You are on page 1of 17

Transcrio do filme

ESTAMIRA

Um filme de Marcos Prado

Ganhou premio de melhor documentrio na Frana 2005 Melhor documentrio em vrios outros pequenos prmios, jri pblico, e jornalistas; Melhor longa metragem Melhor fotografia Melhor documentrio Rio 2004 Melhor documentrio S. Paulo-2004

A MISSO

A minha misso, alm de eu ser Estamira, revelar a verdade, somente a verdade: Seja a mentira, seja capturar a mentira e tacar na cara... ou ento, ensinar a mostrar o que eles no sabem. Os Inocentes

No tem mais inocente. Tem esperto ao contrrio. Esperto ao contrrio tem, mas inocente no tem no... Vocs comum, mas eu no sou comum no. S o formato que comum. Vou explicar tudinho pra vocs agora: Cegaram o crebro, o gravador sangino, e o meu eles no conseguiram, porque eu sou formato gente, carne, sangue, formato homem, par, eles no conseguiram!... A bronca deles essa!... do trocadilo!... trocadilo, amaldioado,excomungado, hipcrita, safado, canalha, indigno, incompetente... Sabe o qu que ele fez? Mentir pros homens, seduzir os homens, cegar os homens, incentivar os homens e depois jogar no abismo...(...) Foi isto que ele fez. Porisso que eu to na carne, sabe pra qu? Pra desmascarar ele, com a quadrilha dele todinha. Eu derrubo!.. Derrubo, ele sabe que eu derrubo (...) quer me desafiar? ruim, heim? Ele to poderoso ao contrrio, que eu, at depois de a carne, velhinha desse jeito, feia desse jeito, boba desse jeito... ele ainda quer mais!... Ai, ai!... mole? Que bobo, rapaz!...

l, os morros, as serras, as montanhas, a paisagem, e Estamira!... Estamar...Estasserra...Estamira est em tudo quanto canto...tudo quanto lado... at meu sentimento mesmo vejo... todo mundo v Estamira!... (Instrumental)

Felizmente, nesse perodo que eu comecei a revelar e cobrar, a verdade, sabe oq eu que acontece? felizmente, t quase todo mundo alerta. Erra s quem quer.

(Instrumental) O lixo: A descarga

Isto aqui um depsito dos restos. s vezes s resto. E s vezes vem tambm o descuido. Resto e descuido.

Quem revelou o homem como o nico condicional, ensinou ele conservar as coisas. E conservar as coisas proteger, lavar e limpar. E usar mais, o quanto pode. Voc tem sua camisa. Voc est vestido, voc est suado: voc no vai tirar a sua camisa e jogar fora... Voc no pode fazer isto. Quem revelou o homem como o nico condicional, no ensinou a trair, no ensinou a humilhar, no ensinou a tirar....ensinou a ajudar...

Misria, no. Mas as regras, sim. Economizar as coisas maravilhoso, porque quem economiza, tem. Ento as pessoas tm que prestar ateno no que eles usam, no que eles tm, porque ficar sem, muito ruim.

O trocadilo fez de uma tal maneira, que quanto menos as pessoas tm, mais eles menosprezam, mais eles jogam fora, quanto menos eles tm!...

Eu, Estamira, sou a viso de cada um. Ningum pode viver sem mim. Ningum pode viver sem Estamira (fazendo um jogo de palavras com mira e viso!...). Eu me sinto orgulho e tristeza por isto. Porque eles, os astros negativos, ofensvel, eles sujam os espaos, e querem... e querem...e sujam tudo.

A Criao

A criao toda abstrasta: os espaos inteiros so abstratos, tudo abstrato, Estamira tambm abstrata.

Visivelmente, naturalmente, eu tenho a impresso de que se eu desencarnar, eu tenho a impresso que eu serei muito feliz. E talvez eu poderei ajudar algum. Porque o meu prazer sempre foi esse: ajudar algum, ajudar um bichinho. Tem 20 anos que eu trabalho aqui. E eu adoro isto aqui. A coisa que eu mais adoro trabalhar. (...) DEFINIO DO UNIVERSO:

Tem o eterno, tem o infinito, tem o alm, e tem o alm dos alm.. o alm dos alm vocs ainda no viram. Cientista nenhum ainda viu o alm dos alm .

CONCEITO de PS-MORTE

Sabe de uma coisa? O homem, depois que ele fica visvel, depois que ele nasce, ele, depois que desencarna, a carne, se for pro cho, derrete, fica s os ossos, os raios, cabelos. E a ele fica formato, a mesma coisa, mas s que fica transparente. Meu pai est perto de mim, minha me, meus amigos... A gente fica formato transparente, e vai... vai, como se fosse um pssaro... voando... , l em casa eu vejo muito, vai muito, l em casa.(...)

EM CASA:

(dialeto de Estamira). HISTRIA:

Eu nasci dia 07 de abril de 1941. A carne e o sangue. O formato. Formato homem, par. Me e av. E a ento, sabe o que que aconteceu? eles levaram o meu pai em 1943. A... nunca mais o meu pai voltou!... Meu pai chamava eu de tanto nomezinho... chamava eu de uns nome engraado: merdinha... nenm... fiinha do pai... A ento, depois, sabe o que eles falaram? Depois eles falaram que o meu pai morreu. E a ento minha me ficou pra cima e pra baixo, pra cima e pra baixo comigo.... Que judiao, no? Coitada da minha me, mais pertubada do que eu. Bem, eu sou pertubada, mas lcido, e sei distinguir a pertubao. Mas coitada da minha me no conseguia. Mas tambm, pudera, eu sou Estamira!... Se eu no dou conta de distinguir a pertubao, eu no sou Estamira...eu no era...eu no seria.

( interveno do real radar... verificar...)

CONTROLE REMOTO - DEFINIO

E ainda tem... ah o controle remoto. Tem o controle remoto superior, natural, e o controle remoto artificial. O controle remoto uma fora quase igual, assim mais ou menos, igual luz, eletricidade.. o seguinte: na carne e no sangue, tem os nervos. Os nervos da carne sangnea vm a ser os fios eltricos. Os deuses, que so os cientistas tcnicos, eles controla, eles v aonde eles conseguiu. Os cientistas, determinados, trocadilos, eles conseguem porque o controle remoto no queima: torce. O cientista tem o medidor que controla, igual o ferro, que tem os nmeros: tem pra l... tem pra... ... simples, n? (...) Passei menos mal depois daquele dia. Mas depois voltou a atacar... Aqui , torcia... o controle remoto mesmo, a fora... a cmara artificial, que faz mal do caralho... na costela, em tudo quanto lugar (... ai...) at na cabea. O controle remoto tudo um s. Esse controle remoto, tem o artificial e o natural. (...) agora, tem o registrador de pensamento, voc j viu? No?! Puxa vida!... a mesma coisa que... eletroesferograma... Escutou? (som de trovoada)... Trovo!...Ih, mesmo!... l vem o relmpago. L em casa ele sai de baixo da cama, e ( imita o som do relmpago e do trovo, simulando uma tempestade, e se diverte com isto). NATAL DE 2001

O natal pra mim, tudo que nasce natal. E ainda mais essa confuso misturada com o sofrimento de Jesus... Eu no tenho nada contra o homem que nasceu, entendeu, pr eles o que era bom era o deus, depois eu revelei quem deus, porque felizmente eu posso, sem prevaleo, sem repugnncia, com muito orgulho, com muita honra, Estamira, Eu. Posso revelar, revelei porque posso, porque sei, consciente, lcido e ciente, quem deus, o que significa deus e outros mais. , c, quer saber? Eu no tenho raiva de homem nenhum. Eu tenho d. Eu tenho raiva, sabe de qu? Do trocadilo!...do esperto ao contrrio, do mentiroso, do traidor. Eu tenho raiva, dio, nojo!... (tempestade)

Jesus correu e escondeu inderna de antes de nascer.O jesus que eu conheo como Jesus, filho de Maria, filho de Israel, filho de rua... eu j tive d de Jesus, mas eu no tenho mais d. Eu j tive d de escravo, no tenho mais d de escravo tambm no. (...) Me chamaram de Jesus, me chamaram de sangue de barata, de sangue de cazuza, me chama de Maria que a me de Jesus... que deus esse? Que jesus esse? Qu que isso? (...)

Se eles acham que eu sou feiticeira, eu sou feiticeira... mas no sou feiticeira falsria, nem perversa no... mas eu sou ruim, perversa eu no sou. Mas ruim eu sou... Sou ruim e no vou deixar de ser ruim. Sem perversidade na cobrana... na cobrana. Mas eu conto at 3, eu conto at 10, eu tenho o controle superior. (... interagindo com a tempestade, como se a estivesse desafiando, ou invocando, Estamira d um grito antes de rugir o trovo. Tempestade, chuva, vento... Estamira permanece no meio da tempestade e do lixo, como se fosse este o seu nicho ).

NOO DE INFERNO UTILIZANDO OUTRA DENOMINAO

O alm do alm um transbordo. Voc sabe o que um transbordo? Bem... toda coisa que enche, transborda. Ento, o poder superior, o real, a natureza superior contorna tudo pra l, pra'quele lugar. Assim como as reservas, tem as reservas nas beiradas, ningum pode ir l, e aqueles astros horroroso, irrecupervel, vai tudo pra l, no sai de l mais nunca. Pra esse lugar que eu to falando, o alm do alm, l pr'as beiradas, muito longe, muito longe, muito longe..., sangino nenhum pode ir l... Vocs no vai entendendo de uma vez s, que eu sei. Porisso que eu ainda estou aqui, visvel, formato homem, par. Homem par, no to falando homem impar. Formato homem mpar, vocs. Formato par a me; a me formato par, e os mpar, o pai.

( tempestade: Estamira briga com o seu pai astral)

Eu transbordei de raiva... transbordei de ficar invisvel...com tanta hipocrisia, com tanta mentira, com tanta perversidade, com tanto trocadilo... Eu, Estamira...

As doutrinas erradas, trocadas, ridicularizou os homens... ridicularizou as m... isso mesmo, ele vai me pagar... faz o homem expor ao ridculo pra eles, fez o homem ficar pior do que quadrupulo ... ento que deixasse os homens como fosse antes de ser revelado como o nico condicional!... (...)

Daqui a 2 dias, isso aqui j ta cheio... eu no gosto de falar lixo no, mas vamos falar lixo... cisco, n? caldim, disso, fruta, carne, plstico fino, plstico grosso, no-sei-o-qu-l mais... e a vai azedando, laranja... isso tudo...e a faz espoqui, e a imprensa, azeda, fica tudo danado, e faz a presso, e a vem o sol e esquenta, mais o fogo de baixo... e a forma o gs, o gs carbnico, que serve pra cozinha, pr qualquer coisa, mas ele forte, ele branco... Quem no consegue, tem gente que no se habitua com ele, no d conta, tchico, (cf sua pronncia). Felizmente, graas aqui, eu tenho aquela casinha l, aquele barraco. Eu acho sagrado, o meu barraco, abenoado, e eu tenho raiva de quem fala que aqui ruim. Saio daqui, eu tenho pra onde descansar. Isso aqui que a minha felicidade.

CAROLINA

Ela igualzinha ao pai, a cara!...

Meu pai era aquele cara grosso, temperamental, mas, bom, ele era bom, e gostava muito dela, eles brigaram muito ( Estamira chama a ateno do neto para no furar o p no prego) . Apesar de parecer gostar muito dela, mas ele tinha outros casos, outras mulheres. Era uma vida, n, uma vida de verdade. Aqui, vivendo nesta vida, a gente tem que se esforar pra ela (...) continuar vivendo porque eu no acredito que ela esqueceu tudo, eu acho que ela vive nesse mundo pra esquecer o que j viveu. Errou muito, ele, mas como ele no est aqui pra se defender, a gente no pode falar nada

-Enquanto voc estiver aqui, ele est diz Estamira, acendendo um cigarro. -Mas mesmo assim, sangue sangue, pai pai... ele morreu eu gostando dele...

Quando eu fui pra Gois, sabe o que aconteceu? 2 PM pra bater em mim, porque eles queriam que eu aceitasse Jesus no peito e na raa, e deus, no peito e na raa. -Ela contra Jesus e contra Deus!... -E voc? Eu no sou contra, presta ateno!... -Mame, cada um tem um ponto de vista!... - Ponto de vista porra nenhuma, deixa de ser otria!... ainda ta com isso ainda? L essa porra a, deixa de ser otria, abestalhada!.. (Estamira joga um livro dos Testemunhas de Jeov para Carolina)

Jesus, nem se... eu no sou contra ele, eu tenho d dele, eu conheo ele,indernadesde antes dele nascer... desgraa de tanta burrice, tanta teimosia, eu no falei com vocs no hospital? ( Estamira pergunta para o cinegrafista ) -Me, eu to falando que eu tenho o meu ponto de vista e voc tem o seu!. -Que ponto de vista? Tem ponto de vista errado! -A senhora gosta de rosa e eu gosto de amarelo, e a? - Que gosta de rosa e amarelo o qu!... cor no tem nada a ver com isso!... Eu sou obrigada a gostar do rosa da senhora? A senhora gosta de uma coisa e eu gosto de outra coisa - Quem falou que eu no gosto dele? S no isso que vocs pensam!...

-Mas a senhora... -No isso que vocs pensam!... -A senhora sabe o que eu penso, por acaso? A senhora no sabe o que eu penso!... - Esse livro aqui Testemunha de Jeov!... ( entra o filho, Hernane) -Ele j leu um bocadinho... de cada um tira um conto- Ah, mas eu leio muitos livros... eu leio de todas as igrejas, a eu posso tirar uma concluso... eu aprendo assim, de acordo com a f que Deus me deu... - caiu!... caiu!... caiu, ta viciado, caiu!...

- bblia fala... -Que bblia? Papel aceita at levar no banheiro... papel no tem defesa!... ainda mais quando as pessoas usam o nome de deus pra fazer piada... -pra debochar -stopa, stopa com esse argumento porque seno a gente vai at amanh de manh!... (Estamira sai rindo, e Carolina sussurrra:) - Ela no louca, mas ela no completamente 100%, v? Ce v o que ela fala? (...) -Ela precisa de um tr... -Deus me livre, mas ela morrer muito mais feliz se for no meio da rua, do que numa clnica... ela prefere viver 2 anos livre, do que viver 5 anos, bem, trancada num lugar, voc sabe disso... - Mas voc no est me entendendo. Eu no vou dizer que ela vai ficar toda a vida, o resto da vida, ela vai ficar at pelo menos ela... entendeu? Porque eu acho mais que o problema dela o sistema nervoso. -S que pra ela ficar l, teria que ser dopada, amarrada. Pra mim, ele mais forte que eu, nesse caso. Se tiver que dopar e amarrar, com ele mesmo... eu j no... no tenho coragem de deixar...

(...)

L FORA

Ta dando controle remoto aqui ...( arroto) ... ta vendo?

CAROLINA

-Ela vivia com meu pai numa casa boa, meu pai era mestre de obra, ganhava razoavelmente bem, tinha uma kombi, uma belina,.. ela andava com pecinha de ouro, eu tambm tinha, bastante, que meu pai dava... Vivia bem com ele, mas o meu pai judiou muito dela, com traio, levava mulher at para dentro de casa, dizendo que era colega...

A ela no aceitou, comeou a brigar, a xingar ele, ele puxou faca pra ela, ela puxou pra ele, aquela brigarada toda, a botou ele pra fora de casa. A de l comeou uma luta, n!...

(...)

A culpa do hipcrita, mentiroso, esperto ao contrrio, entendeu? Que joga pedra e esconde a mo. Do qual, antes de ontem eu tive um abriga com o meu prprio pai. Meu pai astral. O sr. Ouviu? O tor!... O sr. Sabe o que que era o tor? Eu ( bate no peito) estava brigando com o meu pai... astral.

(...) APS UMA RODADA DE CACHAA NO LIXO:

-Se eu no fosse casada, e esse sr. No fosse casado, eu casava com esse sr!... ( o homem, amigo de Estamira repete o mesmo) - Eu j casei muitas vezes, j, to separado...no quero saber mais de mulher no. Prefiro ficar sozinho e Deus - Tocar punheta!... - Isso, tocar uma punheta que melhor!... - Colombina, onde vai voc... eu vou danar o i-i-i!... (canta Estamira) (...)

-Eu te amo... mas vc indigno, incompetente, e eu no te quero nunca mais... eu lamento... eu te amava... eu te queria... mas voc indigno, incompetente, otrio, pior do que um porco sujo, divirta-se, faa vontade, que eu prefiro o desprzo... Ande, nunca mais encostars em mim... ( Estamira pronuncia estas palavras aps cantar em falsete e em idioma confuso, uma msica que mais se parece um lamento). CAROLINA

-Minha me, quando trabalhava no Jardim Gramacho, logo quando ela comeou, ela passava 2 semanas, s vezes uma semana, dormindo ao relento, s vezes em barraca, s vezes ao relento mesmo l em cima, l na rampa, depois ela vinha pra casa, tomava

banho, ficava toda bonitinha... depois voltava de novo e assim ia...Ficou 5 anos assim. Eu e meu irmo um dia chamamos ela: me, sai dessa vida l no lixo... l difcil, as pessoas tm que dormir no relento... e coisa e tal. E conversamos, perigoso achar um negcio, fura voc, te contamina... ela quis sair. A ela foi trabalhar no Mar e Terra ( um superrmercado que foi posteriormente comprado pela Sendas) . E quando ela saa, dia de sexta-feira ou sbado, ela se reunia com os colegas (...) e a ia parar pra beber uma cervejinha, e na hora de ir embora, cada um ia pro seu canto, e ela vinha sozinha. A foi estuprada uma vez no centro de Campo Grande, foi estuprada uma segunda vez aqui nessa mesma rua que eu moro... na poca no tinha nem luz aqui... ela falou que o cara fez sexo anal com ela, ela gritando: para, pelo amor de Deus -Que Deus, esquece Deus... o estuprador falava pra ela, e fez sexo com ela de todas as formas que quis com ela, e depois mandou ela ir embora. A ela chorava, contava, chegou em casa muito revoltada, n. Nesse tempo, ela no tinha alucinao, no tinha pertubao nenhuma, muito religiosa, e acreditava que Deus ia... que quilo que ela tava passando era uma provao. Comeou a alucinao assim: ela comeou a chegar em casa e falar assim: D. Maria, ce sabe que quando eu cheguei l no meu quarto hoje pra trabalhar, algum tinha feito um trabalho de macumba pra mim... agora c v se eu acredito nessas coisas, nessas palhaadas, o pessoal ao invs de trabalhar para adquirir as coisas... a pisou na macumba, jogou a tal da macumba fora, fez no sei o que l mais... Eu vou acreditar nessas coisas nada, que Deus me protege, Deus tudo... Deus que me guia e me guarda... A um ms depois comeou: , tem gente, eu tenho a impresso de que tem gente do FBI atrs de mim... eu tenho a impresso de que quando eu pego o nibus, tem algum me filmando dentro do nibus, eu no sei pra qu, com cmera escondida. Um dia ela sentou l no quintal da minha sogra e a olhou... olhou... olhou... e falou: isto aqui o poder, isto que tudo que real... Daquele dia em diante eu acho que ela desistiu mesmo de Deus, agora s eu, e s eu, e o poder dela e acabou...

(...)

Trocadilo, safado, canalha, assaltante de poder, manjado, desmascarado (cuspe). Me trata como eu trato, que eu te trato. Me trata com o teu trato, que eu te devolvo o teu trato. E fao questo de devolver em triplo. Onde j se viu uma coisa desta? A pessoa no pode andar nem na rua que mora, nem trabalhar dentro de casa, e nem em trabalho nenhum, em lugar nenhum...

Onde o senhor (...), que deus esse, que Jesus esse? Que s fala em guerra, e no sei o qu, no ele que o prprio trocadilo? S pra otrio, pra esperto ao contrrio,bobado, bestaiado... quem j teve medo de dizer a verdade, largou de morrer? Largou? Quem anda com deus dia e noite, noite e dia na boca, e ainda mais com deboche, largou de morrer? Quem fez o que ele mandou, o que o da quadrilha dele manda, largou de morrer? Largou de passar fome? Ah!... no d!... No adianta, ningum, nada vai mudar meu ser. E eu sou Estamira, aqui, ali, l... no inferno, nos inferno, no cu, no caralho, em tudo quanto lugar, no adianta, quanto mais essas desgraas, esses piolhos de terra suja, amaldioado, excomungado,, que renegou os home como o nico condicional, mais ruim eu fico, mais pior eu sou. Perversa eu no sou no, mas ruim eu sou. E no adianta. Antes de eu nascer eu j sabia de tudo. Antes de eu estar com carne e sangue, claro, se eu sou a beira do mundo. Eu sou Estamira. Eu t l, eu t c, eu to em tudo quanto lugar. E todos dependem de mim. Todos dependem de Estamira. Todos. E quando desencarnar vou fazer muito pior.

(...) HERNANE

-O sr. Leopoldo, falecido Leopoldo, quando tava vivo, o italiano, meu pai de criao, no deu dinheiro nenhum pra ajudar a minha me no. Ento eu fiquei ligando a semana toda pra esses hospitais que tratam da cabea das pessoas, pra ver se tinha vaga pra poder internar ela. Eu tinha combinado com ele assim: Fui no hospital de Caxias. Fui primeiro com o Velho, com o carro dele, a consegui uma ambulncia. A fomos pra l pra o lixo. A chegou l at os bombeiros tava com medo de encostar a mo nela, porque ela queriamorder e comeava a gritar nome de entidade de macumba, e daquele jeito, chega espumando, parecia um bicho mesmo, gritando. A pegaram uma corda e amarraram ela, com a mo pra trs assim, enrolada. A fomos pra o hospital de Caxias. Chegou l, a menina falou assim: no, aqui no d pra internar que aqui no tem messe tratamento. Tinha que levar pra Engenho de Dentro. A fomos pra Engenho de Dentro (...). Os que entrar ali no saem. S com a autorizao do responsvel. A comecei a preencher a ficha. A no quis aceitar, mesmo com os bombeiros l falando , conversando. A tivermos que voltar e le4var ela pra Caxias de novo, a mandaram eu esperar ela acordar. Quando ela acordou, eu falei: me, vamos embora, ela j veio me mordendo... A eu falei: O que que eu posso fazer? e deixei ela l...

A desgraada da famlia itlia, juntamente com aquele meu filho, me pegaram aqui dentro, como se eu fosse uma fera, um monstro, algemado. E aquele meu filho que ficou contaminado pela terra suja, pelo baixo nvel, pelo insignificante, parecendo um palhao l dentro do hospital... a coisa mais ridcula!...

Eu no vivo por dinheiro. Eu fao dinheiro. Eu no fao, voc que faz. Eu no vivo pra isso, ou por isso. C ta vendo eu fazer? Entendeu agora?

Controle remoto atacou. Desde manh. A noite inteira pertubando, os astros negativos, ofensvel, eles to pelejando pra ver se atinge uma coisa que chamam de corao meu, ou ento a cabea... eles to fudidos!... To poderoso ao contrrio, o hipcrita, safado, traidor, mentiroso, manjado, desmascarado... ele se mete com a minha carne visvel, com a minha camisa sangina, carnvora... Estamira... ele ta fudido comigo, at pra l dos isquinto dos infernos!...

(...)

A eles descarregarma uma coisa muito importante aqui, que o de comer: enlatados, conservas... amanh, por causa disso, eu vou preparar uma bela duma macarronada... macarro, l eu j tenho... X ver o que que isso... Agora, no momento, eu no sei nem o nome disso aqui... Mas conserva. preparado l fora... E boa. Aqui, isso tambm eu ponho no... eu coloco purinho: palmito. Veio uma carga muito boa, olha, ta vendo? Eu ponho no molho de macarro, tambm... E s vezes fica at melhor do que no restaurante... Pra quem sabe preparar, n.

Tem o lcido, que d aquele que eu escrevi l. Tem o lcido doente aqui. Tem o ciente... tem o ciente. O ciente o saber. Do qual, Jesus no sabe ler nem escrever, mas ele aprendeu toda coisa, de tanto ele ver, o lucidar. ... atua lucidez no te deixa ver... ( verso de um pagode famoso no Rio de Janeiro). A inlucidez e a lucidez (repete). E o sentimento, n. Consciente, lcido e ciente. E tem o sentimento. O que fica colhendo, gravando, o sentimento. Agora, por exemplo, sentimentalmente, visivelmente e invisivelmente, formato transparente, conforme eu j l te disse (... parece entrar em transe)... eu estou num lugar bem longe... num espao bem longe... Estamira ta longe... Estamira ta em todo lugar... estamira podia ser irm ou filha ou esposa de espao, mas no ... espera que eu j t descendo... l, onde eu estou...Eu estou aqui e estou l...

Vocs no aprendem na escola, vocs copiam. Vocs aprendem com as ocorrncias. Eu tenho neto com 2 anos que j sabe disso. Tem o de 2 anos, ainda no foi na escola. Hipocrisias, mentiras e charlatage.

Em seguida Estamira passa a pronunciar palavras e letras como se estivesse se comunicando atravs de um rdio amador, e depois fala em dialeto, simulando uma briga e depois um papo agradvel. Em seguida, se despede com um tchau.

EM 13/03/2001 ESTAMIRA DIRIGE-SE AO CAPS DE NOVA IGUAU

Estamira sem carne, Estamira invisvel, v e sente as coisas todinhas. Porisso que eu sou Estamira.tem vez que eu fico pensando: mas eu no sou um rob sangino, eu no sou um rob. Eu falei pra Dr Alice que minha cabea tem hora que parece que d at choque assim: tiiimmmm.... tiiimmm!... No di no, d agonia, d choque, bate assim igual a onda do mar: Tchaaa!... igualzinho a onda do mar.. - h h h h h.... (gargalhada de desprezo) ... A dr passou remdio pra raiva... h h h h h h... E eu fiquei muito decepcionada, muito triste, muito... profundamente com raiva dela...falar assim uma coisa daquela? Ela ainda disse, sabe o qu? Que Deus livrasse ela!... que isso magia, telepatia, amide, e o caralho... p, pra que, ela me ofendeu demais da contera... Aqui , , o retorno...,daqui a 40 dias... Presta ateno nisso... Olha, e ainda mais, eu conheo mdico, mdico, mdico...direito, entendeu? Ela copiadora... eu sou amigo dela, eu gosto dela, quero bem a ela... quero bem a todos, mas ela copiadora... eles esto fazendo, sabe o qu? Dopando, quem quer que seja, s com remdio!... no pode, o remdio... quer saber mais do que Estamira? Presta ateno, o remdio, o seguinte: Se fez bem, para, d um tempo. Se fez mal, vai l, reclama, como eu fiz, 3 vezes. Na quarta vez que eu fui atendida. Mas eu no quero o mal deles no... eles esto copiando... o tal de Diazepan ento... se eu sou louca, visivelmente, naturalmente, eu fico mais louco... entendeu agora? O tal de Diazepan... no, eles vo l e s copiam. Uma conversinha pra c, e s copiar, e tome!... Ah, isso no pode no sr.!... como que eu vou ficar... todo dia, todo ms, cada marca... e eu vou l panhar o mesmo remdio? No pode, proibido... alm... alm... no pode... entendeu agora? Eu no estou brincando, eu estou falando srio, aqui , c v como que o remdio... e a eu devolvi a ela porque ela, os viciados deles, porque no sou eu, s vezes pode precisar... est aqui, porque na faculdade do exrcito, como eu fui operada aqui, , entendeu? Eles me deram o remdio... eu fui l, na faculdade de Botafogo, faculdade do exrcito, em Botafogo, e devolvi na farmcia, falei com o mdico, e devolvi. Porque eu no estava precisando deste remdio. Quem sabe sou eu... quem sabe o cliente... fica se viciando...dopando, vadiando, pra Terra isso no o (...) sua excomungada, desgraada, (...), manjada, desmascarada, desgraada...

A, , tudo que ela passou pra mim, eu bebi. A quantia, os limites, toda coisa tem limites, esses remdio so da quadrilha da armao do dopante, pra cegar os homens, pra querer deus... deus falsrio, entendeu? Esses remdios so dopantes, pra querer deus falsrio, entendeu? Ela falou que deus livrasse ela, o trocadilo ela.

MARIA RITA

(relato da me de criao da filha de Estamira)

Mais ou menos h 12 anos atrs eu j era motorista de caminho e era voluntria de um hospital. E a eu conheci uma pessoa, uma senhora muito bacana, e um dia ela chegou l em casa com essa menina pequenininha pelas mos e falou assim: ngela, eu tenho um presente para voc. E a eu falei: no vai me dizer que essa coisinha a... ela falou: esse bichinho do mato aqui que eu to trazendo para voc cuidar... A eu falei assim: de onde ela saiu? A ela me contou a histria da menina, que a menina vivia na rua com a me, que a me catava lixo, e que o irmo dela, o mais velho, no queria aquela vida pra menina. A ela falou: Vou marcar uma reunio com os irmos dela para eles te conhecerem, porque h um impasse: a irm quer botar a menina num colgio interno, o irmo, acha que ela deve ir pra uma casa de famlia, para ela ter um lar. Mas o irmo era o mais velho, decidiu o que deveria decidir... e tudo bem, fiquei com a menina. At a ento eu s ouvia falar da Estamira: que ela era de rua, que era mendiga, que catava lixo, que vivia disso... e a um ano depois comeou a levar a menina pra me ver. O encontro foi dramtico demais, a menina tremia igual vara verde, quando viu a me, a eu falei pra me que... eu tive que mentir pra me pra ela me respeitar um pouco, no querer tomar a menina, n, que a gente tinha aquele medo ainda. At eu falei pra me que eu era assistente social de um colgio interno do governo,e que o juiz que me deu posse da menina, de tirar a menina da rua, inventei uma historinha, com o consentimento do Hernane, pra a me acreditar e no querer levar a menina de volta. Ela queria muito uma famlia, um lar, ento ela se adaptou com muita garra a ns, muita garra mesmo...

-Maria Rita, entra aqui!... -Boa tarde!... -Boa-tarde, cara do pai!... (beijo). Trem bonito!... Uai, mas porque que demorou desse tanto? -O carro enguiou!... A sr t bem, me?

-T!...

Olha, pra mim, que vivi l em Jardim Gramacho, um local de trabalho... Sei l, eu tenho uma imagem um pouco macabra daquele lugar l onde eu vivi, porque eu vivi muita coisa... e a maioria da parte de que vivi l foi ruim... Eu era uma que catava entre os lixos... eu tinha uns 6 anos... eu fui morar com essa minha madrasta eu (...) tava fazendo 8... e era horrvel, tinha que pedir... pedir muito, trabalhava muito pra conseguir um sanduche. muito triste, porque eu sa de perto da minha me, meu irmo me tirou... e eu j com a cabea... j cresci pensando em ajudar ela... e ela um pouco difcil de querer se ajudar... e eu, sinceramente, se eu pudesse, no teria sado de perto da minha me, no... mas, se aquele Gramacho continuar, pode contar que ela vai querer continuar l.

-Vamos preparar o macarro? -vamos preparar o macarro!... -Eu vou ser sincera, queria cozinhar igual minha me... -Hum? -Ela cozinha bem!... -No chega a tanto!...

Minha me t com medo do mundo, porque ela falou uma vez assim pra mim: que acha que Deus no existe,. E quando fala em Deus ela fica nervosa... eu acho que um determinado tempo da vida dela que se apagou dentro dela. A f, o que falta na minha me a f.

HERNANE:

- eu acho que, o que ela entende como o real poder, que Deus a posio, que supremo... -deus porra nenhuma, no sabe nem o que quer dizer deus!... -no livro de Gnesis fala: ( Hernane passa a ler um longo trecho da Bblia, enquanto Estamira se irrita l na cozinha) - Que tristeza!...( continua xingando e vai para fora de casa) Esse palhao, abobado!... Inferno!... vai pro cu, vai pro caralho!... covarde!... vai pra desgraa, pro caralho!... vai

tomar no cu, abestalhado!... abestalhado, covarde... Dentro da minha casa!... dentro da minha casa, p!... Eu no caguei essa casa no!... No foi cagado no!... foi trabalhado, suado, dia e noite, no sol e na lama!... vai pro cu, vai pro caralho... vai tomar no cu!... baixo nvel imundo!... Esse o resultado de... que coisa, no? -Bom, Shalon, Adonai!...( diz Hernane e sai calado, sem responder nada)

-esses pastor tudinho vigarista... vagabundo... todos eles, pior do que os padres... absoluta, consciente, lcido e ciente... absoluta!... Sou doida, sou maluca, sou avogada, sou essas 4 coisas... mas porm, consciente, lcido e ciente... e sentimentalmente. S comecei a revelar em 86, a revelar de verdade mesmo, porque era muito abuso. Porisso que eu estou aqui revelando que o cometa ta na minha cabea. Sabe o que significa a palavra cometa? Comandante!... comandante natural. Comandante. Ento, conforme eu tava (... dialeto). A constelao (...) todo meio... ( nesse momento Estamira parece estar fora de rbita). Eles ficaram com raiva do cometa. Determinados astros perversos, astros negativos, ta com raiva do cometa porque o cometa achava que ele no deveria procurar uma carcaa como a minha. Procurar uma carcaa como Maria israelense, me de Jesus, que concebeu Jesus filho de Davi carvalhense...(...) ... aaaiiii !!( Estamira geme de dor, um gemido que vem l das entranhas, e pode-se perceber que ela sofre muito).Mantenha o controle... mantenha o controle... O cometa grande... porisso que eu passo mal... a carcaa, a carne, porque ele muito grande... ele no do tamanho que vocs vem. Daqui ele no l no alto espao, no...l no alto espao o reflexo... ele aqui embaixo, ele no l em cima no... ele aqui embaixo... l onde cs vem o reflexo... a lua l no morro acol... No l assim no... o reflexo... o contorno... aaaaaiiiiiii!!! Mantenha o controle... mantenha o controle...

(...)

Isso aqui um disfarce de escravo...escravo disfarado de liberto... a Isabel soltou eles, e no deu emprego pros escravos... passam fome, comem qualquer coisa, como animais, no tm educao... a ento, muito triste...

(Natal de 2001)

Foi combinado: Alimentai-vos o corpo, com o suor do prprio rosto. Com sacrifcio. Sacrifcio uma coisa, trabalhar outra coisa. Absoluta!. Eu, Estamira, que vos digo, ao mundo inteiro e a todos: trabalhar no; sacrificar. ( ...)

Todo dia ele deita l( Estamira refere-se ao companheiro do lixo, de copo e de infortnio, que ajeita-se para dormir perto do fogo aceso). E quando no deixa ele deitar l, com medo de ele queimar, ele acha ruim. Eu fico com d demais, ele muito bom. Ele sabe ler e escrever muito, e mesmo assim acontece essas coisas. o trocadilo que fez isso com as pessoas. O homem no pode ser incivilizado. Todos os homens tm que ser iguais. Tem que ser comunista. Comunismo igualdade. No obrigado todos trabalhar num servio s, no obrigado todos comer uma coisa s, mas a igualdade a ordenana que deu quem revelou o homem como o nico condicional. E o homem o nico condicional, seja que cr for. Eu sou Estamira, eu no importo. Eu podia ser da cor que fosse. Eu, formato Homem, par, mas eu sou Estamira, mas eu no admito, eu no gosto que ningum ofende cores, nem formosura. O que importa, bonito, o que fez e o que faz. Feio o que fez e o que faz. Isso feio. A incivilizao que feio. Comunismo superior. O nico comunismo.

(...)

Eu, Estamira, visvel e invisvel, eu tenho muitos sobrenomes...

You might also like