You are on page 1of 3

PLANO DE ENSINO

Unidade de Ensino PORTUGUS INSTRUMENTAL Docente: MARCELA APARECIDA TOLEDO MILAGRES DUARTE Durao em semanas: 18 Curso: ADMINISTRAO Perodo 1 EMENTA Carga horria semanal em horas: 4 Semestre/Ano 1 /2013

Cdigo: ADM-104

Carga horria semestral em horas: 72 Natureza da Unidade de Ensino OBRIGATRIA

Introduo comunicao. O texto e suas propriedades. Unidade de composio do texto: o pargrafo. Tipologia textual: descrio, narrao, dissertao. Coeso e coerncia textuais. Leitura, anlise e produo textual. OBJETIVOS GERAL: Desenvolver na leitura e na escrita a capacidade crtica em diversos contextos, estimulando as habilidades de observao, pesquisa e concluso.

ESPECFICOS: Conduzir ao domnio das prticas socioverbais e a compreenso da linguagem nas suas dimenses sociais e estruturais, visando ao crescimento intelectual, emocional e pessoal; Conduzir ao reconhecimento do ato de escrever como uma atividade sociointeracional, adequando o dizer s circunstncias de sua produo; Possibilitar a anlise e interpretao de textos de diferentes gneros e tipos, relacionando-os com seus contextos, numa viso crtica para a produo do sentido; Proporcionar a apropriao das normas cultas da lngua atravs da leitura, produo e reescrita de textos; Proporcionar o aperfeioamento da capacidade de sntese, de interpretao e de argumentao, adequando o uso da lngua a diferentes contextos e interlocutores.

HABILIDADES E COMPETNCIAS I Articular, motivar e liderar equipes multidisciplinares para a captao de dados, gerao e disseminao de informaes contbeis; II Desenvolver a criatividade e capacidade de inovao na proposio de solues para os problemas e oportunidades identificadas nas organizaes; III Estabelecer comunicao interpessoal e expresso correta nos documentos tcnicos especficos e de interpretao da realidade das organizaes; IV Expressar ideias de forma clara, empregando tcnicas de comunicao apropriadas para cada situao.
Nmero de horas nas unidades:

UNIDADES E SUBUNIDADES: INTRODUO COMUNICAO. Linguagem, sistema, lngua. Elementos estruturais do texto. Elementos da comunicao. Nveis de linguagem.

UNIDADE 1

10

UNIDADE 2

O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Texto. Unidade. Contexto. Referncia e tematizao. Coerncia e competncia textual. UNIDADE DE COMPOSIO DO TEXTO: O PARGRAFO. Conceitos e qualidades. Coerncia. nfase. Estrutura do pargrafo. Elaborao do pargrafo. Encadeamento dos pargrafos. GNEROS TEXTUAIS: DESCRIO, NARRAO, DISSERTAO. Definies. Tipos. Descrio. Narrao. Dissertao. COESO E COERNCIA TEXTUAIS. Conceitos. Coeso textual: tipos, anlise, organizao textual. Competncia textual. Saber partilhado. Ambiguidade e polissemia. Tcnicas para nfase, clareza e coerncia textuais. LEITURA, ANLISE E PRODUO TEXTUAL. Leitura. Anlise de textos. Produo de diferentes tipos de texto. Nmero total de aulas:

10

UNIDADE 3

10

UNIDADE 4

14

UNIDADE 5

14

UNIDADE 6

12 72

METODOLOGIAS: [X] Aula expositiva dialogada [ ] Monografias [ ] Seminrios [X] Atividades de pesquisa [ ] Estudo do meio [ ] Entrevista [ ] Outros (indicar): [ ] Aula de campo [ ] Aula prtica de laboratrio [X] Trabalho em grupo [ ] Produo e estudo de texto [ ] Atividades de extenso [ ] Aula prtica

RECURSOS: [X] Audiovisual [ ] Material esportivo [X] Material impresso [X] Recursos de computao [ ] Outros (indicar): PROGRAMA DE AVALIAO De acordo com a programao abaixo e em consonncia com o Regimento da Faculdade Dinmica: Sero oferecidos 100 (cem) pontos durante o perodo, distribudos ao longo do processo, obedecendo as datas previstas: 1 Etapa: 30 (trinta) pontos, sendo distribudos a critrio do professor por meio dos diversos instrumentos de avaliao (prova escrita, estudos dirigidos, trabalhos individuais ou em grupo, testes em sala de aula entre outros), desde que sejam utilizados, no mnimo, 2 (dois) tipos de avaliao. Prazo final dos professores para lanamento de notas e faltas no sistema acadmico: 15/04/2013. 2 Etapa: 30 (trinta) pontos, sendo distribudos a critrio do professor por meio dos diversos instrumentos de avaliao (prova escrita, estudos dirigidos, trabalhos individuais ou em grupo, testes em sala de aula entre outros), desde que sejam utilizados, no mnimo, 2 (dois) tipos de avaliao. Prazo final dos professores para lanamento de notas e faltas no sistema acadmico: 17/06/2013. 3 Etapa: 40 (quarenta) pontos, sendo um Trabalho Interdisciplinar Extraclasse no valor de 10 (dez) pontos e uma Prova Multidisciplinar no valor de 30 (trinta) pontos. Prazo final dos professores para lanamento de notas e faltas no sistema acadmico: 28/06/2013. Data da Prova Multidisciplinar: 01/07/2013. [ ] Material de laboratrio [X] Livros [X] Peridicos [X] Revistas e jornais

Segunda Chamada mediante requerimento no perodo de 15 a 16/04/2013 (1 Etapa) e 17 a 18/06/2013 (2 Etapa): para substituir uma das avaliaes da 1 ou 2 Etapas, respectivamente nos dias 20/04/2013 (1 Etapa) e 22/06/2013 (2 Etapa). Exame Especial: 100 (cem) pontos. Nos dias 08 e 09/07/2013 divulgao de resultados para os alunos at 11/07/2013. Trabalho Interdisciplinar Extraclasse: ser realizado conforme diretrizes fixadas pelo Conselho de Ensino da Faculdade Dinmica, para a complementao da carga horria dos cursos, em atendimento Resoluo CNE/CES n 2 de 18 de junho de 2007 e Resoluo CNE/CES n 3 de 2 de julho de 2007, que estabelecem que a carga horria mnima dos cursos superiores seja mensurada em horas (60 minutos), de atividades acadmicas e de trabalho discente efetivo. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BIBLIOGRAFIA BSICA 1. MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lbia Scliar. Portugus instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 25 ed. So Paulo: Atlas, 2004. 2. CALANZANI, Jos Joo. Manual prtico de lngua portuguesa: obra destinada a estudantes de direito, advogados, promotores e juizes. 2 ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. 3. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao Empresarial. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 4. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima gramtica da lngua portuguesa. 48 ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. 5. CUNHA, Celso; CINTRA, Lus F. Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 6.

APROVAO Data de Aprovao / /2013 Data de Aprovao / /2013

Carimbo e assinatura do Coordenador de Curso

Carimbo e assinatura do Presidente do Conselho de Ensino

/2013__________________________________________________________________
Assinatura do Professor

You might also like