You are on page 1of 12

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus e que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

Se cumprido integralmente, o novo PNE pode universalizar a educao bsica para crianas e jovens de quatro a dezessete anos de idade e alfabetizar todas as crianas

Com base no texto antecedente, julgue os itens que se seguem.


1

A orao Se cumprido integralmente (R.1) introduz uma condio para que seja possvel, com o PNE, a universalizao da educao bsica.

at os oito anos de idade (mais 17 milhes de jovens e adultos). Essa hiptese otimista promete impulsionar o pas rumo a outro patamar de desenvolvimento. A alternativa pessimista... Bem,

essa velha conhecida. Se o plano no sair do papel, vai se somar aos inmeros projetos que enfeitam prateleiras com sonhos nunca concretizados.

De acordo com o texto, o quadro de avano das atuais polticas educacionais brasileiras independe da aprovao do PNE.

10

No a primeira vez que o governo federal tenta formular um guia para as polticas pblicas em educao. A primeira bssola sugerida foi a verso anterior do PNE,

O referente do sujeito da orao que apresentava 295 metas e um diagnstico complexo do setor (R.13-14) a verso anterior do PNE (R.12).

13

referente ao perodo 2001-2010, que apresentava 295 metas e um diagnstico complexo do setor. No deu certo por vrias razes. A quantidade de objetivos diluiu as demandas e tirou o
4

Os dois pontos empregados linha 31 introduzem uma enumerao de seis metas para o PNE 2011-2020, j citadas na ltima verso do plano e, por consequncia da reedio, no alcanadas.

16

foco do essencial. Segundo, muitas das metas no eram mensurveis, o que dificultou seu acompanhamento. No havia regras com punies para quem no cumprisse as

19

determinaes. Finalmente e, talvez, o mais importante , um dos artigos do plano foi vetado pela Presidncia. Era a proposta de aumentar de 4% para 7% a parcela do PIB
5

A palavra bssola (R.12), empregada em sentido conotativo, retoma a ideia expressa por um guia (R.11).

22

investida em educao. Sem dizer de onde viria o dinheiro, o PNE de 2001 virou letra morta antes de nascer. A nova edio parece ter ganho com os erros do
6

As metas decorrentes de necessidades da populao surgidas na ltima dcada, tais como o atendimento escolar de crianas de trs anos de idade e a erradicao do analfabetismo, foram plenamente atingidas durante o perodo de vigncia do PNE editado em 2001.

25

passado. Centrado nas demandas da Conferncia Nacional de Educao, o Ministrio da Educao (MEC) preparou um plano que comea a ser debatido no Congresso, aguardando a

28

aprovao dos parlamentares. Sucinto, o documento tem vinte metas, podendo a grande maioria ser quantificada por estatsticas. Alm das citadas no incio do texto, outras seis
7

Ao afirmar que a antiga verso do PNE virou letra morta antes de nascer (R.23), o autor do texto enfatiza o fato de o aumento do investimento em educao no ter sido aprovado pelos parlamentares.

31

dizem respeito educao infantil e ao ensino fundamental: universalizar o atendimento aos estudantes com deficincia, oferecer ensino em tempo integral em 50% da rede pblica,

34

atingir, pelo menos, mdia 6 no ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB), nas sries iniciais, e 5,5, nas finais, oferecer 25% das matrculas da educao de jovens e adultos
8

Seriam preservados o sentido original do texto e sua correo gramatical caso o termo Segundo (R.16) fosse substitudo, mantendo-se a vrgula que o isola, por Por conseguinte.

37

integradas educao profissional nas sries finais, atender 50% das crianas de at trs anos de idade e erradicar o analfabetismo as duas ltimas, reedies do PNE de 2001,

40

o que d uma medida do fracasso de sua consecuo.


Internet: <http://revistaescola.abril.com.br> (com adaptaes).

A insero da preposio com logo aps a forma verbal cumprisse (R.18) manteria a correo gramatical do perodo.
1

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_001_05N948861||
1

CESPE/UnB FNDE
12

Hoje, Unio, estados e municpios aplicam juntos cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em educao. Pelo texto aprovado na Cmara, os investimentos no setor devem chegar a 7%, no prazo de cinco anos, e a 10%, at o final da vigncia do Plano Nacional de Educao (PNE), que de dez anos. A proposta agora segue para o Senado. O ministro da Educao j se manifestou dizendo que o novo investimento ser uma tarefa poltica difcil de ser executada. Por meio de nota, o ministro afirmou que a medida implicaria dobrar os recursos para a educao nos oramentos das prefeituras, dos governos estaduais e do governo federal. Equivale a colocar um Ministrio da Educao dentro do Ministrio da Educao, ou seja, tirar R$ 85 bilhes de outros ministrios para a educao, disse. O ponto de maior divergncia no projeto era o percentual de investimento no setor. Deputados da oposio, alm de entidades da sociedade civil, pediam 10%, enquanto parte da base aliada do governo defendia uma cifra menor. A primeira verso do PNE previa investimento de 7% do PIB. Depois, o ndice foi revisto para 7,5% e, na ltima sesso, em 13 de junho, o relator da matria sugeriu a aplicao de 8%. Um acordo feito entre governo e oposio elevou a meta. No PNE, contudo, no prevista sano no caso de descumprimento dessa meta. Outros destaques tambm foram aprovados, como a antecipao da meta de equiparao do salrio dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente. O PNE estava em tramitao na Cmara desde 2010. Ele estabelece vinte metas educacionais, que passam por todos os nveis de ensino, da creche ps-graduao, incluindo-se

Imediatamente aps o trecho aplicao de 8% (R.21-22), est subtendida a expresso dos recursos do Ministrio da Educao.

13

Depreende-se da leitura do texto que o aumento dos salrios dos professores est previsto em outro projeto aprovado pela Cmara.

14

Infere-se do texto que o PNE ainda tramita no Congresso Nacional, no tendo sido, portanto, convertido em lei.

10

15

A expresso pelo menos (R.32) poderia ser corretamente substituda por no mnimo, sem prejuzo do sentido original do perodo.

13

16

Nas linhas 31 e 32, o trecho do analfabetismo e a oferta do ensino complementa o sentido de erradicao.

17

De acordo com o texto, so assegurados ao governo mecanismos de punio dos entes federados que, em dez anos, no cumprirem a meta de investimento de 10% do PIB em educao.

16

19

Considerando as caractersticas gerais da comunicao oficial, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica.
18

22

Em comunicaes oficiais dirigidas a um ministro de Estado e a um assessor de rgo vinculado a ministrio, as formas de tratamento adequadas a esses cargos seriam, respectivamente, Vossa Excelncia e Vossa Senhoria; o emprego do vocativo Senhor seguido do cargo respectivo seria adequado em ambos os casos.

25

28

19

O emprego do pronome vs designa respeito pela autoridade a quem se destina a mensagem, por isso o seu emprego obrigatrio nas correspondncias oficiais dirigidas a pessoas que ocupam cargos hierarquicamente superiores ao de seu emitente.

31

objetivos como a erradicao do analfabetismo e a oferta do ensino em tempo integral em, pelo menos, 50% das escolas pblicas.
Internet: <http://veja.abril.com.br> (com adaptaes).

20

Uma caracterstica comum ao aviso e exposio de motivos o fato de ambos serem remetidos por ministros de Estado.

A respeito das ideias e dos aspectos lingusticos do texto, julgue os itens de 10 a 17.
10 21

Os expedientes oficiais destinados a rgos pblicos dizem respeito a assuntos restritos a essa esfera, sendo, portanto, suficiente que sua inteligibilidade fique circunscrita s pessoas inseridas nesse meio.

O referente do sujeito da orao expressa pela forma verbal disse (R.14) O ministro (R.7), termo que poderia ser inserido aps a referida forma verbal para tornar explcito o sujeito da orao.
22

O carter de urgncia de determinados expedientes exime o remetente do cumprimento de certas exigncias, como a reviso do texto da correspondncia, para o adequado andamento dos processos.
2

11

No ltimo perodo do segundo pargrafo, a afirmao do ministro da Educao refere-se duplicao, decorrente da aprovao do PNE, dos investimentos em educao.

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE
RASCUNHO

Nos itens a seguir, so apresentados trechos adaptados de correspondncias oficiais. Julgue-os quanto correo gramatical e adequao da linguagem redao oficial.
23

Encaminhamos, para apreciao, o edital do Concurso Nacional de Projetos Educacionais, a ser divulgado no primeiro dia til do ms de dezembro. (...) (...) Senhor Presidente da Repblica, Como do conhecimento de Vossa Excelncia, receberemos na prxima semana a visita de cinco especialistas na rea de educao, provenientes de diferentes regies brasileiras, para compor a mesa diretora do evento sobre Educao de Jovens e Adultos, e gostaramos de informar que, na solenidade de abertura, eles j estaro presentes para prestigiar o discurso de Vossa Excelncia, que dever ter incio s 14 h, pontualmente, no auditrio principal desta Casa. (...)

24

25

Senhor Diretor, Seguem anexos, conforme solicitao, os relatrios das atividades desenvolvidas, no ltimo ms, nesta seo. Respeitosamente, Joana Faria Secretria do Departamento de Recursos Humanos

Desde que haja transformao na linha pedaggica e no processo de ensino, e que seja utilizada no apenas como forma unilateral de se transmitir conhecimento, mas de formar cidados, a educao o remdio contra a escalada da violncia e da criminalidade. Tendo como referncia o texto acima, que constitui a proposio designada por P, julgue os itens seguintes.
26

Admitindo-se que a proposio P seja verdadeira, correto concluir que a proposio A educao o remdio contra a escalada da violncia e da criminalidade tambm ser verdadeira. A negao da proposio H transformao na linha pedaggica e no processo de ensino pode ser corretamente expressa por No h transformao na linha pedaggica ou no processo de ensino. A proposio P logicamente equivalente a Se houvesse transformao na linha pedaggica e no processo de ensino, e se fosse utilizada no apenas como forma unilateral de se transmitir conhecimento, mas de formar cidados, ento a educao seria o remdio contra a escalada da violncia e da criminalidade.

27

28

Os organizadores de uma confraternizao no tinham a certeza de quantas pessoas estariam presentes, mas gostariam de repartir o bolo, antecipadamente, em fatias, de forma que, independentemente da quantidade de presentes, todos recebessem a mesma quantidade de fatias. Considerando que x pessoas ou y pessoas estariam presentes confraternizao, julgue os prximos itens.
29

Caso os nmeros x e y no possuam divisores em comum, para que todos os presentes recebam a mesma quantidade de fatias do bolo, o nmero correspondente menor quantidade de fatias que o bolo dever ser repartido o mnimo mltiplo comum (mmc) de x e y. Se x = 4 e y = 6, e se o bolo for repartido em 24 fatias, todos os presentes confraternizao recebero a mesma quantidade de fatias.
3

30

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE

Julgue os itens a seguir, relativos aos sistemas operacionais Linux e Windows.


31

Julgue os itens subsecutivos, referentes a conceitos de segurana da informao.


38

Os sistemas operacionais Linux podem ser inicializados tanto no modo automtico como no modo manual. No modo automtico, o sistema executa o procedimento de inicializao completo por sua conta, sem qualquer comando externo. No modo manual, o sistema segue o procedimento automtico at determinado ponto, a partir do qual, antes de a maioria dos scripts de inicializao ter sido executada, passa o controle ao operador da mquina.

Embora sejam considerados programas espies, os spywares tambm so desenvolvidos por empresas com o objetivo de coletar legalmente informaes acessveis de usurios.

39

Para proteger um computador contra os efeitos de um worm, pode-se utilizar, como recurso, um firewall pessoal.

40

Como forma de garantir a disponibilidade de informao mantida em meios eletrnicos, deve-se fazer o becape de arquivos dos dados originais. Normalmente, sempre que o procedimento de becape executado, o sistema operacional do equipamento faz uma cpia da totalidade dos dados em meio de armazenamento distinto do utilizado para guarda dos dados originais. Desde a alvorada da era industrial, h um medo recorrente

32

No Windows 7, o Windows Update um utilitrio que examina o computador, confere com o banco de dados online do Microsoft Update e recomenda ou instala quaisquer atualizaes que estiverem disponveis para o Windows, para os programas do Windows ou para seu hardware.

33

No Linux, o sistema de arquivos pode ter um formato arbitrariamente longo. Entretanto, cada componente de um nome de caminho deve ter, no mximo, 4.095 caracteres.

de que a inovao tecnolgica possa gerar desemprego em massa. Duzentos anos de inovaes de tirar o flego desde o incio da era industrial produziram melhoria crescente na qualidade de vida na maior parte do mundo, sem uma tendncia aguda de aumento de desemprego. Sim, muitos problemas ocorreram, notadamente crises de desigualdade impressionante e guerras terrveis. Na mdia, entretanto, em grande parte do mundo, as pessoas vivem mais, com menos horas de trabalho e levam geralmente vida mais sadia.
Kenneth Rogoff. Os dois lados da inovao tecnolgica. In: O Globo. 3/10/2012, p. 24 (com adaptaes).

Com relao aos aplicativos Microsoft Office e BrOffice.org, julgue os itens que se seguem.
34

Em uma planilha que esteja sendo editada no aplicativo Calc do BrOffice.org, a partir de uma faixa de clulas previamente selecionadas, o usurio pode criar um grfico referente aos dados dessa faixa de clulas por meio do seguinte procedimento sucessivo: na barra de ferramentas padro, clicar a opo Inserir Grfico; clicar na planilha; clicar a opo Criar.

Considerando o texto acima como referncia inicial, julgue os itens que se seguem, acerca do atual cenrio da economia mundial.
41

35

No aplicativo Word 2010, a ferramenta Pincel de Formatao disponvel na guia Pgina Inicial , que possibilita a rpida cpia de estilos entre partes de um texto em um mesmo documento, no proporciona essa funcionalidade de cpia de estilos entre documentos diferentes.

Entre as principais caractersticas da ordem econmica contempornea esto o aumento da capacidade de produo, a ampliao dos mercados e a acirrada competio.

42

Confirmando a tese defendida pelo texto, a atual crise que atinge certos pases integrantes da Unio Europeia coloca em risco a solidez do euro, mas preserva os postos de trabalho.

A respeito de conceitos de redes de computadores, julgue os itens subsequentes.


36 43

Um usurio que esteja conectado Internet e pretenda criar um grupo de discusses no Google poder concretizar essa pretenso mediante a execuo sucessiva dos seguintes procedimentos: acessar a pgina inicial de Grupos do Google; fazer login na sua conta do Google; inserir o nome de grupo desejado, o seu endereo de email e a lista de membros para iniciar o processo de criao do grupo; adicionar os membros ao grupo.

Infere-se a partir do texto que, em cerca de dois sculos de existncia, a era industrial no foi capaz de aliar a crescente produo da riqueza com a elevao dos padres materiais das sociedades.

44

Amparadas no domnio do conhecimento, as incessantes inovaes tecnolgicas esto na base do atual estgio da economia mundial, a globalizao.

45

No que concerne poltica, no mundo contemporneo, taxas reduzidas ou elevadas de desemprego quase nenhuma influncia exercem nos processos eleitorais, como se pode perceber nas eleies para a presidncia norte-americana em 2012.
4

37

Um parmetro utilizado para aferir o desempenho das redes a largura em banda, que pode ser empregada em dois contextos diferentes, tendo duas maneiras de medio: largura de banda em hertz e largura de banda em bits por segundo.

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE

A receita para formar bons profissionais investir em educao desde os primeiros anos de vida, melhorar a qualificao dos professores e apostar no uso de recursos digitais. Os investimentos na primeira infncia ocasionam benefcios econmicos e sociais no longo prazo. Nesse sentido, as pesquisas mostram resultados importantes, sobretudo se o foco de ao forem crianas mais pobres, que vivem na periferia do sistema educacional. O mundo mudou: surgiram outras demandas na sociedade contempornea, novas vontades e diferentes questes a serem enfrentadas. Desse modo, os elementos sociais (poltica, economia, meio ambiente etc.) devem ser repensados e reestruturados e a educao tambm deve participar dessa transio.
Correio Braziliense. Suplemento especial Pensar Braslia. 23/9/2012, capa, p. 5 e 10 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos marcantes da educao contempornea no Brasil e no mundo.
46

Ao afirmar que o mundo mudou, o texto defende que, assim como outros aspectos que sustentam a vida nas sociedades, a educao tambm precisa se modificar, adaptando-se s novas exigncias do tempo presente.

47

Dados oficiais recentes indicam que o Brasil erradicou o analfabetismo infantil e que o percentual de jovens entre quinze e dezessete anos de idade matriculados no ensino mdio tem crescido exponencialmente a cada ano.

48

No mundo contemporneo, a educao considerada como o meio de realizao do potencial humano, proporcionando a incluso social efetiva e o fortalecimento da democracia.

49

Na atual fase de desenvolvimento econmico do Brasil, no rara a queixa de empresrios de diversos setores quanto escassez de trabalhadores qualificados, o que indica um aspecto de fragilidade do sistema educacional.

50

O texto sugere que investimentos na primeira infncia proporcionam resultados positivos para a sociedade. Assim, por exemplo, oferecer apoio educacional de qualidade a crianas em situao de vulnerabilidade social pode, com o passar dos anos, reduzir problemas sociais, como crimes variados, gravidez precoce, desemprego e uso de drogas.

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Em relao ao Estado e ao governo, bem como administrao pblica, julgue os itens a seguir.
51

Em relao aos poderes e princpios da administrao pblica, julgue os itens subsequentes.


63

O Brasil constitudo por entidades polticas autnomas Unio, estados, Distrito Federal e municpios , entre as quais h relao de hierarquia. No direito administrativo, ramo do direito pblico, algumas relaes entre a administrao pblica e os particulares so regidas por normas do direito privado, tal como a locao de imvel pela administrao pblica. No sistema presidencialista, predomina uma maior dependncia entre os Poderes Legislativo e Executivo, podendo o presidente da Repblica ser destitudo pelo parlamento. A Repblica forma de governo caracterizada pela eletividade de seus governantes, pelo mandato temporrio e pelo dever de prestao de contas do chefe do Poder Executivo.

O poder disciplinar da administrao pblica abrange a prerrogativa conferida para apurar infraes e aplicar penalidades aos particulares que celebrem contratos administrativos com a administrao pblica e incorram em irregularidades na execuo desse contrato.

52

64

Consoante o princpio da legalidade, previsto na CF, a conduta do agente pblico deve estar totalmente descrita na lei.

53

65

No tocante ao exerccio do poder normativo, a CF permite que os atos normativos do Poder Executivo sejam sustados pelo Congresso Nacional nos casos em que exorbitem do poder regulamentar.

54

Com relao responsabilidade civil do Estado e improbidade administrativa, julgue os itens subsecutivos.
66

Relativamente ao ato administrativo, julgue os itens que se seguem.


55

Os Poderes Judicirio e Legislativo podem editar atos administrativos em sentido estrito, tpicos da atividade administrativa, quando praticam atos referentes s suas atividades de gesto interna, como, por exemplo, a realizao de licitaes ou concursos pblicos. Na delegao e avocao do ato administrativo, transfere-se a titularidade da competncia. A autoexecutoriedade representa a possibilidade de os efeitos dos atos administrativos serem implementados diretamente pela administrao pblica, em face do administrado, sem a necessidade de autorizao judicial prvia. O ato complexo sujeita-se manifestao de um s rgo, mas apenas produz efeitos se outro rgo, em ato prprio, o aprovar, anteriormente ou posteriormente sua prtica.

As aes destinadas a levar a efeito as sanes previstas na Lei n. 8.429/1992, que trata da improbidade administrativa, so imprescritveis, visto que os ilcitos praticados podem causar prejuzos ao errio.

56 57

67

A responsabilidade civil contratual, tambm denominada objetiva, acarreta para o Estado o dever de indenizar por danos morais e materiais provocados por seus agentes, independentemente da ocorrncia de culpa ou dolo.

Com relao aos servios pblicos e organizao administrativa, julgue os itens a seguir.
68

58

A administrao pblica direta composta por rgos pblicos, que se originam do fenmeno da descentralizao administrativa.

Acerca dos agentes administrativos e do processo administrativo, julgue os prximos itens.


59

69

De acordo com previso constitucional, a prestao de servios pblicos, incumbncia do poder pblico, pode ser realizada sob o regime de concesso ou permisso, obrigatria, nessas hipteses, a realizao de licitao.

Consideram-se empregados pblicos as pessoas que, sem perder a qualidade de particular, exercem funo pblica, ainda que em carter temporrio e sem remunerao, como, por exemplo, os jurados do tribunal do jri e os mesrios em dia de eleio. A vedao constitucional de acumulao remunerada de cargos pblicos estende-se a empregos e funes do quadro de pessoal das sociedades de economia mista. A responsabilidade administrativa imputada a servidor pblico, aps regular processo administrativo disciplinar, implica sua responsabilidade criminal. A exigncia de concurso, conforme prevista na Constituio Federal (CF), aplica-se nomeao para cargos e empregos pblicos, no alcanando os cargos em comisso, que so de livre nomeao e exonerao com base em critrios subjetivos da autoridade competente.

Julgue o item abaixo relativo ao prego.


70

60

O prego s pode ser realizado para aquisies de bens e servios comuns e independe do valor envolvido.

61

Julgue o item seguinte, acerca da disciplina constitucional da famlia.


71

62

O planejamento familiar de livre deciso do casal e deve ser orientado pelos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel; por essa razo, vedado ao Estado propiciar s famlias acesso a recursos cientficos associados preveno da gravidez.
6

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE

Julgue os itens seguintes, relativos aos direitos e deveres individuais e coletivos, aos direitos sociais, aos de nacionalidade, aos direitos polticos e aos partidos polticos.
72

Com base nas normas constitucionais que regem a tributao e o oramento, julgue os prximos itens.
81

A CF assegura a todos o direito de receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado, no se incluindo entre rgos pblicos, para os fins desse dispositivo, sociedades de economia mista e empresas pblicas. De acordo com a jurisprudncia mais recente do Supremo Tribunal Federal (STF), o artigo da CF em que previsto o direito de greve dos servidores pblicos norma de eficcia limitada, cuja aplicabilidade depende da edio de lei regulamentadora. A CF assegura aos partidos polticos autonomia para adotar os critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, no havendo, portanto, obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal, pois no vigora, no direito eleitoral brasileiro, a regra da verticalizao das coligaes eleitorais. A Conveno sobre os Direitos das Pessoas Portadoras de Deficincia estabelece que as pessoas com deficincia no sejam excludas do sistema educacional geral em razo de deficincia, podendo tal dispositivo, assim como as normas de tratados internacionais, de forma geral, ser alterado por lei ordinria. Brasileiros naturalizados podem ser eleitos e exercer o cargo de senador da Repblica.

vedado Unio, aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios instituir impostos sobre o patrimnio das instituies de ensino. De acordo com determinao constitucional, a despesa da Unio, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal com pessoal ativo e inativo no pode ultrapassar limite fixado em lei complementar, encontrando-se, entre as providncias autorizadas para o controle da despesa que eventualmente extrapolar esse limite, a reduo de despesas com cargos em comisso e funes de confiana e a exonerao de servidores no estveis, vedada a exonerao daqueles que j tiverem alcanado a estabilidade. A proibio de que as taxas tenham base de clculo prpria de impostos no impede que, no clculo do valor de uma taxa, seja adotado um ou mais elementos da base de clculo prpria de determinado imposto, desde que no haja integral identidade entre uma e outra base. de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo projeto de lei que, ao conceder benefcios fiscais, disponha sobre matria tributria.

82

73

83

74

84

75

No que se refere ao Poder Judicirio e s funes essenciais justia, julgue os itens a seguir.
85 86

A ao civil pblica pode ser promovida pelo Ministrio Pblico para a proteo de interesses difusos e coletivos. Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira, por essa razo, vedado ao Poder Executivo alterar as propostas oramentrias encaminhadas pelos tribunais, ainda que elas estejam em desacordo com os limites estipulados na lei de diretrizes oramentrias, hiptese na qual as propostas devem ser devolvidas aos rgos que as formularam para os ajustes necessrios. Considere que a turma de determinado tribunal de justia, ao apreciar ao de sua competncia, seja confrontada com pedido de declarao incidental de inconstitucionalidade e que, ao julgar o caso, a turma afaste a incidncia da norma impugnada, sem, contudo, declar-la inconstitucional. Nessa situao, o referido procedimento viola a chamada clusula de reserva de plenrio.

76

A respeito da organizao poltico-administrativa, do modelo federal do Estado brasileiro e da administrao pblica, julgue os itens subsequentes.
77

87

No viola o princpio federativo lei da Unio que estabelea regras sobre a composio da jornada de trabalho dos profissionais do magistrio pblico da educao bsica de todos os entes da Federao, limitando, por exemplo, a 2/3 o desempenho das atividades de interao com os educandos. competncia privativa da Unio legislar sobre a proteo infncia e juventude. O desmembramento de parte de um estado da Federao para a formao de um novo estado deve ser autorizado por meio de lei complementar, aps a manifestao favorvel, em plebiscito, da populao diretamente interessada, assim entendida pelo STF como a populao do territrio que se pretende desmembrar. A CF admite a percepo simultnea de proventos de aposentadoria de servidor aposentado em cargo efetivo da Unio com a remunerao de cargo em comisso, declarado em lei como de livre nomeao e exonerao.

Julgue os itens seguintes, relativos ao Poder Legislativo e fiscalizao contbil, financeira e oramentria.
88

78

79

A CF permite que as relaes jurdicas constitudas e decorrentes de atos praticados durante a vigncia de uma medida provisria permaneam por ela regidas mesmo que tal medida provisria seja rejeitada pelo Congresso Nacional em razo de ausncia dos pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia. A CF outorga aos membros do Poder Legislativo da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios garantias de inviolabilidade e de imunidade formal. No constitui invaso da esfera de atribuies do Tribunal de Contas da Unio a fiscalizao, pela Controladoria-Geral da Unio, no exerccio de controle interno, de recursos pblicos federais repassados a municpios por meio de convnio.
7

89

80

90

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE

Considerando o oramento como importante instrumento no planejamento das aes governamentais, julgue os itens a seguir, relativos a oramento pblico.
91

A etapa de definio clara e objetiva da receita fundamental para a apropriada organizao oramentria, constituindo pr-requisito para o planejamento. Acerca da receita pblica no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Quando

usado

como

instrumento

de

planejamento
99

governamental, os recursos so alocados no oramento visando consecuo de objetivos e metas previamente estabelecidas.
92

No caso da dvida ativa, aplica-se o regime de competncia, ou seja, os crditos pblicos devem ser registrados como receita oramentria no exerccio de sua arrecadao.

Pelo princpio da universalidade, o Poder Legislativo est autorizado a cobrar o montante exato de tributos necessrios ao atendimento estrito do volume global de despesas projetadas pelo governo.

100

Define-se receita pblica como a entrada que se integra ao patrimnio pblico com reservas, condies ou

correspondncia no passivo, acrescendo-se o seu volume como elemento novo e positivo.


101

93

O PPBS (planning, programming and budgeting system), dada a facilidade de sua implantao em rgos pblicos, foi, amplamente adotado, a partir da dcada de setenta do sculo XX, em todo o mundo.

Entre as receitas definidas na categoria econmica de receitas correntes incluem-se as receitas tributrias, patrimoniais, agropecurias, industriais, de contribuio e de servios.

Julgue os itens subsequentes, relativos despesa pblica no Brasil.


102

94

De acordo com o princpio da no afetao das receitas, todas as parcelas da receita e da despesa devem constar do oramento, sem qualquer tipo de deduo.

Para o atendimento das despesas decorrentes de compromissos gerados em exerccios anteriores j encerrados, prescinde-se de dotaes oramentrias especficas.

A elaborao de proposta oramentria no Brasil compreende a preparao de diversos instrumentos, entre os quais se destacam o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e a Lei Oramentria Anual (LOA). Com relao a esses instrumentos, julgue os prximos itens.
95

103

A despesa pblica classifica-se, quanto categoria econmica, como despesa corrente e despesa de capital.

104

Os empenhos que corram conta de crditos com vigncia plurianual e que no tenham sido liquidados s devem ser computados como restos a pagar no ltimo ano de vigncia do crdito.

No PPA, devem constar disposies sobre as metas e os riscos fiscais, assim como sobre o equilbrio entre receitas e despesas.

Com base na Lei n.o 4.320/1964 e suas alteraes, julgue os itens subsecutivos.
105

96

No anexo de riscos fiscais, devem ser avaliados os passivos contingentes e os outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando-se as providncias a serem tomadas, caso esses passivos e riscos sejam concretizados.

A lei de oramento deve conter a discriminao da receita e da despesa, de modo a evidenciar a poltica econmica e financeira e o programa de trabalho adotados pelo governo, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade.

97

Conforme determinaes constantes na CF, a LOA deve compor-se de trs oramentos: fiscal, monetrio e de investimento das empresas estatais.
106

Em caso de dficit, no necessrio que sejam indicadas, na lei de oramento, as fontes de recursos que o Poder Executivo esteja autorizado a utilizar para atender a sua cobertura.

98

O PPA o documento em que representado o planejamento de mdio prazo do governo, e a LOA, o instrumento de execuo desse planejamento, sendo a conexo entre o PPA e a LOA estabelecida pela LDO.

107

Classificam-se como despesas de custeio as dotaes para a manuteno de servios anteriormente criados, incluindo-se as destinadas a obras de conservao e adaptao de bens imveis.
8

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE

Considerando a Lei Complementar n.o 101/2000, julgue os itens a seguir.

Julgue o item abaixo, luz do Decreto n. 6.029/2007.


116

O asseguramento de condies de trabalho para que as comisses de tica cumpram adequadamente suas funes e para que seus integrantes no sofram prejuzos ou danos oriundos da atividade no de responsabilidade do Poder Executivo federal.

108

A apurao da despesa total com pessoal deve ser realizada mediante o regime de caixa.

109

Por constiturem despesa de natureza social, os benefcios relativos seguridade social podem ser criados sem a identificao da respectiva fonte de custeio.

110

Probe-se aos estados e municpios a compra de ttulos de dvida da Unio como forma de aplicao de suas disponibilidades.

Considerando a lei que regulamenta o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEB), julgue os itens seguintes.
117

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, julgue os prximos itens.
111

A Unio deve complementar os recursos dos fundos dos estados e do Distrito Federal sempre que o valor mdio ponderado por aluno for inferior ao previsto legalmente.

O dever do Estado com a educao escolar pblica efetivado mediante a garantia do ensino fundamental, obrigatrio e gratuito a todos os que estiverem em idade escolar, cabendo ao Estado garantir secundariamente o acesso ao ensino aos que no o tiveram na idade prpria.
118

As finalidades do FUNDEB incluem a manuteno e o desenvolvimento da educao bsica pblica e a valorizao dos trabalhadores da educao, inclusive no que diz respeito sua remunerao.

112

A educao profissional restringe-se aos cursos de formao profissional e tcnica de graduao e ps-graduao, os quais devem ser organizados de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao. De acordo com o Decreto n. 11.578/2007, julgue os itens que se seguem.
119

Independentemente do nmero de aes iniciadas ou alteradas, o termo de compromisso do Programa de Acelerao do Crescimento nico e imodificvel, devendo viger at o trmino desse programa.

113

Entre as finalidades da educao superior inclui-se o estmulo criao cultural e ao desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento.

114

Apenas ao Distrito Federal concedido o direito a uma legislao prpria no que tange organizao da Educao Nacional.
120

O sistema de ensino da Unio, com a colaborao das agncias federais de fomento cultura e de assistncia aos ndios, responsvel por desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para a oferta de educao escolar bilngue e intercultural aos povos indgenas.

115

A educao especial compreende a modalidade de educao oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE

PROVA DISCURSIVA
Na prova a seguir, faa o que se pede, usando, caso deseje, o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Ao domnio do contedo sero atribudos at 20,00 pontos, dos quais at 1,00 ponto ser atribudo ao quesito apresentao e estrutura textual (legibilidade, respeito s margens e indicao de pargrafos).

Discorra sobre a prtica de bullying, fenmeno que aflige a comunidade escolar e a sociedade em geral. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: < < consequncias do fenmeno na formao do indivduo; [valor: 9,50 pontos] aes afirmativas que podem ser implementadas para a reduo dos efeitos decorrentes dessa prtica ou para inibi-la. [valor: 9,50 pontos]

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

10

||FNDE12_001_05N948861||

CESPE/UnB FNDE

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargo 1: Especialista em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

11

You might also like