You are on page 1of 22

Alice Ingerson *

Anlise Social, vol. XVII (67-68), 1981-3.-4., 863-884

Classes e conscincia de classe em Vila Nova de Famalico


O presente trabalho baseia-se numa investigao ainda em curso no concelho de Vila Nova de Famalico, investigao que tem dois objectivos fundamentaisprimeiro, aplicar mtodos antropolgicos ao estudo das classes sociais e, deste modo, contribuir com novos tipos de informao para os debates relativos formao de classes e poltica no Portugal moderno; segundo, fazer a crtica das interpretaes estruturalistas da conscincia de classe, desenvolvendo uma interpretao alternativa que seja simultaneamente antropolgica e histrica. O OBJECTO DA ANLISE Vrias anlises 1 apresentam o concelho de Vila Nova de Famalico como econmica e politicamente ambguo. Tem simultaneamente agricultura de subsistncia e indstria de exportao e uma grande parte da sua populao activa cabe naquela categoria a que alguns socilogos chamam semiproletariado ou camponeses-operrios. Isto , muitos, se no a maioria, dos operrios que trabalham nas fbricas a troco dum salrio trabalham tambm na agricultura, normalmente para eles prprios ou para familiares seus e, portanto, sem terem propriamente um salrio. Estes trabalhadores desafiam as teorias lineares do desenvolvimento econmico ou poltico, que pressupem uma tendncia histrica inevitvel da agricultura para a fbrica, do campo para a cidade, da religio para a cincia ou do campesinato para o proletariado. Tais teorias, normalmente, definem o campons como o trabalhador prototpico duma sociedade feudal (ou agrria, ou tradicional), enraizado numa agricultura de subsistncia de escala reduzida, que vai buscar a sua identidade social ao seu apego a uma rea geogrfica muito reduzida e depende duma srie de patronos ou intermedirios (senhorios, padres, advogados, mdicos, professores, comerciantes), que lhe controlam os contactos com o mundo que est para l da sua aldeia. As mesmas teorias definem o proletrio
* Universidade John Hopkins, EUA. Entre as importantes anlises regionais relativas a esta questo contam-se: Jos Nunes Coelho, Factores Explicativos do Comportamento Poltico da Populao Portuguesa, Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, 1980. Jorge Gaspar e Nuno Vitorino, As Eleies de 25 de Abril, Geografia e Imagem dos Partidos, Livros Horizonte, 1976. O quadro n. 1 resume a classificao que Nunes Coelho faz de Famalico.
1

863

como o trabalhador prototpico duma sociedade capitalista (ou industrial, ou moderna), enraizado na produo em grande escala de bens de consumo, que colhe a sua identidade social de interesses compartilhados nacional e internacionalmente com outros proletrios e organizado por forma a fazer frente ou contornar as mesmas pessoas que o campons v como patronos e intermedirios2 Todavia, os trabalhadores de Famalico, como, de resto, a economia e a poltica de Famalico, escapam-se por entre fendas desta clara dicotomia. Alguns analistas econmicos referem-se ao litoral norte de Portugal, incluindo Famalico, como sendo dinmico e progressivo por incluir alguma actividade industrial, agrcola e comercial moderna. Outros consideram a mesma zona estagnada ou retrgrada porque mantm um nmero considervel de pequenas fbricas com equipamento antiquado e pequenas propriedades agrcolas que no chegam sequer para prover ao sustento de uma famlia. De acordo com as teorias lineares de desenvolvimento econmico atrs referidas, alguns analistas polticos tentaram conciliar estes aspectos contrastantes, considerando o sector comercial moderno a vanguarda de transformao da economia regional, ao passo que o sector tradicional de subsistncia representaria o principal obstculo ao progresso econmico. Mais especificamente, alguns socilogos vm sugerindo que a cultura camponesa da regio sobreviveu sua economia camponesa, produzindo uma espcie de hiato, em que os trabalhadores que vivem como proletrios ainda pensam como camponeses3. Esta hiptese baseia-se no tipo de anlise estruturalista que me propus criticar pelo recurso a mtodos antropolgicos para o estudo das classes, especialmente dos semiproletrios ou camponeses-operrios, em Vila Nova de Famalico.
2 Estas questes tm uma longa histria, tanto na antropologia, como na sociologia, como ainda no mbito da prpria histria. Entre os autores que, para alm de Marx, estabeleceram o contraste entre camponeses e proletrios nestes termos citem-se: Ferdinand Tomies, mile Durkheim e, no nosso sculo, Claude Levi-Strauss. 3 Entre os autores que aplicam a dicotomia campons-proletrio anlise poltica do Portugal moderno temos: M. Villaverde Cabral, Agrarian structures and recent rural movements in Portugal, in Journal of Peasant Studies, 5, 3, 1978, 411-445. Michael Harsgor, Portugal in Revolution. Beverly Hills, Sage Publications, 1976. Robert Harvey, Portugal: Birth of a Democracy, Nova Iorque, Saint Martin's Press, 1978. George McGovern, (senador), Revolution into Democracy: Portugal after the Coup, relatrio ao Comit de Relaes Exteriores do Senado dos Estados Unidos da Amrica, 1976. Phil Mailer, Portugal: a Revoluo Impossvel?, Afrontamento, 1978. David Plotke, The end of the Portuguese Empire, in Socialist Revolution, n. 28, de Abril-Junho de 1976. Paul Sweezy, Class struggles in Portugal, in Monthly Review, n. 27, 4-5, de Setembro-Outubro de 1975. Trs escritores que tentaram o tipo de anlise a partir de dentro dos camponeses e a poltica para que aponta. E. P. Thompson, e cujo trabalho, por isso, difere dos acima citados, embora tratem sensivelmente os mesmos assuntos, so John Hammond, Caroline Brettell e Joyce Riegelhaupt, cada um dos quais contribuiu com um ensaio para o livro: Lawrence S. Graham e Harry M. Makler (orgs.), Contemporary Portugal: the Revolution and its Antecedents, Austin, University of Texas Press, 1979.

864

AS TEORIAS DE CLASSE ESTRUTURALISTAS Do meu ponto de vista, cabem no mbito desta designao um grande nmero de teorias sociais que distinguem dois nveis bsicos de realidade social, colocando-os em oposio estrutural um ao outro: as teorias que definem a economia por oposio poltica, a sociedade por oposio cultura ou, concretamente no que se refere s classes, a posio de classe por oposio conscincia de classe. Muitas destas teorias baseiam-se naquilo que esses tericos considerariam a distino genericamente marxista entre as relaes de produo e a ideologia. Por outro lado, so em grande nmero as teorias implcita ou explicitamente no marxistas que distinguem a economia da poltica nos mesmos termos estruturalistas ao discutirem os pressupostos econmicos necessrios implantao de polticas democrticas de estilo ocidental nos chamados pases menos desenvolvidos; por outro lado os antroplogos estruturalistas desde h muito tm distinguido sociedade, como modo de agir, e cultura, como modo de pensar4. Desde o momento em que qualquer projecto de investigao se quede num ou noutro dos lados destas oposies estruturais, o investigador no tem de ter em considerao se as prprias oposies, e logo as definies dos temas a serem estudados, so problemticas. O problema reside em que a classe, como objecto de estudo, cai indiscutivelmente no hiato entre a economia e a poltica, entre a sociedade e a cultura, entre a posio de classe e a conscincia de classe. Uma forma de resolver esta ambiguidade, sem desafiar estas definies por oposio, dividir classe como um termo geral em duas componentes ou partes uma de posio de classe e outra de conscincia de classe. Os marxistas definem a posio de classe como sendo a relao entre as pessoas e os meios de produo propriedade no caso dos capitalistas e alienao no caso dos proletrios. Os no marxistas, por seu turno, definem posio de classe como o grau relativo na hierarquia do rendimento e da instruo superior, mdio ou inferior. Os marxistas criam novas classes para pessoas que nem controlam os meios de produo nem esto completamente alienados deles tecnocratas, pequenos burgueses, semiproletrios. Os no marxistas pura e simplesmente multiplicam o nmero de graus na hierarquia social superior, mdio superior, mdio inferior, inferior superior, mdio mdio, inferior inferior, etc. E, no entanto, por muito complexo que seja o suposto sistema de classificao (por assim dizer), a oposio estrutural primitiva entre posio de classe e conscincia de classe, entre condies objectivas e percepes subjectivas, continua a ser a base tanto da perspectiva marxista como da no marxista.
4 Entre os autores marxistas cujas teorias de classe e conscincia de classe diferem em muitos pontos, mas que esto de acordo em fazer uma distino geral entre posio de classe e conscincia de classe, contam-se: Louis Althusser, Ideology and ideological state apparatuses, in Lenin and Philosophy and other Essays, Nova Iorque, New Left Books, 1971. Antnio Gramsci, Selections from the Prison Notebooks, Nova Iorque, International Publishers, 1971. Georg Lukacs, History and Class Consciousness, Cambridge, Massachusetts, Massachusetts Institute of Technology Press, 1971. Entre os autores no marxistas que elaboraram uma distino geral entre sociedade e cultura figura o socilogo Talcott Parsons (Toward a General Theory of Action, Haward University Press, 1951) e o antroplogo Clifford Geertz (The Interpretation of Cultures, Nova Iorque, 1973).

865

A ALTERNATIVA DE E. P. THOMPSON AO ESTRUTURALISMO Na sua introduo a The Making of the English Working Class, E. P. Thompson assume uma crtica idntica do estruturalismo e tenta propor uma perspectiva alternativa para o estudo das classes e da conscincia de classe. E procura particularmente demarcar-se dos marxistas estruturalistas que no resistem omnipresente tentao de supor que a classe uma coisa [...] Supe-se que essa coisa, a classe operria, tem uma existncia real, que se pode definir quase matematicamente uns tantos homens que esto numa determinada relao com os meios de produo. Com base neste pressuposto, torna-se possvel deduzir a conscincia de classe que essa coisa tinha de ter [...] se essa coisa estivesse convenientemente consciente da sua prpria posio e dos seus reais interesses. H uma superstrutura cultural, atravs da qual este reconhecimento se manifestaria por vias ineficazes [...] Se pensarmos que a classe uma relao, e no uma coisa, no podemos admitir isto [...] 5 . Aqui, Thompson critica a regra apriorstica de que a posio de classe, definida em oposio conscincia de classe, determina ou deve determinar essa conscincia. Esta crtica dirigida especialmente ao estruturalismo marxista. A prpria ideia da falsa conscincia , para Thompson, um subproduto deste tipo de estruturalismo. S comeando por definir a posio de classe em oposio conscincia de classe possvel partir para a considerao dessa conscincia como correcta (verdadeira) ou incorrecta (falsa). Por outro lado, Thompson critica tambm a definio no marxista de classe como grau numa hierarquia social. No essencial, ele entende que os argumentos de que se servem os socilogos para classificar uma dada pessoa como de classe mdia superior ou classe mdia inferior no so melhores do que os que os marxistas utilizam para dizer se um indivduo proletrio ou semiproletrio. Em ambos os casos, os tericos dividem a classe em posio objectiva e conscincia subjectiva e tratam a primeira componente como se fosse um atributo intrnseco de cada indivduo, independente da interaco social e, pior ainda, de qualquer modificao ao longo do tempo. Thompson, por seu turno, em vez de definir a classe em termos de posio mais conscincia, define-a como um fenmeno histrico, unificador dum grande nmero de acontecimentos dspares e aparentemente desconexos, tanto na matria-prima da experincia como na conscincia. Saliento que se trata dum fenmeno histrico. No vejo a classe como uma estrutura nem mesmo como uma categoria, mas como algo que efectivamente acontece (e se pode provar que aconteceu) nas relaes humanas.
5 Todas as citaes de E. P. Thompson constantes do presente trabalho so extradas da introduo a The Making of the English Working Class, Nova Iorque, Vintage Books, 1966.

866

A definio de classe de Thompson pode ser resumida como uma espcie de aco consciente ao longo do tempo. Procura unificar as duas componentes das definies estruturalistas, conscincia e comportamento, insistindo em que a classe um processo no tempo, e no uma posio no espao social, e que tem de ser estudada diacronicamente, e no sincronicamente: [...] a noo de classe implica necessariamente a noo de relao histrica. Como qualquer outra relao, tem uma fluncia que escapa anlise se tentarmos par-la num dado momento e dissecar a sua estrutura. Nem a rede sociolgica mais finamente tecida pode dar-nos um espcime puro de classe, como no pode dar-nos um espcime puro de deferncia ou de amor. A relao tem de ser sempre encarnada em pessoas reais e num contexto real. Alm do mais, no se podem ter duas classes distintas, cada uma com uma existncia independente, e depois estabelecer relaes entre elas. No pode haver amor sem amantes, nem deferncia sem patres e trabalhadores [...] Se pararmos a histria num dado momento, ento no h classes, mas simplesmente uma multido de indivduos com uma multido de experincias. Mas, se observarmos estes indivduos ao longo dum perodo de tempo adequado, observamos padres no seu relacionamento, nas suas ideias e nas suas instituies. Uma classe definida por homens medida que vivem a sua prpria histria, e afinal esta a sua nica definio. Com esta definio, Thompson procura distinguir a sua alternativa ao estruturalismo, insistindo em que uma classe uma relacionao desenvolvida entre pessoas no tempo. E conclui que o estruturalismo, ao tratar a classe como um atributo individual, reduz o problema de classe a um problema metodolgico para decidir se uma dada pessoa proletria ou semiproletria, da classe mdia superior ou da classe mdia inferior, basta-nos apertar a malha das nossas redes sociolgicas, especificando melhor os limites dessas categorias. No entender de Thompson, esta sofisticao metodolgica paradoxalmente prejudicada pela sua prpria ingenuidade terica, que ignora a capacidade do indivduo de se passar duma categoria para outra nas suas relaes sociais quotidianas e a capacidade de um grupo fazer a mesma coisa no decorrer de longos perodos histricos. Em resumo, a classe como relao histrica no se imobiliza de forma a permitir este tipo de anlise estrutural. Desta fluncia no deduz Thompson a necessidade de anlises estruturais mais precisas, mas sim a necessidade dum tipo de anlise completamente diferente. Por isso insiste em que a classe no um princpio ordenador da estrutura social num momento especfico, mas sim uma formao social e cultural, que tem origem em processos que s podem ser estudados enquanto se manifestam ao longo dum perodo histrico considervel6.
6 Dado que a investigao est ainda em pleno curso, difcil saber precisamente que forma ir tomar a anlise final. Todavia, j claro, em parte por razes que se prendem com os tipos de informao disponveis e em parte pelas razes metodolgicas e tericas defendidas no presente ensaio, que esta anlise no pode fazer qualquer distino categrica contnua entre a histria oral como forma de conscincia e as fontes documentais como formas de realidade social. Por outro

lado, ser certamente essencial interpretar as entrevistas luz das provas documentais
e no mbito dum certo padro comparativo que permita detectar os tipos de foras

867

E. P. THOMPSON E A ANTROPOLOGIA DA CLASSE E DE CONSCINCIA DE CLASSE The Making of the English Working Class o estudo de uma srie de movimentos polticos e culturais da classe operria nos finais do sculo xviii e princpios do sculo xix. Certos historiadores do movimento operrio moderno e da moderna poltica da classe operria haviam sobretudo considerado esses movimentos como irracionais e utpicos. Em vez de repudiar tais movimentos como fracassos inevitveis, que no haviam sido enquadrados em sindicatos ou partidos polticos de tipo moderno, Thompson tenta descrev-los do ponto de vista dos seus participantes. Em suma, busca-lhes a racionalidade interna. Do mesmo modo, os antroplogos tm de pr em causa o etnocentrismo que rejeita como irracionais todas as culturas no ocidentais. Caso contrrio, no faria sentido estudar essas culturas em grande pormenor partindo do ponto de vista dos seus participantes. Pelo menos neste sentido, o projecto de Thompson de descobrir a racionalidade interna dos primitivos movimentos operrios um projecto antropolgico e presta-se a servir de modelo para um estudo antropolgico da classe social. Nomeadamente a afirmao de Thompson de que a classe definida pelos homens medida que vivem a sua prpria histria veio sugerir-nos que a histria oral poderia ajudar a clarificar a formao de classes e da conscincia de classe em Vila Nova de Famalico. A sua crtica s dicotomias estruturalistas entre classe e conscincia, ou entre sociedade e cultura, indica tambm que no se podem procurar na histria oral, por exemplo, meros relatos de acontecimentos a correlacionar ou contrastar com os acontecimentos reais. Devemos encarar o relato como uma parte integrante ou modo de viver a histria: isto , a reproduo verbal uma actividade social, tanto quanto o qualquer registo de actividades sociais. Por isso que, ao interpretar estas histrias orais, procurei considerar, no s o seu contedo, mas tambm os seus usos e formas. Todavia, nem mesmo este tipo de interpretao respeita todos os critrios de E. P. Thompson para uma perspectiva simultaneamente social, cultural e histrica da classe, principalmente porque no claro que cada entrevista de per si possa definir a cultura ou a conscincia de classe de cada indivduo, e esta incerteza no seria reduzida se se aumentasse o nmero de horas passadas com cada entrevistado. O mesmo problema se levanta quando se tenta decidir quantos indivduos entrevistar para descrever a cultura ou conscincia do grupo considerado como um todo. Argumenta Thompson que a definio de classe no um problema de metodologia, mas sim de teoria, para o qual a melhor soluo consiste na adopo duma teoria histrica, e no estruturalista, da classe. Mas nem o prprio Thompson consegue, na minha opinio, resolver realmente nenhum destes problemas tericos, com a sua insistncia na perspectiva
sociais em aco em Famalico, mas com razes fora da rea local. A indstria txtil, em particular, proporciona uma histria razoavelmente bem definida para comparao com a histria da industrializao em outros pases e pocas e para anlise dos efeitos da economia mundial sobre as classes em Famalico. A anlise aqui representada estritamente preliminar e, se parece excessivamente consensual, apenas porque as histrias orais, elas prprias, no incidiam nos aspectos de conflito social. Isto no significa que a minha verso final da histria social de Famalico seja igualmente isenta de conflitos; antes pelo contrrio

0O0

histrica da classe, na medida em que no clarifica a relao entre a sua definio de classe e a sua teoria de histria. Na concluso do presente ensaio defendo que a teoria da histria de Thompson demasiado histrica ou seja, acaba precisamente por conduzir a um afastamento da anlise da feitura da histria activa que ele projectara compreender. Entretanto, a anlise que se segue da histria oral colhida em Famalico um pr-requisito necessrio recolha de histrias orais mais profundas e representativas; pretende-se ainda que a histria de Famalico contribua para esclarecer questes mais gerais relativas s classes, respectiva conscincia e histria. MTODOS DE PESQUISA Os estudos de Thompson includos em The Making of the English Working Class so estritamente histricos e ele limita as suas observaes ao tipo de provas documentais que foram acidental ou deliberadamente preservadas desde o desaparecimento dos movimentos que se prope explicar. O mesmo no acontece com o estudo em que se baseia o presente trabalho, que incide sobre uma populao que no est segura e sucintamente sepultada em documentos histricos, nem est circunscrita pela participao num dado movimento poltico ou cultural. Os limites originais, reconhecidamente artificiais, deste estudo foram os do concelho de Vila Nova de Famalico. Um concelho com mais de 100 000 habitantes dificilmente poder ser considerado uma comunidade, seja por que critrio for. Por outro lado, a sua histria susceptvel de conter em si suficiente variao para permitir crticas equilibradas de generalizaes estruturalistas sobre a classe proletria e a cultura camponesa. Espero acabar por reconstituir a histria social geral do concelho pelo recurso a uma diversidade de fontes histricas e antropolgicas, incluindo anlises regionais de economia e comunicaes, os arquivos de organizaes econmicas, polticas, religiosas e culturais locais e um nmero considervel de entrevistas em profundidade. Esta histria social ter de descrever as relaes entre agricultura e indstria, campo e cidade, religio e tecnologia, para dizer se o concelho sofreu ou no um progresso linear coerente do primeiro termo para o segundo. Em vez de tentar resumir todos estes tipos de fontes neste breve ensaio, concentrei-me aqui numa das sries de entrevistas de histria oral. Os entrevistados eram, na sua maioria, semiproletrios reformados, ou seja, pessoas que tinham trabalhado em fbricas, principalmente txteis, e simultaneamente na agricultura. Muitas dessas pessoas, especialmente mulheres, continuaram a trabalhar jorna na agricultura depois de oficialmente se terem reformado das fbricas. Para detectar possveis contrastes com as interpretaes que estes trabalhadores davam da industrializao, entrevistei tambm outras pessoas, as quais tinham um papel de patres ou padrinhos destes trabalhadores: donos de fbricas, grandes proprietrios, professores primrios, procos. As entrevistas foram conseguidas encadeando duma pessoa para outra, perguntando quem mais saberia ou quereria falar-me sobre a histria das fbricas e seus efeitos na agricultura. Alguns dos contactos iniciais destas cadeias foram conseguidos atravs de procos, outros atravs de autoridades locais, outros ainda atravs de sindicatos. Procurei fazer as entrevistas to abertas

869

quanto possvel, perguntando simplesmente como as fbricas se tinham desenvolvido e como tinham transformado a vida em geral, permitindo assim ao entrevistado (ou entrevistada) escolher os seus prprios tpicos e pontos importantes. Assim esperava eu que a entrevista, no seu todo, representasse melhor a concepo geral que cada pessoa tinha da histria por si vivida. Por outro lado, no posso afirmar que estas primeiras entrevistas representassem os pontos de vista de toda a populao, pelo que limito este ensaio anlise das suas implicaes para a hiptese da conscincia camponesa. Quando os entrevistados eram receptivos ideia, gravei as entrevistas, e espero compilar uma espcie de arquivo histrico oral com base nessas gravaes, compilao essa que ficar disposio de outros projectos de investigao7. ESBOO DE HISTRIA ORAL H uma srie de temas que aparecem em praticamente todas as entrevistas de histria oral realizadas at data, quer com trabalhadores, quer com os seus patronos, intermedirios ou patres. Em primeiro lugar, tanto quanto pude aperceber-me, a histria oral no um gnero bem definido em Famalico. Ou seja, em contraste com sociedades rurais, analfabetas ou pouco alfabetizadas, no h em Famalico historiadores orais geralmente reconhecidos, encarregados de recordar ou registar acontecimentos, nem os relatos de tais acontecimentos esto codificados em formas padronizadas. As entrevistas aqui analisadas do a impresso de ser mais improvisadas do que recitadas. A falta duma tradio de histria oral condicionou fortemente as reaces s minhas perguntas iniciais sobre a histria de Famalico. A histria, enquanto tal, claramente uma disciplina monopolizada pelos doutores do Porto e Lisboa, e perguntas sobre histria ou mesmo sobre histrias sobre a histria desencadeavam principalmente protestos de ignorncia, ou vagas referncias aos Mouros e Romanos. A expresso popular mais saliente acabou por ser os velhos tempos ou antigamente. talvez importante referir que esta expresso no sugere o constante desenrolar de transformaes sociais contnuas, mas sim um contraste mais ou menos abrupto entre o antes e o depois, o ento e o agora. Esta sugesto era perfeitamente compatvel com o meu interesse pelos efeitos da indstria num enquadramento rural, mas os termos da questo e, consequentemente, das respostas originam automaticamente relatos centrados nas diferenas operadas, e no nos mecanismos de mudana propriamente ditos. Seria necessrio levar mais longe a investigao para determinar se esta caracterstica tambm reflecte uma tendncia geral para descrever resultados sem analisar as causas, ou algum tipo de passividade campesina em contraste com o activismo proletrio perante a transformao social.

870

7 Estou agora a planear uma srie de entrevistas mais formais, que sero levadas a cabo por uma equipa de investigadores e que iro, por um lado, permitir comparaoes e generalizaes mais controladas e, por outro, ampliar o projectado arquivo de histria oral.

A FAMLIA NA HISTRIA ORAL O nico recurso relativamente padronizado histria oral o que feito para reforar a disciplina familiar. Isto , os pais usam os tempos antigos como uma espcie de ameaa, deliberadamente destinada a obrigar os filhos a apreciarem os aspectos bons dos tempos actuais. O actor principal nestas histrias orais era tambm a famlia. Ocasionalmente surgia a freguesia como a segunda mais importante unidade de experincia histrica, mas o concelho, ou as unidades maiores, incluindo as classes sociais generalizadas, quase nunca desempenhavam tal papel. E tambm por esta razo que as perguntas sobre a histria de Famalico no foram produtivas. Alguns entrevistados contaram que operrios da mesma freguesia a trabalhar na mesma fbrica agiam como um grupo, mas mesmo esta unidade era circunstancial e referida a um incidente particular, no a uma experincia acumulada. Houve, por exemplo, um episdio em que as mulheres duma determinada freguesia tentaram opor-se a que um camio carregado com o milho da renda daquele ano sasse da aldeia, isto durante o perodo mais crtico de racionamento, nos anos da segunda guerra mundial. Fiz mais perguntas para tentar saber como tinha sido organizada a aco, mas a mulher insistia em que tinha sido espontnea algum tocara o sino da igreja e as pessoas tinham-se reunido pensando que havia fogo. Aparentemente, a organizao espontnea nem sequer bastou para impedir que o camio invertesse a marcha e sasse da freguesia pela nica sada alternativa possvel. Embora seja de admitir que esta mulher estivesse a querer proteger algum fingindo ignorncia, parecia considerar o incidente mais divertido do que srio. Dum modo geral, todavia, quase todos os episdios tinham como centro as famlias, e as pessoas, na sua maioria, datavam os acontecimentos subtraindo a idade dos participantes na altura da idade actual dos mesmos, ou tomando como ponto de referncia a ordem por que haviam nascido os seus filhos ou irmos e irms. Esta incidncia nas famlias no implica necessariamente que a famlia seja a clula bsica a partir da qual se formam todas as outras organizaes sociais a Igreja, o Estado, a comunidade local, etc. Por outro lado, significativo que as pessoas interpretem as suas experincias no longo prazo histrico em termos da famlia. As famlias parecem ter funcionado como unidades econmicas fundamentais, tanto na agricultura como na indstria. As pequenas empresas de ambos os sectores comeavam normalmente com mo-de-obra exclusivamente familiar, no remunerada, e estes trabalhadores aceitavam condies e tipos de trabalho no seio da famlia que teriam considerado injustos fora dela. Muitos dos entrevistados referiram que, terminado o seu turno na fbrica, ainda iam trabalhar mais umas horas para os pais na agricultura, respondendo assim a apelos unidade da famlia, ou em resultado de ameaas de castigos, embora no se sentissem capazes de trabalhar mais do que um turno na fbrica. Uma mulher, nomeadamente, reconhece que o pai, com rogos e ralhos mistura, conseguiu que ela trabalhasse mais horas do que ela julgaria fisicamente possvel. Ao mesmo tempo, os pais tratavam os filhos, em parte, como investimentos da famlia, na agricultura, na indstria, na Igreja, na emigrao. Esta diversificao fazia obviamente sentido do ponto de vista econmico, desde o momento em que os proventos de todos estes

577

filhos fossem canalizados para uma s carreira familiar (ou experincia

histrica).
Importa aqui referir que a famlia funcionava como unidade bsica de consumo, tal como de produo. Os filhos entregavam os seus salrios ao chefe da famlia at se tornarem eles prprios chefes de famlia com oramentos e carreiras familiares independentes, quer ramificando-se da sua famlia natal, quer herdando o agregado por morte do anterior chefe. Dentro deste sistema, podia acontecer que um membro da famlia nunca tivesse o dinheiro necessrio para comprar um casaco novo (ou uns sapatos, ou mesmo uma refeio), mas partia do princpio de que, quando precisasse mesmo do casaco novo, ele lhe seria comprado com o oramento familiar. Neste caso, a necessidade era manifestada ao chefe da famlia, que equilibrava (nem sempre equitativamente) as necessidades dos vrios membros da famlia. Os rapazes e raparigas mais novos, em particular, tinham muitas vezes de passar sem coisas que os pais consideravam relativos luxos para que o oramento familiar pudesse cobrir as despesas de educao dum irmo mais velho, normalmente num seminrio. Por outro lado, um casal sem filhos e sem terras como confirmou um casal nestas condies que entrevistei era considerado condenado estagnao econmica, se no mesmo pobreza, por muito que trabalhasse e poupasse. Segundo alguns historiadores, entre os quais Marx, este tipo de economia domstica uma caracterstica das sociedades camponesas8. Todavia, em Famalico, a famlia tambm parece ter sido durante algum tempo a forma bsica de organizao da indstria. Embora esta nova utilizao duma forma antiga tenha facilitado a transio do campo para a fbrica, ela tambm criou alguns problemas s indstrias, nomeadamente txteis, sujeitas concorrncia no mercado mundial. Algumas empresas familiares passaram vrias vezes por graves crises e nalguns casos foram falncia aps a morte do seu fundador, da mesma forma que a maior parte das famlias passaram por crises, econmicas ou morais, ou de ambos os gneros, na transio duma gerao para outra. Desentendimentos de famlia foram, alis, a causa mais frequentemente citada, quer por donos ou gerentes de fbricas, quer por operrios, para as falncias ou encerramentos de fbricas anteriores a 1950. Um indivduo que se fartou das crticas que os cunhados faziam forma como dirigia a empresa familiar disse-lhes pura e simplesmente que no trabalhava mais para eles e que depois iam ver o dinheiro que a fbrica lhes dava. Parou simplesmente de trabalhar e claro que a fbrica fechou pouco depois. Criaram-se ento novas formas capitalistas mais modernas de organizao, tais como a companhia limitada, em parte para suprir as debilidades da famlia como forma de organizao. Estas novas formas no podem assentar em trabalho familiar gratuito ou mal pago, nem assumem uma responsabilidade geral ou directa pelas necessidades de subsistncia
8 Ver tambm aqui, alm das observaes de Marx sobre o assunto da economia domstica rural: Edward Banfield, The Moral Basis of a Backward Society, Nova Iorque, The Free Press, 1958; A. V. Chayanov, The Theory of Peasant Economy, Homewood, Illinois, 1966; G. Foster, Peasant society and the image of limited good, in American Anthropologist, 67, 1975; Claude Meillasoux, Femmes, Greniers et Capitaux, Paris, Franois Maspero, 1975; E. Wolf, Peasants, Englewood Cliffs, Nova Jersia, Prentice Hall, 1966.

872

dos seus empregados. Mas procuram atribuir aos seus empregados e gestores uma diviso de funes, tornando qualquer funcionrio substituvel, por forma a minorar crises de transio e assim vencer as crises que avassalam as pequenas empresas familiares9. A utilizao de antigamente como ameaa tcita aponta para outra caracterstica importante destes relatos de histria oral, na medida em que o enredo de praticamente todos eles gira volta da mobilidade, ascendente ou melhoramento social. Em primeiro lugar, muitas pessoas afirmam muito simplesmente que antigamente toda a gente era mais pobre e que as fbricas fizeram que toda a sociedade subisse na escala econmica. O termo mais frequentemente usado para descrever os tempos antigos escravatura e foi aplicado por professores, operrios, lavradores e industriais. Um trabalhador justificou a escolha deste termo com a descrio de como havia gente que apanhava do cho pedaos de po. Uma professora, filha de lavradores abastados, usou a mesma palavra ao referir que lhe bastava oferecer um naco de po a quem lhe fizesse qualquer recado para logo haver meia dzia de crianas candidatas. Outro lavrador falava de escravatura ao referir-se aos tempos antigos em Famalico, quando alguns senhores tratavam os outros como seus criados no como jornaleiros, com direito a um salrio fixo, embora irrisrio, mas como servidores que tinham de trabalhar a troco dum qualquer salrio arbitrrio ou de salrio nenhum. Praticamente todos os trabalhadores entrevistados descreveram com grande pormenor as diferenas entre a alimentao que eles tinham em crianas e a que tm os seus filhos, lembrando que comiam carne ou fruta apenas uma ou duas vezes por ano e que numa dessas vezes (na Pscoa) tinham de mendigar essas guloseimas dos mais ricos. Uma entrevistada explicou esta espcie de redistribuio como sendo a principal razo do interesse popular pelas festividades religiosas, em que os ricos faziam alarde da sua generosidade oferecendo comida comunidade. Outra resumiu assim essa caridade: Quem pode dar d uma vez, mas quem precisa sempre precisa. Ao mesmo tempo, muitos destes trabalhadores concordaram que mesmo os mais ricos eram mais pobres antigamente. Em muitos casos associavam a esta verificao a afirmao de que o trabalho agrcola era mais pesado, mais sujo, com mais horas de exposio aos elementos e com menos segurana de retribuio do que o trabalho na indstria: Trabalhava-se o mesmo nos anos bons e nos maus, mas nos maus acabava-se por no ter nada para comer nem poder pagar a renda ao senhorio. Corroborando esta viso das desvantagens da agricultura, um casal de operrios fabris reformados chamou a ateno para as diferenas entre Famalico e outros concelhos mais a norte ou a leste onde no
9 Parece haver agora uma tendncia para pr de parte a organizao familiar de pequena escala e para adoptar estas formas mais capitalistas, mas, enquanto as empresas txteis adoptam as formas modernas, o sector da confeco parece inclinar-se para as velhas frmulas de escala reduzida. Na agricultura, embora haja alguns exemplos de explorao agrcola comercial de grande escala, no se detecta

uma tendncia ntida para este tipo de organizao em substituio da explorao familiar restrita, de semi-subsistncia.

873

havia fbricas e de alguns dos quais vm trabalhadores para Famalico cm busca de trabalho. Este processo de procurar trabalho difere diametralmente do processo clssico de proletarizao, pelo qual camponeses firmemente independentes eram alienados dos meios de produo para os forar a trabalhar nas fbricas a troco dum salrio 10. A proletarizao, nesta sua imagem clssica, um tipo de mobilidade descendente duma relativa independncia econmica para a absoluta dependncia econmica e dos direitos e obrigaes mtuos entre senhor e campons s estritas relaes de mercado entre capitalista e proletrio. Poucos dos meus entrevistados representavam a industrializao segundo este processo. Pelo contrrio, em muitos casos viam na possibilidade de trabalhar nas fbricas por um salrio um passo no caminho da independncia, e no da dependncia econmica. Esta interpretao depende claramente dos antes e depois sociais, que so relativos. Aparentemente, a populao activa rural de Famalico inclua poucos dos pequenos proprietrios rurais ou camponeses independentes de tipo ingls antes de aparecerem as primeiras fbricas e, em contrapartida, inclua uma grande percentagem de jornaleiros e caseiros11. Ambas estas categorias estavam dependentes dos proprietrios que podiam contratar jornaleiros ou tinham terras para arrendar aos caseiros. A imagem dominante do minifndio no Minho leva muitas vezes a supor que estes pequenos proprietrios so, e sempre foram, economicamente independentes uns dos outros e de qualquer senhor12. As histrias orais recolhidas em Famalico no corroboram esta suposio. Quando se lhes pedia que generalizassem, quase todos os trabalhadores tinham dificuldade em lembrar-se de casos de agricultores que tivessem terra sua suficiente para viver sem trabalhar jorna, embora no tanta que tivesse de d-la de renda a caseiros.. provavelmente verdade que, durante a histria pr-industrial de Famalico, a maioria dos caseiros desfrutavam de maior segurana econmica do que a maioria dos jornaleiros e, sem dvida, maior do que o proletariado rural, sem terra, do Alentejo. Por outro lado, nem todos os caseiros eram iguais e muitos dos relatos orais do a impresso de que uma percentagem significativa deste grupo ou era expulsa das terras sem aviso prvio se aparecia algum a oferecer uma renda melhor ao senhorio, ou no podia viver exclusivamente do seu quinho da colheita, mesmo que no houvesse perigo de ver o arrendamento interrompido.

10 Esta imagem clssica quase totalmente originria da revoluo industrial inglesa. Todavia, este caso concreto foi elevado categoria de modelo, e vale a pena referir em que medida o caso de Famalico difere desse modelo, embora o espao no nos permita idnticas comparaes com casos franceses, alemes, italianos, etc. 11 J. S. Martins chama a ateno para a significncia das estatsticas de 1954 segundo as quais 80,6% das exploraes agrcolas de Famalico eram consideradas imperfeitas, isto , incapazes de sustentar uma famlia no seu livro Estruturas Agrrias em Portugal Continental (Prelo, 1973). 12 Para uma discusso mais pormenorizada e bastante viva da questo sobre se os pequenos proprietrios do Minho podiam viver do produto das suas pequenas propriedades ver:

874

Jos de Campos Pereira, Economia e Finanas: a Propriedade Rstica em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional, 1915.

Estes caseiros iam engrossar a classe dos jornaleiros em anos em que no conseguiam tomar terras de renda ou em pocas em que havia maior procura de mo-de-obra agrcola (sementeiras, colheitas, tempo de podar, vindimas). Os jornaleiros foram a primeira classe rural a ir trabalhar nas fbricas, porque nestas no havia pocas e porque elas ofereciam emprego potencialmente contnuo, por um perodo mesmo mais longo do que o de venda anual proposto a muitos caseiros (1 de Novembro a 1 de Novembro). Em primeiro lugar, quer estes trabalhadores fossem quer no autnticos camponeses, a verdade que agora no interpretam a sua transformao em operrios fabris como uma proletarizao no sentido duma alienao forada dos meios de produo ou das suas ancestrais razes na terra. Por outro lado, medida que as fbricas cresciam e, por presso governamental, ofereciam uma segurana econmica cada vez maior, sob a forma de penses e benefcios mdico-sociais, comearam a atrair as esposas e os filhos dos caseiros e pequenos proprietrios mais remediados e, finalmente, os prprios caseiros e proprietrios. Com esta forma de votar com os ps, estes grupos sociais em melhor situao parecem vir confirmar a afirmao inicial dos jornaleiros e caseiros mais pobres de que as fbricas constituam uma melhoria em relao agricultura. medida que o recrutamento para as fbricas promovia o estatuto das classes rurais, as regalias sociais do emprego industrial passaram a ter cada vez maior importncia em relao aos salrios propriamente ditos. Muitos dos trabalhadores entrevistados, que tinham comeado por ser jornaleiros, criticaram explicitamente o facto de ter havido proprietrios a trabalhar nas fbricas apenas meia dzia de anos para depois receberem os benefcios da Previdncia, recebendo os mesmos benefcios que aqueles que tinham trabalhado a vida inteira em fbricas porque precisavam do salrio para viver13. Todavia, como atrs se refere, quase todos os entrevistados tambm caracterizavam as suas descries, insistindo em que o trabalho na agricultura era mais duro, mais sujo e menos seguro do que nas fbricas. E assim que, medida que se acentuava a diversificao dos postos de trabalho na indstria e se criavam lugares para engenheiros e gestores, mesmo os filhos e filhas dos grandes proprietrios rurais comearam a trabalhar por um salrio.
13 Tanto jornaleiros como proprietrios, operrios como patres, recordavam com saudade certos acontecimentos sociais da agricultura como a desfolhada do milho ou a espadelada do linho e alguns descreviam o trabalho agrcola como sendo mais saudvel e os tempos antigos como mais alegres. Esta afirmao de que a vida agrcola era mais alegre levanta a questo da nostalgia do campo: no obstante a interpretao da mobilidade geral ascendente. Ser que os entrevistados sentem a perda de algo de fundamental no processo de industrializao? Dum modo geral, quando instados a especificar em que aspectos era a vida agrcola mais alegre, os entrevistados referiam-se s ocasies de trabalho colectivo e admitiam que o uso das mquinas na agricultura contribura tanto para acabar com esse esprito de celebrao como a transferncia de trabalho da agricultura para a indstria. Esta mesma explicao prope Moiss Esprito Santo para o aniquilamento do trabalho colectivo no trabalho: Comunidade Rural ao Norte do Tejo, Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, 1980. Se o sentimento de perda tem mais a ver com a perda de comunidade do que com a perda de propriedade, como acontece no modelo clssico de proletarizao, isso aponta para a necessidade duma crtica da noo marxista de que os camponeses so por natureza individualistas ferrenhos, enquanto os proletrios so por natureza colectivistas ou cooperantes,

875

A mobilidade ascendente que resultou dos ordenados e salrios foi essencialmente, no sentido social, uma subida na escala dos rendimentos ou do nvel escolar. No entanto, a industrializao tambm parece ter produzido mobilidade social em termos marxistas, alterando as relaes dos indivduos com os meios de produo ou redistribuindo a propriedade dos recursos bsicos. Por exemplo, muitos dos jornaleiros e caseiros que antes nunca tinham possudo terra nem casa prpria conseguiram economizar uma parte suficiente do conjunto dos salrios de famlias ganhos na indstria para comprar um quintal e construir uma casa. Se a posse de bens de raiz que faz a distino fundamental entre campons e proletrio, ento estes trabalhadores foram camponizados em vez de proletarizados. Ao mesmo tempo, alguns pequenos proprietrios ou caseiros, e, em certos casos, mesmo operrios fabris sem terra, investiram nas suas prprias fbricas, ou nas de familiares. Na indstria txtil, por exemplo, a histria da fundao da fbrica mais generalizada e, pelo menos em parte, mtica fala duma pessoa que comea por distribuir teias a vrias tecedeiras, cuja produo depois compra numa espcie de indstria caseira. Depois, o mesmo empresrio centraliza a produo numa fbrica, at acabar os seus dias confortavelmente, quando no esplendorosamente, numa das quintas em que investiu os lucros da empresa. Esta histria , em si mesma, uma espcie de folclore e contada numa srie de variantes a propsito da maioria das principais fbricas. s vezes, o prspero industrial comea pela venda ambulante dos seus produtos, ou nas feiras semanais ou porta a porta, com um burro. O burro, que est associado pobreza e estupidez, um smbolo particularmente forte das origens humildes. Independentemente do grau de verdade que haja nesta histria generalizada, o que incontestvel que vrias das empresas txteis de renome nacional existentes na zona de Famalico-Guimares (3 das quais se contam entre as 25 maiores empresas industriais do Pas) foram fundadas por indivduos que comearam por ser caseiros ou operrios fabris. Estes exemplos representam de forma muito evidente a possibilidade, embora improvvel, duma drstica mobilidade de sentido ascendente. significativo o facto de no ser s o ex-jornaleiro a canalizar outra vez para o campo o fruto do seu trabalho na fbrica. A motivao do jornaleiro ao comprar um pedao de terra era, sem dvida, a de garantir a sua prpria subsistncia. Se no tivesse terra sua, o eventual encerramento da fbrica atir-lo-ia de novo para as fileiras dos jornaleiros, com toda a inerente insegurana econmica. Uma grande distncia em termos de posio social e econmica separava este trabalhador do dono da fbrica, por muito humildes que fossem as origens deste, que comprava quintas inteiras. No entanto, tambm o dono da fbrica via na posse da terra uma forma de garantir o seu futuro econmico. claro que, em parte, a quinta trazia consigo uma posio de prestgio na hierarquia social que o xito industrial, por si s, no lhe podia dar 14 . Por outro
Conversas com outros investigadores sobre a histria das grandes quintas do Baixo Minho levaram-me a concluir que essas quintas, durante mais de um sculo, absorveram grandes quantidades de dinheiro em paga desta funo de smbolo. Isto aconteceu possivelmente desde a primeira emigrao e regresso de segundas geraes para o Brasil no sculo xvii. claro que este ponto carece de investigao mais aprofundada, mas parece indicar que a posse da terra era simul14

876

lado, muitos destes donos de fbricas no tinham aparentemente mais confiana do que os seus operrios na perenidade da indstria. Esta desconfiana justificava-se em parte pela frequncia com que fechavam pequenas fbricas. Todavia, tal como na bolsa, a desconfiana era quase tanto uma causa como um efeito da instabilidade econmica donos de fbricas que desviavam os seus lucros industriais para investir em terras, em vez de os reinvestir nas fbricas, muitas vezes no podiam ou no queriam actualizar-se, de acordo com as inovaes tecnolgicas e comerciais, ou manter o equilbrio das fbricas em perodos de carncia de matrias-primas ou de crises de produo excedentria, O mesmo indivduo que renunciou sua posio de coproprietrio e gerente duma empresa txtil familiar (vide p. 872) exprimiu com grande nfase a sua filosofia de que a terra pertence a quem a trabalha. Explicava ele que muitos pequenos industriais nunca aprenderam a distinguir entre agricultura e indstria e, por isso, nunca trabalharam verdadeiramente em nenhuma e em nenhuma tiveram xito. E isto porque compraram as mquinas exactamente como compraram as terras na suposio de que umas e outras iriam produzir eternamente, sem nunca precisarem de mais investimento, e de que a posse de umas e outras, por si s, lhes iria garantir segurana econmica, sem lhes exigir trabalho. Como prova da necessidade de tanto os proprietrios como os empregados trabalharem, citou o fracasso da empresa da sua prpria famlia. Em qualquer caso, seja dum ponto de vista sociolgico quanto a posio social e rendimentos, seja dum ponto de vista marxista quanto relao com os meios de produo, parece confirmar-se a afirmao de que, em Famalico, as fbricas deram origem mobilidade social. Pelo menos concorreram com muito xito para o recrutamento de pessoal a todos os nveis de rendimentos e com um amplo leque de relao com os meios de produo agrcola. Por outro lado, verdade que a industrializao no beneficiou igualmente, ou ao mesmo tempo, todas as classes sociais. Se uma pequena fbrica fechava ao cabo de dez anos apenas de produo, o seu fundador podia ter passado do estatuto de caseiro para o de proprietrio e talvez pudesse viver apenas dos lucros da sua quinta. O operrio, por sua vez, talvez tivesse conseguido comprar um quintal ou construir uma casa, mas teria de continuar a procurar trabalho para viver. ESTRUTURA SOCIAL MANIPULADA NA HISTRIA ORAL No entanto, ao dar realce s carreiras familiares e mobilidade social, a maior parte destes relatos orais omitem ou relegam para segundo plano a estrutura social ou a distribuio de recursos. Por um lado, revelou-se sempre difcil saber qual a exacta distribuio dos recursos a famosa ronha do lavrador minhoto desenvolveu-se precisamente para evitar que os fiscais dos impostos, os credores e os vizinhos descobrissem qual
taneamente uma garantia de subsistncia num sistema econmico muito instvel,

de mobilidade ascendente e descendente mesmo no longo prazo histrico, e a base de uma aristocracia proprietria entrincheirada.

877

a verdadeira extenso dos seus bens 15. Por um lado, quando os trabalhadores tentaram extrair da experincia histrica um conjunto de regras do jogo que lhes permitissem defender-se do desastre econmico ou promover-se socialmente, verificou-se, afinal, que o jogo era de interaces pessoais, e no de (re)distribuio de recursos no humanos. Neste jogo eram muito importantes as relaes sociais de tipo familiar incluindo padrinhos, vizinhos e amigos. Da mesma forma que descrevem a utilizao na indstria daquilo que tem sido encarado como um tipo de economia domstica camponesa baseada na famlia, os relatos orais referem tambm a utilizao na indstria daquilo que tem sido considerado uma economia poltica camponesa baseada na relao patrono-cliente. A teoria clssica da economia poltica camponesa contrapunha a importncia que esta economia dava s relaes verticais entre patronos ou protectores e clientes importncia que nas sociedades modernas ou industriais se atribui oposio entre classes unidas horizontalmente por interesses econmicos comuns. Em certo sentido, de acordo com esta teoria, os camponeses nunca constituram realmente uma classe porque estavam mais divididos na disputa dos favores dos mesmos patronos do que estavam unidos pela sua posio comum na estrutura social. neste sentido que alguns socilogos modernos apontam para a influncia ou mesmo para a predominncia (hegemonia) da cultura campesina no seio do operariado industrial em regies como Famalico. Mas importa tambm notar que a persistncia, j referida, da famlia como forma de organizao nas fbricas era acompanhada da persistncia do patronato. Os empregos nas fbricas, por exemplo, precisamente porque eram considerados (eventualmente, se no sempre) favores econmicos do patro ao empregado, eram distribudos em termos de patrono-clientela: primeiro aos membros da famlia, depois aos afilhados, em seguida aos vizinhos. Um entrevistado descreveu um processo particularmente tortuoso de entrada para uma fbrica nos anos 30, quando o seu pai pediu a um vizinho mais abastado que pedisse ao cunhado que pedisse mulher que pedisse ao irmo que arranjasse um lugar na fbrica para o filho do primeiro. Depois de ter esperado um ano e haver trabalhado primeiro na quinta do vizinho e a seguir na loja do cunhado do vizinho, o homem acabou por arranjar emprego na fbrica. Mais tarde conseguiu arranjar l lugar para dois filhos. Se bem que admitisse que a sua entrada para a fbrica fora anormalmente complicada, ele e muitos outros operrios descreveram como normal o recurso famlia ou a relaes de amizade e a necessidade de ter muita pacincia para arranjar emprego numa fbrica. S nos raros perodos de crescimento econmico as fbricas se viam obrigadas a admitir operrios verdadeiramente annimos. Mesmo durante estes perodos, os gestores das fbricas procuravam averiguar se os candidatos a empregados eram de boas famlias e aparentemente consideravam (e continuam a considerar) a reputao dos pais um indicador ou uma garantia segura do trabalho assduo e das atitudes respeitosas dos filhos. Segundo uma das entrevistadas, esta relao
difcil reconstituir padres de posse de terras a longo prazo, em parte porque, como os prprios fiscais dos impostos e os vizinhos dos visados referem, tanto os pequenos como os grandes proprietrios arquitectaram sistemas complicados e apenas mais ou menos legais de registo das suas propriedades em nome de outrm, ou para outros fins, para evitar inveja informal e contribuies formais.
15

878

no era to segura entre irmos e irms. A sua observao faz-nos pensar no tipo de divises familiares entre irmos e cunhados, a que se atribui a responsabilidade pela falncia de muitas pequenas fbricas. Tanto no caso dos operrios como no dos patres, a disciplina familiar parece ser mais forte, pelo menos teoricamente, verticalmente de pais para filhos do que horizontalmente entre irmos16. Os prprios sindicatos criados pelo Estado a partir de 1930 funcionavam tanto na distribuio de empregos aos trabalhadores merecedores como na negociao de contratos colectivos. Por vezes, os sindicatos eram mais um elo na cadeia de contactos patrono-cliente, do peticionrio ao proco da freguesia, deste ao sindicato, deste ao empregador. Estes pedidos de emprego, assim como os pedidos de benefcios mdicos, eram formulados tanto em termos de necessidade como de direito e eram baseados, no s nas aptides do candidato, mas tambm no nmero de pessoas a seu cargo. Por um lado, esta linguagem mais no fazia do que reflectir a linguagem oficial do Estado Novo, que descrevia as relaes de trabalho em termos de respeito pela autoridade e de caridade crist para com os dependentes, incluindo os empregados. Por outro lado, era reflexo do excesso da oferta de mo-de-obra em comparao com os postos de trabalho disponveis. Por ambas as razes, a noo de necessidade utilizada para a distribuio individual de bens de consumo no mbito da economia domstica aplicava-se igualmente na distribuio de trabalho na economia em sentido mais geral. Ao mesmo tempo, o recurso a um patrono era muitas vezes essencial para se conseguir mobilidade social para alm do nvel do trabalho na fbrica. Muitas famlias conseguiam dar instruo aos filhos atravs das boas graas dum protector, padrinho ou vizinho, e mais raramente com bolsas de estudo do Estado ou da Igreja por forma que esses filhos pudessem vir a arranjar empregos em que fossem relativamente independentes de qualquer patro. As pessoas, normalmente, consideram que os professores, funcionrios pblicos, mdicos e advogados no tm patro ou so independentes. Neste sentido, muitos dos entrevistados distinguiam entre trabalhar para o Estado e trabalhar para uma empresa privada17. Uns porque entendiam que era mais difcil ser-se despedido dum emprego do Estado, outros por considerarem que o nvel de educao exigido para se ocuparem esses lugares era, s por si, prestigiante. Mesmo que, para atingir esse nvel, fosse necessrio um misto de apadrinhamento e trabalho persistente ou aptido inata, uma vez este adquirido, as pessoas consideravam (normalmente os pais, em relao aos seus filhos) que isso era suficiente para que aqueles que o possuam evitassem os canais tradicionais de proteccionismo e, assim, no serem patres nem terem patro. Ter instruo era uma forma de alargar as perspectivas econmicas do
16 Espero orientar parcialmente o programa de entrevistas mais formais para esta questo relativa a quando e como as famlias se subdividiram, quer nos casos em que tinham quer naqueles em que no tinham recursos significativos, tais como terras ou fbricas para gerir ou para dividir. 17 A histria de Portugal no torna completamente clara esta distino e uma anlise profunda da diviso entre as indstrias subsidiadas pelo Estado e as chamadas empresas privadas ter de ter em conta as diferenas sistemticas entre o capitalismo no Sul da Europa, nos pases que encetaram a expanso europeia, mas

no colheram O seus maiores benefcios, e o capitalismo no Norte da Europa, onde S pela primeira vez a iniciativa privada se proclamou livre do Estado.

879

indivduo, conseguir mobilidade no sentido sociolgico de aumentar o seu prestgio, subir na escala social. Mas ter um protector tambm era importante para uma pessoa mudar de classe no sentido marxista de mudar a sua relao com os meios de produo. Muitas das histrias orais explicam a carreira de empresrios vindos de origens modestas, no s pela inteligncia e ambio desses empresrios, mas tambm pela interveno de amigos bem colocados no Governo, na Igreja ou na iniciativa privada. Neste ponto, as entrevistas apresentam vrias alternativas. Uns (normalmente os mais prximos dos industriais a que se referiam) insistiam em que o xito se ficava a dever ao trabalho persistente, ambio ou inteligncia do empresrio. Outros (normalmente os que s conheciam os industriais por reputao ou pelo xito que acabaram por ter) insinuavam, embora raramente citando casos concretos, favores concedidos por funcionrios governamentais ou por membros da hierarquia religiosa. Outros ainda, normalmente aqueles que tinham tentado, eles prprios, fundar fbricas, mas com menos xito, atribuam a srie de sucessos descritos sorte de estar no momento certo no stio certo, como, por exemplo, aconteceu durante a segunda guerra mundial no sector dos txteis, num Portugal declaradamente neutral. Independentemente do alcance ou dos meios de mobilidade social, flagrante que as distines de classe seja no sentido de posio-prestgio social, seja no do controlo dos meios de produo no desapareceram de Famalico com a industrializao. Mas no menos evidente que a famlia e suas formas anlogas nos proteccionismos privados, estatais ou da Igreja constituram formas e princpios de organizao poltica e econmica muito importantes. O prprio Marx defendia que a famlia em particular a famlia rural economicamente diversificada e auto-suficiente nunca poderia representar interesses de classe e, por isso, iria sendo progressivamente minada pelo progresso da indstria e por formas de organizao mais tpicas do capitalismo. Nas histrias orais de Famalico, essas formas especificamente capitalistas surgiram em paralelo com formas mais camponesas e recuaram mesmo para estas ltimas. Se este facto faz de Famalico uma sociedade camponesa ou da cultura operria uma cultura camponesa, questo que nos remete de novo a alguns dos pontos por ns levantados no princpio do presente trabalho. CONCLUSO E. P. Thompson coloca aos historiadores das relaes de classe o problema de princpio que consiste em observar essas relaes ao longo dum perodo de tempo adequado, com vista a descobrir modelos de relacionao, ideias e instituies. Este objectivo no difere grandemente da tentativa que os trabalhadores de Famalico fizeram no sentido de extrair as regras do jogo, aqui resumidas, sejam elas sociais, polticas ou econmicas, da sua prpria experincia histrica. Nos relatos orais aqui analisados, os modelos ou regras de princpio so: 1) a famlia a organizao individual e colectiva fundamental; 2) a mobilidade ascendente uma experincia colectiva e individual fundamental; 3) o proteccionismo um mecanismo fundamental, tanto da poltica como da economia.

880

evidente que este nmero limitado de entrevistas no pode permitirmos concluses finais sobre a histria de Famalico em geral. Mas a tentativa de analisar este tipo de material no sentido de estudar as relaes entre camponeses e proletrios, agricultura e indstria, famlias e corporaes em resumo, os problemas de evoluo social , levanta algumas questes de base sobre a adequao da teoria de Thompson ao estudo das classes e da mobilidade social. Eu estou de acordo com Thompson quanto a que talvez seja impossvel e injusto tentar decidir, finalmente, se as experincias de classe dos trabalhadores de Famalico so camponesas ou proletrias, ou tentar dividir essas experincias em partes camponesas (conscincia) e partes proletrias (classe). Mas tambm no me satisfaz a soluo acadmica de concluir que a histria de Famalico no feudal nem capitalista ou um pouco de cada. Se as questes de classe ou de desenvolvimento econmico e poltico fossem meras questes acadmicas, esta soluo podia ser justificvel, se no mesmo perfeitamente adequada. Mas estas questes esto intimamente ligadas a questes de poltica e economia activas, de organizao a partir da base ou de planeamento do topo para a base. Referi atrs que, a meu ver, o problema de catalogar um determinado indivduo ou grupo numa dada classe ou cultura inseparvel do problema de definir o objectivo ou avaliar do xito da histria ou da antropologia. Isto particularmente evidente no caso da evoluo social transformaes de campons em proletrio, por exemplo, ou de feudalismo em capitalismo , que parece um problema meramente acadmico ou histrico at que se reconhece ser essencialmente o mesmo problema que o do desenvolvimento econmico da economia de subsistncia comercial, ou dos sistemas de produo tradicionais para os modernos, o qual, por seu turno, parece um problema estritamente poltico ou tcnico at que nos apercebemos da sua relao com a questo da evoluo social. No queremos com isto dizer que o presente estudo de histria oral, ou o estudo mais alargado da histria social de Famalico, permita decidir sobre qual a melhor orientao econmica ou poltica a adoptar para aquele concelho, ou prever o curso da sua futura evoluo. Por outro lado, quer Famalico tenha quer no seguido, ou venha ou no a seguir, um modelo clssico de modernizao ou transformao capitalista linear18, a verdade que esses modelos existem no mundo circundante e na sua histria anterior e contempornea. Deixou de ser possvel escrever a histria de Famalico sem uma nica referncia a tais modelos, ainda que no possa ser classificada segundo eles nem deva ser julgada por eles, do mesmo modo que no possvel fazer poltica sem considerar as
18 As teorias sociolgicas da industrializao avanadas por estudiosos como Walt Rostow (The Economics of Take-off into Sustained Growth, Nova Iorque, 1963) e Samuel Huntington {Political Order in Changing Societies, New Haven, 1968) procuram normalmente descobrir obstculos no seio dos pases subdesenvolvidos que os tenham impedido de seguir o rumo dos pases desenvolvidos. As teorias marxistas do desenvolvimento do subdesenvolvimento, avanadas por estudiosos como Andree Gunder-Frank {The Development of Underdevelopment) e Samir Amin {Le Dveloppment Ingal, Ed. du Minuit, 1973), procuram os efeitos nos pases subdesenvolvidos e as causas nos pases desenvolvidos, considerando que o

desenvolvimento um processo unificado que beneficiou alguns pases precisamente


porque prejudicou outros 881

consequncias, directas ou indirectas, desses mesmos modelos. A histria oral e a classe feita pelos homens medida que vivem a sua prpria histria tm de ser consideradas luz das foras histricas postas em movimento por geraes anteriores e por homens que esto completamente fora do mbito da histria local. este o tipo de reflexo que falta no enquadramento terico que Thompson faz dos primeiros movimentos de classe operria na Inglaterra e que faltar em qualquer estudo feito segundo o modelo exclusivo das ideias de Thompson apresentadas naquele seu estudo. Como atrs referimos, Thompson definiu classe como uma relao histrica, por forma a superar algumas das dificuldades levantadas pelas teorias estruturalistas que dividiam a classe em posio social e reflexo ou conscincia cultural. Ao adoptar a definio de classe de Thompson, fui levada a tentar detectar em que termos as pessoas concebiam a sua prpria histria, como um dos meios de descobrir como elas tinham vivido essa mesma histria. claro que estes relatos orais vieram complicar ainda mais a classificao final dos entrevistados em camponeses ou proletrios. A crtica de Thompson ao estruturalismo indica que este tipo de classificao sempre intil e que prefervel descrever o processo histrico da formao de classe, do ponto de vista dos seus participantes, como sendo simultaneamente social e cultural. Mas, afinal, este tipo de apresentao de dentro para fora, sugerido pelas mximas tericas de Thompson, tambm no ultrapassa a oposio estruturalista entre posio e conscincia ou entre sociedade e cultura. Pelo contrrio, cai bastante claramente no lado cultural desta dicotomia. O argumento de Thompson a favor da racionalidade interna dos movimentos histricos, por muito irracional que um dado movimento possa parecer primeira vista, tem muito a ver com o relativismo cultural antropolgico 19. Esta a posio, originalmente oposta s teorias da evoluo social, segundo a qual as culturas no podem ser hierarquizadas pelo grau de desenvolvimento ou de valor moral, antes tm de ser estudadas nos seus prprios termos. O produto final do relativismo cultural consistiu numa srie de monografias sobre vrias culturas, com uma certa comparao de aspectos especficos, mas sem qualquer ordem global de progresso inevitvel de uma para outra. A argumentao de Thompson contra o estruturalismo assume um pouco este tom e, se fosse levada sua concluso lgica, daria origem a uma srie de monografias sobre vrias classes operrias, diferenciadas por poca e nacionalidade, se no mais ainda por ocupao e regio, com uma certa comparao de aspectos especficos, mas nenhuma ordem global de desenvolvimento de menor para maior conscincia, ou de camponeses para proletrios. Este tipo de crtica cultural pode ser um correctivo til para teorias excessivamente mecnicas de causalidade e, sem dvida, gravita em torno dos interminveis debates sobre classificao (em campons-proletrio ou superior-mdia19 Este tipo de abordagem foi liderado por Franz Boas com a implantao da antropologia nas universidades norte-americanas e o seu legado ainda visvel nos estudos de etnistria, muito em voga recentemente nessas universidades. Embora alguns desses estudos tenham por certo objectivos de comparao, a aspirao geral da etnistria representar cada povo ou grupo tnico como ele se v historicamente.

882

-inferior) suscitados pelas teorias estruturalistas. Todavia, uma definio de classe que parta desta perspectiva de primeiro a cultura faz que o objectivo fulcral de cada estudo seja o de descrever um determinado espcime de cultura ou de classe operria to exaustivamente quanto possvel e que o objectivo global da antropologia ou da histria seja acumular o mximo nmero possvel de casos estudados, sem necessariamente analisar as causas das diferenas culturais observadas ou as foras que actuam no sentido da transformao futura. O prprio Thompson parece reconhecer que esta espcie de empirismo no constitui uma alternativa completamente satisfatria ao estruturalismo. Aps propor a sua prpria perspectiva da classe como um processo simultaneamente social e cultural, e depois de ridicularizar a distino estruturalista apriorstica entre posio de classe e conscincia de classe, acaba por reintroduzir uma distino muito semelhante: A experincia de classe , em larga margem, determinada pelas relaes produtivas em que os homens nasceram ou em que entram involuntariamente. A conscincia de classe o modo como estas experincias so tratadas em termos culturais: incorporadas em tradies, sistemas de valores, ideias e formas institucionais. Se a experincia parece determinada, a conscincia de classe no. Esta distino entre experincia e conscincia de classe no de facto muito diferente da distino estruturalista entre posio e conscincia, excepto talvez em que a experincia est mais intimamente relacionada com a passagem do tempo do que a posio, e em que Thompson comearia os seus estudos de casos pela conscincia de classe, enquanto um estruturalista talvez comeasse pela posio de classe. Mas ento, depois da sua acalorada polmica contra a distino a priori entre classe e conscincia de classe, porque que Thompson reintroduz o mesmo tipo de distino? Parece-me que ele reconhece implicitamente que no se pode eliminar totalmente a dicotomia sociedade-cultura sem inevitavelmente privar a prpria noo de classe duma grande parte do seu interesse histrico e poder explicativo. Este interesse e poder resultam de a classe ser um elo de ligao da transformao econmica transformao poltica na grande escala das transformaes operadas pelo capitalismo ou pela industrializao. Por outro lado, tambm me parece que Thompson tem razo quando afirma que a dicotomia estruturalista entre sociedade e cultura cria discusses estreis, apriorsticas, sobre a classificao de exemplos concretos. Se o relativismo cultural insiste demasiado na especificidade de cada caso, o estruturalismo insiste demasiado na comparao. Nem a descrio exaustiva no primeiro caso, nem a classificao sumria no segundo, resolvem realmente a questo da relao entre transformao social operada e conflito social activo, entre o passado e o futuro. esta, no fundo, a mais importante distino a fazer no estudo das classes. No pode ser uma dicotomia estrutural porque o futuro se transforma continuamente em passado, mas tambm no pode reduzir-se a uma unidade descritiva geral sem deixar de lado a anlise das tendncias futuras em favor da descrio apenas do passado. Deste ponto de vista, esta anlise de relatos orais no tem a sua melhor aplicao na classificao de Famalico como sociedade rural (ou no), ou da cultura dos

883

trabalhadores de Famalico como cultura camponesa (ou no), antes se relaciona melhor com as causas passadas e ainda activas de transformao social em Famalico20.

884

20 Entre os autores que tentaram aplicar a noo especificamente marxista de modos de produo a este tipo de questo em Portugal (a transformao falhada do feudalismo em capitalismo, ou a especificidade histrica do capitalismo em Portugal) contam-se: Manuel Villaverde Cabral, Portugal na Alvorada do Sculo XX, Regra do Jogo, 1979. Fernando Medeiros, A Sociedade e a Economia Portuguesa nas Origens do Salazarismo, Regra do Jogo, 1978. A anlise final da histria social de Famalico, na sequncia das concluses aqui delineadas, ter de se confrontar com esta questo geral. No presente ensaio, porm, a incidncia sobre a histria oral no permitiu tal confronto de forma produtiva, razo por que esta anlise fica incompleta.

You might also like