You are on page 1of 4

BRINQUEDO E CULTURA

Azevedo, Ana Amlia Miranda UFMT Costa, Danbia Rodrigues Baro UFMT Silva, Suelene de Rezende e UFMT suerezendesil@hotmail.com

RESUMO Podemos dizer que o brinquedo, como tantos outros objetos produzidos pela humanidade, so reflexos de relaes sociais, culturais, polticas e econmicas. Para a criana, no entanto, o brinquedo representa umas das fontes de apropriao dos cdigos culturais do mundo que a cerca. Sendo assim, o brinquedo remete tanto a questes da realidade da criana, como do seu mundo de imaginao e fantasia. Resgatar a memria do brinquedo , portanto, uma forma de ampliar o universo ldico-cultural das crianas. Neste tocante, os contextos educativos, como a escola e instituies de educao infantil, devem possibilitar o contato das crianas com a diversidade de brinquedos e brincadeiras existentes no seu meio cultural, garantindo, assim, a vivncia plena daquilo que prprio da criana: a brincadeira.

Palavras-chave: Brinquedo, cultura e criana.

Pensar na relao brinquedo e cultura, nunca foi um hbito da sociedade, compra-se brinquedo para entreter as crianas, para lhes estimular o lado ldico, para satisfaz-las, mas dificilmente as pessoas param para refletir na figura do brinquedo, nos significados que possuem na sua simbologia, e quais seriam os valores que o brinquedo estaria transmitindo a criana. As pessoas vo s lojas de brinquedos e no se preocupam em algo mais alm de comprarem a boneca ssia de alguma artista famosa ou a miniatura de algum personagem de histrias em quadrinhos ou filmes que acabaram de estourar na televiso. Sem pensarem duas vezes compram todos os brinquedos desde barbies a carrinhos e no se questionam sobre o que esto levando para dentro de suas casas e qual ser o efeito desses brinquedos sobre suas crianas. Os brinquedos de hoje em dia j no so como os de antigamente, os veculos de comunicao, principalmente a televiso lanam brinquedos e criam personagens para que as crianas venham a consumir, nossas crianas viram consumidoras desde muito cedo, a

tecnologia invadiu todos os setores e os brinquedos tambm sofreram a influncia dessa era globalizada, a cada minuto necessrio que se lance um brinquedo novo, diferente, mais avanado tecnologicamente, e nossas crianas j esperam por isso. Com este artigo queremos levar o leitor a refletir sobre os brinquedos dados as nossas crianas, percebendo que estes so produzidos por uma sociedade (adultos) e que esto carregados de intenes implcitas com intuitos bem definidos no sentido de influenciarem as nossas crianas. Desta forma ter este artigo como ponto principal a seguinte questo: Qual a relao entre o brinquedo e a cultura de nossa sociedade?, visto que para a criana, o brinquedo representa uma das fontes que ela utiliza para apropriar-se dos cdigos culturais do mundo que a cerca, e para tanto devem os adultos estar cientes da funo social e o significado do brinquedo nos dias de hoje.

CONCEITUALIZAO DE BRINQUEDO E CULTURA: A histria cultural dos brinquedos se inicia no sculo XIX com substituio paulatina dos brinquedos artesanais por brinquedos fabricados industrialmente. Uma emancipao do brinquedo comea a se impor, quanto mais industrializao avana, mais decididamente o brinquedo subtrai-se ao controle da famlia, tornando-se cada vez mais estranho, no s as crianas, mas tambm aos pais. Dentro de uma mesma cultura, crianas brincam com temas comuns: educao, relaes familiares e vrios outros papis de pessoas que integram essa cultura, os temas em geral representam o ambiente das crianas e aparecem no contexto da vida diria, quando o contexto muda, as brincadeiras tambm mudam, assim como os diversos modelos culturais que nos remetem para importncia do entendimento destas diferenas e a influncia de alguns elementos na dinmica social. O brinquedo aparece como um pedao de cultura colocado ao alcance da criana. Ele pode ser mediador de uma relao com o outro ou uma atividade solitria, mas sempre sobre o fundo da integrao a uma cultura especfica.

O brinquedo deve ser considerado como produto de uma sociedade dotada de traos culturais especficos, necessitando de uma anlise de suas duas facetas, uma, enquanto objeto cultural, o brinquedo por si mesmo; e a outra, como algo que suporta funes sociais que lhe so conferidas e lhe do razo de existir, podendo contribuir, dessa forma, para o desenvolvimento infantil. A relao da brincadeira e seu representante material (brinquedo) com a cultura visto por Benjamim atrelado funo da imaginao no desenvolvimento da criana, na sua relao com os brinquedos, por este motivo, ele afirma que, quanto mais imitao se anuncia nos brinquedos, tanto mais estes se desviam da brincadeira viva, a essncia do brincar no est no fazer como se, mas um fazer sempre de novo, transferncia mais comovente em hbito (BENJAMIM, 1984, p.75). Os brinquedos so reflexos das relaes, culturais, polticas e econmicas travadas em uma dada sociedade, para a criana, o brinquedo representa uma das fontes que ela utiliza para apropiar-se dos cdigos culturais do mundo que a cerca.

CONSIDERAES FINAIS O brincar est presente na alma de todo ser humano, o brinquedo e a brincadeira sempre existiram, claro variando de lugar para lugar e marcados com as peculiaridades de cada poca vivida. Fortemente influenciada pela cultura de cada sociedade, o ato de brincar transmite muito mais do que diverso as nossas crianas, tambm fonte de valores, condutas, conhecimento e regras que so passadas a estas quando se entretm brincando. As diversidades culturais das vrias regies traduzem seus respectivos valores atravs da linguagem transmitida pelos brinquedos e brincadeiras, o que no poderia ser diferente visto que somos a miscigenao de vrias culturas, as brincadeiras de cada regio revelam uma linguagem cultural da mesma. Existem brinquedos que ainda so criados pelas mos artesanais, fato este que cada vez mais raro, visto que com a globalizao os brinquedos passam a ser propostos por uma

indstria que recebe grande influncia das tendncias mundiais, surgindo os brinquedos eletrnicos e os videogames. Uma nova cultura de brinquedos surge e novos jeitos de brincar tambm, muitos brinquedos, poucas brincadeiras, muita tecnologia, pouca artesania, mais individual e pouco coletivo, mas impessoalidade e pouca troca, uma cultura mais competitiva do que cooperativa. Mesmo assim o brinquedo no deixa de ter o seu papel determinante no desenvolvimento da criana, com muito mais pontos positivos do que negativos, o brinquedo ponte da criana com o mundo adulto e cabe a este saber levar a criana por esta ponte de uma maneira saudvel, mostrando a ela quantas coisas podem ser aprendidas nesta aventura ldica, principalmente o respeito e a admirao s diferenas culturais que existem neste mundo e que tambm se mostram dentro da arte de brincar. Cada criana, com aquilo que ela transforma em brinquedo conseguir atravs dele falar, falar de seus medos, daquilo que gosta e do que no gosta, daquilo que admira e daquilo que lhe causa repugnncia, daquilo que pensa sobre o mundo e das pessoas que a cercam, desta forma brincar um dilogo constante da criana com o mundo e vice e versa. O brincar surge como oportunidade para o resgate dos nossos valores mais essenciais enquanto seres humanos, como forma de comunicao entre iguais e entre as vrias geraes, como instrumento de desenvolvimento e ponte para a aprendizagem, como possibilidade de resgatar o patrimnio ldico-cultural nos diferentes contextos scio-econmicos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BENJAMIM,Walter. A criana, o brinquedo, a educao. So Paulo: Summus,1984.

BROUGRE, Gilles. Brinquedo e cultura. Traduo de Gisela Wajskop. So Paulo: Cortez, 1995.

You might also like