You are on page 1of 29

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos

GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0

Histrico de Reviso
Data
16/10/2012

Verso
1.0

Descrio
Elaborao do guia de tcnicas para levantamento de requisitos.

Autor
Maria Cristina Basili Duarte

Histrico de Aprovao
Data 12/11/2012 20/12/2012 Verso 1.0 2.0 Descrio Aprovao aps Workshop do processo v8.0. Aprovao aps Workshop do processo v8.9 Autor SEPG SEPG

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0

Contedo
Contedo........................................................................................................2 1. INTRODUO .............................................................................................2 2. ENTREVISTA .............................................................................................. 3 3. QUESTIONRIOS ........................................................................................9 4. OBSERVAO ..........................................................................................16 5. PROTOTIPAO .......................................................................................18 6. GERAO E CONSOLIDAO DE IDIAS (BRAINSTORMING) ....................20 7. JAD .......................................................................................................... 22 8. REFERNCIAS ..........................................................................................29

1. INTRODUO
Este guia tem como objetivo apresentar as tcnicas mais comuns para realizar o levantamento de requisitos. Cada projeto deve informar qual a tcnica ser utilizada para o levantamento dos requisitos, pelos membros da sua equipe, no Plano de Gerenciamento de Requisitos do Projeto (PGR). As tcnicas abordadas neste guia so: Entrevista Questionrio Observao Prototipao Brainstorming JAD - Joint Application Design (or Development)

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0

2. ENTREVISTA
Uma entrevista de levantamento de informaes uma conversa direcionada com um propsito especfico, que utiliza um formato pergunta-resposta. Os objetivos de uma entrevista incluem: Obter as opinies do entrevistado, o que ajuda na descoberta dos problemas-chave a serem tratados; Conhecer os sentimentos do entrevistado sobre o estado corrente do sistema; Obter metas organizacionais e pessoais; e Levantar procedimentos informais.

Entrevista x Investigao Fatos obtidos em uma investigao podem explicar o desempenho passado. Metas projetam o futuro. Entrevistas so importantes para se determinar metas.

2.1. O Processo de uma Entrevista


Em uma entrevista, o engenheiro de software est, provavelmente, estabelecendo um relacionamento com uma pessoa estranha a ele. Assim, importante que ele: Construa, rapidamente, uma base de confiana e entendimento; Mantenha o controle da entrevista; Venda a idia do sistema, provendo ao entrevistado as informaes necessrias.

Uma entrevista envolve as seguintes etapas principais: planejamento, conduo e elaborao de um relatrio da entrevista.

2.1.1. Planejamento
O planejamento de uma entrevista envolve os seguintes passos: A. Estudar material existente sobre os entrevistados e suas organizaes. Procure dar ateno especial linguagem usada pelos membros da organizao, procurando estabelecer um vocabulrio comum a ser usado na elaborao das questes da entrevista. Este passo visa, sobretudo, otimizar

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 o tempo despendido nas entrevistas, evitando-se perguntar questes bsicas e gerais.

B. Estabelecer objetivos. De maneira geral, h algumas reas sobre as quais um engenheiro de software desejar fazer perguntas relativas ao processamento de informao e ao comportamento na tomada de deciso, tais como fontes de informao, formatos da informao, freqncia na tomada de deciso, estilo da tomada de deciso, etc. C. Decidir quem entrevistar. importante incluir na lista de entrevistados pessoas-chave de todos os nveis da organizao afetados pelo sistema. A pessoa de contato na organizao pode ajudar nesta seleo. Quando necessrio, use amostragem. D. Preparar a entrevista. Uma entrevista deve ser marcada com antecedncia e deve ter uma durao entre 45 minutos e uma hora. E. Decidir sobre os tipos de questes e a estrutura da entrevista. O uso de tcnicas apropriadas de questionamento o corao de uma entrevista. F. Decidir como registrar a entrevista. Entrevistas devem ser registradas para que informaes obtidas no sejam perdidas logo em seguida. Os meios mais naturais de se registrar uma entrevista incluem anotaes e o uso de gravador. Tipos de Questes Questes podem ser de trs tipos bsicos: A. Questes subjetivas: permitem respostas abertas. Ex: O que voc acha de ...? Explique como voc ...? Vantagens: Provem riqueza de detalhes. Revelam novos questionamentos. Colocam o entrevistado a vontade. Permitem maior espontaneidade.

Desvantagens: Podem resultar em muitos detalhes irrelevantes. Perda do controle da entrevista.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 Respostas muito longas para se obter pouca informao til. Podem dar a impresso de que o entrevistador est perdido, sem objetivo.

B. Questes objetivas: limitam as respostas possveis. Ex: Quantos ...? Quem ...? Quanto tempo ...? Qual das seguintes informaes ...? Vantagens: Ganho de tempo, uma vez que vo direto ao ponto em questo. Mantm o controle da entrevista. Levam a dados relevantes. Desvantagens: Podem ser maantes para o entrevistado. Podem falhar na obteno de detalhes importantes. No constroem uma afinidade entre entrevistador e entrevistado. C. Questes de aprofundamento: permitem explorar os detalhes de uma questo. Podem ser subjetivas ou objetivas. Ex: Por qu? Voc poderia dar um exemplo? Como isto acontece? Questes Objetivas x Subjetivas Quadro Comparativo Questes Objetivas x Subjetivas:

Problemas na Elaborao de Questes Questes capciosas: tendem a levar o entrevistado a responder de uma forma especfica, isto , so tendenciosas.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 Ex: Sobre este assunto, voc est de acordo com os outros diretores, no est?

Opo mais adequada: O que voc pensa sobre este assunto? Duas questes em uma: O entrevistado pode responder a apenas uma delas, ou pode se confundir em relao pergunta que est respondendo. Ex: O que voc faz nesta situao e como? Estrutura da Entrevista Diz respeito organizao das questes em uma seqncia lgica. H quatro formas bsicas de se estabelecer a seqncia das questes: Estrutura de Pirmide (Abordagem Indutiva): inicia com questes bastante detalhadas, geralmente objetivas, e, medida que a entrevista progride, questes mais gerais, subjetivas, so colocadas. til para situaes onde o entrevistado parece relutante em abordar um assunto determinado ou se o engenheiro de software deseja obter uma finalizao sobre o assunto.

Estrutura de Funil (Abordagem Dedutiva): inicia com questes gerais subjetivas e, medida que a entrevista avana, perguntas mais especficas, usando questes objetivas, so feitas. Esta estrutura prov um meio fcil e no ameaador para se comear uma bateria de entrevistas. Permite levantar bastante informao detalhada, sendo desnecessrias longas seqncias de questes objetivas e de aprofundamento.

Estrutura de Diamante: Combinao das duas anteriores: comea com questes especficas, passa a questes gerais e fecha a entrevista

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 novamente com questes especficas. Freqentemente, a melhor forma de se estruturar uma entrevista, j que mantm o interesse do entrevistado em uma variedade de questes. Contudo, tende a ser mais longa.

Entrevista No Estruturada: No h uma definio da seqncia das questes. De acordo com o andar da entrevista, caminhos possveis so avaliados e a seqncia estabelecida. Requer mais tempo. Vale ressaltar que, ainda que a seqncia das questes no seja definida a priori, as questes devem ser definidas antecipadamente, ou seja, o planejamento necessrio. Entrevistas Estruturadas x No Estruturadas Comparao entre as Abordagens Estruturada e No Estruturada:

Registro da Entrevista importante registrar os principais aspectos de uma entrevista durante a sua realizao. No planejamento, deve-se definir como isto ser feito. H duas formas principais, cujas vantagens e desvantagens so apresentadas a seguir: A. Gravador: requer a permisso do entrevistado. Vantagens:

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 Registro completo da entrevista. Rapidez e melhor desenvolvimento. Reproduo para outros membros da equipe. Desvantagens: Pode deixar o entrevistado pouco a vontade. Pode deixar o entrevistador distrado. Pode haver necessidade de transcrever a fita.

B. Anotaes Vantagens:

Mantm o entrevistador alerta. Pode ser usado para fornecer um roteiro para a entrevista. Mostra interesse e preparao do entrevistador. Desvantagens: Perda do andamento da conversa. Excessiva ateno a fatos e pouca a sentimentos e opinies.

2.1.2. Conduo da Entrevista


1) Um dia antes, entre em contato com o entrevistado para confirmar o horrio e o local da entrevista. 2) Chegue um pouco antes do horrio marcado. 3) Apresente-se e esboce brevemente os objetivos da entrevista. 4) Relembre o entrevistado de que voc estar registrando pontos importantes. Se for usar gravador, coloque-o em local visvel. 5) Diga ao entrevistado o que ser feito com as informaes coletadas e reassegure seu aspecto confidencial.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 6) A entrevista deve durar entre 45 minutos e uma hora. 7) Quando estiver incerto sobre uma questo, pea para o entrevistado dar definies ou outros esclarecimentos. Use questes de aprofundamento. 8) Ao trmino da entrevista, pergunte se h algo mais sobre o assunto que o entrevistado ache importante voc saber. 9) Faa um resumo da entrevista e d suas impresses globais. 10) Informe o entrevistado sobre os passos seguintes. 11) Pergunte se h outra pessoa com a qual voc deveria conversar. 12) Quando for o caso, marque nova entrevista.

2.1.3. Relatrio da Entrevista


O relatrio ou ata da entrevista deve capturar a essncia da entrevista. Escreva o relatrio to rpido quanto possvel para assegurar qualidade. Registre entrevistado, entrevistador, data, assunto e objetivos. Diga se os objetivos foram alcanados e aponte objetivos para entrevistas futuras. Registre, ainda, os pontos principais da entrevista e sua opinio.

3. QUESTIONRIOS
(Referncia: Captulo 6 [Kendall92]) O uso de questionrios constitui uma tcnica de levantamento de informaes que permite ao engenheiro de software obter de vrias pessoas afetadas pelo sistema (corrente ou proposto) informaes, tais como: Posturas: o que as pessoas na organizao dizem querer; Crenas: o que as pessoas pensam ser realmente verdade; Comportamento: o que as pessoas fazem; e Caractersticas: propriedades de pessoas ou coisas.

Um questionrio pode ter objetivos distintos, em funo de sua aplicao, tais como: Procurar quantificar o que foi levantado em entrevistas; Determinar como um sentimento (expresso em uma entrevista) realmente difundido ou limitado; e

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 Examinar uma grande amostra de usurios do sistema para sentir problemas ou levantar questes importantes, antes de se programar entrevistas. H muitas similaridades entre estas duas tcnicas. De fato, pode ser til utilizar as duas abordagens em conjunto: procurando refinar respostas no claras de um questionrio em uma entrevista; projetando um questionrio com base no que foi levantado em uma entrevista.

Questionrios: Quando Usar? As pessoas esto espalhadas por toda a organizao. H um grande nmero de pessoas envolvidas no projeto do sistema e necessrio saber que proporo de um dado grupo aprova ou desaprova uma particular caracterstica do sistema proposto. Em estudos exploratrios, quando se deseja saber uma opinio global antes de se definir qualquer direo especfica para o projeto.

3.1. Etapas do Processo de Uso de Questionrios


Assim como as entrevistas, para se empregar questionrios, um conjunto de passos deve ser realizado, envolvendo pelo menos planejamento, aplicao e anlise.

3.1.1. Planejamento
No planejamento de um questionrio, devem ser levados em considerao aspectos relacionados com a redao das questes, escalas, formato e ordem das questes. Redao das Questes Uma vez que questionrios e entrevistas seguem uma abordagem pergunta-resposta, seria bastante razovel pensar que a consideraes feitas para entrevistas aplicam-se tambm para questionrios. Contudo, importante ressaltar que h diferenas fundamentais entre estas tcnicas e, portanto, novos aspectos devem ser considerados. Em primeiro lugar, entrevistas permitem interao direta com o entrevistado a respeito das questes e seus significados. Em uma entrevista, o engenheiro de software pode refinar uma questo, definir um termo obscuro, alterar o curso do questionamento e controlar o contexto de modo geral. Isto no necessariamente verdade para um questionrio e,

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 portanto, o planejamento de um questionrio e de suas questes deve ser mais cuidadoso. Um questionrio deve: Ter questes claras e no ambguas; Ter fluxo bem definido; Ter administrao planejada em detalhes; e Levantar, antecipadamente, as dvidas das pessoas que iro respond-lo.

Questes Subjetivas Quando for utilizar questes subjetivas em um questionrio, antecipe o tipo de resposta que voc espera obter. Estas questes devem ser restritas o suficiente para guiar as pessoas, de modo que respondam de uma maneira especfica. Tome cuidado com perguntas que permitam respostas muito amplas, pois isto pode dificultar a comparao e a interpretao dos resultados. Questes subjetivas devem ser usadas em questionrios para levantar opinies sobre algum aspecto do sistema ou em situaes exploratrias. Questes Objetivas

Questes objetivas devem ser utilizadas em um questionrio: Quando o engenheiro de software capaz de listar as possveis respostas ou Para examinar uma grande amostra de pessoas.

Respostas a questes objetivas podem ser mais facilmente quantificadas. Respostas a questes subjetivas so analisadas e interpretadas de maneira diferente. A tabela abaixo compara o uso de questes objetivas e subjetivas em questionrios:

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0

Linguagem Utilizada: Diretrizes Sempre que possvel, use o vocabulrio das pessoas que iro responder. Prime pela simplicidade; Utilize perguntas simples e curtas; Evite redao tendenciosa; Garanta que as questes esto tecnicamente precisas antes de inclu-las no questionrio; e Para verificar a linguagem utilizada, aplique o questionrio antecipadamente em um grupo piloto, pedindo ateno adequabilidade dos termos empregados.

Escalas So usadas para medir um atributo ou caracterstica. A razo para se utilizar escalas permitir medio ou julgamento. Escalas so geralmente arbitrrias e podem no ser nicas, por exemplo, temperatura: oC, oF, K. H quatro tipos bsicos de escalas: A. Nominal: utilizada para classificar coisas. a forma mais fraca de medio, uma vez que s obtm totais para cada classificao. Ex: Que tipo de software voc mais usa?

1- Editor de Texto 2- Planilha 3- Grfico 4- Outros

B. Ordinria: tambm permite classificao, mas implica em um rank, isto , uma escala maior ou menor que a outra. Contudo, no se pode assumir que a distncia entre as classes a mesma. Ex: O suporte tcnico do Centro de Informao :

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 (a) Extremamente til (b) Muito til (c) til (d) Pouco til (e) Nada til

C. de Intervalo: intervalos entre os nmeros das opes so iguais, o que permite que sejam feitas operaes matemticas sobre os dados obtidos do questionrio e, portanto, uma anlise mais completa. Ex: O suporte tcnico do Centro de Informao : 1- Nada til 2 3 4 5- Extremamente til

D. de Razo: idem de intervalo, s que possui um zero absoluto. Ex: Quantas horas, aproximadamente, voc despende diariamente no computador: 0 2 4 6 8

Tipos de Escala: Quando usar? de Razo: os intervalos so iguais e h um zero absoluto. de Intervalo: os intervalos so iguais, mas no h um zero absoluto. Ordinria: no possvel assumir que os intervalos so iguais, mas as classes podem ser colocadas em uma ordem. Nominal: deseja-se classificar coisas, mas estas no podem ser ordenadas.

Problemas na Construo de Escalas . Lenidade: a pessoa responde a todas as questes do mesmo jeito. Soluo: mover a categoria para a esquerda ou direita. . Tendncia Central: a pessoa responde tudo na mdia. Soluo: criar uma escala com mais pontos, ajustar os descritores ou tornar as diferenas menores nos extremos.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 . Efeito Aurola: a impresso formada em uma questo levada para outra. Soluo: mesclar questes sobre objetos diferentes. Projeto do Questionrio . Estilo Um formulrio bem projetado (aspectos de estilo) pode aumentar taxa de respostas. As seguintes diretrizes podem ser teis na hora de se projetar um questionrio: Deixe amplos espaos em branco para atrair as pessoas. Deixe espao suficiente para as respostas das questes subjetivas. Em questes com escala, pea para fazer um crculo na resposta. Use os objetivos do questionrio para ajudar a determinar o formato (inclusive instrues). Seja consistente no estilo. Coloque instrues sempre no mesmo local em relao ao lay-out do questionrio, para facilitar a localizao das instrues. Use letras maisculas e minsculas nas perguntas e apenas letras maisculas nas respostas.

. Ordem das Questes Para ordenar as questes, considere os objetivos e, ento, determine a funo de cada questo para atingir esses objetivos. Use um grupo piloto para auxiliar ou observe o questionrio com olhos de respondedor. Algumas orientaes devem ser seguidas: As primeiras questes devem ser de interesse dos respondedores. Agrupe itens de contedo similar e observe tendncias de associao. Coloque os itens de menor controvrsia primeiro.

3.1.2. Aplicao do Questionrio


A primeira questo a ser definida : quem deve responder o questionrio? A deciso de quem deve responder o questionrio feita em conjunto com o estabelecimento dos seus objetivos. Quando houver muitas pessoas aptas a responder o questionrio, use amostragem. Mtodos de Aplicao Reunir todos os respondedores em um mesmo local para a aplicao do questionrio. Vantagens:

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 o 100% de retorno o o Instrues uniformes Resultado rpido

Problemas: o o Pode ser difcil reunir todas as pessoas. O respondedor pode ter coisas importantes a fazer.

Analista entrega e recolhe cada questionrio individualmente. Vantagens: o Boa taxa de resposta

Problemas: o o Desperdcio do tempo do analista. O respondedor pode ser identificado.

Respondedor administra o questionrio. Vantagens: o Anonimato garantido. o Respostas mais reais. Problemas: o Taxa menor de respostas.

Este problema pode ser minimizado, mantendo-se uma lista de respondedores e controlando a devoluo.

Por correspondncia. til somente para alcanar pessoas distribudas geograficamente.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0

4. OBSERVAO
(REFERNCIA: CAPTULO 7 [KENDALL92]) Observar o comportamento e o ambiente do indivduo que toma decises pode ser uma forma bastante eficaz de levantar informaes que, tipicamente, passam desapercebidas usando outras tcnicas. Tomadas de deciso ocorrem em diversos nveis da organizao: operacional, gerencial e estratgico e, portanto, importante observ-las em todos os nveis que tenham interao com o sistema. Atravs da observao possvel capturar:

O que realmente feito e no apenas o que documentado ou explicado. O relacionamento entre o tomador de deciso e outros membros da organizao.

A observao usada para: Obter informaes sobre o tomador de deciso e seu ambiente, que no so capturadas por outras tcnicas. Confirmar ou negar informaes de entrevistas e/ou questionrios. Alguns pontos importantes devem ser realados: o analista deve saber o que observar, quem observar, quando, onde, porque e como.

Permite observar como um gerente obtm, processa, compartilha e usa a informao para executar seu trabalho. No planejamento da observao do comportamento, os seguintes passos devem ser realizados:

1. Decidir o que observar (atividades). 2. Decidir em que nvel de detalhe a atividade deve ser observada. 3. Preparar material para a observao. 4. Decidir quando observar Amostragem de Horrios: perodos para observao escolhidos aleatoriamente. Evita tendncias, mas no permite a observao completa de um evento e to pouco de um evento pouco freqente.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 Amostragem de Eventos: observao de eventos completos. O ideal combinar estas duas abordagens. A observao deve ser registrada. Para tal, na preparao do material para a observao, as seguintes abordagens podem ser empregadas: Pares de adjetivos: estabelea pares de adjetivos que capturem adequadamente o comportamento do indivduo durante a tomada de deciso, tais como, decidido/indeciso, confidencial/no confidencial, etc. Categorias: defina previamente categorias de atividades e durante a observao anote sua ocorrncia ou no. instrui subordinados questiona subordinados l informao externa processa informaes

Ex: O Gerente

Scripts: Para cada indivduo observado, escreva uma lista de atividades por ele desempenhadas. O tomador de deciso o ator, que observado atuando, isto , tomando decises.

Observao de Ambiente Fsico O tomador de deciso influencia e influenciado pelo seu meio fsico. A observao do ambiente fsico tem uma forte analogia com a crtica de filmes. Muitas vezes, possvel observar particularidades do ambiente fsico que confirmam ou negam narrativas encontradas em entrevistas e questionrios. Uma forma sistemtica de se proceder uma observao do ambiente fsico a chamada observao estruturada do ambiente. Ela sistemtica porque prov uma abordagem padro para anlise de elementos que influenciam a tomada de deciso, permitindo que vrios engenheiros de software utilizem uma mesma base. Dentre os elementos a serem observados, destacam-se: Localizao do escritrio em relao a outros escritrios: Escritrios de fcil acesso tendem a aumentar a freqncia de interao e o fluxo de mensagens informais. Grupos de escritrios encorajam o compartilhamento de informaes. Escritrios de difcil acesso tendem a aumentar a freqncia de mensagens orientadas a tarefas. Mveis e publicaes em geral: revelam necessidade de informao interna ou externa.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 Outros: vestimentas, equipamentos, etc.

5. PROTOTIPAO
(Referncia: Captulo 8 [Kendall92]) A prototipao uma tcnica valiosa para se obter rapidamente informaes especficas sobre requisitos de informao do usurio. Tipicamente, a prototipao permite capturar os seguintes tipos de informao: Reaes iniciais do usurio: Como o usurio se sente em relao ao sistema em desenvolvimento? Reaes ao prottipo podem ser obtidas atravs da observao, entrevistas, questionrio ou relatrio de avaliao. Sugestes do usurio para refinar ou alterar o prottipo: guiam o engenheiro de software na direo de melhor atender as necessidades dos usurios. Inovaes: novas capacidades, no imaginadas antes da interao com o prottipo. Informaes para reviso de planos: estabelecer prioridades e redirecionar planos.

Abordagens para a Prototipao Prottipo no-operacional: apenas as interfaces de entrada e sada so implementadas; o processamento propriamente dito no. til para avaliar certos aspectos do sistema quando a codificao requerida pela aplicao custosa e a noo bsica do que o sistema pode ser transmitida pela anlise de suas entradas e sadas. Prottipo arranjado s pressas: o prottipo possui toda a funcionalidade do sistema final, mas no foi construdo com o devido cuidado e, portanto, sua qualidade e desempenho so deficientes. Prottipo primeiro de uma srie: um sistema piloto desenvolvido para ser avaliado antes de ser distribudo. til quando o sistema ser implantado em vrios locais diferentes. Prottipo de caractersticas selecionadas: apenas parte das caractersticas do sistema final implementada. O sistema vai sendo construdo em partes: cada prottipo aprovado passa a ser um mdulo do sistema.

Decidindo quando e que tipo de Prototipao usar

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 Considerar: Tipo do problema a ser resolvido (domnio do problema, tipo do sistema) Soluo a ser apresentada pelo sistema (tecnologia a ser empregada domnio da soluo) Novidade (em termos de tecnologia e do domnio do problema) Complexidade (considerar clareza dos requisitos e tamanho do sistema)

Diretrizes para o Desenvolvimento de um Prottipo Trabalhe com mdulos gerenciveis: para fins de prototipao no necessrio e muitas vezes, nem desejvel, construir um sistema completo. Construa o prottipo rapidamente: a construo de um prottipo na fase de anlise e especificao de requisitos no pode consumir tempo em demasia, caso contrrio perde sua finalidade. Para acelerar a construo, use ferramentas adequadas. Modifique o prottipo em iteraes sucessivas: o prottipo deve ser alterado em direo s necessidades do usurio. Cada modificao requer uma nova avaliao. Enfatize a interface com o usurio: as interfaces do prottipo devem permitir que o usurio interaja facilmente com o sistema. Um mnimo de treinamento deve ser requerido. Sistemas interativos com interfaces grficas so muito indicados prototipao.

Usurios na Prototipao Usurios so fundamentais na prototipao. Para capturar as reaes dos usurios em relao ao prottipo, outras tcnicas de levantamento de informao devem ser usadas em conjunto. Durante a experimentao do usurio com o prottipo, utiliza-se a observao. Para capturar opinies e sugestes, podem ser empregados, alm da observao, entrevistas e questionrios.

Problemas da Prototipao Gerncia do projeto: Normalmente, vrias iteraes so necessrias para se refinar um prottipo. Sob esta tica, surge uma importante

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 questo: quando parar? Se esta questo no for tratada com cuidado, a prototipao pode se estender indefinidamente. importante, pois, delinear e seguir um plano para coletar, analisar e interpretar as informaes de realimentao do usurio. Considerar o prottipo como sendo o sistema final: a qualidade pode no ter sido apropriadamente considerada.

Vantagens da Prototipao A. Permite alterar o sistema mais cedo no desenvolvimento, adequando-o mais de perto s necessidades do usurio (menor custo de uma alterao). B. Permite descartar um sistema quando este se mostrar inadequado (prottipo de viabilidade). C. Possibilidade de desenvolver um sistema que atenda mais de perto as necessidades e expectativas dos usurios. Permite uma interao com o usurio ao longo de todo o ciclo de vida do desenvolvimento.

6. GERAO E CONSOLIDAO DE IDIAS (BRAINSTORMING)


Consiste em uma ou vrias reunies que permitem que as pessoas sugiram e explorem idias sem que sejam criticadas ou julgadas. Deve ser designado um Mediador entre os participantes, cujo papel coordenar a sesso sem restringir a criatividade e iniciativa dos participantes. O Brainstorm pode ser: Estruturado: estabelecida uma seqncia para que cada participante exponha sua idia. Desestruturado: cada participante expe sua idia assim que a mesma surgir, tendo sempre em mente que nenhuma idia pode ser interrompida.

6.1. Sequncia
Passos realizados: Gerao de Idias Cada envolvido pode expressar sua opinio sobre o assunto sem que seja interrompido.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 O Mediador abre a sesso falando sobre o problema de um modo geral - o problema a ser discutido deve ser claramente entendido por todos, registrado e fixado em local visvel a todos os participantes enquanto durar a sesso. Os participantes, ento, geram, em um momento oportuno, novas idias para expressar o assunto em discusso. Este processo deve continuar enquanto novas idias estiverem sendo geradas.

As seguintes regras devem ser consideradas para a gerao de idias: terminantemente proibido criticar idias. Os participantes devem se sentir totalmente confortveis para expressar qualquer idia; Deve se gerado o maior nmero de idias possveis; Devem-se encorajar os participantes a combinar ou enriquecer as idias de outros, onde necessrio que as idias permaneam visveis a todos os participantes.

Consolidao de Idias o Os participantes, satisfeitos com a evoluo das idias expostas, decidem iniciar a fase de consolidao. O Mediador deve organizar, revisar (com o objetivo de esclarecer) e priorizar as idias apresentadas.

A consolidao das idias conduzida pelo Lder, procurando sempre a obteno do consenso de todos os participantes em relao aos seguintes passos: Verificar, capturar e reescrever ambigidades; Descartar idias duplicadas ou fora do contexto da discusso; Classificar as idias remanescentes em ordem de prioridade.

Todas as proposies devem ser registradas e apresentadas para todos os participantes enquanto durar a sesso. Caso o nmero de idias identificadas seja insuficiente, deve ser agendada uma nova sesso.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 Encerramento Aps o trmino da sesso, o Mediador ou outro participante designado produz um relatrio das idias remanescentes juntamente com suas prioridades ou outros comentrios relevantes. O relatrio deve ser enviado a todos os participantes.

6.2. Requisitos e Habilidades Necessrias


O Mediador deve ter: . Conhecimento e experincia de utilizao da tcnica; . Capacidade de controlar a sesso, impedindo que qualquer idia seja interrompida ou descartada.

7. JAD
A tcnica de levantamento de requisitos por JAD - Joint Application Design (or Development) tem o propsito promover cooperao, entendimento e trabalho em grupo entre Fornecedores de Requisitos e a equipe de projeto. Ela facilita a criao de uma viso compartilhada do que o produto de software deve ser e, atravs da sua utilizao, os desenvolvedores auxiliam os Fornecedores de Requisitos a formular problemas e explorar solues. Desta forma, os Fornecedores de Requisitos verificam o envolvimento e responsabilidade da equipe de projeto para com o sucesso do produto.

7.1. Descrio Geral das Atividades para JAD


A tcnica JAD consta de quatro princpios bsicos: 1) Dinmica em grupo, com utilizao de sesses de grupo facilitadas para aumentar a capacidade dos indivduos; 2) Uso de tcnicas visuais para aumentar a comunicao e o entendimento; 3) Manuteno do processo organizado e racional; e 4) Utilizao de documentao-padro, que preenchida e assinada por todos os participantes de uma sesso.

A tcnica JAD consiste de duas etapas principais: planejamento e projeto; a primeira lida com a extrao e especificao de requisitos, e a segunda, com o projeto de software. Neste guia descrita apenas a primeira etapa, referente extrao e especificao de requisitos. Cada etapa consiste, por sua vez, em trs fases: adaptao, sesso e finalizao.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 A fase de adaptao consiste na preparao para a sesso. Isso inclui organizar a equipe, adaptar o processo JAD ao produto a ser construdo e preparar o material; A fase de sesso consiste em um ou mais encontros estruturados, envolvendo a equipe de projeto e os Fornecedores de Requisitos. durante esses encontros que os requisitos so desenvolvidos e documentados; e A fase de finalizao dedicada a converter a informao da fase de sesso em artefatos de requisitos de software. H seis tipos de participantes, embora nem todos participem de todas as fases.

7.2. Descrio dos Participantes


Lder da sesso: responsvel pelo sucesso do esforo, sendo o facilitador dos encontros. Ele deve estar familiarizado com todos os aspectos do JAD, ter habilidade para gerenciar encontros, alm de experincia suficiente na rea de aplicao para ser capaz de planejar as vrias tarefas da tcnica JAD e as suas sadas. Embora todos os participantes necessitem de treinamento nos processos envolvidos na tcnica JAD, o Lder da sesso deve ser especialmente competente, com bom relacionamento pessoal e qualidades gerais de liderana. Atravs da prtica e da experincia, o Lder da sesso desenvolve habilidades para entender e facilitar a dinmica de grupo, iniciar e manter o foco das discusses, reconhecer quando os encontros esto saindo da meta original e traz-los de volta para o objetivo inicial, lidar eficientemente com personalidades e comportamentos diferentes e manter os participantes entusiasmados ao longo de encontros demorados e difceis. Analista de Requisitos: o participante diretamente responsvel pela produo dos documentos resultantes das sesses JAD. Alm disso, deve ser um Analista experiente para poder entender questes tcnicas e detalhes que so discutidos durante as sesses. O Analista de Requisitos deve ser selecionado pela habilidade de organizar idias e express-las com clareza e deve saber usar as ferramentas de software necessrias, tais como aquelas para a produo de documentos ou ferramentas de prototipagem de software. Executor: o responsvel pelo produto sendo construdo e tem duas principais responsabilidades no processo. A primeira dar aos outros participantes uma viso dos pontos estratgicos do produto de software a ser construdo, tais como o porqu de ele estar sendo construdo e quais benefcios a empresa espera da utilizao do novo produto. A segunda responsabilidade tomar decises executivas, tais como alocao de recursos, que podem afetar os requisitos e o projeto do novo produto.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 Representantes dos usurios: so as pessoas na empresa que iro utilizar o produto de software. Durante a extrao de requisitos, os representantes so freqentemente gerentes ou pessoas-chave dentro da empresa, Elas devem ter uma viso do sistema todo e de como ele ser usado. Os representantes dos usurios devem ser selecionados de acordo com o conhecimento de suas prprias necessidades dentro da empresa, o entendimento de como seu departamento interage com outros departamentos e algum conhecimento de produtos de software. um tipo de Fornecedor de Requisitos. Representantes de produtos de software: so pessoas que esto bastante familiarizadas com as capacidades dos produtos de software. Seu papel ajudar os usurios a entender o que razovel ou possvel que o novo produto faa. Em alguns casos, isso envolve esclarecer o usurio sobre tecnologias existentes; em outros, envolve ajudar os usurios a entender as conseqncias das decises para resoluo do problema, principalmente quando existem dois ou mais caminhos que so igualmente satisfatrios do ponto de vista do usurio, mas que diferem em custos ou complexidade do ponto de vista do desenvolvimento. Especialista: a pessoa que pode fornecer informaes detalhadas sobre um tpico especfico. Um especialista da comunidade de usurios, por exemplo, pode ser a pessoa que usa um determinado tipo de relatrio, ou que responsvel pela execuo de um determinado tipo de pedido. Nesse caso, ningum mais na empresa conheceria os requisitos para esse tipo de pedido ou relatrio. Um especialista da equipe de projeto pode ser algum que conhea os detalhes da rede interna da empresa, tais como protocolos de comunicao. Neste exemplo, a participao dessa pessoa seria solicitada durante a definio dos aspectos da rede do novo sistema.

7.3. Fase de Adaptao


Como a tcnica JAD fornece uma estrutura geral para a extrao de requisitos, para ser mais efetiva ela deve ser adaptada a cada produto de software a ser desenvolvido. Isso responsabilidade do Lder da sesso, com a ajuda de um ou dois Analistas de Requisitos. Esta seo consta dos seguintes passos: Conduzir a orientao: No momento em que o Executor autoriza a extrao de requisitos, a finalidade do novo produto de software j foi de alguma forma discutida. Normalmente isso ocorre na comunidade de usurios, pois estes so os primeiros a reconhecer a necessidade potencial para o novo produto. O primeiro passo do Lder da sesso e do Analista de Requisitos obter um entendimento do que foi conseguido at agora, de que tipo de produto est sendo discutido e, se foram tomadas decises, quais foram elas. Esse tipo de atividade requer pequenos encontros com um ou mais

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 usurios e talvez um encontro com o Executor. O Lder da sesso e o Analista de Requisitos podem tambm necessitar de familiarizao com a empresa ou departamento para o qual o produto ser construdo. Um organograma da companhia pode ajudar na identificao das pessoas-chave que realmente iro contribuir para o JAD.

Organizar o grupo: A seguir, o Lder da sesso seleciona os participantes. O Executor tambm pode ter identificado alguns participantes, mas o Lder da sesso tem a responsabilidade final de se certificar de que todas as pessoas necessrias foram identificadas e convidadas. O Lder da sesso tem tambm que preparar os participantes para a sesso.,Alm de informar a data, hora e lugar da sesso, o Lder da sesso d aos participantes uma lista de perguntas e pede que reflitam a respeito destas antes da sesso. As questes so escolhidas visando os requisitos de alto nvel que sero abordados na sesso, como, por exemplo, objetivos, benefcios esperados e restries relacionadas ao produto especfico a ser desenvolvido. Solicita-se que os participantes abordem as questes de acordo com as suas perspectivas, por exemplo: os usurios abordam restries do ponto de vista comercial, e os representantes de produtos de software, do ponto de vista tecnolgico. O Lder da sesso solicita que os participantes tomem notas das observaes relevantes a serem discutidas durante a sesso.

Ajustar o processo: O Lder da sesso usa a sua experincia e julgamento para adaptar o processo JAD ao produto a ser construdo, como por exemplo, decidir quanto tempo e quantos encontros sero necessrios para a fase de sesso. Esta atividade tambm inclui ajustar o formato geral dos documentos JAD s necessidades do produto de software a ser construdo. Preparar material: O Lder da sesso faz os arranjos logsticos necessrios para a sesso, incluindo a reserva e organizao da sala de encontro. Recursos visuais so providenciados, tais como transparncias em branco, canetas de marcao, lousa de papel etc.. Para facilitar o andamento da sesso, o Lder da sesso pode preparar vrias transparncias ou escrever na lousa de papel com antecedncia. Isso inclui uma mensagem de boasvindas, uma agenda, uma reviso do processo de extrao de requisitos de acordo coma tcnica JAD, uma reviso das categorias de requisitos de alto nvel, questes sobre o escopo do produto e os formulrios JAD em branco para registrar informaes, decises e perguntas.

7.4. Fase de Sesso


A fase de sesso consiste em um ou mais encontros do grupo para definir os requisitos de alto nvel para o novo sistema, assim como seu escopo. Todos

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 os participantes trazem idias e vises diferentes do produto para a sesso, e, atravs de discusses cuidadosas e facilitadas, essas idias e vises so apresentadas, analisadas e refinadas, de forma que, no final da sesso, exista um consenso sobre os requisitos de alto nvel do produto a ser desenvolvido. Esta fase consiste nos seguintes passos: Conduzir orientaes: A sesso comea com o Lder da sesso e o Executor dando boas-vindas aos participantes. Todos os participantes so apresentados. O Executor faz um breve resumo do esforo feito at o momento e descreve as expectativas dos participantes em relao a sesso. O Lder da sesso d, ento uma viso geral do processo JAD, incluindo o tempo a ser gasto em cada tarefa. Entretanto, isso no um curso de treinamento detalhado, a medida que uma nova tarefa comea, o Lder da sesso fornece informaes mais detalhadas sobre ela. Isso inclui o motivo da tarefa, os papis dos participantes, como a tarefa executada e como as sadas so registradas e formatadas.

Definir requisitos de alto nvel: O Lder sesso facilita a discusso do grupo, cuja funo extrair requisitos de alto nvel. Cinco grandes tpicos so abordados: Objetivos: qual a razo para a construo desse produto de software, qual ser a sua finalidade? Benefcios esperados: quais benefcios (quantificveis ou no; tangveis ou intangveis) iro advir do uso deste produto? Estratgias e consideraes futuras: como esse produto pode ajudar na organizao, no futuro; como ele poder ser um avano estratgico ou competitivo? Restries e suposies: quais as restries do produto que est sendo construdo (recursos, estrutura organizacional, padres, leis); quais as restries para o projeto do sistema? Segurana, auditoria e controle: existem requisitos de segurana internos ou externos para o produto e seus dados; sero necessrios auditorias ou controles?

Tipicamente, para comear a discusso, o Lder da sesso faz perguntas gerais (preparadas com antecedncia) para cada um desses tpicos. medida que os requisitos so identificados pelos participantes, eles so

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 registrados pelo Analista de Sistemas de Requisitos em lousas brancas ou transparncias, que permanecem disponveis durante a sesso. Os participantes discutem, refinam e julgam esses requisitos. Delimitar o escopo do sistema; A discusso gera um grande nmero de requisitos. O prximo passo comear a organiz-los e entrar num acordo sobre o escopo do produto a ser construdo. interessante identificar quem realmente vai usar o produto e quais as principais funes que o produto ajudar a executar. Tambm importante identificar funcionalidades que esto fora do escopo do sistema. O objetivo delimitar o escopo, de forma que o produto seja abrangente e suficiente para atingir seus objetivos, mas no to grande que seja excessivamente custoso ou complexo para construir. Nessa etapa, os recursos visuais podem ser bastante teis, por exemplo, os nomes das tarefas podem ser escritos sobre dispositivos magnticos, que podem ser projetados numa lousa branca e unidos atravs de setas, representando o fluxo dos dados. medida que a discusso prossegue, o formato do sistema muda e os dispositivos magnticos podem ser movidos para mostrar a evoluo do sistema. Nesse ponto, a extrao de requisitos da etapa de planejamento est essencialmente concluda. Documentar questes e consideraes: Durante a sesso, aparecem questes que afetam os requisitos do produto, mas para as quais nenhum dos participantes pode ter a informao necessria ou autoridade para resolver. importante que essas questes sejam documentadas e resolvidas. Algumas vezes aparecem consideraes que no afetam o processo JAD corrente, mas que podem afetar a maneira como o produto ser construdo ou utilizado. O Analista de Requisitos registra as questes e consideraes identificadas durante a sesso JAD no Registro das Questes de JAD. Cada questo atribuda a uma pessoa para ser resolvida e em uma data especfica. Outras consideraes, no includas no registradas na simples forma de uma lista. formulrio, so geralmente

Concluir a fase de sesso: O Lder da sesso conclui a sesso revisando as informaes coletadas e as decises tomadas. Cada participante tem a oportunidade de expressar preocupaes sobre os requisitos remanescentes. O Lder da sesso conduz essa discusso de forma que todos adquiram um senso de posse e de responsabilidade para com os requisitos documentados. A concluso da sesso de forma positiva garante contribuies futuras de todos os participantes.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0

7.5. Fase de Finalizao


O objetivo principal dessa fase transformar as transparncias, anotaes da lousa de papel e outros documentos escritos na fase de sesso em artefatos de requisitos. O Analista de Requisitos trabalha durante essa fase, auxiliado pelo Lder da sesso. Essa fase consta de trs etapas distintas: Registrar os Requisitos: O Analista de Requisitos responsvel pela traduo do resultado da sesso de JAD nos artefatos de requisitos. Revisar o Documento: Depois de produzido um documento completo de requisitos, dado oportunidade a todos os participantes da sesso de revisar e comentar o documento. Normalmente uma cpia do documento distribuda a cada participante, pedindo que faam comentrios por escrito. Se houver comentrios substanciais dos revisores, um novo encontro marcado para que sejam discutidos. Todos os participantes da sesso original so convidados, de forma que as mudanas no documento sejam feitas de comum acordo. Obter a aprovao do Executor: Depois de revisado o documento para refletir sobre os comentrios dos revisores, o Lder da sesso submete o documento aprovao do Executor. Essa aprovao d carter formal ao documento e encerra o processo de extrao de requisitos. Todos os participantes recebem, ento, uma cpia do documento final.

7.6. Checklist JAD


Um checklist til para o JAD apresentado abaixo: 1. Definio do projeto: a. Criao de um quadro do projeto pelo lder do projeto e pelo gestor

2. Seleo da equipe que ir participar do JAD: a. Definida pelo lder do projeto e pelo gestor

3. Primeira reunio do JAD (kick-off): a. Apresentao do processo do JAD para iniciantes e definio dos papis, incluindo nvel de autoridade e responsabilidade.

Guia de Tcnicas de Levantamento de Requisitos


GER Gerncia e Engenharia de Requisitos Verso 2.0 4. Reunies JAD (fases de planejamento, projeto e anlise): a. Discusses para detalhar o que ser feito no projeto b. Discusses sobre como o projeto ser feito c. Planejamento de tarefas e responsveis d. Definio de cronograma

5. Reunies JAD (fases de desenvolvimento, execuo): a. Acompanhamento do projeto b. Acertos de rumo do projeto

6. Reunio JAD final (finalizao): a. Reviso dos objetivos atingidos b. Reviso do projeto c. Definio de novos passos (se houver)

8. REFERNCIAS
[Kendall92] K.E. Kendall, J.E. Kendall; Systems Analysis and Design, Prentice Hall, 1992. Rational Software Corporation., Rational Unified Process. Version 2003.06.00.65 Copyright 1987 2003

You might also like