You are on page 1of 2

TECIDO ADIPOSO

O tecido adiposo um tipo especial de tecido conjuntivo que se caracteriza pela presena de clulas especializadas em armazenar lipdios, conhecidas como adipcitos. Os lipdios funcionam como reservas energticas e calricas, sendo utilizadas paulatinamente entre as refeies. Alm desta importante funo, os adipcitos auxiliam na manuteno da temperatura corprea, na formao dos coxins adiposos, alm de apresentarem distribuio diferenciada no corpo do homem e no corpo da mulher, ligadas as caractersticas sexuais secundrias. Existem 2 variedades de tecidos adiposos: o tecido adiposo unilocular e o multilocular. No tecido adiposo unilocular, os adipcitos armazenam o lipdio em uma gotcula nica, que ocupa quase todo o espao celular, o que marcante visto que estas clulas podem alcanar 100?m de dimetro. Nos preparados histolgicos comuns, o local ocupado pela gotcula de lipdio geralmente est vazio, pois os processos de desidratao por lcool ou acetona removem as gorduras da amostra. Os adipcitos so sustentados por uma trama de fibras reticulares e envolvidos por uma rede vascular desenvolvida. Os adipcitos no se dividem num indivduo adulto, o crescimento do tecido se d principalmente pelo acmulo de lipdio nas clulas adiposas j existentes e formadas durante a vida embrionria e num perodo curto aps o nascimento. Alm do tecido adiposo unilocular, tambm conhecido como tecido adiposo amarelo, observa-se tambm o tecido adiposo multilocular ou pardo. Este tipo de tecido adiposo, ao contrrio da gordura amarela que pode ser encontrada espalhada no organismo, s observada em fetos humanos recm-nascidos ou com certa abundncia em animais hibernantes. Os adipcitos da gordura parda acumulam lipdios na forma de vrias gotculas espalhadas pelo citoplasma, e cercada por uma quantidade maior de citoplasma, quando comparada ao adipcito unilocular. Uma outra caracterstica importante a abundncia em mitocndrias, que so as responsveis pela colorao parda do tecido. A principal funo do tecido adiposo multilocular gerar calor. Atravs de uma protena especfica nas mitocndrias destes adipcitos, a energia gerada pela cadeia de eltrons e que produz ATP em outras situaes, aqui convertida em calor, que servir para aquecer os recm nascidos ou acordar os animais hibernantes.

O conceito de que os adipcitos so clulas secretrias surgiu nos ltimos anos. Os adipcitos sintetizam e liberam uma variedade de peptdeos e no-peptdeos, bem com expressam outros fatores alm de sua capacidade de depositar e mobilizar triglicerdios, retinides e colesterol. Estas propriedades permitem uma interao do tecido adiposo como outros rgos, bem como outras clulas adiposas. A observao importante de que adipcitos secretam leptina como o produto do gene ob estabeleceu o tecido adiposo como um rgo endcrino que se comunica com o sistema nervoso central. (Arq Bras Endocrinol Metab 2000;44/1: 13-20)

1.Lipase lipoprotica (LPL) A LPL o regulador mais importante para a deposio dos triglicerdeos. 2. Estimuladora da acilao (ASP) O adipcito humano secreta 3 protenas da via alternativa do complemento: C 3,B e fator D (adipsina) que interagem extracelularmente para produzir um peptdeo de 77 aminocidos, a ASP (5) A insulina aumenta a secreo da ASP, o que seria de se esperar pela ao concomitante da LPL e ASP. A expresso da ASP sendo maior no tecido subcutneo do que no visceral, o tecido adiposo do omento teria uma capacidade limitada para impedir que os cidos graxos cheguem ao fgado, o que poderia contribuir para as anormalidade metablicas observadas na obesidade visceral FATORES SECRETADOS COM FUNO ENDCRINA A atividade da aromatase P450 no tecido adiposo importante para a produo de estrognios Com efeito, a estrona que o segundo estrognio predominante na circulao na mulher prmenopausal e o predominante aps a menopausa, em sua maior parte derivada do metabolismo do estradiol secretado pelo ovrio e da aromatizao da androstenediona no tecido adiposo, antes da menopausa, e quase exclusivamente da aromatizao deste andrgeno secretado pela adrenal, aps a menopausa. No homem, a converso perifrica da testosterona ao estradiol e da androstenediona a estrona esto aumentado na obesidade, bem como os correspondentes nveis circulantes 1. Leptina A leptina o produto do gene da obesidade (ob) que expresso nos adipcitos. Estudos em roedores sugeriram que a leptina age como um fator de sinalizao do tecido adiposo para o sistema nervoso central, regulando a ingesto alimentar e o gasto energtico e, assim, fazendo a homeostase do peso corporal e mantendo constante a quantidade de gordura 2. Angiotensinognio O angiotensinognio, sintetizado primariamente no fgado, tambm secretado em abundncia pelo tecido adiposo, onde a expresso gnica regulada pelos glicocorticides. A expresso do angiotensinognio similar na massa visceral e subcutnea. O angiotensinognio clivado pela renhia angiotensina I e esta convertida a angiotensina II pela enzima de converso da angiotensina, ambas as enzimas tambm expressas no tecido adiposo.

You might also like