You are on page 1of 2

Clulas-tronco

As clulas-tronco so clulas com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer clula especializada do corpo, ou seja, clulas caractersticas de uma mesma linhagem. Elas so capazes de se renovar por meio da diviso celular mesmo aps longos perodos de inatividade e induzidas a formar clulas de tecidos e rgos com funes especiais. Diferente de outras clulas do corpo, como as clulas musculares, do sangue ou do crebro, que normalmente no se reproduzem, clulas-tronco podem se replicar vrias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de clulas-tronco possvel produzir milhares. Contudo, os pesquisadores ainda no tm conhecimento vasto do que induz a proliferao e autorrenovao dessas estruturas. Outro enigma que desafia os cientistas a questo da diferenciao: como clulas indiferenciadas simplesmente passam a ter funes especializadas, como os gametas e clulas sexuais? Sabe-se que, alm dos sinais internos controlados por genes, o processo ativado tambm por sinais externos, incluindo a secreo de substncias qumicas por outras clulas, o contato fsico com clulas vizinhas e a influncia de algumas molculas. Embora muitos laboratrios de pesquisa consigam induzir a diferenciao pela manipulao de fatores de crescimento, soro e genes, os mecanismos detalhados que regem o processo no so claros. Entretanto, encontrar a resposta para o problema pode ampliar o potencial teraputico das clulastronco, j que clulas, tecidos e rgos poderiam ser produzidos em laboratrio ou recuperados no prprio corpo. Alm disso, forneceria uma compreenso bem maior sobre doenas como o cncer, desencadeadas pela diviso anormal das clulas.

Para que servem as clulas-tronco?


Uma das principais aplicaes produzir clulas e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, rgos e tecidos doados so freqentemente usados para repor aqueles que esto doentes ou destrudos. Infelizmente, o nmero de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o nmero de rgos disponveis para transplante. E as clulas pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposio de clulas e tecidos para tratar um grande nmero de doenas incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenas do corao, diabetes, osteoartrite e artrite reumatide.

Tipos

As clulas-tronco podem ser classificadas em totipotentes, quando conseguem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano, e pluripotentes ou multipotentes, quando so capazes de se transformar em quase todos os tecidos, exceto placenta e anexos embrionrios. Clulas-tronco oligotentes diferenciam-se em poucos tecidos, clulas-tronco unipotentes se trasformam em um nico tecido. Essas estruturas podem ser divididas, de acordo com a origem, basicamente em clulas-tronco derivadas de tecidos embrionrios (somticas) e clulastronco derivadas de tecidos no-embrionrios (adultas). Clulas-tronco pluripotentes poderiam, teoricamente, derivar de qualquer clula humana. Clulas-tronco embrionrias so aquelas que formam o interior do blastocisto, um aglomerado celular que dar origem a tecidos e rgos necessrios ao desenvolvimento do feto. A maioria das pesquisas atuais utiliza este tipo de clula-tronco para produzir mais clulas-tronco, que podem ser congeladas e divididas em laboratrio. Posteriormente, so divididas e estimuladas para se tornarem clulas ou tecidos especializados. Clulas-tronco adultas so clulas indiferenciadas encontradas no meio de clulas diferenciadas que compem as estruturas do corpo. Elas tm a funo de renovar e reparar os tecidos do corpo. Acredita-se que residam em nichos dos tecidos, algumas nas camadas externas de pequenos vasos sanguneos, onde permanecem sem se dividir at que isso seja necessrio. Por existirem em quantidades reduzidas no corpo e pela dificuldade que apresentam para se dividir em relao s embrionrias, a produo em laboratrio desse tipo de clula-tronco limitada. Mesmo assim, cientistas desenvolvem a cada dia novos mtodos para incrementar a cultura e manipulao destas clulas para utilizao em tratamentos de leses ou doenas. Clulas-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) so clulas adultas que foram geneticamente reprogramadas para o estgio de clulas-tronco embrionrias. Estudos esto sendo realizados para avaliar como a tcnica poderia ser utilizada de forma segura em seres humanos. Em animais, a introduo de fatores de reprogramao celular com vrus pode, eventualmente, desencadear tumores. Entretanto, a estratgia parece promissora na medida em evitaria, teoricamente, a rejeio.

Doenas
Atualmente podem ser tratadas cerca de 45 tipos de doenas atravs do uso de clulas de cordo umbilical. Entre as doenas tratadas esto alguns tipos de leucemias, anemias e imunodeficincias. Fora isso, h estudos para o tratamento de esclerose mltipla, Mal de Parkinson, reumatismo, diabetes, entre muitas outras.

You might also like