You are on page 1of 7

Ano Letivo 2012/2013

Curso Tcnico de Gesto de Equipamentos Informticos Prova de Aptido Profissional Pr Projeto Implementao de uma Rede Numa Empresa Fictcia
Filipe Andr Tavares Louro a13231

Professores Acompanhantes: Aquilino Neves

Mao, 28 janeiro de 2013

Implementao de uma Rede Estruturada Numa Empresa Fictcia

Pgina 2 de 7 EB 2,3S de Mao

Implementao de uma Rede Estruturada Numa Empresa Fictcia

ndice
Designao do Projeto Objetivos Gerais Destinatrios Para que serve? Qual a finalidade? Que Melhorias, vantagens e o que vai permitir. Descrio do Projeto O que ? Como Funciona? Justificao do Projeto Metodologia Como vai ser feito Que ferramentas/ linguagem de programao? Oramento que materiais vo ser usados. Cronograma Tabela-Calendrio com as fases e as datas. 4 4 4 4 4 4 5 5 5 5 6 6 7 7 7 7

Pgina 3 de 7 EB 2,3S de Mao

Implementao de uma Rede Estruturada Numa Empresa Fictcia

Designao do Projeto
Objetivos Gerais
Destinatrios
Este projeto destinasse a uma empresa fictcia, que foi criada por mim para realizar este projeto de PAP.

Para que serve?


Este projeto serve em primeiro lugar para concluir o curso que frequento, serve tambm para a implementao noutro lado sem ser numa empresa, pode ser numa escola, num escritrio, basta mudar a topologia de rede e pode ser implementada em qualquer espao.

Qual a finalidade?
Qualquer pessoa pode implementar esta rede onde quiser desde que saiba o que est a fazer e se comprar os materiais certos para a implementao da rede.

Que Melhorias, vantagens e o que vai permitir.


Em primeiro lugar este projeto vai permitir que conclua o curso e que um dia mais tarde queira abrir uma empresa, este projeto j me vai ajudar na montagem da rede na empresa, as melhorias que podem ser aplicadas no projeto so um melhoramento da planta da empresa, do logotipo, as vantagens que tem so as que j referi, poder um dia mais tarde utilizar este projeto para implementar a rede numa empresa real.

Pgina 4 de 7 EB 2,3S de Mao

Implementao de uma Rede Estruturada Numa Empresa Fictcia

Descrio do Projeto
O que ?
O projeto a implementao de uma rede estruturada numa empresa. Esta empresa ir ser criada ficticiamente ou seja, na realidade no existe. No que dizer que um dia mais tarde no possa vir a ser criada mas por agora meramente um projeto de fim de curso.

Como Funciona?
A empresa ter uma zona comercial onde sero comercializados vrios tipos de produtos da rea da informtica, esta ter dois pisos. No rs-do-cho onde funcionara a loja, bem como o armazm de produtos, e onde tambm estar a base ou seja o servidor da empresa onde estar a base de dados da empresa para que possa ser feito um melhor controlo do stock da empresa, este tambm ser um servidor Web. Na sala do servidor estar um bastidor central que ser ligado a um bastidor de piso, ou seja o bastidor que vai controlar toda a rede da empresa, na sala por cima da do servidor ou seja no 1 andar onde ser colocado o bastidor de piso do 1 andar que por sua vez ir comunicar com o bastidor central.

Justificao do Projeto
Escolhi este projeto para realizar a PAP pois de todas as reas que o curso que frequento abrange a rea das redes aquela que mais me fascina a seguir a reparao dos computadores. Uma vez que num dos trabalhos de um dos mdulos de Instalao e Manuteno de Equipamentos Informticos, o mdulo era Redes de Computadores, tive de criar uma rede estruturada para um centro de sade onde tambm tinha de incluir um oramento para esse projeto decidi utilizar a ideia e criar a minha prpria empresa para realizar a PAP.

Pgina 5 de 7 EB 2,3S de Mao

Implementao de uma Rede Estruturada Numa Empresa Fictcia

Metodologia
Como vai ser feito
O projeto vai ser feito utilizando vrios programas. A rede ser implementada na seguinte planta:

Piso 0

Piso 1

Pgina 6 de 7 EB 2,3S de Mao

Implementao de uma Rede Estruturada Numa Empresa Fictcia

Que ferramentas/ linguagem de programao?


As ferramentas que utilizarei para criar a empresa bem como a sua rede sero: Adobe Photoshop, para a criao do logotipo; SweetHome 3D, para criao da planta da empresa; Cisco Packet Tracer, para a montagem da rede na empresa e para ver se esta ficar a funcionar se um dia for para montar a empresa.

Oramento que materiais vo ser usados.


Neste projeto no vou gastar nenhum dinheiro, pois visto que a implementao da rede, esta no precisa de uma parte prtica ou seja a criao de uma maqueta da empresa. Vou apenas fazer um pequeno oramento para o material que ir ser utilizado na estrutura da rede.

Listagem de equipamentos necessrios:


Cablagem de piso feita com a utilizao de cabo UTP CAT 5 (Max 90m) A ligao ao piso 1 feita em fibra tica para uma maior rapidez na ligao entre o bastidor de piso e o bastidor central.

Cronograma
Tabela-Calendrio com as fases e as datas.
Em anexo.

Pgina 7 de 7 EB 2,3S de Mao

You might also like