You are on page 1of 3

A construo do saber baseado nos erros

Nicholas Giridhari Batista Darrosa1 Na prtica docente fato que o ensino baseia-se apenas no correto. Esta uma viso que j vem do sistema de ensino, onde a punio dos erros um fato. Tem-se a ideia que aluno bom o que no erra, o que uma inverdade. comum ouvir que os erros servem como degraus. Esta concepo fundamenta as novas tecnologias da educao, que buscam melhorias na qualidade de ensino e evidenciam a relao ensino-aprendizagem. Baseando-se nisso, os erros servem para que o professor possa interpretar o conhecimento de uma turma. impossvel aprender algo sem cometer equvocos. Cada criana, cada aluno, d uma resposta de acordo com seu conhecimento, tendo ou no fundamento cientfico e/ou lgico, pois est sendo indagado. Evelyse dos Santos Lemos, pesquisadora do Ensino de Cincias e Biologia da Fundao Oswaldo Cruz, afirma que Muitos professores no compreendem que as respostas dadas por elas (mesmo distantes do padro apontado pela cincia) tm explicaes lgicas e evidenciam avanos significativos. Com base nisso, tem-se o erro como um indicador do raciocnio do estudante. Destarte, cabe a ns professores levar todos a pensar sobre o que no sabem e [...] aproxim-los do conhecimento esperado (MOO. 2012 p.40). Para melhor entendimento da gama de oportunidades e proveitos para a prtica docente, devemos dividir os erros em trs grupos, sendo: Construtivo: o que demonstra, de forma geral, a ideia do aluno sobre qualquer coisa. Possibilita colher informaes sobre a aprendizagem, dando origem a novas estratgias. Conceitual: baseia-se na no-compreenso de determinado conceito. Detecta-se quando o aluno no consegue responder uma pergunta. Deve-se, neste caso, voltar e retomar a explicao.

Nicholas Giridhari Batista Darrosa: Estudante de Administrao Geral pelas Faculdades do Descobrimento - FACDESCO e Letras pela Universidade de Salvador UNIFACS. Professor de Ingls, Educao Artstica e Histria na Escola Municipal Tnia Guerrieri desde 2009.

De distrao: Define-se pelo fato de o aluno possuir uma linha de raciocnio dentro do esperado, porm deixa de dar a resposta correta. Aqui, basta apontar o caminho para que o aluno chegue a compreenso do conceito. Deve-se a falta de ateno. Pelo uso de uma lgica diferente da proposta pelo professor: D-se pelo fato de o aluno seguir de forma diferente do pensamento e linha de raciocnio proposta. Deve-se deixar claro o mtodo a ser utilizado para o ensino.

Se basear nos erros para a construo do processo de aprendizagem no algo simples. O professor deve fazer uso de um bom planejamento e estar suscetvel a mudanas, pois ao indcio de que uma metodologia adotada no est dando certo, este deve traar novas estratgias para melhoria. Assim, a base nos erros, poupa tempo, pois fornece respostas mais precisas a prtica pedaggica. O professor deve atentar para alguns indcios em sala para que haja a troca de informao. So eles: Perguntas dos alunos: as perguntas derivam da falta de compreenso de determinado assunto ou mesmo da m formulao do mesmo. Assim possibilita ao docente trabalhar em cima disso de forma construtiva. Falta de conhecimento didtico do professor: identifica-se quando a maior parte dos estudantes permanece com dvidas sobre o tema trabalhado em sala. Neste caso importante a formulao de outra estratgia para mediar o conhecimento. Assim, entende-se que neste contexto No basta devolver a atividade indicando para eles a incoerncia. O ideal mostrar o engano e ajuda-lo a rever o que pensou. (MOO. 2012, p. 42). Fernando Becker afirma que a superao do erro s acontece quando se toma conscincia dele, ou seja, o aluno aprende, de fato, quando entende seu erro. Cabe ao professor trabalhar em cima disso, exercitando o conhecimento. Uma boa estratgia a ser adotada propor desafios com o mesmo contedo e fazer comparaes. Para Jean Piaget o erro necessrio quando se quer aprender. Assim, levase em considerao a manuteno de uma ao, baseando-se em uma respostas, o que Piaget chama de Feedback positivo ou negativo. Para Lev Vygostsky, o conhecimento cientfico entra em choque com o conhecimento espontneo. Sendo assim, define dois nveis de desenvolvimento o

real e o potencial. A distncia entre os dois o proximal e cabe ao professor estar inserido neste mbito de forma a entender o conhecimento do aluno e o conduzi-lo no avano, ampliando seu potencial. David Ausubel defende a ideia que o professor deve ensinar levando em considerao o conhecimento do aluno. A anlise dos erros para a construo do processo de ensino serve como diagnstico ao professor, pois o possibilita entender como os alunos interpretam as informaes repassadas e as assimilam, concretizando a aprendizagem. Vale atentar a importncia do planejamento, pois tal medida no pode e nem deve ser adotada sem o auxlio desta ferramenta, caso contrrio, apenas dificultar a prtica docente e o aprendizado do aluno, tendo em vista que esta prtica de carter processual e no momentnea, evidenciando sempre o potencial do aluno.

REFERNCIAS

________________ Vencendo os erros. Revista Nova Escola. Edio 250. Abril, 2012.

You might also like