You are on page 1of 5

1 As emoes tm um papel fundamental no processo de adaptao e comunicao dos seres humanos. Explica o sentido desta afirmao.

As emoes contm uma grande importncia no processo de adaptao e comunicao dos seres humanos, na perspectiva do desenvolvimento da espcie e do desenvolvimento individual. muito difcil disfararmos as nossas emoes por muito que tentemos, comunicamos o que estamos a sentir atravs de um torcer de mos, atravs da alterao do tom de voz s emoes esto presentes nas interaces sociais, acompanhando ou at substituindo a expresso lingustica. As emoes surgiram na Historia da Humanidade como meio eficaz de comunicao. Os sinais emocionais sorriso, choro, expresses faciais, grito constituem um sistema de comunicao precoce que permite ao bebe levar o adulto a participar na sua sensibilidade e a obter as respostas necessrias ao seu bem-estar e sua sobrevivncia. As emoes so o primeiro modo de comunicao e de relao do bebe com o mundo que o envolve. As manifestaes emocionais do bebe so fundamentais, porque correspondem a sinais que visam mobilizar os adultos no sentido de lhe facultarem o que necessrio. Mesmo quando j de posse da linguagem e de outros meios mais elaborados de interaco, a criana, em posio de grande aflio, recorre s emoes para assegurar uma comunicao expressiva de um determinado estado. As emoes tm, portanto, um valor adaptativo, porque so sinalizadoras de determinados estados. O cdigo de comunicao que as constitui pode ser menos preciso que o cdigo lingustico, mas a comunicao mais rpida e poderosa.

2 Esclarece o conceito de emoo.


As emoes so processos desencadeados por um acontecimento, pessoa, situao que objecto de uma avaliao cognitiva que nem sempre voluntria. A emoo um fenmeno subjectivo que pode pressupor reaces biolgicas e fsicas. A expresso das emoes pode suscitar determinadas aces (fugir, gritar, saltar) ou desencadear novas emoes em pessoas que nos acompanhem. As emoes concretizam-se no presente, como um estado intenso, pblico e momentneo, extremamente voltado para o exterior.

3 Distingue emoes de afectos e sentimentos.


As emoes so processos desencadeados por um acontecimento, pessoa, situao, que objecto de uma avaliao cognitiva nem sempre consciente. A emoo uma experincia subjectiva que pode ser acompanhada por reaces orgnicas (modificao do ritmo cardaco, do tnus muscular), de mmicas, de gestos, movimentos e expresses vocais. Pode traduzirse por uma tendncia para a aco, como por exemplo, a fuga, no caso do medo. As expresses das emoes desencadeiam, junto de quem esta presente, reaces que podero suscitar novas emoes. Tal como na

emoo, quando falamos de afectos falamos de relao. A relao implica sempre uma troca, em que se d e se recebe, o que envolve sempre uma modificao nos elementos envolvidos. Os afectos exprimem-se atravs das emoes, sendo organizadas pelas experiencias emocionais que se repetem. Os afectos, que podem exprimir-se pelo amor mas tambm pelo dio, so vividos intensamente sob a forma de emoes. Os afectos remetem-nos para o passado pois so construdos ao longo do tempo, j a emoo concretiza-se no presente. Os sentimentos so estados voltados para o interior, so privados, enquanto que as emoes so dirigidas para o exterior, so publicas, tendo assim uma dimenso comunicacional. Logo os sentimentos no so observveis ao contrrio das emoes. Um outro aspecto diferenciado das emoes e dos sentimentos que, enquanto as emoes se caracterizam por uma grande intensidade e uma durao breve, os sentimentos prolongam-se no tempo e so de menor intensidade de expresso.

4 Apresenta as diferentes componentes das emoes.


Componente cognitiva - Ocorre quando tomamos conhecimento do facto: se no houver conhecimento deste, no se experimenta qualquer emoo; Componente avaliativa - Fazemos uma avaliao, agradvel ou desagradvel, da situao; Componente fisiolgica - Manifestaes orgnicas, corporais face emoo; Componente expressiva - Expresses corporais que permitem mostrar ao outro as nossas emoes; Componente comportamental - Comportamento que o sujeito poder ter face ao outro, o estado emocional que desencadeia determinado conjunto de comportamentos; Componente subjectiva - Relaciona-se com o que o indivduo sente a nvel emocional e interior a que s ele tem acesso, ou seja, o estado afectivo associado emoo. A emoo no se pode resumir a nenhuma destas componentes, sendo que uma influncia todas as outras.

5 Explica a perspectiva evolutiva sobre as emoes defendida por Darwin e Ekman.


Charles Darwin procurou traos comuns na expresso de emoes em vrios povos, e identificou seis emoes primrias: a alegria, a tristeza, a surpresa, a clera, o desgosto e o medo. Considerou que as emoes tm um papel adaptativo fundamental na histria da espcie humana, sendo determinante para a sua capacidade de sobrevivncia. Mais tarde, Paul Ekman procurou testar uma tese que defendia que povos diferentes teriam emoes diferentes. Utilizou fotografias de norte-americanos a interpretar as seis emoes primrias, para questionar o povo For e apurar se conseguiam identific-las. Acabou por confirmar a tese de Darwin: h

emoes que so universais, independentes do processo de aprendizagem e da cultura em que se manifesta. No nega a influncia da cultura nas emoes, na medida em que h regras que controlam a sua expresso. Porem, existe um patrimnio comum ao nvel das emoes e da sua expresso.

6 Para William James a conscincia das emoes depende da conscincia das alteraes orgnicas. Explica a sua concepo.
William James considerava que as emoes resultariam da conscincia das mudanas orgnicas provocadas por determinados estmulos. Assim, numa situao de perigo eu tenho medo porque fujo e no ao contrrio. Tomo conscincia das pernas a tremer, da respirao ofegante, o que me faz sentir medo. As emoes resultam das percepes do estado do corpo, das mudanas orgnicas provocadas por estmulos. O estado de conscincia de emoes como a clera, a alegria, a raiva, resume-se conscincia de manifestaes fisiolgicas. Um aspecto positivo da sua teoria, foi ter considerado que a emoo um estado subjectivo e ter mostrado o interesse do estudo das emoes.

7 Apresenta a perspectiva cognitivista sobre as relaes entre os processos cognitivos e as emoes.


De acordo com a perspectiva cognitivista, existe uma relao entre o que pensamos e o que sentimos. Para os defensores desta perspectiva, as nossas cognies so um elemento fundamental no desencadeamento das emoes. Seriam factores de ordem cognitiva que explicariam os estados emocionais: o modo como eu encaro uma situao, como a interpreto, que causa a emoo, e no a situao ou acontecimento propriamente ditos. A emoo determinada pelo modo como representamos a situao e pela avaliao pessoal que lhe damos. A clera, o medo e a alegria dependem da interpretao da situao, e esta interpretao controlada pelos sistemas cognitivos internos. As emoes dependem, assim, do modo como se avaliam as situaes, as relaes com os outros. o processo de avaliao de um acontecimento e as suas consequncias que define as emoes: as emoes no so as mesmas se o acontecimento percebido como novo ou como habitual.

8 Enuncia as teses fundamentais da perspectiva culturalista.


Os defensores da concepo culturista, sustentam que as emoes so comportamentos aprendidos no processo de socializao. Consideram que as emoes so uma construo social, necessitam de ser aprendidas. A cada cultura correspondem diferentes emoes e diferentes formas de as

exprimir. Cada cultura tem o seu conjunto de regras que especificam o tipo de emoes que se podem manifestar nas diferentes situaes, e os comportamentos adequados para exprimirem as diferentes situaes. Diferentes sociedades valorizam, inibem ou circunscrevem a certas ocasies a expresso das emoes fundamentais. Existe uma linguagem da emoo reconhecida por todos aqueles que pertencem mesma cultura.

9 As emoes s podem ser compreendidas com o contributo das vrias perspectivas. Concordas. Porqu?
Concordo porque para explicar toda a riqueza das emoes, necessrio ter em considerao todos os aspectos: fisiolgicos, comportamentais e expressivos, genticos, cognitivos, cerebrais e subjectivos. No existe um quadro terico que rena de forma integrada todos estes aspectos. Por isso, faz sentido encarar as teorias como diferentes propostas de explicao, como vrios pontos de vista que nos permitiro entender melhor as emoes. As vrias perspectivas contribuem, com as suas interpretaes, para a compreenso das emoes e dos modos como se manifestam.

10 Antnio Damsio centra-se sobretudo nas relaes entre a razo e a emoo. Mostra a importncia das suas concluses.
Antnio Damsio numa das suas pesquisas conclui que ao contrrio do que pensava, as emoes e os sentimentos no so um obstculo ao funcionamento da razo, esto envolvidas designadamente nos processos de deciso. Antnio Damsio no advoga que a emoo substitua a razo. Reconhece at que, em muitas circunstncias, perturbados por fortes emoes, somos levados a fazer opes erradas. Considera, antes, que a emoo bem dirigida parece ser o sistema de apoio sem o qual o edifico da razo no pode funcionar eficazmente. Emoo e razo estariam na base das nossas decises, sendo dois processos essenciais para a escolha entre as vrias opes possveis. As emoes so, portanto, processos indispensveis no acto de decidir. Por isso, Damsio prope que a afirmao de pascal O corao tem razes que a prpria razo desconhece seja substituda por O organismo tem algumas razoes que a razo tem de utilizar

12 Analisa o processo de tomada de deciso na perspectiva de Damsio.


Quando temos que tomar uma deciso preciso, ter conhecimento da situao sobre a qual se tem de decidir, conhecer as diferentes opes de aco e conhecer as consequncias de cada opo no presente e no futuro. Antnio Damsio considera que a seleco das melhores opes no necessariamente produzida atravs do raciocnio. Omite-se a existncia de um mecanismo que cria um repertrio que orienta as diferentes opes para a seleco. Damsio chama ateno para o facto de que a anlise de todas as possibilidades e as respectivas consequncias lgicas inviabilizariam qualquer deciso. Segundo ele a anlise rigorosa de cada uma das hipteses levaria tanto tempo que a opo escolhida deixaria de ser oportuna, ou, ento, perder-nos-amos nos clculos das vantagens e desvantagens. Para Damsio o processo de tomada de deciso seria suportado por duas vias complementares funcionando paralelamente. A primeira via, seria a representao das consequncias de uma opo disponibilizada pelo raciocnio e a segunda via seria, a percepo da situao provoca, ao mesmo tempo, a activao de experiencias emocionais experimentadas anteriormente em situaes semelhantes.

13 O conceito de marcador somtico central na teoria de Damsio. Regista em que consiste.


Antnio Damsio, atravs das investigaes que levou a cabo, concluiu que uma das actividades reconhecidas como fundamentalmente racionais a tomada de deciso recorre tambm emoo. Face s v rias opes possveis, o rigor lgico do raciocnio no permite optar: tm de ser convocadas experincias emocionais vividas anteriormente em situaes semelhantes. A tomada de deciso depende, assim, de duas vias complementares: raciocnio e experincias emocionais anteriores. Estas experincias emocionais ficariam marcadas no nosso crebro nas reas pr-frontais sob a forma de marcadores somticos, segundo Damsio Numa situao em que necessrio decidir, processar-se-ia uma ligao entre o tipo de situao e o estado do corpo (estado somtico). As manifestaes corporais associadas situao vivida simulariam as consequncias esperadas, orientando as escolhas, as decises.

You might also like