You are on page 1of 29

Pastorado

PASTORADO
A OBRA PASTORAL Prov. 21:23 A igreja de Cristo, embora enfraquecida e defeituosa, o nico objeto de Sua suprema solicitude. - Deut. 32:9. I A Obra de um Pastor. 1. Ele um Atalaia. - Eze. 33:1-7. a) Da torre v se o perigo se aproxima. b) Deve estar alerta, porque os inimigos so muitos. - Atos 20:28-30. 2. um protetor e guarda. a) As ovelhas so indefesas. b) Ele protege os jovens das tentaes muitas. c) Livra o trabalhador da taberna e do jogo. 3. um guia vai adiante. a) Muitos empurram em vez de guiar, por isso h muitas dificuldades. b) As ovelhas necessitam de um guia na vida espiritual e nos empreendimentos missionrios. c) Um condutor fiel ser seguido por suas ovelhas. - Sal. 23:1,2; Joo 10:4. 4. um mdico e enfermeiro. a) As ovelhas na igreja esto sujeitas s doenas: fsicas, mentais, morais e espirituais. b) Deve saber aplicar os remdios. - II Tim. 3:16. 5. Deve alimentar o rebanho. a) S chicote no serve. b) O pastor que no alimenta seu rebanho, tem contra si uma grave acusao. - Ez. 33:1-12.

Pastorado 2 c) Um bom pastor sabe alimentar suas ovelhas do plpito e de casa em casa. - Sal. 23:2. 6. Tem amor pelas ovelhas ao seu cuidado. - Col. 3:14. a) Amor a melhor virtude. b) Onde fracassam os argumentos o amor vence. II Quem idneo? II Cor. 2:16; 3:5; 12:9. UM BOM CONSELHO Prov. 21:23 I A Advertncia ao Pastor - Heb. 13:7. 1. Deve conhecer seu rebanho, um por um. 2. Deve vigiar e conhecer suas condies. 3. Deve alimentar o rebanho, no s querer a l. 4. Deve ajud-lo nas suas tentaes. x. 17:12; I Tim. 5:17,19. II A Advertncia ao Rebanho - Heb. 13:7. 1. O rebanho deve lembrar-se do seu pastor, e obedecer-lhe. - Heb. 13:7,17. 2. Deve estimar os ancios. - I Tim. 5:17-19. 3. O exemplo de Moiss. - x. 17:12. a) O rebanho necessita sustentar os braos dos ancios e dos ministros, pela orao, cooperao zelosa e diligente, e no criticando ou falando mal. b) s vezes o rebanho, lutando entre si, impede aqueles que esto procurando sustentar e defender a verdade. - Rom. 15:14. c) No devemos falar mal ou criticar aqueles por quem Cristo morreu: isso obra de Satans.

Pastorado LIDERANA Juzes 5:2; I Crn. 12-21; 13:1 I O Fim da Liderana. 1. Tomar a direo, guiar, comandar. 2. Ser exemplo e ir na frente. 3. Estabelecer a paz.

II As Qualificaes de um Lder. 1. Consagrao. 3. Viso. a) Das necessidades do campo. b) Das muitas possibilidades. 3. Experincia. a) Um lder deve ter conhecimento dos processos, bem assim dos resultados. b) Ningum poder com sucesso treinar ou dirigir a outrem, uma vez que no tenha experincia prpria. 4. Cooperao. a) Cooperao produz cooperao. 5. Mtodo. - x. 18:21. a) Um lder sem mtodo em seus empreendimentos fracassar. b) Mtodo a parte primordial das obras de Deus. 6. A coisa mais essencial a um lder cristo uma vida consagrada. a) Para isso deve viver uma vida de orao e comunho com a Palavra. b) Um bom conselho. - Prov. 27:23.

Pastorado PESCADORES DE HOMENS Mal. 4:19

I O que deve ser feito por ns "Segue-me". 1. Precisamos ser separados para Ele a fim de executar Seu objetivo. a) No podemos segui-lo a no ser que deixemos outros. - Mat. 6:24. 2. Precisamos estar com Ele a fim de que possamos nos integrar do Seu esprito. 3. Precisamos obedecer-Lhe a fim de que possamos aprender Seu mtodo a) Ensinar o que Ele ensinou. - Mat. 28:20. b) Ensinar como Ele ensinou. - Mat. 11:29; I Tes. 2:7. II O que deve ser feito flor Ele - "Eu vos farei". 1. Seguindo a Jesus, Ele opera convico e converso nos homens. Ele usa nosso exemplo como um meio para esse fim. 2. Por Seu Esprito nos qualifica para atingirmos os homens. 3. Por Seu trabalho secreto nos coraes dos homens, Ele nos encoraja em nosso trabalho. III Uma figura instruindo-nos - "Pescadores de homens". O que salva almas semelhante ao pescador. 1. Um pescador dependente e confiante. 2. diligente e perseverante. 3. inteligente e vigilante. 4. laborioso e desprendido. 5. destemido No teme os perigos do mar. 6. sucedido. No pescador que fique sem pescar alguma coisa.

Pastorado A NECESSIDADE DE OBREIROS Mat. 9:38 I A obra. 1. de origem divina. 2. grande e necessitada. 3. universal O mundo. II Os obreiros. 1. Devem ser mandados por Deus. 2. Devem ser equipados por Cristo. 3. Devem ser pessoas de orao e poder do Esprito Santo. III O trabalho. 1. Apresentar a Cristo - O Cordeiro. 2. Sofrer por Cristo. 3. Chamar a ateno da humanidade para a hora do juzo final. 4. Morrer por Cristo. O resultado. - Sal. 126:5,6. A ORAO DO PASTOR Senhor, eu no Te peo que me faas grande, Nem que o louvor dos homens soe em meus ouvidos; Mas sim, que da minha vida faas um vaso Atravs do qual Tua mensagem possa fluir para os que choram. Eu no peo os homens conheam o meu nome, Nem que as multides se ajuntem para ouvir a minha voz; Mas isto eu peo, que no seu vale de lgrimas Os homens encontrem a Jesus e nEle se alegrem. verdade, querido Senhor, que o louvor me agradvel, a razo por que o meu ministrio fraco. Senhor, torna o meu orgulho, o meu amor prprio e livra

Pastorado A minha vida do pecado: eis o que apenas eu busco. Ento, Senhor, enche o meu corao com o poder do Esprito; Esconde o meu rosto atrs do rosto do Salvador. Que s a Sua doce voz seja ouvida; e usa a minha lngua Para que as palavras da vida possam ser ditas em todo lugar. PRECE MATINAL DO PASTOR (Tentativa de versificao por "Jonas Leme de Camargo") Eis que irrompe, Senhor, um novo dia; Uma onda me inunda de alegria Ao retomar o meu mister sagrado, Que foi por Ti em mim depositado! D-me a conscincia plena e permanente De ser pastor da Igreja e toda gente; Que eu seja compreensivo e sempre veja Em toda parte e onde quer que esteja, Nos moos ou no adulto encanecido Pelo tempo passado e j vivido; Nas alegres e grrulas crianas Que refletem to gratas esperanas; Na pele escura ou nos cabelos de ouro, Eu veja em todos Teu real tesouro! E permite, Senhor, que a minha boca Nunca emita qualquer palavra louca! Mas ao revs, se torne a pura fonte Que emane ensinos do Sermo do Monte! Que em toda a humana e heterognea massa Eu veja o alvo da divina Graa! Faze de mim fiel pastor de almas Nas tristes horas e nas horas calmas! Reveste-me de fora espiritual

Pastorado Para que eu seja santo e seja igual Ao meu santo Modelo Jesus Cristo, Que sirvo humilde e por servir persisto! E se volver da singular misso, Toma nas Tuas minha frgil mo, Para que possa Te contar meus atos, O que preguei a sbios e insensatos, A vida construtiva que levei No cumprimento da divina Lei, Da qual recolho os pensamentos nobres Que lego aos ricos e ministro aos pobres! E se aprovares tudo quanto fiz, O dia encerrarei feliz, feliz, Cantando o excelso amor que me consome: LOUVADO SEJA O TEU BENDITO NOME! PARTICIPANTES DA VOCAO CELESTIAL Heb. 3:1

O povo de Israel foi chamado a uma vocao terrestre, e as promessas de Deus a ele feitas tratavam apenas de coisas terrestres. Os cristos, todavia, tm maior privilgio: so chamados com uma vocao celestial. As promessas de Deus feitas a eles, dizem respeito a coisas celestiais. I Somos participantes: 1. Da natureza divina. - II Ped. 1:4. 2. Das aflies de Cristo. - II Cor. 1:7. 3. Da vocao celestial. - Heb . 3:1. 4. Da disciplina. - Heb. 12:8. 5. Da Sua Santidade. - Heb. 12:10. 6. Da herana dos santos. - Col. 1:7.

Pastorado 7. Da glria que se h de revelar. - I Ped. 5:1.

II Somos chamados: 1. Por Deus. - I Ped. 5:10. 2. Pela Sua graa. - Gl. 1:15. 3. Para sermos santos. - Rom. 1:7. 4. Para sermos filhos de Deus. - I Joo 3:1-3. 5. Para sermos cristos. - At. 11:26. 6. liberdade. - Gl. 5:13. 7. Das trevas para a Sua maravilhosa luz. - I Ped. 2:9. Sejamos gratos a Deus por esses gloriosos privilgios, e saibamos ser dignos dos mesmos. ALVOS PARA O OBREIRO CRISTO "William Carey adotou alguns alvos para sua vida, os quais todos os pastores e missionrios bem fariam em adotar": 1. Nunca perder de vista o valor infinito de uma alma humana. 2. Familiarizar-se com os laos que prendem as mentes do povo. 3. Abster-se de qualquer ato ou atitude que aprofunde os preconceitos do povo contra o Evangelho. 4. Procurar sempre oportunidade para servir ao povo. 5. Pregar "Cristo crucificado", nico meio de converso. 6. Considerar e tratar o povo sempre como nossos iguais e no como nossos inferiores. 7. Promover a edificao das "hostes que se renem". 8. Cultivar os dons espirituais do povo, sempre acentuando sua grande obrigao missionria uma vez que, somente os hindus podem ganhar a ndia para Cristo. (Carey falava na ndia). 9. Trabalhar continuamente na traduo da Bblia. 10. Ser insistente na administrao de uma religio vital e pessoal.

Pastorado 9 11. Darmo-nos sem reserva ou restrio, causa, "no contando como nosso, nem mesmo a roupa que usamos". O PREGADOR IDEAL II Tim. 2:15 1. Carter vigoroso - "Aprovado", isto : a) Experimentado; b) Preparado; c) Purificado. 2. Retido consciente. "Que no tem de que se envergonhar": a) Da sua conduta; b) Do seu trabalho presente; c) Do seu trabalho futuro. 3. Ardor moral "Esfora-te": a) Desejo intenso; b) Esforo incansvel; c) Grande urgncia. 4. Plena consagrao "Obreiro": a) Servio voluntrio; b) Servio alegre; c) Servio recompensado. 5. Vida abnegada "Para te apresentar" (tempo presente): a) Submisso por escolha prpria; b) Submisso completa; c) Submisso definitiva. 6. Intrprete digno de confiana "Que maneja bem a Palavra da Verdade": a) Destemido; b) So; c) Hbil.

Pastorado O MINISTRIO DAS LGRIMAS 1. Lgrimas de Simpatia. - Joo 11:35. 2. Lgrimas de Gratido. - Luc. 7:38. 3. Lgrimas de Devoo. - Joo 11:33. 4. Lgrimas de Solido. - Luc. 7:13. 5. Lgrimas de Lembrana. - Sal. 56:8. 6. Lgrimas de Servio e Testemunho. - At. 20:19. 7. Lgrimas Enxugadas. - Apoc. 21:4. O PREGADOR

10

O Pregador deve: 1. Ter experincia de real e genuna converso. 2. Ser digno, sincero, piedoso e homem de orao. 3. Amar muito e sobretudo a Jesus Cristo. 4. Amar muito as almas perdidas. 5. Amar e conhecer bem a Bblia. 6. Ter vida reta e conduta exemplar. 7. Apresentar mensagens positivas, com habilidade e prudncia, tendo base na Palavra de Deus. Seu sermo deve ser instrutivo, oportuno, variado, ilustrativo, direto. 8. Conhecer a gramtica, a tica, a psicologia, pelo menos em parte. 9. Pregar a "Cristo crucificado" e no a si mesmo. 10. Ser sereno, calmo e reverente. 11. Empregar linguagem e pensamentos claros, ao alcance do auditrio, mesmo das crianas, sem monotonia, e em voz audvel. 12. Evitar ao mximo o emprego da primeira pessoa do singular, salvo em casos especiais. 13. Evitar os gritos, as grias, os ataques violentos a outros credos ou a pessoas, as "carapuas", os gestos espalhafatosos, os cacoetes etc.

Pastorado 11 14. Apresentar sermes no muito extensos, e sem prolixidade. 15. Escolher texto curto e claro, porm que contenha, de fato, a mensagem. 16. Decorar, se possvel, o esboo e as anotaes do sermo. OFCIO DO PREGADOR 1. Como Embaixador para representar Cristo. - II Cor. 5:10. 2. Como Pregador para proclamar a Palavra de Deus. - Rom. 10:14; I Cor. 1:21; II Tim. 4:11. 3. Como Mestre para instruir no conhecimento da Palavra. - Mat. 28:20; I Tim. 4:11. 4. Como Servo para obedecer aos mandamentos do Senhor. - Luc. 19 :13 ; Col. 3 : 23.24. 5. Como vigia para olhar cuidadosamente o rebanho. - At. 20:28; Col. 4:17. 6. Como Pastor para alimentar devidamente o rebanho. - Ez. 34:5-8; I Ped. 5:2-4. 7. Como Atalaia para avisar a vinda do juzo. - Isa. 62:6; Ez. 33:7; Mar. 13:35-37. UM SERVO DE CRISTO II Tim. 2 Na segunda carta de Paulo a Timteo, so-nos apresentadas as qualidades salientes de um verdadeiro servo de Cristo. Vemo-las ligadas a sete diferentes aspectos do crente: 1. Um filho. - V. 1. Salvo; chamado; instrudo. 2. Um soldado. - Vs. 3,4. Obediente; corajoso; sofredor. 3. Um atleta. - V. 5. Disciplinado; sbrio. 4. Um lavrador. - V. 6. Paciente; constante.

Pastorado 5. Um obreiro. - V. 15. Sincero; aprovado. 6. Um vaso. - V. 21. Santificado; preparado. 7. Um servo. - V. 24. Selado; separado; til. O ELEMENTO ESSENCIAL

12

"A Primeira Igreja em Jerusalm no tinha casa de cultos, porm ganhava os perdidos. No tinha piano nem rgo, porm louvava a Deus. No tinha sries de conferncias evangelsticas, porm se mantinha em estado de revivificao. No tinha literatura seno a Palavra de Deus, porm aprendia dEle. No tinha instituies, porm servia a humanidade. No era poltica, porm fez estremecer o mundo pago! Tinha porm o elemento essencial: o esprito de obedincia absoluta autoridade Jesus Cristo, que requer evangelismo pessoal e mundial." CONSIDERAO RECPROCA Hebreus 10:24 1. No tem havido entre os obreiros coragem ou caridade crist para falar uns aos outros a respeito de suas faltas etc. 2. Igualmente no tem havido interesse de ajudar uns aos outros nas suas necessidades, problemas etc. 3. Ao contrrio, tem havido grande facilidade para aceitar tudo quanto de mal se diz uns dos outros. 4. Alm do mais, existe entre os pastores o mesmo fenmeno que se verifica nos grupos do mesmo ofcio: algo de despeito ou inveja uns dos outros. 5. Entretanto, em tudo o que justo e nobre h discordncia, mas, que seja no terreno das idias, nunca envolvendo as personalidades.

Pastorado O QUE DEUS REQUER DE NS

13

1. QUE SEJAMOS SEUS MINISTROS. - Atos 26:16-18; II Cor. 5:18,19; Mat. 20:28. a) Levando cartas de perdo. 2. SUAS TESTEMUNHAS. - Atos 26:16; Isa. 44:8; I Joo 1:1,2; II Cor. 4:13. 3. SEUS EMBAIXADORES. - II Cor. 5:20. 4. SEUS EVANGELISTAS. - II Tim. 4:5; Luc. 19:10; Joo 3:17; 12:47. a) Sendo evangelistas temos a mensagem de vida. b) Somos enviados para salvar e no condenar. 5. SEUS PORTA-VOZES. - Isa. 51:16; Jonas 3:2; x. 4:10-12; Jer. 1:6-9; Apoc. 10:2. a) Dar a mensagem de Deus. b) Devemos pregar aos mortos em pecado. 6. PESCADORES DE HOMENS. - Mar. 1:17; Jer, 16:16; Luc. 5:10. 7. SEUS SOLDADOS. - II Tim. 2:3; Efs. 6:11. a) No nos devemos queixar, mas sofrer resignados. 8. PASTORES LEAIS. - I Ped. 5:2; Sal. 23:2; Joo 10:9. 9. SEUS ATALAIAS. - x. 33:7; I Cor. 14:8. a) Devemos apresentar a verdade claramente para que o povo possa ver. 10. O PODER NECESSRIO. - Rom. 1:16; Luc. 4:32; Efs. 1:19; Fil. 3:10. a) Deus nos d o poder para ser usado no Seu servio. b) Necessitamos do mesmo poder que ressuscitou a Jesus. c) Os poderes da natureza: tormentas, ciclones, etc. d) Esse poder foi mostrado nos dias apostlicos; quando a igreja orava, o lugar tremeu.

Pastorado 14 e) Esse poder pode ser achado na leitura da Palavra de Deus e em ligao com Ele. f) Exemplo: Eliseu morto, estando seu corpo em contato com outro corpo morto, este ressuscitou. g) Necessitamos do poder para transformar coraes mortos. - Isa. 53:12 "derramou sua alma at a morte". (1) Jesus derramava Sua alma quando curava, ressuscitava e trabalhava. Exemplo: - A vela quando queima. Vale a pena? Isa. 53:11. O SEGREDO DE SALVAR ALMAS O Mtodo e o Poder Joo 12:32 O texto contm o segredo de ganhar almas, revelando-nos: a) o instrumento; b) o poder; c) o mtodo. I O Mtodo. 1. Exaltar a Cristo. a) Exaltar a Cristo significa revelar Seu carter; manifest-Lo em nossa vida. b) Quando Cristo foi levantado na cruz, os homens primeiro escarneceram, ento maravilharam-se e finalmente foram convencidos do Seu divino poder. - Mar. 15:29-39; Mat. 27:39,54. c) Cristo revelado em sua vida? 2. Nenhum outro nome. - Atos 4:11-12. a) Cristo esquecido ou negligenciado em tua vida? Todas as necessidades supridas. - Fil. 4:19. b) O mundo ignorante: Cristo a sabedoria de Deus.

Pastorado 15 c) O mundo est perecendo: Cristo o Salvador. d) O mundo est cheio de dor : Cristo o Confortador. 3. Revela os mistrios ocultos. - Efs. 3:8-12; Col. 1:25-27; 2:2,3. a) Os mistrios de Cristo devem ser revelados em ns. b) Assim como a serpente foi levantada no deserto como a nica fonte de cura, assim devemos exaltar a Cristo em nossas vidas, para que outros possam olhar e viver. II O Poder. 1. Cristo, o poder - "Eu atrairei". a) Quando os homens reconhecem o que Cristo pode fazer por eles, ento desejam Seu auxlio. b) Devemos revelar tal poder em nossas vidas. 2. Cristo, o magneto "Todos atrairei a mim". a) O poder que atrai no a mo que retm o magneto, mas o magneto mesmo. Quando os plos esto cobertos, o poder est perdido. b) Revelemos a Cristo, e o constrangedor e salvador magneto de Seu amor atrair nosso corao a Ele. - II Cor. 5:14; I Joo 4:19.
O SEGREDO DE SALVAR ALMAS - O Instrumento e os Resultados

Joo 12:32 I O Instrumento. 1. O homem. Deus escolheu revelar a Cristo pelo homem. O homem oculto e Cristo manifesto. - Col. 3:3. 2. As agncias: a) Um Cristo crucificado e exaltado. b) O verdadeiro evangelho. Dois evangelhos so proclamados um do homem, outro de Cristo. O primeiro uma revelao de demonstraes externas, moralidade e cultura. Este evangelho

Pastorado

16 pode polir o exterior, mas no salva. O outro evangelho o que salva e tem a fora dinmica. - Apoc. 14:6,7; Rom. 1:16. c) Revelao pessoal de Jesus. - Gl. 6:17; Atos 4:13. 3. A mensagem. a) Pregar, no um Cristo histrico, ou terico, mas Cristo pessoal. b) Aes, palavras, pensamentos, objees, sermes etc., devem revelar o Cristo vivo.

II Os Resultados. 1. A descoberta do segredo de salvar almas leva a admirveis resultados. 2. "Todos os homens" sero atrados ao Magneto. A influncia no poder ser resistida facilmente. 3. H um maravilhoso e misterioso poder no trabalho, quando Cristo exaltado na vida do pregador. 4. Os homens desejam provas convincentes de que Cristo pode e salva agora. A minha e a tua vida os convencem. 5. O moto do nosso ministrio e vida deve ser: Levantar a Cristo. CRISTO, O MOTIVO DA PREGAO I Cor. 1:22-24 I O mtodo da pregao. 1. Pregao no um apelo aos sinais miraculosos. 2. Pregao no exposio de um sistema teolgico. 3. Pregao a proclamao de um fato simples. II O assunto. 1. Cristo, a manifestao de Deus. 2. Cristo, o ideal de Humanidade. 3. Cristo, o Cordeiro de Deus. 4. Cristo, o Sumo Sacerdote.

Pastorado 5. Cristo, o grande Advogado.

17

III O resultado. 1. Uma experincia do poder transformador de Cristo. - Rom. 1:16. 2. Um conhecimento seguro da Sua doutrina. - II Tim. 1:12. A GRANDE COMISSO Mat. 28:16-20 Considerar: por quem foi dada, quando e como. "Evangelizar fazer discpulos". 1. A Esfera de Evangelizao "Todo o mundo". "Todas as naes". No V.T. havia uma nica nao como esfera para o Mosasmo. O Cristianismo oferecido a todos, sem exceo. extensivo a todas as raas, posies, situaes etc. 2. O Tema de Evangelizao "O Evangelho". No : "Pregai a cincia, a filosofia, o socialismo e a moral", mas "pregai o Evangelho", que : a) Boas-novas de Deus, revelado em graa. b) Da obra expiatria consumada. c) De remisso de pecados, oferecida aos arrependidos. d) De obedincia a todos os mandamentos de Jesus. 3. O Poder para a Evangelizao A presena de Jesus: "Estarei convosco todos os dias". O auxlio do Esprito Santo. Concluso A comisso foi dada no somente aos apstolos, mas igualmente a ns, seus sucessores e continuadores, como igrejas e corno indivduos. Somos os arautos do Mestre. Seus mensageiros. E que bendito privilgio!... Mas que grande responsabilidade"!... mister que atendamos ao grandioso imperativo. "Ai de mim, se no pregar o Evangelho". "Quando estes se calarem, as pedras clamaro". A urgncia

Pastorado 18 da Grande Comisso: O mundo perece sem Cristo! A tremenda responsabilidade do ouvinte. ORDEM DIVINA Atos 18:9 Paulo em Corinto. Corinto, cidade corrupta, onde dominavam os piores pecados. Paulo teve uma viso das necessidades espirituais de Corinto. Temos hoje uma viso de nosso povo? "No temas. Fala e no te cales." I "No temas". 1. As dificuldades da poca de Paulo. 2. As dificuldades de nossos dias. 3. Deus protege: "Eu estou contigo, e ningum ousar fazer-te mal". 4. Deus est conosco. No temamos, mas anunciemos a Jesus! II "Fala". 1. De todas as maravilhas divinas. - II Crn. 16:9. 2. De tudo que reto. - Sal. 37:30. 3. A verdade. - Zac. 8:16; Efs. 4:25. 4. Falemos a tempo e fora de tempo. III "No te cales". 1. Anunciando a Jesus, como Pedro no dia de Pentecostes etc. 2. Orando em todo o tempo. 3. Louvando a Deus com "cnticos, salmos e hinos espirituais". 4. Exemplo d:e muitos que falaram e no se calaram mesmo ante as mais fortes oposies. Os profetas e apstolos. O pecado invade nosso pas e nossas igrejas. O mutismo de nossa parte leva as pedras a clamarem (Luc. 19:40). Muitos esto conformados e acomodados... No nos calemos, mas protestemos com poder!

Pastorado 19 Concluso: "Pois tenho muito povo nesta cidade". A esto as necessidades! "Somente o nome de Jesus anunciado aos homens poder satisfazer to tremendas realidades!" A GRANDE COMISSO - Mat. 28:16-20 1. Apoiada no poder divino "-me dada todo o poder". 2. De autorizao divina. "Ide, pois". 3. D-nos uma tarefa mundial "Todas as naes". 4. Aplica-se a cada indivduo "A cada criatura". 5. Uma mensagem divina "Pregai o Evangelho". 6. Expressa-se nas ordenanas sacras "Batizando-os". 7. Uma proclamao da Trindade "Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo". 8. Um programa de instruo "Ensinando-os". 9. Um convite para um nvel mais alto "Observar todas as coisas". 10. Uma certeza da presena divina "Eis que estou convosco..." A INFLUNCIA DA SABEDORIA HUMANA - I Cor. 1:18-25 1. As pretenses da sabedoria humana. 2. Os frutos da sabedoria humana. 3. As falhas da sabedoria humana. 4. A cegueira da sabedoria humana. a) A pregao da cruz: loucura. b) Pecado e morte: desatendidos. 5. A glria da divina sabedoria. a) Cristo crucificado. (1) O poder de Deus. (2) A sabedoria de Deus. b) Cristo a Verdade de Deus.

Pastorado TEMAS E TEXTOS PARA SERMES

20

1. O otimismo divino. "A misericrdia triunfa do juzo". Tia. 2:13. 2. O conforto da onipresena de Deus. - Sal. 139:9-10. 3. O amor no irascvel. No se irrita. - I Cor. 13:5. 4. No h necessidade de apario de mortos. - Luc. 16:31. 5. Preparao para uma vida religiosa. "Guarda-nos em vida e invocaremos o Teu nome." - Sal. 80:18. 6. Maravilhas escondidas. - Sal. 119:18. 7. Condio exigida para a bno divina. "Estavam todos reunidos no mesmo lugar." - Atos 2:1. 8. Como obter paz. - Isa. 26:3. 9. Certeza de origem divina. - Jo. 8:14. 10. Piedade latente. "Com gozo inefvel e glorioso." - I Ped. 1:8. 11. Cuidado necessrio. - Heb. 12:15. 12. Recipientes inesperados de uma recompensa celestial. "E no somente a mim, mas tambm a todos os que amarem n Sua vinda." - II Tim. 4:8. 13. Conforto para a inferioridade fsica. - Sal. 33:16. 14. O poder iluminador da justia. - Mal. 4:2. 15. Cuidado para com as crianas. - Mar. 10:13. 16. A enfermidade mais perigosa. - Prov. 18:14. 17. Falsa humildade. - Col. 2:18. 18. O mistrio da fama de Cristo. "No pde esconder-Se". - Mar. 7:24. 19. Como livrar-se da calamidade. - Dan. 6:23. 20. Recompensa da perseverana. - Gal. 6:9.

Pastorado BUSCAR E SALVAR O PERDIDO Luc. 19:10 I O que Significa Estar Perdido? 1. triste perder a propriedade. Trgico perder a sade. 2. Quebranta o corao a morte de queridos. 3. A maior de todas as tragdias a perda da alma, da salvao. 4. Envolve tempo e eternidade. II Como uma Pessoa Perde sua Alma? 1. Nascemos perdidos. Sal. 51 : 5. 2. Perdidos pela prtica do pecado. - Rom. 3:23; 6:23. 3. Perdidos pela nossa atitude para com o Senhor Jesus Cristo. - Jo. 3:18,36.

21

III Quando uma Pessoa est Perdida? 1. Perdido em vida, para Deus, para a igreja, para a sociedade, para si prprio. Uiva vida gasta. 2. Perdido na morte. Sem Deus, sem esperana. 3. Perdido no juzo final. lV Um meio de Escape. 1. Pela cruz de Jesus Cristo. - Jo. 5:14-16. 2. Deus enviou S,eu Filho ao mundo para buscar e salvar os perdidos. 3. Jesus est procurando. Est pronto para perdoar pecados, salvar a alma, e pr o perdoado a caminho do Lar eterno.

Pastorado 22 DUAS FRMULAS DE APELOS INDIRETOS AO FINAL DE SERMES I A nica resposta que podemos dar ao Mestre. Porque h somente uma Luz que podemos seguir com segurana. Porque h somente um Ser no qual podemos depender para nosso apoio. Porque h somente um Alimento que pode saciar nossa alma. Porque h somente uma Vida que pode livrar nosso"corao. Porque h somente um Corao que pode levar nossas dores. Porque h somente uma Mo que pode limpar nossas lgrimas. Porque h somente uma Expiao que pode livra?-nos de nossos pecados. Porque h somente um Nome pelo qual todos os homens podem ser salvos. E este Jesus Cristo, aquele que "o mesmo ontem, hoje e para sempre". Responderamos como Davi, o salmista, como registra em seu livro. - Sal. 116:13. II Outra apelao indireta dirigida ao pblico Um Gelogo pode conhecer tudo a respeito das rochas, e seu corao permanecer to duro como as mesmas. Um Gegrafo pode conhecer e compreender tudo acerca dos ventos, e ser joguete de paixes to violentas como os mesmos. Um Astrnomo poder conhecer tudo acerca das estrelas, e ser como um meteoro, cujo final depois de uma breve e brilhante trajetria, se extinguir na noite eterna. Um Cartgrafo pode saber tudo acerca do mar, e sua alma podia ser semelhante s suas inquietas guas, que no podem repousar. Um Sbio Atmico poder saber como desviar o gneo raio, mas no poder evitar a ira de Deus sobre sua cabea culpada.

Pastorado 23 O homem poder ter todo o conhecimento de um Newton, um Laplace ou um Watt; poder deslindar muitos mistrios e compreender muitas coisas ocultas; mas se ele no tem um conhecimento pessoal de Deus e de Seu amor que por meio de Cristo se aproximou dos homens. De que lhe servir? Terminar lendo: Mateus 16:26. TESTANDO NOSSO CRISTIANISMO Rom. 8:9; Gal. 3:21; Efs. 4:1, 11-12 I Jesus Realizou a Obra de Seu Pai. 1. Jesus no templo. - Luc. 2 :43-49. 2. O desejo de Jesus. - Joo 4 :34. 3. A atitude de Jesus. - Joo 5:17; 9:4. II Jesus Orou. 1. Exemplos: Mar. 1:36; Luc. 5:16; 6:12; 22:44. 2. Viveu para orar e orou para viver. a) Fazemos o mesmo? 3. Expulsou demnios. - Mat. 17:21. III Jesus ia Igreja. 1. Exemplo: Luc. 4:16; Mat. 12:9. 2. Qual o relatrio do anjo acerca do nosso costume no dia do Senhor e nas reunies de orao? - Isa. 58:13-14. IV Jesus Procurou o Perdido. 1. Exemplo: Luc. 19:10. a) Do bero cruz, da manjedoura ao tmulo. 2. Estamos clamando, chorando, procurando almas perdidas homens, mulheres, moas e rapazes? - "Salvemos um a um...". 3. Uma coisa cantar, outra lanar o salva-vida.

Pastorado 24 V Jesus foi para o Calvrio - Luc. 9:51. 1. Estaremos prontos a ir? Para sofrer, derramar sangue e morrer? 2. Partilharemos das convices de Paulo expressas em Gl. 6:14 e Filip. 3:8-11? TIRADO DO FOGO - Zac. 3:2 I O Fogo um Emblema do Pecado. 1. O fogo, como o pecado, muito sutil. No se pode toc-lo descuidadamente. 2. O fogo, como o pecado, destruidor, e, como a cobia, causa grandes danos. As conseqncias so imortais. - I Cor. 6:19. 3. O fogo, como a avareza, apossa-se de muitos. - Luc. 12:15-21. 4. O fogo da intemperana exerce um poder destruidor sobre muitos. II O Tio um Emblema do Pecador. l. Um tio est pronto para o fogo. a) O tio ou acha de lenha e o fogo, nunca discutem. A gua a espada inimiga do fogo. 2. Um tio na fogueira est em estado de perecer, acabar. Jo. 3:18. 3. Um tio no pode ajudar a si mesmo. "No pelas obras...". 4. O pecador, como o tio, permanece insensvel a toda advertncia; aos exemplos mais marcantes nas vidas de outros. III O Tirar um Emblema da Salvao. 1. Duas maneiras de salvar um tio do fogo: retirando ou apagando o fogo. a) Cristo faz o mesmo. (1) repentino. Vida por um olhar. - Luc. 19:9. (2) completo. Exs.: Bartimeu, Lzaro, a filha de Jairo.

Pastorado EXEMPLOS VIVOS DE EVANGELISMO PESSOAL I Os Apstolos. 1. Andr evangelizou Pedro. - Joo 1:40-42. 2. Filipe evangelizou Natanael. - Joo 1:45. 3. Paulo evangelizou o carcereiro. - Atos 16:25-31. II A Samaritana evangelizou sua cidade. - Jo. 4:39. III Filipe, o Evangelista. - Atos 8:26,40. 1. Obedeceu ordem do Esprito Santo. - Vs. 26,29. 2. Comeou por uma pergunta. - V. 30. 3. Anunciou a Jesus como Salvador. - V. 35. 4. Induziu-o confisso e ao batismo. - V. 38. IV Jesus, o Mestre Supremo na arte do evangelismo pessoal. 1. Jesus e Nicodemos. - Joo 3:1-3. 2. Jesus e o ladro. - Luc. 23:39-43. 3. Jesus e a Samaritana. - Joo 4:1.30. (1) Era meio dia. Jesus cansado e sedento. - V. 6. (2) Comeou por um assunto comum: a gua. - V. 7. (3) Falou da salvao em termos atuais. - Vs. 9-15. (4) Mostrou o pecado. - Vs. 16-19. (5) Evitou polmica intil. - Vs. 20-22. (6) Ensinou a verdade positiva. - Vs. 23,24. (7) Falou do Messias. - Vs. 25,26. OPOSIO E BNO DO OBREIRO DE DEUS 1. Oposies ao obreiro. a) O desagrado do inimigo. - Nee. 2:10. b) A ironia do inimigo. - Cap. 2:19.

25

Pastorado c) A ira do inimigo. - Cap. 4:1. d) O escrnio do inimigo. - Cap. 4:1. e) O ardil do inimigo. - Cap. 4:8. f) A sabotagem do inimigo. - Cap. 4:2. 2. Bnos do obreiro de Deus. a) A nomeao. - Cap. 9:7. b) A terra. - V. 8. c) A luz. - V. 12. d) O prestgio. - V. 13. e) O alimento. - V. 15. f) O Esprito Santo. - V. 20. g) O Reino. - V. 22. ZELO E SALVAO DE ALMAS Luc. 12:8. I A Grande Comisso. 1. A comisso evanglica. - Mat. 28:19,20; Mar. 16:15; 13:10. 2. Os discpulos seguem as ordens do Senhor. - Mar. 16:20. 3. Necessidade de zeloso esforo. - Joo 4:35. 4. O trabalho da hora undcima. - Mat. 20:6,7.

26

II Grandes Movimentos sob a Direo de Deus. 5. O esprito de Neemias. - Neem. 4:6,17,18. 6. A mensagem de Jonas e seus resultados. - Jonas 3:5-10. 7. Reavivamento em Samaria. - Joo 4:39-41. 8. Resultado do trabalho evanglico de Paulo em feso. - Atos 19:17-20. III As Testemunhas de Deus nos Nossos Dias. 9. A responsabilidade de sermos testemunhas. Isa. 43:10; Luc. 12:8. 10. A ousadia de Pedro e Joo. - Atos 4:13.

Pastorado 11. Conselho de Paulo a Timteo. - II Tim. 1:8. IV O Preparo Necessrio. 12. As vrias experincias de Paulo como obreiro. - II Cor. 6:4-10. 13. Paulo mostra a urgente necessidade de preparo. - I Ped. 3:15. 14. A mensagem especial para os nossos dias. - Apoc. 14:6. COMO DEVEMOS NOS APRESENTAR PARA FALAR EM PBLICO

27

1. Antes de voc falar aos homens, fale, durante bastante tempo, com Deus, isto , ore! Voc sair do Santurio revestido da radiao do Poder Divino, o que dar a voc autoridade e segurana; segurana, quanto a voc mesmo, calma, presena de esprito, e ausncia de qualquer receio dos homens, ou desejo de "fazer figura"; autoridade sobre o esprito e corao dos ouvintes. Veja-se o que sucedeu a Moiss (xodo 34:29-35), Elias (I Reis 17:1) e aos apstolos (Atos 4:13). 2. Esforce-se por ser natural, logo desde o princpio da reunio, ou da sua alocuo. Leia a poro escolhida da Escritura, pausadamente, e com todo o cuidado. Uma leitura bem feita, at pode fazer as vezes de uma meditao. Lembre que a Palavra escrita, viva e permanente, a semente incorruptvel de Deus. 3. Exponha o seu assunto com clareza. Fale alto, mas sem gritar, articulando corretamente as palavras. Olhe para os ouvintes, ora para a direita, ora para a esquerda, ou em frente, sem altivez, sem baixar os olhos, e sem fixar um ponto vago por cima da cabea dos assistentes. Seja pessoal, caloroso, dando a impresso de que voc mesmo est persuadido daquilo que est dizendo, e que voc anseia persuadir os outros (I Tim. 4:14). Quanto aos gestos, se no so espontneos, melhor no os fazer do que gesticular de forma desordenada e ridcula.

Pastorado 28 4. Tome cuidado em no ser montono na sua preleo, nem longo demais, nem enfadonho. A este respeito, preciso evitar ou repetir as mesmas idias ainda que de maneira um pouco modificada. Nela, to pouco, sobrecarregue as frases com palavras enfticas, que acabam por no significar coisa alguma. Seja sbrio, evitando dar uma indigesto ao auditrio. Tanto quanto possvel, seja preciso, breves, empregando a palavra apropriada, indo direitos ao alvo. 5. Seja conscientes da importncia da vossa misso. Voc no est falando, por falar, para preencher tempo... Se voc tiver chegado ao fim da mensagem, no acrescente um suplemento desajeitado. Se voc vir que j passou a hora, apresse-se a terminar. Sobretudo, voc no deve dizer: "No gostaria de me alongar, mas..." ou ento: "Ainda mais alguns minutos, e vou terminar..." porque isso enerva o pblico. O que s vezes se perdoa aos grandes pregadores, no ser perdoado a voc. Termine prontamente, sem atender ao que ainda falta dizer das anotaes, e termine o melhor possvel. 6. No se sinta obrigado a copiar este ou aquele pregador, na voz ou nos gestos, nem tampouco na maneira de apresentar o assunto, nem na prpria apresentao. Seja voc mesmo. 7. Acima de tudo, permanea em contato com o Senhor, do Qual voc apenas porta-voz. Vigie, porque o Adversrio - Satans espreita voc. Se tudo vai bem, ele at poder incutir em voc qualquer pensamento de orgulho, de satisfao prpria. Se vai mal, dir a voc, de maneira to forte, que at voc poder ficar desanimados e soobrar. No o escutei e, sobretudo, no ouais, a voc prprio, falar. Escute, antes, Aquele que diz: "Vai pois, agora, e Eu serei com a tua boca e lhe ensinarei o que hs de falar!" (xo. 4:12).

Pastorado PARA VOC SE APROXIMAR DE DEUS

29

Para voc se aproximar de Deus voc deve: amar e trabalhar como se hoje fosse teu ltimo dia sobre a Terra; procurar oportunidades para fazer o bem; deter-se para perguntar por que e para que voc vive; compadecer-se desse ser to dbil que o homem, movendo-se entre imensidades e mistrios; morrer agora para o que depois morrer com voc; saber que no sabemos nada se nos apegamos nossa prpria razo; esperar tudo de Quem tudo sabe, tudo pode e tudo d; renunciar aos triunfos do amar prprio, porque desconcertam e humilham; desejar para outros o que voc deseja para si mesmo; dizer o necessrio e nada mais; condenar o mal louvando o bem; convencer-se de que o bem cabe do mesmo modo no diminuto como no grande; dar para ter, amar para ser amado, sentir-te nada para engrandecer-se; inteirar-se de que seus verdadeiros inimigos esto dentro de voc mesmo; ver terra humana na multido terra nobre, humilde e fecunda tal como a que produz trigo, videiras, rvores e roseiras. chegar a um lugar em que no mais haver espao, nem dia, nem noite, e onde Jesus o Sol.

You might also like