You are on page 1of 124

ANTIGUIDADE OCIDENTAL

PROFESSORA JACK PVOAS

A CIVILIZAO GREGA

Sem Grcia e Roma ns no seramos o que somos. Michael Grant

GRECIA

GRCIA: a Terra dos Deuses NOME OFICIAL: Repblica Helnica. CAPITAL: Atenas. IDIOMA: Grego. LOCALIZAO: sul da Europa. MOEDA: Euro CLIMA: Mediterrneo REA: 131.957 km POPULAO: 10,96 milhes DATA NACIONAL: 25 de maro (Independncia). FUSO HORRIO: + 5 horas em relao Braslia RELIGIO: cristianismo 98,1% (ortodoxos gregos 97,6%, catlicos 0,4%, protestantes 0,1%), islamismo 1,5%, outras 0,4% ECONOMIA: O ponto forte da economia grega o turismo. Produtos Agrcolas : frutas, legumes e verduras, cereais, beterraba, tabaco. Pecuria : caprinos, sunos, ovinos, aves. Minerao : bauxita, minrio de ferro, linhito, pedra-pome. Indstria : alimentcia, metalrgica, txtil, vesturio, qumica.

Grecia, praia de Astypalea

A civilizao grega tem grande importncia na formao cultural e poltica do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o governo do povo.

LOCALIZAO GEOGRFICA
Concentrou-se ao sul da Pennsula Balcnica, nas ilhas do Mar Egeu e no litoral da sia Menor.

O relevo montanhoso e o conseqente isolamento das localidades facilitaram a organizao de cidades-Estado autnomas, caracterstica marcante da Grcia Antiga.

periodizao

Migraes indo-europias
Cretenses: Vindos da Ilha de Creta formavam uma civilizao comercial que exerceu o domnio sobre a Grcia Continental. Possuam uma sociedade matriarcal governada pelo Rei Minos. Aqueus: Vindos do Norte da Pennsula Balcnica, invadiram e dominaram os cretenses. Drios: Originrios da mesma regio dos aqueus, expulsaram os Jnios e Elios da Grcia para as ilhas do Egeu e o litoral da sia menor. (Primeira Dispora Grega)

Os refugiados da primeira dispora grega fundaram pequenas unidades auto-suficientes baseadas no coletivismo os genos, ou comunidades gentlicas. Essas unidades eram compostas de membros de uma mesma famlia, sob a chefia do pater. Por volta do ano 800 a.C., as disputas por terras cultivveis e o crescimento populacional acabaram com o sistema gentlico. Alguns paters se apropriaram das melhores terras, originando a propriedade privada, e muitas outras famlias se dispersaram para o sul da Itlia e para outras regies, ocasionando a segunda dispora grega.

A partir do sculo VIII a.C. estabeleceram colnias gregas em diversos pontos da orla do Mar Mediterrneo, especialmente no sul da Itlia, na regio conhecida como Magna Grcia.

PERODO HOMRICO
Fontes: Ilada (Guerra de Tria) e Odissia (retorno de Ulisses ao reino de taca). Poemas atribudos ao poeta Homero.

Estreito de Bsforo Possvel local da Guerra de Tria

Pintura do sculo XIX duma cena da Ilada no estilo de uma pintura de jarra grega.

Cena do filme Tria

Odisseu e as Sereias

Segundo a tradio, o canto das sereias, misto de mulheres e de pssaros, perturbava a mente dos marinheiros e os fazia naufragar; quando chegavam praia, eram ento devorados por elas. Ao passar por sua ilha, Odisseu ordenou tripulao que tapasse o ouvido com cera e, atado ao mastro do navio, resistiu ao seu canto.

A desintegrao dos genos provocou a formao das plis e a colonizao da regio correspondente ao sul da Itlia e ilha da Siclia,rea denominada Magna Grcia. Com as mudanas foram reforadas as diferenas sociais.

PERODO ARCAICO
Com o surgimento da propriedade privada,iniciaram os conflitos entre os grupos, e, para lidar com as constantes crises, os proprietrios de terra passaram a formar associaes, as fatrias, que formaram as tribos, que, por sua vez, se organizaram em demos.

Os demos deram origem s cidadesEstados, ou plis a principal transformao do perodo Arcaico .

Comunidade gentlica
PATER pai clnico
Chefe poltico e religioso FRTRIAS GENOS propriedade comunitria igualdade social laos consanguneos PLIS GREGA

TRIBOS

Transformao Econmica
CRISE Crescimento demogrfico e falta de terras frteis

PROPRIEDADE PRIVADA
O pater divide as terras para os familiares mais prximos

DIVISO SOCIAL(classes) Aristocracia rural x Despossudos

TRANSIO PARA O ESCRAVISMO


Modo de Produo da Antiguidade Clssica Escravido:
POR DVIDAS POR CONQUISTAS

Cada cidade-Estado grega era um centro poltico, social e religioso autnomo, com uma classe dominante, deuses e um sistema de vida prprios.

Cidades-Estados ou PLIS

ATENAS
Conhecida como a cidade exemplar da Grcia Antiga, por sua cultura e prosperidade econmica, Atenas, se desenvolveu na tica, regio cercada de montanhas.
Por causa da falta de terras frteis, os atenienses voltaram-se para a pesca, a navegao e o comrcio martimo.

Origem: vrios povos, principalmente os jnios Condio geogrfica privilegiada: montanhas protegendo a cidade da invaso dos drios Proximidade com o mar Egeu facilitou seu desenvolvimento comercial e a navegao

ATENAS

Economia Ateniense
Agricultura

Comrcio martimo

Artesanat o

Histria poltica de Atenas


Passou por uma evoluo poltica ( monarquia democracia) Perodo Arcaico

MONARQUIA

ou REALEZA Autoridade poltica era o Basileu (rei)

Luta pelo poder poltico

Euptridas Nobreza Latifundiria

Regime oligrquico-aristocrtico
Poder Executivo
ARCONTADO 9 arcontes Poder Legislativo

AREPAGO
Conselho de Nobres (Aristocracia) para elaborao de leis

ECLSIA
Assemblia formada pelos cidados para aprovar as leis

Sociedade Ateniense
Euptridas (bem nascidos) Latifundirios nobres proprietrios das terras mais frteis

$$$ $$

Georgis pequenos agricultores proprietrios das terras menos frteis (regio montanhosa)

Demiurgos artesos e comerciantes

Metecos estrangeiros (artesanato e comrcio) e

Legisladores
DRCON - cdigo de leis igualando juridicamente os cidados - retirou os euptridas do poder jurdico SLON - aristocrata de nascimento e comerciante de profisso - aboliu a escravido por dvida - limitou as grande propriedades - Incentivou a indstria e o comrcio - Adotou o critrio da riqueza para ascenso social

CLSTENES- pai da democracia - ampliao da participao poltica - todos os cidados tinham os mesmos direitos polticos - ostracismo

Quando os atenienses consideravam que determinado cidado era uma ameaa para a democracia, ele era submetido a uma votao. Os eleitores escreviam o nome da pessoa num pedao de cermica chamado de straco, do grego strakon. O sujeito que tinha o nome mais votado era ento condenado ao ostracismo. Isso significava que ele deveria se afastar de Atenas por dez anos. Depois desse perodo poderia retornar com plenos direitos polticos. Hoje em dia, utilizamos a expresso cair no ostracismo quando uma pessoa fica esquecida por todos.

Democracia Ateniense
demo = povo + kratos = poder

DIRETA

NO PARTICIPATIVA

ESCRAVISTA

Clstenes reorganizou a populao, dividindo-a em dez tribos. Cada tribo enviava 50 representantes para a Bul, cujo nmero foi aumentando para 500 membros. Esses representantes exerciam o governo de Atenas por um ms, em forma de rodzio ( o ano ateniense era de 10 meses ).

Todos os cidados atenienses participavam da assemblia popular, a eclsia.

Participao Popular
Escravos, estrangeiros e mulheres

O Apogeu Sculo de Pricles


A crise social se equilibrou com a poltica de Clstenes
Pricles pde governar uma Atenas forte politicamente.

Enquanto os homens viviam para a vida poltica, econmica e militar, as mulheres viviam para seus maridos e filhos
Os escravos e as mulheres no dispunham de quaisquer direitos de cidadania

Cultura Ateniense

Educao baseada na filosofia e arte


Cultura aberta aos avanos

A Acrpole era murada e o acesso era feito por uma escadaria que conduzia a uma porta monumental, Propileos. O Partenn, o maior dos templos, estava dedicado a Palas Atena, deusa da sabedoria e protetora da cidade.

PARTHENON

Teatro de Arena em Atenas

Mulheres de Atenas

Msica: Mulheres de Atenas


Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos, orgulho e raa de Atenas Quando amadas se perfumam Se banham com leite, se arrumam suas melenas Quando fustigadas no choram, Se ajoelham, pedem, imploram Mais duras penas, Cadenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Guardam-se pros maridos, poder e fora de Atenas Quando eles embarcam soldados Elas tecem longos bordados, mil quarentenas E quando eles voltam, sedentos Querem arrancar, violentos Carcias plenas, obscenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas Quando eles se entopem de vinho Costumam buscar o carinho de outras falenas Mas no fim da noite, aos pedaos

Quase sempre voltam pros braos De suas pequenas, Helenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas Elas no tm gosto ou vontade Nem defeito nem qualidade Tm medo apenas No tm sonhos, s tm pressgios O seu homem, mares, naufrgios Lindas sirenas, Morenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Temem por seus maridos, heris e amantes de Atenas As jovens vivas marcadas E as gestantes abandonadas No fazem cenas Vestem-se de negro, se encolhem Se conformam e se recolhem s suas novenas, Serenas Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Secam por seus maridos, orgulho e raa de Atenas

SOCIEDADE ESPARTANA
Origem drios Povo extremamente militarista, conservador e oligrquico: aristocrtico Economia essencialmente agrria O Estado tinha a posse legal da propriedade e o cidado, apenas seu usufruto.

Sociedade Espartana
Espartanos ou Esparcatas descendentes dos drios, formando a aristocracia guerreira dos cidadossoldados

Periecos homens livres descendentes dos povos nativos que no resistiram a invaso dria. Sem direitos polticos, se dedicavam ao comrcio e ao artesanato

Hiliotas a esmagadora maioria de escravos, descentes dos povos nativos que resistiram a invaso dria

Poltica Espartana
O EFORATO OU CONSELHO DOS CINCO FOROS (VIGILANTES) rgo executivo do governo espartano fiscalizao da obedincia as leis e da vida econmica dos cidados

DIARQUIA dois reis


exerciam funes religiosas, militares e judicirias

GERSIA assemblia de
ancies elaborao das leis

PELA assemblia por


cidados eleger os membros da Gersia e ratificar suas decises

Cena do filme 300 na qual membros da Gersia tentam impedir Lenidas de marchar contra o Imprio Persa.

Cultura Espartana
Conservadora laconismo e a xenofobia Educao priorizava a formao fsica e militar Mulheres participavam de reunies pblicas, administrando a vida cotidiana e o patrimnio familiar. Estado Totalitrio No existe a separao entre o espao do privado e do pblico

A militarizao e o carter coletivo estatal de Esparta fizeram com que essa cidade-Estado no conhecesse qualquer mudana estrutural significativa: ela nasceu oligrquica e assim permaneceu at sua decadncia.

Esparta

ESPARTA

Representou os valores de austeridade, esprito cvico, submisso total do indivduo ao Estado.

Sociedade conservadora, patriarcal, aristocrtica, guerreira e eugnica (no se admite defeitos fsicos nos cidados).

POLTICA EM Esparta
Sistema Oligrquico.
O governo era Diarquia (dois Reis). A Assemblia (pela) era formada por espartanos com mais de 30 anos. A pela era responsvel pela eleio da Gersia e do eforato.

Cena de 300

PERODO CLSSICO
Esse perodo foi marcado por violentas lutas dos gregos contra os povos invasores (persas) e entre si. Foi considerado o apogeu da antiga civilizao grega, concentrando suas maiores realizaes culturais. A primeira das grandes guerras de gregos contra persas ficou conhecida como Guerras Mdicas.(por causa dos Medos que habitavam o Imprio Persa).

Guerras Mdicas
Causa EXPANSIONISMO PERSA Conseqncias das Guerras Mdicas: decadncia do Imprio Persa desenvolvimento poltico, econmico, poltico e cultural da Grcia clssica (principalmente de Atenas ao comandar a Liga de Delos) Democracia x imperialismo em Atenas

LIGA DE DELOS
Durante as guerras contra os persas, as cidades gregas, lideradas por Atenas, criaram uma confederao denominada Liga de Delos. Cada cidade-membro deveria contribuir com homens, navios e dinheiro para um fundo comum, com o objetivo de combater os persas e preparar-se para futuras invases. Com a derrota do inimigo, Pricles passou a transferir os recursos para a realizao de obras pblicas em Atenas, possibilitando o desenvolvimento da arquitetura, da escultura, do teatro e das artes em geral.

O fortalecimento de Atenas gerou a insatisfao das demais cidades gregas, que a acusavam de estar se apoderando de todas as riquezas da Liga. A crescente rivalidade entre Atenas e as demais cidades-Estado helnicas deu origem Guerra do Peloponeso, que marcou o incio da decadncia do mundo grego.

A hegemonia ateniense, com a expanso de sua influncia poltica, foi combatida por Esparta, que no desejava que o imprio de Atenas colocasse em risco as alianas de Esparta com outras cidades. A formao da Liga do Peloponeso inseriu-se nesse contexto.

GUERRA DO PELOPONESO

Foram 28 anos de lutas, que terminaram com a derrota ateniense. A supremacia espartana teve curta durao, sendo seguida pelo predomnio de Tebas e por um perodo de perturbaes generalizadas. As principais cidades gregas estavam esgotadas por dcadas de guerra. Eram alvos fceis para um inimigo exterior: a Macednia.

Guerra do Peloponeso
Causas - RIVALIDADE Econmica imperialismo ateniense Poltica - Atenas democrtica x Esparta aristocrtica-oligrquica Militar (Atenas comandava Liga de Delos e Esparta a Liga do Peloponeso)

Conseqncias Esparta venceu, acabou com o avanado sistema poltico de Atenas Enfraquecimento interno da civilizao grega, abrindo espao ao Imprio Macednico.

PERODO HELENSTICO
Perodo caracterizado pela invaso da Grcia pelos macednios comandados por Filipe II (Batalha de Queronia). A poltica expansionista iniciada por Filipe II teve continuidade com seu filho e sucessor Alexandre Magno, que consolidou a dominao da Grcia e conquistou a Prsia, o Egito e a Mesopotmia.

Alexandre respeitou as instituies polticas e religiosas dos povos vencidos e promoveu casamentos entre seus oficiais e jovens das populaes locais; ele prprio desposou uma princesa persa. A fuso dos valores gregos com as tradies das vrias regies asiticas conquistadas deu origem a uma nova manifestao cultural, o helenismo.

HELENISMO
Fuso dos elementos gregos com as culturas locais. Recebeu este nome pois os gregos chamavam a si mesmos de helenos.

Imprio Macednico HELENISMO

Os gregos apreciavam a higiene do corpo e procuravam mant-la com cuidados especiais, entre os quais figuravam os banhos e os exerccios fsicos. Scrates, mesmo em idade avanada , no descurava a ginstica para reduzir seu ventre que havia ultrapassado a justa medida.

A primeira pea do vesturio grego o quton. Este foi usad pelos atenienses at a poca das guerras prsicas. Depois, sob um regime de igualdade que nivelava as classes, vesturio do homem tornava-se fatalmente de uma simplicidade democrtica. Os trabalhadores livres no se distinguiam mais dos escravos e a diferena de fortuna s era reconhecvel para um sinal: as pessoas ricas usavam vestes brancas; as demais , em razo de economia , vestes

A sociedade na antiga Grcia era patriarcal. Para as mulheres estava apenas reservado um papel de esposas e mes. As raparigas eram educadas em casa dos pais at atingirem a idade casadoira, que se situava mais ou menos quatro anos depois da primeira menstruao.
O homem casava-se por volta dos 30 anos, sendo para ele o casamento um "mal necessrio" (estava previsto um imposto para homens solteiros com mais de 40 anos). O casamento era acordado sem que a rapariga exprimisse a sua opinio, conhecendo o seu futuro marido, na maioria das vezes, no dia do casamento.

Circe e os lees

Depois da boda, a rapariga s era considerada da famlia do noivo quando tivesse o primeiro filho varo. Assim, a sexualidade no matrimnio tinha por objetivo a procriao, apesar de no ser frequente ter mais de dois ou trs filhos. Depois de atingido esse nmero de filhos,os infanticdios eram frequentes, principalmente nas raparigas. A partir da, as relaes sexuais entre o casal eram espordicas, recorrendo muitas das vezes os homens a prostitutas. Ou, procurava-se evitar a gravidez atravs do coito anal, que era muito generalizado. De fato, eram as "ndegas", e no os peitos, a parte da anatomia feminina mais atrativa para os homens. Nas mulheres era frequente a masturbao, havendo mesmo testemunhos acerca do apreo que se tinha a certos curtidores, por fabricarem "consoladores" de um couro bastante duro.

O homem grego enfatizava repetidamente a astcia, malcia, artimanhas, poder racional e linguagem femininos; diziam que a mente da mulher era corrompida por paixes e desejos. Um famoso poeta grego, Menendro, desencorajava a educao da mulher, pois isso equivaleria a tornar uma cobra mais venenosa. Demcrito considerava uma coisa terrvel uma mulher argumentar, porque sua mente mais aguada que a do homem em pensamentos malignos. Para Plato e Aristteles, os homens foram feitos para dominar as mulheres,assim como os homens livres deveriam dominar os escravos e a razo deveria dominar o irracional. Esse ltimo dizia que as mulheres so movidas a lgrimas, cimes, lamria, repreenso, violncia, melancolia, menos esperana, eram seres vazios de vergonha, discursos inexatos e enganosos. Mas nem todos tinham esse ponto de vista: cortess da alta sociedade grega, as betera eram mulheres poderosas,admiradas por suas qualidades intelectuais,seus atrativos e habilidades sexuais, sendo muitas vezes amigas de grandes homens (soldados, filsofos, artistas).

Scrates, que costumava comear o dia com uma prece agradecendo aos deuses por ter nascido homem, mandou embora suas mulheres na hora da sua morte para que seus ltimos minutos na terra no fossem preenchidos com suas incmodas demonstraes emocionais.

No perodo clssico da Grcia Antiga a pederastia era prtica comum, tinha funo pedaggica e a finalidade de transmisso de conhecimento de homens mais experientes aos jovens.

O homem mais velho admirava o mais jovem por suas qualidades masculinas e o mais jovem respeitava o mais velho por sua experincia, sabedoria e comando.

Os gregos apreciavam muito o banquete , e o realizavam com freqncia sempre que se desse um acontecimento digno. A refeio abrangia a primeira e a segunda mesa. Na primeira serviam carne de boi, de peixe, de carneiro, de aves, e legumes. Na segunda trazem-se doces e frutas: figos secos,amndoas, nozes, mas, pras, melancias, uvas e, em seguida, queijo, pastis com papoula e mel.

Na mitologia grega, Tirsias foi sucessivamente homem e mulher. Segundo a mitologia grega, Tirsias era um profeta de Tebas que ficou cego ao ver a nudez de Atena. O Mito conta que ao ir orar sobre um monte cinturo, encontrou um casal de cobras venenosas. Tirsias matou a fmea, e logo se transformou em mulher. Anos mais tarde, no mesmo stio, encontrou outro casal de cobras venenosas mas desta vez Tirsias matou o macho e de seguida se transformou em homem. O Mito tambm conta que Tirsias era cego, o motivo foi o facto de ele ter ousado olhar Minerva enquanto esta se banhava numa fonte.

Eros e Psiqu so entidades mitolgicas que personificam o Amor e a Alma.


ros em grego significa desejar ardentemente, inflamado de amor e a alma forma-se a partir de Pskhein, cujo sentido o sopro da vida, representada por uma figura feminina, mais menina do que mulher, com asas de borboleta. As crenas gregas populares concebiam a alma como uma borboleta, sendo o significado simblico o indcio de A lenda de Eros e Psiqu , transformao. na realidade, a histria da evoluo e do amadurecimento dos sentimentos, e da capacidade do indivduo se relacionar com outra pessoa. na aventura do amadurecimento que a pessoa consegue se realizar.

A arte grega liga-se inteligncia, pois os seus reis no eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, atravs da arte, exprimir suas manifestaes. Na sua constante busca da perfeio, o artista grego cria uma arte de elaborao intelectual em que predominam o ritmo, o equilbrio e a harmonia CARACTERISTICAS: ideal.
.... Liberdade .... Interesse pelo homem, que a medida de todas as coisas

Na Grcia, a beleza e a racionalidade do universo eram as manifestaes mais elevadas do Bem.

.... Racionalismo .... Amor pela beleza .... Equilbrio .... Naturalismo .... Democracia .... Alegria .... Originalidade .... Beleza .... Harmonia .... Companheirismo

Os arquitetos gregos demonstravam grande habilidade em seus projetos de tempos e edifcios pblicos. Eles assentavam com perfeio os blocos de mrmores ou de pedra calcria, sem usar argamassa e empregavam graciosas colunas para sustentar o trabalho dos tempos.
Apesar do arrojo da Arquitetura Moderna que dispe de meios materiais desconhecidos na Antigidade , o leve e o funcional se aliam harmonicamente nas linhas arquitetnicas da Grcia Clssica com suas colunatas de sbria majestade e com seus capitis caractersticos .

Estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensao de firmeza.

Este estilo transmitia leveza, em funo dos desenhos apresentados, principalment e nas colunas das construes. Outra caracterstica deste estilo era o uso de

Pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.

A pintura grega tambm foi muito importante nas artes da Grcia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religio, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representao artstica. Estes artistas tambm pintavam em paredes, principalmente de templos e palcios.

Medicina

Tocha Olmpica

Filosofia

Hrcules

Apolo

Dionisio

ARTE NA GRCIA ANTIGA

As esculturas gregas transmitem uma forte noo de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao mximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, msculos, veias, expresses e sentimentos so observados nas esculturas. A temtica mais usada foi a religiosa, principalmente, representaes de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas s Olimpadas) tambm foram abordadas pelos escultores gregos.

ATENA: Deusa da inteligncia e da sabedoria;

APOLO: Deus do Sol, das artes e da razo

AFRODITE DEUSA DO AMOR E DA BELEZA

ARTE

Partenon

O teatro grego surgiu a partir da evoluo das artes e cerimnias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionsio (deus do vinho e das festas). Nesta festa, os jovens danavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa comeou a ganhar uma certa organizao, sendo representada para diversas pessoas.
Durante o perodo clssico da histria da Grcia (sculo V AC) foram estabelecidos os estilos mais conhecidos de teatro: a tragdia e a comdia. squilo e Sfocles so os dramaturgos de maior importncia desta poca. A ao, diversos personagens e temas cotidianos foram representados nos teatros gregos desta poca.

TEATRO GREGO

As Divindades podem se dividir em dois grupos: os Olmpicos e outras menos importantes, como por exemplo os centauros, as moiras, sereias, ciclopes e tambm heris. Os gregos criaram vrios mitos para poder passar mensagens para as pessoas e tambm com o objetivo de preservar a memria histrica de seu povo. H trs mil anos, no havia explicaes cientficas para grande parte dos fenmenos da natureza ou para os acontecimentos histricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos polticos, econmicos e sociais, os gregos criaram uma srie de histrias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, atravs da literatura oral. A essas narrativas damos o nome de MITOLOGIA.

Diz a lenda que os deuses escolheram o Monte Olimpo como seu lar. Era o ponto mais alto da Grcia, localizado em uma regio conhecida por Tesslia. No Olimpo, cada deus possua o seu palcio. O mais belo e brilhante era o de Zeus. Todas as manhs, quando a Aurora de dedos rseos abria o Cu para libertar os cavalos do Sol, todas as divindades olmpicas reuniam-se na habitao de seu chefe: "Zeus o rei dos deuses".

Os deuses individuais eram associados a trs domnios principais: o cu (ou paraso), o mar e a terra. Os doze deuses chefes (chamados de olimpianos) eram Zeus, Hera, Poseidon, Demter, Apolo, Atena, Hefestos, Hermes, Afrodite, Ares, Artemis e Dionsio. No Olimpo os deuses alimentavamse de uma planta de sabor agradvel, a ambrsia.

Os deuses gregos tinham caractersticas antropomrficas, isto , eram representados por dolos com formas humanas. Eram considerados semelhantes aos homens, possuindo tambm sentimentos bons ou maus, com a nica diferena de serem imortais. Os deuses ficavam irritados, se fossem esquecidos, e satisfeitos quando eram lembrados. Eles empregavam castigos severos a mortais que mostravam comportamento inaceitvel, tal como orgulho, ambio extrema, blasfmia ou desafiar os deuses, e prosperidade excessiva.

Nome
Zeus

Atributos
Rei do Olimpo e dos Deuses

Poseidon
Hades Ares Afrodite Cronos

Deus dos mares e da navegao


Deus dos infernos (trtaro) Deus da guerra Deusa da beleza Deus do tempo Deus do comrcio e do roubo Deus do Universo

Hermes
Ouranos

Hera
Atena

Deusa-rainha do Olimpo
Deusa do saber

Persfone Apolo rtemis Demter ris Hebe

Deusa-rainha do Hades (trtaro ou inferno)


Deus da luz e do Sol Deusa da caa Deusa da agricultura Deusa do arco-ris Deusa da juventude

Hefastos Dioniso Eros


Hstia Ria

Ferreiro dos Deuses Deus da luxria e do vinho


Deus do amor Deusa do fogo e do lar Deusa da Terra, esposa de Saturno

Os principais seres mitolgicos da Grcia Antiga eram :

- Heris : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Hercles ou Hrcules e Aquiles. - Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Stiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraam os marinheiros com seus cantos atraentes. - Grgonas : mulheres, espcies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa - Quimeras : mistura de leo e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

Pgaso (em grego, ) cavalo alado que nasceu da mistura do sangue da Grgona Medusa (quando esta teve a cabea cortada por Perseu) com a espuma do mar; por isso sendo filho de Poseidon, deus do mar, e de Medusa. Pgaso voou para o Olimpo e foi transformado por Zeus numa constelao (a constelao de Pgaso). Sendo assim, ele seria smbolo da imaginao e da imortalidade.

Na saga de Hades, Kurumada aborda os mitos gregos a respeito da morte e do destino das almas que passavam para o "outro mundo". Segundo a mitologia, Inferno era o lugar para onde iam e permaneciam as almas dos mortos. Situava-se no interior da Terra e era banhado por 5 rios sagrados, Aqueronte, Cocito, Flegetonte, Letes e Estige. Para atingir o Inferno, as almas tinham que atravessar o rio Aqueronte, na barca de Caronte. O Porto do Inferno era guardado por Crbero, um co de trs cabeas. Aps o Julgamento feito por Hades e seus 3 juzes aco (ou Aiacos), Minos e Radamento (ou Radamanthys) as almas malignas eram lanadas no Trtaro; as almas virtuosas iam para os Campos Elsios: lugar de delcias, semelhante ao Paraso, para onde iam os heris e homens bondosos aps a morte.

You might also like