concedida pela Dolby Laboratories. Dolby e o smbolo do duplo D so marcas comerciais da Dolby Laboratories.

2.0 Channel

Manufactured under license under U.S. Patent Nos: 5,956,674; 5,974,380; 6,487,535 & other U.S. and worldwide patents issued & pending. DTS, the Symbol, & DTS and the Symbol together are registered trademarks & DTS 2.0 Channel is a trademarks of DTS, Inc. Product includes software. DTS, Inc. All Rights Reserved. (Disponvel apenas na srie TB300) Manufactured under licence under U.S. Patent #s: 5,451,942; 5,956,674; 5,974,380; 5,978,762; 6,487,535 & other U.S. and worldwide patents issued & pending. DTS and the Symbol are registered trademarks. & DTS 2.0+ Digital Out and the DTS logos are trademarks of DTS, Inc. Product Includes software. DTS, Inc. All Rights Reserved. (Disponvel apenas na srie TB350)

Aviso de licena open source Em caso de utilizao de software open source, as licenas esto disponveis no menu do produto. Os avisos de licena open source s esto disponveis em ingls.

REEE
Eliminao correcta deste produto (Resduos de Equipamentos Elctricos e Electrnicos) (Aplicvel na Unio Europeia e noutros pases europeus com sistemas de recolha separada) Esta marca no produto, nos acessrios ou na literatura indica que o produto e os seus acessrios electrnicos (por exemplo, carregador, auriculares, cabo USB) no devem ser eliminados juntamente com o restante lixo domstico, no final da sua vida til. Para prevenir os possveis danos ao ambiente ou sade humana devido eliminao no controlada de resduos, separe esses itens de outros tipos de resduos e recicle-os responsavelmente, para promover a reutilizao sustentvel dos recursos materiais. Os utilizadores domsticos devem contactar o revendedor onde compraram o produto ou a cmara municipal, para obterem mais informaes sobre onde e como podem reciclar esses itens de forma ambientalmente segura. Os utilizadores comerciais devem contactar o seu fornecedor e verificar os termos e condies do contracto de compra. Este produto e os respectivos acessrios electrnicos no devem ser misturados com resduos comerciais para eliminao. Eliminao correcta das pilhas deste produto (Aplicvel na Unio Europeia e noutros pases europeus com sistemas de recolha separada de pilhas.) Esta marca na pilha, no manual ou na embalagem indica que as pilhas deste produto no podem ser eliminadas juntamente com o lixo domstico no final da sua vida til. Quando utilizados, os smbolos qumicos Hg, Cd ou Pb indicam que a pilha contm mercrio, cdmio ou chumbo acima dos nveis de referncia da Directiva 2006/66 da CE. Se as pilhas no forem correctamente eliminadas, essas substncias podem prejudicar a sade humana ou o ambiente. Para proteger os recursos naturais e promover a reutilizao de material, separe as pilhas dos outros tipos de resduos e recicle-as utilizando o seu sistema local de recolha gratuita de pilhas.

Portugus

44

Outras informaes
Especificaes
Consideraes ambientais Inclinao Sistema do monitor LED Sistema de cores/vdeo Sistema de som HDMI IN Nome do modelo Tamanho do ecr (diagonal) Resoluo do ecr Som (sada) Dimenses (L x P x A) Peso (Sem a base) (Com a base) (Sem a base) (Com a base) Nome do modelo Tamanho do ecr (diagonal) Resoluo do ecr Som (sada) Dimenses (L x P x A) Peso (Sem a base) (Com a base) (Sem a base) (Com a base) 509,7 x 47 x 318,2 mm 509,7 x 195 x 396,6 mm 3,7 kg 3,95 kg 444,7 x 48,5 x 278,2 mm 444,7 x 187 x 356,4 mm 2,95 kg 3,2 kg T22B350 21,5 polegadas (55 cm) T19B300 18,5 polegadas (47 cm) 1366 x 768 a 60 Hz 5W 2 509,7 x 47 x 318,2 mm 509,7 x 195 x 396,6 mm 3,7 kg 3,95 kg T23B350 23 polegadas (58 cm) 1920 x 1080 a 60 Hz 5W 2 547,5 x 49 x 337,9 mm 547,5 x 195 x 416,1 mm 3,25 kg 3,5 kg 569,2 x 49 x 349,4 mm 569,2 x 195 x 428 mm 4,15 kg 4,45 kg 569,2 x 49 x 349,4 mm 569,2 x 195 x 428 mm 4,25 kg 4,5 kg 643,3 x 49 x 397,9 mm 643,3 x 252 x 476,5 mm 5,1 kg 5,6 kg T24B350 24 polegadas (61 cm) Funcionamento Armazenamento Temperatura: 10C a 40C (50F a 104F) Humidade: 10 % a 80 %, sem condensao Temperatura: -20C a 45C (-4F a 113F) Humidade: 5% a 95%, sem condensao -1(2) ~ 20(2) Analgico: B/G, D/K, L, I (consoante a sua seleco de pas) Digital: DVB-T/DVB-C Analgico: PAL, SECAM, NTSC-4.43, NTSC-3.58, PAL60 Digital: MPEG-2 MP@ML, MPEG-4, H.264/AVC MP@L3, MP@L4.0, HP@L4.0 BG, DK, L, NICAM, MPEG1, DD, DD+, HEAAC Vdeo: 1080 24p, 1080p, 1080i, 720p, 576p, 480p udio: PCM linear de 2 canais de 32/44,1/48 kHz, 16/20/24 bits. T22B300 21,5 polegadas (55 cm) T24B300 23,6 polegadas (60 cm) 1920 x 1080 a 60 Hz T27B300 27 polegadas (69 cm)

NOTA
x x x x x
O design e as especificaes esto sujeitos a alterao sem aviso prvio. Para informaes sobre a alimentao e mais informaes sobre o consumo de energia, consulte a etiqueta fixada no produto. Alguns modelos podem no estar disponveis para compra, consoante a regio. Se no existir um interruptor para o corte da alimentao, o consumo de energia s fica a "0" quando o cabo de alimentao desligado. A funo DPM (gesto de consumo do ecr) no funciona, se no for utilizada em conjunto com a porta HDMI IN (DVI) deste produto.

Portugus

45

Contactar a SAMSUNG em todo o mundo Se tiver qualquer questo ou para fazer comentrios relativamente aos produtos Samsung, contacte o centro de assistncia tcnica SAMSUNG. Pas
ALBANIA AUSTRIA BELGIUM BOSNIA BULGARIA CROATIA CZECH DENMARK FINLAND FRANCE GERMANY CYPRUS GREECE HUNGARY ITALIA KOSOVO LUXEMBURG MACEDONIA MONTENEGRO NETHERLANDS NORWAY POLAND PORTUGAL RUMANIA SERBIA SLOVAKIA SPAIN SWEDEN SWITZERLAND U.K EIRE LITHUANIA LATVIA ESTONIA TURKEY RUSSIA GEORGIA ARMENIA AZERBAIJAN KAZAKHSTAN UZBEKISTAN KYRGYZSTAN TADJIKISTAN

Centro de assistncia tcnica EUROPE


42 27 5755 0810 - SAMSUNG (7267864, 0.07/min) 02-201-24-18 05 133 1999 07001 33 11 062 SAMSUNG (062 726 7864) 800 - SAMSUNG (800-726786) 70 70 19 70 030 - 6227 515 01 48 63 00 00 01805 - SAMSUNG (726-7864, 0,14/Min) From landline : 8009 4000 From landline : 80111-SAMSUNG (7267864) From landline & mobile : (+30)210 6897691 06-80-SAMSUNG (726-7864) 800-SAMSUNG (726-7864) +381 0113216899 261 03 710 023 207 777 020 405 888 0900-SAMSUNG (0900-7267864) ( 0,10/Min) 815-56 480 0 801-1SAMSUNG (172-678) +48 22 607-93-33 80820-SAMSUNG (808207267) From landline : 08010-SAMSUNG (7267864) From landline & mobile : (+40)21 206 01 10 0700 SAMSUNG (0700 726 7864) 0800 - SAMSUNG (0800-726 786) 902 - 1 - SAMSUNG (902 172 678) 0771 726 7864 (SAMSUNG) 0848 - SAMSUNG (7267864, CHF 0.08/min) 0330 SAMSUNG (7267864) 0818 717100 8-800-77777 8000-7267 800-7267 444 77 11

Website
http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com/be (Dutch) http://www.samsung.com/be_fr (French) http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com www.samsung.com/sk http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com/ch http://www.samsung.com/ch_fr (French) http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com

Samsung Electronics Czech and Slovak, s.r.o.,Oasis Florenc, Sokolovsk 394/17, 180 00, Praha 8

CIS
8-800-555-55-55 8-800-555-555 0-800-05-555 088-55-55-555 8-10-800-500-55-500(GSM: 7799) 8-10-800-500-55-500 00-800-500-55-500 8-10-800-500-55-500 http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com

Pas
MONGOLIA UKRAINE BELARUS MOLDOVA AUSTRALIA NEW ZEALAND CHINA HONG KONG INDIA

Centro de assistncia tcnica


0-800-502-000 810-800-500-55-500 00-800-500-55-500

Website
http://www.samsung.com http://www.samsung.com/ua http://www.samsung.com/ua_ru http://www.samsung.com http://www.samsung.com

ASIA PACIFIC
1300 362 603 0800 SAMSUNG (0800 726 786) 400-810-5858 (852) 3698 - 4698 1800 1100 11 3030 8282 1800 3000 8282 1800 266 8282 0800-112-8888 021-5699-7777 0120-327-527 1800-88-9999 1-800-10-SAMSUNG (726-7864) for PLDT 1-800-3-SAMSUNG(726-7864) for Digitel 1-800-8-SAMSUNG(726-7864) for Globe02-5805777 1800-SAMSUNG (726-7864) 1800-29-3232 02-689-3232 0800-329-999 0266-026-066 1 800 588 889 http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com/hk http://www.samsung.com/hk_en/ http://www.samsung.com

INDONESIA JAPAN MALAYSIA PHILIPPINES

http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com

SINGAPORE THAILAND TAIWAN VIETNAM IRAN OMAN KUWAIT BAHRAIN EGYPT JORDAN MOROCCO SAUDI ARABIA U.A.E CAMEROON COTE D IVOIRE GHANA KENYA NIGERIA SENEGAL SOUTH AFRICA TANZANIA UGANDA

http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com

MIDDLE EAST
021-8255 800-SAMSUNG(726-7864) 183-2255 8000-4726 08000-726786 800-22273 080 100 2255 9200-21230 800-SAMSUNG (726-7864) http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com

AFRICA
7095- 0077 8000 0077 0800-10077 0302-200077 0800 724 000 0800-726-7864 800-00-0077 0860-SAMSUNG(726-7864) 0685 88 99 00 0800 300 300 http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com http://www.samsung.com

2012 Samsung Electronics Co., Ltd. Todos os direitos reservados.

BN46-00196T-02

You might also like