You are on page 1of 5

Avaliao diferenciada 1 Ano 1) A figura a seguir representa dois satlites artificiais em rbita, em torno da Terra.

De acordo com a Lei da Gravitao Universal, a fora gravitacional aumenta quando os corpos esto prximos e diminui quando esto distantes. Analise as afirmaes seguintes colocando V para verdadeiro e F para Falso:

( )O satlite 2 est mais distante da Terra que o Satlite 1, por isso o campo gravitacional da Terra atrai este satlite com mais intensidade (maior) do que o Satlite 1. ( )O satlite 2 est mais distante da Terra do que o Satlite 1, por isso o campo gravitacional da Terra atrai este satlite com menos intensidade (menor) do que o Satlite 1. ( )O Satlite 1 est mais prximo da Terra do que o Satlite 2, por isso o campo gravitacional da Terra atrai este satlite com mais intensidade (maior) do que o Satlite 2. ( )O Satlite 1 est mais prximo da Terra do que o Satlite 2, por isso o campo gravitacional da Terra atrai este satlite com menos intensidade (menor) do que o Satlite 2. a)V,F,V,F b)F,V,V,F c)V,F,F,V d)F,F,V,V e)Nenhuma alternativa correta 2)Interprete a figura seguinte, lembrando que a mesma est relacionada Lei da Gravitao Universal. Em seguida, assinale a alternativa correta:

a)O astro que se localiza no centro o Sol. b)S1 e S2 representam dois satlites que esto a uma mesma distncia do Sol. c)Os satlites S1 e S2 realizam rbitas retangulares. d) Os satlites S1 e S2 realizam rbitas circulares em torno da Terra. e)R1 e R2 reprentam a grandeza velocidade, de cada um dos planetas.

As figuras seguintes se referem s questes 03, 04 e 05. Apesar de apresentarem tamanhos diferentes, os corpos possuem massas iguais, ou seja, m1=m2. As distncias entre os corpos foram medidas com uma rgua graduada em metros. Ateno: a distncia a medida que existe entre os dois centros. Fig. 01

Fig.02

Fig.03

Fig. 04

Fig.05

3)De acordo com a Lei da Gravitao Universal, a fora gravitacional aumenta quando os corpos esto prximos e diminui quando esto distantes. Sendo assim, qual figura representa a menor fora gravitacional entre os corpos? a)Figura 01 b)Figura 02 c)Figura 03 d)Figura 04 e)Figura 05 4) De acordo com a Lei da Gravitao Universal, a fora gravitacional aumenta quando os corpos esto prximos e diminui quando esto distantes. Sendo assim, qual figura representa a maior fora gravitacional entre os corpos? a)Figura 01 b)Figura 02 c)Figura 03 d)Figura 04 e)Figura 05 5)Em relao a distncia entre os corpos, assinale a alternativa incorreta: a)Na figura 01 a distncia 6 metros. b)Na figura 02 a distncia 4 metros. c)Na figura 03 a distncia 7,2 metros. d)Na figura 04 a distncia 3,2 metros. e)Na figura 05 a distncia 2,8 metros. 6)Em relao ao significado de cada termo que compe a Lei da Gravitao Universal, indicada a seguir, opte pela alternativa incorreta:

a)F Fora Gravitacional. b)G Constante de Gravitao Universal. c)m1 e m2 so as massas dos corpos. d)r velocidade de rotao. e)Nenhuma alternativa correta. 7) Qual o nome do filme que assistimos em sala de aula?

a)O Sol de Outubro b)Rumo a Feira de Cincias c)Cu de Outubro d)Quatro estudantes e um destino e)Sonho voador 8) O filme comea com a notcia de que a Unio Sovitica lanou o primeiro Satlite para orbitar em torno da Terra. O Satlite viaja o espao com uma velocidade de 29000 km por hora, a 898 km de altura e completa uma rbita ao redor da Terra a cada 96 minutos. Qual o nome deste Satlite? a)Navstar-2 b)Sputnik c)Molniya d)Mars Global Surveyor e)Explorer I 9)O filme assistido em sala de aula aborda: a)Conceitos apenas qumicos. b)Conceitos apenas matemticos. c)Conceitos relacionados s Cincias: Qumica, Fsica e Matemtica. d)Conceitos apenas fsicos. e)Conceitos apenas biolgicos.

You might also like