You are on page 1of 4

TESTE DE LNGUA PORTUGUESA GRUPO I TEXTO A L com ateno o seguinte texto e responde s questes que se seguem.

Um sexto dos telemveis do Reino Unido tem bactrias E. coli


Este sbado, dia 15 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial de Lavar as Mos. Para o celebrar, investigadores londrinos realizaram uma investigao e concluram que 16% dos telemveis utilizados em 12 cidades do Reino Unido estavam contaminados com bactrias Escherichia coli, um organismo que costuma viver nos intestinos e nas fezes humanas e que pode causar doenas. Segundo o estudo, as cidades do Reino Unido no apresentam um perfil nico. No Norte - em cidades como Glasgow, Newcastle ou mais abaixo, em Liverpool - a quantidade de bactrias nos telemveis e nas mos era muito superior em relao a cidades do Sul do Reino Unido. Birmingham, de acordo com um comunicado, tem a maior percentagem de bactrias em telemvel, 41%. Mas no caso da frequncia da E. coli os londrinos ganham com 28% das pessoas a terem as bactrias nas mos. Enquanto um quarto dos telemveis das pessoas analisadas em Leeds est infectado com a E. coli. Este estudo mais uma prova de que as pessoas ainda no lavam as suas mos como deve de ser, especialmente depois de irem casa de banho, disse Val Curtis, da London School de Higiene e Medicina Tropical. A equipa procurou por bactrias nas mos de 390 pessoas e nos seus telemveis. Alm disso fez um pequeno inqurito a essas pessoas sobre a sua higiene. Apesar de 95% dos inquiridos dizerem que lavavam as mos com sabonete sempre que era possvel, o resultado do estudo mostrou que 92% dos telemveis e 82% das mos estavam contaminadas com bactrias. Espero que as pessoas, ao saberem que h E. coli nas mos e nos telemveis, tenham mais cuidado na casa de banho lavar as mos com sabonete uma coisa muito simples de se fazer mas sem dvida que salva vidas, disse Curtis. Todos os anos morrem 3,5 milhes de crianas com menos de cinco anos, principalmente nos pases subdesenvolvidos, devido a pneumonias e a doenas que causam diarreia. Doenas que so transmitidas em grande parte pela falta de higiene e cuidados sanitrios. 15.10.2011 - Por PBLICO 1. Seleciona, para responderes a cada item (1.1. a 1.5.), a opo que permite obter a afirmao adequada ao sentido do texto. Escreve na tua folha de teste o nmero do item e a letra correspondente a cada opo que escolheres. (5 2 Pontos) 1.1. A E. Coli uma A bactria que se encontra no organismo humano e pode ser prejudicial. B- bactria que quando existe no organismo humano provoca doenas como pneumonia e diarreia. C- bactria que no vive nem intestinos nem nas fezes humanas e que pode causar doenas. D bactria que ajuda os intestinos a produzir fezes.

1.2.

De acordo com o texto a maior percentagem de bactrias E. Coli em telemvel encontra-se em A Londres. B- Leeds. C- Birmingham. D Newcastle De acordo com o texto

1.3.

A mais de 20% das mos no estavam contaminadas com bactrias. B- menos de 10% dos telemveis no estavam contaminadas com bactrias. C- cerca de 82% das mos no estavam contaminadas com bactrias. D mais de 20% dos telemveis no estavam contaminadas com bactrias. 1.4. De acordo com o texto A Cerca de noventa por cento dos telemveis esto infetados com bactrias, mas apenas perto de dezena e meia esto infetados com E. coli. B- Cerca de noventa por cento dos telemveis esto infetados com E. coli., mas apenas perto de dezena e meia esto infetados com bactrias. C- Cerca de noventa por cento das mos esto infetadas com bactrias, mas apenas perto de dezena e meia esto infetadas com E. coli. D Cerca de noventa por cento das mos esto infetadas com E. coli, mas apenas perto de dezena e meia esto infetadas com bactrias. 1.5. Tendo em conta este estudo podemos concluir A que lavar as mos no vale a pena. B- que precisamos lavar as mos. C- que precisamos lavar melhor as mos. D que no devemos usar os telemveis.

TEXTO B

L com ateno o seguinte extrato da obra que te encontras a estudar nas aulas e responde s questes que se seguem O limpa-vias trabalhava h muitos anos no subway, sempre de olhos no cho. Uma toupeira, um rato dos canos. Picava papis na ponta de um pau com um prego, e metia-os no saco. Varria milhes de pontas de cigarros, na maioria quase intactos, de fumadores impacientes, raspava das plataformas o chewing gum odioso, limpava as latrinas, espalhava desinfetantes, ajudava a pr graxa nas calhas, polvilhava as vias de um p branco e misterioso, e todas as vezes que o camarada da lanterna soltava um apito estrdulo l vem o comboio! ele encolhia-se contra a parede negra, onde escorriam guas de infiltrao, na estreita passagem de servio. At j tinha ajudado a recolher pedaos de cadveres, de gente que se atirava para debaixo dos trens, e a transportar os corpos exangues de velhos que de repente se lembravam de morrer de ataque cardaco, nas horas de maior ajuntamento, uns e outros perturbando o horrio e provocando a curiosidade casual e momentnea dos passageiros apressados. Sempre de olhos no cho, bisonho e calado, como quem nada espera do Alto, e no esperava. A vida dele vinha toda do cho imundo e viscoso. Nem sequer olhava a lvida claridade que resvala dos respiradouros para o negrume interior, onde tremeluzem lmpadas eltricas, entre as pilastras inumerveis daquela floresta subterrnea metalizada: nunca lhos tinham mandado limpar. Eram provavelmente o domnio exclusivo de operrios especializados, membros de outro sindicato, que ele no conhecia. Nem talvez soubesse que existiam os respiradouros. Era estrangeiro, imigrante, como tanta gente. no brincara nem vadiara na voragem empolgante das ruas da grande cidade, e vivia perfeitamente resignado sua obscuridade. Devia aquele emprego a um camarada que era membro dum clube onde mandavam homens de peso, mas ele de poltica no entendia nada, nem fazia perguntas. Como tinha nascido na Litunia, ou talvez na Estnia, s falava em monosslabos; e, debaixo da ptina oleosa e negra que o ar do subway nela imprimira com o tempo. a sua face era incolor e a raa indistinta. Antes disso tinha trabalhado em escavaes, um toupeira. Este emprego era muito melhor, embora tambm fosse subterrneo. E no tinha que falar o ingls, que mal entendia. Ora, esquina de certa rua, no Uptown, h uma igreja, a de So Joo Baptista e do Santssimo Sacramento, a todo o comprimento de cuja fachada barroca e cinzenta os respiradouros do subway formam uma longa plataforma de ao arrendado. Os casamentos so frequentes, ali, por ser chique a parquia e imponente a igreja. O arroz chove s cabazadas em cima dos noivos, sada da cerimnia, num grande estrago de alegria.

10

15

20

25

2. Diz o nome do conto de onde foi retirado este extrato e o nome do seu autor. (C-3+F -1) 3. Carateriza com elementos do texto e com palavras tuas a personagem principal deste conto, referindo: - o seu nome e uma justificao para esse nome; - a sua origem; - a caraterizao da sua atividade; - a apresentao do seu carter. (C-6+F -3) 4. Explica as metforas presentes na linha dois, relacionando-as com o carter e a vida desta personagem. (C-6+F -3) 5. Tendo em conta a leitura global deste conto, tenta encontrar uma justificao para o seu ttulo. (C-6+F -3) 6. Carateriza o narrador deste extrato quanto presena, cincia e focalizao, justificando a tua opo com elementos do texto. (C-6+F -3)

GRUPO II 1. Toma ateno na seguinte frase retirada do texto B (linhas 2 e 3) e responde s seguintes questes. Picava papis na ponta de um pau com um prego, e metia-os no saco. 1.1. Identifica e classifica o sujeito das oraes a presentes. (2,5 pontos) 1.2. Indica a funo sinttica da palavra a sublinhada. (3 pontos) 1.3. Reescreve a frase acrescentando um advrbio de predicado, um advrbio de negao e um advrbio conetivo, indicando devidamente as tuas opes com as letras (a), (b) e (c) respetivamente. (3 pontos) Identifica e classifica o sujeito da frase sublinhada no texto. (2,5 pontos) Retira da linha quatro um adjetivo qualificativo e forma um advrbio com ele, indicando o processo de formao que utilizaste. (3 pontos) Identifica o processo de formao de palavras nas palavras que se apresentam a seguir. a) Embelezar b) Cabazadas c) Incoerente. (3 pontos) Identifica e classifica os adjetivos presentes na seguinte frase. Um rosto bonito, um flor campestre nos cabelos, foi amor primeira vista. (3 pontos)

2. 3. 4. 5.

GRUPO III
Numa composio entre 120 e 200 palavras descreve um dos seguintes quadros, tendo em conta os elementos de apoio e os itens que abaixo se enunciam (20 pontos)
1) A decapitao de S Joo Batista de Caravaggio.

Segundo a narrao do Evangelho de So Lucas, Joo Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, me de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordo.() Foi preso por Herodes Antipas I, por ser acusado de liderar de uma revoluo. Herodias (esposa de Herodes), por intermdio de sua filha, Salom, conseguiu convencer o Rei a matar Joo. A sua cabea foi-lhe entregue

numa bandeja de prata e depois foi queimado numa fogueira numa das festas palacianas de Herodes. Os discpulos de Joo trataram do sepultamento do seu corpo e de anunciar a sua morte ao seu primo Jesus. In wikipedia (adaptado)
a) Identifica o quadro, o seu autor e o tema. b) Descreve o quadro indicando: As figuras nele presentes; A expressividade dos rostos; Os objetos; O espao; As cores;

c) Faz uma apreciao esttica do quadro destacando o que mais te impressionou nele.

2) As trs idades da Mulher e a morte de Hans Baldung

A morte uma constante nos quadros de Hans Baldung. Normalmente tambm tem um uso simblico das figuras que representam as diferentes idades. A morte e as figuras femininas sublinham a ideia de que na vida tudo transitrio e vo (intil, ilusrio, ftil).

a) Identifica o quadro, o seu autor e o tema. b) Descreve o quadro indicando: As figuras nele presentes; A expressividade dos rostos; Os objetos; O espao; As cores;

c) Faz uma apreciao esttica do quadro destacando o que mais te impressionou nele.

Aquele cbula - ambulante andava h muitos anos na School sempre de dedos no telemvel. Uma toupeira, um rato dos canos. Deitava papis para o cho, cuspia pontas de cigarros, na maioria quase intactos, colava chewing gum nos tampos das mesas, urinava por fora nas latrinas, espalhava desodorizantes, perfumes e afters shaves de discutvel qualidade, pensava ser o giz um p branco e misterioso, e todas as vezes que o camarada da esquina soltava um apito estrdulo l vem prof! ele encolhia-se contra a parede colorida, onde escorriam tintas dos graffiti, na estreita passagem do esconderijo.

You might also like