You are on page 1of 12

3

INTRODUO

Segundo Fonseca (2003), Mitler (2003), Sassaki (2004) e Mendes (2002), entende que a educao inclusiva pode ser um sistema educacional de qualidade, que utiliza e prope mtodos pedaggicos inclusivos para todos os alunos, que necessitem ou no de uma educao especial, havendo uma participao conjunta da sociedade, dando nfase s adversidades e individualidades de cada aluno.

A educao inclusiva um processo complexo que envolve a participao de varias aes nos mbitos da educao, da sade, do ambiente fsico, entre outros, tornando importante o respeito diversidade de cada criana e a realizao de transformaes, quando necessrias para receber e manter o aluno em um processo educativo ativo e construtivo (SILVA et al, 2004, p.5).

Para tanto, ao estudar o assunto proposto, pretende-se obter um olhar inovador educao especial, contextualizando um ensino que garanta, atravs do processo educacional, uma maior sensibilizao quanto ao direito da educao inclusiva crianas e adolescentes, num ambiente em que no prevalea a diferena, mas o compartilhamento de um ambiente comum, com uma educao voltada a todos. Segundo SASSAKI (2005, p. 20):
Uma escola comum s se torna inclusiva depois que se reestruturou para atender diversidade do novo alunado em termos de necessidades especiais (no s as decorrentes de deficincia fsica, mental, visual, auditiva ou mltipla, como tambm aquelas resultantes de outras condies atpicas), em termos de estilos e habilidades de aprendizagem dos alunos e em todos os outros requisitos do princpio da incluso, conforme estabelecido no documento, A declarao de Salamanca e o Plano de Ao para Educao de Necessidades Especiais.

O principal objetivo deste artigo evidenciar a questo da diversidade no campo da educao inclusiva e suas implicaes no processo de ensinoaprendizagem. Alm da reestruturao do sistema educacional que juntamente com um professor capacitado possa conhecer a fundo as limitaes e necessidades especiais do aluno, adotando uma pedagogia que estimule e favorea a participao

e incluso de todos, derrubando assim, a prtica de excluso social e adotando uma ideia de integrao social.

2 - INCLUSO ESCOLAR, ACESSO E PERMANNCIA PARA OS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

Para a construo deste artigo, foi usada a metodologia de pesquisa bibliogrfica, com leitura e interpretao de literatura inerente ao acesso e permanncia de crianas e adolescentes com necessidades educativas especiais. Percebe-se que a incluso escolar tem sido um assunto de diversos estudos e debates, considerando a necessidade de que todos os alunos recebam uma educao de qualidade voltada na ateno das suas necessidades individuais, uma vez que, tornando-se aptos e preparados, possam assumir o seu papel de cidado na sociedade.

Entende-se por poltica educacional o conjunto de medidas planejadas e adotadas pelo Estado como parte das polticas sociais, para o desenvolvimento da educao em todo o territrio nacional. Na perspectiva da incluso, a poltica educacional fundamenta-se no princpio da igualdade de direitos entre as pessoas, tem como meta a oferta de uma educao igualitria e de qualidade para todos, sem discriminaes, com respeito s diferenas individuais, e garantia de permanncia de todos na escola, no decorrer de sua formao. (BITES, 2005, p.83).

Hoje, luta-se por um novo modelo socioeducacional, que busca a integrao dentro de uma sociedade mais justa e democrtica, livre do preconceito, desvencilhando-se de prticas exclusicionistas, to marcadas na histria da humanidade.

Na integrao, para que um aluno com necessidades educacionais especiais pudesse estar numa classe regular, era necessrio que apresentasse dificuldades mdias ou comuns. Na incluso, todos os alunos so membros de direito da classe regular, sejam quais forem suas caractersticas pessoais. (SANCHEZ, 2005, p.14).

H um novo direcionamento no mundo hoje em relao educao inclusiva, e os sinais de como esse processo vm sendo construdo, so cada vez mais visveis, como na mdia, programas e servios. Segundo SASSAKI (2004, p.61) :

A incluso social um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papis na sociedade.

Favorecer uma relao de convvio em um ambiente menos restritivo e excludente, pode abrir oportunidades s pessoas com necessidades educacionais especiais a um processo contnuo e dinmico dentro de uma participao em que todos os nveis sociais, se interajam na ideia de integrao social e direitos iguais, substituindo a prtica de excluso social. De acordo REGINATO, (2005, p.14):

A escola vem assumindo um papel relevante no processo de integrao das pessoas portadoras de deficincia, onde tenta efetivar, na prtica, o Artigo 58 da Lei n. 9394 de Diretrizes e Bases da Educao, quando diz que todas as crianas, sempre que possvel, devem aprender juntas, independente de suas dificuldades e diferenas, partindo da convico de que todos os educandos so capazes de aprender. Alguns exigem apoio adicional, outros uma adaptao, outros ainda equipamentos especficos; so todos recursos fceis de serem ofertados pelos diferentes segmentos da sociedade.

De acordo com a Declarao de Salamanca (1994, p.13), que aconteceu na Espanha, diz que: O planejamento educativo elaborado pelos governos dever concentrar-se na educao para todas as pessoas, em todas as regies do pas e em todas as condies econmicas, atravs das escolas pblicas e privadas. Nesse sentido, entende-se que uma escola inclusiva ter por funo promover a convivncia entre as pessoas consideradas normais e as que apresentam necessidades educacionais especiais.

A incluso representa, de fato, uma mudana na mente e nos valores, para as escolas e para a sociedade como um todo,porque, subjacente sua filosofia, est aquele aluno ao qual se oferece o que necessrio, e assim celebra-se a diversidade (MITLER, 2003, p. 36).

Por conseguinte, uma sociedade inclusiva aceita as diferenas entre as pessoas, respeitando-as. Para que isso ocorra, necessrio que antes de mais nada, acontea a incluso social de indivduos que por fatores econmicos, polticos

ou sociais, foram excludos e marginalizados, ficando aqum do processo educacional. Segundo SASSAKI (2004, p. 2):

Uma escola comum s se torna inclusiva depois que se reestruturou para atender diversidade do novo alunado em termos de necessidades especiais (no s as decorrentes de deficincia fsica, mental, visual, auditiva ou mltipla, como tambm aquelas resultantes de outras condies atpicas), em termos de estilos e habilidades de aprendizagem dos alunos e em todos os outros requisitos do princpio da incluso, conforme estabelecido no documento, A declarao de manca e o Plano de Ao para Educao de Necessidades Especiais.

Para que haja a verdadeira incluso, necessrio que, os profissionais da educao sejam capacitados para receberem os alunos com limitaes, que possam decifrar que alem dessas limitaes, h tambm possibilidades, causando neles o desejo e a vontade em aprender, contribuindo para o aumento de suas potencialidades. Segundo MENDES (2002, p. 64):

[...] o movimento em defesa da educao inclusiva, como mencionado, surge na segunda metade da dcada de 80, com a radicalizao do debate na dcada de 90, cuja idia central era que, alm de intervir diretamente sobre essas pessoas, tambm era necessrio reestruturar a sociedade para que ela possibilitasse a convivncia dos diferentes. No mbito da educao, passa-se a defender um nico sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficincia.

Nos estudos de MENDES (2002, p. 61 apud Bites, 2006, p. 85), o autor retrata esse movimento de incluso num contexto mundial, correlacionando a incluso educacional de pessoas com necessidades especiais construo de uma sociedade democrtica e de resistncia contra a excluso social de muitos grupos minoritrios. FONSECA (2003, p. 99), considera que:

Que a incluso educacional no tarefa apenas de um segmento social ou de um profissional da escola, mas de todos aqueles nela envolvidos e da prpria sociedade. O mundo inclusivo um mundo no qual todas as pessoas tm as mesmas oportunidades de serem agentes participativos e de estarem na sociedade de forma participativa, onde as relaes entre o

acesso s oportunidades e as caractersticas individuais sejam marcadas pela igualdade de valor.

Ao analisar a questo da incluso educacional, pretende-se respeitar o direito de todos os cidados, inclusive os cidados com necessidades especiais. Direito esse garantido por lei, e que em nenhum momento diz que estes devem estudar em ambiente diferente dos considerados normais, mas devem ter o acesso educao. Isso no quer dizer que devam ser protegidos ou tutelados devido s suas limitaes, mas que devem ser tratados com respeito e dignidade. FONSECA (2003, p.113) salienta que:

Educao inclusiva significa assegurar a todos os estudantes, sem exceo, independentemente da sua origem scio-cultural e da sua evoluo psicobiolgica, a igualdade de oportunidades educativas, para que, desse modo, possam usufruir de servios educativos de qualidade, conjuntamente com outros apoios complementares, e possam beneficiar-se igualmente da sua [incluso] em classes etariamente adequadas perto da sua residncia, com o objetivo de serem preparados para a vida futura, o mais independente e produtiva possvel, como membros de pleno direito da sociedade.

A capacitao profissional e a criao de prticas educacionais no excludentes pode ser o primeiro passo para a quebra de paradigmas impostos pela sociedade, voltando assim, para uma educao de qualidade e mtodos pedaggicos efetivos no processo de formao do aluno. FARIAS (2003, p.44, apud Reginato, 2005) ) acredita que:

[...]a capacitao o primeiro passo para a incluso escolar dar certo. De modo geral, o que assegurara o progresso, a qualidade e a manuteno de todos os alunos na escola, porque, preparado o professor ter competncia para avaliar qual aluno poder ser favorecido ou no pela incluso, o tipo de atendimento que vai favorecer o seu desenvolvimento, se a conjugao de esforos favorece ou no, impacto da incluso sobre os pais; se h modificaes de crenas e atitudes nos alunos, pais e na prpria comunidade; se h modificao no desempenho da aprendizagem das crianas.

visvel hoje, pelos agentes que trabalham diretamente com esse pblico, a necessidade de se criar um guia que oriente tanto o professor como outros profissionais da educao, a como fazer essa adaptao, para que ocorra

verdadeiramente essa incluso, a como transformar a escola comum em um ambiente capaz e eficaz para atender o aluno com necessidades educacionais especiais. Para CAVALCANTE (2000, p.31 ):

[...] uma pedagogia centrada na criana, baseada em suas habilidades e no em suas deficincias e que incorpore conceitos como interdisciplinariedade, individualizao, colaborao e conscientizao/ sensibilizao, podem facilitar a insero dos alunos chamados 'especiais' na escola, fazendo desta uma experincia positiva para todos.

Um fator importante para tornar o professor do ensino comum capaz de atender a crianas e adolescentes especiais, seria a implementao e avaliao de programas de educao continuada, com prticas pedaggicas mais adequadas a estes alunos.

Existem alguns documentos oficiais que asseguram a integrao/incluso de crianas com necessidades educacionais em ensino regular. Foi a partir da Conferncia Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada em Salamanca, na Espanha, 1994, que a educao inclusiva se transformou em proposta formalizada para as escolas de ensino regular, com o objetivo de combater atitudes discriminatrias e promover a integrao da criana deficiente na sociedade (BUENO, 2001, p.21).

O termo "necessidades educativas especiais" no referencia apenas aos portadores de necessidades especiais, mas os incluem juntamente com aqueles que por razes diversas sofrem de defasagem de aprendizado, por exemplo. Segundo a Declarao de Salamanca (Espanha, junho/1994), em um dos seus princpios fundamentais outras. diz que as escolas devem acolher todas as crianas, independentemente de suas condies fsicas, sociais, emocionais, lingusticas ou

A maioria das famlias desejam receber a maior parte do tratamento em instituies locais e integrar sua criana com doena crnica nas atividades da comunidade, no limitando-a nos servios prestados principalmente para as crianas com necessidade especiais de sade. A obteno de servio na comunidade fortalece a socializao inicial da criana, principalmente atravs da participao na assistncia infantil e, depois, do desenvolvimento

10

social e educacional atravs da participao de programas escolares (PERRIN, 2002, p.62 ).

Essa sociedade em que se vive pois , ainda hoje, uma viso errnea das pessoas com necessidades especiais, e muitas vezes tm uma viso preconceituosa, transformando-as em incapazes de qualquer ato ou aprendizagem.

A existncia de documentos oficiais que estabeleam direitos e benefcios no processo de incluso, no basta garantias educacionais e nem por isso a excluso social deixou de estar vinculada a histria da educao de crianas e jovens com necessidades educacionais especiais atravs dos tempos. A excluso ainda impera, embora, em muitos sistemas educacionais locais, se comece a perceber o incio de um processo de incluso com a insero desses alunos na classe comum de ensino regular (TEZANI, 2004, p. 5 ).

O desenvolvimento de atividades em conjunto entre equipes, entre os professores e alunos, bem como entre seus profissionais para atuar com os alunos com necessidade educacionais especiais, favorece o reconhecimento das limitaes que cada indivduo possui em particular, podendo trabalhar suas potencialidade e diversidades de forma mais integrada, facilitando o processo de aprendizagem e uma incluso que atenda a todos e no a certo grupo.

Os inclusionistas defendem que a escola comum precisa contar com servios especficos e continuados de apoio, conforme as necessidades do alunado, a fim de que possa atender a todos e ajud-los a desenvolver suas potencialidades. (BITES, 2005, p.94).

A escola est sendo entendida como absorvedora dos problemas sociais, uma vez sendo, que os conceitos e as prticas inclusionistas no podem apenas se restringir ao mbito escolar, mas tambm, na esfera familiar, governamental e na sociedade como um todo, para modificar e acolher toda diversidade humana que vem acompanhada de estigmas e paradigmas que interferem no processo de mudana, transformao e implementao da melhora do sistema educacional.pois necessrio que haja muitas mudanas, incluir muito mais do interagir, socializao e quebra de conceitos e pr-conceitos que se formaram durante muitos anos, e momento de renovar , de fazer a diferena mostrando que ser diferente normal;.

11

CONCLUSO

Acreditar no processo de incluso viabilizar possibilidades de buscar alternativas de permanncia do aluno na escola, respeitando seu ritmo de aprendizagem, estimulando-o a participar e elevando sua autoestima. Ao menos em teoria, ningum duvida que proporcionar uma educao satisfatria para os alunos com necessidades especiais no ensino implica em esforos coordenados de toda a instituio escolar. Existindo uma necessidade da superao de uma viso classificatria seletiva, padronizada da sociedade. O padro e a estirpe de normalidade que condena todos que a ela fugirem pena da discriminao e, consequentemente, das prticas excludentes. A conceituao de incluso sugere uma disposio para estruturar os programas das escolas de forma a responder diversidade dos jovens que as frequentam. Todas as escolas devem reconhecer as diferentes necessidades de seus alunos e proporcionar um contnuo apoio de servios e estratgias que respondam e adaptem s necessidades individuais de cada aluno. O recurso principal para o ensino de alunos que apresentam algum problema de aprendizagem, requer um mtodo pedaggico e especial de ensino remetendo um pressuposto de um esforo permanente para a melhoria e qualidade do ensino. Reconhecendo a importncia da formao do professor completa-se com uma reflexo acerca da adaptao do ensino a diversidades dos alunos e no a adaptao do aluno ao ensino, sendo que cada indivduo tem suas potencialidades intelectuais e limitaes. O professor uma referncia para o aluno e no simplesmente um mero instrutor, pois enfatizar a importncia do seu papel tanto na construo dos saberes, como na constituio de atitudes, aes e valores so de grande relevncia para a formao de futuros cidados. Incluso tem um sentido mais amplo, no significando e se restringindo apenas adequao ou normatizao, tendo em vista que o aluno uma pea fundamental nesse processo educacional que quebra paradigmas, onde uma maioria considerada privilegiada, mas, existem condutas que possibilitem o fazer

12

parte e o saber fazer levando a um convvio que respeite as diferenas e no crie barreiras para anul-las. Muitas crianas esto sendo includas, mas sem a preparao adequada de toda a sociedade, Governo, famlia e da prpria criana. Para a incluso escolar, ser verdadeira, ainda h um longo caminho a ser percorrido.

13

REFERNCIAS

BITES, Maria Francisca de Souza Carvalho. Incluso Escolar : conceitualizao e anlise de algumas propostas a ela inerentes. 2005, p. 83, 94.

BUENO, J. G. S. A incluso de alunos deficientes nas classes comuns do ensino regular. v. 9, n. 54, 2001, p. 21.

CAVALCANTE, R. S. C. A incluso aluno com necessidades educacionais especiais na sala de aula de ensino regular: o papel do professor. v.9, n.52, 2000, p.31.

Declarao de Salamanca. Princpios, poltica e prtica em educao especial, 1994.

FARIAS, G. C. O programa de interveno precoce como fator de incluso da criana cega. v.12, n.67, 2003, p.44.

FONSECA, V. Tendncias futuras da educao inclusiva. Revista Educao. Porto Alegre, ano XXVI, n. 49, 2003, p. 99-113.

MENDES, E. G. Perspectivas para a construo da escola inclusiva no Brasil. Escola inclusiva. So Carlos: EDUFSCAR, 2002, p. 64, 71.

MITLER, P. Educao inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003. p 36.

PERRIN, J. M. Doenas crnicas na infncia. Tratado de pediatria. 16ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002, p. 62.

14

REGINATO. Lilian Giselli. Incluso escolar do deficiente fsico: a viso dos profissionais de escolas municipais e de fisioterapeutas atuantes na rea de neuropediatria do municpio de cascavel. Monografia do Curso de Fisioterapia da Unioeste n. 01, 2005, p. 14.

SNCHEZ. Pilar Arnaiz. A educao inclusiva: um meio de construir escolas para todos no sculo XXI. Rio de Janeiro, 2005, p. 14.

SASSAKI, R. K. Incluso: o paradigma do sculo 21. Rio de janeiro. 2005, p. 20 SASSAKI, R. K. Incluso: construindo uma sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: WVA, 2004, p. 2, p.61.

SILVA, P.C. Perfil funcional de crianas com paralisia cerebral na escola regular segundo tipo de escola e comprometimento motor. Temas sobre Desenvolvimento, v.13, n.74, 2004, p. 5.

You might also like