You are on page 1of 6

Trabalho de concluso de curso I Planejar a elaborao do projeto de pesquisa.

Tema problema o objeto da monografia: Tema sem problematizao um tema que no permite discusso. Problematizao cientifica: a proposio de hipteses cientificas de temas escolhidos.

Tema Monografia: - validade jurdica dos contratos dos atletas profissionais mirins no Brasil. - O direito de imagem no contrato de trabalho dos atletas profissionais.

Aula 03/03/2012 O projeto de pesquisa composto de dez elementos, e a finalidade central deste viabilizar o planejamento da pesquisa a ser realizada posteriormente. Etapas ou elementos estruturais do projeto de pesquisa: 1) Definio e apresentao do tema problema: consiste da delimitao do foco da pesquisa. 2) Definio das reas do conhecimento cientfico, que sero utilizadas como parmetro para o estudo especfico do tema problema proposto. 3) Apresentao do objetivo geral e dos objetivos especficos: o momento em que se descreve da proposta geral da pesquisa e os especficos a delimitao das etapas a serem percorridas. 4) Demonstrar a relevncia terica, a relevncia prtica, a atualidade e a contribuio 5) Apresentao das hipteses cientficas que direcionaro e que conduziro a discusso do tema problema. 6) Breve apresentao da fundamentao terica, proposta por autores e tribunais referentes ao tema problema proposto. 7) Metodologia: o momento em que o pesquisador apresentar os instrumentos de coleta de dados. Projeto de pesquisa 10/03/12

1) Tema problema: Ttulo tema problema Depois escrever um Texto descritivo de natureza dissertativa tem que descrever, demonstrar e justificar, qual a problemtica cientfica ao ser desenvolvida ao longo da monografia. Uma pgina no mximo. 2) Assunto: demonstrao das reas do conhecimento cientifico que sero utilizadas como parmetro para definio do foco de abordagem terica do tema problema. Quais reas que o tema problema vai tratar. 3) Ttulo 4) Objetivos

4.1 Geral Deve-se reproduzir a clareza da proposta de pesquisa. No pode haver duvidas do interlocutor quanto s diretrizes da pesquisa. No muito extenso, um pargrafo mais ou menos. 4.2- Especficos Representam a parte do projeto de pesquisa onde o pesquisador dever sistematizar logicamente o raciocnio jurdico a ser desenvolvido ao longo da monografia. Devera descrever qual o ponto de partida, quais as etapas a serem desenvolvidas e onde se pretende chegar. Deve descrever de forma minuciosa quais so as etapas a serem desenvolvidas ao longo da monografia.

5- Justificativa objetiva da escolha do tema: Deve-se dizer por que escolheu aquele tema. Quatro elementos precisam ser observados: a) Relevncia terica sobre o tema proposto: demonstrao da importncia jurdica da discusso do tema problema no contexto da cincia do direito. b) Relevncia pratica do tema proposto: demonstrar a repercusso da discusso terica no contexto pratico. c) A atualidade do tema problema: ser relevante sob o ponto de vista terico e pratico. d) Demonstrar a contribuio cientifica pretendida com a pesquisa: onde pretende-se chegar com a pesquisa. Qual a utilidade da pesquisa. Escrever pelo menos um pargrafo de cada um 6- Delimitao do problema terico: a parte onde deve-se apresentar os questionamentos e as hipteses cientificas a serem debatidas ao longo da monografia. No sero debatidas no projeto pq sero discutidas na monografia.

Atividade de avaliao entrega 31/03/2012 Valor: 30 pontos - tema problema - assunto - titulo - objetivo geral - objetivos especficos (mnimo 6) - justificativa da escolha 14/04/12 Estado de Arte ou marco terico a parte do projeto de pesquisa em que o pesquisador devera apresentar a fundamentao terica e o entendimento cientfico dos autores a respeito do tema problema proposto. Descrever o que os autores pensam acerca do assunto tratado.

O marco terico ser elaborado utilizando-se dois mtodos, duas formas: Ao longo do marco terico, o pesquisador deve descrever ou reproduzir o entendimento cientfico daqueles autores que pretende utilizar ao longo da monografia, a fim de explicitar, como se encontra o debate terico do tema problema na doutrina. No pode ser construdo analise critica no marco terico. No mnimo 4 pginas de marco terico. Alternar entre citaes abertas e literais. 1) Citaes literais, curta ou longa. Transcrio literal de um trecho ou texto que tenha relao direta ou indireta com o tema problema. citao literal curta: aquela cuja transcrio literal no corpo do projeto de pesquisa no ultrapassa trs linhas. Formatao: adotar a mesma formatao do texto base (letra 12 espao entre linha 1,5, texto justificado), devera ser feita entre aspas e sem itlico. Citao literal longa: aquela cuja transcrio literal no corpo do marco terico ultrapassa trs linhas. Formatao: letra 11, texto justificado, espao entre linhas simples, sem aspas, sem itlico, com recuou de 4 cm da margem esquerda

2) Citao aberta, livre ou indireta aquela em que o pesquisador descrever com as suas prprias palavras o entendimento cientifico proposto ou preconizado por um determinado autor consultado. Explica com suas prprias palavras a idia do autor. 1- A elaborao do marco terico preferencialmente devera ser feita mediante a alternncia de citaes abertas e literais. 2- Todas as vezes que o pesquisador fizer uma citao aberta ou literal obrigatrio que seja mencionado no corpo do marco terico a fonte de pesquisa consultada identificando claramente o autor da citao. Sistema de chamada: So mtodos e tcnicas de pesquisa a serem utilizados pelo pesquisador ao longo do marco terico para mencionar no corpo do texto, a fonte de pesquisa consultada. O sistema de chamada se divide em dois: 1) Sistema autor/data ou americano. A fonte colocada no corpo do texto. Ex.: o autor Fulano de tal (2012, p. 40) no coloca-se o nome do livro. Ex.: Conforme entendimento preconizado por Maria Helena Diniz citao curta(2009, p. 40) . Ex.: nos termos da doutrina majoritria (DINIZ, 2009, p. 40) citao curta. Sistema numrico (notas bibliogrficas) Segundo Maria Helena Diniz _______________________________. Coloca-se o numero pequeno acima do nome do autor e a referencia na nota de roda p.

Notas de roda p explicativas: so compatveis tanto com o sistema autor-data, quanto com o sistema numrico, ou seja possvel utilizar as notas explicativas em qualquer sistema de chamada. No pode misturar sistema autor-data com notas bibliogrficas. Sistema de chamada tem a finalidade de mencionar no corpo do texto a fonte de pesquisa consultada, j a nota explicativa serva para agregar, aprimorar o texto.

Formatao das notas de rodap: Letra 10, justificado, espao simples, mesma fonte, sem recuo de pargrafo. Exemplos de sistema autor-data: Segundo Maria Helena DINIZ (2010, p. 40) _________________________. Segundo Maria Helena DINIZ _________________________ (2010, p. 40). Conforme entendimento majoritrio _____________________ (DINIZ, 2010, p. 40). Estabelece o artigo 5, XXXV, CF/88 _________________ (BRASIL, Vade Mecum, 2010, p. 80) Conforme doutrina clssica ____________________ (THEODORO JNIOR, 2011, p. 70). Referencias: DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil. 4. Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. BRASIL. Vade Mecum. 8. Ed. So Paulo: Saraiva, 2011. THEODODO JNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 7. Ed. So Paulo: Saraiva, 2011. Tem que ter no mnimo dez fontes de pesquisa. So fontes relacionadas direta ou indiretamente com o tema problema. 7) Marco Terico: 8) Cronograma: parte do projeto que ser feita uma prospeco das datas e atividades: Primeira atividade: Concluso do projeto de pesquisa: junho de 2012 Segunda atividade: Depsito do projeto de pesquisa: julho de 2012 Terceira atividade: Elementos pr textuais: agosto de 2012 Quarta atividade: Sumrio: agosto de 2012 Quinta atividade: Introduo da monografia: setembro 2012

Sexta atividade: Elaborao do primeiro capitulo da monografia: outubro de 2012 Stima atividade: Segundo captulo da monografia: dezembro de 2012 Oitava atividade: Concluso da monografia: janeiro de 2013 Nona atividade: Reviso metologica e reviso de portugus: fevereiro de 2013 Dcima atividade: Depsito oficial da monografia: maro e abril de 2013 Dcima primeira atividade: Bancas simuladas: abril de 2013 Ultima atividade: Defesa final da monografia: maio e junho de 2013

9) Metodologia a parte do projeto que so demonstradas as ferramentas utilizadas na coleta de dados para a elaborao da monografia. explicado como se far a monografia. 9.1- Tipo de pesquisa O tipo de pesquisa se subdivide em: - Terico bibliogrfica: realizada em livros, revistas cientificas impressas ou eletrnicas, legislao comentada. Tem que explicar o porque da utilizao do determinado tipo de pesquisa. - Documental: aquela realizada em jurisprudncias, legislao seca e anotada, sumulas, autos do processo, inqurito policial. So fontes onde encontra informaes sobre o tema problema. - campo: o pesquisador coleta no prprio local da pesquisa os dados. 9.2- Procedimento metodolgico: a parte do projeto em que demonstra as tcnicas para chegar ao tema problema. - Dedutivo: aquele utilizado quando o pesquisador chega ao tema problema, partindo-se de uma concepo ampla ou macro-analtica em direo a uma concepo especfica ou micro-analtica. - Indutivo: o mtodo utilizado quando o pesquisador chega ao tema problema partindo-se de uma concepo especfica em direo a uma concepo ampla. 9.3- Procedimento tcnico: descrever os tipos de anlise Anlises:

Temticas: aquela desenvolvida mediante a abordagem de temas perifricos ou correlatos ao tema da pesquisa. Tericas: abordagem terica de questes especficas sobre o tema problema Interpretativas: Consiste na abordagem e na anlise de documentos utilizados como parmetro na discusso do tema problema. Comparativas: comparao entre legislaes de pases diferentes entre outras.... Histricas: abordagem histrica do temas relacionados com o tema problema. Criticas: o momento em que demonstra qual a contribuio pretendida com a pesquisa.

You might also like