You are on page 1of 8

I N F O R M AT I VO

C R E C HE F R E D E R IC O O Z AN AM
JANEIRO DE 2O13.

NESTA EDIO:
ATIVIDADES E EVENTOS

Mais um ano a ser desafiado e encarado com novas perspectivas, novas metas, novos obstculos e novas conquistas; na certeza de que o trabalho que est sendo feito do agrado do nosso Deus, seguiremos confiantes em sua proteo, pois a sabedoria vem Dele e a Ele nos recorreremos sempre, pois as vitrias so garantidas. O informativo deste ms faz um relato de algumas atividades que ocorreram em nossa Creche e sobre as aplicaes dos recursos recebidos dos nossos doadores, alm da apresentao das perspectivas para o ano de 2013.

1 6

PARCERIAS

AGRADECIMENTOS

Planejar preciso!
Pensando nisto, a Coordenao Pedaggica da Creche precisou de um longo perodo

MELHORIAS

para preparar a chegada das 171 crianas matriculadas para o ano letivo de 2013. Mais precisamente foram trs semanas de preparao. Primeiramente, as dedicadssimas Diretora Pedaggica Martha Ramos e Coordenadora Pedaggica Andrea Costa, prepararam a chegada dos Professores e Monitores que iriam trabalhar na educao das crianas, como os cinco novos Professores e seis Monitores; nas duas semanas seguintes, j com o corpo decente formado, foram para preparar a chegada das crianas, que retornariam no dia 14 de fevereiro. Esse perodo de preparao chamado de Semana Pedaggica, um momento em que os educadores recebem os conhecimentos das novas Orientaes Pedaggicas e do Regimento Interno da instituio, foram dias dedicados formao, reciclagem e troca de experincias entres educadores e gestores, que se reuniram para planejar as atividades pedaggicas para o ano letivo que se inicia.

EXPEDIENTE

Estamos no Facebook!

Foi necessrio ampliar o espao fsico da creche para atender o acrscimo de uma nova turma de 02 anos e de 10 crianas para 15, no Berrio.

crecheozanam
CONTATOS:

Tel: (61) 3371-1868 Fax: (61) 3371-1868 Email:


crechefredericooanam@hotmail.com

www.crechefredericoozanam.org,br QNM 31 Mdulo C rea Especial Ceilndia SulDF


(Av. do Hospital Regional de Ceilndia

AJUDE-NOS!
Banco do Brasil Ag.: 2911-4 C/C: 19935-4 Banco de Braslia Ag.: 026 C/C: 031108-1

INFORMATIVO CRECHE FREDERICO

Pgina 2

ATIVIDADES / EVENTOS
VISITA DO PRESIDENTE GERAL INTERNACIONAL DA SSVP

O presidente do Conselho Geral Internacional da SSVP, Cfd. Michael Thio visitou a Creche Frederico Ozanam, por ocasio de sua passagem por Braslia. Ele estava acompanhado do Cfd. Renato Lima, VicePresidente Internacional, da Csc. Emlia Figueir e vrios membros da diretoria do Conselho Metropolitano de Braslia e foi recebido pelo Confrade Jos Gonalves de Oliveira, presidente da Creche, que o conduziu para o ptio onde os alunos, funcionrios e um grande nmero de vicentinos de Ceilndia e Taguatinga o esperavam ansiosos por sua chegada. Uma enorme faixa escrita em ingls e portugus dava as boas vindas ao Cfd. que fez questo de l-la, enquanto uma turma de crianas de 5 anos cantavam o hino "Welcome". Aps as homenagens, o Cfd. Gonalves o conduziu para conhecer as dependncias da Creche, emocionando-se com a qualidade do espao fsico e do atendimento. No percurso, choveram abraos, sorrisos e muita simpatia de nossas crianas. A visita se encerrou aps a inaugurao da to esperada Brinquedoteca e Videoteca Show de Brincar.

ASSEMBLIA EM HONRA AO BEATO ANTNIO FREDERICO OZANAM


A Festa Regulamentar em honra ao Beato Frederico Ozanam, realizada no dia 21 de abril, foi um sucesso, que contou com a presena de mais de 300 vicentinos de Ceilndia. Apresentada pelo Cfd. Jos Gonalves iniciou os trabalhos convidando os membros do Conselho Central Imaculada Conceio de Ceilndia para compor a mesa, depois passou a palavra para o Cfd. Manoel Bezerra, que deu as boas vindas aos presentes e fez a abertura com as oraes regulamentares. O Cfd. Gleidson, Coordenador da Comisso de Jovens do Conselho Central de Taguatinga, nos prendou com uma belssima palestra sobre a espiritualidade de do Beato Frederico Ozanam e a celebrao da Santa Missa foi presidida pelo Frei Rubens, da Parquia Nossa Senhora do Perptuo Socorro de Ceilndia. Ao meio dia foi servida uma deliciosa galinhada promovida pela Creche.

INFORMATIVO CRECHE FREDERICO

Pgina 3

III FESTA DA FAMLIA

REUNIO TRIMESTRAL
DO CMB
O Conselho Metropolitano de Braslia realizou sua Reunio Ordinria Trimestral nas dependncias da Creche Frederico Ozanam. A Csc. Emlia Fernandes Figueir Jernimo, Presidente do CMB, iniciou as atividades na belssima Capela Imaculada Conceio e depois dividiu as oficinas. A Creche Frederico Ozanam ofereceu um delicioso almoo, preparado pelos vicentinos do CP Santo Antnio e presenteou todos os participantes com uma lembrana.

Criada com objetivo de resgatar os valores da famlia, como o respeito, a justia e a solidariedade, a III FESTA DA FAMLIA, foi realizada com belssimas apresentaes das crianas, todas caracterizadas, pois elas danaram e cantaram hits dos anos 60 e 70. Participaram deste evento pais, familiares, funcionrios, amigos e colaboradores.

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR


A Semana Mundial do Brincar quer resgatar a cultura das brincadeiras de rua, como o pular corda, a amarelinha, cabra cega e tambm vivncias ldicas e brincadeiras livres. A Creche Frederico Ozanam, organizou o evento em suas dependncias com todas as crianas assistidas. O Projeto um movimento mundial que busca facilitar a reflexo e a ao das pessoas que atuam em atividades com a infncia. Cada instituio programa sua atividade que inclui desde cantigas de roda, contao de histrias infantis, teatro, brincadeiras de rua, msica e dana.

FESTA JULINA

A Festa Julina da Creche foi um sucesso. Com o tema Centenrio do Rei do Baio, a festana ocorreu repleta de muita animao com as apresentaes das danas de quadrilha de cada uma das turmas e comidas tpicas foram servidas, preparadas pela Diretoria da Creche e Conselhos Particulares. Tivemos o prazer de homenagear o ilustre cantor e compositor Luiz Gonzaga.

INFORMATIVO CRECHE FREDERICO

Pgina 4

SEMANA DISTRITAL DA EDUCAO INFANTIL

FORMAO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAO INFANTIL

Atendendo a Lei 12602/12, que instituiu a Semana Nacional de Educao Infantil, a ser celebrada anualmente na semana de 25 de agosto, data que passa a ser comemorada como o Dia Nacional da Educao Infantil, em homenagem Dra. Zilda Arns, preparamos para nossas crianas uma semana com atividades diversificadas e muito divertidas! O fim da Semana festiva ficou por conta da Coordenao de Educao Infantil de Ceilndia, que preparou uma manh de muito divertida com direito a pintura de rosto, origami, desenho, brinquedos reciclveis, contao de histrias, teatro de bonecos, oficinas de movimentos, realizadas nas tendas espalhadas pelo estacionamento do Parque da Cidade, em Braslia. Cerca de sete mil pessoas, entre crianas, professores, pais, mes e autoridades presentes aplaudiram a iniciativa.

No ano de 2012 tivermos vrios momentos de formao para nossos professores e Monitores. Alm da formao, os participantes tiveram momentos de reciclagens e troca de experincias entre as creches conveniadas e escolas pblicas do Distrito Federal. Trs destes eventos foram realizados nas dependncias da nossa Creche, contando com a participao de mais de 600 pessoas. As formaes foram organizadas e patrocinadas pela Coordenao Regional de Ensino de Ceilndia.

FORMATURA
A Formatura da turma Jardim II foi um momento de alegria e tristeza ao mesmo tempo. De muita alegria para todos da direo e corpo docente por que celebramos o encerramento da Educao Infantil desses formandos e foi dado boas vindas ao ciclo que se inicia: o Ensino Fundamental; de tristeza, por que a maioria deles estavam na Creche desde um ano de idade e agora nos deixaram. Na certeza de que muito oferecemos na primeira educao desses alunos, desejamos a cada um deles, um futuro brilhante!

PROJETO PRIMAVERA
Para celebrar a Primavera, a Direo Pedaggica da Creche, realizou o Projeto Primavera. Neste evento, cada uma das turmas encantou os funcionrios, pais e alunos com belssimas apresentaes.

INFORMATIVO CRECHE FREDERICO

Pgina 5

FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO

CONFRATERNIZAO DE FIM DE ANO

Dia em que ocorreram as atividades de encerramento das atividades da Instituio, marcado pelas belssimas apresentaes de todas as Turmas, compostas por 152 crianas, de 1 a 5 anos. O espao ficou pequeno com a presena macia dos pais, familiares e doadores. Ao final, foram distribudas cestas de alimentos e brinque-

VISITA DA PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DA SSVP


No dia 03 de dezembro, fomos honrados com a visita da Presidente do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade So Vicente de Paulo, a Csc. Ada Ferreira, que estava acompanhada da Csc Emlia Figueir, presidente do CMB, do seu esposo cfd. Jos Alves e do cfd. Robson Gama, Coordenador do DENOR Nacional. A acolhida ficou por conta de nossas crianas que no economizam simpatia, beijos e abraos aos visitantes. Aps um tour pelas dependncias da Creche, foi servido o almoo e realizado um bate-papo com o nosso presidente, cfd. Jos Gonalves de Oliveira.

A festa iniciou-se com a fala do Confrade Jos Gonalves Presidente da Creche, agradecendo e desejando felicitaes a todos nas festas natalinas e em 2013. Como o ano de 2012 foi muitas bnos, o cfd. Gonalves, juntamente com o Cfd. Manoel Bezerra Presidente do Conselho Central Imaculada Conceio, oficializaram a doao de um veculo e um cheque no valor de cinco mil reais, para a Creche So Vicente de Paulo, localizada no Cruzeiro-DF, que estava representada pela ento Presidente Csc. Antnia Pereira, e o Presidente recm eleito, Cfd. Walber Rocha, a Diretora Pedaggica, Maria Divina Lopes e a Secretria Escolar, Maria Izabel Rodrigues. O evento contou ainda com a presena dos ex-presidentes da Creche Raimundo Nonato de Sousa Sales e Rita de Cssia Menezes.

INFORMATIVO CRECHE FREDERICO

Pgina 6

PARCERIAS / AGRADECIMENTO
Durante todo o ano, o Projeto Mesa Brasil / SESC DF, manteve parceria firme com nossa Creche, doando alimentos em geral, frutos, legumes, iogurte e ainda oferecendo formao e conhecimentos aos nossos profissionais da cozinha

A solidariedade das lderes da Pastoral da Criana que atuam em toda a comunidade com dedicao e amor ao prximo, zelando por uma qualidade de vida melhor, tem ajudado muito no acompanhamento das nossas crianas. Os nossos sinceros agradecimentos pela disponibilidade e amor abnegado. Recebemos da Delegacia da Receita Federal, doaes de bens mveis, dentre eles materiais de escritrio diversos. Agradecemos a este rgo pela valorosa doao. Nosso muito obrigado a Equipe do Banco do Brasil (Diretoria de Micro e Pequenas Empresas), que realizaram uma manh recreativa com pintura de rosto, brincadeiras, pula-pula e deliciosos sanduches. Recebemos da Diretoria de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal e Animal/ DIPOVA, a doao de carnes bovina. O nosso muito obrigado pela colaborao!

Agradecemos ao Senhor Francisco Clnio e sua equipe do Furnas, que proporcionaram uma manh muito divertida para nossas crianas, com pula pula, lanches, brincadeiras e doao de brinquedos.

Todos os anos, recebemos da equipe dos Correios diversas doaes de brinquedos, arrecadados atravs da campanha Papai Noel dos Correios que vem realizando um belssimo trabalho em prol dos mais necessitados.

Do Tribunal Regional do Trabalho da 10 Regio recebemos um cheque no valor de trs mil e setenta e dois e vinte centavos, recolhidos de uma porcentagem de lucro do Bazar Natalino realizado nas dependncias daquele rgo. A doao foi entregue pessoalmente ao nosso presidente Cfd. Jos Gonalves de Oliveira pela Desembargadora Elaine Vasconcelos. Do Desembargador Ricardo Machado, recebemos um micro computador. Os agradecimentos do fundo do corao.

Dezenas de outras pessoas fsicas e jurdicas presentearam a Creche com suas valiosas doaes, fixas ou avulsas e so com elas que desenvolvemos as melhorias dos espaos fsicos para melhor atender esses anjinhos. Que o nosso bondoso Deus esteja presente em cada uma das necessidades de vocs durante todo ano de 2013 e nos anos vindouros. Confrade Jos GonalvesPresidente da Creche Frederico Ozanam

INFORMATIVO CRECHE FREDERICO

Pgina 7

MELHORIAS

NA ESTRUTURA FSICA

Com as doaes fixas e avulsas dos nossos benfeitores, foi possvel proceder reforma e a ampliao do ptio para 300m, foram instaladas grades ao redor de todo o parque, que tambm foram pintadas com cinco cores, o corredor de acesso Quadra Esportiva recebeu cobertura, as paredes foram pintadas e, para a alegria da crianada, o parquinho, que h tempo estava desativado, foi repintado e instalado na rea ampliada do ptio e novos brinquedos foram adquiridos.

Em dezembro, a Creche Frederico Ozanam deu o ponta p inicial em um projeto ousado e arrojado, que vai marcar sua histria para o resto de sua existncia, que so as obras para a construo de salas que atendero cursos profissionalizantes e oficinas para aqueles e aquelas que um dia foram crianas atendidas em nossa creche e hoje so jovens e adolescentes precisando de uma profisso ou reciclagem, para acesso ao mercado de trabalho. Os cursos atendero tambm os pais e outras pessoas de baixa renda da comunidade. A implantao do Projeto Semear, que inicialmente contar com os cursos de duas lnguas estrangeiras, informtica bsica e de Manuteno e Configurao de computadores, Corte e Costura, entre outros. Ampliar tambm o atendimento da Escolinha de Futsal, na quadra de esportes, que hoje atende, s no perodo da noite, 110 jogadores entre 7 e 17 anos e passar a atender nos perodos Matutino e Vespertino, ou seja, contra turno dos estudantes da rede pblica. A busca continuamente de melhorias e avanos no atendimento aos mais necessitados da comunidade so os nossos objetivos.

Dezembro/2012Incio das obras

Janeiro / 2013

Janeiro / 2013

rea Interna

WWW.CRECHEFREDERICOOZANAM.ORG.BR
A Creche Frederico Ozanam, da Sociedade So Vicente de Paulo, foi constituda em 12 de outubro de 1980, uma instituio de educao infantil, beneficente, de assistncia social sem fins lucrativos. Tem por finalidade a prtica da caridade crist no campo da assistncia social, da promoo humana e da proteo integral atravs do cuidar e educar nos aspectos fsico , psicolgico, tico, cultural, cognitivo, afetivo e social, complementando a ao da famlia e da comunidade. Atualmente a Creche atende a 152 crianas de 01 a 05 anos, oriundas da comunidade local, oferecendo a cada uma delas 05 refeies dirias, uniforme escolar, material pedaggico, lazer, educao, cultura, higiene, conforto, alegria e muito amor em parceria com milhares de pessoas de bom corao que fazem suas doaes mensalmente e com a Secretaria de Educao do Distrito Federal. Alm das 152 crianas atendidas, disponibilizamos, para jovens e adolescentes da comunidade, nossa Quadra Poliesportiva para realizao do Projeto Contato, que tem por objetivo diminuir a vulnerabilidade social, retirando jovens e adolescentes das ruas e incentivando a prtica de esportes. O grupo atende atualmente mais de 100 jovens e participam de todos os torneios do Distrito Federal.

EXPEDIENTE
JOS GONALVES Presidente ELISNGELA SOUZA OLIVEIRA Diretora de Promoo

SEBASTIO FERREIRA COSTA JOO PAULO CRISTALINO Diretor de Promoo Vice-Presidente MARIA DE FTIMA COSTA Secretria LEODEMBERGUES SOUZA NAVA EXTO/IMAGEM: - FRANCIELMA SOUSA fransouzza@r7.com - GOOGLE IMAGENS REVISO: - Jos Gonalves de Oliveira EDIO: - FRANCIELMA SOUSA fransouzza@r7.com

Ainda que a firmeza seja necessria para atingir o fim a que nos propomos em nossas boas obras contudo, necessrio empregar muita ternura nos meios

Tesoureiro PAULO GONALVES MOTA Tesoureiro SNIA MARIA SOUZA COSTA Diretora de Patrimnio FRANCISCO GOMES Diretor de Patrimnio

(So Vicente de Paulo)

You might also like