You are on page 1of 3

Questes OAB - Civil FATOS JURDICOS. 1. (OAB/MS 2005) Assinale a alternativa incorreta.

. nulo o negcio jurdico quando: a) celebrado por pessoa relativamente incapaz. b) for ilcito, impossvel ou indeterminvel seu objeto. c) no revestir a forma prescrita em lei. d) tiver por objetivo fraudar lei imperativa. 2. (OAB/MG 2005) anulvel o negcio jurdico quando: a) for celebrado por pessoa que, por causa transitria, no possa exprimir sua vontade. b) for indeterminvel o objeto. c) ocorrer vcio resultante de dolo. d) for ilcito o motivo determinante, comum a ambas as partes. 3. (OAB/SP- 2007) Segundo a lei, o negcio jurdico, cujos efeitos esto aguardando a ocorrncia do termo inicial, produz: a) direito adquirido. b) anulabilidade. c) expectativa de direito. d) nulidade absoluta. 4. (OAB/SP- 2007) Sobre a converso do negcio jurdico, CORRETO afirmar que se trata de instituto: a) aplicvel apenas aos negcios anulveis. b) que visa converter o negcio nulo em outro vlido, mas que no tem previso no nosso ordenamento. c) aplicvel fraude contra credores. d) que visa converter o negcio nulo em outro vlido e que tem previso no Cdigo Civil.

5. (OAB/SP-2007) Sobre a fraude contra credores, ERRADO afirmar que a) o credor dever provar o consilium fraudis e o eventus damni a fim de anular a venda praticada pelo devedor insolvente. b) se diferencia da fraude de execuo, visto que esta s se configura caso o negcio seja praticado no decorrer de um processo de execuo movido em face do devedor. c) o prazo decadencial para anular o negcio fraudulento de quatro anos. d) o credor quirografrio que receber do devedor insolvente o pagamento da dvida ainda no vencida, ficar obrigado a repor, em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores, aquilo que recebeu. 6. (OAB/SP -2006) Sobre a teoria das nulidades, errado afirmar: a) negcio nulo pode ser objeto de converso, a fim de que o novo negcio ganhe validade e eficcia. b) so nulos os negcios em que a lei probe sua prtica sem cominar sano. c) em regra, de 4 anos o prazo para pleitear-se a nulidade absoluta do negcio jurdico. d) negcio anulvel admite ratificao tcita. 53 7. (OAB/SP 2006) Sob premente necessidade, Fernando adquire vista um bem mvel de Guilherme com preo manifestamente superior ao seu real valor de mercado. Nesse caso, correto afirmar que esse negcio: a) pode ser anulado por conter vcio do consentimento denominado dolo. b) no pode ser anulado apenas por este fato. c) pode ser anulado por conter vcio do consentimento denominado leso. d) pode ser anulado por conter vcio do consentimento denominado erro. 8. (OAB/MG 2007) Seu cliente lhe apresenta, para exame, um contrato de locao de imvel de propriedade de Beto e Vnia, casados sob regime de comunho universal. O contrato traz somente a assinatura do marido, o qual tem apenas 17 anos de idade. De acordo com a legislao civil esse contrato:

a) anulvel. b) inexistente. c) vlido. d) nulo. 9. (OAB/RN 2007) No que se refere ao termo ou condio e aos defeitos do negcio jurdico, julgue os itens abaixo. I - A condio a clusula que subordina o efeito do negcio jurdico, oneroso ou gratuito, a evento futuro e incerto, e tem aceitao voluntria. II - Em face da condio resolutiva, tem-se mera expectativa de direito ou direito eventual pendente. III - O vcio resultante da coao causa a anulabilidade do negcio jurdico, mas passvel de ratificao pelas partes, ressalvado direito de terceiro. IV - Na fraude contra credores, o ato de alienao de bens praticado pelo devedor nulo de pleno direito e dispensa a propositura de ao prpria para anulao do negcio jurdico. Esto certos apenas os itens a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. GABARITO: 1.a / 2.c / 3.a / 4.d / 5.b / 6.c / 7.c / 8.c / 9.b Postado por Nelma Lima s 21:05 Marcadores: Direito Civil, Preparao para OAB, Questes de concursos, Questes de D. Civil

You might also like