You are on page 1of 1

A histria do milho e os seus diversos significados Gleiceani Nogueira - Asacom 22/06/2011 O dia de So Joo, comemorado em 24 de junho, tempo de danar

r forr, ver quadrilhas, soltar fogos e acender fogueira. Uma verdadeira festa. Outro smbolo marcante desse perodo o milho, que carrega um conjunto de significados seja no campo social, cultural, religioso e at econmico. Originrio da Amrica Central, o milho usado principalmente para a alimentao humana e animal. tambm fonte de renda para muitas famlias. De acordo com o Censo Agropecurio 2006, do IBGE, 46% do milho que chega mesa dos brasileiros proveniente da agricultura familiar. Neste perodo do ano, a procura pelo cereal cresce nos mercados e feiras locais. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra do milho no Nordeste cresceu 33% este ano. Alm dos aspectos alimentar e econmico, em muitas civilizaes, o milho um alimento sagrado e objeto de devoo. Na cultura dos Maias existia um deus do milho, que representava a prosperidade e a abundncia. Ele possua feies humanas juvenis e amveis. Tinha os cabelos longos em referncia aos cabelos da espiga de milho. Seu nome era Yuin Kax, "o senhor dos bosques". Assim como as civilizaes antigas, h diversas crenas e mitos em torno do milho nas comunidades rurais do Nordeste brasileiro, onde o cultivo do milho muito forte. Uma delas est relacionada diversidade de pratos a base do cereal durante os festejos juninos. Segundo o professor do Instituto de Cincias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Amaro Braga, as famlias organizam uma mesa farta porque acreditam que assim tero uma boa colheita no ano seguinte. Alm disso, a abundncia de alimentos est relacionada ao perodo da colheita do milho. (Oua abaixo a entrevista completa com o professor).

Alm de fazer parte da cultura alimentar das famlias agricultoras, o milho um produto de grande valor nutricional. Cerca de 70% do gro formado por amido, que aps digerido se transforma em glicose. Tambm composto por vitaminas do Complexo B e E, alm de sais minerais como fsforo, iodo, ferro, zinco, potssio, selnio e clcio. rico em fibras, que ajudam a regular o intestino. O leo de milho, cuja gordura polinsaturada, uma das principais fontes de mega-6, que contribui para a preveno de distrbios cardacos. No entanto, o sistema de produo usado para cultivar o milho interfere no teor de seus nutrientes. Por isso, importante ficar atento na hora de comprar o produto. Uma dica procurar as feiras agroecolgicas que vendem milho produzido sem agrotxicos e em bases sustentveis. De acordo com integrante da Rede Sementes da ASA Paraba e coordenador do Programa de Agrobiodiversidade da AS-PTA, Emanoel Dias, existem diversas variedades de sementes de milho crioulas no Semirido que variam conforme a regio, o gosto, o formato e tambm o prprio paladar. O milho amarelo, por exemplo, o preferido por muita gente porque mais doce. Hoje, aqui na Paraba, temos pelo menos 18 variedades de milhos crioulos como o milho branco, o vermelho, o ndio, que so espcies que os agricultores veem anualmente conhecendo, tratando, cuidando, afirma Emanoel, reforando que essa prtica antiga na regio e tem origem na cultura indgena.

You might also like