You are on page 1of 159

ISBN 972-8152-27-2

Histria_Patrimnio Cultural_Patrimnio Natural_Produtos Locais_Tradies Gastronomia_Festas, Feiras e Mercados_Onde Comer_Onde Dormir_Servios e Entidades_Informaes teis

Algarve Rural

Vilas e Aldeias

Algarve Rural
Vilas e Aldeias do

Costa Vicentina Barrocal Serra de Monchique Vale do Guadiana Nordeste Algarvio

Serra do Caldeiro

descoberta do Algarve Rural

Algarve Rural
Costa Vicentina Serra de Monchique Barrocal Serra do Caldeiro Nordeste Algarvio Vale do Guadiana

Vilas e Aldeias

FICHA TCNICA Ttulo Vilas e Aldeias do Algarve Rural Autores Vrios Propriedade Globalgarve - Cooperao e Desenvolvimento, S.A. Editor Globalgarve / Vicentina / In Loco / Alcance Texto e Revises CNA Central de Notcias do Algarve Fotografias Associao Alcance; Associao Vicentina; Associao In Loco; Regio de Turismo do Algarve; Comisso de Coordenao da Regio do Algarve; Cmara Municipal de Vila do Bispo; Carlos Albano e Snia Gomes. Design Grfico IDEIAS em ba, Comunicao Marketing, Lda Fotolitos e Impresso HESKA Portuguesa, S.A. ISBN 972-8152-27-2 Depsito Legal 191749/03 Tiragem 20 000 exemplares Edio Fevereiro / 2003

NDICE

Apresentao

06

Introduo Geral

07

Vilas e Aldeias do Algarve Rural Odeceixe Aljezur Bordeira / Carrapateira Vila do Bispo Sagres Budens Monchique S. Marcos da Serra S. Bartolomeu de Messines / Silves Alte Paderne Salir Querena Ameixial S. Brs de Alportel Estoi Sta. Catarina da Fonte do Bispo Moncarapacho Cachopo Vaqueiros Martinlongo Alcoutim Odeleite Castro Marim Cacela Velha / Vila Real de Sto. Antnio 08 14 20 26 32 38 44 50 56 62 68 74 80 86 92 98 104 110 116 122 128 134 140 146 152

Mapa do Algarve

158

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

APRESENTAO

Vilas e Aldeias do Algarve Rural Este livro, que fecha um projecto de parceria regional para a promoo do Algarve Rural, foi o culminar de uma estratgia de actuao sobre os territrios da baixa densidade, que permitiu agenciar um verdadeiro esforo pblico privado, que contribuiu de forma empenhada para o equilbrio do desenvolvimento das populaes e na eficcia da sustentao da sua economia local. O Algarve Rural espelha de forma exemplar uma aco desenvolvida ao servio dos interesses da regio, conciliando as riquezas da histria e tradies, com a beleza do interior serrano, a genuinidade dos produtos tradicionais, a saborosa cozinha tradicional, o artesanato mais caracterstico e os valores de uma cultura local que importa preservar. Depois do bem sucedido lanamento de roteiros com percursos que convidam descoberta e usufruto do Algarve Rural: da Costa Vicentina a Monchique, do Barrocal Serra do Caldeiro e do Guadiana ao Nordeste, a Globalgarve no mbito da parceria com as Associaes de Desenvolvimento Local Alcance, In Loco e Vicentina, da Comisso de Coordenao da Regio do Algarve e da Regio de Turismo do Algarve, seus parceiros nas Iniciativas de Promoo do Mundo Rural Algarvio oferece-lhe agora este valioso guia das Vilas e Aldeias do Algarve Rural. Est lanado o convite para que parta sem demora descoberta do outro Algarve, feito de histria, cultura e natureza. Aqui encontra informao sobre as festas, feiras e mercados, dicas para comer e muitas outras informaes que certamente lhe sero teis!
GLOBALGARVE Agncia de Desenvolvimento Regional

INTRODUO GERAL

As Razes Afirmando a riqueza e a diversidade do Algarve rural, em contraponto com a globalizao e a standartizao to presente na nossa sociedade actual, esta publicao assume-se como um retrato actual de um Algarve menos explorado, mas muito rico, onde residem as razes seculares desta regio. Convidamo-lo a percorrer estas pginas, mas sobretudo esperamos que a leitura lhe estimule a vontade de partir descoberta. Porque de descoberta que se trata. A descoberta de pessoas, de lugares e de estrias. Cada uma destas vinte e cinco Vilas e Aldeias merecem uma visita atenta e demorada. Desempenham, cada uma delas, um papel fundamental na compreenso da identidade do Algarve. Seguindo em frente vai encontrar algumas pistas que permitem uma primeira abordagem a cada um dos locais. Foi criado um critrio geogrfico de apresentao, atravs do qual disponibilizada informao sobre os recursos, a identidade, o perfil histrico, a gastronomia, os produtos locais e outros elementos de interesse sobre cada uma destas povoaes. Esta foi a metodologia que seguimos de forma a facilitar-lhe a consulta. Toda a informao que est disponvel nesta publicao o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido por equipas multidisciplinares, que conhecem profundamente esta realidade rural, e que esto em permanente contacto com as comunidades locais. O empenho destas equipas no terreno e a avaliao rigorosa dos dados um garante quanto ao valor e actualidade dos contedos aqui publicados. Que esta informao sirva de chave para abrir a porta de uma zona ainda invisvel para muitos, criando uma relao mais forte, complementar e sustentvel entre o litoral cosmopolita e o interior genuno.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

ODECEIXE
um casario branco serpenteado por uma ribeira...

Em Odeceixe o moleiro vigia a direco do vento e acompanha o visitante que quiser saber como noutros tempos se moam os cereais. Do alto do moinho v-se o casario branco da aldeia, a vrzea e vislumbra-se o serpenteado da ribeira de Seixe, precipitando-se em direco ao mar, que encontra a meio da praia, formando ali caprichosas ilhotas, ao sabor da mar. Um encanto que nenhuma outra terra tem.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Odeceixe

Identidade

Odeceixe abre-nos as portas do Algarve, a primeira aldeia algarvia depois das terras do Alentejo. Encostada a uma colina, as suas ruas so estreitas com casas rurais, na sua maioria caiada de um branco imaculado. A Ribeira de Seixe, sendo esta uma das ribeiras que tm gua durante todo o ano, permite a proliferao de muita vegetao, assim como a existncia de espcies autctones na fauna e na flora.

recolher mariscos das falsias e para escavar a terra procura de tubrculos. A caa completava a sua dieta. H inmeros vestgios arqueolgicos a atestar a sua presena na regio. Emmanuel da Costa Correia, um dos filhos ilustres da terra. Nasceu em 1936 e licenciou-se em Belas-Artes na ESBAL e Histria na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Defensor do patrimnio histrico do Algarve fundou e dirigiu a revista de carcter cientfico Espao Cultural, que se publicou em Aljezur, de 1986 a 1992. Crtico de Arte, ele prprio artista plstico com obra na escultura e pintura.

Localizao Populao

Entre Odemira e Aljezur, junto EN 120, na fronteira que divide o Algarve do Alentejo.

Aos 932 habitantes referidos pelos Censos 2001 muitos so os veraneantes que se lhes juntam, procurando a aldeia, tanto nacionais e destes especialmente os alentejanos do interior que respondem ao apelo do mar e da pesca, assim como turistas cativados pelas belezas naturais.

Patrimnio Cultural

Igreja Matriz de Odeceixe Igreja Paroquial do sc. XIX, apresenta uma arquitectura de enorme simplicidade interior, com arco triunfal. Capela-mor de estilo neo-clssico e dois altares colaterais, sendo a padroeira a Nossa Sr. da Piedade.

Actividades Principais

As vrzeas de Odeceixe, inundadas pela ribeira de Seixe, e assim fertilizadas, permitem o desenvolvimento de vrios produtos, nomeadamente a batata doce, o milho e o amendoim, proporcionando um ptimo desenvolvimento da agricultura. Como comum nesta costa, os agricultores transformam-se amide em pescadores, na captura de espcies de alto rendimento comercial como os sargos, douradas e robalos, assim como os mariscos.

Histria

A aldeia est includa na faixa costeira de territrio onde se desenvolveu a cultura mirense (5 a 8 mil anos a. C.) que se localizou e entre o Rio Mira, no concelho de Odemira e o Burgau, parte integrante do Concelho de Vila do Bispo. Os mirenses eram povos nmadas, e sendo caadores e recolectores no se dedicavam agricultura. Utilizavam os seus machados para

Moinho de Odeceixe

Plo Museolgico do Moinho Situa-se no topo de um cerro sobranceiro aldeia. Dentro do espao do moinho, recons9

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Odeceixe

Polo Museolgico do Moinho

Percurso por Odeceixe


O passeio pode iniciar-se no Largo 1 de Maio, a praa principal de Odeceixe, descendo as ruas estreitas com casas trreas at ribeira. As pequenas hortas misturam o verde profundo da batata doce, com a frescura do milharal, onde esvoaam inmeros pssaros. Breve se chega ao miradouro com uma ptima vista pela praia de Odeceixe. Tomando o sentido inverso, sobe-se a rua at ao Moinho postado no alto da colina e de onde se pode espraiar a vista at ao Oceano.

trudo com os materiais tradicionais, est um moleiro que fornece explicaes aos visitantes acerca do processo de moagem. Museu Adega de Odeceixe Inaugurado em 1992 apresenta um esplio composto pelos diferentes utenslios utilizados no fabrico do vinho, desde o processo de transformao da uva e consequente fermentao at ao produto final. Esto presentes as pipas, funis, copos, garrafas, entre outros ordenamentos necessrios. Os candeeiros, escadas, cadeiras, bancos so fruto de uma recolha nas antigas casas rurais e fazem tambm parte deste esplio Museolgico.

Patrimnio Natural

Estando em Odeceixe, estamos tambm em pleno corao do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, de uma indesmentvel riqueza paisagstica, faunstica e florstica, sem esquecer o patrimnio geolgico, arqueolgico e histrico. A paisagem oferece falsias imponentes e dunas

10

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Odeceixe

no litoral. Para alm do mar, h linhas de gua que originam lagoas temporrias durante a poca das chuvas. Existem tambm zonas hmidas e esturios como o caso de Odeceixe, mas tambm da Bordeira/Carrapateira e de Alzejur. Aqui crescem espcies botnicas nicas, a par de plantas endmicas como o tomilho e o loureiro. Outras espcies que raramente criam no litoral europeu e esto presentes aqui so o pombo da rocha ou a gara boieira. Texugos e fuinhas tambm surgem assim como as lontras, que na Europa se encontram em diminuio acelerada devido poluio ambiental e que, neste Parque, se mantm em boas condies. O vale de Odeceixe banhado pela Ribeira de Seixe, nasce na serra de Monchique e desagua na praia de Odeceixe, delimitando assim o Algarve do Alentejo. Esta ribeira possui potencial para desenvolvimento de actividades de animao ambiental como a canoagem, observao de aves, dada a

riqueza de espcies ou a interpretao ambiental, devido elevada preservao da zona.

Tradies

O moleiro costumava ser um homem de muitos saberes, porque precisava de dar ateno s mudanas do tempo, saber da qualidade

guas passadas no movem moinhos


O Moleiro era uma figura importante para a comunidade e amide a sua funo era celebrada em ditos: guas passadas no movem moinhos ou A saudade um moinho, mi com os tempos do passado, so expresses populares ainda hoje utilizadas.

dos cereais, ser capaz de consertar as peas do moinho e at perceber de negcios e de comrcio. O isolamento dos moinhos fazia-os receber

Vrzea de Odeceixe 11

Receita
Feijoada minha maneira Ingredientes para 12 pessoas: 4 litros de feijo catarino 2 ramos de salsa 4 conchas de azeite 5 cebolas grandes 3 pimentos 1 cabea de alho 4 cenouras 2 folhas de louro 1 ramo de coentros 5 a 6 tomates maduros 1 chourio vermelho 1 colher de banha caseira 2 Kg de polvo 2 Kg de choco 500 g a 1Kg de gambas Um pouco de sal Para a confeccionar, coloque o feijo de molho de um dia para o outro. No dia seguinte coze-se o feijo em gua abundante com um ramo de salsa e uma colher de azeite. Faz-se um refogado com azeite e um pouco de banha, cebolas grandes picadas, pimentos, alho picado, cenouras s rodelas, folhas de louro, um ramo de coentros, um ramo de salsa, tomates maduros e chourio vermelho cortado s rodelas. Deixa-se refogar bem e junta-se o polvo e o choco cortado aos bocados ao preparado, e deixa-se cozer at ficar tenro. Por fim junta-se o feijo cozido ao polvo e ao choco com a gua que se cozeu o feijo. Quando estiver tudo cozido juntam-se a algumas gambas. Se for necessrio rectifica-se o sal ou junta-se picante. O prato servido com um pouco de arroz e coentros picados em cima da feijoada.
receita confeccionada na pitoresca Taberna do Gabo

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Odeceixe

Oficina de ls

Milho

amavelmente as visitas, e ser bons conversadores. A industrializao trouxe a decadncia dos moinhos de vento, em termos econmicos mas a sua arquitectura marca a paisagem, sendo um patrimnio incontestvel do mundo rural.

Produtos Locais

Os trabalhos de cabedal e as rendas fazem parte, de alguns produtos artesanais de importncia para Odeceixe. Os produtos agrcolas, como a batata doce, o amendoim e o milho fazem parte dos produtos cultivados nas Vrzeas da Ribeira de Seixe.

Gastronomia

A gastronomia de Odeceixe reflecte as actividades da sua populao que ora lavra a terra, ora faina no mar, misturando os sabores. Tomem-se as vagens de feijo catarino criadas nas leiras da Ribeira de Seixe, os chocos e os polvos apanhados na mar do dia e eis uma feijoada minha maneira, receita confeccionada na pitoresca Taberna do Gabo, em Odeceixe.

12

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Odeceixe info

Moinho

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

RESTAURANTES RECOMENDADOS

SERVIOS E ENTIDADES

INFORMAES TEIS

Concerto de Natal _ Igreja de Odeceixe

. .

Feira Anual de Odeceixe 1 Domingo de Setembro

Restaurante Taberna do Gabo Rua do Gabo n 9 Odeceixe 8670 Aljezur Tel. 282947549

. . . .

Junta de Freguesia Sagres Tel. 282624372 Posto Municipal de Turismo (Vero) Largo do Povo 8670 Odeceixe Tel. 282947255 G.N.R. de Odeceixe Tel. 282947682 Junta de Freguesia de Odeceixe Tel. 282947255

Multibanco _ Odeceixe

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

ALJEZUR
o equilbrio entre o Homem e a Natureza...

Dizem as gentes locais que a batata doce nascida no vale frtil da ribeira de Aljezur a melhor do nosso pas. E, por isso, merece honras de rainha no maior acontecimento festivo de Aljezur, onde o perceve rei.

dunares, dos medos junto s falsias, protegem ainda os campos de cultivo dos fortes ventos de noroeste.

At hoje a salvo da voracidade do imobilirio, nesta costa que se encontram algumas das mais

Aqui a relao de equilbrio entre o Homem e a Natureza no um conceito vo. Na costa, pinhais encarregam-se da conteno das areias

preservadas praias do pas e da Europa. Muitas delas com acessos difceis, o que as torna ainda mais sedutoras.

Identidade

A Ribeira de Aljezur separa a vila a meio, com o povoado inicial a desenvolver-se em socalcos na encosta da colina. As ruas so estreitas e de traado medieval, e as casas de influncias rabes, baixas e caiadas de branco. Do outro lado, em torno da Igreja Nova, construda depois do terramoto de 1755, a vila foi crescendo mais prximo das vrzeas frteis.
Sr. a tocar flauta de cana

Localizao

Chega-se a Aljezur pela EN 120, partindo de Lagos, se viermos do Sul. Na direco Norte, use-se a mesma via, passando, no Alentejo, por Sines e Odemira. Aljezur est situada em pleno Parque do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, na costa ocidental do Algarve. Confronta com os concelhos de Odemira pelo Norte, Monchique e Lagos pelo Oriente, Vila do Bispo pelo Sul e o Oceano Atlntico a Poente.

Populao

Os Censos de 2001 indicaram pela primeira vez, depois de vrias dcadas em que o litoral mais cosmopolita e a emigrao atraram os mais jovens, um aumento de populao. Um indicador positivo, para os 2739 habitantes, e a esperana de um futuro mais prspero.

caso do Castelo e da sua cisterna, da toponmia e de costumes e tradies que se mantiveram aps a Reconquista Crist. No dia 24 de Junho de 1249, no reinado de D. Afonso III, D. Paio Peres Correia conquista definitivamente Aljezur. A populao resistiu mudana da vila velha para a zona da Igreja Nova, como pretendia o Bispo de ento, D. Francisco Gomes de Avelar, que a mandou construir. S nas ltimas dcadas do sc. XIX o projecto do prelado se concretizou.

Patrimnio Cultural

Actividades Principais

Os povos que aqui viveram deixaram marcas ancestrais, umas construdas, outras perdurando no imaginrio popular de culturas vrias. Patrimnio e histria, tradies e lendas, forjando uma identidade prpria. Castelo de Aljezur Erguido no sc. X, durante o perodo rabe tinha como objectivo assegurar o controlo do porto fluvial que estabelecia ligao com o mar e a

Os solos frteis fazem da agricultura a actividade principal da regio, a que se alia a pecuria. A batata doce, o amendoim, os produtos hortcolas e o pasto so as principais culturas. Tal como noutras populaes da costa ocidental, a pesca e a mariscagem surgem como actividade complementar das exploraes agrcolas. O turismo vai, entretanto, suplantando em importncia as actividades tradicionais, atrados os visitantes pela riqueza ambiental da zona.

A Fonte das Mentiras


Diz a lenda que existe entre a fonte e o castelo uma passagem subterrnea, onde no dia da batalha da conquista crist se teria escondido uma bela moura, amada por um cavaleiro, sobrevivendo assim aos fragores da batalha. A fonte est situada no cerro, a caminho do castelo, na base do seu contraforte a oeste.

Histria

Habitada desde os tempos pr-histricos, sero os rabes a fundar a vila no sculo X, ali permanecendo sculos. Deixaram marcas importantes que actualmente ainda so visveis. o

15

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Aljezur

Percurso por Aljezur


Em Aljezur vale a pena seguir o curso da Ribeira at foz, na Praia da Amoreira, num passeio por entre o invejvel patrimnio natural, sem mcula. Brilha o verde dos milheirais da batata doce e das hortinhas. Atravessaremos as dunas, onde as flores silvestres se adaptam ao ar carregado de sal vindo do Atlntico. Por aqui brincam as lontras, vicejam plantas raras. Chegaremos ento praia j com as arribas, imponentes e alterosas, a marcar o horizonte. Em escassos 5 km, aos solos prenhes da vrzea, seguem-se as areias macias, as fissuras das rochas, o areal da praia. Ali ao lado fica a Arrifana, onde Ibn Qasi prncipe poeta se retirou para louvar Al, meditar e inspirar-se com a portentosa paisagem das arribas e da Pedra da Agulha, envolta na espuma perene do Atlantico.

defesa da populao dos ataques inimigos. um vasto espao amuralhado com duas torres, uma redonda e outra quadrada. No interior, tem uma cisterna de forma cbica coberta de abbada. As suas muralhas proporcionam uma ptima panormica sobre a Serra de Espinhao de Co e Serra de Monchique. Igreja Matriz de Nossa Sr. da Alva (Igreja Nova) Construo do final do sc. XVIII possui uma valiosa imagem de Nossa Sr. da Alva, de grande porte, ladeada por duas imagens do sculo anterior. Tem trs naves com um altar-mor e duas capelas laterais com retbulos do sc. XVII e XVIII, e uma pia baptismal manuelina. Igreja de Misericrdia Reconstruda no sc. XVI e de novo, aps o terramoto de 1755. Conserva um portal renascentista, numa das suas alas funciona o museu de arte sacra. O interior, de grande simplicidade, possui uma s nave, para alm dum pequeno arco triunfal, estilo renascena simples. Casa Museu Pintor Jos Cercas Construda no sc. XIX, do jardim desfruta-se um belo panorama sobre a vila, castelo e vrzea. A casa e todo o valioso esplio foram cedidos Cmara Municipal, pelo pintor Jos Cercas. Do acervo do museu destacam-se quadros e desenhos da sua autoria e de artistas nacionais, arte sacra e valioso mobilirio. Museu Antoniano A capela de Santo Antnio foi edificada na zona histrica de Aljezur, no sc. XVII. O esplio do museu composto por imagens de pocas diferentes, quadros, gravuras antigas, livros, moedas, estampas e outras curiosidades relativas ao tema. Museu de Arte Sacra Monsenhor Francisco Pardal Instalado no antigo hospital da Misericrdia de Aljezur, edificado no sc. XVIII. As peas esto dis-

Arrifana - Vista sobre as Arribas

16

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Aljezur

dente do primeiro reino rabe do Algarve, Abu Alcacime Ahmade Ben Alhocerne Ibn Qasi que deixou a grande capital do Algarve, Silves e aqui procurou refgio no sc. XII. Sabe-se que foi escritor ou poeta, mas os seus escritos, seja quais forem os seus contedos, no existem em Portugal. Plo Museolgico do Moinho da Arregata O moinho da Arregata, no Rogil, mostra como durante sculos, o vento foi aproveitado para moer cereais. Encontra-se remodelado e no seu interior esto expostos utenslios do trabalho artesanal da moagem. Ribat da Ponta da Atalaia Vale da Telha Escavaes arqueolgicas revelaram um dos maiores ribat (uma espcie de centro religioso e militar), da Pennsula, fundado por Ibn Qasi, figura importante dos meios muulmanos do Garb al-Andaluz. Actualmente possvel visitar e identificar vrios compartimentos e localizar os espaos que seriam de orao.

Museu Antoniano

tribudas de acordo com o Tempo Litrgico da Igreja Catlica: Advento de Natal, Quaresma e Semana Santa, Pscoa, Pentecostes e Tempo Comum. Museu Municipal Instalado no edifcio dos antigos Paos do concelho. O Ncleo Arqueolgico apresenta um vasto conjunto de peas pr-histricas, em pedra polida, slex, xisto, entre outras, do perodo Neoltico Final/Calcaltico. Outras peas mais antigas, incluem uma coleco de machados mirenses em grauvaque, atribudos ao final da Idade Glaciria (7000 a. C.), e um conjunto de cermicas muulmanas e moedas do scs. XII e XIII, recolhidas no Castelo. O Ncleo Etnogrfico composto por utenslios dos ciclos do po, desde a sementeira ao fabrico, do vinho e da pesca. Possui uma cozinha e um quarto com construo e decorao tradicionais. Pelourinho Reconstrudo com elementos do sc. XVI, evoca a justia pblica e os castigos corporais medievais. Runas do Forte e Miradouro da Arrifana Situado no cimo da falsia, data do sc. XII. Este forte servia para a defesa das armaes de pesca do atum, pesca j praticada pelos muulmanos. Do seu miradouro pode-se ver a Pedra da Agulha, erguida no meio mar. A povoao da Arrifana, hoje um pitoresco porto de pesca ter sido morada do prncipe indepen-

Patrimnio Natural

Aljezur fica precisamente no centro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que oferece a oportunidade de apreciar um verdadeiro paraso. O perfil das arribas mergulha nas ondas. Nas dunas, crescem muitas plantas raras como a erva-toira. Em Abril e Maio, pode encontrar-se a grande e rara borboleta Namoptera bipennis esvoaando de planta em planta. As vertentes do lado de Monchique esto cobertas de estevas, urzes e urzes-brancas. Muitas reas tm plantaes de eucaliptos e pinheiros, para madeira, com algum pinheiro martimo para extraco de resina. A Ribeira de Aljezur, que separa a vila em duas, vai desaguar na Praia da Amoreira. Um corredor ribeirinho, onde pontuam amieiros e choupos, acompanhando o ondulado da gua. O rouxinol das canas, faz ouvir o seu canto, enquanto as
17

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Aljezur

Receita
Feijo com Batata Doce Pe-se de molho de um dia para o outro o feijo. Coze-se o mesmo em bastante gua juntando entrecosto, toucinho entremeado e morcela preta. Juntam-se cebola, uma folha de loiro e um pouco de banha e azeite. Depois de tudo cozido junta-se a batata doce descascada e cortada aos quadrados, um pouco de batata branca muito cortadinha e abbora-menina para desfazer no molho. Deixa-se cozer bem.

guias planam nas correntes do vento. Trata-se de um dos ecossistemas mais importantes do Parque Natural, maternidade de muitas espcies, abrigo de tantas outras nas suas migraes de invernada.

Tradies

A Lenda do Banho Mouro Uma bela moura, enamorada de um cavaleiro cristo, confidenciou ao seu amado que no dia do solstcio de Vero iam os seus at ao mar para purificar o corpo e o esprito. Na posse deste segredo, os cristos assaltaram o castelo no dia 24 de Junho. Apanhados fora das muralhas, os mouros foram chacinados e a Ribeira de Aljezur teria ficado prpura do sangue da batalha, tendo cado assim o ltimo reduto rabe.

Produtos Locais

A batata doce um dos produtos mais produzidos em Aljezur. Actualmente a produo tem vindo a aumentar consideravelmente e a Associao dos Produtores de Batata Doce pretende a certificao de origem do produto. Na costa do Pontal, mergulhadores apanham grande variedade de algas, como o gar-gar para a produo de produtos farmacuticos. Cestaria em vime, croch, trabalhos em lato e cobre e trabalhos em cermica. Alguns artesos da Vila de Aljezur so reconhecidos a nvel nacional e at mesmo internacional.

Gastronomia

Combinado os frutos da terra e do mar, a gastronomia mistura sabores e aromas nicos. O sargo grelhado ou os perceves, as mouriscas papas de milho, a couve com carne de porco, o feijo com batata doce. Nas sobremesas, o pastel de batata doce perfumado de canela e uma aguardente de medronho, fazem as delcias de muitos.

Plantao de Batata Doce

18

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Aljezur info

Arrifana - Pedra da Agulha

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

RESTAURANTES RECOMENDADOS

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. . . . .

Feriado Municipal de Aljezur 29 de Agosto Festas em Honra de Nossa Sr. da Alva Padroeira de Aljezur 1 fim-de-semana de Setembro Feira Anual de Aljezur 25 de Setembro

. .

Restaurante Ruth Rua 25 de Abril n 14 Aljezur Tel. 282998534 Restaurante Pr do Sol Praia da Arrifana Aljezur Tel. 282998473

Existe alojamento na zona.

. . . . . .

G.N.R. de Aljezur Tel. 282998130 Centro de Sade de Aljezur Tel. 282990200 Cmara Municipal de Aljezur Tel. 282991266 Txi - Aljezur Tel. 282991176 / 282998127 Junta de Freguesia de Aljezur Tel. 282998343 Posto de Turismo de Aljezur Tel. 282998229

Festival da Batata Doce e dos Perceves _ Aljezur Um fim-de-semana de Outubro ou Novembro Mercado Mensal de Aljezur _ Igreja Nova 3 Segunda-feira de cada ms

INFORMAES TEIS

Multibanco _ Aljezur, Rogil

Postos de Abastecimento _ Aljezur, Rogil

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

BORDEIRA /

CARRAPATEIRA

a simplicidade do mundo...

A simplicidade do mundo que se desvenda na Bordeira e na Carrapateira, tem a fora pujante dos elementos naturais, e podemos senti-la caminhando por entre os trilhos que nos conduzem s falsias, os atalhos que se dirigem aos cerros e ao pinhal de Bordalete, os caminhos por entre as dunas da Carrapateira ou as praias de areia fina. Surpreendem os dias em que as gotas gros-

sas de aguaceiros esparsos do lugar a um sol radioso, lavadas que ficam as estevas, o ar carregado de cheiros, do rosmaninho e do tomilho nas margens da Ribeira da Bordeira, ou do sabor salgado do vento marinho, no porto de pesca tradicional. Gentes, bichos, terras, mares, aromas e sabores, tudo razes para se querer conhecerem melhor estas aldeias.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Bordeira / Carrapateira

Identidade

Bordeira uma aldeia envolta por serranias e campos de cultivo. Algumas ruas mantm o pitoresco das casas tradicionais e h runas de um antigo solar. J a Carrapateira, aninhada por entre as dunas, possui ali perto um porto piscatrio, abrigo certo para o mar bravio desta costa.

Histria

Localizao

A EN 268, antiga estrada romana, limita a Bordeira a Norte e a poente. O ncleo urbano condicionado pelos cerros que a rodeiam a Leste enquanto a sul corre a Ribeira com o mesmo nome. A Carrapateira, localiza-se a 5 km da Bordeira na EN 268, entre Sagres e Aljezur.

Populao

Ambas as aldeias esto na freguesia da Bordeira, parte integrante do concelho de Aljezur possui cerca de 500 habitantes de acordo com o ltimo Censo, realizado em 2001. Depois de ter perdido 54,4% da sua populao entre as dcadas de 60 e 80 do sc. XX, tendncia que se atenuou na dcada seguinte, mantendo no entanto uma percentagem negativa de 14,1 entre 1981 e 1991 e de 8,5% no censo de 1991, o ltimo Censo, em 2001, registou pela primeira vez um valor positivo de 6,3%. A preservao ambiental tem atrado novos habitantes, que aqui se estabelecem.

Achados arqueolgicos na zona da Carrapateira atestam a presena do homem no perodo Paleoltico Antigo ou Mdio. Registe-se ainda a presena celta e romana, admitindo-se que os fencios e os gregos tero demandado estas paragens, utilizando o esturio da Ribeira da Carrapateira como ancoradouro. Aqui passava a via Romana que partia de Sagres e demandava Vila do Bispo, Carrapateira, Aljezur e Odeceixe, prolongando-se at Alccer do Sal. De acordo com estudos arqueolgicos, os romanos exploraram a mina de magnsio, situada no cerro do Canafrechal, a sul da Carrapateira. O perodo rabe foi o que mais influenciou a histria e o modo de vida da localidade, o que ainda visvel na agricultura e tambm nas tcnicas de construo das casas mais antigas base de taipa e telha de canudo. Os rabes, mais do que outros povos, e no Algarve mais do que noutras regies do Pas, influenciaram durante o seu domnio multissecular, mesmo depois da ocupao crist, a histria e a cultura regional.

Porto de Pesca

Actividades Principais

A Bordeira uma aldeia envolta por serranias e campos de cultivo. As frteis vrzeas das ribeiras motivaram a explorao agrcola, hoje de subsistncia, e tambm a pecuria. Nos cerros prximos desenvolveu-se a apicultura. Na Carrapateira a pesca e a mariscagem comearam um pouco como lazer e forma de complemento da dieta, isto devido ao mar bravio. O alto valor comercial que entretanto adquiriram espcies como o sargo, a dourada, os perceves e outras espcies marinhas reforou a sua importncia para a economia das comunidades.
21

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Bordeira / Carrapateira

A Rota das Baleias


Durante muitos sculos, as baleias fizeram um percurso migratrio junto da Costa Vicentina. Temerosos perante o tamanho dos monstros, os habitantes apenas lhes aproveitavam os esqueletos que davam costa. Utilizavam as costelas para erigir as cabanas onde guardavam os utenslios de pesca e com as vrtebras faziam bancos.

Patrimnio Cultural

Igreja Matriz de Nossa Sr. da Encarnao (Bordeira) Templo construdo em 1746 e muito afectado pelo terramoto de 1755, apresenta no exterior, simples, um pequeno trio de estilo Barroco muito primitivo e rudimentar. O seu interior, possui um arco triunfal, o retbulo do altar-mor e os altares colaterais em talha dourada, estes integram as imagens de Nossa Sr. da Encarnao (sc. XVIII), de S. Francisco, Santo Antnio e S. Lus (sc. XVII) e um S. Sebastio do sc. XVI. Possui ainda uma elegante pia baptismal, de estilo manuelino que se repete no portal do cemitrio anexo. Igreja Matriz da Carrapateira Rodeada pelas muralhas do Forte da Carrapateira um edifcio notvel do perodo Manuelino, edificado no sc. XVI. Apresenta caractersticas de uma arquitectura popular, como as formas e texturas, as suas propores e elementos decorativos. Contm no interior tbuas Maneiristas e uma pia baptismal com capitel manuelino. Tem um retbulo de talha no altar-mor com imagens do sc. XVII e XVIII. Imagem de Nossa Sr. do Rosrio (sc. XV?) e dois painis figurando o Santo Antnio e So Pedro, provavelmente do sc. XVI a pia baptismal manuelina do sc. XVI. Forte da Carrapateira As muralhas do Forte so de xisto da regio,e a construo inicial data do sc. XVII, por iniciativa de D. Nuno da Cunha Atade, Conde de Pontevel e Governador do Reino para defesa contra a pirataria. O forte, fazia parte da praa de guerra de Sagres, no entanto em 1821 j de nada servia por no ser possvel atingir o mar com tiros de canho, entretanto formaram-se dunas entre o imvel e o mar. As muralhas que hoje podemos observar no correspondem traa e extenso dos muros da construo do sc XVII. Os povos que aqui viveram deixaram marcas ancestrais, umas construdas, outras perdurando no imaginrio popular

Dunas da Bordeira / Carrapateira

Arqueologia subaqutica
Zona do Pontal encontram-se estudos de arqueologia subaqutica localizaram no mar vestgios do esplio do navio La Condessa, naufragado junto Praia da Bordeira. No mesmo local, mas em terra, foram localizados vestgios de um forte islmico. Supe-se que em 1555, a nau espanhola La Condessa abalroou num rochedo a norte do Cabo de S. Vicente e veio afundar-se carregada de riquezas provenientes da Amrica (ouro, prata e prolas), junto da Pedra da Gal em frente da Carrapateira.

Percurso por Bordeira


Na Bordeira podemos visitar a aldeia de ruas estreitas, com casas trreas e chamins rendilhadas. Seguiremos depois pelas margens da ribeira com as suas vrzeas frteis onde vicejam as hortas. Em termos florsticos a zona da Bordeira revela-se uma autntica relquia. Caminhamos de seguida na direco da Carrapateira, sempre junto Ribeira, em direco ao Pinhal de Bordalete. Mais frente, atravessaremos as dunas, moldadas pelos ventos salgados. A ida ao Porto de Pesca tradicional, na Ilha do Forno, onde os pescadores e os perceveiros esto
Forte e Igreja

muitas vezes, mostra-nos o colorido da vida local. E por fim, deixar sobre as areias intocadas da Praia do Amado as marcas que o mar ir apagar, antes de subirmos s falsias imponentes, em cujas escarpas mais baixas poderemos talvez, surpreender as brincadeiras das lontras. Para os amantes da Natureza, do pedestrianismo, ou do cicloturismo existem percursos elaborados pela Junta de Freguesia local que constituem uma boa oportunidade para conhecer melhor a Bordeira. O Trilho das Mars deambula por entre as belezas da costa e da Carrapateira. O Trilho dos Aromas percorre as vrzeas e as margens da ribeira. O Trilho das Serras evoca os cenrios do Vale da Vilarinha e da serrania em redor.

de culturas vrias. Patrimnio e histria, tradies e lendas, forjando uma identidade prpria. Porto de pesca da Carrapateira Situado na Ilha do Forno e de caractersticas tradicionais, o porto abriga barcos de pesca artesanal.

Patrimnio Natural

A regio que compreende o complexo da Carrapateira e Bordeira, apresenta um elevado valor ecolgico, uma vez que nela se encontram representados vrios tipos de habitates importantes que caracterizam o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Num clima tipicamente mediterrneo, com influncia atlntica, de Invernos amenos e Veres frescos, o vento tem um papel importante nas condies climatricas. Densos estevais, pinhais, reas agricultadas e matos, constituem a maioria do vale da Vilarinha, onde se situa a Bordeira. Na zona do litoral, a Carrapateira, envolta por um cordo dunar com grande diversidade florstica, caracterizada pela presena de praias extensas. A fauna tambm muito rica e diversificada. De salientar a presena do trito de ventre laranja, do sapo parteiro ibrico, do cgado de carapaa estriada e do camaleo. Algumas das espcies de aves encontram-se no topo da lista das prioridades de conservao, como por exemplo: a guia de Bonelli e o garajau. A estas espcies juntam-se garas, pombos, rolas, ou a galinhola. Com bons locais para abrigo, descanso, alimentao e reproduo, estas so reas preferenciais para nidificao,

Vrzea

23

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Bordeira / Carrapateira

passagem e invernada de avifauna.

Receita
Feijoada de Bzios Ingredientes para 4 pessoas: 2 Kg de bzios com casca 0,5 l de feijo branco 12 colher de sopa de sal pimenta branca q.b. 1 folha de louro 2 dl de vinho branco polpa de tomate q.b. 1 cebola grande 2 colheres de sopa de azeite 1 cenoura cozida 1 ramo de salsa Lavar bem os bzios e coz-los com casca. Faz-se um refogado, com a cebola e o azeite, junta-se ento os bzios bem cozidos e partidos aos bocadinhos, o vinho branco, o louro, o tomate, o sal e a pimenta. Deixa-se apurar durante 15 minutos. parte coze-se o feijo. Quando estiver cozido deita-se um pouco de caldo de feijo do preparado dos bzios e junta-se o feijo escorrido. Deixa-se apurar durante mais de 15 minutos, juntando-se em seguida a cenoura cortada em fatias finas. Volta a apurar, rectifica-se o sal e serve-se enfeitado com a salsa picada.

A Ribeira da Carrapateira desempenha um papel importante nas longas migraes da avifauna como ponto de descanso e alimentao. A lontra, gato-bravo, o coelho-bravo, a geneta e os javalis, povoam, de forma abundante, os cerros. Pal da Carrapateira Localizado a Norte da Carrapateira. Podemos encontrar aqui pequenos charcos onde abundam os belos nenfares, palcos de sapos e rs que de Inverno coaxam de noite e dia. Por aqui os imponentes freixos e choupos embelezam esta bonita e densa paisagem verdejante.

Tradies

O nome da Carrapateira, deve estar relacionado com o nome da ribeira, nascida na Serra de Espinhao de Co, no Pico de Poldra, que desagua na margem esquerda da Ribeira da Bordeira. H todavia quem associe o termo abundncia de carrapatos na regio, entre outras hipteses. Pode-se tambm imaginar que o nome tenha surgido de Carrapateira, uma planta da famlia Euphorbiaceae, tambm conhecida por mamona ou ricnio. Outra das possibilidades ser a existncia nesta zona de muitas pereiras brancas, tambm conhecidas por carapeteiros ou carrapateiros.

Produtos Locais

As Artes piscatrias, aplacados que foram os medos por um conhecimento mais profundo dos mistrios do mar, representam a par dos produtos agrcolas e do mel, os produtos locais mais importantes. Inventou-se aqui um instrumento, a arrilhada, inspirado na enxada da lavoura, que serve para arrancar os perceves rocha.

Gastronomia

A gastronomia reflecte a vida quotidiana, com sabores da terra e do mar, numa miscelnea entre o campo e a praia. Ao sargo grelhado faz companhia a fresca salada. feijoada juntam-se os bzios, a espetada ganha

24

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Bordeira / Carrapateira info


FESTAS|FEIRAS|MERCADOS ONDE COMER ONDE DORMIR SERVIOS E ENTIDADES

. . .

Festa Anual da Carrapateira (Nossa Sr. da Conceio) 1 fim-de-semana de Agosto Festa Anual da Bordeira (Nossa Sr. de Alva) 15 de Agosto

. . . . . . . . .

Snack-bar Barroca Rua Direita Carrapateira - Bordeira 8670 Aljezur Tel. 282973220 Restaurante Cabrita Estrada Nacional 268 Carrapateira - Bordeira 8670 Aljezur Tel. 282973128

Existe alojamento na zona.

. .

Junta de Freguesia da Bordeira Tel. 282973141 Extenso do Centro de Sade da Bordeira Tel. 282973213

Festa Anual de Alfambras ltimo fim-de-semana de Agosto


(org.: Clube de Alfambras)

Restaurante Stio do Rio Praia da Bordeira Carrapateira - Bordeira 8670 Aljezur Tel. 282973119 Snack Bar Novo Canto Travessa da Rampa Bordeira 8670 Aljezur Tel. 282973139 Snack Bar Bravo Largo do Mercado Carrapateira 8670-230 Bordeira Casa de Pasto Olivia Rua Direita n 22 Carrapateira 8670-230 Bordeira Tel. 282973156 Casa de Pasto Torres Rua da Padaria n 7 Carrapateira 8670-230 Bordeira Tel. 282973222 Restaurante Stio do Forno Stio do Miradouro n 1 Carrapateira 8670-230 Bordeira Telm. 965097211
Vista Panormica de Bordeira

Casa de Pasto Samuel Rua dos Quintais n 2 Carrapateira 8670-230 Bordeira Tel. 282973155

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

VILA DO BISPO
onde o passado deixou a sua marca...

Na Vila, como os naturais do concelho a gostam de chamar, encontramos ainda penduradas ao sol, armadas em canas, as moreias que depois de secas constituem, a par dos perceves, um dos petiscos locais mais apetecidos. Nesta Vila do Bispo o passado deixou a sua marca e, um pouco por todo o territrio do concelho existem artefactos e monumentos, desde os menires pr-histricos at aos fortes que defendiam a costa da pirataria, passando pelo patrimnio associado presena do Infante D. Henrique na regio, como a Ermida da Guadalupe e a casa onde passou longas temporadas na Raposeira.

Identificada por alguns autores como o local da ento clebre Igreja dos Corvos, mencionada por cronistas rabes, Vila do Bispo teve origem numa povoao que, no incio do sc. XVI, foi legada S do Algarve. Foi elevada a vila em 1633 e sofreu posteriormente grandes estragos com o terramoto de 1755. Todavia, a ocupao humana da regio remonta ao neoltico e, a fazer f em algumas jazidas de superfcie, pode datar do perodo paleoltico. O elevado nmero de menires - isolados, em grupos ou em cromeleques - um dos mais importantes vestgios do passado no concelho de Vila do Bispo.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Vila do Bispo

Identidade

Na Vila do Bispo as ruas no tm geometria certa, so definidas por casas caiadas de branco com barras coloridas emoldurando portas e janelas, degraus altos nas entradas rematados por lajes de granito polidas pela idade e pelo uso. De onde em onde, uma chamin rendilhada recorta o cu.

Histria

Localizao

O concelho de Vila do Bispo e a sua sede situam-se no extremo oeste ou Barlavento do Algarve, at ao litoral atlntico. Dada a sua situao perifrica servido apenas por um dos principais eixos rodovirios da regio, a EN 125. Este concelho ocupa uma rea de 179 Km2, sendo cerca de 73% desse territrio abrangido pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Situada relativamente perto do cabo de So Vicente, chamou-se Aldeia de Santa Maria do Cabo at ser doada, em 1515, por D. Manuel I, S do Algarve, tomando ento a designao de Aldeia do Bispo. A doao real foi a retribuio do gesto do Bispo D. Fernando Coutinho, que quando o rei visitou o Algarve e esteve no Cabo de S. Vicente, colocou umas casas de habitao ao seu servio. Com a sua elevao a vila e a sede de concelho, em 1662, por D. Pedro II, passou a denominar-se Vila do Bispo.

Patrimnio Cultural

Populao

Os dados preliminares do Censo de 2001 apontam para uma populao de 955 habitantes no concelho. Depois do surto migratrio dos anos 60, que resultou na perda de 4,8% da populao a situao inverte-se no censo de 1981, apresentado j uma percentagem positiva de 1,1. Em 1991 o registo populacional torna a ser negativo (-7,1) para apresentar um novo surto populacional em 2001 com o aumento de 30 por cento.

Actividades Principais

Na sua rea concelhia, conhecida como o celeiro do Algarve, parte da populao orgulha-se de saber extrair de terras agrestes e de difcil tratamento produtos to teis e abundantes como cereais, gro e figo. A par da agricultura, e com a mesma importncia, destaca-se a pesca artesanal de sargos e douradas e a apanha do perceve. Podem tambm encontrar-se outras actividades ligadas ao artesanato, nomeadamente rendas, trabalhos executados com l, cermica e escultura em madeira. A nvel da doaria que destacar o doce fino. A actividade turstica tambm j tem alguma importncia dadas as excelentes condies naturais do concelho.

Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceio Igreja de uma s nave, forrada de azulejos ainda do tipo seiscentista, mas que data de 1795. A capela-mor, coberta por abbada, possu um altar dedicado a Nossa Sra. da Conceio, e que outrora fora dedicado a Santa Maria do Cabo. Do lado do Evangelho, existem as capelas de Nossa Sra. do Carmo, do Senhor dos Passos - outrora de S. Vicente- e a capela baptismal. Possui duas tbuas dos finais do sc. XVI, representando os apstolos S. Pedro e S. Paulo. Sobre o arco da capela encontram-se as armas de D. Joo V. Existe uma escadaria que d acesso torre, onde existem quatro sineiras, com trs sinos grandes. Da poca moderna, existe ainda um relicrio de S. Vicente e duas tbuas dos fins do sc. XVII, representando S. Pedro e S. Paulo. Na sacristia, pode-se encontrar um arcaz singelo, supostamente do sc. XVII. Museu de Arte Sacra da Igreja Matriz de Vila do Bispo Num pequeno museu anexo igreja, expem-se diversas alfaias religiosas, entre elas uma cruz romnica, com imagem de Cristo Coroado, e duas custdias, uma datada de 1561, e outra monumental. Ermida de Santo Antnio No lado direito da estrada de Vila Bispo para Sagres, na Herdade de Santo Antnio - Stio dos
27

Coves um edifcio do sc. XVIII. O Adro tem uma bela vista panormica. Torre de Aspa O local, prximo da Praia do Castelejo, est assinalado por um marco geodsico implantado no stio da primitiva torre que teria cado e no foi reparada. As alteraes registadas nas estratgias militares tornaram intil a sua finalidade de controlar a costa do litoral devido aos piratas e corsrios. Actualmente ainda existem vestgios da verdadeira torre de Aspa. Sendo o local o ponto mais elevado da costa algarvia (157 metros), dali se usufrui de uma vista panormica grandiosa. Conjunto de Menires do Monte dos Amantes A partir de Vila do Bispo em direco a Sagres, pela antiga estrada, encontram-se, no Monte Salema, 9 menires, entre eles o da Pedra Escorregadia e o do Cerro do Camacho, um dos mais enigmticos. Os menires so pedras monumentais que se cr terem uma ligao ao sagrado, s foras vitais e ao mito da renovao ou ainda associados a rituais pagos. Apresentam formas flicas e so decorados com diversas inscries.

Miradouro do Castelejo

Percurso por Vila do Bispo


Em Vila do Bispo a curiosidade leva-nos Loja das Ls, em busca do artesanato local. Em termos de patrimnio, a igreja Matriz, o Ncleo Museolgico de Arte Sacra so de visita obrigatria assim como o Centro Cultural, com exposies temporrias sobre diferentes temticas. Uma visita ao Monte dos Amantes, aos menires mergulha-nos na pr-histria. Um pequeno desvio at ao Miradouro do Castelejo e Torre de Aspa, proporciona uma admirvel vista sobre o mar, as falsias e o claro areal da praia. No podemos partir sem uma visita Raposeira, onde existem diversas casas com portais dos scs. XV e XVI. A aldeia foi um dos locais de habitao do Infante D. Henrique no Sudoeste do Algarve que aqui recebeu hospedes ilustres, estudiosos das artes de marear.
28

Igreja Matriz da Raposeira Templo do sc. XVI, tem como orago Nossa Sr. da Encarnao. Composto por uma s nave, tem torre sineira terminada em pirmide octogonal e portal manuelino com verga tetrabolada suportada por capitis com decorao fotomrfica. A estes correspondem colunas de fustes lisos e bases com ornamentaes idnticas s dos capitis. A capela-mor abobadada e o arco triunfal tripartido em colunelos assentes em capitis decorados de arenito vermelho. Uma porta a nascente que d acesso ao cemitrio da povoao, oferece verga tribolada de estilo Manuelino. Duas capelas laterais exibem talha dourada, do sc. XVIII, encontrando-se ali vrias alfaias de prata do sc. XVI a XVIII, uma imagem de Nossa Sr. da Encarnao do sc. XVI, bem como, uma tela representando S. Miguel e o Demnio. Em 1873 o tecto do corpo desta igreja abateu, tendo sido reconstrudo mais tarde. Ermida de Nossa Sr. da Guadalupe (Raposeira) Situa-se prximo da antiga EN 125 entre Budens e Raposeira. Esta Ermida nica na

Ermida Nossa Sr. da Guadalupe

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

As Aves do Parque Natural


Vila do Bispo fica na rea de influncia do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. As aves so a expresso mais visvel da fauna do sudoeste alentejano e costa vicentina. De facto, o nmero de espcies maior do que em qualquer outra rea de dimenses comparveis, em Portugal (cerca de 200 espcies inventariadas). As migraes de aves planadoras, observveis em toda a costa, so especialmente significativas e tm tido uma ateno especial por parte dos ornitlogos, na zona de Sagres / S.Vicente. Nas falsias, cuja avifauna das mais ricas da Europa, nidificou o ltimo casal de guia-pesqueira, espcie ameaada na costa meridional europeia. A defesa desses ltimos exemplares em Portugal foi uma das bandeiras dos conservacionistas em defesa da criao do Parque Natural. Infelizmente, a proteco chegou tarde: a fmea veio a morrer, em 1997, no ninho da Pedra dAgulha, na Arrifana, presa em redes de pesca. A natureza, porm, teimosa: uma nova fmea veio juntar-se ao macho solitrio, no incio de 2000, embora ainda no tenham surgido frutos de um namoro difcil. Nas falsias e nas ilhotas rochosas (palheires) ocorre a nidificao de muitos casais de cegonha-branca. A costa sudoeste e vicentina a nica da Europa onde nidificam cegonhas brancas nas ilhotas rochosas, pois geralmente preferem zonas mais para o interior. A par desta espcie, nidificam na costa aves tpicas de falsia, incluindo falces-peregrinos e gralhas-de-bico-vermelho. Com ateno poder ainda observar o francelho, cuidando da sua prole nas escarpas martimas. Nos habitats ribeirinhos, as ribeiras de Aljezur e do Seixe, ou o Pal de Budens, as espcies nidificantes incluem as garas vermelhas e pequenas, o galeiro e passeriformes como o sonoro rouxinol-grande-dos-canios. Nos medos, barrancos e pinhais encontra ainda a furtiva perdiz, o sonoro cuco, o cabreiroruim anunciando a chuva, o colorido abelharuco, a pega-rabuda, o omnipresente melro, o barulhento pica-pau e uma mirade de passeriformes, que transformam o amanhecer num concerto inusitado.

regio caracterizada pelo seu isolamento e que, segundo a histria, era local onde o Infante orava. Composto por um edifcio do estilo Romano-Gtico, a sua construo est atribuda segunda metade do sc. XIII, possivelmente de fundao Templria, dado que Santa Maria do Cabo, actual Vila do Bispo, ter pertencido a esta ordem - sendo construda por uma planta rectangular, com uma s nave, e paredes apoiadas em potentes contrafortes. A cobertura de telha v, com duas guas, possuindo grgulas. A frontaria tem porta ogival, com capitis decorados por encordoados e um rosto humano, sendo encimada por uma roscea. A Capela-mor oferece abbada assente em oito colunas com capitis decorados com ramos, fo-

Conjunto Megaltico do Monte dos Amantes

lhagens, conchas, e por cabeas humanas que so de grande riqueza esttica especialmente porque h nelas um realismo raras vezes encon-

O Ciclo da L
As ovelhas eram tosquiadas uma vez por ano, geralmente em Abril/Maio conforme o tempo. Confinadas no redil construdo por estacas com uma rede volta, medida que vo sendo tosquiadas so postas do lado de fora. Cada tosquiador ganhava em mdia 25$00 por cada ovelha Algarvia que levavam cerca de 10 a 15 minutos a tosquiar e rendia cerca de 0,5 a 2 Kg de l. Os tosquiadores que faziam todo o trabalho com o auxlio de uma tesoura, tambm eram pastores ou trabalhavam na agricultura. O proprietrio do rebanho vendia entretanto a l a 600$00/700$00 a arroba, apenas para a fiao, pois deixou de ser utilizada no enchimento de colches. A l depois de tosquiada, ou seja, o velo, tem uma gordura e um cheiro muito caractersticos. escaldada e lavada e depois seca ao sol. A seguir era a escolha, que consistia em tirar as impurezas como cardos, pastos, etc. Depois de cremada, ou aberta, numa operao exclusivamente manual segue-se a cardagem. Uma das fases mais importantes de todo o processo, consiste em pentear a l, para a tornar mais fofa. Esta a fase anterior fiao, utilizando-se as cardas, duas pranchas de madeira com cabo e pregos espetados. Esfregam-se uma na outra com a l no meio. Depois de cardada a l finalmente fiada. A fiao feita com um fuso de madeira e cortia e com as mos. Gestos aparentemente simples, mas bastante delicados e que requerem muita prtica. A fiao foi uma tarefa passada de gerao em gerao de mulheres, e que nos ltimos anos tem vindo a desaparecer. A partir de 1979 a quantidade de rebanhos comeou a diminuir, atendendo pouca rentabilidade deste tipo de exploraes em que o aproveitamento da l um dos segmentos. Com a l fiada fazem-se camisolas, pegas, luvas e barretes, que em princpio se destinavam aos pescadores, pois a l pura de ovelha aquece durante mais tempo.
30

Oficina de Ls

trado em esculturas da poca no nosso pas. Monumento Nacional desde 1924. Menir de Padro (Raposeira) Este menir o nico que se encontra erguido na zona. Situado na estrada de acesso Ingrina. Menir de Milrei (Raposeira)

Patrimnio Natural

Miradouro do Castelejo (Praia do Castelejo) Depois de Vila do Bispo e do permetro florestal podemos apreciar a panormica da costa.

Produtos Locais

Oficina das Ls - Fios com Histria Oficina artesanal situada na Praa da Repblica em Vila do Bispo, oferece ao visitante a possibilidade de viajar atravs dos tempos, mostrando todo o processo tradicional, desde o tratamento da l, passando pela fiao at confeco de artigos. Camisolas, pegas, barretes e luvas, chegam assim aos nossos dias, atravs de mos que trabalham fios com histria e que aliam tradio, inovao e qualidade.

Artesanato: - Trabalhos em madeira, esparto e em palma; - Trabalhos em renda e bordados; - Produo de doces regionais.

Gastronomia

Os perceves fazem parte da ementa gastronmica de Vila do Bispo. Muitos pescadores profissionais e amadores, descem as falsias procura do marisco to apreciado.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Vila do Bispo info


FESTAS|FEIRAS|MERCADOS ONDE COMER ONDE DORMIR SERVIOS E ENTIDADES

. . . . . . . .

Mercado da Raposeira 1 Quarta-feira de cada ms Mercado de Vila do Bispo 1 Quinta-feira de cada ms Feriado Municipal de Vila do Bispo - Festa de S. Vicente 22 de Janeiro Santos Populares _ Freguesias de Sagres, Vila do Bispo e Budens Junho Festas de Baro de S.Miguel _ Vila do Bispo 7, 8, 21, 22 de Agosto

. . . .

Restaurante Caf O Correia Rua Dr. Oliveira Salazar 8650 Vila do Bispo Tel. 282639127 Restaurante O Mexilho Rua 1 de Maio, n 32 8650 Vila do Bispo Tel. 282639108 Restaurante Papo Cheio Rua Toms Batista Marreiros, n 16 8650 Vila do Bispo Tel. 282639769 Restaurante Eira do Mel Eiras do Mel 8650 Vila do Bispo Tel. 282639016

Existe alojamento na zona.

. . . . . .

G.N.R. Vila do Bispo Tel. 282639112 Centro de Sade de Vila do Bispo Tel. 282639179 Centro Cultural de Vila do Bispo Tel. 282630300 Cmara Municipal de Vila do Bispo Tel. 282639105 Junta de Freguesia de Vila do Bispo Tel. 282639101

Junta de Freguesia da Raposeira Tel. 282639544


Menir do Padro

Festa do Banho 29 _ Vila do Bispo noite de 28 para 29 de Agosto AgroExpo Feira Agrcola _ Vila do Bispo 1 fim-de-semana de Setembro Feira Anual e Festa Popular em Raposeira 2 fim-de-semana de Setembro

INFORMAES TEIS

Multibanco _ Vila do Bispo

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

SAGRES
onde tudo acaba e tudo comea...

Chegar a Sagres deixar o velho continente para trs. estar no fim, com a sensao de que se est no princpio. Sagres assim, onde tudo acaba e tudo comea. Terra de aventura e de coragem onde se cruzam as histrias dos homens e do mar, Sagres um lugar repleto de sensaes, um lugar mtico, forte, onde podemos por instantes fechar os olhos e imaginar o ambiente destemido dos que h mais de 500 anos sonharam mais alto.

Do topo das suas falsias temos a oportunidade de olhar o mesmo mar que o Infante D. Henrique se props navegar e o perodo das Descobertas ganha, assim, outro significado. Sagres hoje uma terra profundamente marcada pelo imaginrio e pela sensao de grandeza que as arribas sobranceiras ao Atlntico nos transmitem. Um stio magistral onde a natureza se revela em todo o seu esplendor.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Sagres

Identidade

No stio mais ocidental da Europa, mundialmente conhecido desde os finais da Idade Mdia, D. Henrique, o Infante Navegador, mandou construir a Vila do Infante com sua fortaleza. Todavia, nesta zona, a presena humana remonta pr-histria, e desde pocas milenares, conhecido como o fim do mundo, um lugar mgico que marcou o imaginrio de muitos povos. A Vila surgiu, no entanto, para dar apoio aos barcos que se resguardavam nas enseadas aguardando ventos favorveis.
Cabo de S. Vicente

Localizao

Chega-se a Sagres pela EN 125, caso se venha de Lagos. Para quem vem de Aljezur, mais fcil tomar a EN 268. Estamos a Oeste ou Barlavento Algarvio, no concelho de Vila do Bispo.

Patrimnio Cultural

Populao

Aqui vivem cerca de 2000 pessoas, que mais do que tudo so pescadores e mariscadores, compondo-se a dieta com alguma agricultura e pastorcia.

Actividades Principais

pesca artesanal de sargos, douradas, robalos e outras espcies de alto valor comercial alia-se a mariscagem, como a apanha do perceve. Aos solos pobres aliam-se as agrestes condies climatricas pelo que a agricultura de subsistncia e aliada pastorcia de caprinos e ovinos. O Turismo surge nos ltimos anos como um factor de atraco, mobilizando a permanncia de faixas etrias que at aos anos 60 emigravam.

O Forte da Baleeira foi construdo para proteger a armao de atum ali existente, alvo de ataques constantes. Ignora-se a data exacta da sua construo, mas em 1573, j funcionava, pois foi uma das fortificaes atacadas e destrudas pelo corsrio ingls Drake, na sua investida na regio em 1587. A porta em arco de volta inteira, sem os remates da parte superior, e alguns alicerces dos muros, o que actualmente resta da edificao que possuiu ermida e aposentos para a guarnio. A Igreja de Nossa Senhora da Graa foi construda sobre as fundaes da primitiva Igreja de S.ta Maria, fundada pelo Infante D. Henrique. Data do sc. XV / XVI, com portal da renascena e no altar, existe uma imagem de S. Vicente segurando uma nau do sc. XVII. O Forte de Santo Antnio do Beliche ter sido construdo no sc. XVI, sendo alvo de obras de construo no sc. XVII. A sua porta em arco redondo e aps o portal uma escadaria que desce pela rocha, at ao mar. O acesso ao reduto defensivo, tem ainda uma outra porta, tambm de arco redondo. No interior do forte existem servios de alojamento e o restaurante com o selo de recomendao do Algarve Rural. A Capela de Santa Catarina, devido ao perigo de derrocada, encontra-se encerrada. Integrada
33

Histria

Sagres uma referncia incontornvel na poca de desenvolvimento das rotas martimas, que ligaram a Europa Amrica (scs. XIII e XVI). Porm, desde h muitos sculos, o culto Vicentino suscita peregrinaes ao Cabo de S. Vicente, que assim ficou a chamar-se por l ter repousado o corpo desse franciscano. Reza a tradio que foi para a trasladado pelos morabes (muulmanos convertidos ao cristianismo) para o preservar durante a ocupao moura do Al Garb.

Percurso por Sagres


Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Sagres

Em Sagres, apetece comear a conhecer a Vila com a mesma perspectiva dos marinheiros que, vencido o Atlntico e a sua fora bruta, encaram a Ponta da Baleeira e as suas falsias como ansiado porto de abrigo. O porto de pesca vibra de actividade, por altura da chegada dos barcos, que depois ficam a exibir as suas cores garridas, quando os martimos os resguardam das ondas mais impetuosas. Seguiremos depois para o Forte da Baleeira, construdo para proteger a cobiada pesca do atum. Um sereno passeio pela Praia da Mareta, talvez um mergulho quando em dias quentes ou calmosos como lhes chamam os habitantes locais, permite olhar as falsias altaneiras que rodeiam a concha de areia. Ali ao lado, ergue-se o majestoso e imponente Promontorium Sacrum, ou Ponta de Sagres, um lugar mtico desde tempos imemoriais e onde, com engenho e arte se gizou a epopeia de romper os limites do Velho Mundo. Passadas as muralhas, sucessivamente reconstrudas depois de corsrios como Francis Drake as terem destrudo, ou as frias da Natureza, como o terramoto de 1755 deixarem sinais de devastao, muito h para se apreciar neste monumento nacional, como a Rosa dos Ventos descoberta em 1920 e que at hoje no se sabe que funo teria, j que no coincide nem com o relgio de sol nem com os pontos cardeais, antes de se atingir o limite do promontrio, com o mar 60 metros abaixo. Ali ao lado, distncia de um olhar fica o forte do Beliche e o Farol de S. Vicente e nenhuma visita a Sagres ficaria completa se no paramos na capela de Santa Catarina, alcandorada sobre as arribas, usufruindo de uma vista panormica sobre o mar de cortar a respirao. Cabo de S. Vicente - Farol Nos dias de mar propcia, haver no abismo profundo das falsias homens num equilbrio instvel sobre as pedras escorregadias, prestes a descer por um delgado fio de corda, at espuma fervilhante das vagas. Entre um e outro temvel vagalho, os perceveiros, chicoteados pela espuma, apanham perceves, um marisco delicioso.
34

no Complexo do Cabo de S. Vicente, constitudo pela Capela, o Convento, a Fortaleza e o Farol, o local constitui o extremo sudoeste de Portugal e da Europa. Tem uma altura de 60 metros e um comprimento de 100 metros que continua numa pequena pennsula, com cerca de 1,5 km de largura, ligada ao continente por um istmo de 60 metros de largura. Nesta pennsula e sobre a praia do Beliche levantam-se algumas paredes arruinadas, restos de uma fortaleza construda em 1632. Mesmo beira da escarpa ficam as runas de uma capela que foi dedicada a Santa Catarina e, do lado oposto, outras runas dum antiqussimo convento Franciscano que se supe ter sido a antiga Igreja do Corvo dedicado ao mrtir S. Vicente, ainda antes da constituio de Portugal como nao. O Farol inicial, foi D. Maria II quem mandou construir em 1846. Em 1894, rei D. Carlos, manda erguer uma torre de 20 metros de altura, onde assenta a lanterna e a casa dos faroleiros. O farol actual foi construdo em 1904 no stio onde anteriormente estava localizada a Capela principal de um antigo Convento. Existem em Sagres sinais de ocupao desde a pr-histria, destacando-se na Praia do Martinhal vestgios de um centro oleiro romano e de fornos para a produo de nforas. Nos Ilhus do Martinhal encontram-se vestgios de Cetrias, que eram tanques para salga do peixe. J na Praia da Mareta encontram-se indcios de silos e fornos medievais de telha e tijolo utilizados at ao sc. XVI.

Patrimnio Natural

A Reserva Biogentica da regio de Sagres, Localizada junto praia do Beliche, uma paisagem caracterizada por Pinheiros bravos e por matagais e est integrada nos principais corredores migratrios da Europa, verificando-se anualmente neste local um fluxo de 100 000 aves aproximadamente. Quando as aves juvenis fazem a suas primeiras

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
migraes do norte da Europa para frica orientam-se pela linha Oeste da Costa Portuguesa, chegam a Sagres, e deparam-se com um mar imenso, impossvel de atravessar. Algumas delas aventuram-se e tentam atravessar o oceano, acabando por morrer nesta travessia por cansao. As que permanecem e aps o reconhecimento da zona, fazem uma pausa na sua longa viagem, recuperando assim energias. Seguidamente reorientam-se e continuam a sua viagem junto linha de Costa Sul em direco ao estreito de Gibraltar. Estes hbitos da avifauna propiciam, em especial nos meses de Maio a Outubro a observao das aves aquticas e de rapina, nomeadamente a guia cobreira, gua calada, grifos, abutres, entre outras espcies. As imponentes falsias, que atingem cerca de 100 metros de altura, tm fendas e fissuras no topo dos rochedos ocupadas por vrias plantas, nesta paisagem selvagem varrida pelo vento.

Sagres integra-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que abrange a faixa litoral dos Concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo. Com uma faixa martima com 2 Km de largura paralela costa, entre S. Torpes (Sines) e Burgau (Vila do Bispo), possui 74.786 ha. uma das maiores reservas naturais litorais da Europa, mantendo-se em grande medida intocvel. Muitas so as espcies da flora silvestre, formando espectaculares moitas arrendondadas, uma adaptao ao vento e salsugem. As aves que predominam ao longo da Costa Vicentina so os Andorinhes, Corvos-marinhos-de-crista, guias Cobreira e Gralhas, que nidificam nos rochedos enquanto grande nmero de Alcatrazes

Tradies

Uma das tradies ainda vivas, diz respeito aos cantares populares. O Rancho Folclrico de Sagres recolhe e interpreta os sons e as msicas que h geraes so cantadas. A Lenda de S. Vicente uma das mais expressivas Tradies de Sagres. Conta a lenda que passou a chamar-se Cabo de S.Vicente, em honra de mrtir franciscano que se recusou renunciar sua f crist. Morto s mos do governador romano Dassiano em Valena, Espanha, corria o ano em 304 d. C., este ordenou que o corpo fosse lanado aos animais selvagens. Um grande misterioso corvo apareceu para o defender, evitando a profanao do corpo. Ordenou ento o governador que o corpo fosse atirado ao mar, lastrado com uma m. Contudo, ao tocar na gua, o corpo de S. Vicente no se afundou e foi arrastado pelo mar. Daria costa, no sc. VIII, na regio do cabo, ainda acompanhado por corvos. As relquias foram ento guardadas na igreja do corvo, j referida pelo cronista rabe Edrisi

guia Cobreira - Juvenil

migram ao longo da costa. guias-caladas, Grifos, Abutres-do-Egipto, Cegonhas brancas passam por aqui em grande nmero durante a migrao de Outono e, na Primavera, este um dos locais de descanso de Papa-figos, Rouxinis, Chascos-ruivos e muitos outros pssaros.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Sagres

Receita
Salada de Polvo Ingredientes para 4 pessoas: 1 kg de polvo 2 cebolas 6 batatas 2 ovos 2 dentes de alho Azeitonas a gosto 0,5 dl de azeite 3 colheres sopa de vinagre 1 colheres ch de maionese Salsa picada Sal e pimenta q.b. Coza o polvo (se o tiver congelado previamente fica mais macio) na panela de presso com uma cebola descascada e gua. parte, coza as batatas com os ovos em gua temperada com sal. Depois de cozidas, corte as batatas em cubos e descasque e corte em gomos os ovos. Escorra o polvo, tempere-o com sal e corte-o em bocadinhos. Misture numa taa de servir o polvo com as batatas e os ovos e junte azeitonas a gosto. parte, misture bem a restante cebola e os alhos picadinhos, o azeite, o vinagre, a mostarda e a salsa picada, temperando com sal e pimenta. Sirva este molho parte bem frio, para que cada pessoa tempere a salada com a quantidade de molho que desejar.

no sc. XII, parte integrante de um convento de monges morabes - mouros convertidos ao cristianismo - que mais do que o mar, teriam sido os responsveis secretos pela preservao das relquias. Atestando a tolerncia de costumes da poca, o cronista relata que frente ao convento existia uma pequena mesquita onde os muulmanos iam em peregrinao. Diz ainda a lenda que os corvos se mantinham de vigia a S. Vicente, se empoleiravam no telhado do mosteiro, tantos quantos os peregrinos que se aproximavam. Com este sinal podiam os monges preparar comida e abrigo para os forasteiros, desta forma sempre bem recebidos. A tradio afirma ainda que os corvos acompanharam o corpo de S. Vicente pousados no alto do mastro do navio, quando este foi transferido por ordem do primeiro Rei de Portugal Afonso Henriques, para a Catedral de Lisboa, em 1143, ano da independncia. E por essa razo que S. Vicente se tornou o santo patrono de Lisboa e os corvos fazem parte do escudo de armas da cidade.

Produtos Locais

Diz o ditado que onde h redes, h rendas, o que o artesanato de Sagres confirma. As artess realizam trabalhos de cinco agulhas, decorados com cores alegres. As miniaturas de barcos so outra das expresses do artesanato.

Gastronomia

Os frutos do mar so marcantes na gastronomia da zona. Se os perceves so o ex-libris, moluscos, peixes, mariscos saltam da rede para a mesa, luzindo de frescura. O sabor a mar dos perceves, rivaliza com o suculento sargo grelhado, com a delicada textura da lagosta da pedra. As saladas de polvo, ou as amijoas so tambm boas saborosas propostas.

36

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Sagres info
Ermida da Fortaleza de Sagres

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

RESTAURANTES RECOMENDADOS

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. . . . .

Mercado de Sagres 1 Sexta-feira de cada ms Festa do Sargo _ Sagres Maro Comemoraes do Dia do Pescador _ Sagres Inicia-se a 31 de Maio e prolonga-se at ao fim-de-semana Santos Populares _ Freguesias de Sagres, Vila do Bispo e Budens Junho Festas de Nossa Sr. da Graa _ Sagres 13, 14, 15 de Agosto

. . . .

Restaurante Vila Velha Rua Patro Antnio Faustino 8650 Vila do Bispo Tel. 282624788 Fax. 282624788 Restaurante Mar Vista Praia da Mareta - Sagres 8650 Vila do Bispo Tel. 282624247 Restaurante Telheiro do Infante Praia da Mareta - Sagres 8650 Vila do Bispo Tel. 282624179 Restaurante Forte do Beliche Estrada do Cabo de S. Vicente 8650 Vila do Bispo Tel. 282624124 Fax. 282624225

Existe alojamento na zona.

. . . . . .

Junta de Freguesia Sagres Tel. 282624372 G.N.R. de Sagres Tel. 282624316 Instituto de Socorros a Nufragos de Sagres Tel. 282624493 Taxi - Sagres Tel. 282624450 /501 Fortaleza de Sagres Tel. 282620140 Posto de Turismo de Sagres Tel. 282624873

INFORMAES TEIS

Multibanco _ Sagres

Postos de Abastecimento _ Sagres

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

BUDENS
onde campo e mar podem ser desfrutados...

Antiga cidade romana denominada Bdea, hoje a pequena aldeia de Budens, de caractersticas nitidamente diferenciadas do resto do Algarve. Fica a cerca de 7 km de Vila do Bispo, e est na linha de transio, onde campo e mar podem ser desfrutados em simultneo. Com o vagar do pas-

seio percorra as ruas pitorescas, espreite a fonte milenria, o tanque onde mulheres atarefadas e de mangas arregaadas at ao cotovelo lavavam as suas roupas. Perto dali esto fornos de cal e as torres de moinhos, cujas velas capturaram, em tempos, a fora do vento.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Budens

Identidade

Budens essencialmente um Algarve que aqui j diferente. Sente-se a aproximao do promontrio da costa, testemunha da energia do vento, o mar reflecte j o azul profundo da costa atlntica, a oeste.

Localizao Populao

nas quais o peixe salgado era transportado. Moedas aqui encontradas datam o local entre os sculos II e V. Existem ainda muitos poos e sistemas de rega de origem muulmana. Ao largo da Praia da Boca do Rio encontra-se afundado o navio L Ocean, que constitui um interessante vestgio da arqueologia subaqutica.

Situa-se beira da EN 125, ao Km 20 de Lagos e a 7 Km de Vila do Bispo do concelho.

Com base nos Censos de 2001 verifica-se que a populao de Budens tem cerca de 1800 pessoas, nmero que muito aumenta com os visitantes em viagem turstica. Cada vez mais, esses turistas visitam a aldeia e nela permanecem para alm da poca alta, ciosos do sossego que a usufruem.

Actividades Principais

A Pesca desde tempos imemoriais a principal actividade, com os carapaus a serem capturados com rede de cerco, o polvo por meio de alcatruzes, assim como a lula e o choco. Diversos mariscos como o berbigo, o lingueiro, o burgau e o perceve, tambm so capturados. A agricultura de subsistncia, com algumas figueiras e de alguma pastorcia. O turismo da Natureza, e o golfe so agora a principal fonte de rendimento dos habitantes. As casas reconstrudas ou restauradas mantm no essencial o seu estilo primitivo.

Vestgios - Fornos

Histria

So significativos os vestgios da presena do homem desde pocas recuadas. Na charneca junto Lagoa de Budens foram feitos diversos achados arqueolgicos. Na Boca do Rio, onde existiu um importante povoado dedicado pesca e salga do pescado foram encontradas runas de fornos romanos para fabrico de nforas e vrios vestgios do perodo romano-lusitano. Na freguesia esto referenciados 18 menires e no Stio do Martinhal, escavaes recentes revelaram fornos utilizados para produzir as nforas

A Cultura Mirense
Foram descobertos artefactos mirenses (8000/ 5000 a. C.) como lascas, machados, enxs, piles entre Budens e a Praia da Salema. Uma oficina de talhe foi localizada junto falsia das Furnas. A populao, nesta fase, dedicava-se domesticao do gado e agricultura. Budens abrangido pela faixa litoral habitada pelo homem e desta cultura primitiva, desde a Praia do Zavial at ao Burgau.

39

Patrimnio Cultural

A Igreja Matriz de Budens um Templo rural do sc. XVIII, com altares de talha dourada, onde se encontra uma imagem de Nossa Sr. do Rosrio e alfaias religiosas dos scs. XVI a XVIII. A Ermida de Sto. Antnio na estrada para a Raposeira, de Estilo rabe. A sua construo data do sculo XVI ou XVII, com frontal do altar e azulejos do sc. XVIII. O altar desta ermida em talha dourada e tem uma imagem de Santo Antnio em madeira. A Ermida de S. Loureno, em Vale de Boi, de uma s nave e possui belos azulejos. O Forte de S. Lus ou de Almdena data de 1632, quando foi mandado construir a custas prprias, por Lus de Sousa, Conde do Prado,
Ermida

Percurso por Budens


Comeamos por percorrer a Rua do Meio da aldeia, apreciando as suas casas de piso nico, com paredes de grandes espessuras, janelas e portas bordejadas de ocre ou azul. As chamins so de estilos diferentes e tpicos, a testemunhar a antiguidade das moradias, com telhados de duas guas. Seguiremos depois em direco praia da Boca do Rio, passando por noras antigas. Ali chegados, impe-se uma subida s belas falsias do Forte de Almdena, com uma vista magnfica. Deambulando pela paisagem protegida, com uma beleza suave e inesquecvel, iremos at Figueira, e por fim junto costa, at Salema, pitoresca aldeia com a sua praia de pescadores, enquadrada por arribas talhadas pelo tempo com formas caprichosas.

Capito General do Algarve e Governador do Reino do Algarve durante o reinado de Filipe III. No terramoto de 1755, sofreu alguns estragos e ficou abandonado desde 1849. Situa-se numa alta falsia rochosa, a nascente da foz da ribeira de Budens, local conhecido por Boca do Rio. Este forte foi construdo para proteger a almadrava, armao para a pesca de atum,

Forte de Almdena

40

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
situada a poente da Boca do Rio, que esteve em actividade desde o tempo dos Romanos. As almadravas, da costa algarvia, tornaram-se, a partir do sc. XVI, um alvo apetecido de corsrios e piratas, pelo que se construram alguns fortes para as proteger, como este. Villa Romana da Boca do Rio Vestgios arqueolgicos de uma villa e explorao agrcola e martima, com tanques de salga para a industria do garum conserva de peixe e mariscos enviada depois para Roma em nforas. Os restos dos armazns da Antiga Companhia de Pescas do Algarve assentam sobre o balnerio romano. O Forte do Burgau construdo no sc. XVII, no reinado de D. Joo IV, das suas runas observa-se uma panormica deslumbrante.

Nesta regio toda a paisagem alvo de medidas de proteco ambiental, e pelas suas caractersticas muito procurada para nidificao e alimentao de aves costeiras. So igualmente alvo de medidas de proteco as reas de valor agrcola que garantam o equilbrio ecolgico da paisagem regional. Como elementos de valor arquitectnico a preservar e recuperar no Parque refira-se a aldeia de Budens, o Forte de Almdena, as Runas da Boca do Rio e o Forte do Burgau.

Boca do Rio

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Budens

O Forte da Figueira ou de Santa Cruz edificado no sc. XVI, s se conhecem as paredes. Situa-se em local de difcil acesso sobre a Praia da Figueira.

Receita
Caldeirada de Peixe: Ingredientes: 1,5 kg peixe fresco (tamboril, raia, safio, pargo, tanha, corvina, etc.) 3 cebolas grandes 500 g tomates maduros 1 pimento verde 3 dentes alho 2 dl vinho branco 2 dl azeite 1 folha louro 1 ramo de salsa Pimenta q.b. Piri-piri q.b. Sal q.b. Noz-moscada q.b. Arranjam-se e lavam-se os peixes, passando-os por vrias guas. Cortam-se em postas mais ou menos regulares e temperam-se com sal grosso. Descascam-se as batatas e cortam-se s rodelas bem como o pimento, os tomates e as cebolas. Num tacho coloca-se uma camada de cebola, pimento, tomates e alho picado e por cima uma camada de batatas, seguida de outra de peixe, alternando as camadas no esquecendo de as regar com o azeite e o vinho branco temperando com sal, pimenta, noz-moscada e piri-piri. Tapa-se o tacho e leva-se a cozer em lume brando, agitando de vez em quando.

Patrimnio Natural

O Paul de Budens tem 134 ha, e uma zona hmida costeira alimentada principalmente pela ribeira de Vale Baro, entre outras. Antigamente era explorada como arrozal, e actualmente alberga cgados, gaivinas pretas e marrecos. ponto de passagem de milhares de aves migratrias para sul. Ginetas e texugos, bem como lontras e sacarabos juntam-se s muitas aves.

Tradies

O Rancho Folclrico de Budens tem no seu repertrio msicas de inspirao local e outras adaptadas do folclore algarvio como o corridinho marafado, a Amendoeira e a Matilde Sacode a Saia. Bodio, o Mouro Segundo a Crnica do ano 1600 da Histria do Reino do Algarve, existia um castelo derrubado em que viva um cavaleiro mouro, que se revoltou contra o Rei de Silves. Fazia sortidas e assaltos at aos arredores de Lagos e regressava ao seu refgio que era muito forte, como se via nos pedaos de parede que ainda esto de p. Sem porta, o castelo estava entulhado at ao primeiro sobrado e nele se entrava por uma escada de corda lanada da janela e logo recolhida. Este mouro chamava-se Bodio e o lugar (Budens) tomou o seu nome.

Gastronomia

Do mar vm as caldeiradas de peixe, o sargo grelhado da terra vem carne de porco estufado. Misturando os dois sabores, as lulas recheadas, so uma delcia.

42

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Budens info
FESTAS|FEIRAS|MERCADOS ONDE COMER ONDE DORMIR SERVIOS E ENTIDADES

. . . . .

Mercado de Budens 1 Tera-feira de cada ms Santos Populares _ Freguesias de Sagres, Vila do Bispo e Budens Junho Festa de Nossa Sr do Perptuo Socorro _ Burgau 15 de Julho Festas de Burgau _ Burgau 20, 21, 22 de Agosto Feira de Budens 5 de Outubro

. . .

Restaurante O Tiago Largo da Igreja, n 5 Budens Tel. 282695081 Restaurante Mira Rio Rua do Ramal Budens Restaurante Portela Rua Portela do Mato Budens Tel. 282695743

Existe alojamento na zona.

Junta de Freguesia Budens Tel. 282695377

INFORMAES TEIS

Multibanco _ Budens

Postos de Abastecimento _ Budens

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

MONCHIQUE
poder encher os pulmes de ar puro...

gua fresca, verde e vistas. No pico da Picota ou a banhos nas Caldas - ir a Monchique conhecer o reverso do bulio da costa - poder encher os pulmes de ar puro e aconchegar o estmago com os prazeres da cozinha. Suba pelos carreiros, espreite nos miradouros e quando tiver

sede coloque as mos em concha e beba das famosas guas que escorrem das entranhas da terra directamente para as centenas de bicas que existem por ali. No dispense tambm uma visita s termas, que lhe oferecem um cenrio de gua, luz e verde.

Identidade

A Fia o ponto mais alto do Algarve e dali se abrange toda a Serra de Monchique, onde as rvores seculares formam um misterioso jardim, uma catedral natural que o mar emoldura no infinito. Vegetao luxuriante, fontes, ribeiras e regatos que se descobrem a cada recanto, a histria da povoao indissocivel da existncia de to grande riqueza hidrolgica, ainda para mais conhecidas desde tempos imemoriais pelas suas propriedades curativas.

Portal da Igreja Matriz

Localizao

Monchique um concelho montanhoso delimitado por Odemira a norte, Silves a Este, Silves, Portimo e Lagos a Sul e a Oeste por Aljezur. A sinuosa EN 266 vinda de Portimo, serpenteia em direco a Norte atravessando Monchique antes de se dividir em Luzianes, para Odemira ou para Ourique.

Populao

A freguesia possui 5385 habitantes (Censos 2001), a que se juntam muitos residentes de outras nacionalidades atrados pela beleza natural da serra.

mas, mas o casario ficou muito arruinado assim como a igreja matriz. O convento ficou completamente arrasado. Da presena romana rabe, no restam quaisquer referncias especiais mas a descoberta de diversos exemplares de moedas romanas de ouro, prata e cobre, podem comprovar a sua presena ou passagem por este local, desde pelo menos reinado de Constantino (306-337 d. C.), Graciano (375-383 d. C.), Teodsio (379-395 d. C.) e Honorio (395-423 d. C.). Regista-se a estada de D. Joo II a banhos para recuperar da sua doena, nas Caldas por volta de 20 de Outubro de 1495, nos que viriam a ser os ltimos dias da sua vida pois, daqui sairia para Alvor onde viria a falecer a 25 de Outubro.

Actividades Principais

A extraco de sienito em diversas pedreiras na Nave, onde se podem observar canteiros a talhar paraleleppedos para caladas e a extraco da cortia so das actividade econmicas mais importantes, a par do engarrafamento da gua de Monchique e da explorao florestal intensiva (eucaliptos e pinheiros). Outras fontes de rendimento so os produtos agro-alimentares artesanais e a apicultura. A suinicultura e a agricultura de subsistncia em socalcos tambm so relevantes para a economia local.

Patrimnio Cultural

Histria

Elevado a concelho por Decreto em 1773, ano em que a povoao tambm foi elevada a Vila saindo do termo de Silves, Monchique no entanto muito anterior a estas datas. O terramoto de 1755, s ter provocado 3 vti-

Igreja Matriz Foi edificada nos scs. XV/XVI e os elementos mais relevantes so os seus dois prticos, o principal (virado a poente) e lateral (Sul), belos exemplares do estilo manuelino. A igreja confere uma sensao de abertura e leveza talvez por serem to amplas as suas trs naves, separadas por harmoniosas arcadas de volta perfeita, onde os capitis das colunas repetem o tema decorativo do portal principal. Ainda no interior, existem sete retbulos. Na capela-mor o retbulo de talha dourada do sc. XVIII apresenta dois anjos a segurar a lua e o sol. A imagem da Nossa Sr. da Conceio atribuda ao escultor Machado de Castro, data do sc. XVIII um exemplar o perodo rococ de grande qualidade esttica. A registar ainda a Capela do Santssimo com uma abbada ma45

nuelina revestida com azulejos do sc. XVII com os quatro painis de alminhas. As opinies divergem sobre a data da sua construo, por um lado refere-se a sua sagrao, com a vinda de D. Joo II a banhos neste lugar por volta de 1495 (sc. XV), mas mais provvel a sua construo encontrar-se associada elevao de Monchique a sede de Freguesia, no perodo do Bispado de D. Fernando Coutinho, no primeiro tero do sculo XVI (1502-1536). Veio a sofrer uma profunda remodelao posterior ao terramoto, que se presume pela falta de harmonia entre estilos. Ncleo de Arte Sacra de Monchique na Igreja Matriz Ir funcionar neste Imvel de Interesse Pblico, reunindo o esplio sacro da freguesia de Mon-

Caldas de Monchique - Ermida

chique, que entretanto foi alvo de uma recuperao por especialistas. Convento de Nossa Sr. do Desterro Localiza-se no topo de um cerro sobranceiro vila, tendo prximo uma Magnlia classificada como rvore monumental. O convento Franciscano foi destrudo pelo terramoto de 1775 encontra-se actualmente em runas. Pode-se mesmo assim desfrutar de belos panoramas sobre a vila e a encosta da Picota. Foi fundado em 1631 por Pero da Silva, o Mole, que mais tarde foi vice-rei da ndia. Igreja de S. Sebastio De registar as colunas fantasiosas que integram o retbulo do altar e a imagem da Nossa Sr. do Desterro datada do sc. XVII. Igreja da Misericrdia Possivelmente anterior ao sc. XVI, podemos apreciar nesta igreja o altar, o plpito e o baldaquino que constituem um conjunto de grande valor. A no esquecer a exposio dos painis utilizados nas procisses e duas telas do sc. XVIII. Ermida do Senhor dos Passos Situada dentro da vila uma ermida muito simples, de um s altar onde se veneram as imagens. A destacar a de Cristo em tamanho natural. A Ermida das Caldas de Monchique com uma construo simples situa-se nas Caldas de Monchique. Complexo Arquitectnico O complexo arquitectnico de Monchique, e o seu meio envolvente , no seu todo, de uma enorme beleza, fazendo lembrar outros locais. Daqui advm em grande parte o facto de Monchique ser conhecida pela Sintra do Algarve.

Percurso por Monchique


Iniciamos o percurso nas Caldas de Monchique, aqui podemos visitar a estncia termal, as fontes e os antigos edifcios vitorianos. Em Monchique, prefervel andar a p, para admirar o patrimnio cultural Seguiremos depois para Alferce, uma aldeia em plena serra,cuja igreja matriz digna de visita. Voltaremos a Monchique para seguir ento at Fia, para usufruir da vista deslumbrante. A uma altitude de 902 metros, no ponto mais alto a Sul do Rio Tejo, nos dias claros podemos ver o litoral dos concelhos de Aljezur a Oeste e de Portimo a Sul. Para Norte e leste, erguem-se majestosos os contrafortes da serra. Uma catedral verde, eis como muitos classificam Monchique e a serra. Indo em direco a Oeste, a caminho de Marmelete, no Barranco dos Pises, espera-nos um Pltano, classificado como rvore Monumental. Um colosso natural, secundado por uma paisagem luxuriante, perfumada pela resina dos pinhais e pelos eucaliptais. Os medronheiros crescem espontneos, assim como os marmeleiros e as rosas selvagens que bordejam as bermas das estradas. Tudo verde, fresco como se o mundo ainda agora tivesse comeado.
46

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


O Complexo Termal

Patrimnio Natural

A Serra de Monchique, includa na rede natura 2000 um habitat mediterrnico com forte influncia atlntica e com intensa precipitao. Por existirem estas condies, toda a zona, extremamente rica do ponto de vista botnico. Esta serra tambm o habitat do felino mais ameaado da Europa, o Lnce Ibrico. Laranjeiras, cerejeiras, pessegueiros e castanheiros crescem nas encostas em socalcos. Perto do cume dos cerros podem ser encontradas espcies raras como o Rhododendrum ponticum ssp baeticum, a Paeonia broteroi e a orqudea da espcie Neotinia maculata. O coberto arbreo actual principalmente constitudo por sobreiros, pinheiros e grandes plantaes de eucaliptos para a pasta de papel. O medronheiro tambm cresce abundantemente entre os sobreiros e os pinheiros. Fonte dos Amores A Fonte dos Amores localiza-se nas Caldas de Monchique. Num espao de merendas aprazvel, sombra de eucaliptos ancestrais. Para alm deste stio possvel observar vrias outras quedas de gua nas Caldas. Encosta da Picota (situa-se na estrada de Monchique para Alferce) O Cerro da Picota nos seus 774 metros um dos pontos mais escarpados da Serra de Monchique. A encosta da Picota, um dos poucos locais onde se podem observar ainda resqucios da vegetao autctone da Serra de Monchique, onde se incluem o castanheiro, o carvalho de Monchique e o carvalho cerquinho, entre numerosas outras de importante interesse cientfico.
Rhododendrum ponticum

Conhecida desde sempre pelas suas termas e guas termo-minerais que a tornaram famosa no s para o tratamento de vrias doenas mas tambm pelos momentos de relax que podem proporcionar. As Caldas oferecem um cenrio de gua, rvores seculares, camlias e accias, por onde se desenham caminhos e trilhos que convidam a passeios calmos ou a piqueniques em famlia, num contacto revitalizante com a natureza. A tradio termal, soube responder, com uma nova dinmica, moderna e inovadora, s solicitaes do pblico que frequenta as termas, nos dias de hoje com os SPAs e os programas de bem-estar e beleza a completar a oferta tradicionalmente centrada nos problemas digestivos, sseos ou respiratrios.

Caldas de Monchique

rvores monumentais
No concelho de Monchique cinco espcimes encontram-se classificadas como rvores monumentais, pelo seu porte, raridade ou idade. o caso de duas araucrias (araucaria heterophylla), uma junto ao largo dos Chores e outra na Quinta do Viador na Vila de Monchique. O pltano no Barranco dos Pises, o carvalho de Monchique (Quercus canariensis), na estrada da vila para o Alferce,so outros tantos monumentos naturais. Destaque para a Magnlia (Magnlia grandiflora), junto ao convento da Nossa Sr. do Desterro, a mais alta rvore da sua espcie em Portugal.

Receita
Couve Monchique Igredientes: Carne de porco preto - entrecosto, chispe, catramelo, orelha e toucinho salgado Couve de repolho Batata branca Enchidos de Monchique - morcela e molho (bucho de porco recheado com arroz, carne de porco e especiarias.*) Cebolas Um fio de azeite Sal
Gastronomia tpica

Cadeiras de Tesoura

Barranco dos Pises A cerca de 3 Km da vila, na direco do stio do Peso, o Barranco dos Pises destaca-se, tal a abundncia das guas que correm, normalmente todo o ano. Esto presentes freixos, amieiros, salgueiros e choupos, bem como um pltano classificado como rvore Monumental de Portugal.

Produtos Locais

Um dos mais interessantes produtos artesanais a cadeira de tesoura, inspirada no mobilirio romano. De incio s se fabricavam por encomenda, para as casas mais abastadas. Actualmente a madeira utilizada a de amieiro que cresce nas zonas mais hmidas da serra. As colheres de madeira, so outros dos produtos artesanais com muita procura, assim como a cestaria de cana e vime. A aguardente de medronho, o mel e os enchidos de produo caseira so produtos emblemticos.

Tradies

Coza a carne (que j deve estar com sal desde o dia anterior). Quando estiver macia, junte a couve cortada em bocados grandes, a morcela, o azeite e uns cubos de cebola. Quando a couve comear a murchar, junte as batatas partidas em bocados grandes e por fim o molho* cortado em rodelas.
Prove e rectifique o sal.
receita confeccionada no Restaurante A Charrete
48

Diz o povo que o castelo de Alferce comunica com o de Silves por extensas galerias e tneis e que no Barranco do Demo, est escondido um tesouro guardado e defendido pelo Maligno que, para o fazer, se transforma em bode... Corao de Pltano Reza a lenda que de tantos coraes desenhados no velho pltano das Caldas de Monchique, que a jurssica rvore acabou por ganhar alma e se perder de paixo por um abelharuco. Um dia a ave bateu asas e nunca mais voltou. Desnorteado, o pltano desfez-se em lgrimas e refugiou-se na terra. Mas porque o tempo esbate at as marcas de um grande amor, mais tarde, j recomposto, transformou-se em fonte e diz o povo que aquelas guas salvam agora vidas e amores desenganados.

Gastronomia

extensa e rica a gastronomia serrana e com muitas caractersticas distintivas da restante gastronomia algarvia. Os milhos, a assadura e o frigineco, so petiscos a descobrir.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

RESTAURANTES RECOMENDADOS

Monchique info

. . . . . . . . . . . . . . . . .

Mercado Mensal de Monchique 2 Sexta-feira de cada ms Feira dos Enchidos _ Monchique 1 fim-de-semana Maro Festa do M - Maio, Mel, Medronho, Bolo de Maio e Msica _ Monchique 1 de Maio

Restaurante A Charrete Rua Dr. Samora Gil, n 30/34 8550 Monchique Tel. 282912142

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

INFORMAES TEIS

Existe alojamento na zona.

. . . . . . .

Festa do Dia da Espiga - Feriado Municipal _ Monchique Maio Marchas Populares _ Monchique e Alferce 12, 24 e 29 de Junho Feira do Presunto _ Monchique 1 fim-de-semana de Julho

Cmara Municipal de Monchique Tel. 282910200/299 Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento de Monchique Tel. 282911387 Junta de Freguesia de Alferce Tel. 282912126 Junta de Freguesia de Marmelete Tel. 282955130/133 Junta de Freguesia de Monchique Tel. 282912871/048 G.N.R. Tel. 282912629/828 Posto de Turismo de Monchique Tel. 282911189

. .

Multibanco _ Monchique

Postos de Abastecimento _ Monchique e Marmelete

Festa de Nossa Sr de Ftima _ Parquia de Casais ltimo fim-de-semana de Julho Feira/Mostra de Artesanato _ Marmelete Finais de Julho Festa de Vero_ Monchique Fins-de-semana de Julho e Agosto

Feira Anual _ Alferce 1 Sbado de Agosto Festa de S.Romo_ Alferce 1 fim-de-semana de Agosto
Medronho

Festa de Santo Antnio _ Marmelete 2 fim-de-semana de Agosto ARTECHIQUE - Feira / mostra de artesanato de Monchique 2 fim-de-semana de Setembro Feira Anual _ Marmelete 1 Domingo de Setembro Feira Anual _Monchique 26, 27 e 28 de Outubro

Festa da Castanha - Dia da Freguesia Marmelete 1 de Novembro

Magusto Popular _ Alferce 1 de Novembro

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

S. MARCOS DA SERRA
uma aldeia tipicamente serrana...

Recolhida na sua ruralidade, a aldeia de S. Marcos da Serra oferece um esplendoroso panorama, onde se destacam os sobreiros, os medronheiros, e a azinheira. O ar est carregado do cheiro do rosmaninho, da urze e da esteva. A paisagem o seu maior valor patrimonial, misturando os verdes das rvores e da vegetao selvagem, nas encostas que enquadram a brancura da aldeia tipicamente serrana.

Chamin tpica

Identidade

A aldeia desenvolve-se em torno da Praa Central, onde se localiza a Igreja matriz, segundo dois eixos. Trata-se de um conjunto ainda harmonioso, com a presena de casas de tipologia rural, de um piso, construdas em taipa e com tecto de canio, ou ento com dois pisos, acompanhando as ondulaes do terreno.

Populao

Em So Marcos da Serra vivem 1510 pessoas de acordo com o Censo de 2001. O isolamento levou ao envelhecimento da populao. Todavia, nos ltimos anos, alguns jovens, em busca de um estilo de vida mais prximo da terra e dos valores naturais tm-se fixado na freguesia.

Localizao

Actividades Principais

Situada numa colina, entre outras que formam a Serra de Espinhao de Co, S. Marcos da Serra a primeira localidade do Algarve, bem na fronteira com o Alentejo. Ali ao lado, passa o comboio, e a IP1. Basta tomar o desvio devidamente assinalado na IP1 e percorrer algumas centenas de metros para nos encontrarmos no centro da aldeia.

A economia de base rural, a sucumbir perante a instalada crise da agricultura, provocou o xodo da populao mais jovem, que procura o trabalho e o bem-estar noutros locais. Embora no seja fcil inverter esta tendncia, a presena de novos rurais que a preservao ambiental do stio atrai, fez surgir novas actividades produtivas, como o fabrico do po, dos enchidos e da doaria.

51

Igreja

O patrimnio natural um dos recursos com mais futuro, dada a riqueza da sua fauna, da sua flora silvestre, dos produtos mais castios da regio o medronho e o mel e das potencialidades que se lhe oferecem atravs do turismo rural. A cestaria, em especial mobilirio de cana e tambm alguns trabalhos de tecelagem, so os produtos artesanais mais procurados. As zonas circundantes, florestadas e de mato, propiciam a produo de mel e medronho e de produtos co-relacionados, como por exemplo os bolos de mel da doaria tradicional. Existe ainda uma produo florestal intensiva de pinheiro martimo e eucalipto, em socalcos, nas encostas. A azinheiras, de porte extraordinariamente grande, tm geralmente copas achatadas e so limpas periodicamente para estimular a produo de bolota. Da lenha resultante, faz-se carvo.

interessantes imagens religiosas. Remonta esta por certo ao sc. XVI, poca da sua curiosa e bela pia baptismal. Repare-se ainda no singelo mas representativo altar barroco da sua capela-mor.

Patrimnio Cultural

Histria

S. Marcos da Serra sede de freguesia desde a implantao da igreja de S. Marcos Evangelista no ponto mais alto da povoao, conhecido por o Castelo e rodeado por paredes de defesa e de sustentao. O antigo templo, que remonta ao sc. XVII, possui linhas simples, mas contm

Implantada bem no centro de So Marcos da Serra, no seu local mais elevado e na artria pblica que presumivelmente conduzia ao castelo, existe uma chamin tradicional, parte integrante de uma modesta casa privada de planta rectangular e fachada tpica tripartida, com uma porta ladeada por duas janelas. Trata-se de um elemento sem paralelo em todo o Algarve, no apenas pelas suas exageradas dimenses, mas tambm pelo facto de ter sido datada do sculo XVII. Quanto ao primeiro destes aspectos a imponncia da chamin face ruralidade que caracteriza a casa explica-se como uma clara marca de poder do proprietrio, que patrocinou a sua construo, facto ainda realado pela localizao do imvel no ponto mais elevado da aldeia e, neste sentido, visvel a longa distncia. A imponncia e rendilhado das chamins algarvias configuraram, poca, o elemento mais visvel do prestgio scio econmico dos seus proprietrios.

52

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ S. Marcos da Serra

Embora a datao secular desta chamin suscite dvidas, uma vez que as tipologias de chamins no esto definidas numa perspectiva diacrnica e esta possui a data de 1909 numa cartela, dados que devero motivar alguma cautela e suscitar a investigao, a casa foi recentemente restaurada, mantendo o essencial da sua traa rural caracterstica, Ainda que prejudicada pelas construes situadas na envolvncia, que no respeitaram as antigas volumetrias, a tradicional linha urbanstica que persiste.

Percurso por S. Marcos da Serra


Mesmo mo de semear, os dois parques de lazer convidam a um piquenique ou a uma simples pausa para apreciar o ambiente verdejante. Um deles est situado logo entrada da aldeia, com uma boa paisagem sobre a Ribeira de Odelouca; outro na Fonte do Serrado, sada da aldeia para as Pereiras, prximo da Escola Primria. Outra alternativa a descoberta da Ribeira da Azilheira, onde existe um moinho de gua no Stio dos Barreiros, na estrada de Boio para Azilheira, a cerca 4 km ou da Ribeira de Besteiros, de guas cristalinas.

Patrimnio Natural

A aldeia est alcandorada numa colina com vrios cabeos em redor e circundada pela ribeira do Odelouca, que a toma o nome de Ribeira de S. Marcos. As suas casas serranas, algumas com bonitas chamins rendilhadas, dispem-se em degraus, com ruas muito ngremes subindo para o largo da Igreja Matriz. Todas as casas so caiadas de branco, em contraste com o fundo verde ocre da terra. As hortas limtrofes formam espaos muito pitorescos, anunciando a existncia da Ribeira do Odelouca e dos seus afluentes Saliente-se a diversidade da flora e da fauna locais. Com sorte, os observadores de aves podero descobrir, entre muitas outras espcies nidificantes, o

Parque de Merendas

aor, o gavio, vrias guias, o pombo torcaz, a cotovia, o melro, o rouxinol e o pintassilgo.

Tradies

Este territrio que separa as plancies alentejanas do ameno litoral sul do pas, tem uma paisagem que no sculo XVI foi descrita, por frei Joo de So Jos na sua Corografia do Reino do Algarve, com um realismo surpreendente, e por comparao com o Oceano como um mar muito empolado, com grande tormenta, onde no se v cousa ch ou igual seno umas ondas altas e outras maiores junto delas, ficando uns
53

Ribeira de Odelouca

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ S. Marcos da Serra

Receita
Sopa de Lebre Ingredientes para 6 pessoas: 1 Lebre Vinagre 250 g de toucinho 2 Cebolas 2 Colheres de sopa de azeite 2 dl de vinho branco Sal e pimenta 600 g de po caseiro ou de segunda

Po Caseiro

O orculo da aldeia, homenageado na Igreja Matriz, admite-se que tenha sido o autor do Segundo Evangelho da Bblia. Marcos e Maria viviam em Jerusalm e a sua casa servia de local de reunio dos primeiros cristos. Discpulo de So Paulo, esteve ao seu lado quando este ficou preso em Roma. Foi tambm discpulo de So Pedro. E os crticos modernos afirmam que o evangelho de Marcos foi escrito por volta dos anos 60/70 e dirigido aos cristos de Roma. certamente referindo-se ao provrbio popular Por S. Marcos,(festejado a 25 de Abril) bogas e sveis nos barcos que surgiram estas quadras populares de Lcia Maria Coelho Guerreiro. Nesta terra esquecida tudo grande e francesa Os peixes so como burros Ser histria ou certeza? Boa gente no falta Nesta terra serrana Ir pesca, s com tresmalho Nem pensar em ir com cana

Corta-se a lebre em pedaos aproveitando o sangue a que se junta um pouco de vinagre. Corta-se o toucinho em tirinhas e leva-se a derreter num tacho. Quando o toucinho tiver largado bastante gordura, junta-se a cebola picada e o azeite. Deixa-se refogar um pouco e introduz-se a lebre salpicando-a com o vinho branco. Quando a lebre estiver praticamente cozida, rega-se com a gua necessria para a sopa (cerca de 1,5 litro). Deixa-se ferver, tempera-se com sal e pimenta e junta-se o sangue. Serve-se sobre fatias de po.

Produtos Locais

A valorizao crescente dos produtos naturais e que conservam os bons sabores tradicionais leva a que algumas das actividades artesanais ressurjam. Com a cana e o vime que crescem nas margens das ribeiras prximas, os artesos dedicam-se cestaria, tanto de pequenas peas como de mobilirio. Os enchidos tradicionais, oriundos do porco preto, alimentado pela bolota dos azinhais e a doaria em que o mel surge a dourar as receitas so outros dos produtos que apetece provar. Tambm o po, cozido em forno de lenha, surge como uma tentao a que bom ceder.

grandes baixios sados entre umas e outras.... Ainda hoje, a serrania cobre-se de estevas e tojo. Aqui e alm, hortinhas verdejantes, leiras de milho e centeio mantm-se por teimosia de braos que no sabem estar parados.
54

Gastronomia

A excelncia dos produtos serranos, tantas vezes transitando directamente da horta ou do fumeiro para a panela, comea a transformar a gastronomia num grande atractivo para os visitantes. A caa tambm fornece deliciosas receitas.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

S. Marcos da Serra info

Cestaria

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

RESTAURANTES RECOMENDADOS

SERVIOS E ENTIDADES

INFORMAES TEIS

. . . . . . . . .

Mercado Mensal 4 Sbado de cada ms Feira de Abril 24 de Abril Dia de So Marcos 25 de Abril Feira de Junho 28 de Junho Festas de Vero 14 e 15 de Agosto Procisso das Velas 15 de Agosto Feira de Setembro 14 de Setembro

O Cantinho dos Caadores Tel. 282361269

. . . . . .

Posto de Turismo

Posto de Sade Largo da Igreja Tel. 282361193 Farmcia So Marcos Rua Dr. Bernardino Ramos Tel. 282361203 Correios Largo da Cruz Tel. 282361111 Bombeiros Voluntrios Serrano Futebol Clube

Postos de Abastecimento _ So Marcos da Serra

Feira da Barreira 11 de Dezembro Feira do Folar Pscoa

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

S. BARTOLOMEU DE MESSINES / SILVES


quando todo o mundo cabia entre as laranjeiras...

So Bartolomeu de Messines a terra natal do poeta/pedagogo Joo de Deus, autor da Cartilha Maternal, mtodo de aprendizagem das letras utilizado no final do sc. XIX e incio do XX, e para os que esto de visita, obrigatria uma visita sua Casa Museu, que alm do ncleo sobre a vida e obra do literato, dispe de biblioteca, sala de leitura, ludoteca e bar, ficando situada junto Igreja Matriz. Encaminhemo-nos depois para a referida igreja que remonta poca manuelina, embora apresente inmeros vestgios j do sc.

XVIII, como o portal e a fachada barroca. Regio virada para a agricultura, mostra zambujeiras, oliveiras, alfarrobeiras, figueiras, amendoeiras e pomares, entre outros. Os pomares, particularmente, estendem-se por grandes reas entre hortas de mimos de regadio e lembram felizes tempos de infncia, quando todo o mundo cabia entre as laranjeiras e as maceeiras, os encantos das roms, as searas, os alcatruzes das noras, os fornos, os ninhos dos pssaros, e at o lagar velho.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ S. Bartolomeu de Messines / Silves

Identidade

A Freguesia de Messines estende-se numa vasta rea de mais de 250 Km2. Servida de Serra e Barrocal, tem junto a si a serra do Caldeiro e, antes ainda, o Penedo Grande como protector natural, como uma trave divina plantada que, a cavaleiro, abre em concha a Vila, como ponto de referncia. Quanto origem do topnimo Messines, h dvidas sobre se romana ou rabe. A primeira referncia escrita conhecida data de finais do sc. XII, no perodo islmico.

A Guerra Miguelista
A guerra civil, que ops miguelistas a liberais tambm passou por S. Bartolomeu de Messines. Aps a ocupao de Faro pelos liberais, em 27 de Junho de 1832, o visconde de Molelos retirou na direco de S. Bartolomeu de Messines. At ao incio de 1834 existe uma situao de impasse, com os liberais controlando o Porto, a norte, e Lisboa, Setbal, Marvo e alguns pontos do Algarve, a sul. Os miguelistas dominavam o resto do territrio continental. D. Miguel fixara o seu Estado Maior em Santarm, enquanto quase em frente, no Cartaxo, ficou o quartel-general liberal. Entretanto, guerrilhas miguelistas do Remexido assolam o Algarve. A reconquista do territrio pelos liberais seria feita palmo a palmo, com campanhas a norte, ao centro e a sul. A Conveno de vora-Monte assinada a 26 de Maio de 1834 pe fim guerra civil e D. Miguel parte para o exlio 1 de Junho de 1834. A 15 de Agosto de 1834 assinada a Carta Constitucional (2 vigncia).

Localizao

A vila est situada no largo vale de terras frteis na falda sul da montanha do Penedo Grande, na Serra do Caldeiro. Situada a escasso quilmetros do IP1, um dos acessos mais importantes ao Algarve, tem boas acessibilidades aos concelhos limtrofes: A Silves e a Loul, pela EN 124 e a Albufeira pela EN 270 via Paderne.

Populao

Actualmente, a freguesia tem cerca de 8.700 habitantes, sendo a mais extensa do Algarve. Ter sido fundada no sculo XVI. Em 1869, viviam ali 5.310 moradores, tendo atingido o mximo de 11.715 almas em 1950.

Actividades Principais Histria

A actividade principal da freguesia a agricultura.

Rua tpica

Se hoje sabemos que o homem do Paleoltico esteve presente na regio de Silves, os menires testemunham a fixao humana local durante o Neoltico (IV-III milnios a. C.). A sua localizao, num vale de terras frteis, um corredor natural de acesso ao litoral, mas tambm a Silves e Loul transformou a vila no s num importante centro agrcola, como industrial e comercial, com uma intensa vida desde h sculos.

57

sular, ainda hoje indecifrada, e alguns menires, saram de Benaciate e esto hoje no Museu de Arqueologia de Silves. Casa Museu Joo de Deus Localizada onde viveu o poeta e pedagogo, alm do ncleo sobre a vida e obra, dispe de biblioteca, sala de leitura, ludoteca e bar. Igreja Matriz Remonta poca manuelina, embora apresente inmeros vestgios j do sc. XVIII, como o portal e a fachada barroca. No interior, o nico conjunto quinhentista (sc. XVI) de colunas de toros torcidos presente no Algarve, singular tambm por serem em grs, pedra de que Messines rica. Ermida de S. Sebastio Santurio protector contra pestes e maleitas erguido, talvez ainda no sc. XVI, entrada Nascente da povoao.

Igreja Matriz

Messines rica em achados arqueolgicos. Lugares como Gregrios, Cumeada, Picalto, Benaciate, Vale Fuzeiros, Funcho ou Abrotiais, atestam presena pr-histrica importante, quer atrada pela fertilidade dos terrenos, quer pela sua riqueza em cobre. Os Minrios (cobre e ferro) e rochas (grs e mrmores brechados) so apenas duas das riquezas que a freguesia ainda apresenta. Contudo, hoje sobretudo a produo de citrinos, a silvicultura e pastorcia, que se mostram geradoras de riqueza e desenvolvimento.

Patrimnio Cultural

Escrita Indecifrada Algumas das mais importantes estelas que apresentam registos em Escrita do Sudoeste Penin-

Percurso por S. Bartolomeu de Messines


Saindo da igreja, percorram-se as vielas que entestam com o Serro do Penedo Grande e se alcanam passando o Arco do Remexido. Aprecie-se alguma da sobrevivente arquitectura popular. Voltando novamente ao corao da vila pela rua do Cemitrio, onde se conserva uma abandonada capela do sc. XVI, viremos para a rua do Mercado, uma das mais movimentadas e caractersticas ruas de Messines. Rumaremos depois para a ocidente, para visitar as isoladas Ermidas de S. Pedro e, mais alm, a de Santana, nos seus magnficos enquadramentos paisagsticos. Repetindo a passagem pelo centro da vila seguiremos para Sul, subindo para apreciar o soberbo panorama que se vislumbra sobre a vila desde a Ermida de Nossa Sr. da Sade.
Barragem do Funcho 58

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


O CASTELO DE SILVES

Vista Panormica de Silves

Patrimnio Natural

Barragem do Funcho Para aqui correm a ribeira e afluentes do rio Arade por entre a paisagem dominante da serra, com os cabeos redondos cobertos de sobreiros, medronheiros, azinheiras, esteva e urze. Quinta do Penedo Perto de Vale Fuzeiros, com a sua selvagem riqueza paisagstica, faunstica e florstica, permite a prtica de equitao e o aluguer de canoas para um passeio at aos espelhos de gua refrescantes das barragens do Funcho ou do Arade. Barrocal Zona entre a serra e o litoral, estende-se para Sul de So Bartolomeu de Messines, com a sua terra vermelha e frtil, onde pode apreciar o colorido dos laranjais e romanceiras ou dos pomares de sequeiro de amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras.

o castelo em arenito vermelho e taipa que mais imponncia d ao lugar. Construdo bem no topo da colina em que assenta a cidade, a mais robusta testemunha da disputa que mouros e cruzados l travaram durante sculos. Ocupando uma rea de 12 mil metros quadrados, guarda ainda no interior a velha cisterna que abastecia de gua parte significativa da cidade e as estruturas de uma habitao do perodo Almoada (sc. XIII). A histria daquele recinto amuralhado vem, no entanto, muito detrs. Pelo menos desde a Idade do Ferro. Depois seguiram-se os romanos e mais tarde os rabes, que por l ficaram quase cinco sculos. Talvez pela luminosidade da cidade, o grs da terra, o encanto do rio, o intenso cheiro das flores do campo, foram construindo sonhos e vises de mouras encantadas. Muitas cantadas pelo prprio rei-poeta Al-Muthamid, que em Silves se inspirou na composio de alguns dos mais importantes poemas da cultura rabe.

Tradies

A Ermida de Nossa Sr. da Sade, um templo do sc. XVIII, local de romarias, em busca de alvio para doenas. Situado num ponto alto sobranceiro ao vale e vila. Diz a lenda

Receita
Cozido de Gro Ingredientes para 6 pessoas: 7,5 dl de gro 250 g de toucinho 500 g de carne de carneiro ou de vaca 1 Chourio de carne (linguia) 500 g de feijo verde 1 talhado grande de frade (abbora moganga) ou de abbora de casca de pau 600 g de batata redonda (batata comum) Sal Arroz Hortel Tem-se o gro bem demolhado de vspera e esfrega-se com sal numa cortia para lhe retirar a pele. Introduzem-se os gros assim arranjados em gua fria, juntamente com o toucinho, a carne e o chourio. Deixa-se cozer. Estando tudo cozido, introduz-se na panela o feijo verde inteiro e atado aos molhos, o frade aos cubos e a batata descascada. Quando o cozido estiver pronto, retira-se o caldo para a sopa e para o arroz solto, que dever acompanhar o cozido. A sopa obtm-se juntando ao caldo massinha mida e uns raminhos de hortel postos j no prato. A carne de carneiro deve ser temperada com sal, de vspera. A abbora de casca de pau uma variedade local. No se descasca, indo para a mesa cortada em bocados com 10 a 12 centmetros. H quem demolhe o gro com uma barbatana de bacalhau salgado. Nesse caso j no se esfrega com sal. H tambm que prefira introduzir o gro em gua a ferver para o cozer.
60

ter sido o lugar previsto para a construo da primitiva matriz, no fosse o santo, ter manifestado a sua preferncia a favor do lugar onde hoje est.

Produtos Locais

Nas lojas de artesanato da vila h trabalhos de couro, cermica, tecelagem manual, ferro e lato, tbua e trapos, caldeireiro, cestaria de cana e albardeiro. Nos montes serranos encontra trabalhos de cortia e madeira na Nora, rendas de bilros na Aldeia Ruiva, cestaria na Norinha, trabalhos de palma em Mourao e Vale Fuzeiros e um cadeireiro em Pedreiras. Quanto aos produtos agroalimentares alm do mel com sabor a alecrim, rosmaninho ou laranjeira, encontra aguardente de medronho, os licores de ervas e frutas e a variada doaria local, nomeadamente os famosos folhados de Messines. Na zona serrana, h fabricantes de mel na Aldeia Ruiva, Amorosa, Foz do Ribeiro, Ribeiro Meirinho e Vale Barriga. A doaria regional tambm est presente nos montes de Benaciate, Cumeada, Furadouro, Monte de So Jos, Nora, Pico Alto e Vale Figueira. A aguardente de medronho destilada em todos os montes da freguesia, no Azinhalinho, Conqueiros, Fonte Joo Lus, Foz do Ribeiro, Messines de Baixo, Monte da Zorra, Perna Seca, Rega, Vale Beja, Vale Fontes de Baixo e de Cima, Vale de Ms e Zebro de Cima.

Gastronomia

Os folhados de Messines so de comer e chorar por mais, uma receita de que as doceiras guardam ciosamente o segredo. Aproveite-se ento a frescuradas hortas das terras frteis de Messines para preparar este tradicional cozido de gro.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

S. Bartolomeu de Messines / Silves info

Barragem do Arade

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

RESTAURANTES RECOMENDADOS

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. .

Semana Cultural de S. Bartolomeu de Messines Maro Feriado Municipal 3 de Setembro

Ti Raquel Monte de S. Jos Tel. 282339109

Existe alojamento na zona.

. . . . . . .

Junta de Freguesia de So Bartolomeu de Messines Centro de Sade Farmcia Bancos

Pavilho gimnodesportivo Cine-teatro Correios

INFORMAES TEIS

Postos de Abastecimento _ So Bartolomeu de Messines

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

ALTE
onde o verde e a frescura convidam a momentos de lazer...

Cheira a flores, e a gua fresca da ribeira que a atravessa, desde a fonte grande queda do vigrio, d-lhe uma frescura perene, mesmo nos mais quentes dias de vero. A aldeia de Alte geralmente considerada como uma das mais bonitas de Portugal. Uma visita Fonte Pequena oferece o enquadramento perfeito... foi alis aqui que o poeta altense Cndido Guerreiro tantas vezes se inspirou e, por

isso acabou por lhe ser erguida, neste local, uma esttua em sua homenagem. Encontra aqui um espao harmonioso onde o verde e a frescura convidam a momentos de lazer. Ao longo da aldeia, a ribeira conduz as guas da Fonte Grande, num curso onde abundam as levadas, audes e velhas azenhas.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Alte

Identidade

Edificada entre os quatro serros que a rodeiam - Galvana, Francelheira, Castelo e Rocha Maior - a aldeia convida a percorrer as suas ruas apertadas, pisando de mansinho as caladas tradicionais e empedrados e espreitando aos ptios cheios de floreiras de sardinheiras. Noutros tempos podiam ouvir-se ao virar de cada esquina, sobretudo na Rua dos Pisadoiros, o som das maas de pisar o esparto, planta selvagem que marcou a vivncia econmica e social de toda a freguesia.

das novas tcnicas agrcolas e as culturas da amendoeira, alfarrobeira e figueira. As culturas rabe e berbere marcaram decisivamente a arquitectura local. Aps a conquista crist do Algarve, estabelecido o senhorio de Alte que se manteve at ao sculo XX.

Patrimnio Cultural

Localizao

Alte situa-se na parte sul da regio do Caldeiro e delimitada a norte por S. Barnab, a leste por Salir e Benafim, a sul pelo concelho de Albufeira e por S. Bartolomeu de Messines a oeste. A freguesia atravessada de oeste para este pela EN 124 que liga Silves a Alcoutim. A 25 Km, aproximadamente, de Loul, por estrada nova e construda a preceito, chega-se l em poucos minutos. At Albufeira os 30 Km levam mais tempo a percorrer.

Populao

A freguesia de Alte, segundo os dados preliminares dos Censos 2001 tem uma populao estimada em 2177 pessoas.

Igreja Matriz Com fundao anterior ao sc. XV, a igreja sofreu remodelaes nos sculos XVI e XVIII, apresentando actualmente um interior composto por trs naves separadas por arcos, suportados por fortes colunas. O maior destaque vai forosamente para a lindssima abbada quinhentista artesoada, revestida de azulejos do sculo XVIII, azuis e brancos e rica talha barroca. O portal e as pias baptismais so manuelinos. A talha dourada dos retbulos das capelas de Nossa Sr. do Carmo, Nossa Sr. do Rosrio e So Francisco contrasta com os azulejos polcromos que revestem a Capela de So Sebastio. Belas imagens de Santa Teresa, do sculo XVII, e de Nossa Sr. do Rosrio e Santa Margarida, do sculo XVIII, completam a decorao da igreja.
Igreja de S. Luis

Actividades Principais

A populao de Alte ocupa-se, na sua maioria, de actividades ligadas ao pequeno comrcio e agricultura de susbsistncia.

Histria

Com vestgios de ocupao romana desde o Neoltico, a regio acolheu comunidades de agricultores e pastores que influenciaram sucessivamente as comunidades locais. Durante a colonializao romana e o domnio visigtico, Alte evolui de villa rural integrada na grande propriedade romana, para comunidade camponesa autnoma da beira serra, mantendo as relaes comerciais com as cidades do litoral. No perodo muulmano, Alte torna-se um povoado fortificado e nas terras limtrofes so desenvolvi63

Percurso por Alte


O Largo Jos Cavaco Vieira, frente Casa do Povo, o corao da aldeia, onde se realizam as feiras e mercados, se encontram as gentes locais e se recebem as gentes de fora. A dois passos encontra-se a Igreja Matriz e a Escola Profissional Cndido Guerreiro. D um pequeno passeio a p pelas bonitas ruas de Alte, passando pela Capela de S. Lus, at s Fontes Pequena e Grande, onde poder desfrutar a beleza e frescura do vale da Ribeira de Alte e o som das guas correntes. Ao longo do percurso aprecie os pormenores da arquitectura tradicional. Acompanhe depois o curso da Ribeira, passando pelos antigos Moinhos da Levada e da Ponte, seguindo pelas runas dos moinhos da Abbada, do Tio Guerrilha, pela Queda do Vigrio e finalmente pelos Moinhos do Piso e do Ti Victor. No regresso aldeia, visite a Casa Memria dAlte Plo Museolgico do Esparto e Posto de Turismo Municipal, onde pode encontrar algum artesanato e produtos locais e ficar a saber um pouco mais sobre Alte e a sua freguesia. No mesmo edifcio encontra ainda uma oficina de Cermica, onde pode admirar a produo de cermica e azulejaria artesanal. Dirija-se depois para a Horta das Artes - Centro de Artes e Culturas, onde poder conhecer as actividades em curso ou ver alguma exposio de arte. Na aldeia pode encontrar, para alm de vrias lojas de artesanato, sapateiros, artesos de cermica e azulejos, rendas e bordados, bolos e doaria regional. Merece tambm referncia que pelos montes da freguesia existe quem ainda trabalhe o esparto, palma e tabua, bem como produtores de mel e gua mel, de enchidos de aguardente de medronho e de queijo fresco de cabra entre outros. O caminho para a Rocha dos Sodos oferece uma paisagem deslumbrante, avistando-se o mar no horizonte sul. Nas Sarnadas, uma aldeia de gente criativa, podem-se encontrar contadores de histrias, msicos, pintores, artesos que trabalham o esparto, a palma e a pita, produtores de mel e de aguardente e ainda... um curandeiro.
Sr. Joaquim - Sarnadas

Fonte Pequena

Casa Rosa Nas Assumadas, trata-se de um museu rural onde se pode admirar uma coleco privada de utenslios agrcolas, mobilirio e peas de cermica.

Patrimnio Natural

Pego do Vigrio (Morgado de Alte) Trata-se de uma queda de gua que se situa pouco abaixo da aldeia de Alte e surge pelo caudal da Ribeira e pela morfologia dos vales e encostas daquela rea. Mede cerca de 10 metros de altura e 2 metros de largura. um local de acesso um pouco difcil, devido sua encosta. Fonte Pequena e Fonte Grande Nascentes de gua (Olho de Boi) que, durante sculos, foram local de encontro das mulheres da aldeia para encherem os cntaros de gua e lavarem a roupa, hoje so um local aprazvel propcio ao repouso e piqueniques. Tratam-se de nascentes de gua localizadas num pequeno vale junto da aldeia de Alte. Nas margens da ribeira encontram-se restaurantes, cafs, reas de

64

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Alte

piquenique e de banhos (a represa constitui uma piscina natural). As guas da Fonte Grande e da Fonte Pequena que do origem Ribeira de Alte, j fizeram mover os nove moinhos da aldeia.

Tradies

Em relao origem do nome da povoao h uma lenda que alguns consideram facto histrico. Nos primeiros tempos, em toda aquela vasta rea, houve apenas uma ermida no stio Vila Verde do Vale, actualmente denominado, Santa Margarida. No Freixo Verde, localizado a nascente, morava uma rica lavradora muito religiosa e a que mais contribua para as despesas do capelo. Ora a ermida localizava-se a poente. Nunca o capelo subia ao altar para a missa aos domingos e dias santos, sem que a lavradora do Freixo Verde se encontrasse na capela. Um dia, porm, esta demorou-se tanto que o capelo, ao pensar que j no viria, iniciou a celebrao. Quando os fieis j retornavam a suas casas, no caminho encontraram a lavradora no stio onde agora se encontra a povoao de Alte. Dando-se conta que a celebrao da missa tinha sido feita

Barragem - Quinta do Freixo

Uma Caverna com nome de Igrejinha


A trs quilmetros da povoao, h uma grande caverna denominada a igrejinha dos Sodos, cuja origem se prende talvez ao tempo que foi habitada pelos trogloditas. Carlos Bonnet, engenheiro notvel, escreve sobre esta caverna o seguinte: A Igrejinha dos Sodos uma caverna grandiosa, de forma circular, de abboda muito elevada, feio de cpula. As estalactites, assaz grossas e separadas umas das outras, formam com as estalagmites colunas semelhantes das igrejas. Em razo de tal conformao deram os habitantes das localidades prximas a esta caverna o nome de Igrejinha, considerando a grande sala como nave central e as cmaras contguas como capelas. Segundo as lendas, a Igrejinha dos Sodos, foi habitada pelos mouros.

mesmo sem a sua presena, a lavradora voltou-se para a criadagem e disse: Alto! que aqui mandarei edificar uma igreja. E assim se fez a igreja que hoje a matriz, com a denominao de Igreja do Alto, passando depois, com o tempo, a aldeia a ser designada por Alte, a que no ser alheio o sotaque serrano . Segundo o povo, junto aos cerros que rodeiam a aldeia ouvem-se noite os murmrios dos mouros que enterraram no seu interior, todas as suas riquezas. Es so esses mesmos montes que motivam outras cantigas que ainda hoje so entodas Quatro serros tem Alte Que o cercam em redor Galvana e Francilheira Castello e Rocha Maior
Cantiga de Alte (in Monografia do Concelho de Loul)

Produtos Locais

economia, predominantemente agrcola e de sequeiro e assente ainda em prticas herdadas de tempos remotos, associa-se a produo da aguardente de medronho, do mel, do queijo e da doaria. Particular relevo merecem os trabalhos
65

Receita
Jantar ou Cozido de Milhos Ingredientes para 6 pessoas: 1 kg de milho amarelo em gro 1 p de porco (chispe) 1 orelha de porco um bocado de faceira e de focinho 250 g de toucinho 2 cravinhos sal e pimenta em gro cinzas Pe-se o milho de molho de um dia para o outro. No dia seguinte deitam-se os milhos numa panela, cobrem-se com gua fria e cinzas (de preferncia cinzas de figueira). Deixa-se o milho ferver at se poder retirar o olho preto. Escorrem-se e lavam-se os milhos esfregando-os e mudando as guas at largarem o referido olho preto, de que no deve ficar um nico na sopa. Depois de bem lavados deitam-se os milhos novamente na panela, cobrem-se com gua e juntam-se-lhes as carnes de porco preparadas, o toucinho, os cravinhos e os gros de pimenta. Deixam-se cozer. Os milhos abrem e a partir desta altura passam a chamar-se freiras. Servem-se em travessa com as carnes. As carnes para este prato tm de ser frescas. Deste prato, que se come na poca das matanas, dizem os locais que de to saboroso parece no encher a barriga.

Rebanho - Quinta do Freixo

de artesanato que se executam na Freguesia de Alte com recurso ao esparto, palma, madeira e cermica e que se comercializam em todo o Algarve. Em Santa Margarida, encontra artesanato de rendas e croch e trabalhos em cobre e alumnio. Na Torre, visite a cooperativa de fabricao de brinquedos de madeira e oia o clebre grupo musical Os Velhos da Torre.

O Esparto e a empreita de Palma


Demolhado nas levadas da ribeira e enxuto nas suas margens, o esparto era depois pisado, horas a fio, nas ruas e largos da aldeia e sobretudo na Rua dos Pisadoiros, desde as primeiras horas da madrugada, at ao nascer do Sol. noite, nos seres lareira ou nos ptios da aldeia, as mulheres torciam-no entre as suas mos calosas, numa delicada e fina baracinha. O resultado do seu labor e perfeio, seria depois comercializado pelos donos do esparto, em Alte, Benafim e Loul, o esparto como objectos funcionais do quotidiano - os ceires, cabos, sacos de rede, a empreita para os chapus, as alcofas ou os tapetes.

Gastronomia

Na doaria e confeitaria, existem deliciosos doces e bolos, nomeadamente de amndoa e mel, nas pastelarias locais. Bolos que sabem bem com a aguardente de medronho. Mas em poucos lugares sabem to bem as tpicas comidas da serra algarvia, a galinha de cabidela ou cerejada, o galo caseiro, as papas e o jantar de milhos, entre muitas outras.

66

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Alte info
FESTAS|FEIRAS|MERCADOS ONDE COMER ONDE DORMIR SERVIOS E ENTIDADES

. . . . . . . . . .

Mercado mensal de Alte 3 Quinta-feira do ms Mercado do Azinhal 4 Sbado de cada ms Feira da Primavera ou Feira dos Produtos e Produtores Locais _ Azinhal Abril Semana Cultural _ Alte 25 de Abril a 1 de Maio Festas do Dia do Trabalhador / Festival de Folclore _ Alte 1 de Maio Passeio Pedestre / Marcha da Amizade / Festejos da Pscoa _ Monte Ruivo 10 de Junho Festa do Po _ Azinhal Julho Festa do Vero _ Santa Margarida 1 fim-de-semana de Agosto Festivais de Folclore e de Msica Tradicional _ Fonte Grande em Alte 2 fim-de-semana de Agosto Festa da Juventude _ Monte Ruivo 3 fim-de-semana de Agosto

. . . . . . . .

O Rosmaninho Sarnadas Alte Tel. 289478482 Restaurante Fonte Pequena Tel. 289478181 Caf / Restaurante O Lus Tel. 289478540 Caf / Restaurante Pr-do-Sol Tel. 289478102 Cantinho DAlte Tel. 289478555 Toca do Coelho Azinhal Tel. 289478754 Alte Hotel Tel. 289478523 Casa de Pasto das guas Frias Tel. 289478178

Existe alojamento na zona.

. . . . .

Junta de Freguesia de Alte Largo Jos Cavaco Vieira Tel. 289478200 Centro de Sade Extenso de Alte Largo Jos Cavaco Vieira Tel. 289478666 Correios Rua da Praa n 8 Tel. 289478900 Posto de Turismo Estrada da Ponte, n 17 Tel. 289478666 Farmcia

Rua tpica

INFORMAES TEIS

Multibanco _ Alte

Postos de Abastecimento _ Alte

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

PADERNE
entre o litoral e o interior do Algarve...

Vale a pena conhecer in loco as runas da antiga fortaleza rabe, uma jia da construo militar muulmana erguida no topo de um promontrio calcrio de impressionantes e abruptas encostas. Conquistado em 1248 ao clebre Califa Almada Al-Mansor, pelos cavaleiros monges da ordem de Santiago, este castelo de taipa foi em tempos medievais, sentinela e guardio do caminho entre o litoral e o interior do Algarve.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Paderne

Identidade

Paderne das trs freguesias de Albufeira a que mantm mais acesa a chama da tradio. So disso exemplo a sobrevivncia do seu artesanato e as festas populares. A bonita povoao de Paderne estende-se pela encosta de um cerro denominado de Paderna, do qual recebeu o nome.

Localizao

A 12 Km de Albufeira com uma rea de 57Km2, a freguesia localiza-se no Barrocal Algarvio. Prximo de Paderne passam duas ribeiras, a dAlte e a de Algibre, as quais juntam as suas guas perto da povoao, indo banhar o sop do Castelo e desaguar Praia de Quarteira. No seu percurso formam bonitas margens que convidam a passeios bastante agradveis.

auxiliado por uma esquadra de cruzados ingleses. O poder Cristo exerceu-se durante pouco tempo, j que em 1191 o clebre califa almada Al-Mansur voltou a reconquist-la, e s em 1248 Do Paio Peres Correia, mestre da Ordem Militar de Santiago de Espada conquistou definitivamente o Castelo e deu inicio ao repovoamento cristo. Fora dos recintos amuralhados no havia quaisquer construes, o que faz supor que a actual povoao de Paderne seja posterior tomada do seu Castelo aos mouros. Em 1305 D. Dinis doou o Castelo, a Vila e o padroado da Igreja Ordem Militar de Aviz pelos seus feitos a favor da reconquista.

Patrimnio Cultural

Populao

Segundo os dados preliminares dos Censos 2001, Paderne tem 3432 residentes.

Actividades Principais Histria

Os habitantes dedicam-se na sua grande maioria agricultura e ao pequeno comrcio.

A referncia mais antiga sobre Paderne data de 1189, altura em que D. Sancho I a conquistou,

Castelo de Paderne Este Castelo um dos que figuram na Bandeira de Portugal e foi conquistado aos mouros por D. Paio Peres Correia em 1248 e desactivado em 1858. Classificado como Imvel de Interesse Pblico desde 1971, o Castelo est a ser objecto de estudo por parte do IPPAR Instituto Portugus do Patrimnio Arquitectnico e Arqueolgico, com vista sua valorizao e classificao das reas envolventes Ribeira de Quarteira como rea de Paisagem Protegida. Este estudo contempla a identificao de vrios ncleos de interesse arqueolgico e etnogrfico, bem como a caracterizao da fauna e flora existentes. Apesar dos sucessivos restauros, o seu estado de conservao encontra-se degradado e nos nossos dias apresenta apenas alguns panos de muralha, bem como o torreo de entrada e paredes-mestras da sua Ermida. Nos princpios do sc. XVI, com a transferncia da povoao do interior das muralhas para Norte, torna-se claro o seu estado de semi-abandono e mais tarde com o terramoto de 1755 sofre o desmoronamento parcial das muralhas e da torre albarr. Igreja Matriz A Igreja Matriz de Paderne um belssimo templo de 3 naves e a sua construo data de

Sra. de Paderne 69

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Paderne

Percurso por Paderne


Propomos que faa o percurso pedestre do Castelo de Paderne, uma iniciativa de interesse turstico implementado pela Direco Regional do Ambiente e do ordenamento do Territrio com uma extenso de 2,1 km e que conduz ao emblemtico monumento daquela terra algarvia no concelho de Albufeira. Est o mesmo inserido num local de especial beleza paisagstica e de grande importncia do ponto de vista botnico e faunstico, num verdadeiro sentido de turismo de natureza e cultural. Este percurso desenvolve-se numa rea da rede Natura 2000, ao longo das margens da ribeira de Quarteira, numa zona de ocupao humana muito antiga, atestada pelo patrimnio existente, tais como o castelo, a ponte e as azenhas, entre outros vestgios arqueolgicos.

1506, com acrscimos posteriores. Aquando da transferncia da povoao de Paderne do interior das muralhas 2 km para Norte, construiu-se ento uma nova Igreja que viria a ser a Igreja Matriz de Paderne. O templo que se iniciou ento tinha trs naves, quatro tramos e cabeceira composta pela ousia e duas capelas colaterais, estando em 1554 quase concluda, faltando somente a cobertura do corpo da Igreja. Da sua arquitectura destaca-se a conjugao tardia do formulrio renascentista com elementos manuelinos, nomeadamente nas cantarias dos capitis, no arco triunfal e na cobertura de uma das capelas da cabeceira. Nos sculos XVII e XVIII procedeu-se abertura de algumas capelas laterais no corpo da Igreja, destinadas s confrarias que aqui se sediaram e nos finais do sc. XIX foi acrescentado um tramo ao corpo da Igreja, construindo-se uma nova fachada principal (1880) e mais tarde, em 1905 procedeu-se ao aumento da torre sineira e sua dotao com um relgio. No seu interior possvel admirar os vrios retbulos, um clice que tem como curiosidade o facto de possuir um n esfrico achatado, o que o transforma num interessante testemunho do perodo renascentista. De entre o esplio escultrico, composto por uma dzia de exemplares de madeira dos sculos XVII e XVIII, salienta-se a imagem do Arcanjo S. Miguel, da poca barroca. Ermida da Nossa Sr. do P da Cruz Esta Ermida ter sido edificada no sculo XVII, tendo sofrido obras de restauro em 1711. No seu interior possvel admirar o seu retbulo do princpio do sculo XVIII (cerca de 1715), tratando-se dum testemunho do perodo barroco. Ermida da Nossa Sr. da Assuno Antiga Parquia de Paderne, a Ermida da Nossa Sr. da Assuno vulgarmente chamada Ermida da Senhora do Castelo, situa-se dentro do permetro da antiga fortificao de Paderne, mas o isolamento e a runa deste, levaram ao seu progressivo abandono, e apesar dos sucessivos restauros, foi definitivamente desactivada em 1858. Tratava-se de uma pequena edificao de

Castelo 70

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Paderne

Ponte do Castelo

Azenha do Castelo

abbada na capela-mor e de corpo fechado em madeira. Apresentando trs altares, tendo no altar-mor a Sagrada Imagem da Nossa Senhora. Actualmente apenas apresenta as paredes mestras, tendo-se perdido a maior parte de seu esplio. Ponte do Castelo Trata-se de uma ponte de feio romana, situada no vale a sudoeste do Castelo sobre a Ribeira de Quarteira, reedificada em 1771 e onde so visveis trs arcos e dois talha-mars com a forma de prisma triangular. Azenha Trata-se de um sistema tradicional de moagem, que tem por fora motriz o impulso da gua. Desconhece-se a data de construo desta Azenha, sabendo-se, no entanto, que estes engenhos so mais antigos que os moinhos de vento e constituem uma herana do perodo rabe. Na Carta de Foral concedida por D. Manuel, em 1504, j se encontram referncias a estes sistemas de moagem, o que pressupe a sua antiguidade e o importante papel que desempenharam num fundo tecnolgico tradicional das comunidades que aqui viviam. Fonte Localizada na estrada entre Paderne e o seu Cas-

telo, a sua existncia remonta ao sc. XVIII e dada a sua importncia, encontrava-se firmemente protegida pela legislao municipal da poca. Integrada na zona de interveno da Ribeira de Quarteira, possui um projecto que contempla a conservao da fonte e arranjo paisagstico dos espaos envolventes.

Patrimnio Natural

As orqudeas selvagens so um tesouro frgil, precioso e pouco conhecido. A sua existncia pressupe um delicado equilbrio ecolgico. Poder encontrar vrias espcies no acesso ao castelo de Paderne, que se inicia junto a um aude de moinho. A, basta um olhar mais atento e ser fcil encontrar a flor do enforcado, uma das espcies algarvias mais bonitas. Em cachos brancos ou rosados, eles surgem muitas vezes sob a sombra protectora das alfarrobeiras e outras rvores. Recorde-se que Paderne faz parte da Rede Natura 2000.

Tradies

As Mouras de Paderne Numa manh da mais potica Primavera, tomavam as belas mouras o seu banho na ribeira que corre no sop do monte do castelo, quando as crianas que brincavam prximo das
71

Receita
Cabidela de Galinha Ingredientes: 1 kg de carne de galinha 1 dl de sangue do mesmo 1 dl de vinagre 1/2 dl de vinho tinto 1/2 dl de azeite 1,5 l de gua 1 cebola mdia 3 dentes de alho 2 folhas de louro 1 ramo de salsa sal 1/2 kg de batatas brancas Corte a carne em pedaos, pique a cebola e os alhos. Despeje o azeite num tacho, aloure a cebola com os alhos e o louro. Junte a carne, deixe-a estufar 10 minutos e misture o vinho. Ao levantar fervura, junte a gua e deixe cozer durante 45 minutos em lume brando. Adicione as batatas, deixe ferver durante mais 15 minutos, deite a salsa e o sangue misturado com o vinagre, mexendo com uma colher de pau.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Paderne

Bolo de Amndoa

subterrneo que da ribeira comunicava com o castelo, onde se esconderam. Da mesma forma, os mouros que trabalhavam nos campos tambm correram ao castelo e juntaram-se aos seus camaradas que j lutavam contra os cristos. O combate foi duro e mortfero e aps algum tempo, os sarracenos foram expulsos e os cristos tomaram o castelo. Afirma a lenda que no subterrneo ficaram encantados mouros e mouras, que ali defendem os seus tesouros, at que a sua raa se resolva a vir desencant-los. S saem dali meia noite ou ao meio dia.

Produtos Locais

Pode encontrar na vila trabalhos de palma e tapetes de esparto, capachos de milho com decoraes, produzidos por artesos locais, bem como peas em cobre e lato, cestos, rendas e calado tpico.

margens vieram a correr dizendo: - Veja minha me. Que bonito ! - O qu, filho? - Os matos a correr para o castelo. Saiu a me do banho e correu a verificar o facto. Ento teve a compreenso ntida do que se passava. Os cristos serviram-se de uma estratgia para se aproximar do castelo: tinham arrancado uma poro de mato e encobertos com este, tentavam entrar no forte do castelo. A moura deu de imediato voz de alarme s suas companheiras, que correram para a boca do
72

Gastronomia

Dos agricultores das terras do interior vem o jantar de milhos acompanhado por carne de porco e enchidos, o jantar de chcharos (tipo de gro, mas a erva usada para forragem), a cabidela de galinha e a p de cordeiro assada, a que no faltam as amndoas, o mel e o alecrim para um sabor inesquecvel. Nos doces h que optar entre as batatas de amndoa, o ngado de amndoa, o Morgado, o bolo de amndoa ou o caracterstico e muito doce queijo de figo.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Paderne info

Casa tpica

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

RESTAURANTES RECOMENDADOS

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

Feira de So Tiago _ Paderne 24 de Julho

Restaurante Mato Vista Tel. 289367101

Existe alojamento na zona.

. . .

Farmcia Delegao dos Correios Centro de Sade

INFORMAES TEIS

Multibanco _ Paderne

Postos de Abastecimento _ Paderne

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

SALIR
verdadeiros tesouros naturais...

A linda arquitectura tradicional, com as aoteias, as chamins, as cantarias, os vestgios arqueolgicos, as noras, as azenhas, os moinhos de vento e de gua, a literatura oral, os costumes, o tipicismo, so ingredientes que fazem de Salir uma vila de extraordinria beleza. Nos arredores, verdadeiros tesouros naturais, como o stio Classificado da Rocha da Pena, so pretexto para estadias repousantes.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Salir

Identidade

o perodo da ocupao Almada, no sculo XII. Salir referenciado no Portugaliae Monumenta Historica como local onde D. Paio Peres Correia aguardou a chegada de D. Afonso III, para juntos empreenderem a conquista do que ainda no Algarve restava em poder dos mouros em 1249. No tempo de D. Afonso III, uma praa-forte conferindo ao Castelo de Selir (designao rabe) um papel privilegiado na conquista definitiva do Algarve. O Castelo, ao que se supe, foi incendiado e reconstrudo por duas vezes, restando hoje, apenas, runas das suas muralhas. No censo de Pina Manique de 1798, consta a Freguesia de So Sebastio de Salir, detentora de 408 fogos, no Concelho de Loul e comarca de Tavira.

Salir uma freguesia de base agrcola, mas ao mesmo tempo detentora de um patrimnio inestimvel, quer histrico, natural ou paisagstico. Est situada no prolongamento dos chamados Barros Vermelhos de Silves, que oferecem excelentes condies para a hortofruticultura.

Localizao

A freguesia de Salir a maior do concelho de Loul e uma das mais importantes. Trata-se de uma freguesia situada na beira serra fazendo a transio entre o barrocal e a serra algarvia. o elo de ligao entre o Alentejo e o Algarve, sendo o centro aglutinador das freguesias limtrofes. Tem cerca de 200Km2, sendo seguramente uma das maiores de Portugal.

Populao

Em Salir residem 3023 indivduos de acordo com o ltimo Censo realizado em 2001.

Patrimnio Cultural

Actividades Principais

A agricultura, silvicultura, pastorcia e os servios designadamente comrcio e turismo so as actividades fulcrais. Produz-se, em quantidade considervel, amndoas, alfarrobas, azeitonas, cortia e trigo. No que se refere ao regadio, este tambm ocupa um lugar de relevo. As potencialidades tursticas abrangem diversas vertentes Agro-turismo, turismo de habitao, etc.

Castelo o mais importante monumento de Salir. Construdo em taipa no sc. XII pelos berberes Almodas, restam-lhe hoje alguns torrees, parte da muralha, no chamado muro da sabedoria e parte das casas que ai foram construdas.

Castelo

Histria

A origem da povoao de Salir perde-se nos tempos, alvitrando-se a hiptese de ter sido habitada pelos Celtas, sendo certo que, pelos resultados obtidos atravs das escavaes arqueolgicas em curso nas runas do Castelo de Salir, esta povoao foi habitada pelos rabes, tendo o Castelo sido construdo durante
75

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Salir

Percurso por Salir


Propomos um percurso no interior do concelho e que est dividido em dois tipos de paisagem, a ribeirinha e a da serra. Serpenteando pela serra, no fundo do vale corre a Ribeira do Arade, onde h gua quase todo o ano. O trilho cruza a ribeira diversas vezes, podendo ser admirada a vegetao tipicamente ribeirinha e a riqueza faunstica. Trata-se de uma antiga zona de hortas e regadio, com os diversos engenhos, tais como noras cuja gua era retirada com a fora de animais, tendo essa prtica cado em desuso. Podem ainda ser observados audes, moinhos de gua, audes, levadas e como vedao das terras podem encontrar-se alguns muros de taipa (antiga tcnica de construo muulmana). Quando se sobe ao topo do cerro do Malho, um dos pontos mais altos da cadeia montanhosa do Caldeiro, a vista panormica maior e mais diversificada na proporo directa da visibilidade do ar, podendo ir at ao mar.

Igreja do P da Cruz

Igreja Matriz Edificada no sc. XVI, num cerro fronteiro ao do Castelo, para onde a aldeia, entretanto havia crescido. Capela da Nossa Sr. do P da Cruz Situada junto ao Castelo, ter sido tambm construda no sc. XVI.

Quinta do Freixo 76

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


Rocha da Pena
O stio classificado da Rocha da Pena uma relquia ambiental de extraordinria beleza com alto valor histrico e cientfico, encontrando-se nesta zona, nove espcies endgenas sendo um lugar procurado pelas aves de rapina, designadamente, gavies e guias. Foram identificadas algumas espcies como por exemplo, a guia de bonelli e o Bufo-real que se encontram em risco de extino. A Rocha da Pena caracteriza-se por magnficas paisagens, caractersticas do Barrocal e pitorescas povoaes com o seu casario tpico. O relevo calcrio com 479 metros de altitude, constitui um miradouro natural de vastos panoramas que abrangem o mar, vestgios da ocupao neoltica, romana e muulmana. Possui grutas e algares. O principal interesse da Rocha da Pena est no seu patrimnio arqueolgico e natural.

Trabalho de Empreita

Ao nvel do patrimnio rural e urbano, Salir uma freguesia bastante rica. Um dos poucos moinhos de vento ainda a funcionar em todo o Algarve situa-se na cumeada, havendo muitos outros arruinados por toda a serra. Alguns montes e aldeias constituem autnticas exposies vivas sobre os modelos e processos de construo tradicional, desde os ancestrais palheiros circulares, at s cantarias e fornos de cozer po. Uma belssima chamin do sc. XVIII pode, por exemplo, ser admirada no Porto das Covas, um dos ncleos urbanos mais antigos de Salir.

Patrimnio Natural

Lagoa (seca) da Nave do Baro Trata-se de uma lagoa seca cujo subsolo de origem crsica e por isso com grande poder de reteno das guas, mantendo a gua retida superfcie, em geral at meados de Maio. Todo este vale possui um inegvel valor ambiental e paisagstico. Stio do Malho Miradouro natural sobre a serra do Caldeiro.

Tradies

A Festa da Espiga, festejada na Quinta-feira


Rocha da Pena

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Salir

de Ascenso (Maio) o acontecimento mais relevante ao nvel das manifestaes tradicionais da Freguesia de Salir, uma vez que encerra aspectos verdadeiramente ancestrais que esto relacionados com as razes culturais das suas gentes. O desfile etnogrfico, nico no Pas, funciona como atractivo turstico a par de uma mostra/feira do mais genuno artesanato.

Produtos Locais

Abboras

Receita
Jantar de Gro Ingredientes: 4 dl de gro 500 g de batata 200 g de toucinho 250 g de carne de vaca, carneiro ou porco 1 talhada grande de frade ou abbora 1 cebola 0,5 dl de azeite 1 dente de alho 1 chourio 1 folha de louro Cerca de 2 l de gua Sal Coloca-se o gro a demolhar na vspera. Esfregue o gro demolhado de modo a retirar-lhe a pele. Leve a cozer os gros com o chourio, a carne e o toucinho em gua fria. Depois de estar tudo cozido acrescente o frade aos cubos e a batata. Pode juntar massa ou arroz.

Muitas actividades foram desaparecendo na voragem da sociedade. No entanto nesta freguesia ainda se manufacturam bons cestos de vime e de cana, diversos objectos de palma e esparto, bordados e rendas, bem como lata, mobilirio em madeira. Em Salir poder adquirir tambm produtos biolgicos, preservando os bons sabores da serra, os enchidos, a aguardente de medronho e os licores de ervas, so muito procurados e valorizados.

Doces Quinta do Freixo

78

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Salir info
FESTAS|FEIRAS|MERCADOS RESTAURANTES RECOMENDADOS ONDE DORMIR SERVIOS E ENTIDADES

. . . . . . . . . . . . . .

Feira de Janeiro 25 de Janeiro Festa de S. Lus e S. Sebastio / Festas Religiosas ltimo Domingo de Fevereiro Feira de Maio 4 de Maio Festa da Pinha Maio (dia da Espiga) Festa do Clube Caa e Pesca de Salir 10 de Junho Festa da Associao Cultural das Barrosas ltimo fim-de-semana de Julho Festa da Associao Cultural de Salir 1 fim-de-semana de Agosto Festa da Cooperativa Agrcola dos Montes Novos 1 fim-de-semana de Agosto Festa da Nossa Sr do P da Cruz 2 Domingo de Agosto Festa da Associao Os Bares 3 fim-de-semana de Agosto Feira de Setembro 14 de Setembro

Ti Bia Barranco do Velho Tel: 289846425

Existe alojamento na zona.

. . . .

Farmcia Delegao dos Correios Centro de Sade Caixa de Crdito Agrcola

Vista Panormica

Festa dos Santos Populares _ Salir Dias dos Santos Populares Festa da Espiga Quinta-feira da Asceno

Festa dos Ramos - Procisso Domingo de Ramos


INFORMAES TEIS

Multibanco _ Salir

Postos de Abastecimento _ Salir

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

QUERENA
a transio entre o Barrocal e a Serra...

Em Querena, barras azuis emolduram portas e janelas, e algumas chamins rendilhadas, redondas e rectangulares, bem visveis, vo decorando os telhados. Platibandas ricamente trabalhadas marcam alguns edifcios ao longo da subida, que termina perto da Igreja Matriz.

com quase oitenta metros de comprimento e doze de altura.

Querena conhecida pelas suas saborosas chourias e pela boa qualidade da aguardente de medronho, destilada por processos seculares. Talvez por isso, a populao local orgulha-se de

Ali perto, a Fonte Benmola merece um passeio e no deixe de visitar as grutas da Salustreira,

realizar, em Janeiro, a Festa das Chourias.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Querena

Identidade

A Aldeia de Querena situa-se num monte que d o nome freguesia e que se pode caracterizar pela transio entre o Barrocal e a Serra. As casas descem pela encosta em todas as direces e o centro da aldeia encontra-se bem l no alto, no largo da pequena e bonita igreja, orgulho das gentes de Querena.

Localizao

A freguesia de Querena est situada no interior do concelho de Loul. Abrange as zonas do Barrocal, Beira Serra e Serra. A rea da freguesia delimitada a norte pela freguesia de Salir, a Sul pelas freguesias de S. Sebastio e S. Clemente, a nascente pelo concelho de S. Brs de Alportel e a poente pela recentemente criada freguesia da Tor. Dista cerca de 11 Km da sede do concelho e 22 Km do litoral.

parece que o destino os ouvia e deu terra em que nasceram o nome de Querena, de tanto bem que lhe querem. No inico do sc. XVI Querena era uma pequena localidade da freguesia de S. Clemente de Loul. Como outras localidades algarvias a pequena povoao conheceu um assinalvel crescimento econmico durante a epopeia dos descobrimentos sendo elevada categoria de sede de freguesia em meados de quinhentos. Em 1554 aparece designada como freguesia de Nossa Sr. da Assuno de Querena. No final do sc. XX, a freguesia viu reduzida a sua rea geogrfica dada a criao da recente freguesia da Tor.

Patrimnio Cultural

Populao

Em Querena residem 811 pessoas, a que se juntam muitos visitantes, atrados pelo pitoresco da aldeia, e pelo seu patrimnio gastronmico e ambienal.

Igreja Matriz Nossa Sr. da Assuno Este edifcio, com origem no sculo XVI, possui uma fachada com um belssimo portal Manuelino (sculo XVI) e um portal lateral da mesma poca. No interior encontramos uma pia-baptismal do mesmo perodo. O Altar da capela-mor e

Actividades Principais

Agricultura de subsistncia; produtos agro-alimentares (mel e aguardente de medronho); artesanato e restaurao.

Igreja e Cruzeiro

Histria

Os mais antigos testemunhos da ocupao humana na zona remontam ao Neoltico (Grutas Igrejinha dos Mouros e Salustreira). Encontramos ainda uma mina de cobre da Idade do Bronze e vestgios de ocupao romana e islmica. Desconhece-se a origem do topnimo Querena. A tradio popular atribui-lhe o significado de afecto, amor, boa vontade em que perante a hiptese de anexao de freguesia de Querena de Salir, os moradores permaneceriam na sua querena desejando a autonomia administrativa. Jos Hermano Saraiva escrevia Querena: um querer to forte e to caloroso que at
81

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Querena

Percurso por Querena


Na estrada que liga Querena a Loul, podem-se apreciar alguns locais de interesse. Logo sada da aldeia est o Cerro dos Negros, com uma altura aproximada de 404 metros. Do seu topo vislumbram-se amplos panoramas. Para norte, a serra desdobra-se em ondas suaves enquanto para sul, as vistas abrangem o litoral e o mar.

capelas laterais com retbulos de talha dourada constituem bonitos exemplares da perodo barroco. Entre as imagens merecem destaque uma Virgem e uma Nossa Sr. da Assuno, do sculo XVII. O terramoto de 1755 causou algumas runas na igreja, cujas reparaes foram efectuadas nos anos seguintes, sendo desa poca a torre sineira. Do sc. XIX datam o presente fronto da fachada principal do edifcio e a janela emoldurada. Cruzeiro No largo da Igreja, encontra-se um interessante Cruzeiro, construdo integralmente em cantaria assente sobre uma rocha calcria e embelezado com um canteiro circular, provavelmente do sculo XVI. Ermida Nossa Sr. do P da Cruz Situada a poente da Igreja Nossa Sr. da Assuno, Remonta ao sc. XVII. Constitui um testemunho do estilo cho na arquitectura algarvia. Recentemente restaurada. Hoje em dia utilizada como espao funerrio. Moinho Ti Casinha O plo museolgico situa-se num antigo moinho de gua. ptima vista sobre a serra e ribeira da Mercs. Organizam circuitos pedestres, passeios ao luar, seres culturais, desfolhadas, e outras actividades.
82 Fonte Benmola

Patrimnio Natural

Fonte Benmola Considerado Stio Classificado, um local de paisagem aprazvel atravessado pela ribeira da Menalva. Nas suas margens existem algumas espcies vegetais pouco comuns no Algarve - salgueiros, freixos, choupos, tamargueiras e canaviais. Nas encostas do vale, predomina a vegetao tpica do Barrocal Algarvio como o alecrim, o rosmaninho, o tomilho, a esteva, o zambujeiro, o sobreiro e a alfarrobeira. Entre a fauna destacam-se a lontra, a grande diversidade de aves e algumas colnias de morcegos. Na rea do parque situam-se as grutas da Salstreira Menor e Salstreira Maior. As grutas datam do periodo Neoltico e tratam-se de Grutas Naturais. Aqui foram encontrados

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


O Barrocal
vestgios pr-histricos (ex. alguma cermica grosseira). Possuem vrias divises, com uma abbada de pedra sustentada por colunas. Na caverna da Salustreira Menor encontra-se uma pedra com 1 metros de altura denominada pelo povo de Moura Encantada. Actualmente encontram-se bastante degradadas. Este local possui ainda uma rea de recreio e piquenique junto dos olhos dgua / nascentes (com propriedades teraputicas reconhecidas). Fonte Filipe Fonte situada no curso da Ribeira das Mercs. rea protegida por densa vegetao, equipada com bancos e mesas em pedra e espao de estacionamento. Zona de lazer, cuja gua das fontes tem propriedades teraputicas reconhecidas. Local onde se realiza a festa do 1 de Maio organizada pela Junta de Freguesia. tambm local de partida ou chegada para um dos mais belos passeios pedestres que pode se realizar ao longo da Ribeira das Mercs.

A faixa do Algarve situada entre a Serra e o Litoral denominada por Barrocal e estende-se desde o Rio Guadiana, a Leste, at Ponta de Sagres, a Oeste. As suas caractersticas so tipicamente mediterrneas, tanto no clima como na vegetao a existentes. Da orla do Mediterrneo j quase desapareceu esta vegetao tpica, que praticamente existe apenas no Algarve. No forma florestas por ter sido destruda ao longo do tempo, mas adquire o porte de matagal, a que se chama maquis. As actividades econmicas principais so a agricultura e a fruticultura.

Tradies

As lendas das mouras encantadas, tm aqui especial significado e continuam a fazer parte do imaginrio colectivo das populaes. Eis a Lenda das Mouras de Querena: H muitos anos, foram dois rapazes buscar gua Fonte Filipe. Quando j estavam de regresso com os seus cntaros cheios, apareceu-lhe repentinamente uma formosa mulher de tranas louras que pareciam madeixas de ouro. A dama com um sorriso nos lbios, convidou-os a servirem-se de uns figos que estavam a secar numa esteira de palma. O mais velho no aceitou o convite e seguiu o seu caminho, mas o mais novo aproximou-se da esteira e tirou uma mo cheia de figos, agradecendo a gentileza do oferecimento. Quando o mais novo quis mostrar ao irmo os belos figos, deparou-se com uma mo cheia de peas de ouro e ambos ficaram muito surpreendidos. - Quem te deu essas peas de ouro?
Alfarrobas

Receita
Favas Algarvia Ingredientes para 4 pessoas: 800 g de favas (descascadas) 150 g de chourio preto (morcela) 150 g de chourio vermelho 2 dentes de alho 1/4 dl de azeite 150 g de bacon ou toucinho entremeado fresco 1 Molho de coentros, rama de alho e de cebola Descasque as favas. Lave em gua fria e escorra num passador. Leve um tacho ao lume. Adicione um pouco de gua, junte as favas e coza cerca de 8 minutos. Escorra as favas e retire-as do tacho. Descasque os dentes de alho e pique fino. Corte o chourio preto e o vermelho s rodas e o bacon em fatias pequenas. Leve novamente o tacho ao lume, depois de lavado e limpo. Deite o azeite e deixe aquecer. Junte o alho e deixe alourar, sem queimar. Em seguida, junte as favas e um pouco de gua. Tape e deixe cozinhar. parte, numa frigideira frite as carnes. Junte s favas que esto a cozinhar e mexa envolvendo as carnes com favas. Deixe apurar. Polvilhe com coentros, ramas de alho e de cebola picadas.

Trabalho de Empreita

eu ofereci. E desapareceu sem deixar rastro

Produtos Locais

Ao longo do Vale da Ribeira da Menalva ainda existe a arte tradicional da cestaria de cana. O fabrico de bonecas de trapos uma arte que tem vindo a destacar-se. As bonecas tm cerca de 25 cm de comprimento e so vestidas e caladas a rigor, com os trajes tradicionais. As suas figuras representam vrias profisses tpicas e antigas. Em Pombal, perto de Querena, fazem-se deliciosos gelados, usando s produtos naturais. tambm nesta freguesia que se destila um dos mais afamados medronho e se produz o mais apreciado chourio, para alm de outras tipicidades. A Festa das Chourias (Festa de S. Lus), constitui, entre outros, um dos pontos altos das festividades em honra dos produtos tradicionais locais. Licores utilizando os mais variados produtos da zona, bem como compotas caseiras e mel so outros dos produtos que bem afamam esta freguesia.

- So os figos que tirei da esteira. Maravilhado e ao mesmo tempo pesaroso de no ter sido mais delicado com a dama, o irmo mais velho voltou imediatamente pelo mesmo caminho at chegar ao sitio onde encontrou a dama. Esta num riso zombeteiro e azedo disse ao rapaz: - Queres figos, queres? Tivesses levado quando
84

Gastronomia

Em Querena encontraMel de Querena mos uma gastronomia tpica que os restaurantes locais conservam o mais genuinamente possvel. So pratos tpicos de Querena, entre outros, a Galinha Cerejada, o Galo de Cabidela e o Xerm (as papas do milho, prato de origem rabe).

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Querena info
FESTAS|FEIRAS|MERCADOS RESTAURANTES RECOMENDADOS ONDE DORMIR SERVIOS E ENTIDADES

. . . . . . .

Encontro de Janeiras Janeiro Festa das Chourias 3 fim-de-semana de Janeiro Festa dos Folares Domingo de Pscoa Festa de S.Joo Junho Festa do Petisco 1 ou 2 fim-de-semana de Agosto Festa da Nossa Sr da Assuno 15 de Agosto Festa dos Filhos de Querena Agosto

Restaurante Querena Largo da Igreja Tel. 289422540

Existe alojamento na zona.

. .

Posto de Turismo Centro de Sade

Ti Casinha

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

AMEIXIAL
o tipicismo do casario que compe a aldeia...

Uma referncia que distingue o Ameixial , sem dvida o tipicismo do casario que compe a aldeia, uma das mais emblemticas da regio algarvia e at do pas. As suas gentes so acolhedoras e mestras na arte de bem receber. O Ameixial oferece bons motivos para percursos

de descoberta dos seus recursos mais notveis, ao mesmo tempo que se conhecem os aspectos mais salientes da vida da populao local: o patrimnio natural e arqueolgico e a arquitectura rural.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Ameixial

Identidade

uma freguesia serrana, na partilha do Algarve com o Alentejo, situada a cerca de meia centena de quilmetros de Loul, a sede do concelho. Possui belos montados, abundantes colmeias e caracteriza-se pela sua ruralidade. Existem casas com bonitos elementos decorativos, quer platibandas, quer janelas emolduradas com lajes de pedra.

populao com idade activa como actividade principal ou complementar. No falta, tambm, o artesanato local.

Histria

Localizao

Limitada pela ribeira do Vasco a Norte, pela freguesia de Salir a Sul e pelas freguesias de Martinlongo e Cachopo a Leste, situa-se no corao da Serra do Caldeiro, num lugar alto, entre os cabeos da serra, donde se avista Beja.

Populao

O passado desta freguesia muito antigo, estando amplamente documentado, a partir do Neoltico por numerosos achados arquelgicos. Destes achados destacam-se algumas inscries ibricas e um grande nmero de objectos que integram a coleco de J. Rosa Madeira. No entanto, da histria do Ameixial, pouco sabe sobre o perodo subseqente reconquista crist. A primeira data em que o Ameixial referido como sede de freguesia em 1747. A instituio da parquia posterior ao sc. XIV.

A freguesia tem cerca de 890 habitantes pelo Censo de 1991 e na aldeia vivem 250 pessoas. Desde o incio da dcada de 50 perdeu 55% da sua populao, passando de 1999 residentes para 892 em 1991 e registando uma densidade populacional de 7 hab/km2.

Patrimnio Cultural

Actividades Principais

A agricultura de subsistncia, prpria da Serra do Caldeiro, como na generalidade das freguesias limtrofes ocupa praticamente toda a

Ncleo Arqueolgico de Corte dOuro A 4 km do Ameixial, na estrada (qual) para Martinlongo, encontra a Corte dOuro, onde esto assinalados ncleos arqueolgicos. Anta de Beringel, e Anta da Pedra do Alagar esto localizadas num permetro de 2 km em redor de Corte dOuro, so antigos dlmens do Neoltico com mais de 4000 anos. Moinho do Piso, um engenho de moagem

Terra Lavrada

Moinho do Piso

87

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Ameixial

Casas Circulares - Palheiros

Percurso por Ameixial


Tomando a direco de Loul, passa pelos montes de Besteiros, Cavalos, Pelados e Rebento. Antes de chegar a Vale da Rosa, virando para nascente, segue por uma estrada ladeada por eucaliptos que conduz Figueirinha. Ao chegar, pode ser surpreendido. Se houver vento, o moinho local, velas ao vento, estar em funcionamento. um dos raros casos de sobrevivncia em toda a Serra do Caldeiro. Para regressar EN 2, tome o caminho por Vale de Lus Neto e Cortiadas at chegar a Vale da Rosa. O Inverno a melhor poca para ver correr as guas das ribeiras que passam ou nascem na freguesia. A ribeira do Vascanito, que nasce no stio de Besteiros, passa pelo monte de Revezes e desagua no Vasco um pouco adiante. Perto de Reveses pode admirar o pego das Mitras. No caminho de Revezes at ao Cerro dos Vermelhos, tem sempre a Ribeira do Vasco ao lado.
88

tradicional, existente na Ribeira da Corte, que funcionou entre 1836 e 1986 pela aco da gua sobre trs rodzios que accionavam os sistemas de moagem. Casas circulares de xisto e colmo, mais conhecidas pelo nome de palheiros No ponto mais alto dos montes, pode admirar estas belas construes redondas de xisto com cobertura cnica de palha de centeio escorada sobre traves e sem coluna central. Igreja Matriz de Santo Antnio um edifcio de trao simples.

Patrimnio Natural

Miradouro da Serra do Caldeiro Proporciona uma paisagem sem igual (na EN 2). CorteDOuro Vale a pena sair da estrada (EN 2) e seguir os trilhos para desfrutar da paisagem envolvente.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


A Histria dos Moinhos de Vento
Ribeira do Vasco Justifica que se abandone o transporte e desa at s suas margens para admirar a paisagem, observar as aves ou fazer um piquenique.

Tradies

A Moura do Ameixial Diferentes designaes em vrios stios acusam a civilizao serra-cena. Prximo do stio do Pego dos Cavalos, h putro conhecido pelo da Moura. Afirmam as tradies locais que ali ainda hoje est uma moura encantada. Diz a lenda que semanas depois da expulso dos mouros, passou por aquele stio um rapaz de 20 anos, filho de um abastado proprietrio da freguesia. Viu ele sentada beira do caminho uma formosa mulher, alva como a espuma do mar, e de cabelos fartos e to louros que pareciam madeixas de ouro. A formosa costurejava (costurava) tendo ao seu lado uma tesoura de ouro. O rapaz quedou-se pasmado para a mulher e para a tesoura. Ento ela, sorrindose agradavelmente para o mancebo, perguntou-lhe:

Os moinhos de vento foram eventualmente construdos na Prsia. Foram os rabes, quem desenvolveu o sistema primitivo. Os Cruzados, quando regressam do Oriente, introduzem o engenho na Europa. Ao longo dos tempos vai sofrendo alteraes, adaptado pela cultura de cada povo e pelos acidentes geolgicos do terreno. Em Portugal, a primeira referncia histrica remonta ao sc. XIV., enquanto na Europa se dissemina nos sculos XI e XIII. A utilizao de mquinas de moagem, depois da Revoluo Industrial, dita a decadncia dos moinhos de vento. Porm, a sua arquitectura to prpria, marca a paisagem transformando os moinhos num valor patrimonial inconfundvel.

Ribeira do Vasco

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Ameixial

Receita
Coelho Frito Ingredientes: Coelho alho sal louro salsa colorau vinho azeite po vinagre Tempera-se o coelho de vspera. Corta-se aos pedaos e tempera-se com alho, sal, louro, salsa e colorau, junta-se vinho e deixa-se em efuso. Frita-se em azeite.
Nota: Antes de colocar o coelho a fritar, pe-se uma fatia de po para tirar o gosto do azeite. Retira-se o po e frita-se o coelho, juntando-se depois todos os temperos que esto no alguidar. Deixa-se apurar. Ao retirar do lume deita-se o vinagre.

- s um parvo, perdeste a tua fortuna. Disse estas palavras e desapareceu repentinamente, deixando o rapaz estupefacto. Nessa noite contou ele a diversas pessoas a que lhe sucedera e todos uma concordaram que o rapaz esteve em grande perigo de perder a alma pois que a dama era certamente uma moura encantada. E era. Por muitos sculos foi ali vista, e ainda hoje meia-noite em ponto, ou ao meio-dia muita gente a tem visto ora costurando, ora chorando, e algumas vezes na atitude de pensar profundamente, mostrando-se estranha a tudo que a cerca e rodeia.

Produtos Locais

A produo de trigo, cevada e centeio excede o consumo local e, nas hortas regadas com as guas das serras, h frutas e legumes em abundncia. As colmeias, em grande nmero, assim como a suinicultura e o gado de l,so importantes na agro-pecuria.

Gastronomia

Para saborear a gastronomia local, pode optar pelos petiscos das casas de pasto e deliciar-se com os petiscos, onde sobressai o po caseiro, as azeitonas galegas, os queijinhos secos e o porco, nas suas variantes presunto e chourias e as refeies so completas. Saborosas sopas de legumes ou aordas, pratos de cabrito ou borrego, galo de campo, coelho ou lebre, perdizes, ou o jantar de gro, os cozidos de feijo com carne de porco. Muitas das receitas tm influncia da gastronomia alentejana.

Cozido de Feijo

- De qual gostas mais ? O rapaz mostrou no compreender a pergunta. - Sim, repetiu ela, de qual gostas mais: de mim ou da tesoura ? Esta pergunta fez estremecer o rapaz que logo pensou que a mulher no era coisa boa. Por isso respondeu imediatamente: - Gosto mais da tesoura. A dama carregou a viseira e disse carrancudamente:
90

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Ameixial info

Arquitectura Rural

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

ONDE COMER

SERVIOS E ENTIDADES

INFORMAES TEIS

. . . . .

Mercado 1s Quintas-feiras do ms Festa 1 de Maio

Feira da Barreira Domingo antes do Natal 3 Domingo de Maio 15 de Agosto Festa de Vero

Casa de Pasto Central da Serra Ameixial (S por marcao prvia) Tel. 289847217

. . . .

Junta de Freguesia Correio Centro de Sade

Posto de Abastecimento Tel. 289847114

Ambulncia Tel. 289847169

Bailaricos em pocas festivas (Passagem de Ano, Carnaval e Pscoa)

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

S. BRS DE ALPORTEL
subiremos a caminho da serra...

Subiremos a caminho da serra, para S. Brs de Alportel, durante os festejos da Pscoa, para participar nessa interessante manifestao cultural que a Procisso das Tochas Floridas. A cerimnia um misto de religioso e pago e celebra-se desde h sculos. S os homens, formando alas, participam na procisso empunhando uma tocha florida e o grito Ressuscitou como disse, Aleluia! percorre as ruas. Durante o dia saboreiam-se as tradicionais e singulares amndoas tenras e amndoas de pinho confeccionadas de forma artesanal nesta vila h mais de um sculo, pela mesma famlia. Tambm a Feira da Serra lana um apelo irresistvel, no ltimo fim-de-semana de Julho. Cerca de uma centena de artesos de todo o Algarve e Baixo Alentejo desce da serra do Caldeiro, para mostrar as suas riquezas e patrimnio humano e cultural, desfilando durante 3 dias que so preenchidos com gastronomia, folclore, artesanato ao vivo e animao.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ S. Brs de Alportel

Identidade

No centro histrico da vila, por entre as casas trreas e caiadas da arquitectura popular avultam os prdios apalaados dos antigos industriais e comerciantes da cortia, com fachadas cobertas por azulejos, cantarias lavradas e varandas de ferro. A influncia rabe est patente na designao de alguns stios Almargens, Alcaria, Alportel e Mesquita.

Localizao

em grande nmero na serra. Paralelamente, a indstria extractiva, de calcrio e de brecha, e a indstria transformadora ganham alguma importncia. A indstria corticeira continua a ser um dos smbolos desde o sculo XIX, pela importncia que ainda detm, negociando-se aqui mais de 60% da produo do pas. O montado de sobro ocupa uma extensa rea concelhia. Produz mais de 230 mil arrobas/ano de cortia de primeirssima qualidade e as cerca de 20 fbricas em plena laborao representam uma importante fonte de emprego.

Com uma rea aproximada de 150 km2, est situado no corao do sotavento algarvio numa zona de transio entre o Barrocal e a Serra e faz fronteira com os concelhos de Tavira, Loul, Faro e Olho. constitudo por uma s freguesia e cerca de 40 stios dispersos pelo seu territrio, com nomes to singulares como Tesoureiro, Tareja, Javali, Desbarato, Cova da Muda, Mesquita, Alportel, Soalheira e Cabea do Velho entre muitos outros.

Histria

A rea do concelho de So Brs de Alportel tem vestgios de presena humana desde o Neoltico, sendo a via romano-medieval, hoje em recuperao, testemunho dos primeiros fluxos mercantis na zona. Da presena da civilizao romana neste concelho existem ainda alguns metros de uma calada romana que ligava esta povoao a Ossonoba (Estoi) e Pax Jlia (Beja), e ainda uma inscrio funerria (sc. II d. C.) encontrada no pedestal do plpito de uma ermida (hoje Igreja de S. Romo) e que se encontra no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Tambm foram encontrados em S. Brs, em 1915, vestgios da invaso dos brbaros (Visigodos) sc. V d. C. Faziam parte desse esplio arqueolgico duas sepulturas antigas que abrigaram uma bilha, em perfeito estado e algumas ossadas. No sc. XVI, o local de nascimento do poeta rabe Ibne Ammar no sc. XII, era ainda um pequeno povoado com uma ermida. Sobre os rabes, foram encontradas moedas de prata quadradas e uma em ouro, numa panela. Segundo Silva Lopes, em meados do sc. XIX, a aldeia de S. Braz dAlportel, sede de uma das freguesias de Faro, era grande e bonita, com um formoso templo de trs naves na praa, algumas casas e ruas boas e uma bonita quinta. Para leste, havia uma fonte de muita e excelente
93

Populao

A populao desta nica freguesia atinge os 10.000 habitantes pelos dados preliminares de 2001.

Actividades Principais

A estrutura econmica tradicional a pequena unidade agrcola tanto no Barrocal de sequeiro, como no de regadio e o montado de sobro,

Sobreiros

Percurso por S. Brs de Alportel


Circuito das aldeias serranas (cerca de 40 km) Propomos um passeio pelas aldeias serranas do concelho. Saindo da vila para norte, encontra a paisagem tpica da serra, com os seus caractersticos cabeos cobertos de sobreiros, estevas, urzes e medronheiros, entrecortados por manchas de campos cultivados e, aqui e acol, pranchas de cortia amontoadas. A arquitectura rural marcada pelas casas trreas, caiadas, com beirais, chamins e telhado de duas guas. Seguindo na direco de Parizes, passa a Cova da Muda e a Javali. Antes de chegar a Parizes, pode desfrutar a bela paisagem sobre o vale esquerda. Seguindo a mesma estrada chega a Cabea do Velho, onde encontra um moinho e as ancestrais construes circulares usadas como palheiros. Um pouco adiante, avista Lages e Alfarrobeira, onde pode adquirir trabalhos de palma ao arteso local. Seguindo para sul, de regresso a So Brs, passa a Corches, Pero de Amigos, Ribeira de Alportel e Bico Alto.
Moinho

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ S. Brs de Alportel

gua, onde bebiam os moradores e cujos sobejos regavam hortas e faziam rodar as ms de alguns moinhos. A freguesia tinha ento cerca de mil fogos, a maior parte na serra No incio do sc. XX, beneficiando das novas estradas entre Loul Tavira e Faro Almodvar e da proximidade das fontes de matria-prima, S. Brs tornou-se o principal centro corticeiro portugus, registando um forte surto demogrfico, comercial e industrial. Em 1914, criado o concelho. Nos anos 20, com a transferncia da indstria da cortia para outras regies, a vida local como que estagnou. Hoje, com um desenvolvimento mais harmonioso, o concelho preserva alguns bons testemunhos deste longo passado.

Patrimnio Cultural

A Igreja Matriz tem um excelente miradouro sobre a paisagem envolvente. O templo, de provvel construo do sc. XV e ampliao do sc. XIX, contm pinturas de santos de imaginria do sc. XVII e um retbulo neoclssico em mrmore no baptistrio. Capela do Senhor dos Passos Evidencia-se a talha dourada ao gosto da segunda metade do sc. XVIII. Pao Episcopal Construdo nos scs. XVII-XVIII para que os bispos do Algarve escapassem aos calores do pino do Vero, sofreu modificaes posteriores que alteraram a sua estrutura. Hoje, resta parte do edifcio principal e uma fonte barroca abobadada com oito bicas. Casa da Cultura Antnio Bentes Museu Etnogrfico do Trajo Algarvio, instalado num edifcio representativo da arquitectura burguesa do final do sc. XIX. O museu realiza diversas exposies temporrias e alberga uma diversificada recolha etnogrfica da regio: mostra de trajos caractersticos do Algarve nos scs. XIX-XX; ncleo de escultura religiosa popular; coleco de veculos tradicionais recu-

Os artesos do Barrocal Um passeio de 20 Km pelas aldeias do Barrocal, por entre a sinfonia de verdes alfarrobeiras, figueiras, amendoeiras, romzeiras e pequenas hortas e pomares de regadio leva-nos aos artesos da freguesia. Saindo de S. Brs para oeste, encontra Gralheira, onde pode admirar belos trabalhos em lato e ferro forjado, na Chibeira as cantarias, em Vilarinhos os trabalhos em ferro forjado, miniaturas de carros tpicos e colheres de madeira. Siga a mesma estrada e vire para Soalheira onde encontrar vassouras, pincis e entranados de palma. Atravesse a EN 270 para Corotelo em busca das cantarias. De novo na EN 270 e no sentido de Tavira, faa um desvio esquerda na direco do Vale das Mealhas onde se coze a tijoleira e as telhas. Regresse EN 270 e vire direita para Desbarato stio da cestaria. Daqui, siga para Peral onde a palma se transforma em trabalhos de empreita.

94

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ S. Brs de Alportel

Pao Episcopal

Jardim Episcopado

perados e respectivos arreios no cenrio das antigas cavalarias, de uma exposio de alfaias agrcolas e ainda rea dedicada ao Ciclo da Cortia.

gado, sucedneo de chocolate ou matria prima para a indstria farmacutica. Para alm das alfarrobeira encontram-se tambm amendoeiras e figueiras.

Patrimnio Natural

A vegetao natural constituda por sobreiros sob os quais nasce um estrato arbustivo de esteva e medronheiros. Os vales frteis abrigam culturas horto-frutculas. A parte sul da freguesia tem uma flora rica onde um grande nmero de orqudeas floresce na Primavera. Geralmente a partir de Fevereiro comea a florir a Ophrys Tenthredinifera e a poca termina no princpio de Junho com o satirio-menor. As alfarrobeiras da regio gozam de merecida fama; so rvores centenrias, que ficam carregadas de vagens negras a parir de meados de Julho. A alfarroba tem variadssimas utilizaes pode servir para alimento para

Tradies

O Sr. Jos Viegas de So Brs faz vassouras das folhas secas de palmeira an. Estica uma corda entre o cinto e o anel preso a uma tbua, mantendo-se assim sobre uma tenso uniforme. Pega ento sobre dois fololos cuja extremidade dobra sobre esta corda esticada e fixa-os com uma fina tira de palmeira. Repete ento os procedimentos at que as folhas atadas corda sejam suficientes para dar a volta a uma cana seca. Depois de bater a palma com um martelo at esta ficar plana, ata-a cana rematando com a extremidade da corda firmemente presa dentro da prpria atadura. Pe ento um prego para completar a fixao ao cabo. Depois de
95

Receita
Morgado de Figo Ingredientes: 250 g de acar 250 g de figos secos 250 g de miolo de amndoa 125 g de chocolate 250 g de chila 10 Gemas Raspa de limo q.b. Faz-se a forra como para o morgado de amndoa (1), acrescida de um pouco de chocolate. Em seguida leva-se o acar ao lume a fazer ponto de fio forte e deita-se sobre as gemas. Junta-se-lhe a amndoa e o figo passados pela mquina e o chocolate em p, volta ao lume a engrossar. Quando j estiver bastante espesso, deixa-se arrefecer e deita-se s camadas, alternando com a chila. Por fim cobre-se com a mesma massa que se tinha forrado a forma e vai ao lume a secar. Decora-se ao gosto. (1) Para obter a forra juntam-se os ingredientes e passam-se pela mquina vrias vezes at obter uma massa homognea, estende-se em cima de uma mesa/mrmore, polvilha-se com acar em p, de forma a ficar fina e forra-se a respectiva forma. 1 kg de amndoa 800 g de acar 100 g de glucose
Morgado de Figo

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ So Brs de Alportel

Vassouras e Pincis de palma

aparadas as pontas das cerdas estas so passadas por um dispositivo que mais parece uma cama de pregos que lhes confere o aspecto fino e acabado.

Produtos Locais

Muitas das velhas artes e ofcios continuam activos em So Brs de Alportel. Testemunham-no as vassouras e pincis de palma produzidos em Soalheira, os trabalhos de empreita de Peral e Alfarrobeira da Tumba, as cantarias de Chibeira e Corotelo, os canastros e cestos de Desbarato. Ainda se encontram em Vale de Mealhas as tijoleiras e telhas produzidas manualmente e os ferros forjados em Vilarinhos e Gralheira. s colheres de madeira, s miniaturas de carros tpicos, aos pees dos jogos infantis de Vilarinhos juntam-se as cadeiras da Ribeira de Alportel.

Gastronomia

Gaspacho, aorda de poejo, coelho bravo (serrano), cabrito com ervilhas, galinha cerejada, ovos com tomate, gro com ovos, so alguns dos aromticos pratos da gastronomia local. Os mritos dos produtores locais estendem-se aguardente de medronho, aos licores de ervas silvestres e doaria de amndoa, figo e alfarroba.

96

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

S. Brs de Alportel info


FESTAS|FEIRAS|MERCADOS RESTAURANTES RECOMENDADOS ONDE DORMIR SERVIOS E ENTIDADES

. . . .

Feira Jovem de Actividades Culturais 2 quinzena de Maio Procisso das Tochas Pscoa O Dia da Vila 1 de Junho Feira da Serra Julho e Dezembro

Residencial e Restaurante Rocha da Gralheira Gralheira So Brs de Alportel Tel./Fax. 289842394

Existe alojamento na zona.

. . . . . . . . . .

Cmara Municipal Tel. 289840000 Posto de Turismo Tel. 289842211 Posto de Informao Juvenil Tel. 289840036 Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentado Tel. 289840860 Cine-Teatro de So Brs Galeria Municipal

Museu do Traje Tel. 289840100 Biblioteca Municipal Tel. 289840360 Pavilho Desportivo Tel. 289840200 Piscinas Municipais Tel. 289841243

Carroas

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

ESTOI
todo o realce e esplendor luz e colorido do cu algarvio...

Graciosssimo

aspecto

paisagista

deste

entre esses acessrios ressalta logo vista no acesso aldeia, uma construo de estilo elegante, emergindo de sobre tufos de arvoredo,... estranha viso engrandecendo-se prestigiosamente nossa fantasia, numa rea nvoa de mistrio que acirra o nosso curioso ardor na descoberta da encantada manso o Palcio de Estoi.
In O Algarve, de Jlio Loureno Pinto, publicado em 1894.

pequeno den, com a sua ponte entre macios de arvoredo, com as runas das suas termas romanas, com seus outeiros verdejantes, onde gesticulam moinhos alegremente, com tantos acessrios de molde talhados a arrancar a um pincel amestrado, pequeninas telas, em que a natureza palpite de vida, com todo o realce e esplendor luz e colorido do cu algarvio. De

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Estoi

Identidade

Estoi uma terra com carcter, uma aldeia com personalidade. Antiga, festiva e tradicional, mantm nas suas ruas e casas muito ao jeito algarvio. As fachadas caiadas, as chamins rendilhadas, os pequenos quintais com rvores e flores, so ainda a alma desta regio. Respira-se Algarve em Estoi. Ao longo de todo o ano chegam turistas procurando o passado nas runas de Milreu, esplio do tempo dos romanos, e no Palcio de Estoi, construo que remonta ao sculo XIX. Estoi uma aldeia de gente calorosa e hospedeira.

Um recanto da aldeia

Localizao

Estoi, uma das aldeias mais tpicas do Algarve, fica situada nas faldas da Serra do Monte Figo, a ramificao mais meridional da Serra do Caldeiro, que debruada sobre a estreita plancie litoral, na zona centro do Algarve, d inicio ao Barrocal. A 9 Km de Faro, servida de boas acessibilidades, uma vez que tanto a EN 2, como o n de Faro / S.Brs, da IP1 Via do Infante, distam apenas algumas centenas de metros do ncleo urbano.

zaes romana e rabe, absorveu a maioria da mo de obra das suas populaes. Os servios ligados aos sectores da Administrao Pblica, Ensino e Educao, Comrcio, Transportes e Turismo e Construo Civil, por outro lado, tornaram-se contudo os principais sectores econmicos da regio.

Histria

Populao

Segundo os dados preliminares dos Censos 2001 residem na freguesia 3692 pessoas, das quais cerca de 1100 tem residncia na aldeia.

Actividades Principais

A actividade econmica da freguesia baseada no sector primrio, havendo, no entanto, algumas industrias directamente ligadas actividade agrcola e agro-pecuria, bem como transformao de mrmores e pedras ornamentais. Merece destaque tambm, a construo e os servios. O pomar tradicional de sequeiro, constitudo por misto de amendoeira, alfarrobeira, oliveira e figueira , de h muito, o coberto vegetal predominante da freguesia e representa a actividade principal, que ao longo dos sculos, num saber feito de tradio, que perdurou das coloni-

A abundncia da gua da fonte localizada na praa principal do ncleo histrico da aldeia, est na origem da Villa Rstica de Milreu, importante casa agrcola Romana datada do sc. I, que no sc. III foi transformada num palcio, dotado de termas abastecidas por guas canalizadas dessa mesma fonte. Utilizado em pocas posteriores por outros povos, que colonizaram a regio, o edifcio foi-se degradando ao longo dos tempos, acabando por cair em runa. A queda da base da sustentao econmica daquela explorao agrcola pensa-se, estar na origem da aldeia de Estoi. Os trabalhadores da mesma, aps a sua desagregao, ter-se-o deslocado para junto da fonte que abastecia o conjunto rstico-palaciano, ai construindo as suas casas e dando origem povoao, que criou razes e se desenvolveu. A mais antiga aluso escrita que se conhece de Estoi data de 1415, referindo-se a um participante da conquista de Ceuta, que seria casado com a filha do Alcaide-mor de Estoi.
99

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Estoi

Patrimnio Cultural
Percurso por Estoi
Pelo luxuriante jardim do Palcio... Do Barrocal os alinhamentos de laranjeiras partem em direco aldeia e rematam-se no seu centro, onde tonalidades mais escuras descobrem os contornos de cedros e palmeiras que emergem das copas verdes de um grande jardim, aqui o inslito acontece para alm dos muros espessos e arredondados defendidos pelas abbadas de grandes mirantes, as alamedas de grandes rvores levam-nos at ao corao do jardim. Estamos nos jardins do Palcio de Estoi, e todo o ambiente faz imaginar um cenrio de conto de fadas perdido nas hortas algarvias.

Runas Romanas de Milreu Monumento nacional constitudo por vila rstica sc. I, Palcio com termas sc. III e Templo pago sc. IV Igreja Matriz Templo do sc. XVI, construdo no estilo Renascentista, remodelado no final do sc. XVIII em estilo Neoclssico, sob a orientao do arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri. Possui interessante torre sineira, plpito em mrmore regional, estaturia sacra dos scs. XVII, XVIII e XIX e uma custdia em prata dourada do sc. XVII. Ermida do P da Cruz Templo construdo em 1600, com azulejos-padro seiscentistas, retbulo estilo Rococ e fachada remodelada em estilo Neoclssico. Palcio de Estoi Conjunto classificado, constitudo por pal-

Palcio de Estoi 100

Igreja Matriz

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Runas Romanas de Milreu

Tradies
cio e jardins em estilo Romntico (sc. XIX), mandado construir num local com excelente enquadramento paisagstico, por Fernando Jos Pereira do Carvalhal e Vasconcelos, membro de uma das famlias mais destintas da nobreza algarvia. A concluso das obras e decorao s foram concretizadas no final do sc. XIX e incio do sc. XX, ao tempo de Jos Francisco da Silva, Visconde de Estoi, que recorreu para o efeito a importantes artistas nacionais e a galerias de arte italianas. Merecem destaque no interior o conjunto de trabalhos em estuque e o mobilirio dos sales nobres e nos jardins a azulejoaria e estaturia. Se em matria de Palcios para belas adormecidas o autor no tivesse como tem idias to bem definidas, talvez adaptasse para o efeito estes jardins e estas arquitecturas
Jos Saramago in Viagem a Portugal

Quinta de S. Joo da Horta Nova Interessante conjunto de casa de Quinta com capela, anexos agrcolas e tanque, do sc. XVIII.

Festa da Pinha A festa mais tradicional e caracterstica da aldeia, de tradio multissecular, dedicada Nossa Sr. do P da Cruz, padroeira dos almocreves. Enorme desfile de cavaleiros, carroas e tratores agrcolas, engalanados a flores naturais, com romeiros a trajes tpicos, que saindo de manh da aldeia se deslocam ao pinhal do Ludo, onde se realiza um almoo campestre de churrasco, sardinha assada e doces tradicionais, regado a vinho e acompanhado de msica regional. Regresso aldeia com impressionante cortejo nocturno, iluminado a archotes e fogo de artifcio, que termina com uma fogueira monumental de pinhas e alecrim, frente Igreja da Padroeira, devidamente engalanada, a que se segue arraial na Praa pblica.

Receita
Xarm de Sardinhas Ingredientes: 300 g de farinha de milho 500 g de sardinhas 50 g de cebolas 100 g de tomates frescos 1 dl de azeite 1 quarto de ramo de salsa vinagre q.b. sal q.b. 1. Limpe as sardinhas de escamas e tripas, com o auxlio de uma faca pequena. 2. Lave em gua fria e ponha a enxugar. 3. Leve um tacho de barro ao lume com cerca de 4 litros de gua com sal. 4. Quando a gua levantar fervura, ponha as sardinhas a cozer. 5. Depois de cozidas, o que deve demorar cerca de 10 minutos, retire-as para um prato ou travessa. 6. parte, noutro tacho, refogue no azeite a cebola bem picada, o tomate cortado em cubos pequenos, limpo de peles e sementes, e parte da salsa. Mexa e deixe refogar sem deixar alourar. 7. Junte cerca de 3 litros do caldo onde cozeu as sardinhas, passado por um passador fino. Deixe ferver. Tempere com sal e pimenta. 8. Retire o tacho do lume e dissolva a farinha no caldo com o auxlio de dumas varas de cozinha ou colher de pau. 9. Leve o tacho novamente ao lume e deixe cozer durante cerca de meia hora, mexendo de vez em quando, para no deixar agarrar. 10. Adicione algumas gotas de vinagre. Sirva o xarm bem quente acompanhado das sardinhas, temperadas com azeite e salsa picada.
Conselho: As sardinhas a utilizar devero ser do tamanho mdio. O tomate, de preferncia, deve ser bem maduro. Tire o p e escalde-o em gua a ferver, para mais facilmente tirar a pele. Em seguida, corte o tomate ao meio e retire as pevides.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Estoi

Ncleo Histrico Conjunto de ruas, praas e patrimnio habitacional de carcter algarvio, fachadas caiadas, cantarias em pedra trabalhadas, varandas em ferro forjado e chamins recortadas, na presena de pequenos quintais com rvores e flores.
Obra Potica de Emiliano da Costa Importante poeta algarvio nascido em Tavira, que adoptou a aldeia de Estoi como sua, aqui se radicando com carcter definitivo, jovem recm licenciado em medicina, para exercer a sua actividade profissional e escrever a sua obra potica grande parte da qual dedicada sua Aldeia Branca, ao seu povo, costumes e vivncia rural.

Patrimnio Natural

Zona do barrocal algarvio, de paisagem variada, no descaracterizada, com interessantes passeios por estradas rurais, desfrutando nos seus pontos mais elevados de magnficas vistas de mar e serra.

Produtos Locais

Perduram algumas olarias tradicionais e existe um Centro de Arte onde se manufacturam alguns trabalhos interessantes de vidro e cermica.

Xarm

102

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Estoi info

Amendoeiras em Flor

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

ONDE COMER

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. . . .

Mercado Mensal Manh do 2 Domingo de cada ms Festa da Pinha 2 de Maio Festival Nacional de Folclore _ nas escadarias da Igreja Matriz 3 Sbado do ms de Agosto Feira do Cavalo 1 semana do ms de Setembro

Monte do Casal Cerro do Lobo, Estoi Faro Tel. 289991503

Existe alojamento na zona.

. . . .

Junta de Freguesia de Estoi Largo Ossnoba Tel. 289991620 Farmcia Ossnoba Largo Ossnoba Correios Rua de Faro Bancos Rua de Faro

INFORMAES TEIS

Postos de Abastecimento _ Coiro da Burra

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

STA. CATARINA DA FONTE DO BISPO


saber centenrio de trabalhar o barro...

Estamos em pleno Barrocal, um Algarve de transio que une o mar e a serra, onde cresce espontaneamente a palmeira an que, durante milnios, foi de tanta utilidade para produzir desde a humilde vassoura s prticas alcofas. Agora so as serranias que esperam o viajante. So mais belas e genunas quando percorridas

em libertadores passeios a p ou usando as estradas secundrias que unem povoados de uma dezena de casas com nomes to sugestivos como Bem Parece, Alcaria do Cume ou Morenos. Santa Catarina uma aldeia tpica do Barrocal algavio, orgulhosa da sua igreja de paredes caiadas e do saber centenrio de trabalhar o barro.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Sta. Catarina da Fonte do Bsipo

Identidade

Rodeada por pomares onde vicejam amendoeiras e laranjeiras, uma tpica povoao da zona rural intermdia do Algarve - o Barrocal - de solos calcrios.

Localizao

Santa Catarina da Fonte do Bispo confina a Oeste com So Brs de Alportel, a Norte com Cachopo, a leste com Tavira e a sul com Olho. O acesso faz-se pela EN 270 que de Loul, vai para So Brs de Alportel e Tavira.

Populao

Segundo os Censos de 2001 residiam na freguesia 2083 pessoas.

Actividades Principais

Esta zona a mais importante do sul de Portugal no que respeita produo de telhas, ladrilhos e tijolos. A origem das oficinas de cermica na freguesia perde-se no tempo. Actualmente, h unidades na aldeia, nos stios de Fonte do Bispo, Julio, Espartosa, Marco e Montes e Lagares Bengado. Nas oficinas, os artesos, agora organizados na Associao de Telheiros Artesanais, asseguram a continuidade desta indstria multissecular, que produz os elementos construtivos que constituem a imagem de marca da arquitectura algarvia (mediterrnica): a telha mourisca, os ladrilhos de tijoleira, os azulejos e o tijolo burro. No deixe de visitar uma destas oficinas (com marcao prvia), para observar ao vivo as tecnologias tradicionais utilizadas.

como pensavam, na altura, os residentes da freguesia. Por sua vez o nome de St Catarina, dizem ter sido colocado em homenagem a Santa Catarina Martys, que veio a tornar-se padroeira da vila. Segundo Silva Lopes, na dcada de 1830, alfarrobeiras e oliveiras so as rvores que formam as principais produes. Tem algumas hortas regadas com gua de poo, que produzem mui saborosos frutos e alguma laranja, excelentes vinhas de que se faz bom vinho e muitas azinheiras que se vo reduzindo a carvo, aproveitando o terreno em sementeira de cereais e legumes. Muitos almocreves aqui estabelecidos andam no caminho de Lisboa conduzindo miolo de amndoa, azeite e caa, principalmente perdizes (...). As mulheres fabricam panos grosseiros de linho e estopa para seu uso e para vender. Aqui se junta muita cera (...). Tem trs lagares de azeite.

Patrimnio Cultural

A Igreja Matriz data de meados do sculo XVI. um bonito templo em estilo renascentista, com um portal decorado. O interior tem trs naves, com colunas de capitis jnicos. A capela-mor tem abbada artesiana e, na parte lateral, uma

Igreja Matriz

Histria

A origem da freguesia est ligada edificao da Igreja Matriz em meados do sculo XVI. Ser tambm por essa razo que o nome da freguesia est relacionado com o domnio religioso. Embora o topnimo Fonte do Bispo possua variadas verses, sabe-se que est relacionado com a presena de um Bispo nestas terras, o qual mandou construir uma fonte, que segundo o Dicionrio Geogrfico do Padre Cardoso, no possua uma gua com as qualidades especias,
105

Percurso por Sta. Catarina da Fonte do Bispo


Siga na estrada para So Brs de Alportel, virando direita pela estrada 513, sempre para Norte, chega-se a Alcaria do Cume, com passagem por Bem Parece. Seguindo depois sempre para Sul, Umbria, Corte Vidreiro e Vrzea do Vinagre. Pouco depois, chega estrada de Tavira So Brs de Alportel. Ao longo deste percurso, pode desfrutar no s das vicejantes hortas e dos pomares de sequeiro e de citrinos da zona do Barrocal, como das vastas panormicas caractersticas da Serra do Caldeiro, dominadas pelo sobreiro e pela esteva, entrecortadas aqui e ali por montes com uma arquitectura tipicamente serrana, com casas trreas, com telhados de uma ou duas guas, rebocadas ou com pedra vista, onde encontra noras, eiras, cercados, moinhos... Faa um passeio a p entre Morenos e mbria, refresque-se na ribeira de Alportel e observe a avifauna e a flora locais.

Horta das Laranjeiras

porta manuelina. Entre a imaginria, destaca-se a Nossa Sr. das Dores do sc. XVI. Tbua representando a Adorao dos Pastores. Montes Tpicos em Alcorvel, Alcaria Fria, Malhada do Rico e Malhada do Judeu.

Patrimnio Natural

Muitas das encostas nas cercanias de Santa Catarina so bastante ngremes e tornam impossvel o seu cultivo. Nestas a cobertura vegetal constituda sobretudo por carrasqueiros e lentiscos, com uma pincelada de cor dada, no inicio de cada ano, pela esteva, o sargao e a roselha grande. Na Primavera poder-se-o encontrar a campainha-do-monte, o lrio, o lrio-roxo, o Gladiolus bysantinus, o jacinto, a Tulipa australis, a Scilla peruviana, de grandes flores, a Scilla monophilos e a campainha que encontaram os nutrientes necessrios entre as rochas. Durante o dia podem ver-se mochos-galegos nos fios de telefone ou empoleirados nas rvores. Este pequeno mocho caa principalmente de madrugada e aps o pr-do-sol. J foi encontrada perto de Santa Catarina a maior mariposa da Europa, a Saturnia pyri, cuja envergadura pode atingir os 7 cm.

Tradies
106
Janela de Casa Trrea

Sobre a padroeira da freguesia, conta-se uma

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


Patrimnio Natural
lenda, na qual a imagem de Sta. Catarina ter aparecido numa rocha da Fonte do Bispo, sendo depois transportada de volta para o interior da capela na aldeia, tornando, mais tarde a aparecer novamente na rocha. O facto originou uma disputa entre os locais, havendo quem defendesse que a imagem no deveria regressar capela. Como consequncia dessa disputa a Santa ter dito que todas as crianas nascidas nesta zona, de nome Catarina, no sobreviveriam. Mais tarde a populao celebrou um acordo, no sentido da imagem ficar na capela da aldeia, tornando-se assim, a padroeira de toda a freguesia.
Burro

Vistas Panormicas Alaria do Cume, gua de Tbuas, Bemparece, Eiras Altas e Boa Vista. Moinhos de gua Curral da Pedra e Malhada do Nobre de Baixo. Parque de Merendas Localizado na mbria, perfeito para descansar e observar algumas espcies vegetais e animais. Fontes Frreas guas de Tbuas, Carvalhoso de Cima e Malhada do Judeu.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Sta. Catarina da Fonte do Bispo

Produtos Locais
Receita
Figos Cheios Ingredientes para cerca de 40 figos: 1 kg de figos secos 250 g de amndoa 125 g de acar 25 g de chocolate em p 2,5 g de erva doce raspa de limo q.b. canela q.b. A amndoa moda. Junta-se-lhe o acar, o chocolate, a canela, a erva-doce, a raspa de limo e mistura-se tudo muito bem. Pega-se nos figos e puxa-se o p de modo que fiquem com uma forma alongada. Com uma faca afiada d-se-lhes um golpe vertical. Por esta abertura enchem-se os figos. Fecham-se e disfaram-se por onde foram recheados. Levam-se ao forno a torrar. Depois embrulham-se em papel de cristal branco franjado. Armam-se como as rsteas de alhos.

As actividades tradicionais ainda esto bem presentes na vida local, sendo possvel a visita de grupos com marcao prvia Cooperativa Agrcola de Santa Catarina, para observar o lagar de azeite ou a destilao do medronho. Alm da importncia do fabrico das aguardentes de medronho, bagao, figo, alfarroba e dos licores de tangerina e folha de figueira, pode encontrar mais destilarias, nos stios de Vrzea do Vinagre, Bem Parece, Porto Carvalhoso, Alcaria do Cume e Morenos), mantm-se a produo de azeite e a confeco de doces regionais e figos cheios na aldeia e de mel na Vrzea do Vinagre, Bemparece e Corte Vidreiros De entre as actividades artesanais com matrias-primas locais, destaca-se a cestaria de cana na aldeia do Marco. H tambm artesos de couro e peles em Eiras Altas e Cerro de Leiria, trabalhos de empreita com palma e malhas de l e algodo nas Hortas.

Figos Cheios

108

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Sta. Catarina da Fonte do Bispo info

Telheiros

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

ONDE COMER

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. . . . . . .

Mercado de Alcaria do Cume 2 Sbado de cada ms Mercado mensal de Santa Catarina 4 Domingo de cada ms 1 de Maio _ Parque de Merendas de Umbria Festas de So Joo / Festa do Largo 3 fim-de-semana de Julho Festival de Folclore de Santa Catarina da Fonte do Bispo _ Largo de Nossa Sr das Dores 4 Sbado de Julho Villia em Honra de Nossa Sr das Dores 3 fim-de-semana de Agosto Feira de 25 de Agosto com petiscos e baile na Casa do Povo

. . . . .

O Constatino Montes e Lagares Flr da Serra Morenos Cantinho da Serra Bemparece Silva Rua 1 de Maio O Desvio EN 270

Existe alojamento na zona.

. . . . . .

Junta de Freguesia Centro de Sade Correio Banco Farmcia

Gabinete de Apoio Populao

INFORMAES TEIS

Postos de Abastecimento _ Sta Catarina Fonte do bispo

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

MONCARAPACHO
a aldeia voltada para o Serro...

Dizem que o seu nome derivou do espanholismo, Carapacho, ou do Latim Carpasius, uma ou outra designao resulta da configurao de concha ou carapaa de caranguejo ou tartaruga. Se nos virarmos de frente para o vizinho Serro de S. Miguel e nos detivermos por breves instantes nos contornos da sua face voltada para a aldeia, podemos identificar uma linha no horizonte que

nos sugere a tal carapaa. So Miguel, tambm chamado de Monte Figo, empresta uma sensao de segurana Vila de Moncarapacho e por estar a 411 metros do nvel do mar uma varanda por excelncia para a Costa do Sotavento algarvio, de onde se avista quase toda a provncia at terras de Espanha, numa, vastido imensa.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Moncarapacho

Identidade

A freguesia de Moncarapacho a mais antiga do Concelho de Olho e uma das mais antigas do Algarve, com 530 anos de existncia. Uma boa forma de conhecer a sua etnografia e fazer uma visita ao Museu Paroquial (funciona em anexo Capela do Santo Esprito) onde o proco local recolheu peas ilustrativas das actividades locais.

Localizao

Afastando-nos do mar e caminhando para o interior algarvio encontramos Moncarapacho a uns escassos 5 Km de Olho.

Populao

de Moncarapacho. Aqui destaca-se o portal renascentista e, na Igreja de Misericrdia, destacam-se as pinturas do sculo XVI. Quem visita Moncarapacho dever conhecer a Capela do Santo Esprito e o seu Museu Paroquial. Este museu possui uma coleco de objectos etnogrficos, um importante conjunto de peas arqueolgicas e uma coleco de arte religiosa dos sculos XVI a XVIII. Mas a jia da coroa deste museu o original prespio napolitano do sculo XVIII, composto por 45 figuras com cabeas de barro, ricamente trajadas poca. Nos trajos no faltam sumptuosas decoraes feitas a ouro e prata.

O facto de ser a maior Freguesia do Concelho com 75,19 km2 no a torna a mais populosa. O nmero de residentes no ultrapassava os 5.518 em 1991.

Patrimnio Natural

Actividades Principais

A povoao est rodeada de alfarrobeiras, pomares de frutas e amendoeiras, o que faz com que a principal actividade local seja a agricultura.

Cerro da Cabea O Cerro da Cabea situa-se a cerca de dois quilmetros e meio a nordeste de Moncarapacho (concelho de Olho, freguesia de Moncarapacho), constitui a extremidade oriental da serra de Montefigo. Nesse cerro, que ascende a 249 metros de altitude, encontra-se o mais espectacular mega-

Histria

Igreja Matriz

A freguesia de Moncarapacho foi constituda em 19 de Junho de 1471 pela desanexao da freguesia de So Tiago de Tavira. Passaram por terras de Moncarapacho romanos, gregos, visigodos e rabes, existindo tambm vestgios anteriores pertencentes aos povos do perodo pr-histrico. Prximo da povoao foi descoberta uma extensa necrpole de caractersticas visigticas. Noutro perodo histrico destaca-se a participao dos naturais de Moncarapacho nas guerras do chamado Pacto da Famlia. Uma pouco mais tarde, tiveram tambm um papel fundamental na luta contra as invases francesas comandadas pelos exrcitos de Junot.

Patrimnio Cultural

Igreja Matriz e Museu Paroquial de Moncarapacho A Igreja de Nossa Sr. da Graa a Igreja Matriz
111

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Moncarapacho

Percurso por Moncarapacho


Em Moncarapacho vire esquerda (direco IP1) e, logo depois, novamente esquerda para o Cerro de So Miguel. Suba at ao topo (altitude 410 metros) donde ter ampla panormica sobre a ria Formosa, vendo, sobre a esquerda, Olho e a ilha de Armona; em frente, o farol de Santa Maria e a barra de Faro; mais longe, a ilha homnima e o aeroporto. Na direco oposta (norte), o mar de colinas que marca o comeo da serra do Caldeiro.

Cerro do Cabeo

lapis do Algarve, onde dominam grandes dorsos de superfcies arredondadas, relevos cnicos e pedunculados, torres, arcos e blocos, distribundo-se densamente por toda a elevao. No Cerro da

Cabea localizam-se ainda as formas endocrsicas mais profundas de que se tem conhecimento no carso algarvio: Algar Maxil (mais de 95 metros de profundidade), Algar Medusa (74 metros), Algar dos 60 metros (mais de 70 metros). Num texto do sculo XVI j se saliente o grande nmero de cavidades existentes no Cerro da Cabea: a Cabea de Moncarapacho, que notavelmente se pode ver, corre este serro de leste a oeste. Entre as rochas tem muitas palas e covas, maneira de casas, nas quais moraram antigamente os Mouros ou outras gentes que antes deles habitavam a terra. Em 1758, o Padre Manuel Mendes Correia informou a existncia de uma cova chamada abismo, outra cova, a que chamam Ladroeira e ainda uma outra de frente desta. Os irmos Barros Machados (1948) referem o grande interesse zoolgico das grutas Abismo Novo e Alugaro do Garrafo (este ltimo com guano de morcegos). Alm disso, referem a existncia do Abismo Velho, Ladroeira Grande, L. Pequena e Algueiro da Pechincha (este com localizao incerta). Em 1982, Octvio da Veiga Ferreira volta a referir o grande interesse zoolgico de Abismo Novo e Algueiro de Garrafo. Este autor aponta tambm as grutas Abismo e Ladroeira. Actualmente conhecem-se mais de 50 cavidades, entre elas a Gruta da Pedreira,

Vestgios Arqueolgicos e Etnogrficos 112

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


Festas
a Gruta Arqueolgica, a gruta da Senhora e a Gruta da Luva.

Tradies

Rancho Folclrico de Moncarapacho O Rancho folclrico de Moncarapacho um dos mais representativos de todo o Algarve, com vrias actuaes por todo o mundo. Este Rancho nasceu em 1963 e durante os seus 37 anos de existncia tem-se dedicado recolha de danas e cantares, bem como dos trajes tpicos de trabalho e cerimnia. As danas alegres e de ritmos contagiantes so compostas por corridinhos, bailes de roda e baile mandado.

O baile mandado pressupe a existncia de um mandador um tipo brejeiro que vai dirigindo vrias quadras um tanto ao quanto maliciosas, mas que no ofendem seja quem for. As quadras saem de improviso do mandador mas tm sempre que rimar. As danas de roda so aquelas que as pessoas faziam quando se encontravam no largo da aldeia junto ao poo da gua para encher os cntaros, as enfusas e as bilhas. Por vezes ficava-se um pouco mais de tempo e, aos pares, os rapazes aproveitavam para danar com as raparigas.... O corridinho, como o prprio nome sugere, uma dana muito viva, com muito movimento e com certa descendncia e influncia da Polca inglesa, marcada com sete passos. O algarvio adaptou-a sua maneira. Os trajes na gente algarvia caracterizam-se essencialmente por trajes de trabalho. Os trajes usados nas danas no eram os mesmos que se utilizam hoje. O traje feminino era constitudo por saias compridas, com avental branco tambm comprido, camisas brancas ou com motivos vegetalistas, leno na cabea e sapatos de presilha, cardados. Quanto ao homem, o trajo era sensivelmente igual ao de hoje. Como se considerava que os trajes eram pouco vistosos, consultaram-se etngrafos, estudaram-

O Carnaval de Moncarapacho muito caracterstico e comemora-se desde tempos longnquos. Nos primeiros tempos, havia disfarces de mscaras e Estudantinas que percorriam as ruas da aldeia e, noite realizavam-se bailes nos sales onde ao som de um acordeo ou fole, as mscaras danavam at quase de madrugada. O primeiro carro ornamentado s apareceu em 1913 e era um Trem da Famlia Carrojala. Nos anos seguintes os carros apareceram ornamentados mas com as clssicas palmeiras. Dez anos mais tarde, surgiu um carro representando um avio que relembrava a gloriosas travessia area de Lisboa ao Rio de Janeiro, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Os locais comearam a entusiasmar-se e surgiram mais carros o que faz com que na actualidade os desfiles do Carnaval chamem imensos forasteiros a Moncarapacho, sendo um dos melhores cartazes da Vila.
Povoao

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Moncarapacho

Figos Cheios

Receita
Figos Cheios Ingredientes: 2 kg de figo flor seco 500 g de miolo de amndoa 250 g de acar 50 g de chocolate em p 5 g de erva-doce ou raspa de 2 limes Escalda-se a amndoa em gua a ferver, pela-se e rala-se grosseiramente. Junta-se-lhe o acar, o chocolate em p, a canela e a erva-doce (ou a raspa de limo em sua substituio), misturando tudo muito bem. Pega-se nos figos e esticam-se, puxando pelo p, at ficarem com uma forma alongada. Com uma faca bem afiada faz-se um corte vertical em cada figo e recheia-se com o preparado anterior. Fecham-se os figos e disfaram-se as aberturas. Levam-se ao forno a torrar. Depois de frios, embrulha-se o figo em papel de seda branco fazendo-lhe umas franjas de modo a imitar rstias de alhos.
114

-se as indumentrias, e finalmente surgiu o trajo hoje utilizado, constitudo por uma saia colorida com duas barras em baixo (que era usada como roupa interior), uma camisa, um leno cado e um chapu.

Produtos Locais

Em Moncarapacho pode encontrar excelentes peas de barro e cermica provenientes da Olaria local. Na vila existe uma Olaria a funcionar em pleno, sendo a sua produo virada para o material decorativo como a miniatura da chamin Algarvia, para os alcatruzes e ladrilhos. Poder encontrar ainda um Albardeiro muito procurado pelos seus molins, e pelas suas celas.

Peas de Barro

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Moncarapacho info

Amendoeiras

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

ONDE COMER

ONDE DORMIR

Carnaval de Moncarapacho

O Antnio Avenida Maria Lizarda Palermo, n 14 B Moncarapacho Tel. 289791267 Fax. 289791268 E-mail: restantonio@sapo.pt

Existe alojamento na zona.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

CACHOPO
em pleno corao da Serra do Caldeiro...

Em pleno corao da Serra do Caldeiro, Cachopo a porta para outro Algarve, o das artes tradicionais, dos sabores genunos da gastronomia, das gentes que guardam as memrias e o imaginrio da cultura algarvia.

artes e tcnicas das tecedeiras, do albardeiro e do ferreiro.

Como moldura, o deslumbrante panorama da serra, com o verde dos matos escuros de urze e esteva a rivalizar em tons com os campos de

So milenares as casas redondas de xisto, so seculares as noras e os fornos comunitrios. So centenrios os teares. Esto ainda vivas as

trigo e cevada, salpicados aqui e ali por pequenos bosques e umbrias de pinheiros, eucaliptos e sobreiros.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Cachopo

Identidade

Encontra aqui retratos genunos da serra algarvia. A arquitectura tradicional com casas em xisto ou caiadas, com poiais, beirados, fornos comunitrios, eiras, fornalhas e chamins rendilhadas. Na oficina de teares da Lanadeira, a tecelagem manual e as tcnicas antigas produzem excelentes peas. A aldeia existe desde o sculo XVI, e as suas pedras contam histrias que atravessam os tempos, com as histrias dos habitantes a servirem de memria local.

agro-alimentares, so actividades relevantes da freguesia. O artesanato ressurgiu, e retomou alguma importncia econmica. Na sede de freguesia, os servios de utilidade pblica concentram-se, mas as oficinas do albardeiro e do ferreiro, ainda executam trabalhos. O pedestrianismo e outras formas de turismo de Natureza esto a despontar, dadas as potencialidades naturais da serra.

Histria

Localizao

As diferentes vias de acessos a Cachopo permitem conhecer uma parte da freguesia. Quem vem por Tavira, usa a EN 397. Partindo de S. Brs de Alportel, o acesso faz-se pela EN 124, passando pelo Barranco do Velho.

Uma histria de 250 geraes As antas testemunham a sucessiva ocupao do territrio desde h 5.000 anos. Desde ento, ter-se-o sucedido cerca de 250 geraes: primeiro os nmadas caadores recolectores, depois os semi-sedentrios pastores, os sedentrios agricultores dos vales frteis, os artfices do carvo, do barro, do xisto, do cobre e do ferro, os agricultores de regadio de influncia romana, rabe e berbere, at aos colonos cristos que foram arroteando novas terras para a cerealicultura e criando novos montes. Cachopo j era sede de freguesia em 1535. O nmero de habitantes da freguesia em 1565 atingia 400 fregueses, nmero que aumentou para 1.145 em 1756. Durante cerca de mil anos, o vaivm de produtos entre a serra e o litoral e a comunicao oral entre as suas gentes foram assegurados pelos almocreves, com os seus burros ou mulas, por caminhos onde no passava uma carroa, at construo da primeira estrada j em pleno sculo XX.

Populao

Em Cachopo h 1014 habitantes contados pelo Censo de 2001. Alguns deles, residem em montes dispersos pelas faldas e vales da serra.

Actividades Principais

A agricultura de subsistncia, extraco e comrcio de cortia bem como os produtos

Patrimnio Cultural

Plo Museolgico do Cachopo Inserido no Plano de Interveno Museolgica do Concelho de Tavira, retracta a vertente serrana do territrio concelhio e tem como objectivo dotar a freguesia de um equipamento cultural que promova e valorize a cultura local, na perspectiva de um desenvolvimento harmonioso
117

Artesanato - Tear

Percurso por Cachopo


Quem vem por Tavira, na EN 397, em direco a Cachopo, encontra desvios para alguns montes tpicos como Garrobo e Portela. No Monte da Ribeira, admire-se o bonito vale, aberto entre as colinas da serra. Depois, encontra novos desvios para Azinhosa e Granho e mais adiante para Casas Baixas e para o Monte de Alcarias de Baixo. Percorra estes montes a p, para descobrir bonitos elementos da arquitectura tradicional serrana: casas em xisto ou caiadas, com poiais, beirados, fornos comunitrios, eiras, fornalhas, chamins rendilhadas. Os simpticos e idosos habitantes, esto sempre prontos a dar informaes e em conversa recordam a memria local... De novo no centro da aldeia, encontra um desvio para a Mealha. Passa-se ento por Vale Joo Farto, Navalha, pela ribeira da Foupana. Nestes montes, pode ver as casas redondas de xisto, noras, picotas, fontanrios, fornos comunitrios. Depois do Montinho do Cravo, surge a Mealha, na estrada 505. No deixe de percorrer a p este monte de gente simptica e de descer at junto da ribeira, onde os seus meandros engendram recantos que so uma boa imagem do paraso na terra.

Anta das Pedras Altas

entre os saberes tradicionais e a dinmica da transformao da vida serrana. Igreja de Santo Estevo um templo com uma s nave e um altar-mor com imagens de Santo Estevo e So Sebastio, ambas do sc. XVIII. Anta das Pedras Altas Localizao: Mealha (Lat 3727259; Long 752310) Achados: Anta de Cmara Tipo: Necrpole megaltica. Cume Perodo cronolgico: Megalitismo
Aude - Mealha

118

Fonte Frrea

Anta da Masmorra Localizao: Alcarias de Pedro Guerreiro (Lat 3722640 Long 751813) Achados: Anta de Cmara Tipo: Necrpole. Cume Perodo cronolgico: Megalitismo Acesso: por Alcarias de Pedro Guerreiro

montado de sobro e a deslumbrante paisagem da Serra e do Barrocal, com o manto de estevas ainda em flor e as diferentes tonalidades do verde dos cabeos redondos. O Stio do Castelo, a Sudeste de Feiteira, cativa a bonita arquitectura em que a cal contrasta com os ocres e cinzas do xisto. A Ribeira de Odeleite a escassos quilmetros, encanta pela paz e pelo canto dos pssaros. Voltando EN 124 passa os tpicos montes de Catraia, Almarginho e Currais, onde existem moinhos de vento e fornos comunitrios.

Patrimnio Natural

Fonte Frrea de Cachopo Situada entrada do povoado, um local muito bonito, com guas frreas e muito arborizado, prprio para piqueniques e onde se podem encontrar bons exemplares da flora local. Em redor existe um parque de merendas, com grandes rvores, sombras e gua e um bar de apoio. Cerro do Malhanito a 479 metros de altura no stio da Feiteira a caminho do Barranco do Velho, permite observar l do alto, o extenso

Tradies

As principais tradies destas pequenas comunidades serranas esto pautadas pelos ritmos da vida rural e dos seus ciclos: o po, o porco, o linho a l, encerram saberes milenares que passavam de gerao em gerao.
119

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Cachopo

Produtos Locais
Receita
Filhs Ingredientes para 12 pessoas: 4 ovos Farinha at os ovos aceitarem Sumo de laranja q.b. Azeite q.b. 1 l de leo para fritar 1 kg de acar amarelo 0,5 l de gua Partem-se os ovos numa tigela e deita-se farinha at os ovos aceitarem. Envolve-se tudo, formando uma bola. Deita-se um pouco de azeite e amassa-se at este ser absorvido. Junta-se um pouco de sumo de laranja, (menos quantidade que o azeite) e volta-se a amassar at desaparecer o sumo. Continua-se amassando, alternando com azeite e sumo at a massa ficar tenra e convenientemente ligada para se poder estender bem fina sem partir. (NOTA: Comea-se a amassar com azeite e termina-se com azeite). Leva-se o leo ao lume e deixa-se aquecer bem. Tiram-se pequenas bolas de massa e estendem-se muito finas com o rolo e a tbua ou pedra untada com azeite; esta operao deve fazer-se sempre que se estende massa. Depois de estendida leva-se ao leo bem quente e com a ajuda de uma colher de pau, utilizando o cabo, faz-se uma pequena presso ao centro da massa para lhe dar forma de flor. Coloca-se num tacho a gua e o acar amarelo, deixa-se ferver at apresentar fio fraco. Passam-se as filhs, uma a uma pela calda (se for necessrio acrescenta-se um pouco de gua).
120

Na Lanadeira, mesmo no largo da Feira, pode ver os teares onde so tecidas as belas peas de l, linho ou algodo. A oficina de tecelagem manual, fabrica as peas de l, linho ou de fio de algodo realizadas manualmente. Os trabalhos em ferro forjado, quadros de ponto cruz, miniaturas em madeira, malhas, rendas e crochs so exemplos de trabalhos artesanais. A tecelagem manual do linho e l executa-se tambm no Montinho do Cravo, em Currais, Vale de Odre e Relvais, Granho e Mealha. As rendas, crochs e bordados cestaria e cadeiras de tbua e madeira assim como arranjos de flores selvagens secas, so peas interessantes.

Gastronomia

Enchidos feitos na aldeia, presuntos e os queijos de cabra, o mel, os bolos regionais, compem uma gastronomia rica e diversificada. A aguardente de medronho, destilada nos montes e lugares que circundam a aldeia de Cachopo a verdadeira gua da vida.

Filhs

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Cachopo info

Tear - Lanadeira

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

ONDE COMER

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. . . . .

Feira de Artesanato e Produtos Locais de Cachopo 2 fim-de-semana de Maio Festival de Folclore ltimo fim-de-semana de Julho Festa do Emigrante 2 Domingo de Agosto Festa de Santo Estevo 2 fim-de-semana de Setembro Feira e festa de Santo Estevo 26 de Dezembro

. . .

Restaurante Charrua Rua Padre Jlio de Oliveira Cachopo Tel. 289844167 Restaurante da Ti Rosa Stio da Cabea Gorda Tel. 281326088 Restaurante Retiro dos Caadores Cachopo Tel. 289844174

Existe alojamento na zona.

. .

Junta de Freguesia e Correios Rua Padre Alves Oliveira n 40 Tel. 289844112 Posto de Sade Tel. 281844216

INFORMAES TEIS

Postos de Abastecimento _ na sada para Tavira

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

VAQUEIROS
cheira a Histria...

Em Vaqueiros cheira a Histria. A riqueza de minerais do seu territrio explorada h milnios. Os povos que aqui passaram foram apurando as suas tcnicas e delas deixaram vestgios. O Parque Mineiro da Cova dos Mouros, situado na margem esquerda da Ribeira da Foupana, mostra 5000 mil anos dessa histria. Tambm aqui viveram pastores e agricultores, como o nome da freguesia indica, que souberam, de

forma equilibrada, preservar os valores paisagsticos, em paralelo com as suas actividades produtivas. Da que a paisagem mantenha a fora telrica que os achados arqueolgicos reforam. O subsolo rico em metais garantiu populao um nvel de vida confortvel, expresso, por exemplo, na construo da sua igreja matriz,em 1583, uma das mais antigas do Algarve.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Vaqueiros

Identidade

Inicialmente, chamava-se a Vaqueiros, Cerro de S. Pedro. Nos meados do sculo passado, o mato cobria grande parte desta zona. Em muitos locais a vegetao espontnea constituda fundamentalmente por sobreiros, azinheiras e medronheiros. Foi habitat de veados, javalis, lobos e raposas. No sendo uma zona rica em recursos econmicos, Vaqueiros permitiu a fixao de uma populao dispersa e equilibrada, gerindo o seu ecossistema com moderao. Nunca sero muito ricos, mas jamais sero pobres. Dentro da aldeia existem casas construdas de pedra, alguns fornos comunitrios, fornalhas e palheiros. Estes conjuntos representam um valor arquitectnico rural serrano de grande interesse.

Localizao

Vaqueiros inclui-se no Nordeste Algarvio. A aldeia fica num vale, ladeado de nascente a norte pelo ribeiro da Fonte da Parra. Pertence ao concelho de Alcoutim e encontra-se a cerca de 40 km da sede de concelho.

-agricultores nmadas que interviriam nesta rea com novas estratgias de explorao econmica. H vestgios de instrumentos de pedra polida, machados, enxs e enxadas, da primeira metade do III milnio a. C. e de sepulcros megalticos dispersos. Vaqueiros uma das reas metalogenticas mais importante do Nordeste Algarvio, com veios de pirite, calcopirite, esfarelite e galena. H ainda jazigos de cobre, zinco, chumbo, prata, ouro e estanho. Abundantes vestgios arqueolgicos das actividades extractivas. A manipulao do cobre, levou ao fabrico, com essa nova matria-prima, de objectos variados como furadores, machados, serras e escopros. O perodo da Idade do Bronze (1500 a. C.) est igualmente representado, com necrpoles de cistas, associadas explorao das minas de cobre da Conceio, Forra Merendas e Serro da Pedra. A explorao mineira continua na idade do Ferro (sc. VIII a. C.), assinalada pela existncia de lpides funerrias epigrafadas e sepulturas da poca.

Populao

Em pocas em que o equilbrio entre as actividades mineiras e agrcolas era quebrado, as populaes mais jovens viam-se na necessidade de emigrar. Os de censos 2001 indicam que no total, existem 694 habitantes, com a curiosidade de a populao masculina, 369 indivduos, superar a feminina que regista 325 mulheres, o que contraria a tendncia regional.

As mais antigas referncias encontram-se nos textos clssicos, onde se refere que o rio Anas (Guadiana) separava o territrio dos Cnios do importante Reino de Tartessos. Estrabo escrevia que o Udi Anas era navegvel e estava ladeado por montanhas ricas em metais, sendo uma importante via fluvial. A riqueza mineira e o controlo do escoamento dos produtos pela via fluvial ter justificado a intensa ocupao no perodo romano, muulmano e cristo.

Actividades Principais

Nas actividades agropecurias destaca-se o cultivo de hortcolas e a caprinicultura. O fabrico de queijo, o mel, e destilao de aguardente de medronho e de licores de ervas de cheiro, assim como a florestao so as maiores ocupaes. O turismo cultural e da natureza surge agora como um potencial a explorar.

Histria

Regista-se a presena humana a partir do IV milnio a. C. de comunidades de pastores-

A presena romana est documentada, designadamente por uma urna de terra sigillata decorada e varias moedas, entre elas um enrio da famlia Porcia e mdios-bronzes de Cludio I. Durante o perodo Muulmano, continua a tradio de explorao mineira e edificam-se outros povoados, normalmente designados por Alarias, como as Alcarias da Mesquita. Com o avano
123

Percurso por Vaqueiros


Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Vaqueiros

Depois de visitar a Aldeia, onde a arquitectura rural serrana est presente a cada esquina e onde nos cruzamos com alguns artesos a desenvolver a sua actividade, propomos uma visita ao museu Vidas do Campo, que lhe mostra um pouco da cultura destas gentes. Esto presentes, o ciclo do po, o ciclo do azeite e o ciclo do porco, a base gastronmica desta freguesia. A norte da aldeia subamos torre sineira para dali seguir o vo planado das cegonhas. Uma outra subida, desta vez at ao cerro mesmo por cima da aldeia, permite observar o casario e a paisagem envolvente. A descida far-se- pelo lado da barragem at ao parque de merendas da Fonte da Parra, um lugar de beleza buclica.

uma cruz e a legenda: S. Pedro Ora Pro Nobis-Anno 1799. J no o que fora posto em 1755, para o qual a confraria do Santssimo dera 2.000 ris. O menor pesa 70 Kg e foi feito por Paulo Andrade em 1860, conforme a inscrio. Capela de So Bento - Alcaria Queimada Esta capela um pequeno templo seiscentista e continua a ser local de grandes romarias. Cova dos Mouros O Parque Mineiro da Cova dos Mouros est situado na Cova dos Mouros a 2 km de Vaqueiros, rodeado por uma paisagem natural de grande valor e situado na margem esquerda da ribeira da Foupana onde existem excelentes zonas para banhos. O parque tem vestgios de 5000 anos de histria. Na antiga mina Cova dos Mouros, redescoberta em 1865, encontra-se um percurso pedestre indito com perto de 1000 m a cu aberto mostrando a evoluo da histria da minerao e da metalurgia, entre eles um poo at profundidade de 30 metros. Reconstituies pr-histricas, habitaes e utenslios primitivos do ao visitante a sensao de viajar em pocas remotas desde o Calcoltico (2500 a. C.). O parque possui ainda espcies de animais como avestruzes, perdizes e burros (com os quais se podem fazer burricadas). Actualmente a mina est a ser explorada como actividade turstica. Monte das Ferrarias A 500 metros do parque mineiro existe uma pitoresca localidade, toda ela construda em pedra, com as ruas em terra batida e pedra onde podemos pernoitar na hospedaria que ali existe. Esta localidade bem o exemplo de como eram as casas antigamente nesta regio. Ncleo Museolgico de Vaqueiros Neste ncleo encontra a exposio Vidas do Campo que relata prticas econmicas da agricultura, explicando a natureza do processo produtivo, ligado s actividades agrcolas, ao papel econmico do ncleo familiar e vida da casa. Este ncleo retracta o ciclo do po, porco e azeite

da reconquista Crist, no sculo XIII, parece verificar-se um certo decrscimo no povoamento rural. A partir do sculo XIV a populao ter-se- concentrado em torno da aldeia de Vaqueiros.

Patrimnio Cultural

Igreja Matriz de Vaqueiros A criao da Parquia data de 1583, e uma das mais antigas instituies no Algarve. De arquitectura sbria e de origem provavelmente quinhentista, foi remodelada no sculo XVII. O retbulo do Altar-Mor, do sculo XVI, enquadra duas pinturas sobre tbua, da mesma poca, figurando Santa Ana e So Jos. O arco que precede o Altar da Nossa Sr. da Soledade, est ornado com pinturas ao gosto do sculo XVIII. Na torre esquerda da fachada, vamos encontrar dois sinos. O maior, pesa 140 kg e tem gravada

Igreja Matriz 124

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


Riqueza da Serra
Em certos perodos de tempo, associados explorao dos recursos mineiros, a Serra proporcionou momentos de riqueza particularmente elevados, em que uma certa abundncia se fazia sentir. Foram ento erigidas numerosas capelas e igrejas e encomendadas imagens de santos a artistas de fora, nos sculos XVI, XVII e XVIII. Tambm certamente esta foi a razo da vinda de gente de fora que se continua a observar na poca Medieval. Outras actividades, como por exemplo, negcios relacionados com os Descobrimentos ou com a explorao colonial, contribuiam para a prosperidade. Os registos paroquiais referem at a existncia de escravos entre algumas famlias de Alcaria Queimada, o que atesta a sua capacidade econmica. A indsria extractiva do filo de cobre sofre um ltimo surto nos finais do sculo XVIIII e incios do sculo XIX, sendo solicitadas numerosas concesses e concedidos alvars de explorao. So ainda hoje visveis as escombreiras, bocas de minas, vagonetes, pilares do poo malacate, sondas mineiras, velhas casas de pagamentos dos mineiros, habitaes e runas mineiras espalhados por Vaqueiros. As minas encerraram em 1930.

Cova dos Mouros

como sendo a base da nossa gastronomia. A alimentao tpica desta regio regista fundamentalmente a presena do po, o azeite e o porco, acompanhados dos primores da horta. O mel, o queijo, o vinho caseiro, o medronho e a carne de borrego completam esta dieta feita essencialmente de ingredientes produzidos localmente.

Patrimnio Natural

O enquadramento natural da aldeia de Vaqueiros por si mesmo uma das mais significativas potencialidades a considerar. Destaca-se o miradouro natural do Cerro de Vaqueiros, a aldeia primitiva da Cerca de Alcarias de Vaqueiros, a fonte da Parra, a ribeira da Foupana, os cortes geolgicos nas entradas da aldeia, e os montes de Mesquita, Monte Novo, Po Duro, Ferrarias, Zambujal, Alcaria Queimada e Malfrades so locais de grande beleza pastoril. A albufeira da barragem de Vaqueiros, construda para regadio, embora de pequenas dimenses, possui, na sua singeleza, grandes atractivos e serve tambm como zona de banhos. Toda a paisagem de grande valor natural e ambiental sendo tambm muito rica em fauna e flora.

Tradies

Uma romaria ermida de S. Bento em Alcaria Queimada era obrigatria se a porca se salvava depois de implorado o auxilio do Santo. Nesse

O uso das plantas


Antigamente, as pessoas faziam cozimentos de ervas do campo. A cepa de medronho, servia para fazer guas cozidas. Quando as pessoas apanhavam um constipado, ou uma coisa qualquer, faziam-se esses cozimentos para as curar. As infuses de erva pastilha, da erva de S. Boinho, eram comuns. Usava-se tambm a erva abelha, ou a erva clica, boa para quando se tm clicas e vmitos. Mas tambm se usava ch de figos pretos. Quanto erva ch prncipe, esta j no do campo, semeia-se nas hortas, para depois se beber.

Receita
Moleja Ingredientes: 0.5 l de sangue 0.5 l de gua, 14 de gua quente, 14 de gua fria 1 colher de sopa de vinagre 0.5 kg de po 2 dentes de alho 1 folha de louro 1 cebola 1 dl de banha de porco sal q.b. cominhos q.b. Numa caarola coloque a banha, os alhos, a cebola, o louro, os cominhos e o sal. Leve ao lume e deixe fritar, em seguida adicione-lhe gua e junte o sangue, mexa at levantar fervura. Depois de levantar fervura retire do lume, continuando sempre a mexer e junte o vinagre. Entretanto numa tigela com o po j partido aos cubos, adicione o preparado anterior.

Utenslios do ciclo do Azeite

geogrficos do interior serrano Quanto s lendas de Mouras Encantadas a populao localiza-as em Ferrarias, Poo dos Mouros e Horta da Fonte dos Mouros. Na Cerca das Alcarias, dizem os antigos, h uma moura encantada que aparecia s pessoas e as mandavas fazer coisas, e caso isso acontecesse, quebrava-se o encanto. O fantstico est presente atravs de monstros mitolgicos que tm de se combater com bravura para desencantar a princesa moura. A Alcaria Queimada deslocavam-se muitos forasteiros em busca das Consultas e da Cura dos Males do Corpo e do Espirito do Curandeiro local. Este tinha tambm o poder de diagnosticar doenas atravs da escuta dos Espritos. Depois de identificar os Males, o curandeiro mandava recorrer medicina oficial, quando as doenas ultrapassavam a sua capacidade de cura. O Solstcio de Vero, celebrado actualmente no Dia de Joo destaca-se ainda hoje um conjunto de rituais que envolvem a gua e plantas aromticas da regio. Os ramos de alecrim, as guas de nove poos ou o banho S. Joo na ribeira, so alguns dos elementos significativos destes rituais milenares.

Produtos Locais

caso, oferecia-se um bcoro em massa doce, que depois era leiloado para angariao de fundos para a parquia. A minerao uma actividade por si mesma portadoras de uma carga simblica, que originou mitos e lendas presentes na memria colectiva da comunidade, transmitidas entre geraes por uma tradio oral ainda existente. As manifestaes de carcter imaterial so muito importantes no Nordeste Algarvio em geral, assumindo em Vaqueiros contornos especiais, que esto relacionados com o determinismo
126

Algumas tcnicas artesanais esto ainda bem presentes, destacando-se os bordados e o fabrico de mel em Vaqueiros, a cestaria em Alcaria Queimada, e em Fernandilho, os trabalhos em madeira nas Alarias, as miniaturas em Fortim, e o fabrico de aguardente de medronho em Po Duro.

Gastronomia

A gastronomia existente em Vaqueiros tem como base a carne de porco, o azeite e os produtos hortcolas frescos. Esto tambm presentes as ervas de cheiro ou as especiarias, para variar os sabores. Eis uma receita usual nos dias da matana do porco, um ritual que envolve toda a famlia e vizinhos.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Vaqueiros info

Igreja

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

ONDE COMER

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. . . . . . .

Mercado Mensal 2 Quinta-feira de cada ms Feira Anual do Po Quente e do Queijo Fresco 2 Domingo de Maro

. . .

Casa de Pasto Jos Domingos Vaqueiros 8970 Alcoutim Tel. 281498287 Casa de Pasto Virglio Vaqueiros 8970 Alcoutim Tel. 281498151 Casa de Pasto Joo Antnio Teixeira Vaqueiros 8970 Alcoutim Tel. 281498162

Existe alojamento na zona.

. . . . . .

Parque Mineiro da Cova de Mouros Tel. 281498505

Junta de Freguesia Tel. 281498220 Grupo Desportivo de Vaqueiros Centro Paroquial de Vaqueiros Tel. 281498326 Centro de Sade Tel. 281498152 Ncleo Museolgico (Vidas do Campo) Tel. 281498511

Festa do 1 de Maio _ stio de Bentos Feira Anual de S. Pedro 29 de Junho Festa Anual 1 fim-de-semana de Agosto Festa de S. Bento Romaria tradicional Ermida de S. Bento em Alcaria Queimada 9 de Agosto Festas dos Santos Populares

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

MARTINLONGO
a aldeia surge adormecida na sua simplicidade...

Martinlongo faz parte da descoberta do Nordeste Algarvio. No caminho subimos e descemos os cerros em cadeia, separados por pequenos vales ou cortados por planaltos. Demora-se o olhar no verde das azinheiras, at que a aldeia nos surge, adormecida na sua simplicidade.

Para alem de outros elementos importantes para a aldeia e que elevam o nome desta pelo pas, a sua igreja matriz devotada a Nossa Sr. da Conceio, construda sobre uma mesquita, sobressai por entre o casario branco.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


A Cabra Algarvia

Identidade

Segundo a sabedoria popular, Martinlongo era antigamente Vila Nova de Serqueira. Quando da guerra civil entre Liberais e Miguelistas, existia um colono a quem eram entregues os homens condenados ou fugidos justia do resto do pas pois esta zona era uma zona de Coito. Pela sua bravura ao enfrentar a Guerrilha do Remexido foi atribudo a Vila Nova de Serqueira o nome de Martins Longo transformando-se ao longo do tempo em Martinlongo. Outra verso diz que o povoado passou a chamar-se assim, porque ali habitou um homem e que se chamava Martim e era muito longo. J ningum sabe se era longo de altura ou teve uma vida longa. Mas o stio ficou com o seu nome e apelido Martim Longo. A aldeia fica numa regio muito seca, sem vegetao e com pouca gua, pelo que os seus habitantes se transformaram em pastores criando muito gado caprino e ovino.

Cabra Algarvia

Localizao

Seguindo pela EN 124, situa-se a meio caminho entre Barranco do Velho e Alcoutim, sede do concelho, com ligao por estradas secundrias a Vaqueiros a sul, e ao Ameixial a oeste. Os caminhos de acesso a Martinlongo so de boa qualidade, com as estradas asfaltadas e mantidas em excelentes condies. Situa-se numa zona de planalto com clima mediterrneo seco, sub-hmido e semi-rido.

Populao

Esta aldeia o maior agregado populacional do concelho de Alcoutim, ultrapassando a vila de Alcoutim, como testemunham os censos de 2001. A freguesia possui um total de 1338 habitantes, sentiu a desertificao do Nordeste algarvio, que a partir dos anos sessenta se acentuou, provocando o envelhecimento da populao residente.

Actividades principais

As condies climticas e a pouca gua existente tornaram a pecuria dos pequenos ruminantes (caprinos) como uma das actividades mais lucrativas. A agricultura de subsistncia e o comrcio, que se desenvolveu desde o tempo dos

De acordo com os especialistas, a raa sem dvida uma das melhores existentes, sendo porm a sua origem objecto de alguma discusso. Para uns, so animais provenientes do cruzamento da cabra charnequeira do Algarve com outros vidos de Marrocos h mais de um sculo, que mais recentemente teriam sido cruzados com a cabra serrana andaluza e a alpina espanhola. Para outros, a cabra algarvia como raa autctone formou-se s depois de 1870, com o cruzamento da cabra charnequeira algarvia e da alpina espanhola. Bem distinta das restantes etnias existentes no Pas. Apresentam plo curto de cor branca, com plos de vrios tons de castanho ou preto. So animais de alguma corpulncia, com 40-50 Kg para as fmeas e de 60 a 80 kg para os machos. O solar da Raa situa-se na zona serrana e barrocal, predominando no Nordeste Algarvio. So produtores mistos de carne e leite, e reproduzem-se facilmente. Com inicio em 1992, os trabalhos do Registo Zootcnico de 1992 contabilizou 105 rebanhos, dos quais 98 se situam-se no Algarve e os restantes 7 no Alentejo. At ao presente foram registadas 4700 fmeas e 230 machos no livro de Registo definitivo.

Percurso por Martinlongo


Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Martinlongo

Na aldeia, feito um passeio que nos far passar pela igreja, pela Olaria de Martinlongo e pela oficina de artesanato a Flor da Agulha, partiremos em busca dos moinhos de vento nas proximidades de Martinlongo. Seguiremos para a ribeira do Vasco e perto do stio dos Castelhanos, um moinho de gua em bom estado murmura a sua cano lquida, embora j no laborem as suas ms. Um pouco mais adiante, na ribeira da Foupana, na Barrada, est outro moinho de gua desta vez restaurado.

almocreves, favorecido pela localizao da aldeia, marcam a economia local. As actividades artesanais, no sector agroalimentar e no artesanato tem vindo a desenvolver-se (Flor da Agulha, Olaria, Ervas Aromticas e miniaturas em madeira).

Histria

A partir do IV milnio a. C. podemos pressupor uma antropizao da zona. Durante a primeira metade do III milnio a. C. a existncia de sepulcros megalticos, provavelmente relacionados com estas comunidades tardoneolticas, sugerem indirectamente, o incremento de actividades agro-pastoris. Sobre o regime de explorao dos animais, observaes etno-arqueolgicas permitem pressupor um regime com certa mobilidade, aproveitando as diferenas estacionais para um melhor aproveitamento dos recursos. A Anta do Curral da Castelhana foi estudada pelo Dr. Victor Gonalves (1989) e localiza-se nas imediaes das Alcarias de Pedro Guerreiro (freguesia de Martinlongo). A metalurgia do cobre est excelentemente representada. Artefactos votivos integrveis na simbologia calcoltica que atravessa todo o Sul de Portugal tambm foram encontrados em Santa Justa. A Tholos da Eira dos Palheiros contempornea do povoado calcoltico de Santa Justa. Situa-se na extremidade de um cerro, dominando o meandro da ribeira da Foupana. Em 1999, a Equipa de Arqueologia da Cmara Municipal de Alcoutim decobriu outro monumento funerrio Tholos do Malhanito , pertencente ao perodo Calcoltico, junto do Monte da Estrada (Freguesia de Martinlongo). O perodo da Idade do Bronze (1500 a. C.) est igualmente representado atravs da existncia de necrpoles de cistas (E. Veiga, 1886). A provvel explorao das minas da Freguesia de Alcoutim, durante a Idade do Ferro (sc. VIII

a. C.), assinalada pela existncia de lpides funerrias epigrafadas e sepulturas desta poca, existentes nas Mestras (Beiro, 1986), indicadoras de provveis povoadores que continuariam a praticar a explorao mineira e metalrgica. quase certo que algumas das numerosas minas foram igualmente exploradas pelos romanos, provavelmente no segundo sculo da nossa era, tendo em conta que na mina da Aroeira foram encontrados indcios de fundio antiga e desentulhado um denrio de prata de Antonino Pio, que faleceu no ano 161 d. C. Nas proximidades de Martinlongo (Laborato, Aroeira, Couraa, Mestras), os vestgios de explorao do mineral so considerveis. As marcas deixadas pela ocupao rabe, na vida rural da regio, foram igualmente profundas, reforando o tom mediterrneo que os romanos tinham deixado. A partir do sculo XIV, a populao ter-se- concentrado em torno da aldeia de Martinlongo, tendo esta evoludo para a actual sede de freguesia.

Patrimnio Cultural

Igreja de Nossa Sr. da Conceio Templo quinhentista de estilo Gtico tardio, possui trs naves e quatro trames. A capela mor foi reconstruda no sc. XVI e exibe pintura manual quinhentista e esculturas religiosas de grande interesse. Na sua sacristia repousa o mais importante arquivo do concelho. So de realar as colunas com capitis tronco-piramidais invertidos, de influncia bizantina, raros em Portugal. Ermida de So Sebastio A sua maior particularidade reside na imagem do Santo padroeiro, de 1792. Os seus contrafortes demonstram reminiscncias Medievais. Ermida de Santa Justa um pequeno templo quinhentista, onde em Agosto decorre a festa em honra da sua padroeira. Ncleo Museolgico da Escola Primria Santa Justa Este ncleo consiste numa uma sala de aula dos anos 50/60, com todos os elementos e materi-

130

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Martinlongo

Igreja

Moinho de gua da Ribeira do Vasco Perto dos Castelhanos encontramos outro moinho de gua este em muito bom estado mas j no mi, este moinho composto por moinho e casa de habitao. Todo ele feito em pedra. Moinho da Ribeira da Foupana fica perto da Barrada e agora serve de casa de frias. Em todos estes moinhos interessante ver como so feitos os audes. Toda a engenharia serrana, todos os materiais utilizados, pedras cncavas e terra e como que estes audes resistem s vrias cheias. Zonas de caa Dada a riqueza cinegtica existem as zonas de caa dos Castelhanos e Laborato, a Reserva de caa do Pessegueiro, do Ferradouro em Mestras e a de Finca Rodilhas.

ais utilizados na poca. Actua tambm como um elemento consistente do imaginrio colectivo de e vrias geraes, fazendo, por outro lado, recordar queles que a frequentaram o sentimento de nostalgia da infncia aqui passada e em salas de aula semelhantes. Ncleo Museolgico Espelho de Ns - Barrada O ncleo da Barrada rene informao existente no concelho de Alcoutim, sobre as formas de distribuio e uso das terras, sobre a dinmica da comunidade como espao de construo da identidade, mas tambm de miscenizao ou contaminao dessa identidade.

Patrimnio Natural

Tradies

Em toda a envolvente de Martinlongo podemos cheirar a esteva e a terra a cada passo. Ribeira da Foupana apetecem banhos refrescantes, ficar calmamente a pescar a enguia ou eir, perca, boga, barbo ou simplesmente passear por entre as margens, por entre o poejo, e alecrim, a esteva, o rosmaninho, ou o junco, e merendar no parque perto da ponte da Barrada junto s amendoeiras, choupos ou sobreiros. As perdizes, lebres e coelhos, ou ento a raposa e o javali, vivem nestas paragens. Quanto s aves, cotovias, pardais, rolas e pombo bravos dividem os ares com cegonhas brancas, guias, grifos. Ribeira do Vasco Existem locais bons para banhos junto ponte dos Castelhanos, no pego da horta, no pego de Oliveira e pego longo, estes perto do Laborato. O pego da Ameixeira um bom local para merendar e relaxar ao som das cotovias e das rs. Moinho das Mestras um engenho de gua que se situa num monte onde a gua foi desviada para l chegar.

As cantigas desgarrada eram um dos costumes que deliciavam os rapazes e as raparigas. Quando os tocadores terminavam a sua actuao, comeavam a voar quadras entre os grupos, ora brejeiras, ou sentimentais. Mote Ts de p e no danas Encostadinho parede Eu hei-de te mandar fazer uma cadeirinha de rede resposta corto o pau e esgalho a rama eu tenho a rosa ganhada morra o homem e fique a fama p`ra defender o camarada

Ncleo Museolgico da Barrada

131

Receita
Guisado de lebre Ingredientes: 1 kg de lebre 12 dl de azeite 0.5 colher de banha de porco 1 colher de azeite 1 cebola grande 2 dentes de alho 1 folha de louro 1 dl de vinho branco caseiro 2 tomates maduros 0.5 kg de batatas cravinho, tomilho, alecrim. q.b. sal q.b. vinagre q.b. gua Arranje a lebre e corte aos pedaos no muito grandes. Num alguidar meta a carne com os alhos, o sal, o louro, vinagre e deixe a marinar durante duas horas. Coloque o preparado anterior numa caarola de barro e adicione-lhe a cebola e a gordura e leve ao lume a refogar. Em seguida junte-lhe o tomate, o vinho e as especiarias e deixe cozer. Quando estiver quase cozido junte-lhe as batatas e volta ao fogo at estarem macias. Sirva quente.

A Flor da Agulha

Produtos Locais

resposta chega-te para l piolhoso que andas gafo de piolhos no venha de l um vento norte e nos gafe aqui a todos resposta tens vaidade em ser bonita mas para mim no vales nada nunca gostei, acredita da gua j babujada resposta cala-te a frango novo que ainda no tens crista caram-te as penas do rabo ficaste com o rabo vista
132

Ao saboroso queijo de cabra e ao mel do rosmaninho, junta-se o artesanato. Ainda se fazem toalhas, mantas, albardas e alforges elaborados pelas tecedeiras. Em tempos, existiu aqui uma rendosa pr-indstria de lanifcios. Miniaturas em madeira, cestaria e rendas, mantm muitas mos ocupadas. Apesar da sua recente criao, destacam-se, como manifestaes figurativas, os bonecos de juta, representando figuras tpicas da regio, feitos na oficina artesanal A Flor da Agulha que se encontram nos principais centros tursticos nacionais. As artess representam as profisses e o vesturio dos habitantes, em bonecos cheios de vida. Por sua vez, a Olaria de Martinlongo mostra como a aldeia foi um centro representativo da arte, onde existiu em tempos uma olaria. Os produtos so representativos da regio.

Gastronomia

Sabores simples mas genunos e preparados com esmero, a gastronomia do nordeste mistura s tradies serranas um cheirinho alentejano e at da Andaluzia. Nas Entradas prove-se o queijo de ovelha e cabra, chourio e o presunto. Como Pratos principal, o ensopado de borrego e cabrito, os cozidos de gro e feijo, a caa de pena e plo, a galinha caseira, os ovos com tomate e a fritada de porco. Como acompanhamento as migas, gaspachos ou as aordas.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Martinlongo info

Olaria

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

ONDE COMER

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. . . . . . . . . .

Carnaval - desfile carnavalesco e baile de mscaras Dia de feira de Corpo de Deus Passeio de Todo-oTerreno Maio Feira do Corpo de Deus 6 de Junho Rally de Martinlongo Junho Festa do Laborato Julho Festa da Barrada Julho Festa do Pessegueiro Julho Feira Anual 17 de Agosto Festa de Santa Justa Agosto Festa Anual 1 fim-de-semana de Setembro

. . . .

Restaurante Monte Branco Martinlongo Tel. 281498241 Restaurante Restosnack Martinlongo Tel. 281498618 Casa de Pasto Maria da Glria Martinlongo Tel. 281498210 Casa de Pasto Joaquim Baro Martinlongo Tel. 281498144

Existe alojamento na zona.

. . . . . . . . . . .

Centro de Sade Tel. 281498194 Farmcia Tel. 281498438 Banco Tel. 281498226 Associao Inter Vivos Tel. 281498518 Junta de Freguesia Tel. 281498414 Agncia de Viagens Tel. 281498176 Ncleo Museolgico da Barrada Tel. 281498682 Ncleo Museolgico de Santa Justa Tel. 281498677 G.N.R. Tel. 281498370 Olaria de Martinlongo Tel. 281498641 Flor da Agulha Artesanato Tel. 281498251

Vista Panormica de Bordeira

INFORMAES TEIS

Postos de Abastecimento _ Martinlongo

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

ALCOUTIM
vigia sobranceira a margem portuguesa do rio...

Debruada sobre o Guadiana, Alcoutim vigia sobranceira a margem portuguesa do rio. Do outro lado, na margem esquerda, em territrio espanhol, Sanlcar de Guadiana aparece como que sada dos contos de Cervantes. Antiqussimos povoados, desde h sculos no vrtice das lutas pelo poder fronteirio. Com o passar dos sculos, as populaes foram criando laos, unidas pelas vicissitudes das guerras, mas sobretudo por um estilo de vida em

tudo semelhante. Vista do rio, Alcoutim faz lembrar um manto branco estendido nas margens do rio. A podemos encontrar uma arquitectura nica, sabores genunos, paisagens surpreendentes e saberes tradicionais. Sem mcula, com um tempo prprio e divergente do relgio apressado, Alcoutim mira-se no Guadiana, espera que a venham descobrir.

Identidade

turismo da Natureza e de Aventura.

A marca indelvel de todos os homens que por aqui passaram, guarda-a o tempo, quase sem alteraes, seno aquelas que as guas do rio, os ventos, as foras telricas aqui deixaram. O rio, sempre presente, viu ali passar Gregos, Fencios, Celtiberos, Romanos, Bizantinos, lanos, Visigodos, rabes, Castelhanos e geraes de Portugueses, homens e mulheres, gente de riba cima, que sabe que o Rio est sempre por perto e ser sempre amigo.

Histria

Localizao

Alcoutim situa-se no Nordeste Algarvio, na margem do rio Guadiana, no seu ponto de confluncia com a Ribeira de Cadavais e no limite da influncia da mar. Conquistada aos Muulmanos em 1240, a sede de concelho. Localiza-se a 37 km de Vila Real de Santo Antnio e a 38 km de Mrtola.

Segundo os historiadores as origens da vila de Alcoutim remonta pr-histria, com a possvel fixao de comunidades de pastores / agricultores Tardo Neolticos. Foi ocupada pelos romanos no inicio do sculo II a. C. e recebeu destes o nome de Alcoutinium. Foi conquistada pelos lanos em 415 e pelos Visgodos um sculo depois. Ficou sob domnio bizantino entre 552 e 625 mas passou para o domnio dos Mouros no incio do sculo VIII, os quais fortificaram a povoao. D. Sancho II integrou-a finalmente no territrio portugus em 1214.

Patrimnio Cultural

Populao

Na Vila residem hoje um pouco mais de quinhentas pessoas. O declinar dos transportes fluviais, tanto pelo assoreamento do rio, como pela construo de estradas, obrigou sada dos filhos da terra, buscando primeiro nos campos alentejanos, a seguir noutros pases europeus, e por fim nas cidades do litoral, um futuro diferente.

Castelo de Alcoutim Ocupa uma elevao sobranceira ao rio e de acordo com as escavaes arqueolgicas efectuadas, teria sido habitado na Idade do Ferro e no incio da ocupao Romana. De planta quadrangular, ainda conserva grande parte do adarve (caminho de ronda) e ameias com seteiras. Em 1973 foi classificado imvel de interesse pblico. Possui ainda um belo jardim donde se disfruta uma soberba vista panormica sobre o rio. Castelo Velho de Alcoutim Actualmente em runas o Castelo velho de Alcoutim um castro militar do perodo Islmico, construdo entre os sculos XVIII e XIX, no cerro de Santa Brbara. Ncleo Museolgico de Arte Sacra Situado na Ermida de Nossa Sr. da Conceio de Alcoutim tem como tema, Um olhar sobre as igrejas de Alcoutim. O ncleo divulga a arte sacra existente no Concelho. Ncleo Museolgico de Arqueologia Est inserido no castelo e exibe uma exposio sobre patrimnio arqueolgico do concelho de Alcoutim. Aqui esto patentes exposies tendo como fio condutor um percurso histrico que se iniciou h mais de 5000 anos.
135

Actividades Principais

A pastorcia e a pecuria devem ter acompanhado a fundao do povoado, j que Alcoutim significa manada ou rebanho de gado e continuam hoje a ser uma das actividades principais, em especial a criao de caprinos e ovinos. Tambm a agricultura se mantm como actividade expressiva. Amendoeiras, oliveiras, citrinos e explorao florestal ocupam as terras que na sua maioria so pobres, excepo feita s vrzeas da ribeira dos Cadavais. extraco do mel alia-se o fabrico de doces regionais. A pesca artesanal com destaque para a captura de enguia e lampreia. Finalmente, o comrcio e mais recentemente o turismo, este como motor de desenvolvimento, dadas as potencialidades dos segmentos de

Percurso por Alcoutim


Em Alcoutim, pressentem-se as serras agrestes do interior e percebe-se porque to vital a ligao agua. E porque o Rio Guadiana uma estrada lquida, de curvas suaves, torna-se aliciante embarcar num cruzeiro rio acima. At o menos afoito dos marinheiros aprecia o passeio, que cai a preceito num dia luminoso mesmo que j no seja Vero. Parte-se para esta viagem rio acima, tendo em frente, como se de um espelho se tratasse, Sanlcar a rplica espanhola de Alcoutim, tambm ela acessvel por barco. Pequenos veleiros de recreio, cruzam as guas e no demora muito a surgir o xisto que agora j vai aflorando as guas do rio, imponente. Uma cegonha ergue o seu vo majestoso entre uma e outra margem. A guia solitria, paira num vo ora vertiginoso, ora seguindo simplesmente o vento. Povoaes de um e outro lado da margem deixam adivinhar por entre os canaviais da margem as vinhas e os campos de oliveiras e azinheiras. Vo-se estreitando as margens, e elevam-se cada vez mais alto as colinas, embora o Guadiana continue dcil e navegvel. Se o rio deixasse e o caudal fosse suficiente, chegar-se-ia a Mrtola, mas j aqui est o Pomaro, onde outrora era embarcado o minrio vindo da mina de S. Domingos. Em pouco mais de 30 Km, fica-se a conhecer um Algarve diferente, genuno, cheio de tradies que no so letra morta, mas antes fazem parte do dia a dia de populaes que insistem sempre em receber com notvel cortesia todos os visitantes, com eles partilhando as lendas das mouras encantadas, mas tambm umas lascas de delicioso queijo em po caseiro, ou umas substanciais sopas de lebre a recender a hortel.

Igreja Nossa Sra. da Conceio

para o rio Guadiana. Igreja da Misericrdia Edifcio de grande sobriedade arquitectnica que remonta a 1513. O templo caracterizado pela sua planta rectngular e telhado de duas guas. Museu do Rio Este museu constitudo por uma exposio monogrfica do rio Guadiana, a sua histria e o patrimnio natural e cultural que lhe esto ligados, nomeadamente os diferentes tipos de pesca e a actividade do contrabando. O museu do rio situa-se na pitoresca povoao de Guerreiros do Rio Menir do Lavajo Trata-se de um menir do perodo Neoltico, situado no Stio de Afonso Vicente na freguesia de Alcoutim. Forma um conjunto homogneo onde se identificaram zonas de habitat, uma pequena anta de planta trapezidal, sem vestgios de corredor, o menir de forma estrelar gravado e restos de outra estrela-menir. Com 3,14 m de altura e 0,74 m X 0,55 m, tem as faces decoradas com dois crculos bem definidos (sis) e um hipottico semicrculo (bculo). Monte das Cortes Pereiras Nas proximidades deste ncleo megaltico encontram-se antiqussimos vestgios de exploraes mineiras. Villa Romana do Montinho das Laranjeiras Na grande cheia de 1877 foram postas a descoberto, sobre uma elevao do terreno situada entre o rio Guadiana e o barranco das Laranjeiras, estruturas desta villa. As escavaes puseram a descoberto uma construo paralela ao rio, de raiz bizantina que continha, no seu interior, sepulturas e uma pequena piscina escavada no solo, revestida a mosaicos, ornamentados de peixe-agulha. O esplio inclua um vaso de amplo bojo e pequenas asas, um

Igreja de Santa Maria / Ermida de Nossa Sr. da Conceio Foi totalmente reconstruda no sc. XVI e das sucessivas reconstrues sobressai a do sc. XVIII, cujo escadrio constitui uma das melhores cenografias barrocas. O retbulo barroco da capela-mor, de talha dourada, estilo nacional, do sc. XVII, e composto por colunas adornadas com figuras simblicas. A mesa deste altar revestida a azulejos hispno-rabes do sc. XVI. Igreja Matriz do Salvador de Alcoutim um dos melhores exemplares do Primeiro Renascimento no Algarve e a nica manifestao arquitectnica renascentista do concelho. A primitiva igreja Matriz foi construda no sc. XIV. Ermida de St. Antnio Construo que remonta ao sculo XVIII de alados lisos, abobada em bero e telhado de duas guas. Esta Ermida situa-se no centro da vila voltada
136

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


A Marginal do Guadiana
fragmento de calcrio, com restos de uma inscrio considerada honorfica, pesos de rede, fragmentos de vidro, objectos de metal e de osso, vasilhas e objectos cermicos em terra e barro. Durante novas escavaes em 1990 foram descobertos trs mosaicos, um deles com motivos vegetais. Descobriram-se ainda habitaes do perodo rabe que reaproveitaram estruturas do perodo romano j existente. Barragem Romana do lamo Da Barragem Romana do lamo fazia parte uma abastada villa situada a cerca de 100 m a jusante. Do conjunto de sepulturas e edifcios, um deles, com dois tanques contguos, considerado uma oficina, talvez de tinturaria, a qual exigiria um consumo constante de gua. Outro dos edifcios poder ter sido um templo, pois possua sepulturas escavadas nos pavimentos, e restos de trs esttuas que se encontram no museu Nacional de Arqueologia e Etnografia.

San Lcar

Patrimnio Natural

O Rio Guadiana ou o Udi(rio) Ana (Princesa), como lhe chamavam os rabes, de uma beleza natural inconfundvel. Na quietude e no silncio, cantam sem peias os rouxinis, esvoaam borboletas, em alvoroo alegre volteiam andorinhas, pegas azuis, papa-figos, abelharucos, pardais, ou saca-rabos. Imponentes guias, cegonhas, milhafres pretos, galinhas de gua e guarda-rios deslizam entre as guas, as margens e as colinas. Nas pedras quentes do xisto espreitam lagartos. Pelos matos de esteva correm lebres e perdizes. Embora sob o signo da gua e do rio, mas j nas encostas mais altas, a azinheira, de tronco torcido e cinzento, ombreia com os pinheiros resinosos, sobreiros e chaparros. As oliveiras, figueiras, amendoeiras e laranjeiras tingem de verdes vrios os campos. Bordejando outra vez as guas, as canas, os loendros, as romzeiras, os marmeleiros e os lrios. Jardins silvestres exibem margaridas, funcho, erva-cidreira, ou narciso-de-inverno. Os espargos, os cogumelos e piteira-da-india dizem que a natureza se d bem, por aqui.

Depois de um passeio no rio, fica a vontade de acompanhar por terra, a marginal que segue as curvas dolentes do Guadiana. Saindo de Alcoutim, pela estrada 507, um pouco mais adiante, no Montinho das Laranjeiras, encontram-se as runas bizantinas, da Villa Romana, campo arqueolgico com vestgios que remontam ao sc. IV. Umas tantas curvas depois, eis Guerreiros do Rio, escassos quilmetros percorridos, com o seu cais primorosamente arranjado e onde o Museu do Rio nos mostra as artes de pesca utilizadas. Aqui alugam-se pequenos barcos, para ir at foz da Ribeira de Odeleite. De volta a Alcoutim, agora pela EN 122, vale a pena parar na Barragem de Odeleite, qui para um mergulho ou uma volta de barco. Com uma vista deslumbrante, o mirante abarca as colinas verdejantes, cobertas pelo monte verde das estevas, entrecortadas pela fluidez das guas que refrescam em dias de sol abrasador.

Receita
Gaspacho Ingredientes: 0.5 kg de po 0.5 kg de tomate 2 dentes de alho 1 cebola mdia 1/2 pimento verde 1/2 pepino 2 colheres de sopa de azeite vinagre, gua e sal q.b. Numa tigela grande pise os alhos, depois junte-lhe o tomate cortado aos cubos, a cebola, o pimento, o pepino e mexa tudo muito bem. Em seguida adicione-lhe a gua (fresca) e tempere com o sal, o vinagre e o azeite depois de temperado, junte-lhe o po e deixe repousar uns 10 minutos. Pode acompanhar com peixe ou grelhados. uma refeio fresca prpria para comer no Vero.
Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Alcoutim

Santos Populares, lhes dava muita virtude. J quando os mochos e as garas apareciam tal era sinal de mau agoiro. As amndoas pegadas ou as coroas de rom, devem ser guardadas para que o dinheiro nunca falte. Os sonhos tambm tm um significado especial: sonhar com pras sinal de prejuzo, com laranjas, alegria, figos secos so sinal de desgostos, as vacas e bois so sinal de sorte na lotaria, casas caiadas so sinal de morte.

Produtos Locais

Praia Fluvial Situa-se na ribeira dos Cadavais e a sua bela envolvente paisagstica foi complementada por um parque de lazer. Albufeira da Barragem de Alcoutim Estende o seu espelho quieto por entre cerros forrados de verde de onde se escapa o perfume da esteva e das ervas aromticas, como o rosmaninho e tomilho. Uma zona ideal para merendas e passeios a p ou de bicicleta.

Numa zona de grandes canaviais, a cestaria tinha de estar presente no artesanato local. As canas transformam-se tambm em brinquedos divertidos, como as flautas ou os apitos de gua. Das cermicas diremos que retratam a arquitectura e a flora existente no concelho, nos barros e nos azulejos. Produz-se bom mel e o mel adoa bolos regionais, como as filhs e empanadilhas, com doce de gro ou de batata doce. O peixe do rio e o fabrico de queijo de cabra e de ovelha, so outras das saborosas surpresas que Alcoutim nos reserva.

Gastronomia

Tradies

Diziam as Mes s Moas, que lavar a cara com a gua do alecrim, posto de molho nas noites dos

Praia Fluvial

A gastronomia representativa desta localidade tem algumas influencias da cozinha alentejana. Para as entradas, os queijos de ovelha e cabra, os chourios e o presunto cumprem bem a funo. Os gaspachos, os ensopados de galinha e borrego, a carne de porco, o po, o vinho e as azeitonas so produtos que fazem parte da dieta. O rio contribui com o ensopado de enguias. A lampreia, o muge e o axig comem-se fritos. Tipicamente nordestinas so as receitas de cozidos de gro e feijo, os guisados de javali e demais caa, ou as sopas de lebre. A galinha caseira e os ovos com tomate so outros dos pratos tpicos. Na doaria destacam-se os nougats, o bolo de amndoa, suspiros, bolinhos de manteiga, bolos de sarrabulho, bolo de massa do po, filhs de forma, canudo e joelho, empanadilhas, po de l, bolo de mel e cavacas. Para beber temos a aguardente de medronho e figo, os licores e o vinho caseiro.

138

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Alcoutim info

Castelo

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

RESTAURANTES RECOMENDADOS

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. . . . . .

Comemoraes do 1 de Maio A Feira de Artesanato de Alcoutim Fim-de-semana mais prximo do feriado de 10 de Junho Festa Anual de Santa Marta Santos Populares (Santo Antnio, S. Joo, S. Pedro) ltimo fim-de-semana de Julho Festas de Guerreiros do Rio Fim-de-semana mais prximo do S. Joo Festa Anual de Afonso Vicente Agosto, sem dia certo (Jogos Tradicionais) Festa Anual 2 Sexta-feira e dias seguintes de Setembro

. . .

Restaurante Alcati Tel. 281546606 Restaurante Ti Afonso Telm. 966831001 Estalagem do Guadiana Tel. 281546648

Existe alojamento na zona.

. . . . . . . . . .

Posto de Turismo Bombeiros Servio de Txis Farmcia G.N.R. Centro de Sade

Cmara Municipal de Alcoutim Jornal do Baixo Guadiana C.T.T.

Empresa de Actividades Tursticas (Alcati Domus)

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

ODELEITE
um local aprazvel para um passeio pedestre... aprazvel para um passeio pedestre...

A barragem de Odeleite sem duvida um local aprazvel para um passeio pedestre. A sua beleza natural e a riqueza da fauna e flora fazem deste local um paraso natural. Toda a rea que envolve a barragem de grande valor ambiental, a mata nacional abrange grande rea da barragem e nas suas guas pode-se pescar, mergulhar, surpreendendo muitas das espcies da fauna local que por ali anda, descuidosa, dada a calma do stio.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Odeleite

Identidade

O topnimo da freguesia de Odeleite ter a sua origem no rabe wadi-al-laban, que quer dizer rio de leite. A origem do seu povoamento muito antiga, e a sua localizao entre quatro altas serras, beneficia da passagem da ribeira que, no tempo da ocupao rabe, era um rio denominado LEITE bem mais caudaloso do que a ribeira actualmente. Era uma rea muito explorada por povos antigos.

Localizao

A freguesia de Odeleite delimitada pelo rio Guadiana a leste, Azinhal e Tavira a Sul, Vaqueiros a oeste e a norte pelo Pereiro e Alcoutim. A EN 122 entre Vila Real de Santo Antnio e Mrtola atravessa a localidade e vrias estradas municipais ladeiam o rio.

Populao

De acordo com os Censos de 2001 residem 1025 pessoas na freguesia.

Actividades Principais

A maioria da populao activa encontra-se no sector primrio, na agricultura e pecuria. As actividades ligadas ao artesanato como a cestaria, a extraco de mel, a queijaria e outras actividades artesanais tambm so importantes para a economia local.

Histria

Odeleite teria sido habitada a partir do IV milnio a. C.. Assim, com o avano do processo neolitizador, comunidades de pastores-agricultores interviriam sobre esta rea com novas estratgias de explorao econmica. Durante a primeira metade do III milnio a. C. A existncia de instrumentos de pedra, amplamente distribudos por esta zona e de sepulcros megalticos dispersos, provavelmente relacionados com estas comunidades tardoneolticas, sugerem, indirectamente, o incremento de actividades agro-pastoris. Podemos pressupor um ciclo tecno-econmico para estas comunidades megalticas, que teriam necessidades de terras para cultivar e

pastagens. Foram encontrados, na freguesia de Odeleite, machados indicadores da existncia de assentamentos e que constituram um dos grandes recursos da agricultura, por facilitarem a abertura de clareiras nas florestas e o aperfeioamento dos trabalhos agrcolas. Provavelmente relacionados com estas comunidades tardoneolticas, foram identificados monumentos megalticos dispersos, onde numa primeira etapa, se polarizariam territorialmente Desafortunadamente no so conhecidos os povoados correspondentes. A localizao destes monumentos megalticos, tendo em conta as condies ambientais e as observaes etno-arqueolgicas realizadas, parecem revelar uma preponderncia pastoril, o que explicaria a falta de vestgios de fixaes estveis. Este megalitismo surgiria como uma necessidades de proteger e preservar as terras de caa, pesca e recoleco vinculados a estas comunidades. A freguesia de Odeleite uma das reas metalogenticas mais importante do Nordeste Algarvio. Os jazigos da faixa piritosa constituram para a economia local da freguesia uma importante fonte de cobre, cinco, chumbo, prata, ouro e estanho. Na freguesia de Odeleite existem abundantes vestgios arqueo-metalrgicos como as necrpoles calcolticas de Relvach, Curral da pedra e da Galinha, Serro dos Vales, Serro da Eira da Estrada e de trabalhos extractivos e metalrgicos com tcnicas muito primitivas, durante a segunda metade III milnio a . C.. Nas minas do Curral da Pedra, Serro da Mina e Conceio, Forra Merendas. O perodo da Idade do bronze (1500 a. C.) est igualmente representado na freguesia de Odeleite atravs de necrpoles de cistas. Estas necrpoles estariam relacionadas com antigas povoaes
Homem a lavrar

141

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Odeleite

Percurso por Odeleite


Siga-se a estrada de terra ao longo da ribeira de Odeleite at ao moinho das pernadas, com uma paisagem natural belssima. A gua que corre na ribeira confunde-se com a vegetao e antes do moinho existe um lagar de azeite antigo, este por sua vez j no funciona mas ainda se consegue ver alguns dos instrumentos nele utilizados. Continuando o caminho sempre junto ribeira de Odeleite vamos at ao local de Carvo, um ptimo local para um piquenique, tendo como msica de fundo o chilrear dos pssaros e o som da gua. Mais frente chegamos ao cimo de um monte onde est situada a localidade de Tenncia, onde a hospitalidade se revela bem na tpica taberna do Sr. Simo. A descida para Odeleite deve fazer-se por entre a frescura da Mata Nacional que cobre toda esta rea.

mineiras que deveriam estar associadas a explorao das minas de cobre ali existentes. Parece ter havido continuidade de ocupao da Idade de Bronze at o perodo Romano. A riqueza mineira e o controlo de escoamento dos produtos via Guadiana ter justificado a intensa ocupao desta regio a partir do perodo Romano. Durante o perodo Muulmano, continua a tradio da ocupao Romana e das zonas de explorao mineira, sendo edificados outros povoados, normalmente designados por Alcarias (Alcarias da Foz de Odeleite; Alcarias de Odeleite). A ribeira de Odeleite, de caudal permanente mesmo no vero e de pegos profundos ricos em peixe tero determinado a localizao de numerosas aldeias islmicas. Aps a reconquista definitiva do Algarve aos mouros e a consolidao das fronteiras portuguesas, iniciam-se os processos de colonizao agrcola, sob a direco das Ordens Militares, e de organizao territorial, atravs da criao dos concelhos de Castro Marim e de Alcoutim. A partir do sculo XIV, a populao ter-se- concentrado em torno da aldeia de Odeleite, tendo esta evoludo para a actual sede de Freguesia. Em perodos de tempo necessariamente curtos, a Serra proporcionou at momentos de rique-

Barragem de Odeleite 142

za particularmente elevados, se comparados com os padres vigentes, em que uma certa abundncia se fazia sentir, e durante os quais foram erigidas numerosas capelas e igrejas e encomendadas imagens de artistas de fora, nos sculos XVI, XVII e XVIII. Estes so ndices seguros que poderemos associar explorao de dos recursos mineiros da freguesia de Odeleite ou a chegada de verbas em consequncias de outras actividades, como por exemplo, negcios relacionados com os Descobrimentos ou com a explorao colonial. No finais do sculo XVIII e incios do sculo XIX verificou-se um surto de desenvolvimento na indstria mineira de Odeleite.

Vista sobre a aldeia

Patrimnio Cultural

de Odeleite com o rio de uma grande beleza natural. Toda a zona tem excelentes condies para banhos Zona de Caa Situada no stio das Furnazinhas um bom local para se ver algumas espcies cinegticas como a raposa a lebre, coelho bravo e a perdiz. Mata Nacional Terras da Ordem Esta reserva est situada entre o Azinhal e a Tenncia um excelente local para desfrutar da aroma de vrias plantas selvagens como o alecrim o rosmaninho de flor roxa, poejo, os orgos e o tomilho. A palma com que se efectua a cestaria de empreita e os canaviais vicejam ali. Embora reflorestada na sua maioria por pinheiros h outra espcie de rvores como a piteira e o sobreiro. O verdejante da vegetao e as guas calmas da ribeira de Odeleite fazem deste local um dos mais bonitos da regio.

Igreja da Nossa Sr. da Visitao Edifcio do sc. XVI com trs naves do sc. XV. Nesta Igreja podemos observar pinturas sobre talha e algumas peas de ourivesaria antigas e valiosas. Arquitectura Rural Serrana Ainda se encontram alguns fornos comunitrios e engenhos de gua representativos da arquitectura tradicional. Moinhos de gua Ao longo da ribeira ainda existem alguns moinhos de gua na sua maioria j destrudos, no dei xando de ser no entanto um plo de atraco.

Patrimnio Natural

Barragem de Odeleite Construda entre Maio de 1992 e Setembro de 1998 o aproveitamento do conjunto de barragens de Beliche e Odeleite ligadas por um tnel com um comprimento total de 2950 metros lineares tem como objectivo o fornecimento de gua a todo o sotavento Algarvio, tanto para a agricultura e para o abastecimento pblico das populaes. Ribeira de Odeleite Possui uma grande variedade de fauna e flora. A paisagem onde se faz o encontro da ribeira

Tradies

Muitos dos usos e costumes das populaes rurais so transmitidos de gerao em gerao atravs de dizeres que marcam o dia-a-dia das actividades locais. Para se avaliar o comportamento da ribeira, diz-se que rs e sapos no bico dos cerros sinal de chuvas fortes e cheias. Sinal certo de chuva a gua a fazer espuma quando corre nas correntes. Os ventos de Espanha, aqui no trazem maus casamentos, mas so antes sinal de frio

143

Cestaria

Receita
Sopas de tomate Ingredientes para 4 pessoas: 1 kg de tomates 2 cebolas 2 dl de azeite 4 dentes de alho 4 ovos 500 g de po (duro) presunto sal grosso q.b. raminho de poejo Leve a refogar numa panela com azeite as cebolas, os alhos picados e o tomate sem pele nem sementes. Tempere com sal grosso e deixe cozer at apurar bem. Junte, ento, 1.5 dl de gua e deixe ferver. Escalfe os ovos neste caldo. parte, fatie o po para uma terrina. Por cima do po coloque os ovos escalfados e regue-os com a sopa, depois de rectificados os temperos junte o presunto picado em fino e sirva.
144

enquanto o dia de nevoeiro derrete-se em gua ou soalheiro. E que melhor maneira h de explicar que no Vero so as noites curtas e os dias compridos, seno dizendo: Quanto maior o dia maior a romaria? Pelo seu lado, a superstio dita que matar gatos d azar e que mocho que canta de noite adivinha morte. As cantigas de trabalho so outra das tradies. De vez em quando olham o sol Com a maior ateno Dizem elas l consigo Mesmo assim que horas sero J me vai lembrando a merenda Ento vocs cuidam que no A senhora manageira Por meio de sabedoria Vira o rosto para o norte A 1 fez apontaria Com o seu relgio de sol Para ver se j era meio dia Ainda falta meia hora Se muito bem no me engano Dizem logo as mondadeiras Ai que meio dia to magano

Produtos Locais

O artesanato tem muita importncia na localidade, em especial a cestaria, dada abundncia de canaviais nas margens dos cursos de gua. Nos dias de Vero podemos ver alguns artesos fazer os artigos de cestaria nas ruas da aldeia. Tambm as artes de pesca, feitas manualmente, seguem as tcnicas ancestrais. Nos produtos agro-alimentares, destaca-se a extraco de mel e a produo de queijo de cabra e ovelha, bem como a captura de peixe do rio.

Gastronomia

A gastronomia de Odeleite usa de forma criativa a carne de porco, o azeite, o po, a caa e os peixes do rio, de sabor muito prprio. A lampreia e o ensopado de enguias, ou o muge ou o achig frito, so iguarias que a localizao ribeirinha da aldeia tornou em tradio. Pratos como o ensopado de enguias, a lampreia e o muge so verdadeiras especialidades.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Odeleite info
FESTAS|FEIRAS|MERCADOS RESTAURANTES RECOMENDADOS ONDE DORMIR SERVIOS E ENTIDADES

. . . .

1 de Maio, festa com piqueniques nas margens da Ribeira de Odeleite Festa Anual em Odeleite 25 de Agosto Festa da Nossa Sr da Visitao Agosto (sem data certa) Festa alusiva aos Santos Populares

. .

Restaurante O Campons Odeleite 8950 Castro Marim Tel. 281495826 Restaurante Bela Vista Odeleite 8950 Castro Marim Tel. 281495453

Existe alojamento na zona.

. .

Junta de Freguesia Tel. 281495148 Associao Social de Odeleite Tel. 281495148

Vista sobre a Aldeia

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

CASTRO MARIM
nenhum lugar pode ser mais serenamente belo...

Todos os Outonos, uma onda rosada percorre os esteiros da Reserva do Sapal de Castro Marim. So os flamingos, aves de suprema elegncia e de uma beleza de cortar a respirao. Mas o que dizer, perante o magesttico voo da cegonha branca, esta uma ave residente, quando se desloca dos ninhos cata de alimento? Ou como resistir quele hino vida que pipila a pequena andorinha da areia, nos seus delirantes voos a rasar as dunas?

Nenhum lugar pode ser mais serenamente belo, nenhum o ser com estes meios to comuns, a terra larga, a gua rasa e os bichos que nela moram, at que um dia o instinto os faz abrir asas e voar.
Quem observa privilegiadamente este cclico partir e regressar so os homens e mulheres que retiram, poca aps poca, o famoso sal das salinas, que muitos afirmam ser dos melhores do mundo.

Identidade

Castro Marim uma vila tranquila, encimada por uma fortaleza medieval. O castelo com vista sobre o rio Guadiana e o territrio espanhol em fundo, deixa a seus ps, a vila alva, bonita e cheia de tradio. Mas o concelho de Castro Marim no se resume a isto. um concelho em desenvolvimento onde o antigo e o moderno se entrelaam, onde o rural e o litoral nos encantam.

Localizao

A vila de Castro Marim situa-se na margem direita do grande rio do sul, o rio Guadiana, esta vila sede do concelho com o mesmo nome. Podemos dizer que uma vila do interior litoralizada. A EN 122 liga a vila cidade de Vila Real de Santo Antnio. A Via do Infante passa a 2 km da localidade assim como o IC 27. Castro Marim, vila fronteira, fica a 6 km de Espanha (Ayamonte).

Sal

Populao

Segundo as estimativas dos Censos 2001, na freguesia de Castro Marim residem 3037 pessoas.

Actividades Principais

A actividade sancula uma das actividades econmicas mais importantes na vila, o sal que extrado em Castro Marim est cotado no mercado como sendo um dos melhores do mundo. A salicultura actividade muito antiga, com referncias no primeiro foral da vila datado do sculo XIII. Paralelamente desenvolvem-se na freguesia outras actividades como a pecuria, a agricultura, a pesca e o comrcio / turismo.

Histria

Castro Marim um dos mais antigos concelhos algarvios. Dado o seu clima aprazvel e localizao privilegiada, desde muito cedo atraiu a fixao humana. Vestgios arqueolgicos confirmam a presena de grupos nmadas do paleoltico. Achados do neoltico fazem supor a existncia de uma povoao antiqussima, pos-

sivelmente um Castro, que controlava a entrada do Guadiana e se dedicaria agricultura e pesca. A partir do calcolitico, a estas actividades juntaram-se a criao de gado e a explorao de minrios. Os Romanos que ocuparam a regio no sculo I d. C. tero constitudo aqui a cidade de Beasuris, importante plo de escoamento dos metais de estanho e de cobre que a partir de Mrtola desciam o Guadiana. Escavaes arqueolgicas realizadas no Castelo de Castro Marim puseram a descoberto numerosas cermicas deste perodo tendo-se tambm encontrado vrias estaes Romanas nas imediaes da Vila. Durante o domnio Muulmano, Castro Marim, ganhou importante desenvolvimento, mais uma vez devido sua localizao, ponto de encontro de estradas terrestres e da circulao fluvial. Em 1242, a povoao, foi tomada aos Mouros por D. Afonso III, o qual mandou erguer, sobre as fortificaes j existentes, o castelo de estrutura quadrangular, sendo esta obra o testemunho mais antigo da presena Portuguesa no local. Este rei mandou povoar a vila, concedendo-lhe foros e privilgios que os reis seguintes reforaram, no intuito de evitar o seu despovoamento, tendo sido inclusive Couto de homiziados. A situao raiana de Castro Marim e a sua condio de praa fronteiria tornaram-na alvo de constantes ataques e pilhagens por parte de Castela e de Norte de frica, provocando um Clima de instabilidade social que
147

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Castro Marim

sempre dificultou o seu desenvolvimento. Foi nesta vila que em 1319 D. Diniz instalou a sede da recm- criada Ordem de Cristo, depois transferida para Tomar. Em 1641 D. Joo IV mandou erigir o forte de S. Sebastio, reconstri e aumenta o castelo e liga por baluartes estes dois postos defensivos. Castro Marim torna-se ento na maior praa de guerra do Algarve. No sculo XVI foi um importante porto comercial, no entanto o fim das guerras com Castela retirou importncia militar vila. Em 1774, o Marqus de Pombal mandou edificar Vila Real de Santo Antnio e transfere para

esta vila as prerrogativas comercias e administrativas que at a haviam pertencido a Castro Marim. Pretendia o ministro do reino fomentar o ressurgimento da pesca no Algarve, do qual a nova vila pombalina seria o plo dinamizador.

Patrimnio Cultural

Forte de So Sebastio Este forte foi mandado restaurar por D. Joo IV o Restaurador. Numa elevao do terreno a sudoeste do castelo, denominado cabeo. Este forte contemplava o sistema defensivo da vila. Estrutura defensiva construda no sculo XVII, integrava-se no conjunto de muralhas que envolviam a vila. Igreja de Nossa Sr. dos Mrtires A igreja foi edificada nos finais do sculo XVIII, princpios do sculo XIX, pelo arquitecto Joo Lopes do Rosrio. Em 1960 um incndio destruiu parte significativa do seu interior. Apesar desse facto, a igreja constitui hoje um harmonioso conjunto em que o elegante Zimbrio, encimado por um falso lanternim, constitui o elemento mais saliente. Na capela mor e capelas laterais merecem ser apreciadas as imagens do arcanjo So Gabriel sculo XV com

Percurso por Castro Marim


Quem sobe ao castelo de Castro Marim v de um lado o mar e de outro as formas redondas de montes que se estendem at ao horizonte. Essas so as serras que desafiam os que apreciam os grandes espaos, se interessam por identificar aves e plantas, gostam de passeios a p ou de bicicleta, de contactar com a Natureza. Pelo caminho vo-se encontrando pequenas aldeias de casas brancas e baixas, rodeadas por campos de cultivo, os perfis de antigos moinhos nas lombas dos montes. As manchas refrescantes dos vastos lagos das barragens de Odeleite e do Beliche. Esta uma barragem de terra, na Ribeira de Beliche. Envolvida por uma zona de serra, rvores e mato e por uma zona deserta, tem acesso pela EN 122. A poder praticar natao, pesca, velejar ou fazer windsurf. Depois, segue-se o rio Guadiana atravessando serranias isoladas, tendo na margem a pitoresca povoao de Almada de Ouro onde, em tempos, se extraiu o metal que lhe d o nome. Situada entre cerros, tendo a companhia de uma murmurante ribeira, Odeleite um pequeno osis de verdura numa paisagem onde predominam os muitos castanhos dos xistos.
148

Igreja e Castelo

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Castro Marim

restos de policromia, de Nossa Sr. da Encarnao e dos Mrtires sculo XVI e uma bem proporcionada Santa Luzia sculo XVIII. Igreja da Misericrdia / Ermida de So Sebastio De exterior modesto, guarda um retbulo do altar mor, com sete painis em tbua, do sculo XVII, e um ncleo de imagens do sculo XVIII. Ermida de Santo Antnio Airosamente situada no alto de uma colina tem para mostrar um retbulo de sete tbuas com os milagres de S. Sebastio. Castelo de Castro Marim A cerca muralhada tem origem nos scs. XIII/ XIV. Por ocasio das guerras da Restaurao (1640-1668), o castelo foi adaptado s novas tcnicas de guerra e utilizao de canhes. No amplo terreno ergue-se o castelo velho, de possvel origem muulmana (sc. X - XII), de forma quadrada com torrees circulares nos cantos e duas portas. A porta principal apresenta um curioso relevo em forma de chave e siglas caractersticas dos pedreiros medievais. As muralhas envolvem, ainda, a antiga igreja da Misericrdia, com um portal renascentista e, no interior, duas sepulturas do sc. XVII, e as runas das deificaes destrudas pelo terramoto de 1755, em que avultam a igreja matriz (sc. XIV), de invocao de Santiago e o palcio dos Alcaides. O castelo constitui um miradouro mpar do rio Guadiana, da vila, das salinas e, tambm, da serrania circundante, de vastos horizontes de mar.

mentam nos fundos) e local privilegiado para a reproduo de peixes, moluscos e crustceos. O principal interesse da Reserva para a maior parte dos visitantes , sem dvida, a grande quantidade de aves - sobretudo aquticas - que a povoam. So 153 espcies que incluem os sempre atractivos flamingos, cegonhas, alfaiates, pilritos e pernas vermelhas. O facto da Reserva ser local de residncia fixa, temporria ou de passagem das aves permite uma observao variada durante todo o ano. Destacamos entre estas algumas residentes como o borrelho-de-coleira-interrompida o alfaiate, o perna-longa e a cegonha branca; merecem igualmente destaque outras aves residentes como a gara-boieira e a gara-branca pequena. Com a Primavera chegam as aves estivais. Vm para nidificar e encontram nesta rea protegida as condies de alimentao e tranquilidade propcias. Citamos como exemplo a andorinha-do-mar-an. De entre as espcies invernantes, que aqui permanecem de Outubro a Maro, podemos destacar o maarico-de-bico-direito, o perna-vermelho o pilrito-pequeno, a gara-real, o colhereiro, o flamingo-comum, o galeiro-comum.

Tradies

Patrimnio Natural

Santos Populares na comemorao dos trs Santos Populares costume as pessoas irem ao campo e apanharem grandes moitas de alecrim que serviriam para fazer fogueiras. Saltava-se a fogueira nove vezes para dar boa sorte para o ano. Ao bailaricos organizados tinham como ponto principal o mastro, pau empinado que era decorado com vegetao local, loendro da ribeira, alecrim, murta, e no cimo tinha uma charola, que era de forma circular decorada com papis coloridos.

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo Antnio estende-se pelos dois concelhos, ocupando uma rea de cerca de 2089 ha. Abrange zonas hmidas de sapal, salinas, esteiros e zonas rurais de xistos, grs vermelho e areias ou arenitos. Foi a primeira Reserva Natural a ser criada em Portugal. A Reserva um importante ncleo de invernada para numerosas espcies limcolas (que se ali-

Produtos Locais

Castro Marim e os aglomerados urbanos vizinhos guardam velhas tradies artesanais, memrias do viver algarvio. Pequenos tesouros, cada vez mais preciosos pelo que representam de arte verdadeiramente popular. As delicadas rendas de bilros so o orgulho das mos hbeis das mulheres de Castro Marim que, frente almofada circular onde est preso o
149

Receita
Filhs Ingredientes: 20 g de fermento de padeiro 1 dl de leite 750 g de farinha de trigo 1 colher de ch de sal 8 ovos 1 dl de azeite 1 dl de aguardente bagaceira azeite para fritar 300 g de mel 1 dl de gua acar e canela para polvilhar Dissolve-se o fermento no leite morno e junta-se-lhe um pouco de farinha e o sal. Mistura-se de modo a obter uma massa branda. Deixa-se repousar durante 15 minutos. Deita-se a massa num alguidar, adiciona-se um pouco de azeite e trs ovos batidos. Mistura-se tudo bem, batendo com a mo aberta. Depois, juntam-se o restante azeite, a aguardente e os ovos que restam, amassando, ou melhor, batendo a massa. Esta deve ficar mais branda do que para o po. Sendo necessrio, adiciona-se um pouco de leite. Abafa-se a massa e deixa-se levedar durante 4 horas em local temperado. Depois, pe-se o azeite no lume e com as molhadas em azeite tiram-se bocados de massa do tamanho aproximado de um ovo, estica-se a massa numa rodela o mais fina possvel, fazendo-lhe buracos com as pontas dos dedos. Introduz-se as filhs no azeite e, com um garfo comprido, fora-se a manter a forma para os lados, esticando-a, pois a sua tendncia ser de crescer para cima. Depois de loura dos dois lados, pe-se a escorrer sobre papel absorvente. Isto deve ser feito com muita cautela, pois as filhs apresentam-se finas e esburacadas. Frita toda a massa, deita-se o mel com a gua num tacho e deixa-se levantar fervura. Reduz-se o calor e, com ajuda de 2 garfos compridos, passam-se as filhs pela a calda, ao mesmo tempo que se vo introduzindo em travessas ou panelas e polvilhando com acar e canela. Pode omitir-se a calda. Ao contrrio do que acontece habitualmente com os fritos, estas filhs ficam mais tenras medida que os dias passam.
150
Renda de Bilros

padro do desenho, vo entrelaando o fino fio. So, tambm, as mulheres que transformam a palma e o esparto em teis objectos que vo dos frescos chapus que protegem do sol aos capachos coloridos que revestem o cho. Aos homens cabe-lhes a tarefa de, a partir de finas tiras das canas que nascem nas margens das ribeiras e do Guadiana, criarem leves mas resistentes cestos. Se tm merecida fama os cestos de Odeleite, a arte do cesteiro est, porm, um pouco espalhada por toda a parte com artesos em Furnazinhas, Funchosa, Fonte do Penedo, Alta Mor, Corte Pequena, Corte Velha, Vale do Pereiro, Tenncio e Casa Alta. Sapateiros que confeccionem o calcado tradicional s h, porm, um, em Furnazinhas. So igualmente de destacar as miniaturas em madeira, a tapearia e a pintura de vitrais. No sector agroalimentar h o fabrico de doces tradicionais, a extraco de mel o fabrico de queijo e a produo de vinho, assim como a horticultura.

Gastronomia

A cozinha de Castro Marim to variada como a sua paisagem. Do mar vm as frescas douradas, robalos e outros peixes para grelhar e o delicioso camaro. Do rio, a tainha e o muge para preparar segundo receitas tradicionais. 0 sapal fornece caranguejos. E a serra os suculentos pratos de carne de porco, de favas e de ervilhas e, tambm, o refrescante gaspacho para os dias de Vero. Na doaria destaca-se o bolo de massa do Azinhal rescendendo a canela e erva-doce, a as tpicas filhs. Do medronho apanhado na serra extrai-se, aps lenta destilao, aguardente deliciosa... a melhor maneira de acabar uma refeio.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Castro Marim info

Dias Medievais

FESTAS|FEIRAS|MERCADOS

ONDE COMER

ONDE DORMIR

SERVIOS E ENTIDADES

. . . . . . . . .

Feira Anual 24 de Junho Maratona de Futebol de 5 Junho Festa Nossa Sr Imaculada Conceio _ Altura Julho

. . . .

Restaurante D. Rodrigo Aroeira - Altura Castro Marim Tel. 281956505 Restaurante Manuel D gua Castro Marim Tel. 281531480

Existe alojamento na zona.

Festa Nossa Sr dos Mrtires 15 de Agosto Feira Anual 25 de Agosto Festa Nossa Sr da Visitao 27 de Agosto Dias Medievais em Castro Marim 1 fim-de-semana de Setembro

Restaurante A Chamin Altura - Castro Marim Tel. 281957438 A Tasca do Z Rio Seco Castro Marim Tel. 281531081

. . . . . . .

Posto de Turismo Associao Odiana G.N.R. Cmara Municipal Bombeiros Farmcia Posto de Correios

Feira de S. Bartolomeu 15 e 16 de Setembro Festa alusiva aos Santos Populares

INFORMAES TEIS

Multibanco _ Castro Marim

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

CACELA VELHA / VILA REAL DE STO. ANTNIO


a magia de outros tempos...

Varanda sobre um dos extremos da Ria Formosa, Cacela Velha mantm a magia de outros tempos. Delicada, pequena, cheia de histria e de estrias - legados nicos de antepassados que por aqui passaram deixando a sua marca indelvel permitindo-nos hoje espreitar o passado. O melhor em Cacela ver o sol deitando-se de

mansinho no espelho dgua que se estende uns bons metros abaixo.


Junto s grossas paredes da Ermida de Santa Rita, de olho no horizonte, espere o pr-do-sol e prepare-se para ver um dos mais bonitos cenrios deste sul algarvio.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural _ Cacela Velha / Vila Real de Sto. Antnio

Identidade

As suas casas caiadas de branco e com o tradicional azul cobalto nas barras quase que nos cegam quando expostas aos raios solares. Detm a credencial de Imvel de Interesse Pblico desde 23 de Setembro de 1983. Cacela Velha, como agora conhecida a antiga vila, conseguiu ficar praticamente inclume s consequncias do turismo de massas, que desfiguraram tantas outras povoaes do litoral algarvio. O trnsito automvel condicionado, havendo um parque de estacionamento entrada.

Histria

Localizao

A freguesia de Vila Nova de Cacela ocupa uma rea de 46,64 km2 situada no litoral sotavento algarvio, a pouco mais de uma dezena de quilmetros do rio Guadiana e da fronteira com Espanha (Andaluzia). Vila Nova de Cacela est integrada no concelho de Vila Real de Santo Antnio embora no haja continuidade territorial com as restantes freguesias (Monte Gordo e Vila Real de Santo Antnio). Fica implantada na margem direita da ribeira do mesmo nome, no topo de uma arriba arentica de 22 metros fronteira, na actualidade, a um brao da ria Formosa.

Populao

Em 1840, para alm da igreja, das runas dos antigos paos do concelho e das residncias do proco e sacristo, o nmero de moradias no ia alm de seis. No incio do presente sculo, o nmero de fogos no ultrapassaria os 20, nmero que no sofreu grande alterao at aos dias de hoje.

Actividades Principais

Embora mantendo actividades ligadas ao mar, ter-se- verificado ao longo dos tempos a disseminao da populao de Cacela por quintas e fazendas das ricas terras agrcolas que se estendem at serra. Esta tendncia ter-se- acentuado sobretudo a partir da poca dos Descobrimentos. O constante perigo de ataques de corsrios ter contribudo tambm para esse movimento, adquirindo Cacela um cariz marcadamente rural.

Existem alguns dados que permitem pensar que a fundao da povoao pertence aos Fencios, por volta do ano 800 a. C., que a teriam instalado uma feitoria. Nesse perodo a regio era habitada pela tribo lusitana dos Cneos e ter tido como nome primitivo Cunistorgis. No existem, no entanto, provas arqueolgicas destes factos. J da poca romana chegaram at ns variadissmos vestgios, indicadores da existncia de uma importante povoao neste local. As equipas de arquelogos detectaram numa vasta rea que se estende para norte e poente do actual ncleo urbano no local, instalaes piscatrias, fornos de nforas, fustes de colunas, moedas, etc. O nome da povoao dessa poca seria, segundo alguns autores, Hicele Cacetala. Sob o domnio muulmano, a partir do sculo VIII, Cacela foi uma povoao relativamente importante do litoral algarvio, o seu nome seria Hisn-Kastala, Qastallat Dararsh, Cacetalate ou Cacila (prado ou pastagem de gado), donde derivaria o nome actual. Em 1240 foi tomada pela primeira vez aos Mouros por D. Sancho II. Perdida de novo, retomou-a definitivamente D. Paio Peres Correia em 1242. Em 20 de Fevereiro de 1255, D. Afonso III confirmou a doao Ordem de SantIago da vila e seu castelo (um dos sete castelos do escudo de Portugal), sendo Cacela cabea de comenda. Em 1272, a ordem de SantIago renuncia a essa doao. Nessa poca, Portugal e Castela reivindicavam o territrio algarvio. Apenas com o tratado de Badajoz de 16 de Fevereiro de 1267 ficou definitivamente legitimada a integrao do reino do Algarve, e consequentemente de Cacela, em Portugal. A fronteira leste do Algarve apenas ficou definida mais tarde, em 1297, com o tratado de Alcaices. D. Dinis concedeu-lhe foral em 17 de Julho de 1283 e estabeleceu o concelho de que Cacela era a sede. No concelho estavam integradas parcelas das actuais freguesias do Azinhal e Odeleite. No quadro de uma reforma poltico-administrativa do Algarve, a cmara de Cacela abolida em 12 de Dezembro de 1775 por decreto de D. Jos I,
153

Percurso por Cacela Velha


Inicie o percurso junto a Cacela Velha a Fbrica. Encontra o local virando direita no cruzamento imediatamente antes de chegar aldeia. Siga pela estrada at encontrar a Ria Formosa, num pequeno porto onde os pescadores locais amarram as suas embarcaes. Neste local fcil, principalmente na poca estival, encontrar algum que nos passe para a costa a troco de uma moeda deuro. Uma vez do outro lado aprecie este lugar pelo seu estado selvagem e sinta-se um privilegiado por ter descoberto uma das praias secretas do litoral algarvio.

sendo o seu territrio unido ao da recm-criada Vila Real de Santo Antnio. O priorado de Cacela, com a respectiva comenda, havia j sido transferido para Vila Real de Santo Antnio no ano anterior. Em 1784 (?) foi criada a Freguesia de Cacela, por desmembramento da freguesia de Vila Real de Santo Antnio. Em 24 de Junho de 1833 deu-se o desembarque em Cacela, em plena guerra civil, de uma pequena fora liberal de cerca de 2500 homens sob o comando do duque da Terceira. O desembarque ter tido lugar junto Torre Velha (stio do Alto), no extremo leste da freguesia, num local aproximadamente equidistante da fortaleza de Cacela e do antigo forte do Cabeo (Praia Verde).

D. Joo III ou de D. Sebastio, visto o castelo rabe-medieval se encontrar poca quase totalmente desmantelado. O edifcio sofreu vrias vicissitudes ao longo da sua existncia. Relatos de 1617 indicam que as muralhas da fortaleza se encontravam arruinadas do lado da arriba. Em 1750 a fortaleza encontrava-se arruinada, tendo ficado quase destruda com o terramoto de 1755. A actual fortaleza foi mandada reconstruir por D. Rodrigo de Noronha em 1770, prolongando-se os trabalhos at 1794. Em 1897, as dependncias da fortaleza foram ocupadas pela Guarda Fiscal (hoje Brigada Fiscal da GNR). A visita da fortaleza no autorizada. Capela de Nossa Sr. dos Mrtires com abboda artesoada e arco de estilo renascena. Imagem dos Nossa Sr. da Assuno (sc. XVIII) e dois Cristos (sc. XVI). O tesouro sacro inclui uma cruz processional em ferro, decorada com figuras. Ermida de Santa Rita Esta Ermida data do sc. XVIII. Actualmente ainda se celebra uma festa em devoo da santa. um ponto de referncia turstica. As Casas da Cmara so um conjunto de edificaes trreas situadas por trs do largo fronteiro fortaleza, no limite norte da povoao, junto antiga cerca rabe-medieval. A antiga cadeia ocupava uma destas casas e as cavalarias outra. Estas edificaes, que aparecem indicadas em cartas dos sculos XVII e XVIII, foram entretanto transformadas em casas para habitao, tendo sofrido alteraes ao longo dos anos. Mantm-se ainda alguns duplos beirais e podia, at h pouco tempo, reconhecer-se um portal quinhentista de cunhais chanfrados, recentemente destrudo.
Igreja Matriz e Ria Formosa

Patrimnio Cultural

Igreja Matriz de Vila Nova de Cacela A origem da Matriz data do sc. XIII, possui um pequeno portal Gtico que a diferencia. O templo, na sua forma actual, data do sc. XVI tendo sofrido uma reconstruo no sc. XVII. Um prtico de estilo renascentista, com os bustos dos apstolos So Pedro e So Paulo e pilastras decoradas chamam a ateno do visitante. No interior encontram-se 3 naves suportadas por colunas com bases e capitis ornamentados. Depois de ter sido destruda pelo terramoto de 1755, a sua reedificao ficou a cargo de D. Francisco Gomes em 1795. Actualmente, a igreja tem 2 portas, a principal e outra do lado norte e 5 altares singelos: o altar-mor; o altar de Nossa Sr. do Carmo; o altar de Nossa Sr. da Anunciao; o altar das Almas e o do Santssimo. Fortaleza A fortaleza foi mandada construir no reinado de

154

Vilas e Aldeias do Algarve Rural


Aqui ao Lado... Vila Real de Santo Antnio
Escavaes arqueolgicas O campo arqueolgico de Cacela Velha rene um conjunto importante de materiais passveis de serem musealizados. Esto registados achados de ossadas extremamente importantes.

Patrimnio Natural

A extremidade leste do Parque Natural da Ria Formosa fica situada na freguesia de Vila Nova de Cacela - troo compreendido entre a barra de Cabanas e a praia da Manta Rota. O Parque Natural da Ria Formosa estende-se ao longo de 60 km de costa, entre o Anco e a Manta Rota, coincidindo com um sistema lagunar formado a partir de sedimentos trazidos pelo mar e pelas linhas de gua da bacia hidrogrfica vertente. A Ria alberga espcies vegetais - quase meia centena - adaptadas s difceis condies de sobrevivncia que tm de enfrentar de entre as quais as mais conhecidas da generalidade dos visitantes so o estorno, as armrias, os cordeirinhos-da-praia e o choro, sendo esta ltima uma planta no autctone que entretanto se tornou infestante. No sapal, por sua vez, caracterizado pela existncia de um substrato pobre em oxignio, elevado teor salino e fracas condies de enraizamento apenas subsiste a Spartina martima (CURTIS) FERNALD, que suporta longos perodos de submerso. Na Ria Formosa j foram identificadas mais de cinquenta espcies da fauna ictiolgica dentre as quais se salientam a dourada, o sargo, a enguia, o robalo e a tainha. Para alm dos peixes devem-se referir os crustceos - o camaro de Monte Gordo ou de Quarteira, o camaro da ria, o caranguejo morraceiro e a boca - e cefalpodes como o polvo, o choco e o bzio e bivalves como as amijoas, o berbigo, a conquilha e o lingueiro. Os anfbios, grandes consumidores de insectos, esto representados pela r comum, as relas e os sapos. Finalmente, de entre os rpteis, salientam-se a sardanisca do mato, a cobra-de-gua e a cobra-rateira para alm do camaleo, espcie existente em Portugal apenas no sotavento algarvio e, portanto, tambm na Ria Formosa. Do ponto de vista da avifauna a Ria Formosa

Terra pombalina desenhada a rgua e esquadro, Vila Real tem o seu encanto na praa central baptizada com o nome do Marqus e na marginal ribeirinha debruada na foz do Guadiana. Pela sua traa rectilnea, o centro urbano de Vila Real de Santo Antnio vai certamente lembrar-lhe a baixa lisboeta, tal como foi planeada pelo ministro de D. Jos I depois do terramoto de 1755. Se deitarmos o olhar outra margem do Guadiana vemos Ayamonte andaluza como a viu o poeta Aleixo, o famoso poeta popular filho desta terra. A cidade de Vila Real de S. Antnio localiza-se no extremo Levante da Regio do Algarve, na fronteira de Portugal com Espanha. O concelho, onde residem cerca de 18.000 habitantes, tem uma superfcie de cerca 57 Km2, englobando as freguesias de Vila Real de Santo Antnio, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela.

Vista de Vila Real de Sto. Antnio

Receita
Cozido de Gro (Aorda de Galinha) Ingredientes para 6 a 8 pessoas: 1 galinha do campo, de preferncia com ovos 1 naco de presunto, de preferncia com osso 12 chourio de carne da regio 12 kg de gro de bico 1 cebola grande 2 dentes de alho 1 bom ramo de hortel 12 kg de po, exclusivamente caseiro, de preferncia um pouco seco Ponha a cozer a galinha com as carnes, a cebola inteira e os gros demolhados de vspera, numa panela grande, em gua abundante, at os gros estarem macios (aproximadamente 2 horas). Retire a cebola com cuidado para no se desfazer e deite fora. Retire a pele e os ossos galinha e junte novamente ao caldo. Num alguidar de barro, coloque o po cortado em fatias finas, alternando com o alho e a hortel finamente picados e verta sobre este preparado as carnes, o gro e o caldo. Sirva de imediato e acompanhe com um bom vinho tinto.

Tradies

assume uma importncia decisiva atendendo a que representa uma zona de descanso para as aves migradoras, local de invernada para um nmero considervel de aves aquticas, habitat de espcies nicas ou raras no nosso pas e alternativa importante reserva espanhola de Doana. Anatdeos como a piadeira, a marrequinha, o arrbio e o zarro; limcolas como o pilrito-comum, o fuselo, o maarico real e a seixoeira; espcies raras em Portugal como a andorinha do mar an, a gaivina de bico vermelho, a gaivota de cabea preta e o caimo ou galinha sultana - que tem no Ludo o nico local de nidificao confirmado no pas - so alguns dos muitos habitantes permanentes ou ocasionais de um vasto sistema lagunar de que dependem para a sua sobrevivncia, mas ao qual emprestam em troca a sua quota parte no funcionamento das cadeias alimentares e a sua graciosidade, reforando ainda mais a ideia de vida que ria se encontra associada.
156

Banhos de S. Joo da Degola Dia 29 de Agosto, dia do martrio de So Joo Baptista. Durante muitos anos, os serrenhos de Cacela e Tavira deslocaram-se praia da Manta Rota por altura do dia de S. Joo da Degola para ali tomarem o seu banho de mar anual. Comeavam a chegar na vspera ou ante-vspera do dia 29 de Agosto, vindos em carroa, em burro ou a p. O ritual consistia em tomar 3 ou 4 banhos, 2 banhos no dia 28 e 1 ou 2 no dia 29, numa zona situada a cerca de 500 metros para poente do antigo casino, fora da zona ocupada pelos outros banhistas. Os serrenhos no tinham fatos de banho e, por isso, as mulheres usavam camisa de dormir at aos ps e mangas compridas e os homens ceroulas de popeline ou riscado at aos ps e camisola de algodo ou camisa de popeline ou riscado com mangas. Para o banho no entravam na gua mais do que at cintura. Chegavam a reunir-se 500 a 600 pessoas, que acampavam no pinhal a oeste da Manta Rota e na Quinta de S. Francisco. No acampamentos comia-se o farnel e jogavam-se jogos tradicionais. noite havia baile luz das lanternas de sinalizao das carroas. Estes banhos, enquanto manifestao espontnea, deixaram de se realizar nos anos 70, havendo, desde h poucos anos, organizaes como a Associao de Beneficncia A Manta, que procuram reconstituir os banhos e toda a actividade de diverso que se desenvolvia sua volta.

Produtos Locais

Artesanato As finas rendas de bilros, desde sempre associadas s mulheres dos pescadores, continuam a ser produzidas na vizinha Vila real de santo Antnio. Onde, igualmente, dois albardeiros executam os arreios e os molins decorados com l colorida e um espelho para afastar o mau olhado, usados pelos muares nos trabalhos agrcolas do interior serrano. Marionetas para teatro e coleco exemplificam os novos caminhos do artesanato.

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

Cacela Velha / Vila Real de Sto. Antnio info


FESTAS|FEIRAS|MERCADOS ONDE COMER ONDE DORMIR SERVIOS E ENTIDADES

. . . . .

Encontro de Charolas _ Vila Nova de Cacela Janeiro Festa 25 de Abril _ Vila Nova Cacela Festa 1 de Maio _ Vila Nova Cacela Festa de Santa Rita Agosto Noites da Moira Encantada - Evocao da Cultura Islmica Setembro

. . .

Casa da Igreja Largo da Igreja Cacela Velha Tel. 281952126 Restaurante Costa Stio da Fbrica Cacela Velha Tel. 281951467 Restaurante Casa Velha Cacela Velha Tel. 281952297

Existe alojamento na zona.

. . . . .

Centro de Sade de Vila Nova de Cacela Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela Banco Farmcia Posto de Correios

Fortaleza de Cacela

INFORMAES TEIS

Multibanco _ Vila Nova de Cacela

Postos de Abatecimento _ Vila Nova de Cacela

Vilas e Aldeias do Algarve Rural

158

algarve

mapa do Algarve

159

You might also like