You are on page 1of 11

CIBERCULTURA: USOS E CONTRIBUIES NA EDUCAO MUSICAL EM NVEL SUPERIOR Resumo: Este artigo prope alguns apontamentos de uma pesquisa

em desenvolvimento junto ao Programa de Ps-Graduao em Educao/Mestrado em uma universidade do Sul do Brasil que verifica a influncia da cibercultura no ensino superior de Bacharelado em Msica, verificando e refletindo o uso das novas tecnologias de informao e comunicao (NTIC) nas prticas educativas dos docentes universitrios e a contribuio para a educao musical de nvel superior. Este trabalho traz como elemento problematizador algumas concepes da educao musical no ensino superior, a qual vista como uma cultura educacional tradicional e entendida a partir da viso em que o docente o provedor da informao. Optou-se por uma anlise qualitativa dos dados coletados na qual a tcnica de histria oral privilegia os relatos de professores como forma de aproximar-se do objeto de estudo. As contribuies deste estudo para a rea da educao musical em nvel superior acontecem a partir das reflexes propostas sob as diferentes perspectivas de entender a prtica docente no ensino superior com o advento da cibercultura. Palavras-Chave: Ensino superior, Cibercultura, Educao Musical.

Introduo

As NTIC tiveram seu surgimento nos anos 70, mas foi a partir dos anos 90 que seu deu a exploso e a democratizao dos recursos tecnolgicos junto expanso e acessibilidade da rede mundial de computadores, usualmente denominada de internet. Esse movimento tem propiciado o surgimento de novos arranjos e configuraes das relaes interpessoais e da disponibilidade das informaes na sociedade contempornea. Alguns dos principais representantes destes equipamentos tecnolgicos ligados as NTIC so os computadores pessoais, os aparelhos de comunicao mvel (celulares), aparelhos de localizao geogrfica, dispositivos de captura de udio e vdeo, entre diversos outros usados para a produo de informao e posteriormente para a circulao dessa informao no ambiente virtual.

O que chamamos de novas tecnologias de comunicao e informao surge a partir de 1975, com a fuso das telecomunicaes analgicas com a informtica, possibilitando a veiculao, sob um mesmo suporte o computador -, de diversas formataes de mensagens. Esta revoluo digital implica, progressivamente, a passagem do mass media (cujos smbolos so a TV, o rdio, a imprensa, o cinema) para formas individualizadas de produo, difuso e estoque de informao. Aqui a circulao de informaes no obedece hierarquia da rvore (um-todos), e sim multuplicidade de rizoma (todos-todos). (LEMOS, 2004 p. 68).

Impulsionados pelo desenvolvimento tecnolgico, estamos vivenciando momentos de livre e irrestrito acesso produo, consumo e distribuio de informao. Da a relevncia em pensarmos no papel das instituies de ensino superior nesses tempos transformaes ora profundas ora transitrias. Haja vista que uma das caractersticas da contemporaneidade a mutabilidade pode-se perceber certa contraposio ao ensino superior de msica, o qual ainda se prope tradicional e clssico. Sendo essa uma das indagaes motivadoras dessa pesquisa. Questes culturais que emergem da sociedade refletem-se no mbito escolar em todos os nveis de ensino, evidenciando a necessidade de um debate profundo sobre o tema. Torna-se, ento, coerente analisar o impacto cultural das novas tecnologias nas prticas educativas de professores de msica. Educar em tempos de cibercultura requer modelos de ensino que viabilize prticas pautadas em atitudes comunicativas, tendo como caractersticas centrais a conectividade, a intertextualidade e a hipertextualidade como particularidades para potencializar a ao de alunos e professores que se comunicam por meio de processos mediados e midiatizados. O ensino superior de msica tem sido perpassado por questes tecnolgicas a partir do momento em que as possibilidades trazidas por tais recursos podem auxiliar a prtica educativa nas aulas de instrumento, quando assim entendido pelo docente. Alguns educadores entendem que a utilizao de novas tecnologias no ensino musical oferece um suporte relevante ao aprendizado instrumental e que as possibilidades trazidas com os ambientes virtuais de comunicao estariam dinamizando a comunicao entre educadores e educandos, proporcionando, assim, um espao alternativo para o dilogo que transcenda o ambiente acadmico. Acreditamos que diferentes olhares sobre o uso da cibercultura na prtica educativa de professores de instrumento surgiro ao longo dessa investigao, entendendo que uma abordagem educativa que empregue os instrumentos culturais contemporneos, como elementos de transformao social, provocam uma ruptura epistemolgica com o ensino tradicional e admitem uma ampla gama de possibilidades que, em alguns casos, podem levar a uma modificao substancial dos ambientes de ensino e aprendizagem. A respeito das caractersticas do ensino de msica ministrado no ensino superior, Louro (2008) apresenta alguns questionamentos que dizem respeito crise do papel de professor gerada pela superao do paradigma do professor como transmissor do conhecimento, no qual o ensino tradicional se baseia. A autora questiona a relao mestreaprendiz: ... ser que esse tipo tradicional de relao professor-aluno para o ensino de

instrumentos musicais no tem embutido uma nfase no professor como fonte nica de conhecimento? (LOURO, 2008, p.260). importante relembrar que o professor de instrumento ministra individualmente as aulas do instrumento principal, o que caracteriza uma das particularidades do curso de Bacharelado em Msica. Nesse sentido, Vasconcelos (2002) aponta que o conservatrio de msica passa por momentos de transformaes paradigmticas e podemos juntar a isso a necessidade de novas demandas de ensino para uma gerao de alunos usurios de novas tecnologias e interconectados planetariamente. Para um melhor enfrentamento das questes que pairam sobre a influncia das novas tecnologias na prtica docente de professores-instrumentistas necessrio entender melhor os valores e costumes constitudos historicamente no ambiente acadmico e que produz assim sua cultura especfica.

Um depoimento: vivncias e inquietudes

Enquanto pesquisador e educador musical tenho sido constantemente testado por novas realidades que a cada ano se agregam as minhas prticas educativas. O mundo tem se transformado muito rapidamente e cada vez mais veloz a informao tem chegado at mim. Esse contexto emergente invade minha prtica e perante isso preciso me (re)orientar. Como posso lidar com essas novas realidades? A partir de minha graduao, enquanto acadmico do curso de msica (bacharelado em percusso), percebi diferentes relaes e usos de meios tecnolgicos no mbito universitrio. Frequentemente os docentes utilizavam a 1Web como ambiente facilitador na comunicao extra-classe, porm eram enfticos no discurso de que as informaes disponibilizadas na internet no se configuravam como fonte eficaz e confivel ao rigor da pesquisa cientfica. Nesse sentido, pode-se lanar questionamentos como O que docentes universitrios de msica consideram como ferramentas tecnolgicas vlidas ao uso acadmico? Como se estabelece um uso crtico e criterioso das mltiplas possibilidades que oferece o ciberespao? No decorrer deste estudo, tornei-me professor substituto nos cursos de bacharelado e licenciatura em msica, sendo que minha presena no mbito acadmico passa a contribuir com a investigao uma vez que estou diariamente inserido no contexto no qual pesquiso: o ensino superior em msica.

Abreviatura utilizada para World Wide Web. Rede de alcance mundial onde se desenvolve o ciberespao.

Aproximaes do conceito de cibercultura

As bases conceituais referentes ao termo cibercultura apresentadas neste trabalho so trazidas a partir dos autores Pierre Lvy e Andr Lemos, ambos pesquisadores de relevncia sobre a cibercultura em perspectivas sociolgicas e na rea da comunicao social. Em Lemos (2004) podemos encontrar estudos sobre as razes da cibercultura e do desenvolvimento das chamadas novas tecnologias como tambm as transformaes sociais causadas pela interconexo mundial dos computadores. O autor faz uma breve descrio cronolgica dos principais eventos que propiciaram o nascimento da cibercultura.

Ela [cibercultura] nasce nos anos 50 com a informtica e a ciberntica, comea a se tornar popular na dcada de 70 com o surgimento do micro computador e se estabelece completamente nos anos 80 e 90: em 80 com a informtica de massa e em 90 com as redes telemticas, principalmente com o boom da internet. (LEMOS, 2004, p. 16).

A cibercultura, vista como instrumento de interao social e formadora de novos conhecimentos na contemporaneidade, pode ser definida como a cultura contempornea marcada pelas tecnologias digitais (LEMOS 2004, p.12). Uma cultura na qual estamos todos sujeitos passivos e ativos. Passivos por no termos mais o poder de decidir se precisamos ou no estarmos conectados nesta rede, e ativos porque nesta rede somos todos co-autores desta cultura de consumo, produo e divulgao de informaes. Ela no o futuro que vai chegar, mas o nosso presente (homebanking, cartes inteligentes, celulares, palms, pages, voto eletrnico, imposto de renda via rede, entre outros). (ibiden). Ao compreender, portanto, a cibercultura como o conjunto de tcnicas (materiais e intelectuais), de prticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespao (LVY, 1999, p.17), faz-se possvel inferir que os habitantes da cibercultura so sujeitos que esto modificando as suas existncias a partir das tecnologias digitais. Quando propomos pensar como este movimento da cibercultura tem inserindo-se no ensino superior, obter-se- um leque de exemplos de prticas didticas viabilizadas pelos recursos tecnolgicos. Em sala de aula, apresentaes de trabalhos e seminrios acadmicos em suportes digitais, sendo o 2powerpoint um dos recursos que potencializaram a utilizao da imagem, do som e do movimento em sala de aula. Atravs dos

Programa de computador criado pela Microsoft.

computadores, pde-se recorrer a softwares educativos especficos, alm da j tradicional digitalizao dos trabalhos acadmicos. A Internet, pelo e-mail, viabiliza a disponibilizao de material didtico e propicia a comunicao entre professores e alunos fora da sala de aula. Embora a academia cultue o conhecimento como uma tradio que deve ser preservada e divulgada, a cibercultura um movimento que est impulsionado sua adeso de fora para dentro: a cultura do aluno.

Msica no ensino superior

A forma como tem se estruturado os cursos de Bacharelado em Msica, enquanto conservatrio de msica, est ligada ao papel que a msica e os msicos desempenham histrico e socialmente num processo de racionalizao e de especializao do campo musical. (Vasconcelos, 2002: 59). Ao longo dos anos, neste espao de ensino aprendizagem, que enfoca a relao mestre-aprendiz, desenvolve-se a leitura e a composio musical (no que se refere ao registro de obras em partituras), a interpretao (com a atividade fsica dos instrumentos tornando as obras acessveis aos ouvidos), a formao do pblico ouvinte (com a apreenso\recepo dos sons/crtica musical) alm do trabalho focado na performance do aluno-instrumentista. As caractersticas culturais desses espaos de formao musical vm sendo construdas desde a idade mdia, com as escolas de msica ligadas igreja e a partir do sc. XVIII com a expanso dos conservatrios de msica pela Europa. importante lembrar que maneiras tradicionais de se ensinar tambm fazem parte deste espao educativo. Vasconcelos (2002) faz importantes observaes sobre os paradigmas existentes no conservatrio de msica, o que pressupe modelos de prticas de ensino historicamente construdos.

Neste contexto, a formao ministrada no conservatrio de msica o resultado de um cruzamento onde confluem mltiplos factores que advm da forma como o msico e a msica so encarados socialmente, das expectativas em relao ao msico, do percurso scio-histrico e sciotcnico da msica e da formao, de um modelo originalmente concebido para a transmisso de uma cultura musical especfica, do confronto entre diferentes ideologias, pressupostos estticos e procedimentos; da coexistncia de diferentes paradigmas. (VASCONCELOS, 2002; p.62).

Entender melhor os valores e costumes constitudos historicamente no conservatrio de msica se faz relevante para um melhor enfrentamento das questes que

pairam sobre a influncia das novas tecnologias na prtica docente de professoresinstrumentistas. Analisando o contexto atual dos espaos educativos, Vasconcelos (2002) sinaliza que a escola de hoje o resultado e a confluncia de um processo dialctico entre o passado e o presente, entre as memrias e as projeces com quem os diferentes actores antevem o futuro (ibid p. 25). Esses modelos culturais passam atualmente por questionamentos e foram os sistemas educativos a disporem de novas maneiras de ensinar para que o conhecimento acadmico possa estar conectado realidade e o contexto social que cerca o aluno, e assim multiplique os sentidos do seu saber.

Por outro lado, est tambm presente nos discursos uma viso mais tradicional: ensinar a partir da prtica profissional dos professores, ser prescritivo, buscando transmitir acuradamente a tradio de interpretao recebida dos seus professores, concentrar-se em sua formao continuada em estudos de seu instrumento. Dessa forma, o paradigma do professor enquanto transmissor de conhecimento no parece estar superado, segundo os relatos dos professores entrevistados. (LOURO, 2004:172)

Louro (2004), conforme citado acima, aponta para a responsabilidade no papel do professor enquanto um modelo a seguir. Assim, a maneira como o professor vier a dialogar com a cibercultura servir como um caminho a seguir. A academia no pode conter a forte influncia da tecnologia, nem ficar margem dela. Sendo esse mais um aspecto que esta pesquisa pretende verificar: Qual a influncia da cibercultura no ensino superior de Bacharelado em Msica?

Cibercultura e prtica docente

O uso criterioso dos ambientes virtuais, na prtica educativa de professores de msica, pode ser considerado um dos paradigmas emergentes deste incio de sc. XXI para as Instituies de Ensino Superior (IES). A cibercultura aponta novas maneiras de agir, de pensar e (re)significar a prtica educativa. O professor pode usufruir do ambiente virtual para sua prpria formao ou compartilhar com seus alunos idias, textos, organizar discusses por tpicos, e ainda indicar vdeos e msicas on-line. A evoluo das tecnologias permite oferecer aos estudantes processos de formao diferenciados com a incluso de ambientes virtuais nas prticas de ensino. O ciberespao, com os bancos de dados virtuais, os hipertextos, links, chats, e demais recursos disponveis na internet, pode trazer novas possibilidades para a prtica docente, novos referenciais para a produo de conhecimento e novas maneiras de

relacionar-se com o saber. Sobre isso, importante esclarecer que se utilizar dos recursos tecnolgicos no representa um indicador de que o docente possui uma postura mais dialgica ou menos hierarquizada com seus alunos. O modelo conservador de ensino baseado no mestre\aprendiz, focado na transmisso de contedos, pode ser quebrado, como afirma Arajo (2007, p. 215), quando o ensino deixa de privilegiar os aspectos informativos e instrutivos, em detrimento de aspectos construtivos, criativos, reflexivos e cooperativos relacionados aos aspectos de aprendizagem e de desenvolvimento humano. As reflexes que Louro (2008) prope sobre as influncias miditicas na educao musical dentro do ambiente acadmico exemplificam os contrastes entre as prticas educativas mais tradicionais e as novas maneiras de pensar o ensino de msica:

Esse desafio parece ser ainda mais acentuado para a aula de instrumento na universidade, uma vez que existe uma prtica enraizada relacionada ao prprio repertrio tradicionalmente ensinado que conduz a uma relao entre professor e aluno hierarquizada e, ao mesmo tempo, dificulta o aproveitamento das experincias, musicais ou no, miditicas ou no, que os alunos possuem. (LOURO, 2008; p. 262)

Poderamos acrescentar ainda, a estas idias, as experincias tecnolgicas que os alunos possuem e se utilizam no cotidiano. Assim, emerge a questo: A cibercultura tem modificado o ensino tradicional dentro da Universidade? Se levarmos em conta que os veculos miditicos esto presentes diariamente em nosso cotidiano e muitas vezes tomando grande parte de nosso tempo, pode ser relevante que o educador traga suas experincias miditicas para a universidade. Apresenta-se ponto central deste estudo as possveis relaes e tenses trazidas pelos docentes universitrios-professores de instrumento entre a cultura do conservatrio, enraizada em padres tradicionais de ensino construdos historicamente, e a cibercultura, que rompe com as ideias de linearidade e formas hierarquizadas de conhecimento. Autores, como Machado (1996), destacam a importncia de pesquisas sobre esse tema, ressaltando que novas reflexes tendem a desmistificar as fronteiras entre arte, cincia e tecnologia.

Uniformizar a pluralidade, empastelar a diversidade das experincias, fechar os olhos para diferenas de qualidade sob qualquer pretexto terico abstrato, sobretudo quando no se conhece realmente aquilo que se critica, ou quando no se vai a campo para experimentar os fenmenos em toda a sua amplitude, pode resultar em posturas fatalistas de fundo bastante conformista, como aquelas que hoje apregoam que nada mais h para fazer no terreno da cultura, pois tudo terminar de alguma forma absorvido, incorporado pelas finalidades da estratgia industrial, e que a melhor

resposta a produtividade tecnolgica o mutismo, o silncio, a recusa de qualquer ao legitimadora. (MACHADO, 1996, p. 9 11).

Segundo Levy (1999), nos prximos anos, os dispositivos de mdia (rdio, tv e vdeo) tendem a convergir para o plano virtual e estaro disponveis na internet. As novas tecnologias devem ser pensadas em termos de articulao tanto no plano cognitivo como no da organizao do trabalho educativo. O ensino superior se insere nesses novos contextos em que a vivncia cotidiana do aluno parte relevante da aula de msica, fazendo com que suas experincias miditicas criem diferentes caminhos para o conhecimento novo. Para o autor, importante observar que a dinmica destes espaos virtuais depende das proposies feitas pelo usurio e, algumas vezes, a diversidade tem gerado confuso. Entender o caos informacional e conseguir transitar de maneira estvel nesta via requer algumas referncias adquiridas nas relaes do usurio com a ferramenta, com outros usurios e tambm do usurio com o mundo real. Sensvel a essa situao, e tendo em vista o uso crtico e criterioso do ambiente virtual, o professor de msica poder auxiliar o educando nos processos de seleo das fontes de informaes disponveis na internet, compartilhando suas experincias na cibercultura com os alunos. Diante desse contexto de formao, mais aberto aos influxos sociais, o professor ter papis diferentes a desempenhar. As novas tecnologias e os meios digitais de comunicao e interao, segundo Levy (1999), foram os sistemas de educao a cumprirem com as obrigaes de quantidade, diversidade e velocidade de evoluo de saberes.

O saber-fluxo, o trabalho-transao de conhecimento, as novas tecnologias da inteligncia individual e coletiva esto modificando profundamente os dados do problema da educao e da formao. O que deve ser aprendido no pode mais ser planejado, nem precisamente definido de maneira antecipada. Os percursos e os perfis de competncia so, todos eles, singulares e est cada vez menos possvel canalizar-se em programas ou currculos que sejam vlidos para todo o mundo. Devemos construir novos modelos do espao dos conhecimentos. A uma representao em escalas lineares e paralelas, em pirmides estruturadas por nveis, organizadas pela noo de pr-requisitos e convergindo at saberes superiores, tornou-se necessrio doravante preferir a imagem de espaos de conhecimentos emergentes, abertos, contnuos, em fluxos, no-lineares, que se reorganizam conforme os objetivos ou contextos e nos quais cada um ocupa uma posio singular e evolutiva. (LEVY, 1999, p.158).

Na sociedade contempornea, Passos (2009) entende que a funo docente permeia enfoques que giram em torno de competncias e habilidades para atingir capacidades genricas de gesto, cujo espao da instituio lugar, na maioria das vezes, de reproduo de estruturas sociais e de transferncia da cultura de uma gerao para outra (PASSOS, 2009; p. 17). A partir dos discursos de professores instrumentistas de duas universidades gachas, corroborando aos estudos que cercam o tema da cibercultura, da prtica docente no ensino superior e da educao musical. Esta pesquisa prope-se a verificar e analisar como os professores instrumentistas lidam com esses trs polos temticos, somando-se aos discursos que tratam da relao entre tecnologia e educao.

Encaminhamentos metodolgicos Os colaboradores desta pesquisa so professores das disciplinas de instrumento dos cursos de bacharelado em msica de duas universidades do sul do Brasil, sendo nestas universidades o local da pesquisa de campo. Para melhor compreender as influncias da cibercultura no ensino superior, far-se- a abordagem qualitativa do tema, objetivando um entendimento mais amplo dos dados coletados e uma anlise descritiva e interpretativa dos colaboradores da pesquisa. Sobre pesquisa qualitativa, Trivios (1987) cita o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento-chave. Apoiado nos procedimentos tcnicos da histria oral, busco trazer os relatos destes docentes universitrios-professores de instrumento e entender os significados das suas experincias. A partir de uma anlise inicial do contexto em que se estabelecem os objetivos desta pesquisa, procuro verificar as influncias das novas tecnologias na prtica educativa de docentes universitrios de msica - professores de instrumento. Alberti (2005) aponta que a histria oral se configura como mtodo interdisciplinar por estabelecer uma espcie de cruzamento de caminhos entre a sociologia, a antropologia e as anlises literrias e culturais. Segundo Alberti (2005) a histria oral nasce no Brasil na perspectiva de trocar idias sobre as grandes transformaes sociais que a partir da dcada de 30 proporcionaram o inicio de uma abertura poltica em nosso Pas. A histria oral surge ento na possibilidade de reconstituir a Histria atravs de suas mltiplas verses, captar a lgica e o resultado da ao atravs de seu significado expresso na linguagem do ator (ALBERTI 2005, p. 13) e descobrir histrias que antes passavam despercebidas aos olhos da produo cientfica. Por

abranger a coleta de informaes, relatos, entrevistas, depoimentos, entre outras possibilidades, a histria oral torna-se ferramenta metodolgica importante para o desenvolvimento desta investigao. A entrevista semi-estruturada ser utilizada para obter informaes contidas nas falas dos colaboradores, sendo o relato dos professores o principal objeto de anlise desta pesquisa. Segundo Laville e Dionne (1999), a entrevista semi-estruturada tem como caracterstica uma srie de perguntas abertas, feitas verbalmente em uma ordem prevista, na qual o entrevistador pode acrescentar perguntas de esclarecimento. . Este estudo, mesmo em fase inicial, j apresenta contribuies para a rea da Educao Musical na medida em que questiona a cultura tradicional dos conservatrios de msica atravs do possvel uso de recursos da Cibercultura.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALBERTI, Verena. Manual de histria Oral: a experincia do Cpdoc. 3 Ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2005. ARAUJO, Maristela Midlej Silva. O pensamento complexo: Desafios emergemtes para a educao on-line. In: Revista Brasileira de Educao. 30 anos de criao da ANPED. Rio de Janeiro, v.12, n.36, set\dez 2007. LAVILLE, Christian; DIONEE, Jean. A construo do saber: manual de metodologia da pesquisa em cincias humanas. Porto Alegre: ARTMED; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. LEMOS, Andr. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contempornea. 2 Ed. Porto alegre: Ed. Sulina, 2004. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. LOURO, Ana Lcia. Ser docente universitrio-professor de msica: dialogando sobre identidades profissionais com professores de instrumento. Porto Alegre. Programa de psgraduao em Msica - Mestrado e Doutorado, UFRGS. 2004. (Tese de doutorado). _________________ Narrativas de Docentes Universitrios-Professores de Instrumento sobre mdia: da relao um para um ao grande link. In.: Souza, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar msica no cotidiano. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2008. MACHADO, A. Introduo. In.: Mquina Imaginrio: o desafio das poticas tecnolgicas. 2. ed. So Paulo: Ed. USP, 1996. PASSOS, Miriam Barreto de Almeida. Professores do Ensino Superior: prticas e Desafios. Porto Alegre: Ed. Mediao, 2009.

TIVIOS, Augusto Nibaldo Silva. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. VASCONCELOS, Antnio ngelo de. O conservatrio de msica: professores, organizao e polticas. Lisboa: Ed. Instituto de Inovao Educacional, 2002.

You might also like