You are on page 1of 11

1

A CALATONIA E OS NVEIS DE CONSCINCIA


LUCY PENNA Penna, L. A calatonia e os nveis de conscincia, Hermes, v.12, p. 82-95, 2007. ---------------------RESUMO O artigo reflete sobre as condies psicolgicas durante a aplicao do mtodo calatnico, focalizando as variaes no continuum conscincia-inconsciente. Utiliza-se o diagrama de Fischer (1971) sobre os nveis de ativao fisiopsquica ergotrpica e trofotrpica para situar o processo calatnico do ponto de vista da experincia subjetiva e objetiva. A rede de experincias sincronsticas que ocorre durante a aplicao da calatonia semelhante a uma innernet porque surgem conexes intrapessoais, interpessoais e transpessoais, que devem ser observadas com ateno no trabalho clnico. ----------------------

O deslocamento da conscincia para nveis profundos durante os toques calatnicos, uma experincia conhecida por quem pratica o mtodo, cria uma qualidade especial na comunicao que merece uma anlise cuidadosa. Em artigo anterior avaliei os aspectos do tempo e do espao nas imagens calatnicas, mostrando o deslocamento da conscincia para o futuro e para o passado, assim como para outros ambientes fora da sala de terapia. (PENNA, 2006) Perceber que o envolvimento calatnico processa mudanas no nvel de conscincia de quem aplica e de quem recebe um ponto bsico para continuarmos a reflexo sobre esse tema. A rede de experincias sincronsticas durante a aplicao do mtodo calatnico como uma innernet porque gera conexes intrapessoais, interpessoais e transpessoais. Durante o processo calatnico a comunicao bipessoal amplificada exponencialmente, abrindo possibilidades de contatos mais vastos do que os da internet comum. Enquanto, nesta ltima, pessoas distantes comunicam-se em nvel consciente, a innernet estimulada durante os toques calatnicos abre as portas da comunicao no s em nvel consciente como tambm, inconsciente.

2 Como no romance de Jack London, Andarilho das Estrelas as viagens imaginrias podem ser longas em direo ao passado ou ao futuro . Nesses momentos haveria contato com contedos presentes no todo individual, acessando uma espcie de conscincia csmica. Alm daquela parte individual e especfica onde nos identificamos com a organizao somtica e psquica isolada atual (o ego), temos participao no todo transpessoal, a totalidade psquica descrita por Jung e interpretada por London e outros mestres da arte. A experincia para alm das fronteiras do ego no precisa acontecer s durante os sonhos, mas tambm ocorre em estado consciente. Uma paciente relatou que durante a seqncia dos toques nos ps teve impresses claras de entrar em contedos internos especiais: Tive a sensao de estar num estado fetal, sendo embalada dentro do tero, em meio aquoso. Foi uma experincia muito profunda. Eu me senti segura, tranqila, parece que algo se renovou dentro de mim. A Calatonia me deixa mais centrada. Para mim que sou extrovertida, isso muito importante Sentir-me no tero, pequena diante do universo, mas tendo parte nele, me ajudou bastante para ter conscincia da minha responsabilidade no meu processo individual. Tambm no processo coletivo, em ltima instncia. A compreenso de relatos como esse que combinam diferentes fatos de natureza fisiopsquica possvel pelo estado de conscincia prprio da relaxao. Mas o que significa estar relaxado? Os diversos estados de conscincia so experincias internas de difcil comunicao. Na dcada de 1960 comearam a surgir inmeras pesquisas com resultados sugestivos indicando o aumento do interesse por este tema. Integrando informaes de psiquiatria e farmacologia com outras reas cientficas. FISCHER (1971) props-se a ordenar os caminhos subjetivos sugerindo que as alteraes de conscincia acontecem em duas direes, trazendo recarregamento ou dispndio de energias. Utilizando os conceitos de Fischer farei uma comparao com o processo calatnico a partir das observaes que tenho realizado junto aos pacientes, bem como minhas autopercepes. A jornada arrebatadora Existem duas vias de trfego atravs do que estou chamando innernet: a ergotrpica e a trofotrpica. Roland Fischer baseou-se nas pesquisas de HESS (1925) e de outros que destacaram a participao sensrio-motora nos diversos nveis de conscincia. Hess e Fischer avanaram no entendimento de que a categoria dos fenmenos psquicos e cerebrais depende da postura corporal, da presena de sons, estmulos luminosos, olfativos e tteis, bem como de estimulaes provenientes do meio orgnico interno. A partir dos sistemas de inervao autonmica perifrica conhecidos como Adrenrgico e Colinrgico, Hess defende a idia de que haveria um sistema auto-regulador responsvel pela regulao da ateno, da sensibilidade, da tonicidade muscular, e ainda tendo ao sobre diversos ritmos biolgicos.

A via ergotrpica pavimentada pela excitao. Desgasta o corpo e a mente, seu combustvel a energia (ergo) das emoes intensas. Arrebatado, quem viaja por esse rumo encontra momentos de arroubos extraordinrios. Sai de seu eu cotidiano, excede, ultrapassa o costumeiro em vos arriscados. O ponto culminante da jornada seria encontrar-se com o eu maior, algo assim como atingir o todo, o self no dizer junguiano. Nem sempre as pessoas que trafegam na via ergotrpica esto controlando o ritmo e a direo. Trombadas com figuras tenebrosas, sustos, pesadelos acontecem tanto quanto sensaes de paz. H quem alcance um xtase mstico. Santos catlicos, bem como iniciados em antigas tradies espirituais de vrios continentes so companheiros na ultrapassagem das fronteiras egicas atravs da exacerbao dos estmulos sensoriais e motores. Os exerccios dinmicos, ativados com tambores e outros intrumentos, por exemplo so indispensveis para viajar pela via ergotrpica. Em prazerosa entrega aos movimentos de uma dana exttica uma danarina do ventre sente desmanchar sua auto-imagem. Escuto relatos sobre essa percepo (e tenho experincia prpria) de que esse tipo de dana anula o medo, derrota a timidez, enquanto a energia do arqutipo da deusa inunda a personalidade. A conexo sagrada gera frutos para o auto conhecimento que vo desde a revitalizao de rgos corporais at a canalizao da energia para centros superiores, levando a um tipo de iluminao. O deslocamento da conscincia pela via ergotrpica influencia e influenciado pela presena de mediadores bioqumicos endgenos no sangue, tais como adrenalina, acetilcolinesterase, endorfinas, serotonina e outros. Esses mediadores alteram o campo perceptual interno e externo. O aumento do tono muscular acompanha-se de um estado de alerta mesenceflico, tornando a mente capaz de captar informaes novas e inusitadas. Em graus extremos, leva a experincias onde h intensa dinamizao do imaginrio sem que as acompanhe uma adequada e concomitante elaborao. O ego consciente, nossa parte vigil (o ncleo psquico que controla o grau em que percebe-se a identidade no aqui e agora ) submerge na corrente caudalosa das informaes. Imagens so informaes, mas nem toda informao traduz-se em imagem consciente que pode ser interpretada convenientemente pelo ego. Mantenho, por exemplo, muitas informaes da sala onde trabalho fora do campo consciente para focalizar a ateno na tarefa de escrever. Tais informaes subliminares so estocadas sem minha interpretao consciente. Digo que no vi, no ouvi, no sei. Quando porm o telefone toca, a informao penetra no plano consciente onde percebida com um significado especfico. A imagem, portanto, uma informao que ultrapassou o limiar mesenceflico. Em termos psicolgicos, o oque era simples informao torna-se a minha percepo, a minha dor, a minha alegria, a minha recordao, e assim por diante.

4 As viagens ergotrpicas carregam-se de contedos passados e futuros que se presentificam e ressignificam diante do centro egico. Quando uma pessoa est centrada e mantm-se equilibrada, ento a assimilao dos contedos acontece de maneira tranqila. Se o centro consciente estiver enfraquecido por insuficincias de ordem fsica, emocional, mental ou espiritual, os contedos carreados pela enxurrada no podem ser assimilados com calma e tornam-se ameaadores para a integridade pessoal. So as ms viagens os bodes, sentidos como pesadelos que causam pnico. Das viagens no bem assimiladas tambm resultam estados de inflao descomensurada do ego enfraquecido diante do poder do arqutipo. Voltando ao exemplo da danarina, suponhamos que seja uma pessoa que precisa melhorar sua auto estima, sentir-se mais atraente, segura em suas funes femininas. A dana do ventre pode ajudar bastante nessas condies, desde que a mulher mantenha sua personalidade normalmente ajustada e no v sair das aulas convencida de que uma deusa, comportando-se como uma odalisca egpcia reencarnada. ( PENNA, 2006) O acrscimo de informaes que entram no campo consciente, junto com sua carga emocional e o ritmo acelerado dessa invaso caudalosa literalmente tornam-se como uma enxurrada no complexo egico. Por causa do fluxo excessivo em extrema rapidez a elaborao consciente dificultada ou bloqueada. Lembremos que as funes psicolgicas do pensamento e do sentimento que usamos para categorizar as sensaes e as intuies entrantes so mais lentas porque operam atravs de razes, raciocnios, comparaes. Fischer coloca os quadros esquizofrnicos agudos como estaes na cartografia ergotrpica. As informaes no processadas adequadamente tornam-se parte do lixo mental. s vezes classsificam-se como alucinaes, ver fantasmas, criaes erradas da mente, tristes restos de mergulhos anguistiantes sem paralelo no plano objetivo. Mas as imagens recebidas durante a ativao ergotrpica podem ser interpretadas criativamente, gerando produtos originais. Alm do que h casos em que a pessoa fica fora de si mas tem suporte espiritual para interpretar as imagens como um encontro com o divino. Alcanar o xtase mstico tem sido uma meta procurada por vrias tradies religiosas Ocidentais mas a inclinao da cultural Ocidental para uma predominncia de valores racionais, lgicos e materialistas ainda impede que as pessoas comuns entrem tranqilamente nos espaos internos. A necessidade de conferir um certificado de comprovao cientfica racional s experincias subjetivas edificou um paredo na mente humana. O grau de lgica, a objetividade e o enquadramento tridimensional predominantes na formao da personalidade torna o ego ocidental mais masculino tanto para homens quanto para mulheres. Entretanto, prprio da atitude mais feminina orientar-se pelos vnculos do que pela lgica, uma condio a ser melhor explorada por todos ns, quando procuramos ampliar as fronteiras do ego.

5 A psique coletiva brasileira tende a cultivar certa atrao pelas experincias do tipo ergotrpicas. Os tambores indgenas h milnios despertam os danantes para o transe e seus ps, batendo no cho, transferem vibraes que tambm estimulam o cho dessa terra. Em outra fase da histria do pas, os descendentes africanos trouxeram as tradies do Candombl, onde os Orixs descem girando pela via ergotrpica. Os iniciados acreditam que so possudos pela entidade e sentem-se protegidos porque sua religio acolhe o poder das entidades. O intercmbio entre o real concreto e o real transcendente torna-se possvel porque outros estados alterados de conscincia esto bem presentes no Candombl, como explica Monique Augras: Do mesmo modo que a iniciao exprime a necessidade de morrer para renascer em plano transcendental, a possesso mostra que o homem pode desdobrar-se para manifestar os deuses, e que os deuses se devem duplicar para manifestar no plano concreto. A dana dos deuses e dos homens, que se confundem mutuamente, recria o Mltiplo e o nico no instante da eternidade. ( AUGRAS,1983, p. 289) A psique coletiva ainda em formao no Brasil mostra-se bem a vontade com o modelo ardente mediado pelo sistema nervoso simptico. O Carnaval perdura h sculos invadindo os dias do ano e transgredindo a regra dos costumes sociais. Transformado hoje em grandiosa manifestao dionsiaca, o gingado do samba nasceu dos ps escravos para expressar a vitalidade e o desejo de superao daqueles que tinham o corpo e a alma feridos. E mostrar ao mundo a sua nsia de liberdade. A via ergotrpica oferece opes quando se procura superar de maneira intensa e ardente os limites cotidianos. A liberao extrovertida dos controles que ajustam nossas percepes dirias tem variaes no Norte e no Nordeste. Os folguedos animados do maracatu, jongo, boi, festa de reis, tambor de crioula, festa do Esprito Santo, bem como a marujada, festa do air e congada representam um estilo intermedirio de alterar a conscincia. Seus figurantes no esto aparentemente desvairados e nem fora de si mas perdem as identidades comuns. Naquele lugar e dia os homens so reis, as mulheres so rainhas, qualquer um boi, pssaro, santo, mascarado, encantado das matas e das guas e tudo est bem assim. O calor um aspecto importante nas jornadas ergotrpicas. O forr, o cco e o frevo provocam um calor exacerbado e no plano psquico h um trnsito para outros nveis mais inconscientes de maneira rpida, produzindo alegria esfuziante. Outras manifestaes populares em Minas, por exemplo, usam tambores em marcao lenta, cantos arrastados que conduzem o corpo e a mente para uma realidade imaginria, mas os movimentos so menos desgastantes. O procedimento ritualstico da Calatonia contrasta com o alvoroo brasileiro. Ao mesmo tempo que parece combinar com o jeito carinhoso do povo que gosta de carcias, inaugura um modelo diferenciado, pausado, introvertido. Algo mais prximo da outra mo de acesso ao universo interno apontado por Fischer.

6 A via do silncio H quem prefira, ou precise deslocar-se no universo interior atravs de outros mtodos tranqilos. Atravs do silncio, em contemplao, percorrem-se longas distncias no mundo interno. Uma via que usada h milnios pelo yoga, por exemplo, chamada trofotrpica ( do grego trophos: recarregamento ). Algo familiar para os seguidores de Allan Kardec, fundador da doutrina esprita, que deslocamse no tempo e no espao internos em postura deitada ou sentada. Uma parte do povo brasileiro mostra afinidade com essa maneira de comunicar-se com outras dimenses. O maior expoente dessa tendncia entre ns talvez seja Francisco Cndido Xavier (1910-2002), o mdium de Uberaba. Grande mstico, Chico psicografou mais de 400 obras em postura calma e silenciosa, na escuta fluente de seus mentores espirituais. Sem outros movimentos a no ser o da mo fluindo rpida pelo papel, Chico Xavier transitava pela Grcia, Roma Antiga, Atlntida e espaos siderais trazendo romances, poesias, conselhos, sabedoria. Medicou e aconselhou milhares de pessoas em incansveis atendimentos semanais. Chico trabalhava com espritos brasileiros e do mundo todo. Suas obras mostram a possibilidade da comunicao entre vivos e mortos, rompendo com preconceitos. Homem humilde que mal aprendeu a ler e escrever, teve conscincia clara de sua identidade e de sua dignidade. Atendia a um telefone que s toca de l para c e obedecia a Emmanuel, sem guia espiritual. A pesquisa jornalstica feita por Marcel Souto Maior recolhe as palavras lcidas de Chico Xavier: Os livros no me pertencem. Eu no escrevi livro nenhum. Eles escreveram Chico repetiu ao longo de sua vida at morrer, no dia 30 de junho, na cama estreita do quarto da casa onde morava com o mximo de simplicidade em Uberaba. Graas a Deus aprendi a viver apenas com o necessrio - dizia. (MAIOR, 2004, p. 34) Um poder tranqilo como o de Chico Xavier mais comum naqueles que peregrinam pelos caminhos da via silenciosa que no faz transpirar porque quase no movimenta o corpo. um treinamento que cansa pelo esforo da enorme introspeco concentrada, absorvendo a energia emocional no movimento interiorizado. Embora o deslocamento subjetivo na direo da restaurao de energias seja caracterstica da via trofotrpica, ocorre esgotamento mental e nervoso nos mdiuns, e em outros praticantes de mtodos yogues. Alteraes de humor, nos ritmos biolgicos e na disposio vital devem ser observados com cuidado. As prticas espritas e yogues esto bastante espalhadas pelo pas e a sua crescente popularidade revela uma face introvertida em parte da populao. Uma tendncia introvertida que muda certos costumes e que prefere, por exemplo, retiros na natureza durante os feriados do carnaval.

7 Edgar Cayce,( 1877-1945) o mdium americano conhecido como the sleeping prophet (profeta adormecido) um famoso peregrino da via trofotpica, assim como Madame Blavatsky, (1831-1891) a polmica fundadora da Sociedade Teosfica. Quando saia de sua mente ordinria, Cayce recebia informaes de sua prpria memria ancestral (aksica), ou ainda, de fontes transpessoais externas. Seus relatos registrados por terceiros compem inmeros volumes abrangendo fatos histrico-culturais da Antiguidade. Retratam a preciso como Cayce elucidava pensamentos, dirimia dvidas, fazia diagnsticos e receitava, mesmo distncia. Deixou instituies universitrias, clnicas mdicas, bem como pesquisadores envolvidos em continuar suas orientaes. Blavatsky sentava-se mesa de seu escritrio e lia telepaticamente livros em bibliotecas distantes, obras proibidas do Vaticano e de organizaes secretas. Assumiu a misso de revelar humanidade os antigos cdigos do conhecimento das tradies que buscam a verdade perene, influenciando as mudanas espirituais que marcaram o sculo vinte. O dinamismo trofotrpico caracterizado pelo predomnio da ativao parassimptica, presente nos estados de relaxao e do sono. Ao contrrio da ativao simpatotnica da atividade ergotrpica, esse caminho no conduz excitabilidade motora e sensorial. Induz diminuio do tono da musculatura esqueltica e s vivncias de isolamento, acompanhadas de tranqilidade e crescente interiorizao. O predomnio desse tipo de ativao biopsquica dirigiria a conscincia para a observao e anlise das imagens. Assim, o encontro com os contedos emergentes durante a relaxao se realiza em condies favorveis para a ordenao, classificao e interpretao egica consciente das informaes. A via do silncio tem vrias estaes das quais o relaxamento seria a mais acessvel. O transe medinico j est distante da percepo habitual. A introspeco espontnea que corresponde ao predomnio trofotrpico tambm acontece, cotidianamente, nos diferentes estgios do sono. A abertura ao inconsciente onrico, porm torna-se mais estreita no sono do que na relaxao pelo baixo poder de memorizao durante o dormir. O processo calatnico e outros mtodos de relaxamento, como o Treinamento Autgeno, permitem alcanar um estgio no qual a introspeco aprofunda-se enquanto o ego registra as imagens. No fcil induzir um estado de autoobservao tranqila, permitindo o fluxo interno de imagens sem interferir crticamente. Conseguir esse trajeto na innernet exige treinamento seqenciado e auto-disciplina. Entretanto, o ser humano explora essa via atravs de mtodos concentrativos h milnios, utilizando inclusive jejum e dietas para expandir os limites do ego cotidiano sem ferir a capacidade de memorizao e a elaborao consciente. O treinamento da jornada trofotrpica se realiza geralmente em ritmo lento e gradual, sob a orientao de pessoas mais experientes, ou tambm de mentores espirituais. A entrega interior exige disciplina fsica, equilbrio emocional e domnio

8 da mente concreta. Os ganhos so proporcionais aos esforos, passo a passo. Na estrada ergotrpica, h experincias em que o ego arremessado no rodopio do desconhecido pela ao de um cogumelo selvagem, uma picada de alucingeno ou pela disfuno bioqumica da crise esquizofrnica. Enquanto durar a ao do agente farmacolgico, ou do agente endgeno, a pessoa est sujeita aos processos inevitveis decorrentes, com pequeno raio de controle das prprias respostas. Os aprendizados em danas extticas mencionados acima (via ergotrpica) quando realizados dentro do contexto religioso so tambm ordenados, contnuos e orientados por mestres o que reduz o risco de causarem problemas de desajustamento da personalidade. Ento, dispomos hoje de diversas modalidades para acessar a estrutura universal da innernet. Algumas metodologias apoiam-se em atitudes, outras so compostas de caractersticas que combinam disciplina fsica, emocional e mental, de maneira que existem formas intermedirias entre a via trofotrpica e a ergotrpica . Nada garante que um estado de profunda introspeco no venha a tornar-se criativo, inspirado, e at agitado. Depois de momentos de xtase arrebatador, de modo inverso, comum a pessoa experimentar uma queda nos tonus muscular e psquico mostrando-se cansada e entrando em descanso prolongado. O arrebatamento e o aquietamento profundo so fases intercambiveis e complementares. Esse o significado do movimento elicoidal entre os extremos do dinamismo ergotrpico e trofotrpico que vemos na figura. O resgate da unicidade com o Si Mesmo, talvez um instante de entrega mxima ao todo permanece um mistrio, apesar das mltiplas escolas de treinamento. Uma situao de morte simblica para o ego pessoal no se consegue antes de vencer o medo. As vivncias extremas das jornadas pelo universo interno alcanam picos onde o ar rarefeito e os abismos, insondveis, situaes ameaadores para o equilbrio fisiopsquico de qualquer pessoa. Mas onde fica a estao que alcanamos durante a Calatonia? Estao Calatonia A Calatonia como procedimento para acesso innernet conduz a profunda introspeco, em condio desperta e motivada para encontrar-se com o mundo interno. So essas circunstncias que favorecem a memorizao das experincias vividas durante o processo calatnico. Cria-se um movimento interior em estado de silenciosa escuta. Na vivncia calatnica, o corpo acolhido na sua dimenso de um grande vaso alqumico no sentido de que tudo contm e onde tudo acontece, interpreta ARCURI (2005). Parte desse efeito deve-se ao condicionamento gerado pela postura bsica do mtodo. H uma pitada de yoga na Calatonia. A posio inicial da tcnica bsica anloga Uttara Shavsana, ou postura do morto em snscrito, significando ficar como morto, quieto. H praticantes que treinam apenas essa postura por anos a fio, assegura a mdica e yoguin hindu Uma Krisnamurti, durante um final de semana

9 de prticas yogues ( relato pessoal). O corpo e a mente se aquietam facilmente quando a pessoa fica em posio de decbito dorsal, as pernas afastadas, o pescoo solto, as palmas das mos voltadas para cima. Quem permanecer por 20 minutos dirios em shavsana alcanar o equilbrio da conscincia agitada. A postura tambm indicada pelo professor brasileiro De Rose que a aconselha para induzir o descanso profundo e provocar o desligamento do mundo exterior considerando que esta postura potencializa a ao do sistema nervoso autnomo parassimptico (DE ROSE, 1977). O que experimentamos durante a Calatonia assemelha-se aos resultados previstos na Uttara Shavsana: uma parada dos turbilhes da mente com abertura para o fluxo das imagens profundas em estado de tranquilidade. Eventualmente pode acontecer que a pessoa precisa falar, tossir, chorar, assim como ficar agitada por causa do contedo que foi acessado internamente. Porm, o estilo geral da experincia durante os vinte e poucos minutos da tcnica bsica, por exemplo, trofotrpico, com predominncia do sistema nervoso parassimptico. Outra qualidade yogue apresenta-se nas instrues iniciais da Calatonia: Observe, deixe acontecer. Em contraste com a diretividade que era mais comum no incio das tcnicas de relaxamento, Sndor inscreve seu modelo na prtica do no envolvimento com as imagens internas, uma lio tpicamente yogue. O estilo de no identificao com os estados emocionais ficou mais presente nas orientaes ps-modernas em psicologia, veja-se a prtica da desidentificao na psicossntese, por exemplo. O objetivo dessa prtica apontado por Uma Krisnamurti: Pensar entra pelo esforo, puxa a ateno, indica uma leve tenso no sistema nervoso. Os pensamentos passam como ondas. A conscincia precisa libertar-se deles e passar entre duas ondas-pensamento para ir alm. Ela vai em direo mente supra-consciente, onde as vises vem de dentro, onde a intuio predominante e o ego est presente apenas sutilmente-( KRISNAMURTI , relato pessoal). Quem pensa ( e deseja muito) relaxar, j entra em tenso. Pensar requer esforo. Meditar requer relaxamento. A abordagem de Sandor traz um elemento oriental relaxao, uma qualidade yin, contemplativa e acolhedora. Uma atitude receptiva ao fluxo das imagens profundas. A posio de Sandor corresponde a um avano conceitual e prtico sobre outros procedimentos que induzem relaxao atravs de comandos verbais ou de auto-sugestes mentais. Esses outros mtodos abordam o trnsito interior de maneira mais yang, enrgica. Sugerem ou mesmo dirigem abertamente o contato com as imagens inconscientes. Cada modalidade alcana naturalmente um espao de benefcios prprios e tem limites para superar a dualidade corpo-psique ainda to arraigada na mentalidade contempornea. O toque suave, porm, no mobiliza o sentimento invasivo e mesmo pessoas muito recatadas permitem a soltura sem constrangimento", pondera a psicloga Rita HASSE ( 2002). O trabalho corporal sutil propicia a

10 mobilizao consciente em diferentes faixas do campo de fora dos chakras, levando expanso do corpo de luz- complementa Rita. Em seu trabalho clnico, ela observa especialmente o fluxo energtico na coluna vertebral, aplicando toques que podem desmobilizar os bloqueios. Perceber a si mesmo como luz uma experincia transcendente que tende a tornar-se freqente na prtica clnica mediada pelo mtodo calatnico. Durante minha prpria prtica, tive diversas vezes a viso de partes internas iluminadas em meu corpo e nos pacientes. Algo j mencionado pelos yogues como expresso da energia vital que circula atravs dos chakras em toda a unidade fisiopsquica. Pois a fsica quntica no demonstra que matria energia? O corpo de luz uma expresso anloga ao corpo sutil, corpo subjetivo e corpo onrico. So resgates de percepes milenares que nas tradies yogue, xamnica e gnstica, entre outras, mencionam o contato com outras dimenses do ser. Dimenses alm daquelas que vivemos com as sensaes fsicas. Caminhos na innernet que precisamos conhecer porque os hbitos limitados percepo egica esto gerando neurose mais do que sade. A busca pelo equilbrio entre a normalidade que est dentro dos padres convencionais e a originalidade criativa que transpe as margens do socialmente correto est na ordem do dia. A Calatonia nos encoraja a viver o extraordinrio bem dentro do cotidiano. Ela age facilitando o acesso ao corpo sutil em estado de viglia. E mais do que isso, ela mostra que a experincia pode ser compartilhada. Os estados alterados de conscincia vivenciados na clausura, durante penosos jejuns, gerados atravs de solitrios flagelos ficaram no passado. A troca que os novos mtodos de acesso ao sutil e criativo esto propondo uma alegre celebrao do amor humano desinteressado. Uma troca fraternal, solidria, compassiva talvez, seguindo a tendncia igualitria da transformao aquariana. Quando Arnold Mindell prope o resgate do corpo onrico na vida cotidiana, atravs dos sinais corporais e dos sonhos, ele aponta para uma sntese que combinaria os mtodos da moderna psicologia com a antiga prtica xamnica. Como entender que voc algumas vezes consegue encontrar um momento quieto no meio do caos e em outros momentos parece submergir na corrente dos problemas dirios, como se a vida empurrasse voc? A resposta da psicologia que voc caiu nos seus aspectos sombrios no resolvidos que devem ser trabalhados. No xamanismo a resposta diferente. Os curadores nativos dizem que um esprito influenciou o seu estado mental. O futuro da psicologia e do xamanismo depende de conciliarmos essas duas abordagens. (MINDELL, 1993, Introduction) A conciliao que Mindell pesquisa leva a treinamentos que usam meios tranqilos, assim como arrebatadores. Expresses artsticas, dana, canto, bem como longas meditaes nas mais inusitadas posturas. Quando Sndor traduz os

11 primeiros livros de Mindell para leitura dos nossos grupos de estudos, d um exemplo de abertura mental e receptividade. Estive com Mindell em 1996, no Rio de Janeiro, falei da Calatonia, entreguei-lhe o material em alemo produzido pelo grupo de alunos do workshop sobre Calatonia que realizei no ano anterior, em Stuttgart. Uma contribuio com mais um ponto na rede que j existe conectando esses dois pioneiros da navegao no espao interior. Dois pilotos que seguem cartografando os mapas que precisamos para ir atrs deles atravs do universo. REFERNCIAS
ARCURI, I.P.G. Psicologia transpessoal, arteterapia e calatonia. Hermes (10): 101-111, 2005. AUGRAS, M. O duplo e a metamorfose- a identidade mtica em comunidades nag. Petrpolis: Rio de Janeiro: Vozes, 1983. DE ROSE - Pronturio de Svsthya Yoga. 3 ed. Rio de Janeiro: Ground , 1977.

FISCHER, R. A cartography of the ecstatic and meditative states. Science 174 ( 4012): 897-901, 1971. HASSE, R. C. Integrao Fisiopsquica . Material didtico do curso de especializao. Faculdade de Cincias da Sade (Facis/Ibehe ), 2002. HESS, W.R. ber die Wechselbeziehungen zwischenpsychischen vegetativen funktionen. Archives of Neurology (16): 285-288, 1925.
MAIOR, M.S. Por trs do vu de Isis. So Paulo: Planeta, 2004. MINDELL, A. - The Shamans Body , San Francisco: HarperSanFrancisco, 1993.

und

PENNA DE MORAES, L. Calatonia: a sensibilidade, os ps e a imagem do prprio corpo em psicoterapia. Dissertao de Mestrado, Instituto de Psicologia/USP, So Paulo, 1979. PENNA, L. O tempo e o espao na calatonia. Hermes (10):.92-100, 2005 PENNA, L.- Dance e recrie o mundo a fora criativa do ventre. 4. ed. So Paulo: Summus, 2006.

You might also like