You are on page 1of 19

29(1):79-97 jan/jun 2004

REPENSAR A EDUCAO:
Foucault
Slvio Gallo
RESUMO Repensar a educao: Foucault. O presente texto procura abordar a fecundidade da produo foucaultiana para tornar o pensamento de novo possvel em Educao. Pretende ser, portanto, um texto de filosofia da educao e, tambm, uma introduo ao pensamento do filsofo em suas interfaces com a educao. Com este intento, debate a problemtica da Epistemologia e da Pedagogia, a partir do conceito de episteme que Foucault desenvolve em As palavras e as coisas; a analtica foucaultiana do poder e suas implicaes nas relaes pedaggicas; as relaes saber-poder no terreno educacional; e deixa em suspenso, na concluso, a produo de Foucault em torno da tica do cuidado de si, que traria importantes elementos para se (re)pensar a educao. Palavras-chave: poder, epistemologia, educao, Foucault, pensamento. ABSTRACT (Re)thinking education: Foucault. This article explores Foucaults production and its contribution to make thinking possible, once more, in Education. It intends to be a Philosophy of Education text, an introduction to this thinkers thought and its interfaces with Education. It explores the questions concerning epistemology and education; Foucaults analyses on power and its implications to pedagogical relationships; knowledge-power relationships in the educational field; and concludes pointing to care of the self ethics and its importance for (re)think Education. Keywords: power, epistemology, education, Foucault, thought.

Filosofia e Educao sempre andaram muito juntas, sendo at difcil distinguir uma da outra. Isso fica evidenciado na palavra grega Paidia e na alem Bildung, a construo de si mesmo, saindo da doxa em direo episteme, para utilizarmos os termos de Plato. Com a tecnificao do mundo moderno, elas foram separando-se e distanciando-se. A excessiva planificao da Educao, movida por um ideal positivista, levou-nos rumo a srios impasses. necessrio que a repensemos constantemente e, para isso, a Filosofia fundamental. O propsito deste artigo apresentar algumas modestas possibilidades para este processo de repensar a Educao, atravs da produo de um filsofo francs contemporneo, Michel Foucault. Para ele, a Filosofia deve ser vista como uma caixa de ferramentas: a encontramos os instrumentos e equipamentos necessrios para resolver os problemas que nos so colocados pela realidade que vivemos. O autor afasta-se de uma viso de Filosofia transcendente, que lida com universais e no suja as mos com as mazelas e peculiaridades da vida cotidiana. Foucault est mais alinhado com a noo de Filosofia que Deleuze seu amigo e parceiro em muitos momentos chamou de imanente: aquele pensamento conceitual que se constri profundamente enraizado na realidade cotidianamente vivida (Deleuze e Guattari, 1992). O prprio filsofo afirmou: o que fao diagnosticar o presente e, nesse sentido, meu trabalho pode ser considerado filosfico, pois filosofia , desde Nietzsche, exerccio diagnstico do presente (apud Giacia, 1995). Os manuais de filosofia, quando tratam de Foucault, costumam defini-lo como um estruturalista, embora ele tenha recusado tal filiao. O prprio filsofo preocupou-se em desfazer essa imagem imprpria:
Nem Deleuze, nem Lyotard, nem Guattari, nem eu nunca fazemos anlise de estrutura, no somos absolutamente estruturalistas. Se me perguntassem o que fao e o que outros fazem melhor do que eu, diria que no fazemos pesquisa de estrutura. Faria um jogo de palavras e diria que fazemos pesquisas de dinastia. Diria, jogando com as palavras gregas dynamis dynasteia que procuramos fazer aparecer o que na histria de nossa cultura permaneceu at agora escondido, mais oculto, mais profundamente investido; as relaes de poder (Foucault, 1996, p. 30).

Sua obra costuma ser didaticamente dividida em trs fases (Machado, 1988): a primeira marcada por As palavras e as coisas (1966), a segunda por Vigiar e punir (1975); e a terceira pela Histria da sexualidade , publicada em trs volumes, o primeiro deles (A vontade de saber) tendo aparecido em 1976. A primeira fase marcadamente epistemolgica, buscando desvendar o solo do qual brotam os saberes; a segunda, podemos dizer que poltica, pois Foucault procura mostrar a ntima relao entre os saberes e os poderes; a terceira, voltase para a tica quando, ancorado em Nietzsche, o francs vai propor que cada um faa de sua vida uma obra de arte. Ao falar sobre as duas primeiras fases,

80

evidenciando as novidades do pensamento foucaultiano, Gilles Deleuze no teve dvidas de denomin-lo como um novo arquivista e um novo cartgrafo (Deleuze, 1991). Estudiosos de sua obra, porm, afirmam que tal diviso, embora contribua para viso panormica da obra de Foucault, induz a equvocos. o caso do espanhol Miguel Morey (1991), que prope que compreendamos a obra foucaultiana articulada em torno de trs eixos: o ser-saber, o ser-poder e o serconsigo, afirmando que sua unidade est justamente na dimenso ontolgica. Alfredo Veiga-Neto (2003), por sua vez, opera com o critrio de Morey, mas falando em domnios do pensamento foucaultiano e no em eixos, para no dar uma conotao de espacialidade e fuga do domnio temporal-histrico, to presente em sua obra. Para mostrar a fecundidade do pensamento de Foucault ao (re)pensarmos a Educao contempornea, deter-me-ei aqui apenas nas duas primeiras fases, ou nos dois primeiros domnios: investigando a possibilidade de uma arqueologia da Pedagogia, buscando seu solo epistmico (no mbito do ser-saber) e destrinchando a articulao saber-poder na relao pedaggica (no mbito do ser-poder). As duas perspectivas so to mutuamente interferentes, que quase impossvel trat-las separadamente. Farei um esforo didtico de abordar cada uma por vez estritamente para facilitar a compreenso, sobretudo, do leitor no iniciado na obra de Foucault.

Epistemologia e Pedagogia
Em As palavras e as coisas, Foucault procurou desvendar o processo de constituio dos saberes modernos. Chamou de episteme o solo sobre o qual tais saberes podem brotar e crescer, argumentando que, em cada poca histrica, no pode haver mais do que uma nica episteme, uma nica forma de estruturao dos saberes (Gallo, 1995). Segundo o autor: numa cultura e num dado momento no h mais do que uma episteme, que define as condies de possibilidade de todo saber. Tanto aquele que se manifesta numa teoria quanto aquele que silenciosamente investido numa prtica (Foucault, 1990). O mundo moderno, do sculo XVI aos nossos dias, marcado por trs epistemes distintas: a clssica, fundada na similitude; a moderna, erigida sobre a representao; e uma terceira, emergente, articulada em torno da linguagem. Na primeira, a ordem intrnseca dos saberes a semelhana. A palavra identifica a coisa porque semelhante a ela; h um qu de magia, na relao entre a palavra e a coisa, como se dizer algo fosse torn-lo concreto. Essa noo est muito ligada aos antigos mitos e ainda hoje se encontra presente em certos saberes populares. Isso perceptvel quando vemos pessoas simples e ingnuas que evitam pronunciar o nome de certas doenas, como se o simples ato de nomelas tivesse o poder de traz-las at ns. A similitude baseia-se na percepo de que dizer a coisa o mesmo que t-la presente.

81

Aos poucos, porm, o estreito vnculo entre a palavra e a coisa comea a ser rompido. Uma nova ordem intrnseca dos saberes est surgindo, no mais alicerada na semelhana. E essa nova ordem epistmica que permitir o aparecimento da cincia moderna primeiro as naturais e as da vida, e apenas mais tarde as cincias do homem. A episteme que serve de solo para a ecloso do conhecimento cientfico moderno est fundada sobre a representao e constitui-se atravs de duas instncias ordenadoras: a mthsis, com base na lgebra e a taxinomia, com base nos signos; a primeira visa ordenao das coisas simples, enquanto que a segunda busca ordenar as coisas de natureza complexa. este solo frtil que permitir s diversas cincias constiturem-se como esforos de representao do mundo, buscando estabelecer uma ordem atravs do saber. E s depois que o mundo acha-se representado no(s) saber(es) que o homem pode se autotematizar, buscando representar-se a si mesmo. Para que a Pedagogia pudesse ousar reivindicar um estatuto cientfico, foi necessrio que os saberes se constitussem enquanto representao do real e que o prprio homem se fizesse alvo de representao, atravs das cincias humanas. S quando ele prprio torna-se objeto cientfico que se pode arriscar fazer cincia sobre sua formao. No palco da episteme moderna da representao , o saber cientfico constri-se ento numa busca de ordenao do mundo. Ora, as diversas cincias ou as vrias disciplinas constituem-se em esforos de construo de uma ordem do mundo no nvel do saber. Essa ordenao est intimamente relacionada com os mecanismos de poder:
Desta maneira, a episteme moderna define-se, pois, atravs da dinmica especfica a uma volont de vrit pela qual toda frustrao no seno uma incitao a uma renovao da produo do saber. pois esta vontade de verdade que a chave da relao interna que h, para Foucault, entre Saber e Poder (Habermas, 1986, p. 88-89).

A disciplina, que se tornou sinnimo de campo de saber tanto na epistemologia quanto na estrutura curricular do saber escolar , apresenta uma ambigidade conceitual muito interessante: invoca em si tanto o campo de saber propriamente dito quanto um mecanismo poltico de controle, de um certo exerccio do poder. Disciplinarizar tanto organizar e classificar as cincias, quanto domesticar os corpos e as vontades. Para a Filosofia da Educao, pensada a partir dos dispositivos foucaultianos, esse um dos referenciais que mais prometem. Mas, para que possamos discorrer sobre esse tema com certa tranqilidade, necessrio que conheamos a conceituao que nosso filsofo faz do poder.

82

A microfsica do poder
A concepo clssica de poder, construda pela Filosofia Poltica, algo que poderamos chamar de topolgica (no grego, topos significa lugar). Numa determinada sociedade, h lugares (topoi) onde o poder se concentra, e lugares onde ele no existe. Um exemplo: numa sociedade monrquica, o poder acha-se concentrado no corpo do monarca; todos os demais espaos sociais os corpos dos sditos esto esvaziados de poder. Outro exemplo: nas sociedades de democracia representativa, a concentrao do poder d-se nas instituies, e no nos indivduos que a ocupam temporariamente eles esto no poder, mas no so o poder (Lebrun, 1991). No contexto dessa concepo, fala-se de uma soma zero, isto , para que haja o equilbrio social, a ordem de grandeza (positiva) do poder concentrado em determinados lugares deve ser igual ordem de grandeza (negativa) de poder que falta nos demais espaos sociais. Para facilitar a compreenso, pensemos numa hipottica sociedade monrquica composta por dez sditos e um rei; se cada um dos sditos vale [-1], em termos de poder, a concentrao de poder no rei dever ser de [+10]. Apenas dessa forma a sociedade estar equilibrada; se o rei tiver uma unidade de poder a mais ou a menos, haver um perigoso desequilbrio para um dos lados, prejudicial para o conjunto como um todo. Uma decorrncia dessa concepo topolgica do poder que acabamos numa relao ativo-passivo: um (ou uns) exerce(m) o poder, ativamente; os demais sofrem passivamente a ao do poder que se exerce sobre eles. Essa viso topolgica do poder , evidentemente, tratada numa perspectiva macroscpica; devemos tomar distncia do fenmeno, perceb-lo em sua inteireza para compreend-lo. No caso, devemos ter uma viso geral do territrio definido para que seja possvel traar a cartografia do poder, identificando os topoi de onde ele emana, como suas cordas so distendidas pela regio para estabelecer as relaes de fora. Foucault, insatisfeito com tal conceituao de poder e suas conseqncias, resolveu investigar as relaes de poder de um outro ngulo de vista. A esta nova perspectiva ele chamou de microfsica do poder, justamente para contrap-la noo clssica que, ao tratar a cartografia do poder, estaria desvendando a sua macrofsica. Para o pensador francs, essa perspectiva era porm incompleta, e a busca da genealogia do poder levou-o anlise das regies que, tradicionalmente, era deixada de lado. Nesse trajeto, Foucault desenvolve uma noo de poder que, no lugar de perceb-lo confinado a determinados topoi, a partir dos quais distenderia suas cordas , determinando as correlaes de fora , passava a perceb-lo disseminado pela sociedade que, se vista como uma teia de renda, estaria enredada pelo poder, constituindo os microns que dariam a prpria feio do tecido social. Assim, para compreender o poder numa determinada sociedade, devera-

83

mos abandonar os instrumentos astronmicos que nos guiam no tratado macroscpico das cartografias, para assumir os microinstrumentos de uma cristalografia que nos permitisse perscrutar os minsculos abismos e arestas da microscpica organizao dos cristais. Na perspectiva genealgica de Foucault, j no se fala na soma zero do poder; no necessrio que existam lugares de concentrao de poder em contraposio a lugares onde h o vcuo de poder, pois na microfsica da dinmica de foras encontramos outras reciprocidades e inter-relaes permeando os micropoderes particulares. Logo de incio, bom destacar que a ao do pensador francs d-se como um afrontamento direto clssica concepo do poder enquanto topoi; para Foucault, o poder encontra-se esparramado pelo meio social logo veremos como e no concentrado em topoi especficos. Em sua perspectiva seria absurdo, portanto, falarmos em poder e num no-poder como oposio ao mesmo; podemos, isso sim, falar em poderes mltiplos e mltiplos contra-poderes , que s se definem enquanto tal na relao de uns com outros. Dessa teia microfsica de poderes e contra-poderes que se entrelaam e se engalfinham, ergue-se toda a macroestrutura social.
No existe um discurso do poder de um lado e, em face dele, um outro contraposto. Os discursos so elementos ou blocos tticos no campo das correlaes de fora; podem existir discursos diferentes e mesmo contraditrios dentro de uma mesma estratgia; podem, ao contrrio, circular sem mudar de forma entre estratgias opostas (Foucault, 1985, p. 96-97).

Devemos, porm, ter em conta que essa opo por uma concepo de poder que se ope concepo clssica, qual se filiaram e se filiam os mais conceituados filsofos e tericos da poltica, no se d como mera escolha por essa ou aquela teoria, pela v simpatia por uma idia, mas sim como resultado da imposio das transformaes pelas quais passou a estrutura das sociedades ocidentais contemporneas:
Trata-se, em suma, de orientar para uma concepo do poder que substitua o privilgio da lei pelo ponto de vista do objetivo, o privilgio da interdio pelo ponto de vista da eficcia ttica, o privilgio da soberania pela anlise de um campo mltiplo e mvel das correlaes de fora, onde se produzem efeitos globais, mas nunca totalmente estveis, de dominao. O modelo estratgico, ao invs do modelo do direito. E isso, no por escolha especulativa ou preferncia terica; mas porque efetivamente um dos traos fundamentais das sociedades ocidentais o fato de as correlaes de fora que, por muito tempo tinham encontrado sua principal forma de expresso na guerra, em todas as formas de guerra, terem-se investido, pouco a pouco, na ordem do poder poltico (ibidem, p. 97).

84

A afirmao bsica de Foucault que no podemos conceber o poder apenas e to somente como represso. Seja no aspecto estritamente psicanaltico, iniciado por Freud e continuado em vrias linhas diferenciadas por seguidores e crticos seus como Lacan, Melanie Klein, Reich ou Marcuse, por exemplo , seja no aspecto jurdico-sociolgico do termo, que ganha assim maior amplitude sem, no entanto, abarcar a verdadeira e complexa significao das relaes de poder. Para o pensador francs, o poder no pode ser resumido interdio, proibio, lei. O poder no se esgota na frmula voc no deve..., estando concentrado na pessoa que emite o imperativo voc no deve... e ausente na pessoa que o ouve, devendo acat-lo de imediato; a prpria psicanlise mostranos hoje que o poder responsvel por uma srie de agenciamentos de significao que se expem no nvel do corpo, do desejo e do prazer. O poder no se resume frmula freudiana clssica do instinto versus cultura , agindo atravs da represso pura e simples:
preciso se distinguir dos para-marxistas como Marcuse, que do noo de represso uma importncia exagerada. Pois se o poder s tivesse a funo de reprimir, se agisse apenas por meio da censura, da excluso, do impedimento, do recalcamento, maneira de um grande super-ego, se apenas se exercesse de um modo negativo, ele seria muito frgil. Se ele forte, porque produz efeitos positivos a nvel (sic) do desejo como se comea a conhecer e tambm a nvel (sic) do saber. O poder, longe de impedir o saber, o produz. Se foi possvel constituir um saber sobre o corpo, foi atravs de um conjunto de disciplinas militares e escolares. a partir de um poder sobre o corpo que foi possvel um saber fisiolgico, orgnico. (...) O enraizamento do poder, as dificuldades que se enfrenta para se desprender dele vm de todos estes vnculos. por isso que a noo de represso, qual geralmente se reduzem os mecanismos de poder, me parece muito insuficiente, e talvez at perigosa (Foucault, 1984, p. 148-149).

Mas, se no podemos reduzir o poder apenas e to somente represso a complexidade das aes positivas do poder sero expostas adiante , qual a razo dele ter ganhado na sociedade ocidental, essa conotao estritamente tico-jurdica? Qual a raiz de tamanho reducionismo? Numa conferncia realizada aqui no Brasil em 1976 e posteriormente publicada, Foucault desenvolve uma anlise histrica traando a genealogia1 desta concepo. Apesar de ser um trecho demasiado longo, interessante que o reproduzamos na ntegra, para acompanhar sua linha de pensamento e argumentao.
Em todo caso, a questo que quero colocar a seguinte: Como foi possvel que nossa sociedade, a sociedade ocidental em geral, tenha concebido o poder de uma maneira to restritiva, to pobre, to negativa? Por que concebemos sempre o poder como regra e proibio, por que este privilgio? Evidentemen-

85

te podemos dizer que isso deve-se influncia de Kant, idia segundo a qual, em ltima instncia, a lei moral, o voc no deve, a oposio deve/no deve , no fundo, a matriz da regulao de toda a conduta humana. Mas, na verdade, tal explicao pela influncia de Kant evidentemente insuficiente. O problema saber se Kant exerceu tal influncia. Por que foi to poderosa? Por que Durkheim, filsofo de vagas simpatias socialistas do incio da Terceira Repblica francesa, pode apoiar-se dessa maneira sobre Kant quando tratavase de fazer a anlise do mecanismo de poder em uma sociedade? Creio que podemos analisar a razo disto nos seguintes termos: no fundo, no Ocidente, os grandes sistemas estabelecidos desde a Idade Mdia desenvolveram-se por intermdio do crescimento do poder monrquico, s custas do poder, ou melhor, dos poderes feudais. Nesta luta entre os poderes feudais e o poder monrquico, o direito foi sempre o instrumento do poder monrquico contra as instituies, os costumes, os regulamentos, as formas de ligao e de pertena caractersticas da sociedade feudal. Darei dois exemplos: por um lado o poder monrquico desenvolve-se no Ocidente em grande parte sobre as instituies jurdicas e judiciais, e desenvolvendo tais instituies logrou substituir a velha soluo dos litgios privados mediante a guerra civil por um sistema de tribunais com leis, que proporcionavam de fato ao poder monrquico a possibilidade de resolver ele mesmo as disputas entre os indivduos. Dessa maneira, o direito romano, que reaparece no Ocidente nos sculos 13 e 14, foi um instrumento formidvel nas mos da monarquia para conseguir definir as formas e os mecanismos de seu prprio poder, s custas dos poderes feudais. Em outras palavras, o crescimento do Estado na Europa foi parcialmente garantido, ou, em todo caso, usou como instrumento o desenvolvimento de um pensamento jurdico. O poder monrquico, o poder do Estado, est essencialmente representado no direito. Ora, acontece que ao mesmo tempo que a burguesia, que aproveita-se extensamente do desenvolvimento do poder real e da diminuio, do retrocesso dos poderes feudais, tinha um interesse em desenvolver esse sistema de direito que lhe permitiria, por outro lado, dar forma aos intercmbios econmicos, que garantiam seu prprio desenvolvimento social. De modo que o vocabulrio, a forma do direito, foi uma forma de representao do poder comum burguesia e monarquia. A burguesia e a monarquia lograram instalar, pouco a pouco, desde o fim da Idade Mdia at o sculo 18, uma forma de poder que se representava, que se apresentava como discurso, como linguagem, o vocabulrio do direito. E quando a burguesia desembaraou-se finalmente do poder monrquico, o fez precisamente utilizando este discurso jurdico que havia sido at ento o da monarquia, e que foi usado contra a prpria monarquia (Foucault, 1990b, p. 25-26).

No , pois, por acaso que a noo de poder trabalhada pela filosofia poltica clssica identifica o poder com a represso identificao que apareceria tambm na base da psicanlise quando de seu surgimento. Mas, aps esse imenso movimento histrico-poltico examinado com sagacidade no trecho acima citado, com a entronizao do poder burgus se nos permitem a ironia, dado que a burguesia utiliza-se dos mesmos mecanismos de poder da monar-

86

quia , novas situaes e oposies de poderes comeam a se colocar socialmente, fugindo do estrito mbito do discurso jurdico, o que no mais vai permitir o reducionismo da equao poder igual a represso. Foucault continua, na mesma conferncia j citada:
A partir do sculo XVIII, a vida se faz objeto de poder, a vida e o corpo. Antes existiam sujeitos, sujeitos jurdicos dos quais se podiam retirar os bens, e at a vida. Agora existem corpos e populaes. E o poder materializa-se. Deixa de ser essencialmente jurdico. Agora deve-se lidar com essas coisas reais que so o corpo, a vida. A vida entra no domnio do poder, mutao capital, uma das mais importantes sem dvida, na histria das sociedades humanas e evidente que pode-se perceber como o sexo se torna a partir desse momento, o sculo XVIII, uma pea absolutamente capital, porque, no fundo, o sexo est exatamente situado no lugar da articulao entre as disciplinas individuais do corpo e as regulaes da populao (ibidem, p. 33).

Essa nova realidade social, em que a vida e o corpo impem-se sobre a supremacia do discurso jurdico, impe a necessidade de se buscar novas matizes para a compreenso do fenmeno poder, abandonando os dois esquemas majoritrios da anlise clssica: o esquema contrato-opresso, que o jurdico, e o esquema dominao-represso ou guerra-represso2, em que a oposio pertinente no entre legtimo-ilegtimo como no precedente, mas entre luta e submisso (Foucault, 1984, p. 177). Para a nova compreenso do poder, imperativo que a suas conotaes negativas o poder como represso sejam anexadas tambm as suas conotaes positivas o poder como fonte de produo social. o que Foucault chama de tecnologia do poder. Nosso filsofo inverte o centro das preocupaes com o poder e sobre o poder, buscando-o no no topo, mas na base das relaes sociais. Assim, o segredo da sujeio encontra-se no no soberano, no tirano que governa com mo de ferro, ocupando o lugar nico e exclusivo do poder, reinando sobre sditos que encontram-se submissos e, portanto, esvaziados de poder, mas nos prprios sditos e nas formas pelas quais eles se relacionam entre si e com o soberano. Essa uma das preocupaes metodolgicas centrais da genealogia do poder:
Portanto, no perguntar porque alguns querem dominar, o que procuram e qual sua estratgia global, mas como funcionam as coisas ao nvel do processo de sujeio ou dos processos contnuos e ininterruptos que sujeitam os corpos, dirigem os gestos, regem os comportamentos, etc. Em outras palavras, ao invs de perguntar como o soberano aparece no topo, tentar saber como foram constitudos, pouco a pouco, progressivamente, realmente e materialmente os sditos, a partir da multiplicidade dos corpos, das foras, das energias, das matrias, dos desejos, dos pensamentos, etc. Captar a instncia material da sujeio enquanto constituio dos sujeitos, precisamente o contrrio do

87

que Hobbes quis fazer no Leviat e, no fundo, do que fazem os juristas, para quem o problema saber como, a partir da multiplicidade dos indivduos e das vontades, possvel formar uma vontade nica, ou melhor, um corpo nico, movido por uma alma que seria a soberania (...). Portanto, em vez de formular o problema da alma central, creio que seria preciso procurar estudar os corpos perifricos e mltiplos, os corpos constitudos como sujeitos pelos efeitos do poder (ibidem, p. 182-183).

Assim, o poder seria muito mais fruto da ao e das correlaes de fora que se materializam em meio multiplicidade de indivduos que se fazem sujeitos justamente atravs da relao de poder do que da ao unilateral de um soberano, que exerce despoticamente o poder em detrimento da legio de sditos. Como em La Botie (1982), so os prprios sditos que sustentam o tirano, so eles os responsveis por sua posio privilegiada, no apenas pela omisso e por aceitarem passivamente a sujeio, mas por contriburem ativamente com ela atravs de suas aes cotidianas, investidas tambm em atos de poder. Desse modo, Foucault rompe definitivamente com a concepo clssica do poder como topoi; no se pode conceb-lo como materializado num determinado lugar ou em lugares especficos, mas diludo pelo tecido social. a onipresena do poder.
O poder deve ser analisado como algo que circula, ou melhor, como algo que s funciona em cadeia. Nunca est localizado aqui ou ali, nunca est nas mos de alguns, nunca apropriado como uma riqueza ou um bem. O poder funciona e se exerce em rede. Nas suas malhas os indivduos no s circulam mas esto sempre em posio de exercer este poder e de sofrer a sua ao; nunca so o alvo inerte ou consentido do poder, so sempre centros de transmisso. Em outros termos, o poder no se aplica aos indivduos, passa por eles (Foucault, 1984, p. 183).

Dada a complexidade que a multiplicidade de foras traz para o mbito das relaes de poder, sua anlise afasta-se muito da lgica formal, para alm do sim/no dessa lgica binria, mas tambm no pode obedecer dialtica hegeliana (ibidem, p. 146), limitando-se trade de tese/anttese/sntese; nas relaes de poder, muitas vezes as correlaes no so diretas e imediatas, e o clssico esquema de causa-efeito obscurecido at perder completamente o sentido. Com Foucault, j no podemos falar em poder, mas apenas em poderes. Podemos agora, tendo sido postas essas distines conceituais, buscar em Foucault uma definio explcita do poder, para compreender melhor o resultado da genealogia que estabelece uma concepo do poder como rede, ou como teia de renda, como tenho denominado aqui. no primeiro volume da Histria da sexualidade, subintitulado A vontade de saber, que o pensador francs nos oferece tal definio:

88

Parece-me que se deve compreender o poder, primeiro, como a multiplicidade das correlaes de fora imanentes ao domnio onde se exercem e constitutivas de sua organizao; o jogo que, atravs de lutas e afrontamentos incessante as transforma, refora, inverte; os apoios que tais correlaes de fora encontram umas nas outras, formando cadeias ou sistemas ou, ao contrrio, as defasagens e contradies que as isolam entre si; enfim, as estratgias em que se originam e cujo esboo geral ou cristalizao institucional toma corpo nos aparelhos estatais, na formulao das leis, nas hegemonias sociais (Foucault, 1985, p. 88-89).

A condio da possibilidade do poder, ao invs de vir de um foco nico do qual irradiariam as linhas de fora (aquilo que tenho chamado de topos), vem justamente da instabilidade das correlaes de fora, que esto constantemente ensejando novos equilbrios, novos estados de poder. Foucault continua:
Onipresena do poder: no porque tenha o privilgio de agrupar tudo sob sua invencvel unidade, mas porque se produz a cada instante, em todos os pontos, ou melhor, em toda relao entre um ponto e outro. O poder est em toda parte; no porque englobe tudo e sim porque provm de todos os lugares. E o poder, no que tem de permanente, de repetitivo, de inerte, de auto-reprodutor, apenas efeito de conjunto, esboado a partir de todas essas mobilidades, encadeamento que se apoia em cada uma delas e, em troca, procura fix-las. Sem dvida, devemos ser nominalistas: o poder no uma instituio e nem uma estrutura, no uma certa potncia de que alguns sejam dotados: o nome dado a uma situao estratgica complexa numa sociedade determinada (ibidem, p. 89).

Assim, quando falamos no poder numa certa sociedade, estamos falando na arquitetura particular que as correlaes de foras que determinantes nessa sociedade, baseadas nos mltiplos micropoderes que enredam seu tecido, assumem nesse momento especfico. Apenas e to somente assim possvel que falemos num poder como ente individualizado e autnomo; ao descermos para o mbito microscpico das relaes que definem essa estrutura social, nos depararemos com uma infinidade de poderes e contra-poderes, numa perptua luta para a constituio de situaes proto-estveis pois a estabilidade mesma permanece sempre como o horizonte do desejo jamais realizado , que so os tijolos que materializam a arquitetura daquela sociedade especfica. Para concluir, podemos citar os cinco corolrios sobre o poder que Foucault apresenta em A vontade de saber: 1) o poder se exerce: o que significa dizer que ele no algo que se conquiste, que se possua ou que se perca, mas algo que todos os indivduos exercem e sofrem; como a lei fsica da atrao gravitacional entre os corpos, exercida e sofrida ao mesmo tempo por cada corpo em particular em relao aos demais, acabando por ser uma das foras de coeso que mantm o universo unido, dando-lhe esse aspecto que conhecemos; tambm o poder a fora de coeso

89

entre os indivduos, ao mesmo tempo exercida e sofrida por todos, dando sociedade o aspecto que nos conhecido. 2) as relaes de poder so imanentes: o poder interno a todo e qualquer tipo de relao social, emanado dela, sendo seu efeito imediato; aqui Foucault reage diretamente a Marx, pois as relaes de poder no esto em posio de superestrutura, com um simples papel de proibio ou reconduo; possuem, l onde atuam, um papel diretamente produtor (Foucault, 1985, p. 90). 3) o poder vem de baixo: o esquema do dominador-dominado insuficiente para descrever a relao de poder. A complexidade desse tipo de relao abomina essa dualidade simplista, pois mltiplas so as correlaes de fora que atuam numa determinada relao de poder. Examinando microscopicamente, veremos que so essas correlaes de fora que sustentam os macropoderes que enxergamos de forma mais imediata; uma macro-relao de dominao , na verdade, embasada por inmeros micropoderes, o que leva a concluir que o poder no emana do dominador, mas est na base tanto do dominador quanto do dominado. 4) as relaes de poder so intencionais: o poder sempre estratgico, o que eqivale a dizer que guiado por metas e objetivos, obedecendo a uma certa lgica, e possuindo uma racionalidade interna que o dirige. Isso no significa, entretanto, que o poder seja subjetivo, que possamos identificar aqueles que o presidem, os estrategos que inventam suas tticas, os que fundam sua lgica; como j vimos, os macropoderes so resultado de uma mirade de micropoderes que se engalfinham e, embora o processo no seja catico, seria impossvel determinarmos o sujeito ou sujeitos enquanto equipe que determinariam sua intencionalidade. Ela , na verdade, resultado de uma caracterstica interna ao poder mesmo, a sua forma de existir, visando a cumprir determinadas metas atravs de um planejamento estratgico. 5) se h poder, h resistncia: essa a condio sine qua non de sua existncia; assim a resistncia no vem de fora, no exterior ao poder, mas faz parte do prprio jogo de sua existncia. Como j foi dito, um poder s se define em relao a um ou vrios contrapoderes a resistncia. Em toda rede de poder, assim como h ns de poder, tambm h ns de resistncia, distribudos de forma irregular, variando sua densidade no tempo e no espao. essa distribuio que faz com que, em determinados momentos, presenciemos o levante de grupos de indivduos contra certas estruturas de poder. A resistncia dos contrapoderes obedece s mesmas regras dos poderes, sendo intencional, mas no subjetiva:
Da mesma forma que a rede das relaes de poder acaba formando um tecido espesso que atravessa os aparelhos e as instituies, sem se localizar exatamente neles, tambm a pulverizao dos pontos de resistncia atravessa as estratificaes sociais e as unidades individuais. E certamente a codificao estratgica desses pontos de resistncia que torna possvel uma revoluo, um

90

pouco maneira do Estado que repousa sobre a integrao institucional das relaes de poder (Foucault, 1985, p. 92).

Disciplina: cincia e poder na constituio da Pedagogia


Foucault, alicerado em Nietzsche, afirma que o conhecimento essencialmente poltico: saber e poder esto interligados; tanto o poder produz saberes quanto o saber pe a funcionar poderes vrios.
Se quisermos realmente conhecer o conhecimento, saber o que ele , apreendlo em sua raiz, em sua fabricao, devemos nos aproximar, no dos filsofos mas dos polticos, devemos compreender quais so as relaes de luta e de poder. E somente nessas relaes de luta e de poder na maneira como as coisas entre si, os homens entre si se odeiam, lutam, procuram dominar uns aos outros, querem exercer, uns sobre os outros, relaes de poder que compreenderemos em que consiste o conhecimento. (...) Pode-se ento compreender como uma anlise deste tipo nos introduz, de maneira eficaz, em uma histria poltica do conhecimento, dos fatos de conhecimento e do sujeito do conhecimento (Foucault, 1996, p. 23).

Essa relao entre conhecimento d-se porque a produo do saber movida por uma vontade de verdade, e instituir uma verdade um ato essencialmente poltico, o exerccio de um poder. Dessa forma, foi na constituio da cincia moderna, exerccio de uma poderosa mquina de poder, que se tratou de instituir uma verdade cientfica indubitvel, que o processo educacional articulou-se em pedagogia, como forma de construir uma verdade sobre o ensino e a aprendizagem. Mas esse mesmo processo estava estreitamente ligado ao mecanismo do exerccio de um poder: a tecnologia poltica da disciplina, que consistia em buscar o domnio do corpo social atravs de seus elementos mais bsicos, os indivduos. A disciplinarizao foi um mecanismo desenvolvido para individualizar o exerccio do poder. Disciplina, em seu sentido poltico, ele assim definiu: como vigiar algum, como controlar sua conduta, seu comportamento, suas atitudes, como intensificar seu rendimento, como multiplicar suas capacidades, como coloc-lo no lugar onde ser mais til (Foucault, 1990b, p. 29). As investigaes de Foucault mostraram que duas instituies foram profundamente remodeladas atravs do exerccio disciplinar e desempenharam papel central no processo de individualizao ou subjetivao, se preferirmos: o exrcito e a escola. Deixando de lado o primeiro, detenhamo-nos sobre a segunda, que nos interessa mais de perto.
O outro lugar onde vemos aparecer esta nova tecnologia disciplinar a educao. Foi primeiro nos colgios depois nas escolas secundrias onde vimos

91

aparecer esses mtodos disciplinares nos quais os indivduos so individualizados dentro da multiplicidade. O colgio rene dezenas, centenas e s vezes milhares de escolares, e trata-se ento de exercer sobre eles um poder que ser muito menos oneroso do que o poder do preceptor, que no pode existir seno entre o aluno e seu mestre. Ali temos um professor para dezenas de discpulos e necessrio, apesar da multiplicidade dos alunos, que logre-se uma individualizao do poder, um controle permanente, uma vigilncia em todos os instantes, da a apario deste personagem que aqueles que estudaram em colgios conhecem bem: o bedel [surveillant], que na pirmide corresponde ao suboficial do exrcito; apario tambm das notas quantitativas, dos exames, dos concursos etc., possibilidades, conseqentemente, de classificar os indivduos de tal maneira que cada um esteja exatamente em seu lugar, sob os olhos do professor ou na classificao-qualificao ou no juzo que fazemos de cada um deles (ibidem, p. 30-31).

As tecnologias individualizantes utilizadas na escola, que nos parecem muito naturais, so na verdade bastante recentes: uma das mais simples e eficazes a disposio estratgica da classe em filas. Essa disposio permite que todos os alunos sejam vigiados e controlados constantemente por um nico professor. Tais tecnologias atingem os indivduos em seus prprios corpos e comportamentos, constituindo-se numa verdadeira anatomia poltica, que individualiza a relao de poder. Essas estratgias de dominao, atravs da delimitao de espaos e da disciplina corporal, diferem quase nada em sua aplicao, seja nos exrcitos seja nas escolas. Mas para que a Educao pudesse cientificizar-se com a Pedagogia, movida por uma vontade de verdade, era preciso mais do que o simples controle dos alunos; tambm era necessrio poder quantific-los em seu processo de aprendizagem, para orden-los atravs da mthsis e da taxinomia. Uma das tticas instrumentais mais eficazes foi fornecida exatamente atravs da tecnologia do exame.
O exame combina as tcnicas da hierarquia que vigia e as da sano que normaliza. um controle normalizante, uma vigilncia que permite qualificar, classificar e punir. Estabelece sobre os indivduos uma visibilidade atravs da qual eles so diferenciados e sancionados. por isso que, em todos os dispositivos de disciplina, o exame altamente ritualizado. Nele vm-se reunir a cerimnia do poder e a forma da experincia, a demonstrao da fora e o estabelecimento da verdade. No corao dos processos de disciplina, ele manifesta a sujeio dos que so percebidos como objetos e a objetivao dos que se sujeitam. A superposio das relaes de poder e das de saber assume no exame todo o seu brilho visvel. Mais uma inovao da era clssica que os historiadores deixaram na sombra. Faz-se a histria das experincias com cegos de nascena, meninos-lobo ou com a hipnose. Mas quem far a histria mais geral, mais vaga, mais determinante tambm, do exame de seus rituais, de seus mtodos, seus personagens e seus papis, de seus jogos de

92

perguntas e respostas, de seus sistemas de notas e de classificao? Pois nessa tcnica delicada esto comprometidos todo um campo de saber, todo um tipo de poder. Fala-se muitas vezes da ideologia que as cincias humanas pressupem, de maneira discreta ou declarada. Mas sua prpria tecnologia, esse pequeno esquema operatrio que tem tal difuso (da psiquiatria pedagogia, do diagnstico das doenas contratao de mo-de-obra), esse processo to familiar do exame, no pe em funcionamento, dentro de um s mecanismo, relaes de poder que permitem obter e constituir saber? O investimento poltico no se faz simplesmente ao nvel da conscincia, das representaes e no que julgamos saber, mas ao nvel daquilo que torna possvel algum saber (Foucault, 1991, p. 164-165).

Atravs do exame, a escola pode controlar os seus alunos, e no apenas no contexto eminentemente didtico-pedaggico (de verificao da aprendizagem), mas sobretudo no aspecto poltico, pois o exame adquire tambm a conotao de uma sano, de um castigo, seja qual for o seu resultado, bem como enraza inconscientemente em cada um a impresso de estar constantemente vigiado. Por outro lado, este instrumento declarado de poder, acaba por constituir-se na tecnologia mesma da transmisso do saber, pois atravs do exame que o processo de ensino-aprendizagem verificado, controlado, planejado e re-planejado etc.
(...) a escola torna-se uma espcie de aparelho de exame ininterrupto que acompanha em todo o seu cumprimento a operao do ensino. Tratar-se- cada vez menos daquelas justas em que os alunos defrontavam foras e cada vez mais de uma comparao perptua de cada um com todos, que permite ao mesmo tempo medir e sancionar. Os Irmos das Escolas Crists queriam que seus alunos fizessem provas de classificao todos os dias da semana: o primeiro dia para ortografia, o segundo para aritmtica, o terceiro para o catecismo de manh, e de tarde para caligrafia, etc. Alm disso, devia ter uma prova todo ms, para designar os que merecessem ser submetidos ao exame do inspetor. Desde 1775, h na escola de Ponts et Chausses 16 exames por ano: 3 de matemtica, 3 de arquitetura, 3 de desenho, 2 de caligrafia, 1 de corte de pedras, 1 de estilo, 1 de levantamento de planta, 1 de nivelamento, 1 de medio de edifcios. O exame no se contenta em sancionar um aprendizado; um de seus fatores permanentes: sustenta-o segundo um ritual de poder constantemente renovado. O exame permite ao mestre, ao mesmo tempo em que transmite seu saber, levantar um campo de conhecimentos sobre seus alunos. Enquanto que a prova com que terminava um aprendizado na tradio corporativa validava uma aptido adquirida obra prima autenticava uma transmisso de saber j feita o exame na escola uma verdadeira e constante troca de saberes: garante a passagem dos conhecimentos do mestre ao aluno, mas retira do aluno um saber destinado e reservado ao mestre. A escola torna-se o local da elaborao da pedagogia. E do mesmo modo como o processo do exame hospitalar permitiu a liberao

93

epistemolgica da medicina, a era da escola examinatria marcou o incio de uma pedagogia que funciona como cincia. A era das inspees e das manobras indefinidamente repetidas, no exrcito, marcou tambm o desenvolvimento de um imenso saber ttico que teve efeito na poca das guerras napolenicas (Foucault, 1991, p. 166).

O nascimento da Pedagogia como cincia da educao deveu-se, pois, ao advento da tecnologia dos exames, tornando possvel a metrificao, a quantificao da aprendizagem, colocando sua organizao no mbito da prvia organizao estratgica. O professor, assim, alm de ser aquele que tem o poder de transmitir conhecimentos, dado seu saber acumulado, tambm aquele que tem o poder de cobrar dos alunos o conhecimento que lhes foi transmitido, tornando o seu poder muito mais visvel, muito mais palpvel e menos abstrato, pois sua tambm a mo que pune, atravs do castigo fsico ou simplesmente atravs da nota e das complicaes na vida acadmica, no caso de o aluno no ser bem sucedido no exame. A Pedagogia enquanto cincia, materializada na instituio escolar, est na base daquilo que Foucault chamou de sociedade disciplinar, base do mundo ocidental contemporneo. As sociedades disciplinares foram as responsveis pela individualizao do poder, pelo processo de subjetivao que, ao mesmo tempo, permitiu a autotematizao do humano, com o aparecimento das cincias humanas, e o estabelecimento de novas formas de convvio social e de relaes de poder, onde a dominao introjetada por cada indivduo. Essa introjeo cria uma iluso de liberdade e autonomia, pois cada um de ns supostamente responsvel por suas escolhas: o que, quando e como comprar, em quem votar, por exemplo.

Diagnosticando o presente, pensar o futuro...


Atravs da Filosofia como diagnstico do presente, Foucault mostra-nos como a Educao e a escola constituram-se modernamente. Mas teria ele algo a dizer-nos enquanto perspectiva de futuro? Penso que sim. Atravs da longa exposio de sua concepo microfsica do poder, pudemos perceber que o poder jamais se exerce unilateralmente. Se a escola tem sido, assim como o exrcito, um dispositivo disciplinador, ela tambm um espao social onde se exercem contrapoderes. Ele mostra-nos que na relao pedaggica o aluno no um mero paciente, mas tambm um agente de poder, o que deve levar-nos a repensar todo o estrategismo pedaggico do qual algumas vezes somos vtimas, outras vezes somos sujeitos. A epistemologia foucaultiana mostra tambm que a disciplinarizao histrica. Quando nos deparamo hoje com a compartimentalizao do saber nos currculos escolares, buscamos na prtica interdisciplinar uma ttica de rompi-

94

mento que permita superar suas limitaes, mas sem atentar para o fato de que afirmar o interdisciplinar afirmar o disciplinar. Mas a prpria trajetria transversal de Foucault, que transitou entre os campos da Filosofia, da Histria, da Medicina, da Psicologia um exemplo de como romper, de fato, com essa compartimentalizao dos saberes contemporneos3. Finalizando, a terceira fase da obra de Foucault (ou o domnio do ser-consigo), marcada pelos dois ltimos volumes da Histria da sexualidade, talvez seja a que mais elementos possa nos trazer para, indo alm do diagnstico do presente, pensarmos possveis futuros para a Educao. Como j afirmei no incio, essas ltimas obras, assim como textos curtos e entrevistas desse momento final de sua produo, so marcados por uma preocupao com uma temtica tica, com a busca de uma forma de produzir a vida, uma vida que valha a pena ser vivida. Seguindo os passos de Nietzsche, Foucault volta aos antigos gregos, para caracterizar que a tica deve ser uma estilstica da existncia, que cada indivduo deve moldar sua vida como se produzisse uma obra de arte. Se aceitarmos o desafio de Foucault, uma Educao para muito alm da disciplinarizao e da tcnica ser necessria para fundar as possibilidades de tal tica. Uma educao voltada para o cuidado de si mesmo e do outro, possibilitando novas formas de produo de si e de relaes com os outros. Mas isso assunto para um outro momento.
Notas 1. Inspirado em Nietzsche, a genealogia a metodologia usada por Foucault para estudar o poder. Assim ele a define: Chamemos provisoriamente genealogia o acoplamento do conhecimento com as memrias locais, que permite a constituio de um saber histrico das lutas e a utilizao deste saber nas tticas atuais. Nesta atividade, que se pode chamar genealgica, no se trata, de modo algum, de opor a unidade abstrata da teoria multiplicidade concreta dos fatos e de desclassificar o especulativo para lhe opor, em forma de cientificismo, o rigor de um conhecimento sistemtico. No um empirismo nem um positivismo, no sentido habitual do termo, que permeiam o projeto genealgico. Trata-se de ativar saberes locais, descontnuos, desqualificados, no legitimados, contra a instncia terica unitria que pretenderia depur-los, hierarquiz-los, orden-los em nome de um conhecimento verdadeiro, em nome dos direitos de uma cincia detida por alguns (Foucault, 1984, p. 171). E o principal objeto de toda genealogia sempre o poder: A questo de todas as genealogias : o que o poder, poder cuja irrupo, fora, dimenso e absurdo aparecem concretamente nestes ltimos quarenta anos, com o desmoronamento do nazismo e o recuo do estalinismo? O que o poder, ou melhor pois a questo o que o poder seria uma questo terica que coroaria o conjunto, o que eu no quero quais so, em seus mecanismos, em seus efeitos, em suas relaes, os diversos dispositivos de poder que se exercem a nveis (sic) diferentes da sociedade, em domnios e com extenses to variados? Creio que a questo poderia ser formulada assim: a anlise do poder ou dos poderes pode ser, de uma maneira ou de outra, deduzida da economia? (ibidem, p. 174).

95

2. O esquema de poder como guerra-represso baseia-se na concepo de Clausewitz da poltica como guerra prolongada; sobre essa questo, ver Foucault (1985, p. 89; 1984, p. 176 e ss). 3. Venho estudando as possibilidades da transversalidade para a descompartimentalizao dos saberes contemporneos. Parte destes estudos aparecem em dois trabalhos que apresentei em reunies anuais da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao (Gallo, 1995b; 1996). Referncias Bibliogrficas DELEUZE, Gilles. Foucault. So Paulo: Brasiliense, 1991. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Flix. O que a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. FOUCAULT, M. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1984. ______. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1985. ______. As palavras e as coisas. So Paulo: Martins Fontes, 1990. ______. Las redes del poder. In: FERRER, Christian (Comp.). El Lenguage Libertrio (vol. 1). Montevideo: Editorial Nordan-Comunidad, 1990b, p. 25-26. ______. Vigiar e punir: histria da violncia nas prises. Petrpolis: Vozes, 1991. ______. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: NAU/PUC-Rio, 1996. GALLO, Silvio. O conceito de episteme e sua arqueologia em Foucault. In: MARIGUELA, Mrcio (Org.). Foucault e a destruio das evidncias. Piracicaba: Ed. Unimep, 1995, p. 13-27. ______. Conhecimento, transversalidade e currculo. Texto apresentado na XVIII Reunio Anual da ANPED. Caxambu. 1995b. mimeo. ______. Saberes, transversalidade e poderes. In: Revista de Educao CEAP, Salvador/ So Paulo: Centro de Estudos e Assessoria Pedaggica/Edies Loyola, n 15, dez. de 1996, p. 05-18. GIACIA, Oswaldo. A filosofia como diagnstico do presente: Foucault, Nietzsche e a genealogia da tica. In: MARIGUELA, Mrcio. (Org.). Foucault e a destruio das evidncias. Piracicaba: Ed. Unimep, 1995. HABERMAS, Jrgen. Les sciences humaines dsmasques par la critique de la raison: Foucault. In: Le Dbat, n. 41, 1986, p. 88-89. LA BOTIE, tienne. Discurso da servido voluntria. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1982. LEBRUN, Grard. O que poder. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1991. MACHADO, Roberto. Cincia e saber a trajetria da arqueologia de Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1988. MOREY, Miguel. La cuestin del mtodo. In: FOUCAULT, Michel. Tecnologas del yo y otros textos afines. Barcelona: Paids Ibrica, 1991, p. 9-44. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educao. Belo Horizonte: Autntica, 2003.

96

Slvio Gallo professor da Faculdade de Cincias Humanas da UNIMEP, da Faculdade de Educao da UNICAMP e pesquisador colaborador da USC. Endereo para correspondncia: E-mail: silviogallo@uol.com.br

97

You might also like