You are on page 1of 5

Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS Resumo da aula ministrada em 03/10/2012

BIOSSEGURANA Felipe Ferreira Graziella Aguiar Yanna Moura Conjunto de medidas e procedimentos tcnicos necessrios para a manipulao de agentes e materiais biolgicos capazes de prevenir, reduzir, controlar ou eliminar riscos inerentes s atividades que possam comprometer a sade humana, animal, vegetal e o meio ambiente. Para a abordagem de biossegurana, utilizam-se alguns conceitos: - ASSEPSIA: Descontaminao em organismo vivo. - DESINFECO: Descontaminao de material inanimado. - ESTERILIZAO: Operao que destri todos os microrganismos, inclusive bactrias esporuladas. - SANITIZANTE: Produto menos txico que reduz a carga bacteriana, podendo ser combinado com detergente. - LIMPEZA: Remoo de sujidades, indispensvel antes da desinfeco ou esterilizao. - PERIGO: Possvel situao que venha a trazer malefcios. - RISCO: Estimativa do perigo. - CONTAMINAO: Presena de microrganismos. - DESCONTAMINAO: Procedimentos que diminuem a concentrao de microrganismos. - AGENTE INFECCIOSO: agente capaz de produzir infeco. - AGENTE ETIOLGICO: agente causal de uma doena. - INTOXICAO: Danos decorrentes da ao de substncias txicas. - PORTADOR: Indivduo que alberga um microrganismo especfico, no implicando necessariamente em uma infeco. - DISSIMINADOR: Indivduo que elimina o microrganismo patognico para o meio ambiente. - COLONIZAO: Proliferao de microrganismos patognicos ou no. - INFECO: Microparasitismo. - INFESTAO: Macroparasitimo. - VIRULNCIA: Patogenicidade do microrganismo. - RESISTNCIA: Foras defensivas do hospedeiro. Consideram-se agentes biolgicos os microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons.

Os microrganismos compreendem os seres no visveis a olho nu: vrus, bactrias, protozorios e alguns fungos. Esses microrganismos podem ser classificados, de acordo com a relao que estabelecem com o hospedeiro, em saprfitas (no causam danos), patognicos (causam danos), patognicos oportunistas (fazem parte da microbiota do indivduo, mas podem causar danos quando estes ficam imunodeprimidos). Os agentes biolgicos humanos e animais so divididos em classes, de acordo com critrios de patogenicidade; alterao gentica ou recombinao gnica; estabilidade; virulncia; modo de transmisso; endemicidade; conseqncias epidemiolgicas; e disponibilidade de medidas profilticas e de tratamento eficaz. Estes agentes so classificados em quatro classes de risco: - CLASSE DE RISCO I: Os riscos individual e para comunidade so baixos ou ausentes. Esses agentes tm baixa probabilidade de provocar infeces no homem ou em outros animais. Exemplos: Bactrias: Bacullus subtillis; Lactobacillus spp; Fungos: Trichoderma; Helminthosporium spp; - CLASSE DE RISCO II: O risco individual moderado e baixo para comunidade. So agentes que podem provocar infeces, mas existem medidas teraputicas e profilticas eficientes, limitando assim o risco de propagao. Exemplos: Bactrias: Bacilo Calmette Guerin(BCG); Escherichia; Salmonellas; Fungos: Cndida; Microsporum spp; Aspegillus spp; Protozorios: Leishmania sp; Plasmodium sp; Trypanossoma sp; Helmintos: Ancyslostoma; Ascaris; Schistossoma Vrus: Adenovrus; Citomegalovrus; vrus da dengue; vrus das hepatites A,B,C,G, vrus da poliomelite. - CLASSE DE RISCO III: O risco individual alto e limitado para comunidade. Os patgenos desse nvel podem provocar infeces graves e de fcil propagao, porm existem medidas teraputicas e de profilaxia. Exemplos: Bactrias: Mycobacterium tuberculosis; M. bovis; Yersinia Fungo: Histoplasma sp Vrus: Da Raiva, HIV, Arbovrus - CLASSO DE RISCO IV: Os riscos individual e para comunidade so elevados. Os microorganismos desse nvel provocam graves infeces no ser humano e outros animais, alm de seu risco de transmisso ser altssimo. Na atualidade no existem medidas profilticas e teraputicas nesse sentido. Exemplos: Vrus: Ebola; Antraz; Junin

Para conteno de agentes de risco, existem prticas padres nos laboratrios de microbiologia: - Acesso limitado e restrito ao laboratrio; - Lavar as mos ao sair do laboratrio; - No permitido comer, fumar e maquiar-se no laboratrio; - No permitida a pipetagem com a boca; - O material contaminado deve ser autoclavado antes de ser eliminado; - Imunizao dos funcionrios; - Uso de EPIS, entre outras. Os EPIS so dispositivos ou produtos destinados proteo contra riscos capazes de ameaar a segurana e a sade do homem. Exemplos de EPIS so as luvas, as mscaras de proteo, os culos, o protetor respiratrio, o avental, o gorro (touca), os calados fechados e impermeveis. A necessidade da utilizao de alguns desses equipamentos varivel de acordo com a necessidade de proteo em determinado ambiente. Existem tambm os EPCS, que dizem respeito proteo coletiva, devendo resguardar todos os trabalhadores expostos a determinado risco. Exemplos de EPCS so chuveiros/lava-olhos, cabines de segurana biolgica, extintores, exaustores, recipientes para rejeitos, caixas de primeiros socorros e recipientes especiais para materiais contaminados e perfurocortantes. Para que os microrganismos, dentro das classes de risco, sejam manipulados, devem ser atendidos alguns requisitos de segurana, segundo a necessidade do nvel de conteno. Estes nveis de conteno so denominados de nveis de Biossegurana. Eles se do em ordem crescente, pelo grau de proteo proporcionado ao pessoal do laboratrio, comunidade e ao meio ambiente. - NB1: Nvel de risco mais bsico; No necessria sua separao do laboratrio em relao ao resto do hospital; No so necessrios os materiais de segurana especficos; O treinamento de segurana j obrigatrio; A atividade deve ser supervisionada por um profissional especializado. Prticas: A superfcie de trabalho nesse caso limpa regularmente; proibido comer, fumar, beber e aplicar cosmticos na rea de trabalho. recomendvel que a bancada onde se realiza os experimentos seja impermevel gua, e resistente em relao a cidos, bases, solventes orgnicos e calor moderado. - NB2: Nvel de risco moderado para os profissionais e para o meio ambiente; O treinamento profissional e a superviso so mais exigentes; O acesso ao laboratrio limitado durante procedimentos; Procedimentos que venham a formar substncias colides (como aerossis) ou gasosas devem ser ministrados em locais especficos (nesse caso cabines de segurana). Prticas: Alm de abranger o NB1, no NB2 h vista grossa em relao entrada e sada dos profissionais; deve haver campanhas de informao mais

abrangentes a cerca dos riscos desse trabalho; Dever haver presena de uma autoclave nas proximidades da rea de experimentao. - NB3: Nvel de risco maior. Prticas: As mesmas do NB2; Menores de 18 anos no podem adentrar o laboratrio; Ainda que no experimento em questo seja recomendado um nvel de conteno inferior ao NB3, o ltimo dever ser usado; Deve-se descontaminar os equipamentos e o local logo aps as prticas; Deve-se tomar banho ao deixar as dependncias; Acesso em duas etapas, atravs de salas para troca de roupa, dupla porta, chuveiro, bloqueio de ar e outros dispositivos; Sistema automtico ou de pedais para acionamento da pia (a presena da mesma obrigatria); Janelas devem ser fechadas ou lacradas; Portas devem ter fechamento automtico; Sistema de ar independente com fluxo unidirecional, e utilizao de filtros HEPA*. Caso no haja estrutura para o NB3, pode-se utilizar a estrutura do NB2 com algumas adaptaes. * High Efficiency Pure Air - Filtro feito de fibra de vidro e lminas de alumnio, tem eficincia igual ou superior a 99,99%. - NB4: Envolve os organismos do nvel 3, alm de outros que tenham alta virulncia ou potencial patognico desconhecido. Nesse nvel geralmente se manipula vrus. Prticas: Deve haver um registro com sada e entrada de pessoas do laboratrio, constando data, horrio e assinaturas; Deve-se definir protocolos de emergncia; A vigilncia mdica constante; H registro de acidentes alm de uma unidade de quarentena. Vale ressaltar que somente os nveis 1, 2 e 3 podem ser aplicados prtica em grande escala. A preocupao com os riscos biolgicos surgiu no incio dos anos 40, com a constatao dos agravos sade dos profissionais de laboratrio. A ateno segurana dos profissionais clnicos s se estabeleceu aps o surgimento da AIDS, na dcada de 80. Uma importante conquista para os trabalhadores da sade se deu em 2005, com a aprovao da NR32, que tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. A equipe de enfermagem uma das principais categorias profissionais sujeitas a exposies ao material biolgico. Constituem risco as exposies percutneas (leses provocadas por instrumentos perfurocortantes), exposies em mucosas (respingos no olho, nariz, boca ou genitlia), exposies cutneas (contato com pele no-ntegra) e mordeduras humanas que envolvam a presena de sangue.

Usualmente os mesmos tipos de microrganismos so de transmisso cutnea (parental) e ocular. Ainda h a transmisso area, em que os microrganismos esto contidos nos aerossis inalados, e a transmisso oral, principalmente quando os microrganismos so isolados em culturas puras e atingem populaes elevadas. As reas dos servios de sade so classificadas em crtica, quando h risco potencial de aquisio de infeco, como berrio, UTI, laboratrio; semicrtica, de menor risco de infeco, como ambulatrio e enfermaria; e no crtica, que no so ocupadas por pacientes, como escritrios e depsitos. Os artigos de uso em servios de sade tambm podem ser classificados em crticos, que possuem alto risco de infeco e devem ser esterilizados para uso; semi-crticos, que entraram em contato com mucosas ou pele no-ntegras e requerem desinfeco ou esterilizao de alto nvel; e no crticos, que entraram em contato com pele ntegra e requerem limpeza ou desinfeco de baixo ou mdio nvel.

You might also like