You are on page 1of 9

Imprimir

AUTOMAO / Superviso
12/01/2009 06:15:29

Distrbios no fornecimento de energia


Analisaremos diversos tipos de distrbios no sistema de fornecimento de energia, suas causas tpicas, como eles podem afetar equipamentos e como, em contrapartida, equipamentos podem gerar distrbios no sistema de fornecimento de energia. Sero analisadas, tambm, tcnicas para prevenir estes problemas
Osmar Brune

Os Tipos de Distrbio

Os distrbios so classificados em 5 reas: - variaes de tenso; - variaes de freqncia; - distores na forma de onda; - transientes; - rudos contnuos. A figura 1 ilustra os principais tipos, em cada uma destas reas.

Variaes de tenso H trs tipos, dependendo da sua durao: - Distrbios de pequena durao, variando desde meio ciclo at poucos segundos, so chamados de swells (aumentos de tenso) e sags (diminuies de tenso). No encontramos termos equivalentes em portugus; - Distrbios de maior durao do que alguns poucos segundos so chamados subtenses ou

sobretenses; - interrupes de energia o termo utilizado para perda total de energia por mais do que alguns poucos segundos. Por outro lado, variaes de tenso muito rpidas, menores do que meio ciclo de onda (8,33 ms em 60 Hz), so classificados em outra rea (transientes). Concessionrias de energia podem causar sags e subtenses. Existem casos em que a tenso reduzida deliberadamente em picos de demanda. Usurios tambm podem caus-los, por exemplo, ao energizar cargas de alta potncia. Subtenses e sags profundos podem causar problemas em equipamentos eletrnicos, fazendo com que suas fontes de alimentao tenham dficit de energia. Por outro lado, sobretenses e swells so causados quase que unicamente pelas concessionrias de energia, resultando de variaes bruscas de carga, ou de correes do fator de potncia. Estes distrbios raramente causam problemas em equipamentos eletrnicos que incorporem fontes de alimentao reguladas. Interrupes de energia podem durar de poucos segundos at vrias horas, e normalmente so causadas por tempestades, falhas em transformadores, acidentes ou desligamento de disjuntores. Variaes de freqncia Tais variaes normalmente se do devido m regulao de geradores. Tais distrbios so raros em grandes sistemas interligados, onde a freqncia tipicamente mantida muito prxima de 60 Hz. Alm disso, as variaes so compensadas num perodo de 24 hs, para que relgios e outros dispositivos baseados nesta freqncia no percam preciso. Variaes de freqncia ocorrem em geralmente em pequenos sistemas de energia independentes alimentados por pequenos geradores. Grande parte dos equipamentos eletrnicos no so afetados por pequenas variaes de freqncias. Muitos so fabricados para funcionar na faixa de 47 Hz a 63 Hz, atendendo tanto aos mercados de 50 Hz como de 60 Hz. Motores e transformadores ferro-ressonantes, no entanto, podem ser afetados por variaes de freqncia.

Distores na forma de onda Tais distores incluem tanto distores de tenso como de corrente, relativas a uma senide pura. Considerando que qualquer forma de onde diferente de uma senide pura contm harmnicas, este problema freqentemente referido como distoro harmnica. Um termo comum total harmonic distortion (THD), que simplesmente toda a energia harmnica residual, depois de remover a freqncia fundamental. H dois tipos de distoro harmnica: de tenso e de corrente. Distores de tenso podem ser causadas por equipamentos de distribuio defeituosos, ou por fontes de alta impedncia que convertem quaisquer distores de corrente em distores de tenso. Distores de corrente so causadas por cargas no lineares, tais como fontes chaveadas, que drenam pulsos estreitos de energia no pico da senide, ao invs de consumir corrente em todo o ciclo (ver figura 2).

Esses tipos de distoro no causam problemas em equipamentos eletrnicos, mas distores de corrente provocam estresse severo em equipamentos de distribuio de energia, ocasionando

aquecimento de transformadores, mau funcionamento de motores, e desbalano em sistemas trifsicos sobrecarregando condutores neutros. Algumas normas europias, desde janeiro de 2001, esto limitando harmnicas geradas por equipamentos eletrnicos. Nos Estados Unidos, h uma presso econmica, pois as concessionrias sobretaxam usurios que distorcem a corrente. Provavelmente, haver uma demanda em embutir nos equipamentos eletrnicos sistemas de correo de fator de potncia.

Transientes Transientes so distrbios de pequena durao, bem menor do que um ciclo (16,6 ms em 60 Hz ou 20ms em 50 Hz), que tanto podem aumentar a forma de onda (spikes) como diminu-la (notches ). Novamente, no encontramos tradues adequadas para spikes e notches. Ambos ainda podem ser chamados de glitches. A durao de transientes pode variar de nanossegundos at alguns poucos milissegundos, e a amplitude pode variar de poucos volts at milhares de volts. Os transientes so problemas srios para equipamentos eletrnicos modernos. Eles podem causar danos devido a altos nveis de tenso ou energia, bem como podem perturbar o funcionamento devido aos rpidos tempos de subida e descida. Sistemas digitais so particularmente suscetveis a perturbaes, pois um glitch causado por um transiente pode ser interpretado como um pulso lgico vlido, causando os mais variados tipos de comportamentos anmalos. Os transientes podem ser gerados dentro ou fora da instalao do consumidor. Fontes externas de transientes tpicas so descargas atmosfricas (raios), chaveamento de capacitores de compensao de fator de potncia, e falhas no sistema de distribuio de energia. Fontes internas de transientes tipicamente incluem motores ou outras cargas indutivas, e chaveamento de contatos de rels. Chaveamentos de rels, muito comuns em sistemas de automao industrial, produzem arcos que se constituem numa srie de pulsos que podem perturbar seriamente sistemas microprocessados. Duas normas comuns sobre transientes que se aplicam a equipamentos eletrnicos abrangem as descargas atmosfricas e o transiente eltrico rpido ( electrically fast transient , EFT). So normas voluntrias nos Estados Unidos, includas na ANSI/IEEE C62.41. Na Europa, aparecem na IEC 61000-4-4 (EFT) e IEC 61000-4-5 (surtos), que foram adotadas pela Comunidade Europia com normas europias EN61000-4-4 e EN61000-4-5. Rudo contnuo Este tipo refere-se a perturbaes repetitivas e com uma freqncia bem mais alta do que a freqncia da linha de alimentao. Em baixas freqncias, este rudo pode estar associado com faiscamento de escovas de motores, lmpadas fluorescentes ou fontes chaveadas. Em freqncias maiores, este rudo inclui RFI (Radio Frequency Interference) proveniente de transmissores de rdio prximos que se acopla nas linhas de energia. A maior parte dos equipamentos eletrnicos pode conviver com uma dose pequena de rudo contnuo, particularmente equipamentos que incorporam algum tipo de filtro EMI para emisses. Tais filtros, embora projetados para evitar emisses, so bidirecionais, e ajudam tambm a aumentar a imunidade.

Tipos de Falhas Causadas pelos Distrbios As falhas provocadas por distrbios destes tipos podem variar desde danos graves at pequenas perturbaes. Alm disso, diferente s tipos de distrbios atingem diferentes partes de um sistema, como mostra a figura 3. importante ter isto em mente para definir uma estratgia para enfrentar o problema.

Danos devidos a altos nveis de energia As causas mais provveis de danos so os transientes de alta tenso. O mais severo normalmente a descarga atmosfrica, que pode atingir nveis como 6000 V e 2000 A. Os mecanismos de destruio so ruptura por alta tenso, aquecimento por excesso de energia, ou ambos. Eventualmente, a destruio pode ser tolerada em alguns tipos de equipamentos, desde que o equipamento no atinja uma condio insegura, como incendiar-se. Este o caso de produtos como TVs e video-cassetes, onde o custo da proteo total seria proibitivo. Mas esta filosofia no recomendada, por exemplo, em controles industriais, onde normalmente deve-se utilizar a mxima proteo. Danos provocados por ligeiras subtenses ou swells no so comuns, especialmente quando fontes reguladas ou full-range so utilizadas.

Perturbaes em sistemas digitais devidos a Spikes rpidos e rudo A causa mais comum de perturbaes em sistemas digitais so os altos slew rates (ou baixssimos tempos de subida/descida de sinais). Neste caso, as altas derivadas de tenso (dV/dt) ou de corrente (dI/dt) so as responsveis pelos problemas. Quanto maior o slew rate (dV/dt ou dI/dt), maior a probabilidade de um spike se acoplar ao circuito digital atravs de uma capacitncia ou indutncia parastica, e causar problemas na forma de pulsos falsos. Quanto mais rpida for a lgica digital, mais aumenta este problema, pois ento a freqncia equivalente destes spikes se aproxima da freqncia do circuito. Mas, afinal, as fontes de alimentao no possuem filtros passa-baixa, que deveriam eliminar estes spikes? Infelizmente, a maior parte destes filtros torna-se ineficiente acima de 100 kHz ou 1 MHz. Muitos filtros de linha comerciais, acima de 30 MHz, no introduzem nenhuma atenuao. Como grande parte da energia dos transientes rpidos est acima de 30 MHz, no h nada que os pare. Por exemplo, um pulso de EFT com 5 ns de tempo de subida, possui uma freqncia equivalente da ordem de 60 MHz. Perturbaes em sistemas analgicos devidas a Sags e Swells Circuitos analgicos tipicamente no so afetados por transientes rpidos, devido a sua baixa banda de freqncia. Entretanto, podem ser vulnerveis a variaes lentas como sags e swells. Estes efeitos so crticos em estgios com baixo nvel de sinal, nos quais pequenas variaes na tenso de alimentao podem ser amplificados para os estgios subseqentes. A melhor estratgia de combate a este problema colocar reguladores locais para os circuitos analgicos crticos. Perdas de memria devidas a subtenses ou interrupes de energia Se a tenso baixar demais por um perodo suficientemente longo, a fonte de alimentao poder no conseguir manter a tenso de sada. Se houver memria RAM, dados sero perdidos, a menos que algumas precaues tenham sido tomadas, tais como utilizar uma bateria backup. Deve-se ter cuidado em dimensionar os armazenadores de energia, como capacitores. Normalmente necessrio garantir o funcionamento de equipamentos considerando uma perda

total de energia pelo menos por meio ciclo de rede interrrupes de energia so mais curtas que meio utilizados em fontes de alimentao para suprimir ciclo, e serem desativados no prximo meio ciclo, figura 4).

(8,33 ms em 60 Hz, 10 ms em 50 Hz). Muitas ciclo de rede. Alguns dispositivos de proteo transientes costumam atuar no incio de um quando ocorre a reverso da tenso AC (ver

Especificando uma Fonte de Alimentao Se voc quer especificar uma fonte de alimentao para seus projetos, aqui vo algumas sugestes baseadas em diversos documentos e especificaes de teste. Sags, Swells, subtenses e sobretenses A figura 5 mostra uma curva de suscetibilidade a variaes de tenso. A curva diz que a fonte deve tolerar uma sobretenso de 106% e uma subtenso de 87% em regime permanente. Ademais, deve tolerar um perda total de energia por um tempo inferior a ciclo de rede (8,33ms em 60 Hz).Tambm deve tolerar uma sobretenso de 300% para transientes de 100 s, 200% para transientes de 1 ms, e assim por diante. Esta curva recomendada pela norma IEEE 1100.

Transientes com baixo nvel de energia Recomenda-se utilizar a norma IEC 1000-4-4 (Electromagnetic compatibility for industrial process measurement and control equipment Part 4 Electrically fast transient/burst requirements). Este teste simula faiscamentos provocados por rels ou cargas indutivas, que podem provocar problemas em circuitos digitais microprocessados. Transientes com alto nvel de energia Para ambientes hostis ou aplicaes crticas, sugere-se utilizar a especificao para descargas atmosfricas descrita na IEEE C62.41. Estes testes simulam surtos induzidos por descargas atmosfricas em linhas de energia. Este teste muitas vezes considerado destrutivo, mas no pode levar o equipamento a uma situao perigosa, como um incndio.

Rudo contnuo Recomenda-se um subconjunto do mtodo GS102 MIL-STD-461, limitando a freqncia entre 150 kHz e 80 MHz, e regulando a amplitude entre 1 e 3 Vrms. Preceno de Problemas Agora que voc j est ciente dos problemas e de suas ramificaes, estudemos algumas medidas de preveno que podem ser aplicadas na fase de projeto do produto. Adicionando dispositivos adequados, voc pode eliminar a necessidade de proteo externa, obtendo um produto mais robusto, com menos problemas misteriosos no campo. Modos comum e diferencial Antes de iniciarmos, voc deve entender um conceito. Correntes de rudo podem fluir de dois modos, conforme ilustra a figura 6.

No modo diferencial, a tenso de rudo aparece entre os condutores individuais onde a corrente flui (fase e neutro). A corrente de rudo flui no mesmo caminho da corrente intencional (no fase e neutro, com sentidos opostos nestes dois condutores). No modo comum , a tenso de rudo aparece entre os condutores onde a corrente flui (fase e neutro) e o terra. As correntes fluem em fase entre si (no mesmo sentido) nos condutores fase e neutro, e em sentido oposto retornam pelo terra. Um caso especial do modo comum ocorre quando a corrente de rudo flui em fase nos condutores neutro, fase e terra de segurana, e retorna por um terra externo. Estas distines so importantes, pois algumas medidas de preveno s eliminam um dos tipos de rudo. Alm disso, o modo de rudo normalmente d uma pista para a origem do rudo. Distrbios de modo diferencial provavelmente provm do mesmo circuito, ou seja, so conduzidos. Rudos de modo comum tipicamente so acoplados por irradiao. De uma forma geral, rudos de modo diferencial predominam em freqncias abaixo de 1 MHz, enquanto os de modo comum predominam em freqncias acima de 1 MHz.

Dispositivos de proteo A seguir, apresentamos alguns dispositivos de proteo que voc poder incluir em seu equipamento para minimizar os efeitos dos distrbios mais comuns em linhas de energia. Protetores de transientes Protetores de transientes impedem que a energia vinda da linha ultrapasse determinados nveis, e incluem trs tipos de dispositivos: tubos de gs, varistores de metal-xido (MOVs) e diodos zeners de silcio. Cada tipo tem seus prs e contras, dependentes do tempo de resposta e capacidade de

energia. Pode-se dividir os dispositivos em dois tipos: limitadores (clamping) e crowbar. Limitadores impedem que a tenso passe de determinado limite mantendo-a neste limite, enquanto dispositivos de crowbar produzem um curto-circuito momentneo quando a tenso limite excedida. Diodos zener e MOVs so dispositivos limitadores. Eles limitam a tenso e dissipam a energia adicional. Estes dispositivos tipicamente so quantificados em Joules de energia que podem dissipar. Seus tempos de resposta so rpidos, sendo os diodos zener mais rpidos do que os MOVs. Em contrapartida, MOVs geralmente podem dissipar mais energia, o que os torna mais robustos para proteo de linhas de energia. Tubos de descarga de gs so dispostivos crowbar. Quando o gs se ioniza, a tenso sobre o arco ionizante cai para um nvel muito baixo, e a maior parte da energia refletida ao invs de absorvida. Esta energia deve ser desviada para o terra. Os tempos de resposta so piores do que os de dispositivos limitadores, mas ainda so adequados para descargas atmosfricas, para as quais esta proteo muito utilizada. Alguns protetores de transientes comerciais combinam dispositivos limitadores e crowbar num dispositivo hbrido. Tais dispositivos incluem protees de alta velocidade e para altas quantidades de energia a um custo razovel. Pode-se utiliz-los na proteo de fontes primrias em sistemas robustos, no entanto, em nvel de equipamentos eletrnicos individuais, MOVs ou zeners normalmente so suficientes. Os protetores de transientes devem ser instalados tanto entre linhas de entrada de alimentao (fase e neutro), quanto entre linhas e o terra, para prover proteo de modo comum e diferencial. A figura 7 mostra um exemplo de dispositivo hbrido que prov este tipo de proteo. Observa-se um dispositivo crowbar (tubo de gs) ligado ao terra do chassis (modo comum), que pode ser requerido em produtos destinados ao mercado europeu. Agncias europias de segurana preocupam-se com eventuais curtos ao chassis, e assumem que um curto num tubo de gs bem menos provvel do que num zener ou MOV.

Filtros EMI Tais filtros so dispositivos lineares armazenadores de energia. Eles atenuam tanto spikes quanto notches na forma de onda de energia. Sendo dispositivos lineares, eles agem proporcionalmente ao invs de limitar a tenso em determinado nvel. Filtros so utilizados para remover baixos nveis de energia RF contnua, embora tambm atenuem transientes de alta freqncia. A maior parte dos filtros de linha EMI comerciais protegem em modo comum e diferencial. A figura 8 exibe um filtro EMI tpico, que combina indutores de modo comum e diferencial, com capacitores de modo comum e diferencial. A figura tambm mostra um pequeno indutor opcional no terra de proteo, que refora a filtragem em modo comum. Isto pode ser eficaz contra rudos de modo comum produzidos por motores ou descargas atmosfricas. Este indutor deve ser pequeno o suficiente para no bloquear a descarga de 60 Hz contra o terra de segurana.

Filtros so defesas importantes contra rudos de RF, mas podem falhar devido a instalao ou projeto deficientes. A seguir, citam-se alguns problemas comuns com filtros, assumindo que sejam filtros passa-baixa, que a configurao mais comum para controle de interferncia.

- A faixa de freqncia do rudo muito alta. Embora filtros passa-baixa ideais atenuem todas as freqncias acima de determinado limite, filtros reais comeam a deixar passar freqncias altas devido a capacitncias e indutncias parasticas. Como regra, pode-se esperar que um filtro comece a falhar entre 100 e 1000 vezes sua freqncia de projeto. Por exemplo, se foi projetado para 20 kHz, ele comea a perder eficincia acima de 2 MHz. Em torno de 20 MHz, ele fica completamente ineficiente. A soluo para isso colocar vrios estgios de filtragem. Um estgio poderia filtrar de 10 kHz a 1 MHz, outro de 1 MHz a 100 MHz, e outro de 100 MHz a 1 GHz. - Aterramento pobre. Conexes de baixa impedncia so fundamentais para boa filtragem de altas freqncias. A figura 9 ilustra este problema num filtro simples. A alta impedncia de aterramento (pode ser resistiva ou indutiva) permite que as altas freqncias escapem do filtro.

Transformadores de isolao Transformadores de isolao so transformadores de potncia sem conexo direta entre primrio e secundrio. Desta maneira, existe isolao entre a entrada de energia e a carga. Devido isolao, eles oferecem uma proteo contra rudos de modo comum. Proteo em modo diferencial tambm oferecida pelas prprias bobinas. Infelizmente, a isolao e a blindagem se degradam medida que a freqncia cresce, devido a capacitncias parasticas entre os enrolamentos de entrada e sada. A isolao em altas freqncias pode ser melhorada adicionando blindagens capacitivas entre enrolamentos para interceptar correntes indesejveis. Estas blindagens podem prover atenuao em modo comum ou diferencial, dependendo de onde so conectadas. O segredo interceptar as correntes de rudo e faz-las retornar para sua fonte. Para modo comum, conecte a blindagem no terra, e para modo diferencial conecte no neutro. As conexes da blindagem devem ser curtas para minimizar sua indutncia. Transformadores de isolao funcionam melhor em baixas freqncias, at 10 MHz, ou para transientes com tempos de subida ou descida de at 300 ns. A maior parte dos rudos provocados por motores ou descargas atmosfricas esto nesta faixa. No entanto, transformadores de isolao

no funcionam bem para transientes de alta velocidade, como EFT (5 ns) ou ESD (1 a 3 ns).

A Importncia da instalao Instalao adequada essencial para cada um dos dispositivos de proteo descritos anteriormente. necessrio manter os terminais dos componentes curtos para minimizar indutncias. O mesmo vale para conexes de filtros e blindagens de transformadores de isolao para o terra. Deve-se colocar protetores de transientes e filtros no ponto de entrada do equipamento para minimizar a poluio das conexes internas. Quando se usam tanto protetores de transientes quanto filtros, preciso instalar os protetores mais prximos da entrada de energia para proteger os filtros e outros dispositivos internos. Pode ser necessrio combinar mais do que um mtodo de proteo, dependendo dos problemas contra os quais desejamos nos prevenir ou solucionar. Lembre-se que transformadores de isolao funcionam melhor em freqncias baixas, e filtros funcionam melhor em freqncias maiores. Portanto, a combinao de dispositivos pode proporcionar grande variedade de protees. O mesmo princpio vale para protetores de transientes. Voc pode utilizar um dispositivo zener (rpido, baixa energia) em conjunto com um tubo de descarga de gs (lento, alta energia). Gerao de harmnicas por equipamentos do usurio A origem deste problema j foi discutida anteriormente neste artigo, na seo Distores na Forma de Onda. O problema cresce de maneira astronmica, proporcionalmente ao uso de cargas eletrnicas e fontes chaveadas. Na Europa, j esto surgindo normas para limitar este tipo de harmnicas (EN61000-3-2). Nos Estados Unidos, concessionrias de energia sobretaxam consumidores com fator de potncia pobre. Os grandes usurios, em conseqncia disso, iro pressionar os fabricantes de equipamentos para diminuir as harmnicas geradas. Os efeitos da gerao de harmnicas na distribuio de energia so srios. Podem sobreaquecer transformadores e fiaes de neutro em sistemas trifsicos, pois harmnicas triplas (mltiplos mpares de 3, como 3a, 9a, 15a, ...) se somam ao invs de se cancelarem. Alguns dispostivos de estado slido esto surgindo para reduzir as harmnicas geradas por fontes chaveadas. Estes pr-reguladores distribuem a corrente drenada pela fonte pelo ciclo inteiro, ao invs de produzir efeito similar ao mostrado na figura 2. Seu custo razovel, mesmo para produtos que devem ser altamente competitivos em preo. E espera-se que o custo caia, se todos os equipamentos come- arem a utilizar este tipo de dispositivos. Concluses Este segundo artigo da srie sobre EMC/EMI abordou as interferncias e emisses ligadas ao fornecimento de energia. Esperamos que tenha sido til para esclarecer a origem de tais problemas, fornecendo mtodos para preveni-los e solucion-los. Outros artigos desta srie prosseguiro abordando outros tipos de interferncias eletromagnticas, como ESD e RFI. Bibliografia - Daryl Gerke e Bill Kimmel - EDN: The Designer's Guide to Electromagnetic Compatibility - Kimmel Gerke Associates Ltd. *Originalmente pub licado na revista Mecatrnica Atual - N9 - Ab r/03

Extrado do Portal Mecatrnica Atual - Todos os direitos reservados - www.mecatronicaatual.com.br

You might also like