You are on page 1of 9

SIMULADO DE BIOLOGIA UFSC MAGRO. 01. Um dos maiores cientistas de todos os tempos, Louis Pasteur (1822-1895), foi um pioneiro.

o. Em 1995, ele foi homenageado pela comunidade cientfica mundial, por ocasio do centenrio de sua morte. E at nos dias de hoje suas descobertas e experimentos so base de muitas atividades acadmicas e pesquisas. Destacam-se como contribuies de Pasteur: 1- Nada existe no ar, capaz de gerar, a no ser os germes, que este mesmo ar carrega. (Pasteur, apud CINCIA HOJE, p. 10.) 2- Muitas doenas de plantas e animais so causadas pela invaso de germes. 3- As perdas na indstria do vinho, por sua transformao em vinagre, na Frana do sculo XIX, eram causadas por germes. 4- O aquecimento moderado, por um determinado perodo de tempo, eliminava microorganismos que contaminavam o vinho e a cerveja. 5- A mortalidade causada por infeces ps-operatrias foi drasticamente diminuda com o uso de processos de aquecimento e resfriamentos contnuos em ambientes limpos. 6- A imunidade clera das galinhas, ao carbnculo e raiva pde ser alcanada, atravs da injeo de vrus artificialmente atenuados. Entre as repercusses do trabalho de Pasteur no campo da Biologia Celular, pode-se citar: (01) No pargrafo 1 podemos ver a ideia central da Teoria da Origem da Vida conhecida como Panspermia Csmica ou Teoria Cosmozoria. Nessa teoria o ar capaz de gerar vida est contaminada por DNAs provindos do espao. Falsa: a ideia central da afirmao 1 a pr-existncia. Seres vivos microscpios dariam vida outros seres vivo. Teoria da Biognese (defensores: Pasteur, Redi, Oparin, Needman) (02) Nos pargrafos 1, 2 e 3 a ideia de germes e microorganismos est associada ao que hoje conhecemos como representantes do Reino Monera__as Bactrias (seres procariontes), do Reino Protista__os Protozorios (seres eucariontes); ambos os reinos com seres unicelulares. E ainda seres acelulares como os vrus. Verdadeiro

VRUS BACTRIAS PROTOZORIOS (04) As variaes trmicas citadas no pargrafo 4 so eficientes porque tem como princpio a desnaturao de enzimas essenciais a sobrevivncia dos microorganismos que contaminavam o vinho e a cerveja, conhecidas hoje como leveduras. Verdadeiro

LEVEDURAS

(08) O sucesso dos procariotos como as bactrias, na contaminao do vinho, se relaciona simplicidade do seu processo reprodutivo. Verdadeiro. A reproduo por cissiparidade facilita o crescimento populacional das bactrias o que possibilita maior ao no meio. Mais tambm temos que ressaltar a importncia do seu modo de obteno de energia, fermentao.

(16)Vinho e vinagre so produtos de atividade biolgica, envolvendo sistemas enzimticos correlacionados, que obtm energia por excesso de oxignio no meio. Falsa. O modo de obteno de energia que tem como resultado o vinho e vinagre a fermentao actica, sem a presena de oxignio.

(32) As clulas procariticas e eucariticas se diferenciam basicamente pelos mecanismos de obteno de energia, sendo suas estruturas membranosas e nucleares semelhantssimas. Falsa. As clulas se diferenciam principalmente pela ausncia e presena, respectivamente da membrana nuclear ou carioteca.

I-EUCARIONTE

II-PROCARIONTE

(64) As injees de vrus artificialmente atenuados e citados no pargrafo 6 constituem hoje os soros. Falsa. Injees de toxinas e/ou organismos atenuados so vacinas, induzem a produo de anticorpos. Soros so anticorpos prontos.

02. Indivduos portadores da doena "xeroderma pigmentosum", condio gentica autossmica recessiva, apresentam, em clulas epidrmicas, extrema sensibilidade luz solar, resultando em alta freqncia de cncer de pele, principalmente na face. Alguns desses pacientes tambm desenvolvem anormalidades neurolgicas, que parecem resultar da morte prematura de clulas nervosas. Estudos genticos em clulas de organismos afetados revelam a existncia de defeitos no sistema enzimtico responsvel pelo reparo de molculas de DNA danificadas pela exposio a agentes mutagnicos. Com consequente alterao no material gentico. (GARDNER, p. 307-8 - adaptao)

xeroderma pigmentosum Uma anlise da situao apresentada anteriormente permite afirmar: (01) Agentes mutagnicos incluem fatores fsicos (como raios solares U.V.A e U.V.B) e radioatividade e agentes qumicos, como drogas ilcitas e conservantes de especiarias comestveis que alteram a estrutura da molcula de DNA. Verdadeiro (02) A falha em mecanismos celulares que preservam a fidelidade da mensagem gentica predispe ao cncer, portanto, afetam o momento da clula durante a intrfase conhecido como perodo S onde ocorre a preservao do material gentico pelo princpio da autoduplicao. Verdadeiro (04) A origem da condio gentica falha dos indivduos com "xeroderma pigmentosum"

determinada pela exposio radiao ultravioleta e, segue os princpios da primeira lei de Mendel com dois fentipos (um normal e outro com a herana autossmica recessiva). Verdadeiro (08) A morte prematura de clulas nervosas resulta dos efeitos do acmulo de leses na molcula de DNA que acabam se espalhando por outras clulas em um processo conhecido como metstase. Verdadeiro (16) Os genes que condicionam o "xeroderma pigmentosum" so caractersticos de clulas que esto localizadas na epiderme. Verdadeiro (32) A ocorrncia de alteraes em clulas nervosas e em clulas epidrmicas pode estar relacionada sua origem embriolgica comum, j que ambos os tecidos tem ontognese partir da mesoderme ou mesentoblasto. Falsa. Ambos tecidos tem origem na Ectoderme ou ectoblasto. Quem se origina do mesentoblasto so os tecidos conjuntivos e musculares. (64) Se um portador de "xeroderma pigmentosum" se casasse com um indivduo normal e heterozigoto, as chances de ter trs meninos com a doena seria de 3/8. Falsa. A chance de 1/64. Verifique os cruzamentos a seguir: Indivduo Normal e heterozigoto: Aa Indivduo com xeroderma: aa A a a Aa Aa a X X XX

aa aa

X Y

XX

XY

XY

Indivduos com xerodermia: Trs meninos= . . = 1/64

Indivduos do sexo masculino: XY =

Resposta: pra ter a doena e para ser do sexo masculino =

03. O quinto reino na Taxonomia o Metazoa. Segundo esse reino correto afirmar: (01) O segundo filo na ordem evolutiva so os cnidrios. Eles tm hbitat aqutico, sendo poucas as espcies de hbitat terrestre, as quais so representadas por plipos. Sua principal caractersticas so clulas urticantes dispostas em baterias de clulas especializadas chamadas coancitos. Falsa. O nico erro sobre a clula urticante. Os coancitos so clulas digestrias dos Porferas ou Espongirios, primeiro filo. A clula urticante dos cnidrios ou celenterados,

so os CNIDOBLASTOS. coancito cnicoblasto (02) Alguns cnidrios se reproduzem por alternncia de geraes, quando ento os plipos do medusas e as medusas do plipos, alternando formas e modos reprodutivos. Verdadeiro.

(04) A Grande Barreira de Recifes que se estende por mais de 2000 km ao longo da costa nordeste da Austrlia e considerada uma das maiores estruturas construdas por seres vivos da Terra pertence ao primeiro filo do reino Metazoa, os porferas da classe Ascon com sistema esqueltico do tipo calcrio. Falso. As barreiras de corais so formados pelos animais do segundo filo; CNIDRIOS. Pertencem a classe antozoa, onde predominam os plipos.

(08) Coancitos, Pinaccitos, Esclercitos, Amebcitos e Porcitos so clulas do filo espongirios ou porferas que realizam respectivamente: digesto, revestimento, defesa, reproduo e passagem da gua. Verdadeiro.

(16) Clulas flama, ocelos, protofaringe e cordo nervoso parietal so caractersticas marcantes no filo Platielminto. So representantes desse filo: Planrias, Schistossomas e Tanias. Verdadeiro

(32) Os termos pazorios, aneuromirios e acelomados indicam respectivamente: ausncia de tecidos, sistema nervoso e celoma. Sendo que as duas primeiras caractersticas esto presentes nos porferas e a ltima nos platelmintos. Verdadeiro

04. Desde o incio da teoria celular at hoje, muito se tem descoberto acerca da clula, de suas organelas e caractersticas, e a respeito dos processos bioqumicos que nelas ocorrem. Com relao a esse tema, julgue os itens seguintes. (01) O movimento membranoso conhecido como pseudopodes visvel ao microscpio ptico e tem intensidade em amoebas e leuccitos. Nos primeiros auxiliam a digesto e no posterior para a defesa dos organismos.

Verdadeiro. (02) Alteraes na concentrao dos ons provocam, nas clulas, modificaes profundas na permeabilidade, na viscosidade e na capacidade de resposta a estmulos.

Verdadeiro. (04) Mitocndrias, retculo endoplasmtico e lisossomos so comuns s clulas procariticas e s eucariticas. Falso. Clulas procariontes no possuem organelas. O espao est ocupado pelo ncleo difuso e no permite a formao de endomembranas. (08) O nmero de mitocndrias de uma clula determinado geneticamente, mantendo-se estvel ao longo da vida celular. Falso. As mitocndrias possuem DNA prprios e se autoduplicam de acordo com a necessidade.

(16) O acar das frutas produzido durante o processo de fotossntese, conhecido como frutose e como a glicose tem frmula geral C6H12O6. Verdadeiro.

(32) O fumo e a atividade fsica regular tm papis antagnicos na destruio do excesso de gorduras. Verdadeiro.

Placa de ateroma. O cigarro auxilia na fixao das gorduras no endotlio, tecido interno dos vasos. Os exerccios gastam grande quantidade de energia, consumindo grande parte dessa gordura. 05. Na Drosophila melanogaster, a cor do corpo bano produzida por um gene recessivo (e) e o corpo de cor cinza, pelo seu alelo (E). A asa vestigial produzida por um gene recessivo (v) e o tamanho normal da asa determinado pelo seu alelo (V). Se moscas dibridas so cruzadas entre si e produzem 256 indivduos, quantas moscas desta prognie apresentaro o mesmo gentipo dos pais? Passe para o carto respostas o valor obtido. Resposta: 64 Como uma Segunda lei de Mendel (dihibridismo: duas caractersticas; cor do corpo e tipo de asa), as caractersticas esto segregadas, separadas. Portanto, podemos resolver uma caracterstica de cada vez e depois cruz-las. Como so dihibridos (duas vezes heterozigoto) EeVv. Cor do corpo Tipo de asa E e V v E e EE Ee Ee ee V v VV Vv Vv vv

Ee =

Vv = = . 256 = 64

06. A figura ilustra mecanismos moleculares de resistncia bacteriana a antibiticos, a saber:

1 0

Sobre esses mecanismos e esses organismos (so) correto(as) afirmar(es): (01) um dos mecanismos das bactrias para criarem resistncias aos antibiticos o recrutamento de uma enzima que destri ou incapacita a droga; Verdadeiro. Quadro 1 (02) o uso de uma bomba intra-celular que expulsa a droga antes que ela aja semelhante ao processo de clasmocitose das clulas de defesas humanas um outro recurso; Verdadeiro. Quadro 2. (04) a substituio da protena-alvo da droga por uma verso que a droga no reconhece devido a conformao do stio ativo da mesma ser extremamente semelhante. Verdadeiro. Quadro 3. (08) na micrografia real podemos observar duas formas bacterianas: as do tipo bacilos e os cocos. Verdadeiro. Quadro 5 e 6 respectivamente. (16) a relao estabelecida entre o organismo produtor da droga (antibiticos) e as bactrias conhecida como amensalismo. Verdadeiro. Relao desarmnica (+) X (-). Desarmnica e inter-especfica (i.e. = espcies diferentes). No amensalismo est envolvido um toxina. Exemplos: pinheiro toxina cido Bactria toxina botox. Fungo toxina antibitico. (32) os antibiticos so drogas produzidas quimicamente de modo artificial e no dependem de organismos vivos Falso. Quem fornece os antibiticos so fungos do filo Ascomiceto. Peniciliun notatun por exemplo. Mesmo sendo fabricados artificialmente, necessitam da base orgnica natural.

Formatado: Fonte: Negrito, Cor da fonte: Vermelho

Preste bem ateno nesse fungo e na forma de outros, que no produzem antibiticos mais aparecem sempre na ufsc. O Penicilliun como todo ascomiceto tem formato de taa. Nesse grupo tambm temos as leveduras, famosas por fermentarem pes, bebidas, queijos (Saccharomyces do camembert, Saccharomyces cerevisiae...)

Forma de taa.

Basidiomicetos (cogumelos). Filo mais evoludo.

(64) a resistncias das bactrias aos antibiticos pode ser explicada pela teoria da evoluo do uso e desuso de Wallace e Darwin. Falsa. A teoria do uso e desuso pertence a Lamarck. Darwin e Wallace descreveram a teoria da seleo natural.

You might also like