You are on page 1of 5

1. A privatizao da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatizao dessa organizao?

A favor: Os lucros da empresa aumentaram exponencialmente. Comprou diversas empresas no Brasil e no Exterior, aumentando sua influncia internacional. Criou um nmero considervel de empregos. Acabou com a influncia poltica em sua administrao.

Contra: A empresa foi vendida a um preo muito baixo dado o seu tamanho e capacidade. Com a CVRD privada, o pas deixaria de ter poder sobre seus recursos minerais, e submeteriase aos interesses privados.

2. D exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condio de administrador do Bradesco e da CVRD.

Humanas: Tem tima comunicao interpessoal Tem facilidade de se relacionar motivador, inspira os outros. Tem um timo poder de influncia

Conceituais: Estrategizou corretamente, escolhendo um rumo que se provou extremamente lucrativo para a empresa Foi rpido e firme na deciso de ocupar o cargo de diretor administrativo

Tcnicas:

Como negociador e empreendedor, expandiu a produo do setor de minerao, focou os recursos da empresa no lugar certo e conseguiu expandir a empresa para o cenrio internacional.

3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

Quando assumiu a administrao, Agnelli usou de suas habilidades para organizar e tornar a empresa mais eficiente e lucrativa, para facilitar a comunicao e simplificar o jeito com que as tarefas eram lidadas, e para aumentar a influncia e a magnitude da empresa. Aps sua organizao da empresa se tornar mais estvel, teve de utilizar suas habilidades para se integrar no cenrio internacional. No geral, utilizou dos trs campos de habilidade para o crescimento da empresa, sendo forte em todos os trs.

4. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou aps a privatizao da CVRD?

Diversos problemas, mas um dos maiores era o falto de foco da empresa, com negcios ativos no relacionados mineirao. Alm disso, existiam srios problemas de comunicao, e uma burocracia interna que impedia a resoluo dos problemas assim que aparecessem.

5. Roger Agnelli j planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua presidncia. Voc concorda com essa afirmao?

Sim. Com sua extensa rede de influncia interpessoal e seu talento nato, conseguiu se colocar como presidente da Bradespar S/A, que num consrcio com a CSN, colaborou para que a CVRD tornasse-se mais eficiente. Nesse processo, Agnelli se demonstrou um administrador com viso e talento, tendendo assim administrao da empresa.

6. Quais os papis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da CVRD? D exemplos de cada um deles.

Decisrios: Traou metas e objetivos claros, organizou a diretoria de maneira a facilitar o fluxo de informaes e definiu o foco da empresa, vendendo negcios que no tivessem relao com a mineirao.

Informacionais: Agnelli discutiu extensivamente com acionistas da empresa a respeito dos objetivos e sua estratgia para tornar a empresa eficiente, focando na rea de logstica e mineirao. Interpessoais: Agnelli cultivou uma gigantesca rede de networking, aproximando-se de vrias pessoas de poder. Seus poderes persuasivos e sua confiana despertam admirao de vrios.

7. Voc considera Roger Agnelli um tpico administrador brasileiro? Que traos so evidentes em sua administrao da CVRD?

Agnelli um administrador atpico, porm exibe traos do administrador brasileiro, como o paternalismo e personalismo.

8. Voc acredita que a CVRD esteja preparada para enfrentar desafios que se adivinham em seu futuro? De que forma Roger Agnelli contribui (ou no) para isso?

A empresa est definitivamente pronta para quaisquer desafios que possa enfrentar no futuro, pois a cada momento a empresa se aprimora. Agnelli um administrador que consegue tomar as decises certas na hora certa, com tima viso estratgica. Entre a tima administrao e a prpria proporo que a CVRD tem, difcil pensarmos em algum empecilho que possa prejudicar a empresa a esse ponto.

Questes Caso Roger Agnelli e CVRD 01 - A privatizao da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatizao dessa organizao? Pesquise informaes complementares. Os argumentos utilizados a favor desta descentralizao foram: A m administrao enquanto estatal que foi centralizado nas mos dos administradores de topo, interesses polticos dentro da empresa, falta de recursos do governo para a manuteno da empresa. Os argumentos utilizados contra a descentralizao foram:

A empresa foi vendida a um preo abaixo do seu valor real, o governo poderia ter investido mais na empresa, administr-la melhor, em pouco tempo o lucro seria muito maior que o da venda.

02 - D exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condio de administrador do Bradesco e da CVRD. - Perfil de negociador agressivo; - Comunicao diferencial, interna e externamente; - Ingls fluente; - Cultivou uma rede de relacionamentos interpessoais, com pessoas poderosas; - Facilidades em trabalhar com pessoas, sendo capaz de influenci-las; - Perfil de lder, qualidade e experincia; - Empreendedor; - Viso de longo prazo, transparncia, conduta e atitude; - Rapidez na tomada de decises, garantindo respostas rpidas s oportunidades ou problemas; - Dedicao no trabalho que faz;

03 - De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli? A partir do momento que ele se torna um smbolo perante funcionrios, clientes e pela sociedade. Sua dedicao ao trabalho e o prestigio conquistado. 04 - Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou aps a privatizao da CVRD? Havia um estado de conflito entre Sleinbruch, CSN e os outros administradores da CVRD diante da parte estratgica. - Soluo de impasses entre os scios para que oportunidades de negcios surgissem. - A distino entre a Siderrgica e mineradora acaba-se; aps vrias anlises e acordos.

05 - Roger Agnelli j planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua presidncia. Concorda com essa afirmao?

Sim. Por ter desde o comeo metas traadas e que deviam ser cumpridas a risca. Buscando desde os primeiros anos de sua gesto tornar a CVDR mais eficiente e produtiva.

06 - Quais os papis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da CVRD? D exemplos de cada um deles. Conseguiu solucionar impasses entre os scios da organizao. Atitude de assumir a presidncia. Discusso como os acionistas. Comunicao entre os setores. Dialogo entre Agnelli e os diretores executivos.

07 - Voc consideraria Roger Agnelli um tpico administrador brasileiro? Que traos do sistema cultural brasileiro so evidentes na administrao da CVRD? Sim. Pois trouxe crescimento rpido a CVRD; tem grande rede de comunicao entre diretores de outras grandes empresas; apresenta grande potencial de liderana. 08 - Voc acredita que a CVRD esteja preparada para enfrentar os desafios que se advinham em seu futuro? De que forma Roger Agnelli contribuiu (ou no) para isso? Sim. Ele contribuiu buscando maior eficcia e produtividade, acelerando os processos tendo mais comunicao com todos os setores, assim ele fazia com que todos ao seu redor soubessem o que ele estava pretendendo para as melhorias da CRVD.

You might also like