You are on page 1of 12

Sistemas Operacionais: Funcionalidades, Tipos, Caractersticas e Exemplos

Eliana B. Teodoro1, Mirela A. Fonseca1, Rubia P. Silva1, Vnia C. Oliveira1, Antonio L. Cardoso1,2
1

Departamento de Biblioteconomia Universidade Federal do Esprito Santo (UFES) 29.075-910 Vitria ES Brasil
2

Faculdade de Educao Universidade Federal da Bahia (UFBA) 40.110-100 Salvador BA Brasil

libedim@terra.com.br, mirelaaleixo@hotmail.com, rubiafeliz@gmail.com, vania.coliver@hotmail.com, antoniol@ufba.br

Resumo. Este artigo apresenta uma viso geral sobre Sistemas Operacionais e baseado em pesquisa realizada no site Hospital Educacional que consiste num sistema de perguntas e respostas feitas por alunos, de onde foi extrado o seu contedo. Tendo como intuito principal o ensino da disciplina de Tpicos Especiais em Biblioteconomia II em 2009/2. Palavras-chave. Sistemas operacionais; Windows, Linux.

1. Introduo
Segundo Gomes (10/04/2009), o conceito de Sistema Operacional surgiu durante a segunda gerao da computao moderna, durante os anos de 1955 a 1965, atravs a programao em Batch. Com isso, vrios comandos j poderiam ser executados em seqncia atravs de cartes perfurados. Normalmente, um programa era composto por um conjunto de cartes inseridos pelo usurio do sistema, os quais deveriam estar em uma ordem pr-estabelecida para seu perfeito funcionamento. J Cardoso (04/18/2008) acrescenta que Sistema Operacional um programa ou um conjunto de programas cuja funo servir de interface entre um computador e seus recursos computacionais (software ou hardware) e o usurio e um gerenciador destes recursos dentro do sistema computacional. Segundo alguns autores especialistas neste assunto (principalmente Tanenbaum), existem dois modos distintos de conceituar um Sistema Operacional pela perspectiva do usurio ou programador: (i) viso top-down: uma abstrao do hardware, fazendo o papel de intermedirio entre o aplicativo (programa) e os componentes fsicos do computador (hardware); ou

(ii) viso bottom-up, de baixo para cima: um gerenciador de recursos, controla quais aplicaes (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memria, disco, perifricos) podem ser utilizados. Silva (09/22/2009) descreve as diferena entre Hardware, Software e Sistema Operacional: Hardware: um conjunto formado pelos circuitos eletrnicos e partes eletromecnicas do computador. a parte fsica e corresponde a primeira fase do projeto de um computador; Software: So os programas (conjunto ordenado de instrues), de qualquer tipo e qualquer linguagem, que so introduzidos no computador para faz-lo trabalhar e produzir resultados; Sistema operacional: Programa formado por vrios mdulos que trabalham de modo cooperativo para administrar os recursos de hardware da mquina e auxiliar na execuo dos programas do usurio, oferecendo a este uma interface mais amigvel com o hardware.

Conforme Simes (01/04/2008), o sistema operacional recebe as ordens do usurio, traduzindo-as para uma linguagem compreensvel pelo computador. Ele tambm traduz, em uma linguagem mais acessvel, a resposta da mquina aos comandos do usurio. Ou seja, o sistema operacional pode ser considerado um intrprete entre o usurio e o computador, alm de ser um gerenciador das atividades realizadas pela mquina. O SO uma plataforma sobre a qual poder executar vrios tipos de programas, como aplicativos e jogos. Assim, um sistema operacional utilizado para operar e gerenciar a ao dos outros programas e coorden-los com a atividade do equipamento, inclusive os perifricos (teclado, monitor, mouse, impressora...). Atualmente so usadas interfaces grficas, ou seja, na tela do sistema aparecem imagens que permitem o acesso a funes de programas instalados e do sistema (cones), por meio do teclado ou de simples cliques de mouse. Portanto, o objetivo de um sistema operacional controlar todos os equipamentos instalados na mquina, permitindo executar as tarefas bsicas de um computador, por meio da ativao de elementos na tela, tais como: cones, opes de menus, janelas, opes em janelas etc.

2. Caractersticas
Oliveira (01/10/2009) afirma que o SO de um computador pode ser comparado com os alicerces de uma construo: no determinam o uso final do produto, mas condicionam uma srie de caractersticas, possibilidades e limitaes. Entre as caractersticas mais marcantes de um sistema operacional est a interface com o usurio. Outras caractersticas:

Maximizar a produtividade do sistema de computador operando-o da maneira mais eficiente; Minimizar a quantidade de interveno humana requerida durante o processamento; Ajuda os programas de aplicao a executarem operaes comuns, como acesso a uma rede, entrada de dados, gravao e recuperao de arquivos e sada em impressora ou monitor. Portanto os sistemas operacionais so os componentes mais indispensveis da interface de software entre os usurios e o hardware de seus sistemas de computadores. Sobre a interface do usurio Freire (09/13/2009) informa que um conjunto de caractersticas com o qual os usurios interagem com as mquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa. O conceito de Interface se expressa pela presena de uma ou mais ferramentas para o uso e movimentao de qualquer sistema de informaes, seja ele material, seja ele virtual. Pode significar um circuito eletrnico que controla a interligao entre dois dispositivos hardwares e os ajuda a trocar dados de maneira confivel. O ponto em que h controle entre dois dispositivos hardwares, entre um usurio e um programa ou sistema operacional, ou entre duas aplicaes. No hardware, a interface descreve as conexes lgicas e fsicas utilizadas, como no RS-232-C, sendo considerado em geral sinnimo de porta. A interface com o usurio se compe dos meios pelos quais um programa se comunica com o usurio, incluindo uma linha de comandos, menus, caixas de dilogos, sistema de ajuda on-line, etc. Nos Sistemas Operacionais, as interfaces com os usurios podem ser classificadas com baseadas em caracteres (Character User Interface), baseados em menus ou baseadas em grficos (Graphic User Interface). As interfaces para desenvolvimento de software so chamadas APIs (Application Program Interfaces) e consistem em cdigos e mensagens utilizadas pelos programas para se comunicarem de forma transparente para o usurio. 4. Tipos de Sistemas Operacionais De acordo com Fabrcio (10/07/2007) os SO podem ser classificados quanto capacidade de processamento:

Monotarefa: permite a realizao de apenas uma tarefa de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais monotarefa o MS-DOS, um dos primeiros sistemas operacionais para computadores pessoais. Atualmente, a grande maioria dos Sistemas Operacionais de tipo multitarefa, onde o tempo de processamento repartido entre as diversas tarefas, dando a impresso ao usurio que elas so executadas simultaneamente

Multitarefa a caracterstica dos sistemas operativos que permite repartir a utilizao do processador entre vrias tarefas simultaneamente A multiprogramao a capacidade de um SO executar simultaneamente dois ou mais processos (ou programas na memria de trabalho). Pressupe a existncia de dois ou mais processadores (computador multiprocessador). Difere da multitarefa, pois esta simula a simultaneidade, utilizando-se de vrios recursos, sendo o principal o compartilhamento de tempo de uso do processador entre vrios processos.

5. Funes do Sistema Operacional


Segundo Diogo Oliveira, (03/11/2008), um sistema operacional possui as seguintes funes: 1. 2. 3. 4. Gerenciamento de Processos; Gerenciamento de Memria; Sistema de Arquivos; Entrada e Sada de dados.

Para Corra (10/05/2009), o Gerenciamento de Processos tambm conhecido como Gerncia do processador ou de atividades, visa distribuir a capacidade de processamento de forma justa entre as aplicaes, mas no necessariamente igual, pois as aplicaes tm demandas de processamento distintas como, por exemplo, um navegador de Internet demanda menos o processador que um aplicativo de edio de imagens, e, por isso, o navegador pode receber menos tempo de processador. Na maioria das vezes, um processo definido como 'um programa em execuo'. O conceito de processo essencial no estudo de sistemas operacionais. Um programa uma seqncia de instrues. algo passivo e no altera o seu prprio estado. O processo um elemento ativo, que altera o seu estado, medida que executa um programa. o processo que faz chamadas de sistema, ao executar um programa. possvel que vrios processos executem o mesmo programa ao mesmo tempo. Por exemplo, diversos usurios podem estar utilizando simultaneamente o editor de texto favorito da instalao. Existe um nico programa 'editor de texto'. Para cada usurio, existe um processo executando o programa. Cada processo representa uma execuo independente. O sistema operacional prov a iluso de que existe um processador independente para cada tarefa, o que facilita o trabalho dos programadores de aplicaes e permite a construo de sistemas mais interativos. J para Werickson (10/20/2009), o funcionamento do Gerenciamento de Memria na maioria dos computadores trabalha com o conceito de hierarquia de memria, possuindo uma pequena quantidade de memria cache, muito rpida, uma quantidade de

memria principal (RAM) e uma quantidade muito grande de memria de armazenamento em disco (HD), considerada lenta. O problema bsico para o gerenciamento de memria que os programas atuais so muito grandes para rodarem, completamente, na memria cache. O gerenciador de memria deve ser capaz de controlar que parte da memria est em uso (e quais no esto), alocar memria para processos quando eles necessitam e desalocar quando eles terminam e, principalmente, gerenciar a troca entre a memria principal e o disco, quando a memria principal muito pequena para armazenar todos os processos. Os Sistemas de Gerenciamento de Memria podem ser divididos em duas classes: aqueles que movem processos de um lado para outro entre a memria principal e o disco durante a execuo (fazendo troca e paginao) e aqueles que no o fazem. Sistemas computacionais mais simples no precisam realizar nenhum tipo de gerenciamento, pois, usualmente, seus programas rodam diretamente na memria principal disponvel. No entanto, esta no a situao mais comum. Na maioria dos sistemas em uso, os programas so muito maiores que a quantidade de memria principal disponvel e/ou necessria rodar mais de um programa ao mesmo tempo. Nestes casos, a utilizao de esquemas de troca, pginas e segmentos pode ser uma alternativa. Um modelo de memria virtual, que fornece um espao de endereamento maior do que o fsico pode ser disponibilizado para os programadores no desenvolvimento de seus sistemas. Internamente, no entanto, o Sistema Operacional deve ser capaz de gerenciar a memria de forma a manter as partes do programa em uso na memria principal, armazenando as demais partes em disco. J o Sistema de Arquivos, a memria principal do computador voltil, e seu tamanho limitado pelo custo do hardware. Assim, os usurios necessitam de algum mtodo para armazenar e recuperar informaes de modo permanente. Um arquivo um conjunto de bytes, normalmente armazenado em um dispositivo perifrico no voltil (p.ex., disco), que pode ser lido e gravado por um ou mais processos. O sistema de arquivos a estrutura que permite o gerenciamento de arquivos -- criao, destruio, leitura, gravao, controle de acesso, etc. Complementa Oliveira, Diogo (03/11/2008), Corra (10/02/2009) acrescenta que Entrada e Sada de Dados so dispositivos que compem e viabilizam a interface com o usurio. Atualmente, possvel encontrar uma grande variedade de dispositivos, desde dispositivos desenvolvidos para permitir a comunicao do homem com o computador (teclado, mouse, monitor de vdeo, etc) at dispositivos que possibilitam a comunicao entre computadores (modems, placas de redes, etc.), ou ainda aqueles destinados conexo de outros equipamentos ao computador (unidades de fita, disquetes, disco rgido, CD-ROM, etc). Apesar dessa diversidade, os dispositivos de entrada e sada possuem alguns aspectos de

hardware em comum. De acordo com o sentido do fluxo de dados entre o computador e o dispositivo, esses podem ser divididos em perifricos de entrada, perifricos de sada. Os dispositivos de entrada enviam informaes unidade central para processamento, tais, como teclado, microfone, escner, dispositivos de leitura de cdigos de barras, de caracteres ticos, tarjas magnticas, discos. Eles so os meios pelos quais tanto os dados quanto os programas, so inseridos no sistema, e, em geral, so responsveis pela converso dos dados para um formato legvel por computador. Ao contrrio, os dispositivos de sada so sistemas que permitem ao computador disponibilizar informao para o exterior para que seja posteriormente utilizada. Eles restituem os dados tratados pela unidade central, tais como monitores de vdeo, impressoras, alto falantes, dispositivos de gravao etc. Portanto, os Dispositivos de Entrada/Sada so os meios pelos quais os computadores se comunicam com as pessoas. Os dispositivos de sada aceitam dados do processador e os convertem para o formato de sada que poder ser usado pelas pessoas. Os processadores de E/S trabalham em paralelo com a Unidade Central de Processamento (UCP), ou seja, para impedir que a UCP fique preso por muito tempo em E/S, muitos computadores de mdio e grande porte tm um ou mais processadores especializados e de baixo custo dedicados a tarefa de E/S. Devido a E/S ser realizada por esses processadores, a UCP fica disponvel para outros processamentos e enquanto a UCP est processando, esses processadores se dedicam a operaes de E/S. A gerncia de E/S est intimamente relacionada com aspectos de hardware de um computador

6. Sistemas Operacionais em Camadas


Conforme Cardoso (02/11/2008), um sistema to grande e complexo quanto um sistema operacional moderno deve ser cuidadosamente construdo para que funcione bem e possa ser facilmente modificado. Uma abordagem comum dividir a tarefa em pequenos componentes em vez de ter um sistema monoltico. Sistemas monolticos - No h nenhuma estrutura, o SO escrito como uma coleo de procedimentos. Sistemas em camadas - Hierarquias de camadas construdas uma sobre a outra. A modularizao de um sistema pode ser feita de muitas formas; um mtodo a abordagem em camadas, na qual o sistema operacional dividido em uma srie de camadas (nveis), cada qual construda sobre camadas inferiores. A camada inferior (camada 0) o hardware; a camada superior (camada N) a interface de usurio. A principal vantagem da abordagem em camadas a modularidade. As camadas so selecionadas de forma que cada uma utilize as funes (operaes) e servios apenas das camadas de nvel mais baixo. A principal dificuldade da abordagem em camadas est na definio adequada das vrias camadas. Como uma camada s pode usar as

camadas que esto em um nvel inferior, preciso haver um planejamento cuidadoso. Um ltimo problema com implementaes em camada que elas tendem a ser menos eficientes que outros tipos. Essas limitaes causaram alguma reao contra a estrutura em camadas nos ltimos anos. Menos camadas com mais funcionalidades esto sendo projetadas, fornecendo a maior parte das vantagens do cdigo modularizado e evitando os difceis problemas da definio e interao em camadas. Nascimento (10/05/2009) acrescenta que uma forma mais elegante de estruturar um sistema operacional faz uso da noo de camadas: a camada mais baixa realiza a interface como hardware, enquanto as camadas intermedirias provem nveis de abstrao e gerncia cada vez mais sofisticados. Por fim, a camada superior define a interface do ncleo para as aplicaes (as chamadas de sistema). Essa abordagem de estruturao de software fez muito sucesso no domnio das redes de computadores, atravs do modelo de referncia OSI (Open Systems Interconnection) e tambm seria de se esperar sua adoo no domnio dos sistemas operacionais. O sistema em camadas divide o sistema operacional em camadas sobrepostas. Cada mdulo oferece um conjunto de funes que podem ser utilizadas por outros mdulos. Mdulos de uma camada podem fazer referncia apenas a mdulos das camadas inferiores. De um modo geral e simplificado, as camadas se estruturam em seis camadas da seguinte forma: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Operador Programas de Usurio Entrada/Sada Comunicao Gerncia de Memria Multiprogramao

No entanto, alguns inconvenientes limitam sua aceitao nesse contexto: O empilhamento de vrias camadas de software faz com que cada pedido de uma aplicao demore mais tempo para chegar at o dispositivo perifrico ou recurso a ser acessado, prejudicando o desempenho do sistema; No bvio como dividir as funcionalidades de um ncleo de sistema operacional em camadas horizontais de abstrao crescente, pois essas funcionalidades so interdependentes, embora tratem muitas vezes de recursos distintos. Em decorrncia desses inconvenientes, a estruturao em camadas apenas parcialmente adotada hoje em dia. Muitos sistemas implementam uma camada inferior de abstrao do hardware para interagir com os dispositivos (a camada HAL Hardware Abstraction Layer, implementada no Windows NT e seus sucessores), e tambm organizam em camadas alguns sub-sistemas como a gerncia de arquivos e o suporte de rede (seguindo o modelo OSI). Como exemplos de sistemas fortemente estruturados em camadas podem ser citados a IBM OS/2 e o MULTICS.

7. Sistemas Operacionais mais conhecidos 7.1 MS- DOS


De acordo com Dourado (04/15/2008), para entender as caractersticas do sistema operacional MS-DOS, importante saber que o sistema operacional o programa ou um conjunto de programas cuja funo servir de interface entre um computador e seus recursos computacionais (softwares e hardwares) e o usurio um gerenciador destes recursos dentro do sistema computacional. Onde o DOS originalmente dava apenas a cada programa o controle total do computador e de sua memria, ou seja, apenas uma pessoa estaria usando o computador e que um nico usurio estaria pedindo que o computador s executasse uma tarefa de cada vez (no se poderia por exemplo, imprimir um documento e executar um outro comando ao mesmo tempo), o MS-DOS foi desenvolvido para ser usado em um ambiente monousurio, sem multiprogramao e monoprocessado, seguindo os mais simples conceitos do uso da computao. O MSDOS foi primeiro na plataforma de 16 bits a ter uso bastante disseminado (e permaneceu assim por mais 10 anos), tendo como variante MS-DOS que foi desenvolvida a partir do QDOS, que significava literalmente "Quick and Dirty Operating System" (em uma traduo livre, Sistema Operacional Pequeno e Sujo. E, por causa de sua longa existncia e de sua presena massiva no universo da plataforma PCcompatvel, o MS-DOS foi considerado freqentemente como o seu sistema operacional nativo.

7.2 Linux
Ramos (09/18/2009) informa as caractersticas do sistema operacional Linux: livre e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes, hackers e contribuidores espalhados ao redor do mundo que tem como objetivo a contribuio para a melhoria e crescimento deste sistema operacional; Convivem sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais (com o DOS, Windows, OS/2) no mesmo computador; Multitarefa real; Multiusurio; Suporte a nomes extensos de arquivos e diretrios (255 caracteres); Conectividade com outros tipos de plataformas como Apple, Sun, Macintosh, Sparc, Alpha, PowerPc, ARM, Unix, Windows, DOS, etc.; Proteo entre processos executados na memria RAM; Suporte a mais de 63 terminais virtuais (consoles);

Modularizao - O GNU/Linux somente carrega para a memria o que usado durante o processamento, liberando totalmente a memria assim que o programa/dispositivo finalizado; Devido a modularizao, os drivers dos perifricos e recursos do sistema podem ser carregados e removidos completamente da memria RAM a qualquer momento. Os drivers (mdulos) ocupam pouco espao quando carregados na memria RAM (cerca de 6Kb para a Placa de rede NE 2000, por exemplo); No h a necessidade de se reiniciar o sistema aps a modificar a configurao de qualquer perifrico ou parmetros de rede. Somente necessrio reiniciar o sistema no caso de uma instalao interna de um novo perifrico, falha em algum hardware (queima do processador, placa me,...); No requerida uma licena para seu uso. O GNU/Linux licenciado de acordo com os termos da GPL; Acessa corretamente discos formatados pelo DOS, Windows, Novell, OS/2, NTFS, SunOS, Amiga, Atari, Mac, etc.; Utiliza permisses de acesso a arquivos, diretrios e programas em execuo na memria RAM; O Linux no vulnervel a vrus! Devido separao de privilgios entre processos e respeitadas as recomendaes padro de poltica de segurana e uso de contas privilegiadas (como a de root), programas como vrus tornam-se inteis, pois tem sua ao limitada pelas restries de acesso do sistema de arquivos e execuo.

As vantagens de se usar o Linux, segundo Chagas (02/22/2009), so: Baixo custo: O Linux baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema no cobram pelo sistema em si, mas por servios adicionais como publicao de manuais, suporte, treinamento, etc.; Segurana: Qualquer instalao ou alterao do sistema, no Linux, requer a autorizao do 'usurio root', que uma espcie de usurio especial do sistema. Com isso, dificilmente um vrus ou programa malicioso ser instalado a no ser que voc autorize, inserindo sua senha e nome de usurio. H ainda o fato de o sistema estar instalado em bem menos mquinas que o Windows, o que o torna menos visado pelos criadores de vrus.; Comunidade de suporte ativa: Fruns, listas de discusso, wikipages, e-groups, sites... grande a lista de recursos disponveis na Web para resolver problemas relativos a Linux. De problemas bsicos (como dificuldade para executar um tipo de arquivo) a dvidas mais complexas, possvel encontrar respostas em comunidades de usurios de software livre online.

7.3 Windows
O Windows s comea a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da verso Windows NT, lanada em Agosto de 1993. Onde o Windows NT o nome da famlia de sistemas operativos da Microsoft voltados ao meio corporativo (grandes empresas). NT vem de Nova Tecnologia, trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. As verses Windows 3.11, Windows 95 e Windows 98 no so sistemas operacionais de fato. O sistema operacional destes programas era o MS-DOS. Em 2000, a Microsoft desenvolveu o Windows 2000 a partir do Windows NT. Assim, todas as verses posteriores so sistemas operacionais tais como, o Windows XP e o Windows Vista, esclarece Dourado (04/09/2008). Complementando Dourado (04/08/2008), explica que o SO Windows foi desenvolvido pela Microsoft tendo como caractersticas tcnicas a principal linguagem de programao usada para escrever o cdigo-fonte das vrias verses do Windows uma linguagem de programao de alto nvel, ou seja, linguagens de programao com um nvel de abstrao relativamente elevado, longe do cdigo de mquina e mais prximo linguagem humana, com facilidades para o uso em baixo nvel (linguagem da programao mais prxima ao cdigo de mquina, menos abstrata), vrios tipos (multiparadigma) de programao e de uso geral. Na verso 3.11, o sistema rodava em 16 bits, da em diante, em 32 bits, as ltimas verses (como o XP, o 2003 Server e o Windows Vista est preparado para a tecnologia 64 bits. O Windows atualmente um sistema operacional monousurio, monoprocessado, com recursos de multiprogramao e, conseqentemente, multitarefa.

8. Sistemas Operacionais nas Organizaes


Para Mrcio (10/13/2007), uma organizao ao escolher um sistema operacional tem que considerar a relao custo X benefcio do mesmo. Sendo que alguns dos elementos que podem ajudar na avaliao (do benefcio proporcionado pelo sistema) so: desenvolvimento, suporte tcnico, disponibilidade de atualizaes e correes, nmero de aplicaes, conhecimento dos trabalhadores, valor comercial do sistema e o mais importante: verificar se o sistema vai atender com eficincia as necessidades da organizao. Agora, conforme Chagas (11/08/2007), o principal motivo de as empresas utilizarem o MS-Windows sua ampla difuso. Qualquer funcionrio com mnimos conhecimentos de informtica sabe ao menos as operaes bsicas do Windows. Alm disso, o mercado de aplicaes voltadas para ele maior. Investir em treinamento para outros sistemas operacionais ou procurar solues especficas para eles pode se tornar uma tarefa difcil muitas vezes invivel.

9. Concluses Finais
O sistema operacional apenas o tradutor dos seus desejos, ou seja, traduzir os seus desejos para que o computador funcione e ainda serva de base para que outros programas funcionem corretamente no seu computador, podendo executar as mais variadas funes. Isso significa qu, o restante das funes executado por softwares (programas) que trabalham juntamente com o Sistema Operacional. Ele j vem prconfigurado com uma srie de programas. Por isso, quando queremos fazer algo diferente em nossos computadores, precisamos instalar programas auxiliares ou complementares para essas tarefas.

Referncias
CARDOSO, A. Sistemas Operacionais: Quais so os modos distintos de conceituar um Sistema Operacional? 18 abr. 2008. ______. Sistemas Operacionais: Em que consiste o Sistema Operacional em camadas? 11 Fev. 2008. CORRA, E. Sistemas Operacionais: Para que serve o gerenciador de processo de um Sistema Operacional? Disponvel em <http://www.ifba.edu.br/professores/flaviamsn/docs/so-cap01.pdf> Acesso em: 05 Out. 2009. ______. Sistemas Operacionais: Explique o funcionamento geral do gerenciamento de E/S (Entrada e Sada) de um Sistema Operacional. Disponvel em < http://campeche.inf.furb.br/tccs/2002-I/2002-1cleversonsantosvf.pdf> Acesso em: 02 Out. 2009. CHAGAS, G. Sistemas Operacionais. Qual a vantagem do sistema operacional Linux? 22 Fev. 2009. CHAGAS, J. Sistemas Operacionais: Por que a maioria das empresas utiliza o Windows como Sistema Operacional sendo o mesmo mais caro? 08 Nov. 2007. DOURADO, A. Sistemas Operacionais. Quais as caractersticas do sistema operacional DOS? 15 Abr. 2008. ______. Sistemas Operacionais. Quando o Windows se tornou um Sistema Operacional? 09 Abr.2008. ______. Sistemas Operacionais. Quais so as caractersticas do Sistema Operacional Windows? 09 Abr. 2008.

FABRCIO, L. Sistemas Operacionais. Quais so as trs maneiras de se classificar um sistema operacional? 07 Out. 2007. FREIRE, P. Sistemas Operacionais: No sistema operacional quais so os tipos de interfaces para o usurio? Disponvel em <http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090402185606AARO3T8> Acesso em: 13 Set. 2009. GOMES, Jos de Ribamar. Sistemas Operacionais: Quando surgiu o conceito de Sistema Operacional? Disponvel em <http://www.baixaki.com.br/info/2031-ahistoria-dos-sistemas-operacionais.htm> Acesso em: 10 abr. 2009. NASCIMENTO, M. Sistemas Operacionais: Quais as camadas de um Sistema Operacional? Disponvel em <http://www.ifba.edu.br/professores/flaviamsn/docs/socap01.pdf> Acesso em: 05 Out. 2009. OLIVEIRA, D. Sistemas Operacionais: Defina as funes bsicas de um Sistema Operacional? 11 Mar. 2008. OLIVEIRA, V. Sistemas Operacionais: Quais so as principais caractersticas de um sistema operacional? O'BRIEN, J. Sistemas de informao e as decises gerenciais na era da internet. So Paulo: 2003 RAMOS, C. Sistemas Operacionais. Cite caractersticas do sistema operacional linux? Disponvel em<http://www.guiadohardware.net/comunidade/conhecadica/297218/> Acesso em: 18 Set. 2009. SILVA, R. Outros: Qual a diferena entre Hardware, Software e Sistema Operacional? Disponvel em <http://bvsfiocruz.fiocruz.br/local/temp/Treinamento2008_2/Treinamento20082ApreHardSoftSO.pdf> Acesso em: 22 Set. 2009. SILVA, W. Sistemas Operacionais: O que gerenciamento de memria de um sistema operacional? Disponvel em < http://pt.wikiversity.org/wiki/Introdu %C3%A7%C3%A3o_aos_Sistemas_Operacionais/Ger%C3%AAncia_de_Mem %C3%B3ria> Acesso em: 20 Out. 2009. SIMES, T. Sistemas Operacionais: Quais as tarefas de um sistema operacional? 04 Jan. 2008. UFBA. Mrc. Sistemas Operacionais: Quais elementos devero levar em conta para a escolha do Sistema Operacional de minha empresa? 13 Out. 2007.

You might also like