You are on page 1of 1

EVOLUO NA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL APS 1930

Modelo Burocrtico: Getlio Vargas implantou


o Estado Novo, um regime autoritrio que buscava, atravs do aumento do poder do Estado na sociedade (centralizao), fazer um racionalizao burocrtica da administrao eliminar a desorganizao e a interferncia poltico-partidria no funcionamento da administrao, diminuir a corrupo e o nepotismo, alm e implantar a meritocracia como meio (no nico) de acesso aos cargos pblicos, atravs de concurso pblico. Porm, as prticas clientelistas existem at os dias de hoje. Trip: Adm. de Materiais, Adm. de Pessoas e Adm. Financeira. (responsabilidade do DASP)

Modelo Gerencialista
Plano de Gesto Pblica para um Pas de Todos: Esse plano previa a
necessidade de importantes e significativas transformaes na gesto pblica, com os objetivos de: Reduzir o dficit institucional, ou seja, fazer com que o estado tenha instituies solidas para atuar onde se faz necessrio; Ampliar a governana pblica ligada capacidade governamental de planejar e implementar polticas pblicas efetivas. Neste sentido, o plano previa a necessidade de alcance de maior eficincia, transparncia, participao e alto nvel tico.

Retrocesso Burocrtico: A
premissa central nesse perodo era o fortalecimento da administrao direta em detrimento da indireta, que se apresentava politicamente loteada, o que inviabilizava a sua coordenao para o desenvolvimento de aes governamentais efetivas. Para piorar, Collor implantou: Reduo do tamanho da mquina estatal; Reduo dos salrios dos servidores pblicos; Reduo do nmero de servidores pblicos.

__ Patrimonialimo _____
Sem clara separao entre a coisa pblica e a propriedade do soberano. O modelo patrimonialista favorecia a corrupo, j que o Estado era como uma extenso das posses do governante.

1930__

Modelo Burocrtico _

1967__________CF/88__________1995_____________Gov.Lula____
Ministro Bresser criou o Plano Diretor do Aparelho do Estado. O novo foco deveria estar em reduzir o custo da mquina estatal e aumentar no s sua eficincia e eficcia, mas tambm a efetividade das aes pblicas, que deveriam estar voltadas para o cidado e no para s a prpria atuao estatal. A ideia central era que o Estado deveria se preocupar mais com o que o papel central do Estado, reduzindo seus custos e ineficincias ao deixar de operar onde a iniciativa privada poderia faz-lo com maior eficincia e eficcia. Apesar disso, aspectos patrimonialistas e burocrticos continuam existindo at hoje na administrao pblica brasileira. O grande desafio atual aprofundar a modernizao administrativa criando estruturas mais flexveis e empreendedoras.

Primeiro momento da Administrao Gerencial no Brasil - Ditadura Militar: Decreto-Lei 200 de 1967: A caracterstica mais marcante do Decreto-Lei 200/67 a descentralizao da Administrao Pblica, de modo que parte das atividades do Estado seja realizada com maior proximidade ao cidado, por meio da Administrao Indireta. Instituram-se como princpios de racionalidade administrativa o planejamento e o oramento, o descongestionamento das chefias executivas superiores (desconcentrao/descentralizao), a tentativa de reunir competncia e informao no processo decisrio, a sistematizao, a coordenao e o controle. A administrao direta pouco mudou, j que no era o foco desse momento. Busca da desburocratizao e da diminuio do inchao do Estado.

You might also like