You are on page 1of 3

Base Bblica da Misso Integral

Por Marcos Aurlio dos Santos

impossvel fazer a misso integral sem antes partir do pr-suposto de que a Bblia contm essa revelao to importante para a Igreja do sculo XXI. No Novo Testamento em especial nos evangelhos em atos dos Apstolos e nas cartas de Paulo, encontramos textos que nos d bases seguras para a teologia da misso integral.

Encontramos textos em que Jesus em seu ministrio evangelistico fazia a misso integral. (Mt 12:12; At 10:38; Mt 4:23-24; Lc 4:18-19). Ele tinha como propsito alcanar o homem de forma total e completa, salvando o esprito e cuidando do corpo.

O mdico Lucas acompanhou de perto a pratica de Jesus em seu ministrio

evangelistico. (At 11:38). O apostolo Paulo, escrevendo aos crentes de Roma incentiva-os a fazer a misso integral incluindo o social (Rm 2:7). O texto no indica salvao por meio de obras, mais fala sobre a responsabilidade do salvo em Cristo em fazer o bem, que neste caso, confirma a f salvadora na vida do verdadeiro cristo.

Na carta endereada aos Glatas, Paulo mais uma vez estimula os irmos a fazer a responsabilidade social. Desta vez ele apela para que os crentes daquela Igreja faam o bem constantemente sem se cansar (Gl 6:9,10). Ele diz ainda que devemos aproveitar as oportunidades (portas abertas para o social) para fazer o bem a todos, mas principalmente os da famlia da f.

importante notar que o texto diz que a obra social deve alcanar a todos sem discriminao, ao difcil de ver em nossas Igrejas. Ao que parece havia em Paulo uma preocupao especial com a responsabilidade social, pois em sua segunda carta endereada aos Tessalonicenses novamente incentiva os irmos a fazer a misso integral.

A Bblia tambm nos informa que o apostolo Paulo se envolvia pessoalmente com a responsabilidade social (Rm 15:26;1 Co 16:1,2). Para o apostolo, fazer a misso integral no era apenas uma questo teolgica, mas um dever de cada cristo colocar em prtica a misso de Jesus. O gesto nobre das igrejas da Macednia e Accia, em se preocupar com os pobres da Igreja de Jerusalm, certamente um exemplo para imitarmos.

Lamentavelmente temos grande dificuldade de ajudar irmos necessitados de outras congregaes. Temos forte tendncia a sermos separatistas com viso limitada, ajudando raramente os da nossa congregao. Veja tambm (At 6:1-7; Rm 12:8; Ef 2:10; Tt 2:4; Tg 2;14-16). No contexto bblico, Jesus, os apstolos e a Igreja primitiva (At 2:42-47) praticavam em seu ministrio a misso integral. Para eles a misso da Igreja era alcanar o homem de forma integral. A evangelizao era acompanhada

de responsabilidade social, cura do corpo e expulso de demnios. O homem era salvo, mas tambm assistido nas suas necessidades materiais. O modelo da misso integral aquela que reflete a misso no ministrio de Jesus Cristo (At: 10:38). Em seu ministrio evangelistico ele fez a misso integral como ningum. Seu objetivo no era somente salvar o homem, mas tambm mostrou uma preocupao especial com os mais necessitados.

Sabemos que a tarefa principal da Igreja a pregao do evangelho, mas no sua exclusividade. Os apstolos seguiram o modelo do mestre (At 6, At 4:14; At 5:16; At 8:7; At 28:9), e desenvolveram bem o aprendizado sob o poder do Esprito Santo. Essa informao nos leva a crer que no discipulado o cristo novo convertido precisa ser ensinado a cerca da misso integral .

Mais tarde, igrejas plantadas pelo apostolo Paulo, viveram tambm essa pratica (Rm 15:26). Certamente Jesus como modelo prefeito e os apstolos, so exemplos que devemos tomar para fazermos a misso integral. Cremos na contemporaneidade dos dons espirituais, que deve ser exercido hoje na Igreja do Senhor Jesus.

Conclumos que a Igreja hoje deve no somente ensinar biblicamente a teologia da misso integral, mas incentivar uns aos outros a viver na pratica essa misso.

You might also like