You are on page 1of 2

1

TICA E CIDADANIA PROFESSOR BAHIA TEXTO SELECIONADO DISCUSSO. PARA ANLISE E

So Paulo, sexta-feira, 30 de maro de 2012

Jos Eduardo Cardozo e Paulo Abro TENDNCIAS/DEBATES

Nem o modelo ultraliberal sem restries, nem controle prvio do Estado onipresente: no pas, respeitada a faixa das 6h s 23h, tudo pode ser exibido "No se engane, tem coisas que o seu filho no est preparado para ver". Eis o mote da campanha que a Secretaria Nacional de Justia do Ministrio da Justia lana, em parceria com os meios de comunicao e as entidades de proteo das crianas e adolescentes. O objetivo conscientizar sobre a importncia da classificao indicativa. Com a redemocratizao, esta importante conquista da sociedade foi concebida na Constituinte para substituir e se opor ao entulho ditatorial da antiga Diviso de Censura. Ela foi regulamentada pelo Estatuto da Criana e do Adolescente e recebeu muitos aperfeioamentos nos ltimos anos. Ela atua na mediao entre dois valores fundamentais para uma sociedade democrtica: o direito liberdade e o dever-poder de proteo dos direitos humanos das crianas. A educao no Brasil, em sentido amplo, dever do Estado e da famlia. Ela promovida e incentivada com a colaborao da sociedade. Da que os rgos do Estado democrtico so instados a atuar para que as liberdades de expresso (dos artistas e roteiristas) e de exibio (das empresas de rdio, cinema, teatro e televiso) estejam aliadas preservao dos direitos dos pais em decidir sobre a educao de seus filhos - e aos direitos prprios das crianas e adolescentes de serem protegidos em uma fase vital de seu desenvolvimento biopsicossocial. O que est em jogo o pleno desenvolvimento das prximas geraes e seu preparo para o exerccio da cidadania. Em nosso modelo, so as emissoras que se autoclassificam, segundo trs contedos temticos: drogas, violncia e sexo. Os critrios se distanciam das subjetividades governamentais, pois so fixados previamente e construdos socialmente a partir de consultas pblicas e estudos especializados sobre o comportamento das crianas e sua tendncia de imitar aquilo que assistem. Um elemento estruturante da poltica que, respeitada a gradao da

2 faixa horria protetiva das 6h s 23h, tudo pode ser exibido. A superviso coercitiva do Estado limitada e no admite censuras, vetos ou cortes de contedos, sejam prvios ou posteriores. Os nmeros demonstram o seu sucesso: de um total de 5.600 obras, somente em 48 casos ocorreu reclassificao em 2011. A eficcia se explica pela concepo de se promover concomitantemente o mximo de exerccio de liberdade e o mximo de direito proteo. Os direitos so restringidos de modo mnimo, apenas naquilo que adequado, necessrio e proporcional garantia de um equilbrio que no lesione os seus contedos essenciais. Entre um modelo ultraliberal, sem notcias no mundo ocidental, no qual tudo poderia ser exibido em qualquer horrio e a responsabilidade pela formao dos jovens estaria terceirizada ao mercado, e um outro tipo radicalmente oposto, em que o Estado onipresente e realiza controle prvio sobre contedos (como, a propsito, ocorre em muitas democracias ocidentais), o Brasil concebeu um modelo social, elogiado internacionalmente, cuja grande virtude reside na ideia de justo meio. Esta campanha remete ao propsito social da classificao indicativa: o de ser um instrumento da liberdade, compreendido como uma condio de possibilidade para que os pais e mes consigam dar efetividade s suas escolhas, precaver danos e planejar cada vez mais seu tempo de convivncia com a famlia. Trata-se de um instituto a servio da construo de um ambiente social saudvel, condizente com os grandes desafios do desenvolvimento do Brasil, no presente e no futuro.
<<<>>>

JOS EDUARDO CARDOZO, 52, PAULO ABRO, 36, secretrio nacional de Justia.
<<<>>>

ministro

da

Justia

ATIVIDADES INTELECTUAIS: LER, ANALISAR E FICAR EM CONDIES DE DISCUTIR O ARTIGO NO MBITO DA DISCIPLINA. PESQUISAR AS QUESTES RELATIVAS CLASSIFICAO INDICATIVA E OS REFLEXOS NA FORMAO DA CIDADANIA. ANALISAR AS FIGURAS ABAIXO: NO FALO, NO VEJO, NO OUO! E LIG-LAS AO ASSUNTO EM DEBATE.

<<<>>>

You might also like