You are on page 1of 12

1.

INTRODUO

O freio labial normal em um adulto tem aspecto de prega fina, triangular, com sua base voltada para cima, inserido entre os incisivos centrais, e aproximadamente a 4mm acima da coroa clnica. Os freios labiais possuem funo de limitar os movimentos dos lbios, promovendo estabilizao da linha mdia e impedindo exposio excessiva da gengiva. Como toda estrutura do corpo, os freios podem sofrer alteraes, apresentando caractersticas como a insero na margem da gengiva ou papila, podendo causar alguns problemas como o diastema, dificuldades na dico, higienizao, entre outros. Para correo da anormalidade dos freios existe a tcnica cirrgica chamada frenectomia/frenotomia, podendo ser associada ao enxerto gengival livre nos casos que apresentarem necessidades, evitando a reinsero do frnulo e outros problemas consequentes desta anormalidade.

2.
4

METODOLOGIA DE INVESTIGAO

O freio labial uma prega em forma de tringulo, fina, com sua base voltada para apical, em lmina de faca, e sua origem relativamente profunda no interior dos lbios, estendendo-se para trs e para cima, se inserindo na poro mediana da vertente vestibular do processo alveolar e terminando em um ponto a aproximadamente 4mm acima da coroa clnica, devendo-se inserir, em condies de normalidade, no limite mucogengival, ou seja, na depresso em forma de V que separa a gengiva inserida da mucosa alveolar (LASCALA e LASCALA JUNIOR, 1997). O freio labial inferior normalmente apresenta-se menor em relao ao superior. O freio labial, tambm conhecido como frnulo, tem a capacidade de se adaptar aos movimentos dos lbios sem que altere a sua forma de maneira significativa. A sua funo limitar esses movimentos, promovendo a estabilizao da linha mdia, e no permitindo grande exposio da mucosa gengival. Segundo GOLDMAN, et al.(1983), a caracterstica histolgica do freio a seguinte: composta por trs planos, epitlio estratificado pavimentoso orto ou paraqueratinizado, tecido conjuntivo denso e frouxo, e submucosa contendo vasos linfticos e glndulas mucosas. PINTO e GREGORI (1975) relatam que as fibras conjuntivas esto dispostas em tramas regulares, arranjadas em forma de cordes dispostos ntero-posteriormente. Anteriormente elas se unem frouxamente com as fibras da submucosa do lbio, e, em sua insero alveolar, anastomosam-se com as fibras da camada externa do mucoperisteo e do tecido conjuntivo que recobrem a sutura mediana maxilar. A insero anormal do freio pode ocasionar vrios problemas como o diastema entre os incisivos, limitar a movimentao dos lbios, dificultar a escovao adequada dos dentes, dificulta tambm a dico, permite o acmulo de restos alimentares e consequentemente pode levar a gengivite, favorecer a recesso gengival, podendo tambm dificultar a adaptao de prteses. Elas podem ocorrer de vrias formas, planas e extensas, estreitas e compridas, e todas as variaes intermedirias. Os freios na linha mdia superior tm a tendncia de ser mais inclinados, compridos e estreitos e os freios na linha mdia inferior tm a tendncia de ser mais amplos e planos. (SCHLUGER, 1981)
5

A estrutura do frnulo anormal a mesma dos tecidos de outras reas, possui forma triangular e composto por um feixe de tecido fibroso. Ele difere no aspecto de apresentar alta insero. Para a correo da insero anormal do freio existe a frenectomia/frenotomia labial, que se resume na remoo cirrgica do mesmo. A tcnica cirrgica consiste em anestesia local infiltrativa. O freio labial pode ser retrado prendendo-o por meio de uma pina hemosttica, e, nos casos de freios amplos, a retrao do lbio suficiente. A inciso comea do pice com uma lmina de bisturi n 15, e feita para aliviar cada lado individualmente, a sua base prolongada para permitir uma adequada conicidade do retalho, e ento o freio excisado. feita a sutura, e aps ela coloca-se o cimento cirrgico. (BIMSTEIN, et al. 2003) Depois de realizada a frenectomia, pode ser que o paciente apresente uma esttica insatisfatria, e uma mobilidade na gengiva marginal, devido pouca quantidade de gengiva queratinizada inserida remanescente, o que ir possibilitar o acmulo de placa bacteriana, e tambm a reinsero das fibras do freio (TAYLOR, 1939) Para melhor prognstico em relao a estas possibilidades existem tcnicas que possibilitam melhores resultados, como a frenectomia/frenotomia associada ao enxerto gengival livre. Esta tcnica ir manter a insero do freio distante da gengiva marginal, promovendo aumento da gengiva queratinizada, boa esttica, sem que provoque prejuzos rea doadora (FREEDMAN, et al. 1982). O enxerto gengival livre pode ser utilizado para aumentar a faixa de gengiva inserida, aumento de rebordo, aprofundamento do vestbulo, recobrimento radicular, e evitar a recorrncia da insero prejudicial do freio. Na frenectomia/frenotomia associada ao enxerto, procede-se da mesma maneira com a frenectomia/frenotomia relatada anteriormente e se faz a remoo de um enxerto palatino ou gengival, e reposicionando-o no local onde o freio foi excisado.

3.
6

DESENVOLVIMENTO

Paciente C.M.P, sexo feminino, 39 anos, sade sistmica normal, procurou atendimento no Estgio Supervisionado da Faculdade de Odontologia da Universidade de Itana com queixa principal quero que avalie meus dentes. Ao exame clnico foi detectada inflamao gengival, recesso gengival no elemento 31 e presena de freio labial hipertrfico entre os incisivos inferiores. Aps anamnese, realizaram-se os procedimentos bsicos para eliminao e controle dos agentes causadores da doena periodontal. Frente ao caso clnico e s condies da paciente, foi proposta uma frenotomia associada a um enxerto gengival livre removido de uma rea adjacente. Na sesso seguinte realizou-se isolamento relativo e anestesia local infiltrativa em ambos os lados do freio. Inicialmente foi feita raspagem e alisamento radicular no dente 31 e, em seguida foram realizadas duas incises paralelas, com a lmina de bisturi n 15, uma em cada lado do freio, tais incises comearam na poro inferior da mucosa alveolar e convergiram em direo peristica do freio, em seguida ele foi tensionado para disseco das fibras e exciso do mesmo. A rea doadora eleita foi a prpria gengiva do paciente, na regio vestibular dos dentes 4.1 e 4.2 (ao lado da inciso da frenotomia), pois apresentava gengiva inserida suficiente para isso. O enxerto ento foi removido, e no local da rea doadora foi colocado Fibrinol para uma boa hemostasia. A rea receptora j estava pronta, ento o enxerto foi posicionado cobrindo a rea cruenta e em suas bordas foi colocado cianoacrilato. Em seguida suturou-se a margem apical em mucosa com fio de nylon 4.0, e toda rea cirrgica foi recoberta com cimento cirrgico (Pasta Lysanda). A paciente retornou aps sete dias para avaliao, a sutura foi removida e foi colocado novo cimento cirrgico.

FOTOS DO CASO:

FIGURA 1: Aspecto inicial. Recesso gengival associada a inflamao e insero prejudicial do freio.

FIGURA 2 e 3: Medindo o comprimento da recesso.

FIGURA 4: Sondagem aps anestesia.

FIGURAS 5: Inciso inicial. 6: Fenestrao FUGURA

FIGURA 7: Freio removido. rea cruenta preparada para receber o enxerto.

10

FIGURA 8: Remoo do enxerto na regio vestibular dos dentes 41 e 42

FIGURA 9: Acomodao do enxerto.

11

FIGURA 11: Fibrinol FIGURAS 10: posicionado na rea doadora. Sutura.

FIGURA 13: Cimento cirrgico.

FIGURA 14: Resultado final.

4.

CONCLUSO

A tcnica apresentada, em associao com a raspagem e alisamento radicular, solucionou o quadro inflamatrio, alm de eliminao da tenso do periodonto marginal vinculada presena do freio muito prximo margem gengival.
12

A remoo do enxerto livre na regio adjacente proporcionou aumento da faixa de gengiva queratinizada, e tambm um ps operatrio menos traumtico evitando-se duas reas cirrgicas

5.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

13

LASCALA, N. T.; LASCALA Junior, N. T. Aspectos cirrgicos na preveno frenectomia bridectomia ulectomia in LASCALA, N. T. Preveno a clinica odontolgica. So Paulo: artes mdicas Cap. 13 pg. 210-220, 1997.
GOLDMAN, H.M.; COHEN, D.W. Periodontia. 6a ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1983. 1094p. PINTO, M.L.C.; GREGORI, C. Aspectos embriolgicos, anatmico fisiolgico e cirrgico relacionados com freio labial. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent., So Paulo, v. 29, n.3, p.15-31. Maio/jun., 1975. TAYLOR, J.E. Clinical observations relating to the normal and abnormal frenum labii supeioris. Am J Orthod, v.25, n.3, p.646-650, 1939. FREEDMAN, A.L.; STEIN, M.D.; SCHENEIDER, D.B. A modified maxillary labial frenectomy. Quintessence Int. v. 13, p. 675-678, 1982.

1. BIMSTEIN, E. et. al. Sade e doenas periodontais e gengivais:

crianas, adolescentes e adultos jovens. So Paulo: Editora. Santos. 2003


2. SCHULUGER, S.; YUODELIS, R.A.; PAGE, R.C. Periodontia.

Fenmenos Bsicos, Tratamento e Inter-relaes Oclusais e Restauradoras. Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.
3. RULI, L. P. et al. Frnulo labial superior e inferior: estudo clnico

quanto a morfologia e local de insero e sua influncia na higiene bucal. Rev Odontol Univ So Paulo, v. 11, n. 3, p. 195-205, jul./set. 1997.
4. FILHO, G.R., BENATTI B.B., BITTENCOURT S., PERUZZO D.C.,

CASATI M.Z., NOCITI F.H. Frenectomia associada ao enxerto gingival livre. RGO P. Alegre. 2005;53(2):85-164.
5. GUSMO, E.S., et. al. Insero e morfologia dos freios labiais.

2009 Abr/Jun;8(2);133-139.
6. BERCINI, F. et al. Frenectomia: Um caso clnico. Rev. Fac.

Odontol., v.37, n. 1, p. 15 17, jul.1996.


7. NEIVA, T.G.G. et al. Tcnica de frenectomia associada a enxerto

de mucosa mastigatria: relato de caso clnico. Rev. Dental Press Periodontia Implantol., Maring, v. 2, n. 1, p. 31-36, jan./fev./mar. 2008
14

15

You might also like