You are on page 1of 14

A NATAO PARA BEBS * DESTINATRIOS

Todas as crianas brincam, procuram brincar, desejam brincar, lamentam no brincar, pedem brincadeira. Ferran, Mariet, Porcher (1979)

Esta atividade destina-se a todas as crianas dos 6 meses aos 48 meses, sem qualquer restrio, desde que o mdico Pediatra da criana assegure que o mesmo est apto para entrar numa classe de adaptao ao meio aqutico. Estas classes apresentam uma particularidade que se refere ao acompanhamento permanente dos bebs dentro e fora de gua: (i) na gua a criana acompanhada obrigatoriamente por um dos progenitores, pai ou me e nunca os dois; (ii) fora de gua, o beb poder ser acompanhado por outra pessoa (sendo ou no progenitor) e que dar todo o apoio necessrio, antes, durante e no final da aula.

PARTICULARIDADES
Trata-se de fazer descobrir , pelos pais, as espantosas capacidades dos seus filhos, desde que se lhes d confiana e que evitem manipul-las como objetos passivos. Azemar (1976)

Quando se iniciam as aulas de adaptao ao meio aqutico para bebs, em Outubro, a primeira aula de recepo e fornecimento de informao aos pais, referentes a: Regras de funcionamento; Segurana; Desenvolvimento da atividade; Participao dos pais; Objetivos; Conselhos; Materiais utilizados; Espao e tempo de aula; Condies para a prtica da atividade; Importncia do aspecto ldico na atividade; O uso obrigatrio de fralda para os bebs que no controlam os esfncteres; O uso obrigatrio de touca; Outros.

Artigo Disponvel on line via: http://www.cmcantanhede.pt/piscinas/img/pdf/Natacao_bebes.pdf

Esta primeira aula tambm um momento de conversa e tirar de dvidas que possam existir. Quando um par integra o Projeto j no decorrer do ano, a primeira aula funciona da mesma forma como referido acima. A recepo e acompanhamento do par pela primeira vez, feita pelo Professor que tem como funo apoiar a atividade fora de gua.

REGRAS DE FUNCIONAMENTO
O beb acompanhado na gua, obrigatoriamente, por um dos pais (preferencialmente o mesmo). Nas duas primeiras aulas, ambos os pais devem vir preparados para entrar na gua. O par que ir para a gua, dever entrar no cais da piscina j devidamente equipado (fato de banho, touca, chinelos). obrigatrio que o beb seja acompanhado na gua unicamente por um dos elementos do tringulo familiar. O beb dever esperar sentado nos bancos existentes na piscina com o tringulo familiar. Para que tudo corra sem pressas e sem percalos, os pais devero tentar chegar 10 minutos antes da atividade. Estes 10 minutos podero ser importantes para que o beb melhor se adapte piscina e atividade. permitido aos bebs a utilizao de brinquedos seus durante o decorrer das aulas. Evitar que os bebs corram no cais da piscina, de forma a evitar quedas; O par s entra na gua quando o Professor der incio atividade, ordenando a entrada na gua. O pai/me deve tentar apresentar uma atitude ldica no desenrolar da atividade, estando disponvel para desenvolver a atividade com o seu beb na base do jogo e da brincadeira.

DECLARAO MDICA
Quando se inicia a atividade, o par dever fazer-se acompanhar de uma declarao mdica do Pediatra do seu beb, declarando que no existe qualquer restrio prtica da atividade.

CONSELHOS PARA A ATIVIDADE


Com a pretenso de se iniciar nas aulas de natao para bebs, os pais devem obrigatoriamente dirigir-se ao Pediatra e expor a situao. Nessa exposio deve recolher o maior nmero de dados sobre os benefcios e perigos da atividade; preocupaes a ter durante esta e saber a necessidade de um acompanhamento do Pediatra em relao sade do beb Assim, na prtica de natao para bebs, os pais, que tm um papel preponderante, devem ter em conta trs momentos importantes para todo o desenrolar da atividade:

Antes da Aula
Comear o mais cedo possvel, na banheira, habituando o beb a estar com bastante gua e baixando a temperatura desta para 30 C. Comear a fazer com que o beb receba facilmente gua na cabea e cara. Molhar progressivamente o beb antes de entrar na gua. Brincar com o beb na gua. A brincadeira vem pelo jogo e deste modo a criana supera o desconforto e receio provocados pelo novo espao.

Durante a Aula
O par deve estar descontrado, sorridente, radiante e feliz na atividade de forma a transmitir segurana afetiva ao beb. Ao entrar na gua aconchegar o seu filho contra o seu corpo. Procurar desenvolver momentos de atividade e repouso de modo a que o beb tenha sempre uma participao ativa. fundamental que o par interprete o espao de aula como mais um espao de brincadeira e lazer, tomando deste modo uma atitude adequada ao momento. Sempre que a criana no adira diretamente s solicitaes pedidas, o par deve modificar as suas estratgias de interveno, recorrendo ao jogo. Sempre que ocorram situaes de imprevisto, o par deve procurar superar o momento atravs de um reforo pela positiva. O par deve ser optimista e paciente, principalmente, nos perodos de regresso, normais em cada processo de aprendizagem.

Depois da Aula
Aps a aula fundamental que o beb passe pelo chuveiro e retire do corpo o cloro existente na pele e cabelo. Aps o banho deve ser hidratado com produtos adequados a estabelecer o equilbrio normal da pele do beb. Deve ter ainda a preocupao de limpar cuidadosamente todas as dobras e pregas da criana. Deve agasalhar bem o beb antes de sair da piscina, no abandonando de imediato as instalaes. No deixar o beb sem piscina durante muito tempo. Eles no esquecem, mas como os adultos, necessitam de um tempo de readaptao depois de uma longa interrupo. importante lembrar que as atividades do meio aqutico no constituem um fim, mas um meio particularmente rico no desenvolvimento da criana.

FICHA DE AVALIAO
Todos os bebs tm uma ficha de avaliao tcnica, onde sero registados todos os dados referentes ao seu desenvolvimento no Projeto de Adaptao ao Meios Aqutico. A avaliao peridica ao longo de todo o ano, procedendo-se ao respectivo registro. Quando o aluno atinge o objetivo proposto, o Professor dar indicao ao par para que inicie um novo objetivo, dentro das diferentes etapas de desenvolvimento pr-estabelecidas pela equipa tcnica. Deste modo, procura-se que a adaptao da criana ao meio aqutico ocorra de uma forma contnua, simples e consolidada.

OBJETIVOS
O objetivo central da educao pelo movimento contribuir no desenvolvimento psicomotor da criana, de quem depende, ao mesmo tempo, a evoluo da sua personalidade e o sucesso escolar. Le Boulch (1988)

A definio dos objetivos subjacentes ao projeto de adaptao ao meio aqutico, para crianas com idade compreendida entre os 6 e os 48 meses, tem em conta um conjunto de fatores do desenvolvimento da criana, integrados no domnio psicomotor e scio - afetivo e na sua relao com o meio aqutico. Por outro lado, houve a preocupao em definir os objetivos respeitando com conjunto de elementos, tais como: idade da criana, caractersticas nicas da atividade e participao ativa dos pais.

Deste modo, temos os seguintes objetivos para a atividade de adaptao ao meio aqutico para bebs: Criao de um espao ldico e de lazer. Estimulao precoce do desenvolvimento psicomotor da criana. Estimulao das capacidades psicomotoras da criana no meio aqutico. Adaptao ao meio aqutico. Reforo do tringulo familiar. Participao ativa dos pais, no desenvolvimento da atividade com a criana, no meio aqutico. Desenvolvimento do domnio scio-afectivo da criana, com o tringulo familiar e outros (outros bebs, outros pares, Professores). Desenvolvimento do esprito ldico na criana. Estes trs ltimos objetivos so especficos das turmas de bebs dos 25 aos 48 meses: Etapa de transio para as turmas estandardizadas dos 4 aos 6 anos. Introduo de tarefas em grupo, organizadas e orientadas pelo Professor. Desenvolvimento da autonomia no meio aqutico.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
Deixe-o gozar o chapinhar e habituar-se gua na cara enquanto o move suavemente para cima e para baixo . Pat Petrie (1993)

No projeto de Natao para Bebs, o beb o centro da nossa atividade e, como tal, as nossas preocupaes devem comear nele, dirigir-se para o beb e terminar no mesmo. No nosso entender existem quatro aspectos que interagem constante e simultaneamente na nossa atividade. So eles os: Recursos Espaciais ou espao da aula. Recursos Materiais Ldico/Tcnicos utilizados nas aulas. Recursos Humanos que dizem respeito equipa e composio das turmas. Desenvolvimento da atividade propriamente dita.

RECURSOS ESPACIAIS
Ao considerarmos os recursos espaciais da atividade significa tratar das condies fsicas da mesma. As nossas aulas decorrem nas Piscinas Municipais de Cantanhede, que apresenta as seguintes caractersticas:

Dimenses do tanque 12,5x6m (profundidade crescente). Existem 1 Balnerio Misto s para os bebs. A gua da piscina apresenta uma temperatura mdia de 31 graus, sendo submetida a um tratamento qumico e de limpeza (aspirao) adequado s caractersticas destas turmas. A temperatura do ambiente dever estar em conformidade com a temperatura da gua, isto , mais ou menos dois graus acima. A piscina dispe de uma luz natural bastante intensa.

RECURSOS MATERIAIS LDICO/TCNICOS


O material utilizado nas aulas tem caractersticas ldicas/tcnicas e a sua adoo respeita, em cada aula, os objetivos das etapas de adaptao em que estamos a trabalhar. Utilizamos brinquedos (bolas de diferentes dimenses, bonecos de plstico e de borracha, barcos, argolas e outros), escorregas, tapetes de espuma com diferentes dimenses e texturas, braadeiras, barras com flutuadores, palitos, estruturas ldicas (comboio, carrossel, barcos, casas e outros), plataformas submersas. O material utilizado bastante diversificado, sendo caracterizado como material ldico (brinquedos), ldico/tcnico e tcnico consoante as suas caractersticas e modo de utilizao. Os recursos materiais (ldico/tcnico) devem obedecer s seguintes condies: Quantidade; Qualidade; Diversidade; Versatilidade; Adequao ao grupo etrio; Adequao aos objetivos do projeto.

RECURSOS HUMANOS
A atividade aqutica com bebs uma atividade muito especfica da natao, exigindo do tcnico um conjunto de caractersticas muito prprias, de forma a melhor se adequar a esta atividade. Por outro lado, exige um conjunto de conhecimentos relativamente aprofundados nas reas da psicomotricidade, do desenvolvimento biolgico e da natao. Este conjunto de conhecimentos interiorizados pelo tcnico, dar-lheo a capacidade para programar, realizar e avaliar a sua atividade. Nessa capacidade de programao deve ter em conta a necessidade de fazer uma leitura das condies que possui para, a partir da, criar uma metodologia prpria de interveno subjacente sua filosofia de trabalho com esta faixa etria de crianas.

CARACTERIZAO DAS TURMAS


O nosso projeto constitudo por dois grupos distintos por idade. Um grupo dos 6 aos 24 meses, dividido em duas turmas e um segundo grupo dos 25 aos 48 meses. Cada turma constituda por um nmero mximo de 14 bebs.

DURAO DA AULA
Cada aula decorre em perodos de 45 minutos, uma vez e duas vezes por semana (Quarta tarde e Sbado de manh), funcionando sempre no mesmo tanque. Nas aulas esto sempre presentes 1 professor na gua para efetuarem o acompanhamento dos diferentes pares na atividade. Pontualmente, e em situaes especificas, um dos professores tem a funo de apoiar os pais na atividade, fazer recolha de imagens e proceder a observaes do grupo, bem como a gesto do material e tempo de aula.

PARTICIPAO DOS PAIS Atividade dos Pais


Os pais so parte integrante e activa no processo de adaptao ao meio aqutico. A sua participao acompanhada pela equipa tcnica da seguinte forma: Preparao para o Projecto Realiza-se uma reunio inicial com os professores, onde so dados a conhecer os objetivos, a metodologia de trabalho e a sua interveno na aula. Os pais tomam conhecimento do regulamento da atividade e respondem a um inqurito de expectativas. Aco e acompanhamento Na primeira aula, os pais so acompanhados de forma especial, dado que esta tem como objetivos a apresentao e ambientao ao novo espao, ao novo grupo, atravs do contacto com os professores e outros alunos, bem como a entrada pela primeira vez na gua. Este acompanhamento continuar nas aulas seguintes at que o par conhea a metodologia de trabalho e esteja alertado para todas as questes de segurana dentro e fora de gua. O acompanhamento feito dentro de gua feito por um dos pares. importante, contudo, que as primeiras aulas - visto serem as mais difceis dado o desconhecimento do espao, do restante grupo e at do prprio desconforto

fsico decorrente da entrada na gua - o beb seja acompanhado pelo par em relao ao qual, se sinta afectivamente mais seguro. De referir que condio de ingresso nas aulas de natao para o mesmo ser acompanhado nica e exclusivamente pelos pais.

SITUAES ESPECFICAS
Com o desenrolar da atividade ao longo do tempo, o acompanhamento do par, efetuado pelos tcnicos, acontece com maior proximidade e freqncia em momentos mais crticos da evoluo no processo de adaptao. Entre eles, podemos referir a primeira imerso, o uso de braadeiras pelas primeiras vezes, a facilitao da autonomia motora, entre outras. Tal acontece tambm em fases crticas do desenvolvimento biolgico da criana, tais como a idade dos dois anos, idade dos medos e outras.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
Os objetivos do nosso projeto encontram-se divididos em duas reas de interveno: Psicomotora - Locomoo. - Equilbrio/postura. - Manipulao. - Respirao. Scio Afectiva - Reforo do par na gua. - Promoo das relaes do tringulo familiar. - Integrao social no grupo. - Desenvolvimento da confiana no meio. Para todas as crianas realizado um processo de avaliao, atravs de grelhas de observao onde se encontram definidos os objetivos por etapas de adaptao.

ESTRUTURA DA ATIVIDADE
Nestas idades a preocupao fundamental de que as crianas devero sempre sentir prazer e alegria durante as aulas. Antnio Raposo (1981)

DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ADAPTAO AO MEIO AQUTICO


GRUPO DOS 6 AOS 24 MESES ETAPA - 1 DOMINIO PSICOMOTOR Desenvolvimento da actividade sem braadeiras e com forte apoio do Pai. Estimulao provocada com apoio. Promoo da actividade em zona sem p. Manipulao de objectos fora e dentro de gua. Receber salpicos de gua na cara. Estimulao de deslizes e saltitares no meio aqutico. Estimulao do equilbrio no meio aqutico.

DOMINIO SCIO-AFECTIVO Conhecimento do espao Piscina; Reforo do tringulo familiar; Reforo do par na gua; Confiana no meio.

ETAPA - 2 DOMINIO PSICOMOTOR Desenvolvimento de atividades com braadeiras. Desenvolvimento de atividades com chourios. Reduzir progressivamente o apoio do Pai na gua. Reduzir progressivamente a estimulao provocada autoiniciativa da criana. Estimulao de deslizes e saltitares no meio aqutico. Estimulao do equilbrio no meio aqutico. Iniciao imerso. Iniciao ao salto da parede sem e com imerso. Estimulao do pedalar na gua. Estimulao da manipulao de objectos dentro e fora de gua. Estimulao dos membros superiores como equilibradores.

DOMINIO SCIO-AFECTIVO Reforo do tringulo familiar. Reforo da confiana no meio piscina. Reforo da confiana no meio aqutico. Aumento da confiana no Professor.

ETAPA - 3 DOMINIO PSICOMOTOR


... Promoo de actividades com braadeiras em autonomia: estimulao da autonomia completa no meio aqutico.

Promoo de tarefas com chourios. Estimulao de diferentes tipos de imerso: - vertical; - horizontal; - utilizao do escorrega para efectuar imerso. . Promoo de diferentes situaes de salto: - salto da parede para a gua; - salto dos tapetes para a gua. Estimulao dos membros inferiores para equilbrio e propulso. Estimulao dos membros superiores para equilbrio e manipulao.

DOMINIO SCIO-AFECTIVO ETAPA - 4 DOMINIO PSICOMOTOR Promoo de actividades sem braadeiras e com apoio. Desenvolvimento da actividade em zonas com e sem p. Maior recurso aos processos de imitao. Utilizao de diversos meios auxiliares de flutuao. Estimulao dos membros superiores e inferiores como equilibradores e propulsores. Promoo da auto-imerso em diferentes situaes: vertical e horizontal com deslize. Salto da parede a diferentes altitudes. Salto de diferentes estruturas flutuantes. Estimulao da relao com os outros (professores, outros pares, outras crianas). Organizao e dinamizao de actividades em grupo. Reforo do tringulo familiar.

DOMINIO SCIO-AFECTIVO Conhecimento de outros. Reforo da relao com outros. Actividades organizadas e dinamizadas em grupo. Iniciao aos jogos com regras.

GRUPO DOS 25 AOS 48 MESES ETAPA 1 Adaptao da criana ao meio e actividade DOMINIO PSICOMOTOR Trabalho em zona sem p. Trabalho sem braadeiras. Trabalho com forte apoio do Pai. Promoo da imerso. Estimulao provocada no meio aqutico. Conhecimento do espao Piscina. Iniciao ao salto da parede.

DOMINIO SCIO-AFECTIVO ETAPA 2 Fase de transio - predomnio da actividade ldica indirectamente orientada para a actividade ldica directamente orientada DOMINIO PSICOMOTOR Trabalho de coordenao na parede. Trabalho com e sem braadeiras. Trabalho com estruturas ldicas flutuantes. Promoo da auto-imerso. Promoo da autonomia psicomotora com meios auxiliares de flutuao. Promoo de atividades em grupo. Trabalho em zonas com p e sem p. Reforo do tringulo familiar. Reforo do par na gua. Confiana no meio aqutico.

DOMINIO SCIO-AFECTIVO ETAPA 3 Actividade ldica predominantemente orientada (ldico-tcnica) DOMINIO PSICOMOTOR Trabalho de coordenao na parede. Trabalho com braadeiras. Promoo da autonomia afectiva no meio aqutico. Reforo da relao do par na gua. Aumento da confiana no meio aqutico. Reforo do tringulo familiar.

Trabalho com estruturas ldicas flutuantes - de apoio. Promoo de actividades em zonas com e sem p. Promoo de actividades com pendor tcnico ldico. Promoo da auto-imerso.

DOMINIO SCIO-AFECTIVO ETAPA 4 Iniciao da estimulao psicomotora de autonomia total no meio aqutico (Flutuao - Propulso) DOMINIO PSICOMOTOR Trabalho de coordenao na parede. Estimulao de diferentes tipos de propulso com e sem meios auxiliares. Estimulao de diferentes de flutuao com e sem meios auxiliares. Auto - imerso com objectivo para... Promoo da actividade em zonas com e sem p. Promoo de actividades em grupo. Promoo de tarefas directamente orientadas e organizadas. Promoo da autonomia scio-afectiva (par) no meio. Aumento da confiana no professor. Estimulao e reforo da confiana com outros (faz amizades, tem preferncias, entra nas brincadeiras de outros, etc.).

DOMINIO SCIO-AFECTIVO ETAPA 5 Estimulao da autonomia total psicomotora e scio-afectiva no meio aqutico DOMINIO PSICOMOTOR Esboo de alguns gestos das tcnicas de Crol e Bruos. Estimulao da autonomia Psicomotora no meio aqutico. Estimulao de diferentes tipos de propulso. Estimulao de difrentes tipos de nado animal. Estimulao do salto da parede com um objectivo para... Promoo de tarefas em grupo. Promoo de tarefas directamente organizadas e orientadas. Promoo da autonomia do par no meio aqutico. Estimulao da autonomia do tringulo familiar na Piscina.

Estimulao da imerso com um objectivo para... (progresso no meio, apanhar algo). Promoo de actividades em zonas com e sem p.

DOMINIO SCIO-AFECTIVO Estimulao da autonomia total do par no meio aqutico. Promoo de tarefas em grupo e directamente orientadas. Utilizao do Pai como mais um elemento da actividade ldica. Promoo da autonomia scio-afectiva total.

BIBLIOGRAFIA
Ahr, B. (1996). Nadar com bebs y ninos pequeos, ejercicios ldicos para favorecer el movimiento precoz en el agua. Barcelona, Editorial Paidotribo. Bandet, J.; Sarazanas, D. (1972). A criana e os brinquedos. Lisboa. Editorial Estampa. Bresges, L. (1980). Natao para seu nenn. Rio de Janeiro, Ao livro tcnico S/A. Camus, L. J. (1993). Las prticas acuticas del beb. Barcelona, Editorial Paidotribo. Damasceno, L. G. (1994). Natao para bebs, dos conceitos fundamentais natao para bebs , prtica sistematizada. Rio de Janeiro. Srint. Fonseca, V. (1995). Temas de psicomotricidade. O papel da motricidade na aquisio da linguagem. Cruz Quebrada Lisboa. Edies F.M.H. U.T.L. Lagrange, G. (1974). Manual de psicomotricidade. Lisboa. Editorial Estampa. Petria, P. (1992). Brincar com o beb. Lisboa. Publicaes Dom Quixote. Santos, P. R. (1998). Natao para bebs, que projecto?. Porto. Actas do XXI Congresso Tcnico Cientfico da A. P.T.N. Santos, P. R. (1997). Natao para bebs no S. C. Braga mtodo de trabalho. Setbal. Actas do XX Congresso da A.P.T.N. Santos, P. R. (1997). Natao para bebs. Caracterizao da actividade. Breve abordagem sobre o perfil do tcnico da natao para bebs. Mtodo de trabalho no S.C.B. Joane. Actas das II Jornadas Tcnico cientficas do Grupo Promoo Desporto e sade. Sarmento, P.; Montenegro, M. (1992). Adaptao ao meio aqutico um projecto educativo. Lisboa. Edies A.P.T.N.

ndice DESTINATRIOS .............................................................................................. 1 PARTICULARIDADES ....................................................................................... 1 REGRAS DE FUNCIONAMENTO...................................................................... 2 DECLARAO MDICA.................................................................................... 2 CONSELHOS PARA A ATIVIDADE................................................................... 3 Antes da Aula ................................................................................................. 3 Durante a Aula................................................................................................ 3 Depois da Aula ............................................................................................... 4 FICHA DE AVALIAO ..................................................................................... 4 OBJETIVOS ....................................................................................................... 4 DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE.............................................................. 5 RECURSOS ESPACIAIS ................................................................................... 5 RECURSOS MATERIAIS LDICO/TCNICOS................................................. 6 RECURSOS HUMANOS.................................................................................... 6 CARACTERIZAO DAS TURMAS.................................................................. 7 DURAO DA AULA ......................................................................................... 7 PARTICIPAO DOS PAIS............................................................................... 7 Atividade dos Pais .......................................................................................... 7 SITUAES ESPECFICAS .............................................................................. 8 DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE.............................................................. 8 ESTRUTURA DA ATIVIDADE............................................................................ 8 DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ADAPTAO AO MEIO AQUTICO......................................................................................................... 9 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................ 13

You might also like