You are on page 1of 5

ICL7107 guia de montagem

Ultima atualizao 11-07-2012 ICL7107 - INTERSIL - MDULO ANALGICO / DIGITAL PARA VOLTMETRO E OU AMPERMETRO (E OUTROS) (Para melhor ver os detalhes das imagens, abrir em nova aba ou janela - A pgina poder demorar para carregar devido ao tamanho das imagens)

Conversor Analgico - Digital, 3 dgitos e meio, display LED de sete segmentos, alta performance e necessitamos de poucos componentes externos, uma vez que dentro do CI, encontramos o decodificador de sete segmentos, drives do display, e o gerador de Clock, ao qual falaremos mais adiante. Mais informaes podero ser conseguidas no site do fabricante INTERSIL, datasheet a seguir: https://www.intersil.com/content/dam/Intersil/documents/fn30/fn3082.pdf Na pgina do ICL7107 encontramos outros documentos auxiliares, ao qual fornecer aos montadores, detalhes de aferio, ajustes iniciais, upgrades e at mesmo a utilizao deste mdulo para outras funes, tais como, voltmetro, ampermetro, termmetro, etc.

Sem mais delongas irei mostrar nas sequncias de fotos abaixo, detalhes da montagem de KIT universal (nesta matria iremos abordar o voltmetro). Nas figuras abaixo, podemos ver claramente a placa de nosso voltmetro (poder ser adquirida clicando AQUI) ao qual iniciamos pela insero dos resistores, detalhe ao resistor R2 de 24K ohms, este poder ser conseguido, associando dois resistores em srie, um de 22k ohms e outro de 2k2 ohms, o que ficar bem prximo do valor sugerido pelo fabricante do ICL7107. Uma opo interessante substituir R3 (ver tabela - conforme alcance de tenso) por um trimpot multi-voltas, neste utilizamos uma valor de 20k ohms, pois iremos ajust-lo para 12K ohms, pois o alcance configurado ser de 199,9V. Demais componentes seguem os valores sugeridos

pelo prprio datasheet do ICL7107, R3 quando utilizado um trim-pot, dever ter seu pio central ligado a uma de suas extremidade, para que se comporte como uma resistor fixo-varivel.

O trim-pot de ajuste de zero volt , P1 de 1K ohms, notem que na placa h furos tanto para a verso horizontal como para vertical, o que dar mais opes ao montador. No datasheet, h outros arranjos a serem implementados a placa, a qual poder ser soldados ponto a ponto pelo lado da solda ou do lado dos componentes, trata-se de uma upgrade a placa e cada um poder incrementar conforme as suas necessidades, montar a placa por si s j ir funcionar perfeitamente, mas no link abaixo poder ser encontrado os demais documentos com dicas e outros detalhes que no constam no datasheet: https://www.intersil.com/content/intersil/en/products/other-analog/special-analog/integratingdisplay-output-a-d-converters/ICL7107.html. Nesta pgina h dezenas de outras pginas, falando sobre caractersticas, encapsulamento, parmetros e tudo que preciso para obter o mximo deste conversor AD de baixo custo, e uma vez acertados os detalhes sobre os resistores que definem a tenso de fundo de escala e o do ajuste de zero, continuaremos nossa montagem com a insero dos capacitores cermicos e dos capacitores de polister.

Nessa etapa tambm devo lembrar que no datasheet a uma passagem que diz que os componentes R2 e C2 devero ser: R2 =47k ohms e C2 =470n para uma tenso mxima de

200V ou R2 = 470k ohms e C2 = 47nF para uma tenso mxima de 20V.

Os capacitores tem uma tenso de trabalho de 25Vpara o cermico de 63V para os de polister, na verdade a tenso do capacitor, s vai implicar no seu tamanho, uma vez que quanto maior, maior ser o tamanho do componente. Para melhor aspecto e "capricho" da montagem de nosso kit, optamos pela utilizao de uma soquete para o ICL7107, assim como soquetes torneados para os demais pontos de ligaes, como alimentao, entrada de tenso e ponto decimal dos display de sete segmentos, aos quais ligaremos conforme nossa necessidade, isso porque iremos utilizar este mdulo de nosso guia, em conjunto com uma proto-board, aonde iremos descrever mais adiante, a utilizao de fontes alternativas de alimentao para o mdulo e outros upgrades a placa.

E j que utilizamos um soquete pata o integrado tambm iremos usar um no lado das soldas para facilitar a insero dos display.

Isso tambm nos facilita a soldagem dos terminais, recomendo o uso de fluxo pastoso, pois deixar trabalho de soldar bem mais prtico e no acaba por queimar o soquete, o uso de soldador com ponta fina altamente recomendado, assim como um soldador de 30W e ou uma estao de solda, pois ferramentas pesadas e ou indicadas para trabalho que exija maior potencia e temperatura, poder danificar a placa e ou at mesmo queimar facilmente o soquete plstico. Uma dica bacana para o soquete que ir ser soldado do lado das soldas, utilizar soquetes torneados, uma vez que tem maior espaamento de seu corpo plstico em relao aos

terminais, como podem ver nas imagens seguintes, o aspecto final da montagem ser outro se

utilizados estes soquetes. As posies dos componentes esto claramente identificadas na placa, assim como as posies dos demais componentes, uma vez que junto a placa segue um folheto com dezenas de detalhes ilustrativos de como realizar as ligaes e ou utilizar valores para outros alcances de tenses.

Os display utilizados com o ICL7107, so ANODO COMUM (ligados ao +5V) e tamanho 0,56", na placa h um resistor de 470 Ohms "R6" para limitar a corrente do ponto decimal (detalhes no folheto que segue junto a placa). J o uso de 4 ou 3 dgitos, conforme necessidade do usurio final, notem que somente com 3 dgitos, os mesmo so centralizdos ao meio da placa, viram como bem til o uso do soquete, para se usar todos ou apenas trs, basta destacar o primeiro dgito do soquete. Quanto dgitos usa? Podemos dizer que se voc vai utilizar um alcance de 200V (mais propriamente dito 199.9) mas que no vai utilizar acima de 100V, como por exemplo realizar leituras de tenses de 21V 99V s ligar o ponto do display D3 e deixar D1 fora do soquete, o que nos ser indicado 99.9V.

Agora se for utilizado para uma leitura de no mximo 0V 20V, poderemos alterar os valores de R2 e C2 conforme datasheet e detalhes comentados no inicio e ligar o ponto decimal no display D2, nesse caso iremos utilizar todos os display no soquete, formando 19.99V. Na figura ao lado (direito) temos uma vista de perfil do volume total de nossa montagem, bem compacta e simples de ser montada, sua fixao pode ser peita atravs dos prprios display no painel, ou atravs dos furos (3mm) nos cantos da placa. No aconselhamos alimentar o mdulo com a prpria tenso a ser lida, e ou uma nica fonte para dois ou mais mdulos, pois dependendo de como as placas sero ligadas no objetivo final, poder haver retornos e curtos entre a entrada do circuito e o GND da alimentao do mdulo, que so ligados internamente. A melhor opo para alimentar este mdulo, utilizar uma fonte independente e nica para cada uma, isso permitir qualquer tipo de arranjo em suas entradas, e ligaes em fontes, chaveadas e ou simtricas, sem a punio de queimar os ICL7107, no folheto que acompanha a placa, ilustramos um arranjo de alguns componentes simples sob a placa, para criar uma fonte negativa e alimentar o mdulo a partir de 5V simples, e sujerimos a utilizao de uma pequena fonte chaveada de 5V para alimentar o mdulo, uma vez que hoje conseguimos facilmente fontes de 5V, sejam elas de carregadores de aparelhos USB e ou celulares.

You might also like