You are on page 1of 12

GELADEIRA

Como funcionam as geladeiras


por Marshall Brain - traduzido por HowStuffWorks Brasil Neste artigo 1. Introduo

2. O ciclo de refrigerao

3. Mais informaes

4. Veja todos os artigos sobre Utilidades Domsticas

Introduo
Em quase todas as cozinhas existe uma geladeira. De 15 em 15 minutos, aproximadamente, voc escuta o motor ligando e o que mantm os produtos resfriados. Sem a geladeira, teramos que jogar fora todas as sobras de comida ao invs de guardar para uma outra refeio. A geladeira uma das grandes invenes da vida moderna. At ento, a nica forma de conservar os alimentos era salgando-os, e bebidas geladas no vero eram um verdadeiro luxo. Neste artigo, veremos como funciona o desempenho de sua geladeira. Veremos tambm sobre embalagens resfriadas, resfriadores eletrnicos e os refrigeradores de propano encontrados nas RVs. O propsito da refrigerao A razo fundamental para se possuir uma geladeira manter a comida resfriada. Baixas temperaturas ajudam mais tempo. A idia bsica diminuir a velocidade da existem em todos os elas demorem mais para Por exemplo, uma bactria trs horas se o leite for temperatura ambiente. do leite, ele ficar fresco por temperatura dentro dos a atividade das bactrias. Ao totalmente a atividade das

a manter a comida fresca por por trs da refrigerao atividade das bactrias (que alimentos) fazendo com que estragar os alimentos. ir estragar o leite em duas ou deixado na cozinha Porm, reduzindo a temperatura uma ou duas semanas - a baixa refrigeradores desacelera muito resfriar o leite, voc pode parar bactrias, e o leite pode durar

bem mais. Refrigerao e congelamento so duas das formas mais comuns de preservar alimentos usadas hoje em dia. Para obter mais informaes sobre outras formas de preservao de alimentos, veja Como funciona a preservao dos alimentos. Partes de uma geladeira A idia bsica por trs de uma geladeira muito simples: ela usa a evaporao de um lquido para absorver calor. Voc sabe que quando coloca gua em sua pele, normalmente voc sente um frescor. Quando a gua evapora, ela absorve calor, criando esta sensao de frio. Esfregar lcool sempre d uma sensao de ainda mais frio pois este evapora em menores temperaturas. O lquido usado em uma geladeira evapora a uma temperatura mais baixas, e assim ele pode criar temperaturas geladas dentro do refrigerador. Se voc colocar o fluido refrigerante (lquido da geladeira) em sua pele ele ir congel-la enquanto evapora. Existem cinco partes bsicas em qualquer geladeira (ou sistema de ar condicionado):
compressor tubos para a troca de calor: serpentina ou conjunto de tubos fixado na parte de

fora da unidade
vlvula de expanso tubos para a troca de calor: serpentina ou conjunto de tubos fixado na parte de

dentro da unidade
fluido refrigerante: lquido que evapora dentro da unidade para criar

temperaturas baixas Muitas instalaes industriais usam amnia pura como refrigerante. Amnia pura evapora a 32 C (27 F). O mecanismo bsico de uma geladeira funciona assim: 1. O compressor comprime o gs refrigerante. Isto eleva a presso e temperatura do fluido refrigerante (laranja), de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido pressurizao; 2. medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma lquida (roxo) e flui pela vlvula de expanso; 3. Quando passa pela vlvula de expanso, o lquido refrigerante se move da zona de alta presso para a zona de baixa presso, e se expande e evapora (azul claro); 4. As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Ento, o ciclo se repete. Esse praticamente um padro - e um tanto insatisfatrio - de explicao de como funciona uma geladeira. Ento, vejamos vrios exemplos para entendermos o que realmente acontece. Entendendo a refrigerao Para entender o que acontece dentro de uma geladeira, preciso saber um pouco mais sobre fluidos refrigerantes. Aqui esto dois experimentos que ajudaro a entender o que acontece.

Experimentos
Estes experimentos podem ajud-lo a entender as propriedades dos fluidos refrigerantes e suas funes na refrigerao.
Experimento 1 Voc necessitar de:

um pote de gua um termmetro que possa medir at pelo menos 121 graus centgrados um fogo

Coloque o pote de gua no fogo, coloque o termmetro dentro dele e ligue o fogo. Voc ver (se estiver ao nvel do mar) que a temperatura da gua aumenta at chegar a 100C. Neste ponto, ela comear a ferver, porm continuar a 100C - este o ponto de ebulio da gua ao nvel do mar. Se voc vive nas montanhas, onde a presso atmosfrica mais baixa do que ao nvel do mar, o ponto de ebulio ser mais baixo - provavelmente entre 87 e 93C. por essa razo que muitos alimentos tm "instrues de cozimento em altitudes elevadas" impressos em suas embalagens. Voc tem de cozinhar os alimentos por mais tempo a maiores altitudes.
Experimento 2 Voc necessitar de:

uma tigela de vidro refratrio um termmetro que mea at pelo menos 232C um forno

Coloque o termmetro em seu recipiente de gua, coloque o recipiente dentro do forno e ligue-o a 204C.
medida que o forno esquenta, a temperatura da gua ir subir at 100C, e ento comear a ferver. A temperatura da gua ir ficar em 100C mesmo que esteja completamente cercada por um ambiente que est a 204C. Se voc deixar a gua fervendo (e seu termmetro conseguir agentar), quando a gua terminar, a temperatura do termmetro chegar a 204C. O segundo experimento extremamente interessante se voc pensar da seguinte forma: imagine uma criatura que viva muito feliz em um forno a 204C. Essa criatura acha que 204C timo - a temperatura perfeita (assim como os humanos acham que 21C timo). Se a criatura est em um forno a 204C, e se h um copo de gua fervendo a 100C, o que esta criatura ir sentir a respeito da gua? Ela ir sentir que esta gua realmente fria. Afinal, a gua fervente 104C mais fria do que os 204C que esta criatura acha confortvel. Esta a grande diferena. Isto exatamente o que acontece quando os humanos lidam com nitrognio lquido. Ns sentimos que 21C confortvel. O nitrognio lquido ferve a -195C. Ento se voc tem um pote de nitrognio lquido em cima da mesa da sua cozinha, sua temperatura ser de -195C, e ir evaporar - para voc, claro, ser incrivelmente frio.

Isqueiros de butano
Se voc for a uma loja local e comprar um isqueiro a gs butano com um reservatrio transparente (assim voc pode ver o fluido l dentro), o que

Geladeiras modernas usam um ciclo de regenerao para reutilizar o mesmo fluido refrigerante repetidamente. Voc pode ter uma idia de como isto funciona imaginando novamente nossa criatura e seu copo de gua. Ele pode criar um ciclo de renovao seguindo os seguintes passos:

voc v gs butano guardado dentro de um recipiente de alta presso. O butano ferve a 0,62C presso atmosfrica normal (14,7PSI). Mantendo o gs butano pressurizado dentro 1. A temperatura do ar dentro do forno de 204C. A de um recipiente, o lquido fica gua que evapora dentro do copo, permanece em temperatura ambiente. Se voc 100C, produzindo muito vapor de 204C. Digamos pega um copo de butano e que a criatura recolhe o vapor em uma grande coloca no balco da sua sacola. cozinha, ele ir ferver, e a 2. Assim que toda a gua evapora, ele pressuriza a gua temperatura do lquido fervente dentro de um recipiente de ao. No processo de ser de -0,62C.

pressurizao, a temperatura fica em torno de 426C e permanece como vapor. De modo que agora o recipiente de ao "quente" para a criatura, pois contm vapor a 426C. 3. O recipiente de ao dissipa o excesso de calor para o ar do forno, e este finalmente volta a 204C. Neste processo, a alta presso do vapor no recipiente se condensa em gua pressurizada (exatamente como o butano no isqueiro - veja na box). 4. Neste ponto, a criatura libera a gua do recipiente de ao pressurizado para um pote, e ela imediatamente comea a evaporar, sua temperatura cai para 100C. Repetindo estas quatro etapas, a criatura agora tem uma forma de reutilizar a mesma gua repetidamente para gerar refrigerao.

A propsito, o ponto de ebulio do butano tambm explica porque os isqueiros de butano no funcionam bem em dias frios. Se estiver a cerca -12C do lado de fora, o butano estar abaixo do ponto de ebulio, de modo que no poder evaporar. Manter o isqueiro quente dentro de seu bolso o que permite que ele funcione no inverno.

Agora vejamos como essas quatro etapas se aplicam a nossa geladeira.

O ciclo de refrigerao
A geladeira em sua cozinha usa um ciclo que similar ao descrito na seo acima. Porm, nela o ciclo contnuo. No exemplo a seguir, assumiremos que o refrigerante usado amnia pura, que ferve a -32C. Isto o que acontece para manter a geladeira fria:

1. O compressor comprime o gs de amnia. O gs comprimido esquenta quando pressurizado (laranja). 2. As serpentinas na parte traseira deixam que o gs de amnia quente dissipe seu calor. O gs de amnia se condensa em amnia lquida (azul escuro) a alta presso. 3. A amnia lquida a alta presso flui atravs da vlvula de expanso. Voc pode pensar que a vlvula de expanso um pequeno buraco. Em um lado do buraco est a amnia lquida a alta presso. O outro lado do buraco uma rea de baixa presso (pois o compressor est sugando o gs desse lado). 4. A amnia lquida imediatamente ferve e evapora (azul claro) e sua temperatura cai para -32C. Isto faz com que a parte interna fique fria. 5. Este gs de amnia frio sugado por um compressor, e o ciclo se repete. A propsito, se voc j desligou seu carro em um dia quente quando estava com o ar condicionado ligado, deve ter ouvido um assobio sob o cap. Este barulho o som do lquido refrigerante a alta presso que flui pela vlvula de expanso. O gs de amnia puro muito txico para as pessoas e corre risco de vazar do refrigerador, de modo que os refrigeradores domsticos no devem usar amnia pura. Voc j deve ter ouvido falar de refrigerantes conhecidos como CFCs (clorofluorocarbonetos), originalmente desenvolvidos pela Du Pont nos anos 30 como um substituto no txico para a amnia. O CFC-12 (diclorodifluorometano) tem aproximadamente o mesmo ponto de ebulio da amnia. Porm, o CFC-12 no txico para seres humanos, de modo que seguro para ser usado em sua cozinha. Muitos refrigeradores industriais grandes ainda usam amnia. Nos anos 70 descobriu-se que os gases CFC em uso eram prejudiciais camada de oznio, de modo que nos anos 90, todos os novos refrigeradores e ar condicionados passaram a usar refrigerantes menos prejudiciais camada de oznio. Refrigeradores a gs e propano Se voc tem um trailler ou usa uma geladeira onde a energia eltrica no disponvel, provavelmente a sua geladeira movida a gs ou propano. Esses refrigeradores so interessantes pois no tm partes mveis e usam gs ou propano como sua fonte primria de energia. Alm disso, usam calor em forma de chama de propano, para produzir o frio dentro do refrigerador. Uma geladeira a gs usa amnia como meio de resfriamento, e este usa gua, amnia e gs de hidrognio para criar um ciclo contnuo para a amnia. O refrigerador tem cinco partes principais:
gerador: gerando gs de amnia separador: separando o gs de amnia da gua condensador: onde o gs de amnia quente gelado e condensado para criar

amnia lquida
vaporizador: onde a amnia lquida evapora para criar baixas temperaturas

dentro da geladeira
absorvedor: que absorve a gs de amnia na gua

O ciclo trabalha desta forma: 1. O calor aplicado ao gerador. O calor vem de uma fonte como gs, propano ou querosene. 2. No gerador est a soluo de amnia e gua. O calor eleva a temperatura da soluo at o ponto de ebulio da amnia. 3. A soluo em ebulio flui para o separador. No separador, a gua separada do gs de amnia.

4. O gs de amnia sobe para o condensador. O condensador composto por serpentinas de metal e aletas que permitem que o gs de amnia dissipe o calor e se condense como lquido. 5. A amnia lquida vai para o evaporador, onde se mistura ao gs de hidrognio e evapora, produzindo baixas temperaturas. 6. Os gases de amnia e hidrognio correm para o absorvente. Aqui, a gua que foi coletada no separador misturada com os gases de amnia e hidrognio. 7. A amnia forma uma soluo com a gua e o hidrognio liberado, fluindo novamente para o evaporador. A soluo de amnia e gua corre em direo ao gerador para repetir o ciclo. Este site (em ingls) oferece uma descrio extremamente detalhada do processo. Geladeiras eltricas Voc j deve ter visto que os novos resfriadores de seu carro no usam gelo, ao invs disto, eles so ligados no acendedor de cigarros de seu carro. Estes resfriadores dependem de um processo conhecido como efeito Peltier, ou efeito termoeltrico, para produzir baixas temperaturas eletronicamente. Voc pode criar o efeito Peltier com uma bateria, duas peas de fio de cobre e uma pea de bismuto ou fio de ferro. Apenas conecte os fios de cobre aos dois plos de uma bateria, e ento conecte o bismuto ou fio de ferro entre as duas peas de fio de cobre. O bismuto/ferro e cobre devem se tocar - e esta juno que causa o efeito Peltier. A juno onde a corrente flui do cobre para o bismuto esquenta, e a juno onde a corrente flui do bismuto para o cobre ir ficar fria. A temperatura mxima cai de cerca de 4C em relao temperatura ambiente onde a juno quente est localizada. Para criar um resfriador Peltier, a juno quente colocada na parte de fora da geladeira e a juno fria colocada na parte de dentro. Normalmente, voc cria um mdulo contendo muitas junes para amplificar este efeito. Veja os detalhes sobre o efeito Peltier nos links no final deste artigo. Embalagens resfriadas Falando sobre refrigerao e resfriamento, voc j deve ter usado uma destas "embalagens de resfriamento instantneo" que parecem um saco plstico cheio de lquido. Voc o aperta, sacode e ele fica extremamente frio. O que acontece aqui? O lquido dentro da embalagem resfriada gua. Na gua no outro saco plstico ou tubo contm o fertilizante nitrato de amnia. Quando voc aperta a embalagem resfriada, esse ato quebra o tubo fazendo com que a gua se misture com o fertilizante. A mistura cria uma reao endotrmica - que absorve calor. A temperatura da soluo cai para cerca de 1C dentro de 10 a 15 minutos. Para obter mais informaes sobre refrigerao e tpicos relacionados, confira os links da prxima pgina.

Como funcionam as mquinas de gelo


por Tom Harris - traduzido por HowStuffWorks Brasil Neste artigo 1. Introduo

2. Mquinas de gelo comerciais e de flocos

3. Mais informaes

4. Veja todos os artigos sobre Coisas da casa

Introduo
H apenas um sculo, era difcil conseguir gelo na maioria dos pases do mundo. O preo do gelo era relativamente alto, mas se voc quisesse conservar oa alimentos, no tinha muita escolha. Nas partes mais quentes, o gelo era um luxo raro.

Mquina de gelo padro instalada em freezers

Tudo isso mudou no comeo do sculo XX. Geladeiras compactas e acessveis tornaram possvel a conservao de alimentos e a produo de gelo nas casas e comrcios. Nos anos 60, novas mquinas de gelo automticas facilitaram ainda mais a vida. Atualmente, a maioria das pessoas tm gelo vontade, mesmo nos dias mais quentes do vero. Neste artigo, descobriremos o que existe dentro de uma mquina de gelo comum, bem como nas comerciais.

A mquina de gelo padro uma mini linha de produo de cubos de gelo

A maioria das mquinas de gelo usa um motor eltrico, uma vlvula d'gua e uma unidade de aquecimento que funcionam com eletricidade. Para fornecer energia a todos estes elementos, voc tem de ligar a mquina ao circuito eltrico que fornece energia para a geladeira. Voc tambm tem de lig-la ao encanamento da casa, a fim de fornecer gua fresca para os cubos de gelo. Tanto a linha de fora quanto o tubo de entrada de gua passam por um buraco na parte de trs do freezer. Quando tudo estiver ajustado, a mquina de gelo comear seu ciclo, que, normalmente, controlado por um circuito eltrico simples e uma srie de disjuntores. No diagrama abaixo, voc pode ver como a mquina de gelo se comporta durante o seu ciclo.

No comeo do ciclo, um disjuntor do circuito com tempo determinado envia uma

corrente para a vlvula solenide de gua. Na maioria dos designs, a vlvula de gua fica posicionada atrs da geladeira, mas permanece conectada ao circuito central atravs de fios eltricos. Quando o circuito envia a corrente para estes fios, a carga movimenta um solenide, que abre a vlvula. A vlvula se abre por apenas sete segundos, fornecendo gua o suficiente para encher o molde de gelo. O molde de gelo um dispositivo plstico, com vrias cavidades conectadas. Normalmente estas cavidades tm o formato curvado, como a metade de um crculo. Cada uma das paredes das cavidades tem um pequeno entalhe, para que cada cubo de gelo fique anexo ao seu cubo vizinho. Uma vez preenchido o molde, a mquina espera at que a gua congele. a unidade de resfriamento da geladeira que faz o trabalho de congelar a gua e no a mquina de gelo em si (veja Como funcionam as geladeiras para obter mais detalhes). A mquina de gelo tem um termostato embutido, que monitora a temperatura da gua nos moldes. Quando a temperatura abaixa at um nvel especfico, digamos -13 o termostato fecha o circu ito eltrico (veja Como C, funcionam os termostatos residenciais para saber de mais detalhes sobre esta operao). Fechar o disjuntor faz com que uma corrente eltrica flua para a mola aquecedora que fica abaixo da mquina de gelo. Uma vez que a mola esquenta, ela aquece o fundo do molde de gelo, soltando os cubos da superfcie do molde.

A mquina de gelo tem uma mola aquecedora embaixo do molde de gelo O circuito eltrico ativa o motor da mquina de gelo. O motor ativa uma

engrenagem que, por sua vez, faz outra engrenagem girar. Esta outra engrenagem est anexa a um longo compartimento de plstico, que tem uma srie de ps ejetoras sobressalentes. Conforme as ps se movem, elas erguem e tiram os cubos de gelo do molde, empurrando-os para a parte frontal da mquina de gelo. Uma vez que os cubos esto conectados, eles se movem como uma nica unidade.

A parte frontal da mquina de gelo tem fendas de plstico, adaptadas s ps

ejetoras. As ps passam por estas fendas e os cubos so depositados no recipiente de coleta que fica abaixo da mquina de gelo. O compartimento que est girando tem um came de plstico com fendas como base. Antes dos cubos serem retirados da mquina de gelo, o came segura e levanta o brao ejetor. Depois dos cubos serem ejetados, o brao cai

novamente. Quando ele atinge a sua posio mais baixa de descanso, toca num disjuntor do circuito, o que ativa a vlvula de gua, reiniciando outro ciclo. Se o brao no conseguir atingir sua posio mais baixa por terem cubos de gelo pelo caminho, o ciclo interrompido. Isso impede que a mquina encha o freezer de gelo. Ela s produzir mais cubos de gelo quando houver espao na caixa de coleta. Este sistema eficaz para a produo caseira de gelo, mas no produz gelo o bastante para fins comerciais como restaurantes e mquinas de gelo de hotis. Na prxima seo, conheceremos as mquinas de gelo comerciais.

Nome do arquivo: COMO FUNCIONA A GELADEIRA.docx Diretrio: C:\Documents and Settings\Sidinho\Meus documentos Modelo: C:\Documents and Settings\Sidinho\Dados de aplicativos\Microsoft\Modelos\Normal.dotm Ttulo: Assunto: Autor: Sidinho Palavras-chave: Comentrios: Data de criao: 20/12/2010 18:17:00 Nmero de alteraes:1 ltima gravao: 20/12/2010 18:17:00 Salvo por: Sidinho Tempo total de edio: 0 Minutos ltima impresso: 14/1/2011 17:09:00 Como a ltima impresso Nmero de pginas: 11 Nmero de palavras: 3.325 (aprox.) Nmero de caracteres: 17.957 (aprox.)

You might also like