You are on page 1of 7

Actividades fsicas para portadores de deficincia

Todos sabem que a prtica de actividades fsicas de grande eficcia para a promoo da sade e bem-estar, no diferente para pessoas portadoras de deficincias ou mobilidade reduzida. Como para todos, os portadores de deficincias devem iniciar devagar e aumentando gradativamente. Quanto mais exerccios fsicos fizerem mais o corpo corresponde e o retorno ser uma vida saudvel, independente e cheia de prazer. Mesmo aqueles que precisem de auxlio para realizar exerccios, devem ter sempre em mente que ele o responsvel pelos cuidados com seu corpo. Independentemente da modalidade escolhida essencial fazer sempre algo que goste e que d prazer ao realiz-lo. A prtica de actividades fsicas pelos portadores de deficincia proporcionar e poder: estimular a independncia e autonomia; melhorar a socializao com outros grupos; melhorar a auto-valorizao, a auto-estima e a auto-imagem; a melhoria das funes organo-funcionais (aparelho circulatrio, respiratrio, digestivo, reprodutor e excretor); melhoria na fora e resistncia muscular global; melhora no equilbrio esttico e dinmico; manuteno e promoo da sade; desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realizao das actividades de vida diria; aprimoramento da coordenao motora global; superao de situaes de frustrao; experincia com suas possibilidades, potencialidades e limitaes.

EDUCAO FSICA P ARA DEFICIENTES VISUAIS A. J. M. Conde

As actividades fsicas mais indicadas para os alunos com deficincia visual so semelhantes quelas aconselhveis para os alunos que vem. Em qualquer classe existem variaes no grau de habilidade dos alunos. Um professor que sabe adaptar a aula dentro dos limites superior e inferior das capacidades dos alunos, ser tambm capaz de integrar as crianas com deficincias visuais. Instrues individualizadas e concretizadas podem ajudar o aluno a vencer seus limites. Uma pessoa, com pouca ou nenhuma viso, pode participar de muitas actividades e desportos sem modificaes: remo e bicicleta com uma pessoa que v no banco da frente, competio de remo com timoneiro, bowling para pessoa com viso de tnel, bowling sonoro para os cegos, esqui aqutico usando sinais sonoros, luta (corpo a corpo). De facto, os lutadores com deficincias visuais tm uma histria de vitrias contra os que vem (Buell, 1966). Sendo as modalidades mais praticadas por cegos:

Natao; Atletismo; Musculao; Ginstica escolar; Judo; Goalball e Torball; Ginstica Postural e Correctiva; Futebol de salo; Basquetebol; Ciclismo; Corrida de Orientao; Xadrez.

Um professor criativo ser capaz de incluir os deficientes visuais numa ampla variedade de actividades, desde que raciocine do ponto de vista da cegueira.
NOS SEGUINTES DESPORTOS AS REGRAS FORAM MODIFICADAS

Muitos desportos foram modificados em funo dos participantes com deficincia visual. Pequenas modificaes, que no alteram a natureza do desporto, so as mais aconselhveis. Por exemplo: para compensar as dificuldades de orientao e mobilidade no jogo de futebol e de beisebol utiliza-se uma bola com guizos e de tamanho maior do que a oficial, que localizada e acertada com maior facilidade. As regras de pistas e corridas tambm podem ser modificadas permitindo que os alunos com deficincia visual se guiem por um arame ou corda colocados volta da parte interna da pista ou corram segurando no brao (acima do cotovelo) de um colega, com bambols, bastes ou ainda por intermdio de pista sonora. MODIFICAR AS TCNICAS DAS HABILIDADES

A natao um excelente desporto aerbico que no exige a viso. As braadas so aprendidas atravs de feedback cinestsico e auditivo. Os separadores de pistas ajudam o nadador a uma linha recta. Contar com o nmero de braadas necessrias para atravessar a piscina previne um nadador com deficincia visual para diminuir a velocidade antes de alcanar a borda, ao nadar de costas, bruos, mariposa e de lado. O crawl no precisa de adaptaes porque neste estilo de natao os braos chegam sempre antes da cabea. MODIFICAR A TCNICA DE ENSINO Talvez a maior modificao no ensino de tcnicas seja a incluso da instruo verbal, da manipulao das demonstraes visuais. Colocar o aluno com deficincia visual de modo que ele possa v-lo ou toc-lo quando necessrio. Pesquisas feitas por Dye (1983) mostraram que, para crianas com deficincias visuais, o feedback cinestsico potencialmente um mtodo de aprendizagem mais eficiente do que o feedback auditivo. Esses resultados sugerem que os professores deveriam posicionar correctamente o corpo da criana quando ensinam habilidades motoras, a fim de ajudar o aluno a aprender, pois eles no observam diferentes organizaes corporais. MODIFICAR O AMBIENTE, INCLUINDO ESPAO, E EQUIPAMENTO Bolas de cores fortes, marcadores de campo e balizas que contrastam com o fundo possibilitam aos alunos com deficincias visuais a utilizao da viso residual. Pelo facto de a natureza das limitaes visuais variar muito, importante falar com o aluno para saber quais modificaes podero ajudar mais. H alunos que vem melhor objectos luminosos multicoloridos sob luzes fortes, enquanto outros precisam de objectos coloridos slidos sob luzes moderadas que no produzam brilho. No voleibol, a utilizao de uma bola de praia facilita o seguimento visual e torna mais lento o ritmo da partida. Ao seleccionar as actividades para os alunos com deficincias visuais, a prioridade deveria ser dada aos desportos que podem ser praticados ao longo da vida, como o bowling, ciclismo, remo, natao, futebol, basquetebol, vela, dana aerbica, ioga, judo, corrida (jogging), dana de salo e danas folclricas.

A contribuio da Educao Fsica para a sade e o bem estar dos indivduos com deficincia visual pode ser significativa. A Educao Fsica pode diminuir a distncia entre as habilidades motoras existentes entre os deficientes visuais e os seus pares. As pessoas que vem tm maiores oportunidades de aprendizagem incidental para aumentar as habilidades motoras e refinar o sentido cinestsico. Os aspectos mais fceis de ser mudados so os equipamentos e as regras. Os aspectos mais difceis de mudar so as atitudes segundo as quais pelo facto de uma pessoa no ter viso, no ter tambm a capacidade de participar plenamente dos desportos (Sherrill, 1976). A contribuio mais significativa, do professor de alunos com deficincia visual, pode ser a de trabalhar os outros, a fim de eliminar estas atitudes negativas.

NATAO E DEFICIENTES VISUAIS


Tudo indica que as origens da natao se confundem com as origens da Humanidade. Raramente por temeridade, mais freqentemente por necessidade, s vezes, por prazer, o homem entrou em contato com o elemento lquido (CATTEAU e GAROFF, 1990, p. 21).

A prtica de actividades motoras por pessoas com deficincia como processo de habilitao, reabilitao e interaco social constitui-se num dos principais instrumentos para o desenvolvimento das potencialidades individuais e colectivas dessa parcela da populao. Inegavelmente so muitos os ganhos decorrentes da participao em actividades de lazer e desporto, sejam eles no mbito sensrio-motor e/ou psicossocial. A natao, dessa forma, tem sido de grande importncia para o desenvolvimento global das pessoas com deficincia visual, pois pode ser praticada em qualquer idade e condio fsica, trazendo benefcios que influenciaro directamente as suas actividades dirias, favorecendo e facilitando a insero social dessas pessoas. Portanto, a utilizao da modalidade natao como actividade motora para pessoas com deficincia visual altamente recomendvel, pois este um desporto que possibilita independncia e autonomia ao seu praticante, alm de trazer vrios benefcios que esto ligados segurana e qualidade de vida do aluno/aprendiz. , sem dvida, uma das modalidades desportivas mais adequadas para verificar-se o processo de incluso do cego e do deficiente visual no desporto, pois tem caractersticas como regras, formas de aprendizagem, treinamento, competies, entre outros factores que favorecem a insero dessas pessoas no ambiente da actividade fsica voltada para a sade, e tambm possibilita, por seu formato, o encaminhamento para o ambiente desportivo competitivo. A prtica da natao por pessoas com cegueira e deficincia visual esteve inicialmente restrita a uma utilizao teraputica, porm, com a massificao e disseminao das prticas desportivas para pessoas com deficincia, a natao passou tambm a ser praticada como competio. A organizao das competies para pessoas com deficincia em mbito internacional responsabilidade do Comit Paraolmpico Internacional - IPC e da Federao Internacional de Esportes para Cegos IBSA. O Comit Paraolmpico Internacional, entidade mxima do desporto para pessoas com deficincia, congrega diversos tipos de deficincia em suas competies; a IBSA responsvel somente pelas competies esportivas de pessoas com cegueira e deficincia visual. No Brasil, a Confederao Brasileira de Desporto para Cegos CBDC, entidade fundada em 1984, a responsvel pela prtica desportiva de rendimento para pessoas com cegueira e deficincia visual.

A prtica de actividades motoras por pessoas com deficincia como processo de habilitao, reabilitao e interaco social constitui-se num dos principais instrumentos para o desenvolvimento das potencialidades individuais e colectivas dessa parcela da populao. Inegavelmente so muitos os ganhos decorrentes da participao em actividades de lazer e desporto, sejam eles no mbito sensrio motores/ou psicossocial. A natao, dessa forma, tem sido de grande importncia para o desenvolvimento global das pessoas com deficincia visual, pois pode ser

praticada em qualquer idade e condio fsica, trazendo benefcios que influenciaro directamente as suas actividades dirias, favorecendo e facilitando a insero social dessas pessoas. Portanto, a utilizao da modalidade natao como actividade motora para pessoas com deficincia visual altamente recomendvel, pois este um desporto que possibilita independncia e autonomia ao seu praticante, alm de trazer vrios benefcios que esto ligados segurana e qualidade de vida do aluno/aprendiz. , sem dvida, uma das modalidades desportivas mais adequadas para verificar-se o processo de incluso do cego e do deficiente visual no desporto, pois tem caractersticas como regras, formas de aprendizagem, treino, competies, entre outros factores que favorecem a insero dessas pessoas no ambiente da actividade fsica voltada para a sade, e tambm possibilita, por seu formato, o encaminhamento para o ambiente desportivo competitivo.

NATAO NATAO PARA BEBS DE 0 A 2 ANOS - ATIVIDADES PRTICAS NA PISCINA

Profa.Ms. Linda Denise Fernandes Moreira Pfrimer


A maior parte dos profissionais da Educao Fsica que ministram aulas de natao para bebs de 0 a 2 anos trabalha com os bebs acompanhados das mes (ou dos pais ou pessoas bem prximas) dentro da piscina. As aulas de natao para este pblico tm menor durao (entre 30 e 45 minutos) uma vez que o sistema termoregulador do beb ainda no se encontra to bem desenvolvido e, tambm, pelo fato de sua capacidade de ateno ser pequena, tornando cansativas atividades com grande tempo de durao. extremamente importante que o professor de natao para bebs tenha conhecimento sobre psicologia e fisiologia do desenvolvimento infantil, para que possa propor atividades adequadas ao estgio de maturidade fsica e psquica dos bebs. Uma vez adquiridos esses conhecimentos, hora de planejar as aulas prticas. Diversas atividades esto disponveis para tornar a aula um momento agradvel tanto para os bebs quanto para os seus acompanhantes. O professor dever conduzir a aula sempre com um semblante alegre, convidando os alunos para a prxima atividade com muita alegria, evitando dar ordens do tipo: "todos batam as pernas" ou " hora da imerso". Todo o trabalho deve ter um carter ldico e envolvente e o professor dever sempre elogiar as conquistas de cada beb: "Muito bem!", "Parabns!", "Que mergulho bonito!". A seguir, relatamos uma seqncia de atividades que podero ser propostas durante as aulas de adaptao ao meio lquido dos bebs, visando melhorar seu desenvolvimento psico-motor e afetivo. 1. Entrada do beb na piscina: Beb senta-se na borda com a me dentro da gua, na sua frente, a segurar sua cintura. Ao incentivo do professor o beb bate as pernas na gua enquanto todos cantam a msica: "Bate perninha bate ./ perninha do meu beb./ bate perninha bate ./ agora que eu quero ver!" " Me entra na piscina e beb fica na borda (de p se conseguir, ou sentado). Ao sinal do professor (um, dois , trs e tchi bummmmm!) o beb pula na piscina (sem imergir ainda) e a me o conduz pela gua (segurando o beb pelas axilas, em decbito ventral, com cabea para fora) cantando a msica: "Bom dia, bom dia, bom dia piscina. o beb chegou, chegou para nadar, vamos brincar e nos divertir, vamos brincar e aprender a nadar". " Me entra com beb na piscina e o segura de costas pra ela. Todas as mes e seus bebs ficam em crculo com bebs de frente uns para os outros. O professor diz: "Oooooiiiiiiiiii" e as mes aproximam seus bebs rumo ao centro do crculo. Depois o professor diz "Tchaaaaaaaaaaaauuuuu", e as mes puxam de volta seus bebs, formando novamente um circulo grande. Repetir esta atividade duas vezes. " Em crculo, mes seguram os bebs de frente, com as duas mos abaixo das axilas dele. Cantar a msica e virar o beb de lado, de maneira que molhe a lateral da cabea e a orelha dele na gua. A msica : "Molha, molha orelhinha. / molha, molha sem parar. / molha, molha orelhinha. / pra bem limpa ela ficar". 2. Atividades da parte principal: " Beb em decbito ventral segurando com as duas mos no pescoo da me. Passeio de um lado a outro da piscina (me vai andando de costas) estimulando o movimento de bater as pernas do beb (a me simula o movimento segurando nas perninhas do beb ou o prprio beb que j consegue realiza o movimento sozinho).

Executar este exerccio em diferentes momentos da aula variando as msicas: "Marcha soldado./ cabea de papel./ quem no marchar direito, vai preso no quartel./ o quartel pegou fogo./ Franciso deu sinal / acode, acode acode, a bandeira nacional". "Bate a perninha./ bate sem parar ./ bate a perninha ./ pra poder nadar". " Passeio de um lado a outro da piscina (me vai andando de costas), segurando beb na vertical de frente para a me. Ir cantando e deslocando o beb de um lado para o outro, at imergir o beb no momento certo da msica: A msica : "Zig, zag, zum... vou fazer mais um ./ zig, zag, zum.... vou fazer tchi buuuum (imergir o beb). " Com a me encostada na parede da piscina e um dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna de apoio. Colocar o beb sentado na perna flexionada, de costas para a me. Segurar com uma mo em cada mo do beb e ajud-lo a executar movimentos de circunduo com os dois braos (2 x para frente e 2 x para trs) enquanto se canta a msica: "Borboletinha ./ est na cozinha ./ fazendo chocolate./ para a madrinha ./ Pot Pot ./ perna de pau ./ olho de vidro ./ e nariz de pica-pau, pau pau!". " Com a me encostada na parede da piscina e um dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna de apoio. Colocar o beb sentado na perna flexionada, de costas para a me. Segurar com uma mo em cada mo do beb e ajuda-lo a executar movimentos de abrir e fechar os braos enquanto se canta a msica: "A janelinha abre (abrir os braos) / o sol est aparecendo / a janelinha fecha (fechar os braos) / o sol est se escondendo / Abriu, Fechou / Abriu, Fechou, Abriu / Fechou, Abriu / Fechou, Abriu, Fechou". " Com a me encostada na parede da piscina e um dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna de apoio. Colocar o beb sentado na perna flexionada, de costas para a me. Segurar com uma mo em cada tornozelo do beb e ajud-lo a executar movimentos da pernada do nado peito enquanto se canta a msica: "O sapo no lava o p / no lava porque no quer / ele mora l na lagoa / no lava o p porque no quer / mas que chul (professora cheira o p de cada beb e repete - mas que chul)". " Todas as mes em crculo segurando seus bebs pelas duas mos, de costas para elas (o beb em p, flutuando, de frente para o centro do crculo e com os bracinhos estendidos acima da cabea segurando nas mos da me). Balanar o beb de um lado para o outro 2 x e depois , sem soltar das mos da me, dar um giro no beb de maneira que o traga para se posicionar atrs da me, com a barriga nas costas dela, enquanto cantam a msica: "Carrapato da mame/ vai e volta sem parar / gira e sobe l atrs / pra bem juntinho brincar". " Em circulo, me e beb de frente para um para o outro, me segurando o beb abaixo das axilas com as duas mos. Cantar a msica e ir girando em crculo, quando falar "mergulho", imergir o beb e voltar, elogiando-o. A msica: "Pula sapinho ./ pula sapo./ pula bem alto ./ pra dar um mergulho". " Em crculo, me segura beb abaixo das axilas com as duas mos e de costas para ela. Professor conduz a atividade cantando e executando os movimentos com os braos a serem imitados pelos bebs. A msica : "Enrola, enrola, enrola (com dois punhos fechados e cotovelos flexionados, rolar um punho sobre o outro, na gua)./ puxa, puxa, puxa (estender os dois braos acima da cabea e puxar algo com as mos)./ faz uma bagunaaaaaaaaaa! (bater com as duas mos na superfcie da gua fazendo espuma). " Em crculo, a me segura beb abaixo das axilas com as duas mos e de frente para ela. Cantar a msica enquanto desliza com o beb de um lado para o outro e no momento certo executa os movimentos de acordo com os versos: "Eu tenho um patinho l em casa./ que me ensinou a nadar ./ Um passinho pra l (beb para a direita) ./ um passinho pra c (beb para a esquerda) ./ bamboleio (me faz um crculo na gua segurando o beb) ./ tch tch tch.... quen quen (elevar e descer o beb)... tch tch tch... quen quen(elevar e descer o beb) ./ Mas meu patinho eu no dou./ e no empresto pra ningum ./ Um passinho pra l (beb para a direita) ./ um passinho pra c (beb para a esquerda) ./ bamboleio (me faz um crculo na gua segurando o beb) ./ tch tch tch.... quen quen (elevar e descer o beb)... tch tch tch... quen quen(elevar e descer o beb)". " Em crculo, a me segura beb abaixo das axilas com as duas mos e de frente para ela. Cantar a msica enquanto desliza com o beb de um lado para o outro e no momento certo executa os movimentos de acordo com os versos: "Periquito / periquito/ pareces com papai.... (2x) / Pra cima (me eleva beb fora da gua) / pra baixo (me desce o beb) / pra frente (me leva o beb para longe do seu corpo) e para trs (me trs o beb pra prximo do seu corpo)... (2x)". " Em crculo, a me segura beb abaixo das axilas com as duas mos e de frente para ela. Cantar a msica enquanto vai passando seu beb para a colega da esquerda e virando para receber o beb que vem da colega da direita. Esta atividade s funciona com o professor fazendo parte do crculo ajudando a passar os bebs de mo em mo, e se as mes no so novatas e j tm intimidade entre si e com os bebs (algumas mes podem ter receio de entregar seu beb a outra pessoa). Promove o desenvolvimento social do beb. A msica : "Escravos de j / jogavam cachang / Tira / Pe / Deixa ficar / Guerreiros com guerreiros fazem zig zig z (2x)". " A me passeia pela piscina andando de costas com o beb em decbito dorsal e cabea apoiada no ombro da me (me apia o bumbum do beb com uma das mos). Cantar a msica e estimular a batida de pernas do beb. A msica : "Um, dois, feijo com arroz/ trs, quatro, feijo no prato / cinco, seis, molho ingls / sete, oito, comer biscoito / nove, dez, comer pastis". " Em crculo, mes seguram bebs com as duas mos embaixo das axilas deles, com bebs de frente para o crculo. Professora d uma argola pequena para cada beb e fica com uma para demonstrar o exerccio da mgica. Segurando a argola deitada na superfcie da gua, com a outra mo a professora faz o movimento de misturar algo dentro da argola, dizendo: "Sim salabim bim bim / bom bomromrom bom bom / bum scalabum bum bum / vamos soltar bolinhas pros peixinhos (soprar o ar dentro da gua fazendo borbulhas). Estimular que todos os bebs faam o mesmo. " Vamos pegar a dona aranha? Este exerccio precede o exerccio a seguir. As mes ficaro a uns dois-trs

metros distantes da borda da piscina segurando seus bebs em decbito ventral, com as duas mos abaixo das axilas dele, de frente para a parede da piscina. Ao sinal "1, 2, 3 e j", as mes imergem seus bebs ajudandoos a ter certa propulso abaixo da gua, e depois os soltam embaixo d'gua para que eles sigam sozinhos at conseguirem pegar na parede com as duas mos. " Passeio da dona aranha. Cada me segura seu beb abaixo das axilas, com ele de costas para a me e de frente para a borda. Vo cantando a msica da dona aranha e os bebs vo se deslocando de lado (seguros pelas mes) e com as duas mozinhas na borda da piscina. No momento certo da msica, fazer a imerso do beb, girando-o e depois o pegando quando ele subir superfcie. A msica : "A dona aranha subiu pela parede / veio a chuva forte e a derrubou / ela teimosa e desobediente / sobe, sobe, sobe, nunca est contente / tchibuummm (nesta hora, a me imerge o beb de costas para ela e antes de solt-lo abaixo da gua, d um giro na sua cinturinha de maneira que ele fique de frente pra ela e suba sozinho para a superfcie, quando a me voltar a pegar o beb). " Professora coloca plataforma no fundo da piscina para que os bebs pisem sobre ela e consigam ficar em p sozinhos com a gua na altura do peito. Estimular que os bebs peguem os objetos que a professora for jogando na plataforma, fazendo para isso, uma leve imerso. " Professora coloca uma plataforma no fundo da piscina para que os bebs pisem sobre ela e consigam ficar em p sozinhos com a gua na altura do peito. A professora libera o beb de um lado da plataforma, ele caminha ao som da msica: "Eu vou, eu vou / passear agora eu vou / parar tchibum, parar tchibum / eu vou, eu vou, eu vou" e vai ao encontro da me. No final da plataforma o beb d um mergulho e me o segura quando ele voltar superfcie. " Professora coloca um tapete flutuante na superfcie da piscina para que os bebs pisem sobre ele e consigam ficar em p sozinhos. A professora libera o beb de um lado do tapete e ele vai engatinhando, andando ou correndo at o outro lado, onde se encontra sua me. Quando chegar ao fim do tapete, ele d um mergulho e a me o segura quando ele retornar superfcie, elogiando-o. " Professora coloca um tapete flutuante na superfcie da piscina para que os bebs sentem firmes sobre ele e consigam ficar sozinhos nesta posio. Assim, todos os bebs sentados ao mesmo tempo no tapete flutuante e as mes segurando o tapete ao lado dos seus filhos cantando: "A canoa virou / quem deixou ela virar / foi por causa do (nome de um beb de cada vez) que queria s brincar". " Vamos brincar com o cavalo marinho!!! Cada me fica em cima de um aquatubo (como se fosse uma bicicleta) e coloca seu beb na sua frente, tambm em cima do espaguete, com uma perna de cada lado. Sempre deixe a parte da frente do aquatubo (cabea do cavalo) mais baixa do que a parte de trs do aquatubo (rabo do cavalo) para que a flutuao seja melhor. A me vai empurrando o cho com seus ps e se deslocando pela piscina com o beb em cima do cavalo marinho. " Professora segura o beb abaixo das axilas dele e com ele de frente para sua me, que se encontra a uns dois metros de distncia. Ao sinal: "1, 2, 3 e j", a professora imerge o beb (imerso rasa) e o solta, de maneira que ele suba para a me sozinho, at chegar superfcie e ser pego por ela. " Professora segura o beb abaixo das axilas dele e com ele de frente para sua me, que se encontra a uns dois metros de distncia. Ao sinal "1, 2, 3 e j" a professora imerge o beb (imerso profunda), o segura at que ele consiga pegar uma argola no fundo da piscina, e o solta, de maneira que ele suba para a me sozinho, at chegar superfcie e ser pego por ela". " Com o beb sentado ou de p na borda (de frente para a piscina) e a me de frente pra ele dentro da piscina, ele e a me batem palmas enquanto a me canta a msica: "Bate palminha / bate palmo / bate palminha pra dar um mergulhaaaaaaaaaaao" (beb mergulha na piscina, a me o pega quando ele vier para a superfcie da gua).

3. Atividades finais: " Cada beb escolhe um brinquedo preferido no ba de brinquedos da professora (prximo piscina) e a me arremessa este brinquedo dizendo: "Vamos bater a perninha para buscar o......(nome do brinquedo), conduzindo o beb at l. Repetir 2 vezes. " Mes em crculo segurando seus bebs de costas para elas e de frente para o crculo. Balanando os bebs de um lado para o outro, bem lentamente, vo cantando com voz baixa e suave, a seguinte msica: "Se esta gua, se esta gua fosse minha / Eu mandava , eu mandava rechear / Com peixinhos, com peixinhos coloridos / S pro meu, s pro meu beb nadar". " Brincadeira livre com a me " Explorao dos brinquedos

Natao para bebs: www.efdeportes.com/efd15/natacao.htm www.efdeportes.com/efd63/bebe.htm www.efdeportes.com/efd11/bperez.htm www.efdeportes.com/efd11/nprecoz.htm www.efdeportes.com/efd96/bebes.htm

You might also like