You are on page 1of 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


Segunda-feira, 04 de Maro 2013 Ano III N.142 www.pcnewsnetwork.com

o dera resrios Fe mp s de E fissionai e Pro

Investir no Futuro
DISTRIBUIO GRATUITA

A Federao Luso-Canadiana de Empresrios e Profissionais est a trilhar o caminho do Futuro. Est mesmo a investir no Futuro. E os seus membros entendem bem a misso.

Luso-Can Tuna fez a festa...

60 anos de Emigrao conseguida

...e convidou o Ministro Uma casa cheia Trudeau em louvor veio do Patrono at ns
4 /5 4 /5 9

Casa das Beiras Caadores e no s... com Folclore

17

10

de hoje e de amanh

Carla Tavares
Mortgage Planner
Lic # M090000105

Cell: 647-283-6737
Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinio!
Longtime Friends Serving ...Longtime Customers Peel Region: 14 Queen Street South Mississauga On L5W 1S6 GTA : 2888 Dufferin Street Toronto On M6B 3S6

2 . Nossa gente / Editorial

Portugal em manifestao
Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com
Como todos sabem eu nunca escrevo sobre Portugal, a menos que os leitores me peam. No entanto, eu fao excepes e se o que l se passar for suficientemen-te srio ou grave, eu ento escrevo. Os que vem televiso, ouvem as notcias e esto a par do que se passa no pas da Cruz de Cristo, sabem que a semana que acabou foi diferente. A semana foi marcada por uma srie de movimentos populares, estes no foram revolucionrios, e nem to pouco tinham como objecto derrubar o governo. Muito pelo contrrio, o objectivo era o de fazer entender e fazer claro que os portugeses j no querem a troika, e que de certa maneira o governo perdeu a graa. Numa nica frase o que os portugueses querem. Basta, chega de austeridade. Tudo decorreu de forma pacfica. Na verdade, foi mesmo muito calmo. Estando ns habituados a demonstraes como as da Grcia, na Frana, em Itlia e em Espanha, no podemos deixar de aplaudir a disciplina dos portugueses e a cara vazia de raiva, mas cheia de dignidade com que mostram ao mundo o civismo e o pacifismo de cidados descontentes. Nestas manifestaes uma palavra reinou ordena. Esta palavra fez parte de uma expresso que todos os portugueses conhecem. O povo quem mais ordena. Esta frase composta pelo poeta Zeca Afonso especial para o povo de Portugal. Apesar de as pessoas estarem zangadas com a situao e de no estarem a aceitar o continuar de medidas austeras, no aceitarem a inflexibilidade da troika que cada vez mais exige, mas nunca diz quando vai parar a austeridade. Os portugueses parecem sentir que esto a ser roubados da sua identidade, dos seus valores e caractersticas. Tudo o que era tipico est a ser substituido por um conjunto de medidas, que parecem ter sido forjadas numa fabrica, frias e mecnicas como saidas de uma linha de montagem, saidas de uma linha de produo. A ns e a todos s resta esperar que tudo acabe pelo melhor. Que as coisas acabem e que a austeridade abrande, que as pessoas deixem de se sacrificar. Principalmente que os frutos de 2 anos de austeridade sejam compensados. AT PARA A SEMANA.

04 Maro 2013

No querer emigrar tambm um direito


Cavaco Silva, numa prova de optimismo, afirmou acreditar que os jovens portugueses fazem parte de uma gerao criativa e com vontade de vencer, que pode dar o seu contributo para a economia ps-troika. Apesar das boas intenes, o nico pormenor que, ao que parece, o nosso Presidente da Repblica se parece ter esquecido so os nmeros que apontam que 69% dos estudantes do ensino superior querem abandonar o pas no final do curso, da mesma forma que sete em cada dez dos jovens universitrios portugueses quer sair do pas. Perante isto, pergunto-me como que algum pode achar que esta a gerao que vai renovar o tecido empresarial portugus? Alis, at acredito que esta gerao seja, de facto, o motor da mudana mas l fora, bem longe de Portugal. Enquanto os jovens tm a perceo que no vo conseguir um emprego compatvel com as suas qualificaes, principalmente porque os salrios oferecidos ficam muito aqum das suas expetativas de uma vida digna, as elites do pas, debatem a inevitvel dvida presente at exausto, mas no olham de frente o verdadeiro problema que o futuro. A nica diferena entre esta onda de emigrao e todas as outras anteriores que nos levaram a ser o povo da mala de carto a elevada escolaridade dos nossos emigrantes. Portugal pela primeira vez na sua histria exporta crebros em vez de fora bruta. Porque

Cristina Alves jornalista (Lisboa)


pela primeira vez teve uma classe mdia capaz de aceder ao ensino superior e adquirir competncias profissionais ao nvel dos povos mais avanados do mundo. Portugal pequeno, perifrico e no tem recursos naturais e a nossa nica riqueza so as pessoas. Se as deixarmos sair sem compromisso, atirando pela janela um dos poucos investimentos consequentes que fizemos nestes anos loucos da Europa dos milhes, voltaremos a ser, em menos de uma dcada, aquele povo pobre, rural e orgulhosamente s. O direito a permanecer no pas deveria ser consagrado como um direito fundamental, porque mais importante ainda que o Direito a Emigrar, preciso reafirmar o Direito a No Emigrar, mas para isso preciso criar condies para que cada um possa permanecer na sua terra. Por isso, senhor Presidente, no basta dizer que os jovens podem ser o motor da mudana. Para que isso acontea, preciso que os nossos governantes faam todos os possveis para que as populaes se mantenham nos seus pases.

Mais solidariedade precisa-se


O Dia da Critas foi comemorado sob o lema F comprometida Cidadania Ativa em que se refletiu sob a preocupao dominante a crise econmica e financeira que vivemos e as suas implicaes, a avaliar pelas novas situaes de carncia que obrigam ao redobrar as respostas sociais. Esta situao tem levado a uma atuao mais intensa da Critas, espelhada no aumento do nmero de atendimentos, que segundo o seu Ncleo de Observao Social houve um agravamento de 45% nos atendimentos s famlias quando comparados com igual perodo do ano anterior. Este valor representa um aumento de 70% no que diz respeito ao atendimento a pessoas. Estes dados refletem as dificuldades que so sentidas pela Critas em responder a todas a situaes, atendendo aos recursos financeiros disponveis e at mesmo s suas estruturas humanas. Nesta sequncia a Critas est a ponderar decidir se aciona ou no o Fundo Social de Emergncia, no valor de 30 mil euros e que foi usado pela ltima vez em 2009. De acordo com a responsvel pela Critas nos Aores, h famlias com vergonha de pedir apoio organizao e o Bispo de Angra, por seu lado, tem apelado criao de servios de ao social a nvel de parquia para ajudar a Critas e estar mais prximo dos que precisam. A ao social paroquial uma prioridade para a Critas, pelo que a existncia de grupos de ao social capazes de proporcionar a organizao da caridade e a partilha de bens so um desafio para o qual o projeto a nvel nacional +Prximo pretende ser uma resposta. Nesta linha de trabalho de ao social paroquial de proximidade renovaram-se os objetivos e o desafio proposto pelo programa Prioridade s Crianas. Este programa que resulta de uma orientao especfica da Conferncia Episcopal quer desenvolver uma relao de proximidade criando um dinamismo de ateno particular s situaes de risco que envolvam crianas e jovens. Estamos a viver uma grave crise econmica e social e no ser um perodo em que o esqueceremos facilmente, face a todas as dificuldades e os sacrifcios, que nos assola e se avizinham, com todas as suas devastadoras consequncias, no s para as empresas, como para as famlias. De acordo com os dados do Eurostat, os Aores integram o grupo Antnio Pedro Costa Ponta Delgada das regies portuguesas mais pobres, em que o PIB um dos indiciadores de situaes de pobreza, a par com as altas taxas de desemprego que se tm registado na nossa Regio. Por isso, a prioridade no apoio aos mais desprotegidos da sociedade tem de ser uma preocupao de todos, pois problema que afeta um nmero significativo da populao e temos que passar das palavras para a ao concreta, a favor dos que mais sofrem com a crise econmica e social que nos assola. H incertezas quanto ao futuro e este problema no atinge apenas as famlias mais pobres, mas agrava-se com o crescente nmero de desempregados, dos desempregados de longa durao, dos que procuram o primeiro emprego e dos idosos. Esta uma dura realidade que vai exigir mais solidariedade de toda a sociedade que se deve mobilizar para procurar debelar este flagelo.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Cambio

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

04 Maro 2013 EDITORIAL O ministro que no veio


O Ministro portugus da Economia e do Emprego, lvaro dos Santos Pereira, deveria ter estado entre ns. Face a uma doena sbida e grave de um familiar directo, o ministro teve de cancelar a sua deslocao. E, no entanto, o seu programa de visita englobava toda uma srie de contactos bi-laterais Portugal-Canad. Outra vez ser, decerto. O ministro saber arranjar outra altura para esses mesmos contactos. E isto a despeito de ter por c, em sua representao, o Secretrio de Estado da Energia, Artur Trindade.

Material Editorial . 3
Quantos, aqui em ABC, tm por misso olhar as notcias e entender os meandros dessas mesmas notcias, tinham previstas duas ou trs perguntas ao Ministro. Que tem talvez como vantagem o facto de ter estado por c, durante alguns anos, a leccionar numa das nossas Universidades. que, durante os primeiros meses da sua governao, Santos Pereira era um ministro a abater. Que seria necessrio retirar do Governo. Que em tempos de crise no sabia gerir as importantes pastas que lhe foram confiadas. Em remodelao ministerial que os crticos entendiam necessria fazer Santos Pereira seria o primeiro a cair. Um compasso de espera. Trabalhos de grande monta nas mos do ministro. As exportaes que comearam a andar. Investimentos que comearam a mexer. E hoje, aos poucos, nas sondagens que nos chegam, lvaro dos Santos Pereira, j um dos nomes insubstituveis naquele Governo de Portugal. Hoje, o que ontem era necessrio deitar abaixo... parece ser mesmo o que tem de ficar. C em casa, tnhamos a pergunta feita. O que que mudou? O que que fez os crticos de ontem... abrir mo das... crticas e consider-lo como das pedras mais vlidas de um Governo que est a lutar para fazer com que Portugal saia do atoleiro onde o meteram? Era uma pergunta que fica por agora sem resposta. Entendemos, porm, que o trabalho feito, os resultados j visveis, a forma como Santos Pereitra actua... so capazes de ter melhorado a imagem. Mais do que isso: so capazes de dar a resposta de que, com trabalho e savoir faire, Portugal pode, de facto, entrar na linha de solues que necessria. Alm do mais, Santos Pereira levou, decerto, do Canad, exemplos de outra forma de actuar. O Oramento do Estado para 2013 dita que os cortes salariais da Funo Pblica se estendem automaticamente aos trabalhadores da Caixa Geral de Depsitos e TAP. O presidente da TAP apelou aos trabalhadores, dizendo que numa altura em que se define se a empresa vai ser privatizada ou no, estas greves retiram valor ao possvel negcio. Para alm dos cortes nos salrios superiores a 1500 euros, o Oramento do Estado para 2013 contempla tambm o congelamento das valorizaes remuneratrias. A estas medidas acrescem ainda a suspenso do pagamento dos subsdios de frias e de Natal, que ainda no foram aplicados os trabalhadores da TAP. Trata-se de uma medida de inteira justia, face ao resto dos trabalhadores portugueses que viram as suas remuneraes diminurem. Para a CGD e para a TAP, a argumentao era a de que estas instituies estavam num mercado altamente concorrencial e que havia o risco de alguns dos seus melhores trabalhadores se passarem para a concorrncia. Ora, no est provado que assim seja e que a concorrncia se faa pelo lado dos salrios, mas sim pela oferta de melhores condies de mercado aos seus clientes. No entanto, esta greve, como outras, provocam um srio rombo nas finanas da TAP.

onta nte C orre C


Helder Freire Jornalista(Lisboa)

Quarta-feira O peso da dvida


Cada portugus vai ter de pagar 723 euros pelos juros da dvida, no prximo ano. Isto significa que cada famlia ter um gasto extra de cerca de 1900 euros em 2014, segundo as contas que tm por base os dados atualizados da Comisso Europeia. Desde que comeou o programa de ajustamento em 2010, os juros j subiram 56%. E no prximo ano a totalidade dos juros ir valer 7,8 mil milhes de euros. A Comisso Europeia lembra ainda que Portugal o pas europeu mais penalizado pelos juros que esto a ficar cada vez mais altos. Para o ano, s a Bulgria e o Luxemburgo tero, em 2014, uma taxa de juro mdia implcita na dvida superior a Portugal. A diferena que a nossa dvida ronda os 125% do PIB. J a da Bulgria e a do Luxemburgo consideravelmente mais baixa, correspondendo a 17% e 24%, respectivamente. um peso, de fato, demasiado difcil de imaginar. Com as famlias endividadas at ao limite, com os impostos galopantes e os cortes nos salrios e nas prestaes sociais, e sem a economia a crescer, fcil concluir que o tempo das vacas magras se ir eternizar e que a tal luz ao fundo do tnel no est no horizonte prximo. H mesmo quem diga que a dvida no a pagaremos nunca e que depois deste resgate financeiro vir outro, e outro e outro, j que a Unio Europeia tambm no descola e, s uma Europa forte nos pode ajudar com as exportaes, principal motor com que contamos para sair da crise.

Segunda-feira A brigada
Ficou famosa a chamada brigada do reumtico, constituda por velhos chefes dos estados maiores das foras armadas que, pouco antes do 25 de Abril, foram manifestar apoio e lealdade ao chefe do governo de ento. O resultado, foi a revoluo dos cravos. Agora, o Conselho de Chefes de Estado-Maior assumiu, esta segunda-feira, lealdade perante o Governo na reforma das Foras Armadas e comprometeu-se a defender a serenidade, a coeso e a disciplina no setor. Em comunicado, o Conselho de Chefes de Estado-Maior frisa que os chefes militares comprometem-se a continuar com lealdade e frontalidade, perante a tutela poltica e os seus subordinados, os trabalhos de adequao das estruturas e das capacidades das Foras Armadas realidade do ambiente estratgico prevalecente e previsvel, tendo sempre presentes o moral das pessoas e a indispensvel garantia de prontido das Foras Armadas. Ora aqui que comeam as dvidas. Na semana passada, centenas de oficiais das Foras Armadas, entre os quais se encontravam antigos Chefes de Estado Maior, reuniram-se num jantar de protesto, contra as medidas do ministro da Defesa que pem em causa, segundo esses militares, justamente o moral das tropas e a prontido das Foras Armadas. A histria nunca se repete, dizem. Ser?

Sbado Ao que chegmos


Muita da roupa e calado recolhidos na Universidade do Minho no mbito de uma campanha de solidariedade no chegam s instituies previstas: ficam na prpria academia, solicitados por estudantes em dificuldades. Cerca de 400 peas de roupa foram distribudos a estudantes que pediram ajuda, por as carncias estarem a aumentar. Alm de poupar nas refeies, com um decrscimo na afluncia s cantinas, os estudantes esto, agora, a procurar calado e roupa. Este o retrato de como cada vez mais difcil estudar no ensino superior em Portugal. So as propinas, o alojamento e as refeies de quem est deslocado de casa. Com a baixa brutal do poder de compra das famlias, o sacrifcio j chegou ao abandono dos estudos de quem queria seguir um percurso universitrio. As reitorias fazem o que podem, mas no podem mais. E assim se engrossa a legio de jovens desempregados, sem perspetivas de futuro.

Quinta-feira Enforcaram o Coelho


Os estudantes no se limitaram a mimar o primeiro-ministro com Grndola, Vila Morena. Segurando uma estrutura de madeira simularam o enforcamento de um coelho (j morto). Foi desta forma que Passos Coelho foi recebido na Faculdade de Direito de Lisboa, antes de entrar para uma conferncia organizada pela JSD, e foi rodeado de seguranas que acabou por sair do edifcio. Este episdio tem sido recorrente e, tal como demos nota na semana passada, no h ministro nem secretrio de Estado que ponha a cabea fora do gabinete, sem levar consigo uma segurana reforada que no raro se v s aranhas para conter os manifestantes que parece conhecerem antecipadamente a agenda dos membros do governo e o menos que se ouve, a palavra gatuno, acompanhada do Grndola Vila Morena. Para alguns analistas, este cerco ao governo, o resultado de um sentimento cada vez mais alargado de desrespeito por um executivo a quem so assacadas todas as responsabilidades pelo empobrecimento coletivo.

Tera-feira ...mas as crianas Senhor


Portugal estava em 2011 entre os pases em que o risco de pobreza e excluso social nas crianas e nos idosos suplantava a mdia da Unio Europeia, revela um relatrio divulgado pelo Eurostat. Quanto aos idosos, encontravam-se nesta situao 24,5% dos portugueses com 65 ou mais anos. So consideradas pessoas em situao de excluso social as que aufiram de rendimentos inferiores a 60% da mdia nacional, que tenham privaes materiais graves ou que pertenam a agregados familiares com baixa retribuio do trabalho. Na Europa, quase um em cada quatro cidados estava em 2011 nesta situao (24,2% da populao), o que corresponde a cerca de 120 milhes de europeus. So nmeros impressionantes que nos devem preocupar a todos. Com a crise instalada e sem soluo vista, so cada vez mais as notcias que do conta de crianas que vo para a escola sem comer e so as instituies de solidariedade social, as autarquias e as escolas, que do o seu contributo para que essas crianas tenham, pelo menos, uma refeio quente por dia. Em muitos pontos do pas, as escolas esto a abrir aos fins-de-semana e nas frias, para que as crianas mais pobres possam ter uma refeio completa.

Domingo Grndola Vila Morena


Foi a maior manif de sempre? Foi a segunda maior? Trouxe para a rua em todo o pas cerca de milho e meio de portugueses? Provavelmente tudo isto ser verdade. Muitos se interrogam: e agora, no acontece nada? O governo no se manifesta? O Presidente da Repblica no tem uma palavra? Pois parece que nenhuma destas entidades reagir, para alm do politicamente correto. No entanto, houve algo de diferente no rosto molhado de muitos manifestantes de todas as idades, o desencanto, a sensao de impotncia perante a realidade dos fatos e constatao de que, pode o pas inteiro vir para a rua, que a poltica no muda e estamos condenados a empobrecer a cada dia, a emigrar, a tentar sobreviver, coisa que parece cada vez mais difcil.

Sexta-feira Gaivotas em terra


Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vo realizar uma greve nos dias 21, 22 e 23 de Maro em protesto face extenso dos cortes salariais da Funo Pblica empresa.

Lembrar e cantar o Passado, nos 60 anos da emigrao Portuguesa para o Canad. Cantar vitria em muitos aspectos da nossa vivncia neste Pas que tambm nosso. Por sobre tudo, porm, a Federao Luso-Canadiana de Empresrios e Profissionais deu, sbado, no seu jantar de gala, a noo de que est a investir no futuro. Investir no futuro ajudando a atribuir aos nossos jovens algumas das ferramentas necessrias para se alcandorarem a lugares de relevo na sua vida, sim, mas tambm na vida colectiva da nossa gente.

Federao de Empresrios acom confiana no Futuro investir * Cantar o Passado e olhar em frente
Nos 60 anos da emigrao Portuguesa

4 . Comunidades

04 Maro 2013

e netos. Que ho-de continuar a senda dos que vieram primeiro. E que, dentro de outros sessenta anos, ho-de continuar a lembrar que Portugal deu, de facto, novos mundos ao mundo... como cantava o poeta maior da Lusitanidade.

Vale a pena comear pelo princpio. No Pearson Convention Centre, umas quantas centenas de pessoas entenderam o chamamento da Federao. Joo Vicente, o mestre de cerimnias, no teve grandes

Investir no futuro atravs da atribuio de umas trinta Bolsas de Estudo todas num total de 60 mil dlares a outros tantos estudantes de origem Portuguesa, muitos dos quais j nascidos por c, a serem, assim, fruto do trabalho e da vivncia de muitos dos pioneiros que vieram para c h sessenta anos, primeiro no bojo do Saturnia e depois noutros barcos, antes mesmo do grosso da coluna ter comeado a vir de avio. Pioneiros que rilharam os dentes para no chorar o afastamento da Me Ptria. As bolsas de estudo dadas, de uma forma geral, por empresrios de sucesso e por empresas que tm no Portugus um dos seus mais dinmicos componentes. Empresrios e empresas que entendem

que investir no futuro... mesmo o melhor caminho.

Pioneiros a reverem-se no presente


Depois, tnhamos por l pelo menos dois pioneiros, nas pessoas de Antnio Sousa e Antnio Araujo. Ambos a terem vindo para c, em 53 e 54. E a ajudar a formatar se assim nos podemos expressar esta comunidade portuguesa de to nobres tradies. Antnio Sousa, por exemplo, a ter dado a este Pas a noo de que podemos

chegar to longe como os demais, como se pode provar atravs de um dos seus filhos, que to smente ministro das Finanas da maior provncia do Canad. Investir no futuro mesmo isto. Colocar pedras, muitas pedras, no grande monumento que vamos deixando por c. Um monumento que feito, afinal, com o que de melhor temos os nossos filhos

Estamos em todo o lado a acompanhar o dia-a-dia das comunidades

e Profissionais de amanh
dificuldades por que tudo estava organizado como era necessrio. E ele, mesmo assim, ainda deixou notas de interesse certo para a noite que estava fadada a ter sucesso. Os Hinos Nacionais entoados. A mensagem da Presidente, Cristina Martins. Susan Stauth, do RBC Royal Bank, a fazer o seu remark de patrocinador da noite. Depois, era o Embaixador de Portugal em Otava, Pedro Moitinho de Almeida. A dizer da sua satisfao em estar ali, naquele que era, afinal, o ltimo evento em que estava presente, em Toronto, uma vez que termina a sua misso entre ns, seguindo, depois, para Viena, na ustria. Na parte de entretenimento, o The Tavares Quartet, ano aps ano, mais rico e mais metido nos meandros da Msica que enchem

04 Maro 2013

Comunidade . 5

este gnero de eventos. Mais tarde, haveria de ser a Luso-Can Tuna a encher a noite da sua forma de ser e estar neste mundo muito difcil, ns sabemos da Msica. Um jantar maneira. Com Fernando Branco, presente, para se assegurar de que tudo marchava em conformidade. Mais tarde, era o Ministro das Finanas, Charles Sousa, ele que tambm j foi, em tempos, presidente da Federao, a deixar a sua mensagem, toda ela direccionada para o futuro que a vem, falando aos mais jovens e interessando-se por enaltecer quantos acharam que deveriam patrocinar as Bolsas de Estudo. O Secretrio de Estado da Energia, Artur Trindade, haveria de tecer algumas consideraes, em representao do ministro da Economia, lvaro dos Santos Pereira que, ltima hora, devido a problemas de sade de um familiar, teve de cancelar a visita a Toronto.

lhe perguntmos se no houve a tal Grndola Vila Morena, Artur Trinda vai dizendo que no houve, mas se houver, no h problema nenhum. Estou habituado a todo o tipo de msica... Artur Trindade chegou a Toronto, um pouco antes de ter sido atirado para a festa. Gosto muito de aqui estar. Estou muito bem impressionado com a comunidade portuguesa, com os empresrios e com a forma como mostram ter uma comunidade dinmica e empreendedora, com responsabilidades aqui j muito importantes na comunidade local, como tem sido apangio, em conversa com o sr. Ministro das Finanas, que tem sido uma honra tambm estar a conhecer, e a conversar, aqui neste encontro e estou muito bem impressionado com as pessoas... Charles Sousa, o nosso Ministro das Finanas, andava por ali. Interrompemos o seu deambular de mesa em mesa. E falmos, sobretudo, no dia-a-dia da sua vida no incio da caminhada do pioneiro seu pai. Eu nasci no chamado Kingston Market, Bellevue e Nassau, e eu, nessa altura, comecei a ter orgulho por aquilo que o meu pai estava a fazer, ajudando outros, incentivando-nos a fazer o melhor nas Escolas... olhe que ele at tinha um emblema que trazia na lapela que dizia que a Educao a nossa arma... e ele, em verdade, estava sempre a participar na comunidade e isso que me foi dando o exemplo para eu querer fazer alguma coisa ainda melhor...

ter de fazer mais , talvez na Educao acadmica dos seus filhos, enviando-os para a Universidade... tenho martelado este ponto, desde a minha chegada e ao fim destes quatro anos, penso que a situao ptima... mas poderia ser ainda melhor.

Presidente satisfeita
Satisfeita, satisfeita, estava Tina Martins, a presidente da Federao. Extremamente satisfeita. Temos um grupo enorme de empresrios, aqui, esta noite. Orgulhosa at por podermos, hoje,

Bolsas de Estudo e Prmios de Excelncia


Depois, era a apresentao das Bolsas de Estudo. E a entrega dos Prmios de Excelncia, entregues, este ano, a trs personalidades bem conhecidas da nossa gente. Fernando Costa, Professional Excellence Award; Cristina Marques, Civic Commitment Award; e Ana Ocha, New Generation Award. Antnio Sousa era um pioneiro entusiasmado. Frente a umas fotos amarelecidas pelo tempo postadas frente a todos ns pela Galeria dos Pioneiros, organizada por Jos Mario Coelho, Bernardette Gouveia e Manuel da Costa vai-nos contando: Olhe... aquele ali sou eu. Ia para o Labrador... Quando lhe perguntmos se acreditava, h 60 anos, que isto ia dar uma coisa to grande como est a dar..., Antnio Sousa diz-nos o seu nunca. Nunca se pode acreditar no que nos aparece sem ver, sem ter estudado, sem nada. Eu tinha duas ferramentas quando vim de Portugal. Trabalhei at aos 23 anos com duas ferramentas, um lpis e uma caneta. Aqui troquei as duas ferramentas. A p a e a picareta... Num canto da sala, demos connosco a conversar com o secretrio de Estado da Energia, Artur Trindade. Eu acredito em tudo o que, em Portugal, estamos a fazer tudo aquilo que temos de fazer para conseguirmos um futuro melhor. E isso que nos move e isso que nos motiva e sempre que tivermos de corrigir alguma coisa... corrigimos e melhoramos. Insiste em que a base das reformas que estamos a aplicar no nosso Pas e na nossa Economia so, na nossa opinio, o nico caminho para Portugal criar mais riqueza no futuro.

H 60 anos pensava-se o qu da comunidade?


Antnio Souisa, o pai, estava presente na conversa. Ainda fomos deixando cair a pergunta sobre se, h 60 anos, se poderia pensar que a comunidade chegava to longe. Eu acreditava diz Antnio e acreditava por saber que h lugar para todos, desde que se seja honesto, correcto e trabalhador. Charles Sousa deixa cair a ideia de que no preciso pisar ningum. Podemos fazer muitas coisas em conjunto. O pai e a me sempre me deram a noo de famlia. E a nossa comunidade tambm pode ser como que uma famlia grande... O embaixador Pedro Moitinho de Almeida resume, a nosso pedido, o que o Canad fez na sua vida de Embaixador. Diria que aprendi a gostar de hquei, mas continuo a preferir Futebol. Aprendi a gostar do caf do Tim Hortons, mas continuo a opreferir a nossa bica. Fiquei a gostar da neve, mas continuo a gostar mais do sol. Portanto, mais canadiano do que quando cheguei... mas cada vez mais portugus. Entende que a comunidade portuguesa uma comunidade integradssima, felizmente com inmeros casos de sucesso, a contribuirem enormemente para a Economia e para a Cultura, em todas as reas do Canad, mas tambm muito arreigada a Portugal. A nica coisa que eu diria que, de alguma forma, a comunidade premiar 29 estudantes luso-canadianos e luso-descendentes, com bolsas no valor superior a 60.000 dlares. At onde poder ir a Federao? Muito longe. E eu, este ano, estive mais perto a tudo o que se relacionou com as Bolsas de Estudo e posso dizer, honestamente, que fiquei muito orgulhosa do trabalho que os nossos alunos esto a fazer e muito inspirada, at, com a dedicao que estes alunos tm pela comunidade e com aquilo que eles do e podem dar de volta comunidade e tenho a certeza absoluta de que vamos estar bem representados com os futuros empresrios e lderes desta provncia do Ontario.

Bolsas de Estudo
As Bolsas de Estudo: Daniel Pereira, Sonya Silva, Mason Manuel Silveira, Frederica Gomes, Alcia Rodrigues, Stefanie de Jesus, Robert Maciel, Kimberley Elias, Victoria Rodrigues, Melissa Maltez, Jesse Bettencourt, Marco da Silva, Matthew da Silva, Andrea Coelho, Brian Drumonde Pavo, Daniela Araujo, Paulo Jr Pereira, Melissa Brooke Machado Rodrigues, Adam Almeida, Sydney Meagan Soares, Nicholas Anthony Batista Cunha, Alexandra Foggetti, Kimberly Barbosa Alvarado, Jenniffer Christine Esteves Vieira, Chantelle Henriques, Victoria Mendona, Nikita Izabela de Freitas, Simone Morgado e Krystal dos Santos.

Sem Grndola Vila Morena...


Satisfeito pelo que viu. Satisfeito pelo ambiente. E mesmo quando

6. Comunidades

Carteira com dinheiro entregue ao dono...

Como sero as relaes Canad-EUA se Obama rejeitar o pipeline Keystone XL?


Enquanto o Governo Harper espera com a respirao suspensa pela deciso que a administrao Obama tomar sobre o Keystone XL Pipeline, h quem pense, desde j, que uma rejeio arruinaria as relaes EUA-Canad pelos anos fora. Numa coluna publicada no Globe and Mail, o jornalista John Ibbitson sugere que fontes bem colocadas no governo lhe tm dito que um no ao pipeline resultaria num congelamento profundo de relaes que lembraria a era Bush e Chretien. Vetar Keystone iria transcender o desgosto da administrao Bush por sobre a recusa do governo Chrtien em apoiar a invaso americana do Iraque. Iniciativas de cooperao fronteiria poderiam ser colocadas em situao de espera. O Canad poderia, categoricamente, rejeitar propostas americanas para reduzir as protees agrcolas e propriedade intelectual nas conversaes de parceria Trans Pacific. Mais importante, as mil maneiras diferentes em que funcionrios canadianos e americanos trabalham, cooperativamente, dia aps dia, poderiam ser substitudas por um sistema de ombrios frios da parte do Canad. H que saber, no entanto, se o afastamento do nosso parceiro comercial seria uma escolha sbia. De qualquer modo, sabe-se que certos grupos ambientalistas preparam-se para manifestaes de certo modo bem duras na batalha contra Keystone XL. Mais do que isso, h quem pense que se a Keystone rejeitada, no podemos guardar qualquer rancor. O Canad tem de longe mais coisas em jogo nas suas relaes com os Estados Unidos para permitir algo que torne o Canad mais vulnervel. H quem sugira, desde j, que o Canad precisa comear com o trabalho de cuidar de seus interesses imediatos na parte fulcral da energia. Sugere-se, tambm, que o Canad deveria concentrar esforos em melhorar o seu registo ambiental e pensar em outros gasodutos para outros mercados. O antigo deputado liberal, e secretrio parlamentar de negcios estrangeiros, Dan McTeague diz que os interesses imediatos do Canada tambm devem incluir o cuidar da nossa prpria demanda por petrleo no Canad. Embora seja conveniente e talvez mope para o Canad encolher os ombros a uma possvel rejeio, o panorama tem de ser encarado, mesmo mudando os imperativos econmicos, impulsionados por muitos pases. Em vez de ameaas ociosas das potenciais relaes, Otava deve revigorar o nfase no processamento de combustvel no Canad e converter o gasoduto TransCanada num pipeline bruto para transportar leo de Alberta para os Alpes.

04 Maro 2013

Uma famlia mostra-se agora muito mais aliviada aps uma carteira contendo cerca de 1.200 dlares foi entregue pelos funcionrios dos servios de trnsito de Calgary. A carteira tinha sido perdida por Phovi Loi, na quarta-feira da semana passada, num autocarro a noroeste da cidade. Sua filha, Shirley Loi, no sabia da existncia daquele dinheiro at at que, durante a tarde, quando estava ocupada olhando para um nmero de trnsito de Calgary, quando recebeu uma chamada dos agentes de trnsito. J na sexta-feira, o pai e a filha conheceram o motorista do autocarro que lhes disse que a carteira lhe foi dada por uma passageira. Fiquei muito, muito feliz, disse Shirley Loi, acrescentando que ela est contente por ver que existem pessoas honestas, que retornam pertences perdidos. Shirley disse no saber por que seu pai estava a carregar tanto dinheiro com ele, mas disse que ele ficou feliz para ao recperar a carteira. O motorista do autocarro diz haver sempre carteiras perdidas nos transportes pblicos. S ele encontrou trs nesta semana.

Custo de vida sobe mais no Norte


Os custos para o consumidor no norte do Canad aumentou o dobro do que aconteceu no resto do pas, no ano passado. A ag|encia de Estatsticas do Canad divulgou o ndice de preos ao consumidor mais recente (CPI), com nmeros que mostram que os preos no chamado Iqaluit subiram pouco mais de um por cento entre Janeiro de 2012 e Janeiro de 2013. S que isso o dobro do aumento do preo nacional de apenas 0,5 por cento. Yellowknife viu um aumento do IPC de 0,8 por cento, enquanto os preos em Yukon subiram cerca de 1,7 por cento. Estatsticas do Canad disseram que a mudana no ndice reflete

EDP Renovveis constri no Canad


A EDP Renovveis ir construir, este ano, no Canad, um parque elico de 30 megawatts de potncia. Levar, assim, a cabo aquele que ser o seu primeiro projecto nesta nova geografia, revelou a empresa na passada tera-feira durante a apresentao dos resultados de 2012. O CEO da EDP Renovveis, Joo Manso Neto, explicou que se trata de um parque de 30 MW com tarifa fixa a 15 anos, tendo ainda notado que este um comeo num pas cujas regies possuem diferentes condies para o desenvolvimento das energias renovveis. No que respeita ao investimento que a EDP Renovveis far este ano, a empresa indica que ser semelhante ao de 2012 (612 milhes de euros). Joo Manso Neto referiu ainda que em 2013 o controlo de custos ser uma preocupao da empresa.

preos maiores para o lcool, comida e tabaco, as despesas domsticas e recreao. Os preos da gasolina caram ao longo do ano na maior parte do pas, o que ajudou a equilibrar outros aumentos. Estatsticas do Canad acompanha a inflao por meio da CPI, uma cesta de cerca de 600 bens e servios que a famlia mdia canadiana consome. A maioria dos preos so verificados durante as visitas mensais s grandes empresas comerciais. Outros preos so verificados por telefone ou pela internet. Nacionalmente, cerca de 650.000 preos so verificados a cada ano.

Festival do Ano entre ns


O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima vai ser reconhecido em Maro, como Festival do Ano, no mbito de um concurso internacional organizado no Canad. A deciso sobre a atribuio deste prmio foi tomada este ms pela North American Garden Tourism Conference, que destacou as aces realizadas pelo festival de Ponte de Lima, nomeadamente o contributo para o desenvolvimento do turismo internacional ligado aos jardins. A entrega do prmio acontecer a 19 de Maro, em Toronto, sendo o festival minhoto, o segundo do gnero a receber o prmio de Festival do Ano, depois do National Blossom Festival (Washington, Estados Unidos da Amrica), vencedor em 2012.

Despiste na rea da Bloor


Um despiste, na rea da Bloor St. R Castle Frank Road, por volta das 9:30 da manh de segunda-feira, fez com que duas pessoas fossem hospitalizadas. O embate provocou o capotamento do veculo, fazendo com que o cruzamento e a rampa da Bayview de acesso Don Valley Parkway fossem, tambm, afectadas, embora a zona tivesse sido reaberta ao trnsito por volta 10:30. As duas vtimas, que se acredita ser um casal de idosos, tiveram que ser desencarcerados do veculo.

Os jovens tm de dar continuidade ao trabalho da primeira gerao


O Director Regional das Comunidades, Paulo Teves, esteve nos ltimos dias entre ns. Uma visita s comunidades aorianas residentes no Canad, com o objectivo de potenciar parcerias e acompanhar o trabalho das associaes. Montreal, Winnipeg, Vancouver e Toronto foram as cidades visitadas. E graas ao seu dinamismo e, eventualmente, at, sua juventude, chega a parecer que leva uma agenda cheia de temas a desenvolver. Logo ao primeiro contacto, disse-nos ter escolhido o Canad como primeiro ponto de visitas s comunidades, j como Director Regional das Comunidades. No quarto dia desta visita ao Canad, participou num encontro na Casa dos Aores do Ontrio e no quadragsimo aniversrio do Clube Asas do Atlntico. Isto para alm de se ter avistado com a Aliana dos Clubes e Associaes do Ontario, com a LIUNA Local

04 Maro 2013

Comunidade . 7

* Paulo Teves escolheu o Canad para a sua primeira visita fora de portas

Paulo Teves deslocou-se, designadamente, ao Clube Asas do Atlntico, que estava, ento, a completar 40 anos de actividade.
Toronto, com 20 anos. ptimo. Fico muito feliz que assim seja. E em clubes j grandes, como esse, sempre com grande satisfao que ns vemos isso... porque eles que vo dar continuidade ao trabalho que essa primeira gerao levou para a frente. conm o meu apoio... Uma visita talvez rpida. Mas uma visita que capaz de dar os seus frutos, num futuro prximo. J antes, em Montreal, o Director Regional das Comunidades, Paulo Teves, afirmara o compromisso do Governo dos Aores no sentido da valorizao da juventude aordescendente e do seu contributo para a continuidade do trabalho que as associaes com ligao Regio desenvolvem no Canad. Paulo Teves, que falava, ento, num encontro com diversas associaes e organismos da comunidade aoriana, salientou ser um desgnio dos Aores e das suas comunidades a aposta na promoo da Regio, dos seus valores e potencialidades junto dos jovens aordescendentes, tambm como meio de potencializar os intercmbios e de aproximar os dois lados do Atlntico.

183 e com a Federao de Empresrios Luso-Canadianos. Num destes encontros, estivemos com Paulo Teves. Perguntmos-lhe, logo de princpio, se nas novas funes se sentia como peixe na gua.

A continuidade dos que, h 60 anos, para aqui vieram


A Juventude. Os jovens que j vamos tendo por a em associaes e mais associaes. Os jovens que sero tero de ser os continuadores daqueles que, faz agora 60 anos, iniciaram a chamada emigrao oficial portuguesa. Cheio de entusiasmo portanto? Sem dvida. Com uma fora inigualvel, contando, claro, com o apoio das nossas copmunidades e na certeza de que as comunidades contam sempre

Pescado logo na remodelao do Governo


A verdade que o novo Director Regional j trabalhava naqueles servios desde 2003. Comeou como tcnico superior. Depois esteve como coordenador do Gabinete de Emigrao e Regressos e, nos ltimos tempos, ocupava o cargo de Director de Servios da Emigrao, Imigrao e Regressos. Com o novo Governo Regional, aps as eleies de Outubro, houve remodelao governamental e este jovem de 31 anos... foi pescado, como lhe dissemos. Ser que, no esprito da novo Director Regional das Comunidades do Governo Regional dos Aores h ideias formadas sobre eventuais problemas das comunidades? que, s vezes, coincidem os problemas que vamos conhecendo e os problemas que os elementos ligados ao Governo... vo conhecendo. Pela visita que fiz ao Canad, designadamente a Montreal, Winnipeg e Vancouver... h como que uma ansiedade comum, que tem a ver com a Juventude. necessrio haver muito mais juventude participativa, com poder de deciso nas associaes. E vrias associaes j se esto a deparar com alguns problemas com a falta de jovens.

So por agora 8 candidatos Liderana liberal

Candidato George Takach sai da corrida e apoia Trudeau


George Takach o primeiro candidato liderana Liberal a retirar-se da corrida. Num comunicado divulgado, agora, Takach disse sentir-se honrado por ter concorrido, mas achava prefervel sair e apoiar Justin Trudeau. Numa entrevista por telefone com Yahoo! Canada News, o diretor de comunicao de Takachs disse que agora era mesmo o momento certo. Acentuou, entretanto, o apreo que tem pelos que participavam na sua campanha, mas no tem os recursos que ele queria ter para executar o tipo de campanha que ele desejaria levar a cabo. Disse-se, igualmente, impressionado como Justin... conduziu a sua campanha nos ltimos trs meses, desde que a campanha comeou oficialmente, e acha que o Justin est vocacionado para ser o prximo lder.

Apostar na Juventude
Um problema, sim. Ento a continua Paulo Teves vamos apostar muito na questo, mesmo que seja atravs do incremento do intercmbio entre jovens de c com jovens de l, para dar um pouco de responsabilidade de liderana associativa. Lembra, a este propsito, que ns temos muitos jovens frente de associaes nos Aores. E acho que uma partilha de experincias nesse sector poder ser uma mais valia para esses jovens. Lembramos a Paulo Teves que, entre clubes aorianos, e no s, isso j se nota. As mulheres e os jovens esto, efectivamente, a dar passos acertados nesse mesmo sentido. Lembrmos-lhe o caso do Lusitnia. Esse o caminho e eu fico muito contente que assim seja. J encontrei associaes de grande peso, com jovens de 30 anos como presidentes. No podemos ficar parados com esses poucos exemplos, mas trabalhar muito mais porque as associaes precisam de continuidade. Por ns no resistimos tentao de contrapr aos jovens de 30 anos... o caso do jovem Presidente do Sporting Clube Portugus de

Trudeau esteve por c


Entretanto, o tambm candidato liderana liberal, Marc Garneau, desafiou Justin Trudeau para um debate entre os dois. Por outro lado, Justin Trudeau esteve em Vaughan. Acompanhado do deputado Steven Del Luca, esteve presente numa recepo muito concorrida, no ultimo dia de Fevereiro, no Supreme Banquet Hall, 8311 Weston Rd. Ainda que por pouco tempo, estivemos l e reparmos uma vez mais na grande massa de gente que enchia por completo o salo. Justin Trudeau teve ocasio de dizer a todos alguns dos pontos mais importantes da sua campanha.

Let s Go Home Foundation


Uma fundao que tem em vista uma causa nobre. Pelos vistos, no mundo global em que vivemos, h crianas que so retiradas de um dos pais... sem autorizao de qualquer espcie. Ficam separados, mesmo que, legalmente, os pais no estejam ainda separados. Lets Go Home Foundation promoveu, no primeiro dia de Maro, uma conferncia de Imprensa sobre o assunto. Canadas Chapeau Association juntou-se iniciativa.

8. Comunidades

04 Maro 2013

Um drama pungente para muitos pais


Movimentos e mais movimentos para solucionar um caso, que at data, no teve soluo. Por isso, uma festa marcada para o dia 10 de Maro, para angariar fundos para os custos legais que o caso exige. De facto, uma festa show do Iran Costa, em Toronto, na Casa da Madeira, no dia 10 de Maro, j para angariao de fundos. Alm do famoso artista brasileiro, estaro presentes o Tony Cmara, a Cibele e o Helder Pereira. O objectivo mesmo chamar a ateno do pblico para esta prtica que est a ocorrer, no s no Canad mas no mundo todo. Em funo da globalizao, h casais multiculturais no mundo todo. E muitas vezes, quando um casamento no d certo, um dos dois pega na criana ou nas crianas, fruto da unio, e leva essas crianas para longe do outro pai... E porque est a ser criado um servio para ajudar essas pessoas, naturalmente que preciso dinheiro, muito dinheiro. E a verdade que h tratados... mas que nem sempre so cumpridas. Demoram muito tempo, exigem muita manobra legal. Stephen Hatkins, da chamada Chapeau Association, tem um caso parecido com o de Beto. E entende que h muito a fazer. Designadamente com movimentaes polticas nos vrios pases... H tratados sobre o assunto. Tratados e correntes internacionais que poderiam ajudar a resolver o problema... mas que esto, por agora, impotentes para fazer com que

os filhos assim retirados aos pais... sejam entregues aos progenitores. No fundo, um problema que ter de ser resolvido. Um problema que separa filhos dos pais, o que no parece justo.

Beto Luqueci Thomas o nosso colega da TV - conta que a (ento) esposa de um casamento de 16 anos foi para o Brasil, em frias, em Julho de 2011. Decidiu no regressar ao Canad. Com ela ficaram as filhas do casal, Mariana, de 7 anos, e Melanie, de 9.

Religio e F

Mais alvo que a neve


Na semana passada, Sbado, 23 de Fevereiro, 2013, decidi dar um passeio com a minha esposa a Owen Sound, uma cidade que fica cerca de 200 kilmetros a norte de Toronto. A inteno do passeio foi simplesmente para relaxar devido s presses do trabalho e da vida e para admirarmos a natureza que Deus criou. No ficmos desapontados. Quando saimos de Toronto de manhzinha, por volta das oito da manh estava a chuviscar. Todavia ao meio da jornada, a chuva se tornou em neve, e quando chegamos ao nosso destino tudo estava coberto com um manto de neve. Visitamos trs quedas das guas. Todavia a vista da Inglis Falls no Inverno, nos deixou maravilhados. Realmente valeu a pena o passeio. S Deus que nos pode dar uma paisagem to bonita. Nenhum artista conseguir pr no papel aquilo que os nossos olhos viram naquele dia. A cascata tinha dos lados colunas de gelo que estavam penduradas nas rochas de cima at abaixo. No fundo da cascata estavam blocos enormes de gelo acumulado atravs do congelamento durante os dias frios deste Inverno. As rvores, os arbustos, as rochas estavam todas cobertas com a neve branquinha. Juntamente com toda esta paisagem a neve caa naquele dia, contribundo para a beleza da natureza daquele lugar. A fora do rio no permitiu que a gua congelasse completamente, e assim pudemos ver a gua do rio a cair de cima das rochas para baixo, e depois desaperecer debaixo dos blocos enormes de gelo, para depois aparecer mais abaixo e desaparecer em outros lugares. Tudo isto nos encantou. Caminhamos nos trilhos da floresta perto da queda da gua e tudo estava branquinho, coberto com um manto de neve de uma altura de quase meio metro. Tiramos muitas fotografias mas nenhuma delas pode representar perfeitamente a beleza exacta do que vimos naquele lugar que Deus criou para a sua glria e para nosso benefcio.

Uma nota do ConsuladoGeral diz-nos que, durante o ms de Maro, estaro expostos ao pblico no Consulado Geral e no Consulado Honorrio de Portugal em Winnipeg, dentro do horrio normal de expediente, os Cadernos de Recenseamento Eleitoral, para efeitos de consulta e reclamao dos interessados. Os erros ou omisses detectados devem ser imediatamente indicados Comisso

Cadernos do Recenseamento Eleitoral

Recenseadora, devidamente fundamentados, a fim de serem corrigidos na Base de Dados do Recenseamento Eleitoral. Recorda-se, ainda, que todos os cidados eleitores podem verificar a respectiva situao no recenseamento eleitoral atravs da consulta a uma das seguintes pginas web: www.recenseamento. mai.gov.pt/, www. portaldoeleitor.pt ou www. cgptoronto.blogspot.com.

Rev. Joo Duarte


Quando voltamos para Toronto, cerca das trs horas da tarde, ficamos surpreendidos que estava um dia bonito de sol, sem chuva ou neve. O propsito principal de tudo o que Deus criou foi para a sua glria (Salmo 19:1; Isaas 43:7). Ao vermos a beleza daquele lugar o nosso corao ficou comovido e a nica coisa que podiamos fazer foi louvar a Deus ao contemplar as suas obras maravilhosas. A neve to branca que vimos naquele dia nos fez lembrar das palavras: Vinde, ento, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornaro brancos como a neve... (Isaas 1:18). Deus repreendeu os judeus atravs do profeta Isaas, o qual descreveu os pecados deles desta maneira: Ai da nao pecadora, do povo carregado de iniquidade, da semente de malignos, dos filhos corruptores: deixaram ao Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram atrs... Desde a planta do p at cabea, no h nele coisa s, seno feridas, e inchaos, e chagas podres, no expremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida pelo leo. (Isaas 1:4,6). As aces deles fizeram com que Deus ficasse extremamente irado com eles. Deus lanou nos seus rostos que, devido aos seus pecados, j no podia tolerar os rituais e as festas religiosas que eles faziam no templo de Deus em Jerusalm (Isaas 1:11-15). Todavia, Deus prometeu que se eles se arrependessem dos seus pecados (Isaas 1:16-17), Deus faria com que eles ficassem espiritualmente brancos como a neve. Realmente a misericrdia de Deus d oportunidades at ao pior pecador. Louvado seja Deus.

Acontece. De vez em quando, surge a notcia onde no parecia... poder existir. Uma rpida visita a Bentos Auto & Tire Centre, deparmos com uma jovem senhora, Ana Maria, que estava, no fundo, a publicitar no melhor sentido do termo um concerto de

EUROPA DUCT CLEANING

EUROPA DUCT CLEANING


(Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING) Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net

telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296

A MELHOR SOLUO SER Contactar Manuel ou Mike

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio

Festa para angariao de fundos... por uma boa causa


Na Casa dos Aores, era, ontem, a meio da tarde, um almoo para angariao de fundos para as grandes festividades do Divino Esprito Santo daquela colectividade, a realizar no ms de Junho. Casa dos Aores, que tem como patrono precisamente o Esprito Santo. Maria Auxiliadora Medeiros, mordoma da festas do Divino Esprito Santo, com a ajuda da famlia, amigos e directores da Casa dos Aores ps em marcha a iniciativa, para angariar fundos com vista a uma das festas que mais tradio da gente aoriana, e no s. Aps o delicioso Almoo de programa cultural. cozido portuguesa, houve

04 Maro 2013

Comunidades . 9

O Bailinho At a Barraca Abana, pelo Grupo de Teatro As Nossas Razes, do Asas do Atlntico, mais uma vez agradou a este pblico que num constante aplauso riu a bom rir. Tambm o Grupo Coral da Casa dos Aores actuou e como sempre foi do agrado geral. Por fim, Os Amigos da Dundas, excelente Agrupamento Msical que cantou e encantou, animaram este lindo programa. Haver ainda mais dois Jantares em louvor ao Divino Esprito no dia 23 de Maro - e o outro no dia 13 de Abril.

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina

Agora tambem em Bradford!

Salo de ch Ambiente acolhedor

Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

Casa cheia na Casa das Beiras

10. Comunidades

04 Maro 2013

Fast-Food o vrus silencioso

Neste Sbado, ABC foi ate Casa das Beiras. Foi at la porque sabia que havia festa, e por norma quando h Festa na Casa das Beiras sempre um ambiente fantstico.

Diogo Fresco

Numa sociedade cada vez mais consumista e adepta de comida rpida (fast-food), alguns aspectos de uma dieta saudvel so esquecidos, tendo consequncia negativas principalmente para as crianas, pois o seu organismo ainda se encontra em desenvolvimento. Segundo um estudo publicado na revista Thorax, as crianas que consomem trs ou mais pores de fast-food por semana apresentam um maior risco de desenvolver asma alrgica, rinite e eczema mais severos. Para o estudo uma equipa internacional de investigadores contou com a participao de 319 mil adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, e oriundas de 51 pases. Foram tambm includas mais de 181 mil crianas que tinham entre seis a sete anos e eram provenientes de 31 pases distintos. Todos os adolescentes e os seus pais foram questionados relativamente a sintomas associados asma, eczema, rinoconjuntivite, bem como sobre os seus hbitos alimentares. Os questionrios incidiram sobre a severidade dos sintomas ocorridos nos ltimos 12 meses, incluindo a sua frequncia e se tinham interferido com a vida quotidiana e padres de sono. Os participantes foram tambm questionados relativamente ao consumo e frequncia de determinados alimentos: carne, peixe, fruta, legumes, cereais, manteiga, arroz, nozes, leite, ovos, fastfood e hamburgers. Aps terem em conta outros fatores que poderiam afetar os resultados, os investigadores constataram que o consumo de fast-food estava associado com a severidade dos sintomas, sendo esta associao independente do gnero, nvel de riqueza ou da provenincia dos participantes. O estudo apurou que o consumo de trs ou mais poes de fastfood por semana aumentava em 39% o risco de asma severa entre os adolescentes e crianas. A severidade da rinite e do eczema foram tambm agravados. Contudo, os autores do estudo verificaram que o consumo de fruta, trs ou mais vezes por semana, conduzia a uma diminuio da severidade dos sintomas em 14% entre os adolescentes e crianas. Na opinio de um dos autores do estudo, Philippa Ellwood, poder haver vrias explicaes para os resultados encontrados. Nveis elevados de cidos gordos saturados encontrados na fast-food podem ter afetar a imunidade, enquanto a fruta contm compostos benficos e antioxidantes. Contudo, os investigadores referem que no foi demonstrada uma causa efeito e que so necessrios estudos adicionais. Se a relao entre a fast-food e a prevalncia dos sintomas de asma, rinoconjuntivite e eczema for causal, os resultados tm um grande impacto na sade pblica devido ao crescente consumo deste tipo de alimentos a nvel global, concluem os autores do estudo. Caro leitor, preste mais ateno sua dieta diria e incuta hbitos saudveis s crianas, pois ser importante para um crescimento saudvel e para reforar o sistema imunitrio. At para a semana!

agendado ainda pela direo, em breve, a Casa das Beiras parece preparada para dar continuidade ao crescimento saudvel que tem tido ate aqui. Os seus Diretores e Presidente Bernardino Nascimento esto de parabns sem duvida. - Numa nota parte, olhando pelo nmero de muitas mulheres e juventude na sala parece tambm que a Casa das Beiras j semeia futuro a curto e a longo prazo. Sonia Micael / ABC

Joe Cmara j se foi


Depois de ter observado que o parque de estacionamento da Casa das Beiras estava cheio de carros e ter entrado, j na sala, esta Reprter do seu jornal ABC assistiu a vrios temas discutidos pelos membros presentes um pouco por toda sala onde se festejava a Festa tradicional da Matana do Porco que teve o seu inicio as 19:30 daquele dia. Temas esses que (deixamos aqui o nosso parecer), s mostram o interesse dos membros em fazer progredir esta casa nobre.
Jos Fernando (Joe) Camara, de 64 anos, nascido a 5 de Setembro de 1948, casado h 39 anos com Maria Dos Anjos (Angie) Camara, faleceu a 26 de Fevereiro, rodeado da famlia mais chegada. Jos Fernando era filho de Joo e Maria do Carmo Correira da Cmara. Imigrou para o Canad, vindo de gua DAlto, So Miguel, Aores, h 45 anos e com o seu trabalho rduo, paixo e amor, construiu uma vida muito agradvel para a famlia, sendo mesmo orgulhoso das suas filhas (gmeas) Pauline e Angie Camara, bem como do seu filho Andrew. Joe era fantstico na devoo da sua vida para com a famlia e participou, activamente, na comunidade portuguesa local, designadamente no Portuguese Cultural Center of Mississauga e na Igreja de So Jos em Streetsville. A sua tica de trabalho, designadamente durante dcadas no Enbridge Gas fez de cada um dos colegas um verdadeiro amigo. A famlia entende dever expressar a sua sincera gratido a todos os elementos da famlia e amigos, bem como aos membros do Credit Valley Hospital Palliative Care Unit, pela forma como lidaram com os ltimos tempos de Joe Cmara. Como escreveu uma das suas filhas, o cu recebeu um grande presente - nosso anjo Jos Fernando Camara.

Com musica ao cargo de Midnight Illusion e as muitas variedades de carnes e enchidos a serem oferecidos por Salsicharia Pavo e isto sem falar de uma sobremesa onde o prato forte que foi a fruta natural, a festa foi mesmo isso... Rija. A direo da Casa Das Beiras fez recordar as aldeias rurais, onde a criao dum porco para matar, era vital para o sustento da famlia. A matana do porco era to importante que se pode dizer que constitua uma festa, na qual participava toda a famlia com seus ncleos independentes da casa me onde maior parte das vezes vizinhos tambm eram convidados. Durante um ano inteiro a Casa das Beiras tem conseguido preencher as tardes e noites de muitos Beires e no s entre nos, com bastantes eventos e com uma sala cheia na noite de Sbado... e sem esquecer que j tem um grande jantar Pascal

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

O Benfica foi a Aveiro vencer o Beira-Mar por 1-0, em partida da 21. jornada do campeonato. Um resultado que permite aos encarnados isolarem-se na liderana da Liga, com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto.

Exibio fraca mas vitria e liderana isolada


rematou vrias vezes, acreditou no empate e chegou mesmo a ameaar a baliza de Artur, provocando calafrios na rea encarnada, como foi o caso do minuto 81 em que Bura desviu para golo mas o guarda-redes encarnados defendeu.

04 Maro 2013

Desporto . 11

Segundo Pedro Queiroz, em A Bola, o Benfica fez, na globalidade, um jogo pobre em Aveiro mas a verdade que ganhou. H partidas em que o mais importante no a exibio mas sim o resultado e esta foi declaradamente uma delas.

A entrada em jogo do Benfica foi muito forte, procura de um golo cedo, para evitar surpresas com o adiantar da partida. Logo no primeiro minuto Lima podia ter marcado num chapu a Rui Rego mas o golo s surgiria aos 16 minutos, num penalty convertido por Cardozo, a castigar mo de Hugo. Com o andar da primeira parte o Benfica perdeu o gs dos primeiros minutos, enquanto o Beira-Mar tambm no criou perigo para Artur. Na segunda parte, o Benfica parece ter adormecido nos primeiros minutos, jogando muito lento e permitindo ao Beira-Mar ir subindo no terreno. A equipa de Costinha
Co-sponsored by

www.sunfest.on.ca

World Music & Jazz Series 2012-13

Ana Moura

Direct from Portugal

Ms. Mouras fado never forgets about the musics past, but lives in the moment...her lush alto voice can be smoky and hesitant or clear and pointed - The New York Times

Saturday, April 6, 8:00 pm


Aeolian Performing Arts Centre, 795 Dundas St., London

$30 Advance ~ $35 Door


Special Concert & Dinner Package with AROMA MEDITERRANEAN RESTAURANT ~ $55 Advance
Available only from Aroma, 717 Richmond St. at Piccadilly, London - Phone 519-435-0616 Includes dinner (5:00 pm), shuttle bus from Aroma to The Aeolian & return, reserved concert seating, and reception with Ms. Moura after her performance.

Available at Aeolian Box Office, Centennial Hall Box Office, Chapters North (Masonville), Long & McQuade/Belle Air Music, Village Idiot (Wortley Village), Walters Music (Masonville Place), and online at aeolianhall.ca
Only the Aeolian Box Office (519-672-7950), Centennial Hall Box Office (519-672-1967), and aeolianhall.ca accept Visa & MasterCard

Information: 519-672-7950, 519-672-1522 or info@sunfest.on.ca

12 . Desporto

04 Maro 2013 Leozinho apaga fogo do drago


Os midos do Sporting deram um bom exemplo de maturidade, aguentaram o pressing de uma equipa portista bem mais adulta e roubaram dois pontos ao drago (empate a zero), resultado que penaliza a equipa de Vtor Pereira. O clssico de Alvalade foi um pouco ao estilo do jogo do rato e do gato, com o FC Porto a ter maior domnio territorial, ainda que com pouca traduo em oportunidades de golo. O Sporting, com uma equipa muito jovem, ficou espera do adversrio, muitas vezes no seu meio-campo defensivo entregando as despesas do ataque a um Wolfswinkel perdulrio. Foi neste equilbrio de foras que o jogo foi decorrendo, com o FC Porto a comandar as operaes no meio-campo, enquanto o Sporting fazia da defesa o seu melhor ataque. Num jogo muito musculado, mas pouco cerebral, os ataques do FC Porto foram morrendo na bem organizada defesa leonina apesar de bons remates de Jackson, Defour e Fernando , enquanto o Sporting desperdiou a melhor situao dos primeiros 45, com Wolfswinkel, isolado por Dier, a permitir a defesa de Helton.

Luiso chama covardes, vndalos, bandidos a adeptos do Braga

Sporting tira dois pontos ao FC Porto

O que j se tinha visto do primeiro tempo acabou por se projetar na segunda parte. Mais FC Porto na posse de bola, muito contacto fsico e a dose de emoo. Rojo foi expulso por duplo amarelo, mas, com menos um, o Sporting voltou a ter uma grande oportunidade, quando Wolfswinkel, novamente isolado, voltou a falhar. Ao FC Porto, nem o regresso de Liedson a Alvalade valeu.

O capito do Benfica comentou o apedrejamento do autocarro do Benfica com diversos comentrios na rede social Twitter. Fotografias dos estragos foram reveladas por Alan Kardec e Luiso nas redes sociais, sendo que o capito fez questo de marcar uma posio. Vergonhoso o que fizeram na estrada com o nibus [autocarro] do Benfica sada de Braga. O futebol para alguns infelizmente isso. cada vez mais preocupante e revoltante o que esses covardes, vndalos, bandidos... enfim, no h como definir as pessoas que fazem isso. Com toda sinceridade, a pessoa que fez isso tinha que ser homem o suficiente e no ficar escondido numa ponte. Enfim, a verdade que o Benfica incomoda muita gente!! Que coisa triste... Mas Deus est no comando e estamos bem!!, escreveu o capito dos encarnados na sua conta na rede social.

Isto e um motor.

Isto tambm e capaz de ser o que o seu negocio precisa.

ABC, nos somos um motor ABC,


extra para o seu negocio.

advertising@abcpcn.com

a Forca da Publicidade!

416 995 9904

Isto e um motor.

Isto e um motor.

Isto tambm e capaz de ser o que o seu negocio precisa. ABC, nos somos um motor extra para o seu negocio. ABC, a Forca da Publicidade! advertising@abcpcn.com

Isto tambm e capaz de ser o que o seu negocio precisa. ABC, nos somos um motor extra para o seu negocio. ABC, a Forca da Publicidade! advertising@abcpcn.com

416 995 9904

416 995 9904

Couceiro promete gesto desportiva eficaz e cria comisso financeira


Prometeu abrir o capital social da SAD, revelando que esto a ser considerados vrios modelos nesse sentido, mas garantiu que os superiores interesses do Sporting sero salvaguardados em qualquer caso, sem especificar de que forma. Na rea patrimonial, o candidato prometeu tudo fazer para que o pavilho para as modalidades venha a ser uma realidade e que o mesmo seja edificado junto ao estdio de Alvalade, por entender que o espao onde as equipas do clube vo atuar ter de ser perto de casa, onde pulsa a alma sportinguista. Temos uma equipa coesa, solidria, competente, com know-how e experincia para salvar o Sporting do abismo, sabendo os obstculos que nos esperam, disse Couceiro, que quer, definitivamente, marcar a diferena a nvel da gesto desportiva, que tem sido desastrosa, com consequncias nefastas na situao econmico-financeira. De acordo com o lema escolhido para a campanha, Falar Verdade, Todos pelo Sporting, garantiu aos sportinguistas que far uma campanha pela positiva, sem propostas demaggicas e irrealistas e que ir procurar unir a famlia sportinguista, ouvir os scios, com quem abordar os problemas de forma frontal e sria e avanar com solues para os resolver. No ignorou a situao vivida atualmente pelos funcionrios do clube, com quem se manifestou solidrio, assegurou que ir valorizar e credibilizar a marca Sporting, reforou a aposta nas escolas Academia, cuja gesto pode ser muito mais eficiente e prometeu criar um Gabinete de Apoio aos atletas de alto rendimento para potenciar o seu rendimento.

04 Maro 2013

Desporto . 13

Paos de Ferreira ainda mais terceiro...

O candidato presidncia do Sporting Jos Couceiro apresentou na segunda-feira a sua lista de candidatura e traou as linhas mestras do seu programa, entre as quais uma gesto desportiva eficaz e competente e medidas dolorosas no plano financeiro. Se o Sporting chegou aqui foi devido a uma pssima gesto desportiva e no por falta de meios. Isso que fique claro, disse Jos Couceiro, prometendo uma aposta forte na Academia e processos claros e transparentes a nvel da poltica de contrataes. No plano financeiro, alertou para a necessidade de medidas dolorosas para reverter a situao financeira muito grave em que o Sporting se encontra, cuja dimenso ainda no se tem a noo exata, e anunciou a criao de uma comisso econmico-financeira e estratgica, constituda por reputados economistas, que vai assessorar o presidente do Conselho Diretivo. Nesse sentido, Jos Couceiro aludiu ao grave problema de sustentabilidade financeira e econmica que o Sporting vive, fruto de exploraes deficitrias, o que vai obrigar a proceder a uma forte reduo dos custos operacionais, que tero de passar a ser inferiores s receitas.

O Paos de Ferreira recebeu e venceu o Vitria de Setbal por 2-0, em partida da 21. jornada do campeonato. A equipa da casa entrou melhor mas s aos 39 minutos conseguiu chegar ao golo, por Ccero, aps excelente passe de Andr Leo. Apesar de tudo, o empate ao intervalo teria sido o resultado mais justo. Na segunda parte, a equipa de Jos Mota sofreu um duro revs com a expulso exagerada de Paulo Tavares. Com um a mais, o Paos tomou conta do jogo e voltou a marcar, novamente por Ccero, aos 83 minutos, aps jogada de tiki taka entre Josu e Vtor. Vitria justa do Paos de Ferreira, que j sabe que vai continuar no terceiro lugar e que espera para ver o que faz o SC Braga na deslocao de hoje, segunda-feira, a Olho.

14 . Comunidades

04 Maro 2013

Gente jovem do Sporting de c... em viagem

Foi no primeiro dia de Maro. Na sede do Sporting Clube Portugus de Toronto, uma cerimnia carregado de simbolismo e significado. Era a entrega de equipamento aos meninos que se vo deslocar a Portugal. No ano passado, eram uns 40. Este ano, o nmero subiu para 70. A Academia do Sporting est assim a dar os seus frutos.

Por ali, at o presidente estava interessado em que tudo marchasse a contento, Ele e o presidente anterior, Augusto Pires, que acompanhou toda a cerimnia, ouvindo as explicaes e dando a sua verso da forma como tudo estava a marchar.

Ele e Carlos Ferreira estavam por ali a acompanhar toda a azfama. Para a semana, ser a partida. Para muitos, um sonho de h muito. Para outros, apenas o facto de fazer uma viagem at casa-me.

Fernando Rodrigues, ali com o filho, haveria de nos dizer, desde logo, estar tambm ele eufrico... com a euforia do filho.

De facto, havia entusiasmo. E a verdade que tudo parece indicar que na Academia do Sporting... h toma uma srie de ensinamentos que tm a ver com o futebol, sim, mas no s. Tudo aquilo como uma famlia. Pedro Dias daqueles dirigentes que desce ao pormenor. Em todos os aspectos e at sabendo o nome de cada qual.

E isso parece importante. Pedro Dias, que estava feliz... e nos dizia mesmo isso, acentuando que o programa est traado e, em breve, todos estaro l longe... a curtir.

LIUNA De 7 em 7
O objetivo das entrevistas que estamos a realizar com elementos preponderantes da nossa indstria e que como membros das locais (Sindicatos) que representamos so, naturalmente, a imagem dos seus sentimentos, muito especialmente durante um perodo importante, eis que optmos agora por um elemento ligado ao Cement Finisher e Local 506, tambm ele bem categrico nas suas declaraes. Trata-se de Fernando Homem, que tem 43 anos de idade e que est ligado Local 506 h 24 anos, mas que comeou por nos confessar que s recentemente se apercebeu da importncia de estar presente nas reunies que o sindicato leva a efeito, aconselhando todos os seus colegas a que o faam tambm. De 1 de fevereiro a 30 de abril estamos perante o raiding period, o que d a possibilidade dos trabalhadores estarem sujeitos a aproximaes por parte de outros sindicatos, por isso estamos a auscultar e a registar o parecer dos mais diversos membros, para que todos possam estar a par das realidades. Liguei-me ao Local 506 em 1989 e estou muito contente com todos os servios que so proporcionados aos seus membros. Sempre que preciso de alguma coisa, apresento o problema e este , de imediato, resolvido. Nunca trocaria a Local 506 por qualquer outra. Na minha opinio trata-se da melhor unio. Temos conhecimento do que se passa, mas no tenho a menor duvida em como aqueles que trabalham comigo (e so muitos), sero enganados por quem quer que seja. Alis isso j aconteceu. Um representante de outro sindicato esteve no nosso local de trabalho, alegando que oferece melhores benefcios do que a Local 506. A minha resposta foi: J estou na Local 506 h quase 24 anos, nunca tive qualquer razo de queixa e no por d c aquela palha que vou mudar! No sei se vou chegar aos 55 anos, mas nem estou muito preocupado com isso. O que eu sei que estou bem com a Local 506. O individuo em causa at me deu um carto para eu assinar, mas rasguei e deitei para o lixo, pois no quero saber deles para nada! Insistiu e disse-me que um dia poderia mudar de ideias. No, isso no vai acontecer. Como sabe a tentativa de aliciamento feita no sentido de conseguirem o numero suficiente de trabalhadores para arrastarem consigo as companhias... Em primeiro lugar eles tm poucas companhias. Podem oferecer melhores benefcios, mas depois no h trabalho... Apesar de mesmo assim, as diferenas serem bem palpveis entre aquilo que a Local 506 oferece e eles. Os cement finishers pagam menos em Union Dues, recebem mais em Penses. Eu j tenho 30 crditos, quando chegar aos 40 crditos terei uma reforma muito boa. Posso parar um ms e voltar a trabalhar se assim entender. Quem est com a Local 506, no quer mudar. No panfleto que trouxe comigo est escrita uma frase que transparece a realidade e assinada por outro luso-canadiano, Luis Rocha: Como membro da Local 506 a minha vida, assim como a vida da minha famlia, muito melhor! Concordo em pleno.

04 Maro 2013

Comunidade . 15

Quem est com a Local 506, no quer mudar!


O que muita gente no entende que se assinarem por outro sindicato, ficam presos ao mesmo durante um ano. Como que vo trabalhar se no tiverem companhias suficientes? E se no podem trabalhar para o outro sindicato, no podem trabalhar para o 506, uma vez que durante um ano esto privados de regressarem. H muita gente que pensa que pode assinar hoje por outro sindicato e que para a semana regressa Local 506, quando isso no pode acontecer, durante um ano. Por isso preciso ter muito cuidado. Esse sindicato aparece durante um fim de semana, consegue meia dzia de assinaturas ao convencer os membros mais mal informados, os quais depois ficam presos a uma situao difcil e da qual s podero sair um ano depois. Perodo durante o qual tero muitas poucas horas de trabalho. Ser que no h queixas nenhumas sobre o Local 506? Absolutamente nenhumas. Mas os seus membros devem reconhecer que importante participarem nas reunies. Temos que ser mais ativos. J comemos a implementar esse princpio e da minha companhia j estiveram nove elementos na ltima reunio, mas precisamos de mais trabalhadores, mais membros, nas reunies. E a formao, o training centre... O treino, o ensino, que a Local 506 proporciona excelente! E a terminar... importante que as pessoas tenham conhecimento. Esta ao da LIUNA muito importante, pois a nica forma de dar a conhecer aos seus membros o que devem fazer.

Quem que quer mudar quando a LIUNA, atravs da Local 506 nos oferece acesso aos melhores mdicos, assistncia aos trabalhadores 24 horas por dia, programas de reabilitao, bolsas de estudo para os filhos dos membros, programas de treino de grande qualidade, com a possibilidade de podermos receber as nossas reformas a partir dos 55 anos de idade... E tantas outras regalias? Tenho razes mais do que suficientes para no trocar o certo pelo duvidoso. A mudana de um sindicato para o outro, quando j se conseguiram 30 crditos... Claro... Para alm de eles terem apenas duas companhias em Cement Finisher, e, portanto, sem qualquer futuro... isso que eu digo aos meus colegas. No tenho razo de queixa absolutamente nenhumas da 506, por que razo iria trocar?

16 . Actualidade

04 Maro 2013

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE

Sutton Group Innovative Realty Inc.


ON L8W 3J6 escritrio

Paulo Antunes

PAULO

270 East Av. $ 147,900 Na zona portuguesa de Hamilton e perto do Hospital General, Renovada e com enorme garagem. Tudo num andar.

D VEN

IDA
37 Bond St. N. $359,900 Perto da Universidade de Hamilton, tem 5 quartos de dormir alugados a estudantes por 390.00 por ms cada um.

1423 Upper Ottawa St.

24 Ward av. $359,900 Perto da universidade de McMaster. 5 quartos, todos arrendados a estudantes universitrios. Bem renovada

HAMILTON

DID VEN

905 575 7070

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

118 Campbell av. $ 132,900 Imagine com dois apartamentos alugados por 1500.00 por ms. A hipoteca pode ser menos de 650.00 por ms

673 King st E. $289,900 Propriedade tem 2 apartamentos e um negcio. Tudo em excelente estado. Basta alugar e viver do lucro.

304 Britannia Av. $ 119,900 Um s andar, ideal para se retirar, presentemente alugado por $ 875 por ms.

60 Beechwood av. $134,900 Estacionamento para 2 carros, alugada por 900 por ms. Sero horas de ser senhorio?

A sade mental dos estudantes precisa de ateno


Ningum disse que a adolescncia seria fcil! Mas um novo relatrio do Toronto School Board quantifica o stress dos alunos nas modernas salas de aulas do ensino secundrio em Toronto. Mais de metade dos cerca de 103 mil estudantes pesquisados pelo Conselho, dizem que esto preocupados com o futuro. No relatrio foi ainda apurado que os estudantes se sentem cansados, nervosos ou ansiosos. Pelo menos por algum tempo, de acordo com o questionrio feito durante o ano 2011. Os resultados s foram anunciados durante este ms de Fevereiro de 2013.

No questionrio do Conselho escolar Censos, os estudantes responderam a questes relacionadas quase sobre tudo, por dentro e volta da vida escolar. Desde emoes s dificuldades em completar os trabalhos de casa. Participao nas salas de aula que resulta em ansiedade, depresso, distrbios alimentares, transtornos de humor, abuso de substncias, e muito mais. O facto que as crianas e jovens podem sofrer de todos os mesmos desafios com que se confrontam os adultos. As pesquisas mostram sempre que uma em cada cinco crianas enfrenta problemas de bem-estar mental. Esta estatstica traduzse em cerca de 40.000 alunos. Outras concluses do relatrio levaram a pensar numa estratgia de sade mental para as cerca de 600 Escolas, enfatizar que a pesquisa pode ser indicativo de uma

tendncia mais ampla. Maria Yau, Coordenadora da Pesquisa, acrescentou que altos funcionrios ficaram muito chocados com os resultados do inqurito. Eu acho que alarmante e requer muita ateno de todos ns educadores acrescentou ainda. Na verdade os nossos jovens entre as idades de 13 aos 18 ou 19 anos de idade de facto merecem muita ateno e de solues. As pesquisas deste tipo so realizadas pelo conselho em cada

cinco anos e apontam para as necessidades de um melhor apoio nas reas de sade mental, social e emocional e ser utilizado para informar iniciativas do TDSB no futuro. Os resultados foram entregues aos directores, para conduzir as escolas nas iniciativas especficas. Mais trabalhadores sociais ou ampliao de programas de apoio emocional, seriam necessrios segundo Maria Yan. Esta foi a primeira vez que o conselho examinou os seus alunos sobre as questes de sade mental. Que foram tambm tema de conversa durante o evento Vamos falar da Bell. Um conselho que tenho a dar aos pais dos nossos estudantes LusoCanadianos de todas as idades de pensar positivo. Aproveitar e planear um bom March Break de 2013. O March Break ao ser produtivo poder dar auto-estima aos alunos. No prximo artigo irei dar umas dicas, econmicas e bem benficas para os jovens. Alegria, tranquilidade e sucesso so os meus votos para todas as crianas estudantes da nossa comunidade Portuguesa em Toronto. -Os meus artigos so somente para fins informativos. Se tiver questes sobre a sua sade por favor marque uma consulta com o seu Medico de famlia. Em caso de Emergncia visite o hospital mais prximo da sua residncia ao ligue para o 911. Luis Esgaio Terapeuta Ocupacional e Facilitador Sade Mental e Toxicodependncia

Heris da caa (Estrelas do Norte)

04 Maro 2013

Ainda a Tempo . 17

Parece que os Heris da caa fazem parte do Rancho Folclrico Estrelas do Norte entre ns. Isto porque j se torna tradicional a festa da Caa daquela prestigiosa colectividade entre ns. Numa comunidade to frutfera como a nossa em termos de atividades e de populao espelhada um pouco por toda parte, sempre bom quando recebemos telefonemas e correspondncia dos prprios clubes e associaes a convidar-nos para participar nas celebraes com eles, como se tambm fizssemos parte da sua famlia. Neste caso concreto, no recebemos o telefonema mas como j tradio, no podemos faltar sem l estarmos presentes para contar o que vimos.

Mais uma vez o Rancho Folclrico Estrelas do Norte levou a efeito o seu jantar tradicional da Caa, um jantar de convvio entre os seus elementos e scios que aconteceu na Casa da Madeira por j terem tanta gente a aderir bonita festa. Como sempre a Lina Pedrosa, a Grande Mestre frente destas organizaes e convvios, juntamente com a sua direo mais uma vez fica de parabns. A ementa da noite? Um grande e jantar feitos das melhores carnes de caa moda do Norte, claro. Tambm fica aqui o registo de nossos agradecimentos por teremos tirado uma foto com as Estrelas da noite, que foram os caadores. Ainda fomos at a cozinha para ver as caras bonitas que la estavam a trabalhar onde s pararam para tirar uma foto. Para a prxima chegamos mais cedo para provar.

Claro que tambm havia l tanta outra comida para quem no apreciasse a ementa da noite. Noite que foi abrilhantada pelo DJ 5 Star que j comea a ser um nome requisitado um pouco por toda parte, e que aparentemente tambm comea a ganhar uma certa fama por

S lhe falta... falar!


Uma empresa chamada Thamic Labs desenvolveu uma bracelete que possibilita o controlo e a interaco distncia com vrios tipos de aparelhos electrnicos atravs de gestos dos braos, mos ou dedos. O MYO, como foi chamado, deve ser colocado abaixo da zona do cotovelo para detectar as actividades elctricas produzidas pelos msculos do utilizador. Esses sinais so transmitidos para outros aparelhos atravs de uma ligao Bluetooth. Funcionando com os princpios de interpretao de gestos do Kinect, da Microsoft, o MYO destaca-se por ter uma maior preciso e uma resposta mais rpida. Conta com detectores de movimento extremamente sensveis em 6 eixos e vem equipado com baterias de ltio e um processador ARM. As aplicaes do dispositivo foram mostradas num vdeo promocional, que mostra pessoas a jogar, a controlar o computador e a pilotar aeromodelos, robots e pequenos veculos. Fundada em 2012 por Stephen Lake, co-fundador e director executivo da Thalmic Labs e mais dois engenheiros de mecatrnica da Universidade de Waterloo, no Canad, a empresa j est a disponibilizar estes aparelhos. Custam aproximadamente 150 dlares.

fazer parte de festas como estas... ps aquela sala aos saltos. ABC agradece aos Estrelas do Norte e a Lina Pedrosa pelo convite e tambm oferece o convite a quem nos l, se ainda no foi a uma das festas deste Rancho no perca a prxima oportunidade. Sonia Micael / ABC

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

18 . Ler e contar

Sabe o que ... 8 de Maro?


Conceio Baptista
O 8 de Maro foi a data escolhida para as Celebraes do Dia Internacional da Mulher! Quantas vezes se ouve dizer: para qu o Dia Internacional da Mulher? Para qu essa referncia aos direitos da Mulher e s suas reivindicaes pela sua emancipao? E a mim, porque todos que me conhecem sabem que a minha aspirao pela Justia Social parte integrante do meu dia a dia, so me postas estas perguntas, sempre que esta data se aproxima. E hoje, mais uma vez, direi o mesmo, que tenho dito ao longo dos anos: - Esta data deve ser de sempre uma grande Celebrao pelas vitrias alcanadas, que embora no sendo muitas, so muito significativas - o Direito ao voto trabalho igual-salrio igual (no existente em muitas partes do mundo... e tambm por aqui) e ainda, pelo reconhecimento da nossa participao na sociedade. - Na minha opinio, o mais importante fazer desta data um forte protesto, pelos muitos caminhos que ns, Mulheres, ainda temos de percorrer, para alcanar todo o respeito que merecemos. - Um protesto contra toda e qualquer discriminao a que a Mulher est sujeita, ainda hoje, em todo Mundo. Fazer deste Dia, acima de tudo, um apelo a todas as Mulheres, para uma tomada de conscincia, sobre os nossos direitos de cidads. - E por fim, protestar contra toda a violncia, fsica ou psicolgica, sobre a mulher - e o medo que acompanha essa violncia! Durante longos anos de luta a Mulher Portuguesa na Dispora, mesmo longe da sua terra e com pouco acesso informao e organizao, tambm tem lutado pelo seus direitos e lugar nesta sociedade. Aqui mesmo, neste pas, chamado de Terra de Oportunidades, milhares de Mulheres, tendo a conscincia que a luta continua, tm estado sempre presentes em prol da Democracia - contra a discriminao e violao dos Direitos Humanos. Tendo claro conhecimento, que s avanmos uns poucos metros, na longa estrada que se nos depara pela frente. E posso aqui afirmar, que neste momento e nesta grande e moderna cidade, os poucos refgios e organizaes de abrigo para mulheres maltratadas, esto abarrotando. E ainda pior, que existem muitas mais mulheres sem a coragem, e a ajuda que necessitam, para procurar apoio, para elas e para os seus filhos. Estou habituada a ser contestada, a ouvir dizer que hoje j no assim. Mas infelizmente ! Tambm sei, que os avanos na emancipao da Mulher, so vistos pela sociedade atravs dos sucessos de umas poucas mulheres, que tm o privilgio e a sorte de ter diplomas, que lhes traz uma maior independncia, financeira e pessoal. E as outras? A esmagadora maioria... E saliento, as muitas mulheres portuguesas que trabalham em fbricas e em pesados servios de limpeza, sem as menores condies de segurana. Com salrios escassos - e por vezes at sem benefcios. Sabendo que se perderem muitos dias de trabalho por doena, ou por doena dos filhos, podem ficar sem emprego. Mulheres que saem de casa s 6 da manh, com os filhos ao colo, para os deixar em casa de outras mulheres, pois o acesso s creches qualificadas pouco e a ajuda do governo nem d para contar com ela. Essas mulheres necessitam saber que h muitas outras mulheres solidrias, que acreditam num futuro melhor. Por tudo isto, o 8 de Maro - Dia Internacional da Mulher - deve ser celebrado, numa jornada de unio! E depois... se conseguirmos tudo a que temos direito, ainda continuar a haver o 8 de Maro - para que possamos celebrar, em festa, as nossas vitrias! Feliz Dia Internacional da Mulher! Para todas as Mulheres nesta Comunidade neste Pas em Portugal - e no Mundo inteiro! Em solidariedade - Sempre!

Multimilionrio constri Titanic II


O magnata australiano Clive Palmer, que fez fortuna no sector minero, revelou as primeiras plantas do seu projecto de recriar o navio Titanic. A sua empreitada deixou todos surpreendidos e so muitos os que duvidam que algum queira viajar na embarcao. Clive Palmer o multimilionrio australiano que quer fora e com o seu prprio dinheiro construir um novo Titanic, com o qual far a mesma viagem da embarcao original, vendendo bilhetes aos outros passageiros que o acompanharam, de acordo com a Forbes. Prev-se, se for realmente para a frente, que o Titanic II esteja pronto em 2016. De acordo com a Sky News, a rplica ser feita ao pormenor, os aposentos estaro divididos por classes e os passageiros at podero vestir roupas do incio do sculo passado.

04 Maro 2013

No entanto, para maior conforto dos seus passageiros, Palmer j disse que pensa acrescentar algumas modernidades como ar-condicionado. O Titanic embateu num iceberg a 14 de Abril de 1912, provocando a morte a mais de 1500 pessoas.

De Luanda dizem-nos

H falta de estruturas sociais na Kilamba

No h hospitais e no h absolutamente mais nada a no ser as escolas, clamou uma das novas moradoras da Centralidade do Kilamba em Luanda. Mas se verdade que h escolas, no so contudo em nmero suficiente. Segundo Filomena Santos, moradora do Bloco L, nem mesmo as escolas correspondem procura actual dos moradores que acorreram a esta cidade. Filomena Santos afirmou que por motivos polticos em 2012, o governo angolano ter dado possibilidade de matrculas aos moradores fora do projecto Kilamba. Hoje, estando a ser habitado na totalidade, os novos moradores vem-se com dificuldades de matricular os seus educandos nas trs unidades escolares que arrancaram num conjunto de 32 escolas existentes naquela centralidade. Eu aproveito para fazer um apelo para que o Ministrio da Educao d respostas as nossas necessidades disse.

Escolas no tm vagas e alguns moradores queixam-se da falta de hospital. Depois do pesadelo que foi a luta para se conseguir uma casa na Kilamba, os novos moradores queixam-se agora da falta de infraestruturas sociais.

Ainda no h transparncia nas contas do petrleo de Angola


A Open Society diz que h mais informao mas que esta ainda no fivel. As contas do petrleo em Angola ainda no so transparentes e por isso no merecem confiana, concluram dois relatrios sobre as operaes petrolferas do pas da organizao no-governamental Open Society. Os dois relatrios so titulados Operaes da Industria petrolfera em Angola e Receitas Petrolferas em Angola, muita informao mas sem transparncia suficiente. Os dois documentos diferem mas um completa o outro, disse a Directora de programas da Open Society, Sizaltina Cutaia. Os dois relatrios so destintos mas complementam-se, disse. Outra responsvel da ONG, Albertina Delgado, deixou claro que que as informaes sobre o sector do petrleo no garantem confiana. A ONG reconhece que aumentou a quantidade de informaes, pecando apenas na falta de transparncia destes dados. H mais informaes mas necessrio que haja maior transparncia destas informaes, disse Com base na informao a que tivemos acesso podemos afirmar que os dados no so confiveis nem fiveis, acrescentou. A consultora da Open Society, Maria Lya Ramos, diz que sem transparncia no sector de petrleo muito dificilmente o pas vai erradicar a pobreza extrema. Existe em Angola, segundo Lya Ramos, uma extrema relao entre a pobreza e a falta de transparncia no sector petrolfero. O problema do desemprego, da gua potvel, das casas condignas, o problema do acesso a sade publica, que so dificuldades da maioria dos angolanos tem uma ligao directa com o sector petrolfero angolano, disse. O deputado da UNITA Adalberto Jnior disse que preciso haver uma maior fiscalizao da Assembleia Nacional, para acabar com os descaminhos dos fundos petrolferos.

04 Maro 2013 Papa transportado de helicptero para Castel Gandolfo

Ler e contar . 19

Bento XVI deixou de ser Papa


Bento XVI deixou de ser Papa quinta-feira s 19h TMG (2horas da tarde em Toronto), passando a ter o ttulo de sua santidade Bento XVI Papa emrito. A entrada em vigor da resignao, anunciada em 11 de Fevereiro, teve como nica manifestao pblica a retirada do pequeno destacamento da Guarda Sua da entrada do palcio episcopal de Castel Gandolfo, onde Bento XVI permanecer nos prximos dois meses. Inicia-se, assim, a S apostlica vacante, perodo entre a morte/renncia de um papa e a eleio do sucessor, durante o qual quase todos os chefes de dicastrios (ministros) da Cria romana terminam as suas funes.

Ainda no tempo do faz-de-conta...


Fernando Cruz Gomes
Em plena Quaresma. Com a Semana Santaa aproximarse. Com a Sexta-Feira de todas as angstias a bordejarnos a alma... e com o Domingo de Pscoa da Ressureio a espreitar como que envergonhado... a crnica de hoje no poderia ser outra. Olhar o Povo e as suas dificuldades. Resumir em palavras o que abunda em sentimentos. Atirar aos cus um pedido quase mudo de socorro e... seguir em frente com a esperana no corao.

DESPEDIDA NA QUARTA-FEIRA
Esta quarta-feira ficou marcada pela ltima audincia do pontificado de Bento XVI. O Papa aproveitou a ocasio que, apesar de ter vivido muitos momentos de felicidade, enfrentou um mar agitado, ventos contrrios e que, por vezes, parecia at que o Senhor estava a dormir. Bento XVI voltou ainda a referir que a sua deciso foi tomada em profunda serenidade espiritual e pediu aos fiis para rezarem pelos cardeais que tm agora a tarefa de eleger o novo chefe da Igreja Catlica.

E mesmo olhando as guerras quentes e frias, que o mundo ainda inventa, ningum poder levar a mal que limitemos a viso quele nosso rectngulo. Quando muito deix-la espraiar tambm pelas outras zonas onde h Portugueses. Elogiar as palavras que um determinado Deputado no h muito atirou ao Ministro da Educao pedindo-lhe para ser menos sorumbtica e mais eficiente, at no reconhecimento de que h mais Portugueses - mais 5 milhes, no ?! do que aqueles para quem o ministro e o Governo diz trabalhar e fazer obra de truz. Atirar assim um aceno de simpatia a esse deputado e seguir em frente. Na certeza de que os Polticos de todos os quadrantes esto com o seu prazo de validade fora de tempo. Estaro, quando muito, no seu Domingo de Ramos que no tarda e a fazer o jogo-bailado de mscaras. Nos Ramos, os Hossanas malucos, os elogios de olhar o umbigo. No Domingo de Ramos, o jogo do faz de conta... para que a Sexta-Feira no seja to dura assim. No Governo e na Oposio. No Parlamento e fora dele. Com o povo a gemer sob o fardo dos impostos e da m vivncia. Com a viso sobre uns quantos que vo manipulando as estatsticas e a encomendar estudos para dizer que tudo vai bem. Em reunies de comezainas ou no, com gestos trabalhados por gestores e assessores de imagem. O povo a gemer. E a ver fugir a substncia das coisas... j que o que pelos vistos prevalece... o bailado do Domingo de Ramos, que ainda no veio mas no tarda. A Sexta-Feira Santa fica para o povo. E mesmo assim a ouvir os outros a falarem em demagogia barata, claro na pobreza que aumenta. E nos estudos que se encomendaram e pagaram para saber porque que a ambulncia no chegou a tempo de evitar mais uma morte. Porque que... os meninos (tambm portugueses) da Alemanha e da Inglaterra, do Canad e dos Estados Unidos no tm ensino de Portugus, verdadeiramente profissional. A Sexta-Feira Santa fica, de facto, para o Povo. Que atura e paga tudo. Sofre na pele os erros que vo sendo acumulados. Sofre com uma passividade que at nos envergonha. E isto enquanto o Governo e a Oposio hoje governo eu, amanh governas tu se vo engalfinhando em guerras do alecrim e da manjerouna... em que vencido s h: o povo. Vencido s h um conceito: a verdade. Sim porque quando comea uma guerra, na poltica ou at no terreno, a primeira vtima mortal sempre a verdade. S a verdade. A Ressureio que tambm vem por a e que at pode ser num ms qualquer do ano de 2013... continua longnqua. Tem longo caminho a percorrer. Porque os polticos que deveriam gizar o andamento geral do povo... continuam ainda paulatinamente a viver em Domingo de Ramos. E so capazes de estarem ainda a ovacionar um dos dois Partidos que tem feito o (des)governo de um Pas bom... com um Povo Maravilhoso. Ainda cedo, no ? Mesmo assim... a melhor Pscoa possvel para todos!

O papa Bento XVI deixou o Vaticano num helicptero que o transportou ao palcio episcopal de Castel Gandolfo, a cerca de 25 quilmetros de Roma. O helicptero, da Repblica Italiana, mas ostentando uma bandeira do Vaticano, descolou de um heliporto localizado na cobertura de um edifcio do pequeno Estado. Os sinos de Roma e da Baslica de So Pedro soaram efusivamente no momento da descolagem do helicptero. Antes, o pontfice deixou uma mensagem de despedida no Twitter papal. Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se pe Cristo no centro da vida, pode ler-se na nota. O papa Bento XVI, de 85 anos, anunciou a 11 de fevereiro, durante um consistrio no Vaticano, a resignao a partir do dia 28 de Fevereiro, devido idade avanada. O ltimo ato pblico do Papa aconteceu com uma saudao populao a partir da varanda central de Castel Gandolfo, propriedade do Vaticano e residncia de vero dos papas, onde ficar nos prximos dois meses. No final daquele perodo, Joseph Ratzinger - que passa a ter o ttulo de Sua santidade Bento XVI, Papa emrito regressa ao Vaticano, para residir num mosteiro, dentro das muralhas do pequeno Estado. Assim que a resignao de Bento XVI for efetiva, entra-se no perodo de S apostlica vacante, que vigora entre a morte/renncia e a eleio do novo Papa.

Antes da sua interveno, Joseph Ratzinger deu uma volta no papambil pela Praa de So Pedro para se despedir das cerca de 200 mil pessoas que quiseram assistir sua ltima audincia. Recorde-se que Bento XVI, de 85 anos, anunciou a sua resignao no passado dia 11 de fevereiro, alegando que j no tinha a fora fsica necessria que o cargo lhe exigia. Terminou as suas funes sem qualquer cerimnia, dia 28, pelas 19h00, altura em que foi para Castel Gandolfo, a sua residncia de frias, onde ficar durante dois meses at regressar ao Vaticano. De acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o novo Papa dever ser escolhido at Pscoa, a 31 de maro.

As leituras divinatrias valem o que valem (que decerto pouco), mas de acordo com a famosa Profecia dos Papas, atribuda ao bispo irlands Malaquias de Armagh (1094-1148) e publicadas em 1595, Bento XVI o derradeiro chefe da Igreja Romana antes do advento de um tal Petrus Romanus (Pedro Romano), ao qual se seguiria o reinado de Sat . Recorde-se que nenhum dos 265 papas voltou, at agora, a adotar o nome do primeiro Pedro. A Profecia, que muitos consideram uma possvel fraude do final do sculo XVI, tem, estranhamente, acertado sob alguns aspetos, nomeadamente no que respeita aos chefes da Igreja a partir do sculo XVII. Estabelece uma lista de papas identificados por uma divisa e tem sido possvel fazer coincidir esses lemas com caractersticas dos pontfices que se tm efetivamente sucedido. Assim, por exemplo, Joo XXIII (1958-1963), o modernizador do rito catlico, que antes de ser Papa foi bispo da cidade martima de Veneza, ali premonitoriamente designado por Pastor et nauta (Pastor e navegante). Paulo VI, que lhe sucedeu entre 1963 e 1978, chamado Flos florum (Flor das flores), e efetivamente as flores de lis esto presentes no seu braso.

Ser o Papa que a vem o ltimo?

Quanto ao efmero Joo Paulo I (1978), chamado por Malaquias De medietate Lunae (Da metade da Lua), dando-se o caso de ser natural da cidade de Belluno, ou seja, Lua bela. Ao grande viajante Joo Paulo II chamou Malaquias De labore Solis (Dos trabalhos do Sol), o que parece indicar que reproduziu escala humana o que no tempo de Malaquias se julgava que fazia o Sol: dar permanentes voltas Terra. Finalmente, Bento XVI apodado de De gloria olivae (Da glria da oliveira), lema este que remete de imediato para o conceito de paz, apangio da ordem beneditina, fundada pelo seu patrono de Ratzinger S. Bento. Existe atualmente uma teoria segundo a qual o Pedro Romano a que alude Malaquias poder ser o cardeal camarlengo atualmente secretrio de Estado do Vaticano Tarcisio Bertone, cujo segundo nome Pedro e que natural da localidade de Romano Canavese, no Piemonte (Itlia). A ser verdade tudo isto, o prximo Papa poderia dizer uma frase semelhante ao Aprs moi le dluge (Depois de mim o dilvio), de Lus XIV, o clebre Rei Sol francs: Depois de mim, Sat...

20 . Automobilismo Ferrari confirma substituto do Enzo para Genebra

04 Maro 2013

Robert Kubica no Campeonato Europeu de Ralis


O piloto polaco vai regressar competio automvel com um Citron DS3 RRC. Robert Kubica est de regresso a tempo inteiro competio automvel, indica a revista inglesa Autosport. O piloto polaco, que quase perdeu a vida no Rali de Andorra de 2011, chegou a acordo com a Citron para iniciar a poca no Rali das Canrias, terceira prova do renovado Campeonato Europeu de Ralis. Em consequncia do seu acidente, Kubica sofreu srias leses na mo direita que o afastaram da Frmula 1 e desde ento tem participado em alguns ralis de modo a testar a sua mobilidade. Para servir as limitaes do piloto, o carro de Kubica foi alterado para receber patilhas hidrulicas no volante que tornem a conduo mais fcil para a sua mo direita.

Paulo Alves Carlos Moreira

Falta pouco para deitarmos os olhos ao novo supercarro da Ferrari, que ser apresentado no Salo de Genebra. J foi confirmada pela Ferrari a apresentao do substituto do Enzo, at aqui o ltimo dos verdadeiros supercarros da marca do cavallino rampante. Acompanhado do anncio estava um teaser onde apenas se v um Ferrari de uma invulgar cor negra. Ser ento um frente-a-frente no Salo entre este Ferrari e o novssimo P1 da McLaren. O italiano ser hbrido e contar com mais de 800 CV de potncia, pesando to pouco como 1100 kg. Suspeita-se que o V12 de 6.3 litros debitar 750 CV, ao quais se juntam mais 100 CV do motor eltrico. Mais detalhes s mesmo quando Genebra abrir as portas do seu Salo Automvel.

Brabus 800 Roadster


Baseia-se na carroaria do Mercedes SL65 AMG, mas oferece 800 CV de potncia que fazem dele o roadster mais potente do mundo. ver para crer. A Brabus garante que este o roadster mais potente do mundo, depois de ter modificado o V12 do Mercedes SL65 AMG. O modelo oferece agora uns impressionantes 800 CV de potncia e muitos apndices aerodinmicos com resultados prticos no seu comportamento. No entanto, o fabuloso binrio de 1420 Nm o que mais impressiona neste compndio tecnolgico recheado de fibra de carbono.

O patro da Citron Sport, Yves Matton, afirmou no saber a velocidade precisa da caixa, mas tem a certeza de que esta ser mais lenta do que o normal. A FIA j verificou o hardware e software do sistema e tudo indica que estar em conformidade. Se quiser vencer o campeonato, Kubica ter que participar em oito das onze provas que compem o campeonato. Embora o seu calendrio ainda no esteja definido praticamente certo que ir participar na Rali das Canrias e da sua terra-natal, na Polnia. A terceira prova do Campeonato Europeu de Ralis decorre de 21 a 23 de Maro.

F1: Adrian Sutil confirmado como segundo piloto da Force India


O Brabus 800 Roadster demora 3,7s a atingir os 100 km/h e 9,8 a subir a fasquia para os 200 km/h. A velocidade mxima est limitada a 350 km/h, o que diz tudo sobre as capacidades deste descapotvel. Talvez seja melhor assim, no vo os ocupantes ficarem sem cabelo. O segredo para estes valores est no novo biturbo, eletrnica modificada e no sistema de escape que foi especialmente desenvolvido para extrair um maior desempenho do motor criado pela AMG e que permite ainda ao condutor receber um som mais ruidoso no interior do habitculo. Esteticamente, o Brabus 800 distingue-se pela pintura negra, menor altura ao solo (25 mm inferior em relao ao SL 55), jantes especficas de 20 polegadas, cobertura do motor com entrada central de ar, saias laterais e pneus 255/30 frente e 305/25 atrs. Vai ser apresentado no Salo Automvel de Genebra, que decorre de 5 a 17 de Maro de 2013.

Depois de um ano sabtico em 2012, o alemo est de regresso equipa com quem passou quatro dos seus cinco anos na Frmula 1. Adrian Sutil est de regresso Frmula 1, novamente ao volante de um Force India, depois de ter sido dispensado da equipa indiana no final de 2011. O alemo foi preterido por Nico Hulkenberg, mas com a sada deste ltimo para a Sauber encontrou novamente uma forma para retornar modalidade. Sutil competia pelo lugar com o francs Jules Bianchi, vice-campeo da GP2 em 2012, e a sua experincia na modalidade e dentro da equipa acabou por ser determinante nesta escolha, admitiram os responsveis pela equipa. Depois de um interregno forado, Sutil estava naturalmente satisfeito com este desfecho: Estou muito contente por estar de volta Frmula 1, especialmente com uma equipa que conheo to bem. Quero agradecer Sahara Force India por esta segunda oportunidade. Estive fora do desporto, mas estou ainda mais determinado para atingir os meus objetivos nesta modalidade. Apesar de no pegar num monolugar h mais de um ano, o alemo provou que a sua rapidez continuava intocvel no teste que realizou em Barcelona: As coisas correram realmente bem e senti que nunca tinha estado afastado.

Conduzir o carro pareceu-me muito natural e consegui encontrar o meu ritmo rapidamente, afirmou. Agora o meu objetivo passa por ajudar a equipa no simulador e retirar o mximo possvel do ltimo teste antes da primeira corrida, em Melbourne, concluiu.

Portugal is my motherland, Canada my country

04 Maro 2013

Comunidades . 21

Um livro nosso apresentado na alta roda maior


Pouca gente para o lanamento de uma obra que se nos afigura importante. E importante, sobretudo, por apresentar o grosso da coluna da populao do Canad, mesmo falando na comunidade de origem portuguesa. Sim, porque Joo Santos, em jeito de autobiografia, conta a histria da Comunidade Portuguesa - agora a completar 60 anos de existncia entre ns mas em histria que tem os mesmos contornos de muitas outras comunidades que fazem grande o... grande Pas Canad. O conceito , afinal, no apenas nosso. de Marcel Danesi, Professor da Universidade de Toronto. E de Palmacchio Di Iulio, Presidente e CEO do Columbus Centre, onde o livro Portugal is my motherland, Canada my country foi apresentado. Para um e outro, a feitura do livro algo que at pode espicaar a curiosidade Prof. Marcel Danesi fez uma apresentao notvel. Sobretudo nas ilaces que foi tirando. Comeando a contar que deu o livro a ler a uma sua aluna de origem Portuguesa, afinal que lhe disse, desde logo, ser uma obra notvel. E comeando at pelo seu prprio nome. Aqui Marcel e na Itlia, de onde veio, Marcello. Avanando pelos sortilgios da Lngua, com o Ingls a saltar, mesmo inadvertidamente, quando quem est em frente um falante de Ingls e o Italiano a saltar quando Italiano o interlocutor. A exemplo do que acontece, de resto, com todos ns, com o binmio Ingls-Portugus. No lhe chamaram lio de sapincia mas poderiam, efectivamente, chamar isso mesmo apresentao do professor. No 901 Da Lawrence Avenue West... sede do Columbus Centre, foi a isso que assistimos. Uma autntica lio de sapincia. Para Joo Santos, trata-se do culminar de uma iniciativa que comeou o ano passado com o lanamento do livro em Portugus e esta a verso em Ingls. Pensei que saa mais rpido... mas cvenderam-se todos os livros em Portugus at ao momento, tanto que j encomendei uma nova edio. De facto, tenho comigo os Livros em Ingls e isso que estou agora a fazer avanar... E o que quer Joo Santos? Quero que as pessoas leiam. uma histria boa, interessante, at para guardar. No fundo a histria de um emigrante... que d para todas as origens.

de outros elementos de outras comunidades em atirar para a curiosidade de outros... uma vivncia que, no princpio e no fim a chegada e o apgo a este Pas muito parecida, para no dizermos igual. A histria do lanamento de Portugal is my motherland, Canada my country, de Joo Santos, estaria feita se dissssemos apenas isto. Se dissssemos que a apresentao se fez, igualmente, com Marcel Danesi a falar, apresentado, desde logo, por Di Iulio. E com Ana Paula Ribeiro a dizer da sua justia, com palavras que

1209-A DUNDAS ST.WEST TORONTO ON M6J 1X3 416 537 8988

ora ag Ej ente erim aria exp do ssa a no

ABERTO 7 DIAS POR SEMANA 24 HORAS POR DIA

Jacks Bakery

serviram, igualmente, de representao do cnsul Jlio Vilela que no poude estar presente.

Faa ainda hoje as suas compras para a poca da PSCOA!

Um Livro que tem a ver com a contextura do Pas


Tudo para dizer, afinal, que se trata de um Livro que tem muito a ver com a contextura de um Pas como o Canad. De resto, o

Associao dos Amigos da Praia da Vitria


Como j dissemos, a Associao dos Amigos da Praia da Vitria de Toronto vai levar a efeito o seu convvio anual, que este ano se realiza no Domingo, dia 28 de Abril, pelas 13 horas, no Ambiance Banquet Hall, 501 da Aliance Avenue. Segundo uma nota que nos foi enviada, estar presente Roberto Monteiro, Presidente da Camara Municipal da Praia da Vitoria, e Paulo Codorniz, vereador da edilidade praiense. Animaro a festa o talento local, Steve Vieira, e Francisco e Alaide Borges, acompanhados pelos musicos Jose Avelino, Miguel e Joao Borges, vindos directamente da Terceira. Para mais informaes e reservas, podem os interessados contyactar Antnio Rodrigues, pelo telef. 416-588-2000.

o com e Hoj em ont M R BE ERVI S O LEMA OSSO N

TENTE ENCONTRAR NO MERCADO LOCAL UMA AMNDOA QUE NS NO TENHAMOS!

Jacks Bakery Faz-lhe um desafio:

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

(416) 651-1780

22 . Passatempos

04 Maro 2013

Gossip
Gangue mutilou criana para a pr a mendigar.
Um menino de 7 anos foi espancado e mutilado por um gangue, com o objectivo de o porem a mendigar nas ruas de uma grande cidade. Como ele se recusou (e reconheceu um dos homens), decidiram ma-t-lo. Mas mesmo com a garganta cortada, o menino sobreviveu, tornando-se smbolo do combate contra uma tradio horrvel. A histria aconteceu no Bangladesh, como podia ter acontecido - e acontece, regularmente, embora nem sempre de modo to selvagem - noutros pases dessa zona. Em Daca, a capital do Bangladesh, proliferam as redes de mendigos. Ali - nome fictcio - teve o azar de ser filho de um homem que discutiu com um mafioso local. Este decidiu vingar-se na criana. Valeram-lhe os esforos de uma organi-zao que luta para acabar com tragdias como a sua. Essa organizao auxiliou os pais - orientando-os, dando apoio financeiro, arranjando um tutor para Ali. E garantindo que os quatro torturadores eram localizados e presos.

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
O casamento assim como todas as outras relaes que envolvam partilha sero alvo da sua ateno. Podero surgir confrontos. A ordem no lar so importantes para o seu bem-estar. Momento ideal para comprar roupa e artigos de higiene ou para a casa.

Gmeos - 21-5 A 20-6

Aproveite para comear algo de novo. Do ponto de vista domstico podero surgir algumas situaes mais agradveis.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8

Poder entrar em confronto com outras pessoas por ter dito algo desapropriado. No desanime. Aproveite e aprenda algo.

Poder sentir uma menor tenso diria. Sente-se mais capaz de exprimir os seus sentimentos. Aproveite e escreva a um amigo.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
4 4 3 5 7 9 8 4 4 3 1 1 8 1
2 7 4 5 9

Palavras Cruzadas
8 3 1 1 2 9 3 8 2 6 1 4 5 6 7 8 9 6 10 11
Horizontais Verticais
3

A sua vida financeira, os seus investimentos sero reas em que no dever investir excessivamente neste momento.

Balana - 21-9 A 20-10

8 9 10 11

Desejar ter iniciativas para se distinguir dos demais. Pode actuar determinada e inesperadamente para dar nas vistas.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

Ter tendncia para modelar as pessoas sua maneira. A ideia de posse talvez seja a causa desta atitude na relao a dois.

Aproveite para fazer algo completamente diferente. Procure o auxlio dos seus amigos para extravasar toda essa energia.

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3

Extravase as emoes recalcadas do passado. Ver que sentir grande alvio na revelao de uma parte da sua intimidade.

Momento ideal tratar de assuntos domsticos. Estaro ainda beneficiadas as relaes com o exterior ou com o estrangeiro.

2
8 6

7
1 2 9 6 5 4 7 8 3

Conviver no ser aquilo que deseja mais ardentemente! Ser o seu lado apaixonado que poder ganhar em profundidade. 1-Medida equivalente a um alqueire/Satans; 2-Fortaleza; 3-L/Vscera dupla/Aqui; 4-Aguardente de melao/Relativo ao outono; 5-Clcio (s.q.)/Castigas/2000, em numerao romana; 6-Nota musical/Letra grega/ Progenitora; 7-Atilho/Pena/Magoei; 8-Incendeio/Vigiar; 9-Cais/Dois/Apelido; 10-Escolheu; 11-Queimo/Acidez;

HORIZONTAIS 1-Sarcfago 2-Lua; Ita 3-Acm; Moeras 4-Sam; Pi; Ie 5-As; Ou; D; T 6-Trunfo; Pr 7-Deitei; Vaia 8-Elmos; Feroz 9-Mo; Mel; Ui 10-Cmaras 11-Calmeiro

VERTICAIS 1-Rasa; Demo 2-Castelo 3-Alm; Rim; C 4-Rum; Outonal 5-Ca; Punes; MM 6-Mi; Fi; Me 7-Fio; D; Feri 8-Ateio; Velar 9-Gare; Par; S 10-Triou 11-Asso; Azia

1-Tmulo; 2-Satlite natural da Terra/Rochedo; 3-Parte do lombo dos bovinos/ Trituraras; 4-Tio american./3,1416/Vogais; 5-Aquelas/Alternativa/Nota musi./Abrev. de Antnio(fam.); 6-Vantagem (fig)/Praseodmio; 7-Coloquei/Apupo; 8-Capacete (pl.)/Selvtico; 9-Molibdnio (s.q.)/Doura (fig.)/Lamento de dor; 10-Alcovas; 11-Matulo;

Receita
Ingredientes: (4 pax.) - 8 ovos - 300g de cogumelos frescos - 8 palitos de delcias do mar - 2 dentes de alho picadinhos - 2 col. (sopa) de salsa picada - azeite q.b. - 1 col. (sopa) de manteiga - azeite,sal, pimenta branca e fatias de po torrado q.b. Confeco: Aquecer 4 colheres de sopa de azeite numa frigideira antiaderente. Saltear os cogumelos laminados juntamente com os alhos picados, durante uns 8 min., ou at que se evapore toda a gua que deitam. Cortar as delcias do mar em rodelas, juntar aos cogumelos e saltear

Ovos Mexidos com Delcias e Cogumelos

Sudoku

leia e divulgue o ABC

5 2 8 9 1 6 4 7

7 4 2 3 6 5 9 1

3 8 9 7 5 1 2

1 9 3 6 4 7 5 8

4 5 1 8 2 3 6 9

2 1 7 5 3 9 8 6

8 7 6 2 9 1
4

6 3 4 1 8 2 7 5

Anedota

O Manuel chegou todo esbaforido a uma empresa que fazia cartazes e disse: - O meu co perdeu-se e eu quero fazer um cartaz grande! - Claro que sim. E o que quer ver escrito? - Queria que escrevesse: Lulu, volta depressa! Estou muito triste!

cerca de 2 min., mexendo com uma colher de pau. Bater os ovos com um pouco de sal e pimenta. Juntar os ovos frigideira, deixando cozer em lume brando e mexendo sempre com uma colher de pau at comearem a ficar cremosos. Junte a manteiga, envolva bem e retire do lume. Divida os ovos pelos pratos. Sirva polvilhados com a salsa e acompanhe com o po torrado.

Palavras Cruzadas

04 Maro 2013

Fissuras na pele
Antnio Custdio Barros (RNhP 7132) Tel. 416 533-8907
As fissuras ou gretas na pele aparecem com maior frequncia nos ps e nalguns casos nas mos, mas de facto podem aparecer em qualquer parte do corpo. Estas gretas so de facto feridas da pele lineares que afectam a rea superficial da pele. Podem, no entanto, ser mais profundas atingindo a derme, tornam-se ainda mais dolorosas, dando mal-estar e dor nas reas atingidas. A principal causa de gretaduras da pele, principalmente na rea dos ps (rebordo dos calcanhares) a pele seca. Outra causa o espessamento da pele e a formao de calos na zona, tambm pode ocorrer devido a incorrecto suporte ortopdico nos ps, isto o que se passa quando nos apoiamos em demasia sobre a parte traseira dos ps. As fissuras das mos ocorrem mais devido a processos alrgicos como o caso de alergias de contacto (por manipulao de produtos a que somos alrgicos ou que irritam e secam a rea das mos atingida. As gretas da pele acontecem vulgarmente nos idosos, devido menor percentagem de gordura que a pele tem. As complicaes que podem acontecer so o sangramento e as infeces secundrias, que so perigosas nos diabticos e noutras pessoas com m circulao. Podem prevenir-se se tiver uma boa higiene dos ps, e das mos, lave-os com gua no muito quente misturando com a gua 2 colheres de sopa de leo de amndoas doces 100% e umas gotas de limo, lava com sabonete de glicerina ou com sabonete de glicerina e leo de abacate. Seguidamente aplique um creme hidratante, em casos mais graves use creme de tova, que uma mistura de leos naturais. Coloque o creme e durma com meias de algodo. Tome megas que alm de melhorarem a pele fazem falta ao corpo em geral. Se mexer em qumicos ou substncias irritantes use luvas de proteco, sem talco. Pode e deve tomar via oral Zinco, vitamina E, complexo B e evite os sabonetes e cremes com produtos qumicos, o uso de bijuterias e em certos casos evite ingerir certos produtos alimentares se desconfiar que lhe possam provocar alergias alimentares, reduza o stress pois ele pode afectar de uma forma negativa a evoluo deste problema da pele. UMA BOA SEMANA!

Coisas e loisas . 23 Clubes e Associaes


ACAPO - Tera-feira, 5 de Maro, Reunio do Conselho de Presidentes, na sede da Casa dsa Beiras Community Centre, s 19h30. AMIGOS PORTUGUESES DO PEEL MEMORIAL HOSPITAL - Domingo, 10 de Maro, Jantar e baile dos Anos 60. Angariao de fundos para a reconstruo do Peel Memorial. Centro Cultural Portugus de Mississauga, s 14h00. ASAS DO ATLNTICO - Sbado, 9 de Maro, Dia Internacional da Mulher A mulher na comunidade. Angariao de artigos e fundos para organizaes de beneficincia. Jantar PotLuck e baile abrilhantado pelo DJ Asas, s 19h00. Informaes: 416-537-1556. CASA DA MADEIRA Sbado, 9 de Maro, Festa da Mulher, com Jantar e msica por Duo Som Luso, s 19h00. Sbado, 30 de Maro, Festa da Pscoa, s 18h00. Jantar abrilhantado pelo conjunto Ritz, s 19h00. Informaes: 416-604-4075. CASA DO ALENTEJO Sexta-feira, 8 de Maro, Jantar e Encontro de Celebrao do Dia Internacional da Mulher, com Minah Jardin e Grupo Coral da Casa do Alentejo. Sbado, 9 de Maro, Jantar dos Caadores com actuao do Grupo de Cantares dos Amigos do Minho, no salo nobre, s 19h30. CASA DOS AORES - Sextafeira, 8 de Maro: Dia dedicado Mulher. CASA DOS POVEIROS Sbado, 9 de Maro, Noite de Fado, s 19h30, com Manuel da Silva e Haide Esgaio, acompanhados por Gabriel Teves, Janurio Arajo e Leonardo Medeiros. Domingo, 10 de Maro: AssembleiaGeral, s 15h30. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA - Sbado, 9 de Maro, Grande Noite Picoense abrilhantado pelo conjunto Santa F. PENICHE COMMUNITY CLUB - Sbado, 23 de Maro, 32. Aniversrio. Jantar de Gala no Ambiance Banquet Hall, s 19h00. Actuaes de Ins Henriques e Diana Arajo. Presena do Presidente do Clube de Futebol Os Belenenses, Antnio Soares. PORTUGUESE CULTURAL CLUB OF VAUGHAN Sexta-feira, 22 de Maro, 2. Aniversrio. Porto de Honra, s 19h00, no Vellore Village Community Centre #2. Domingo, 24 de Maro, Almoo de celebrao com DJ TNT e actuaes dos Ranchos Folclricos As Estrelas do Norte e Os Antigos, s 12h00. Ambiance Banquet Hall, Informaes: 416-319-7545. RANCHO RIBATEJANO DE TORONTO - Sbado, 16 de Maro, Jantar com espectculo. Angariao de fundos para o Rancho Ribatejano, a realizar-se no Ambiance Banquet Hall, s 19h30. Informaes: 647-993-5891. SPORT CLUBE ANGRENSE - Sbado, 9 de Maro, Jantar e baile abrilhantado por DJ Nuno & Son, s 19h00. SPORTING CLUBE PORTUGUS DE TORONTO - Sbado, 9 de Maro, Baile da Pinha. Jantar abrilhantado pelo conjunto Karma Band.

Este espao pode ser seu... ligue seja qual for o seu anuncio... teremos muito gosto em ajudar...

416 995 9904

So muitas as vantagens do xarope Dizemos algumas


e Mostr io nc ste An e Ter 20% nto Desco

NEERA

3-5 years experience as a Framer Carpenter. $27 hr/plus vacation pay 10%. Basic English required/ Portuguese speaking for conversation with coworkers. 14 calendar days. - Portugalia Carpentry Inc., 416 677 9166.

OFERTAS DE EMPREGO Help wanted

Anna procura trabalho para restaurante ou cuidar de criancas. Pessoa com experincia. Ligue para 416 284-2034.
CRISTINA PROCURA:
TRABALHO PARA LIMPEZA OU RESTAURANTE PESSOA COMPETENTE 647 761 2842 -Costureira com experincia e fluente em ingls, para a rea de Mississauga. Contactar Frances, 647-968-3598. -Homem com alguma experincia em drywal e com transporte prprio. Contactar Carlos, 647-406-7511. -Empregada domstica, de segunda a sexta-feira, das 7 s 16, na rea de Mississauga. 416-893-3267. -Empregados de limpeza, rea de Mississauga. 905-636-1900. -Empregados de limpeza, rea de Toronto. 647-408-7813. -Marceneiro ou carpinteiro para a rea de Vaughan. 416-725-4315. -Casal para fazer limpeza, rea de Woodbridge. 416-254-4731.

RECEITA ORIGINAL O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com sumo de Limo. * Mistura de dois tipos de seiva: seiva de palma (rica em potssio e sdio); seiva de cer (rica em mangans e zinco); Seivas de Grau C o grau mais rico em clcio, zinco, mangans e ferro. * Tecnologia de Hot-Filling, embalada a quente, no necessitando de conservantes. Sem aditivos qumicos 100% natural, sem corantes nem conservantes.

O Xarope de NEERA permite:


Desintoxicar Aco drenante Aco diurtica Aco anti-toxinas Reduzir eficazmente o peso Aco Lipoltica Aco anti-gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso Aco anti-Reteno de Lquidos Aco Anti-celultica

Promover Bem-Estar

* Aco Auto-Regenerante * Aco de Auto-regulao * Aco estimulante * Aco tonificante * Obteno de um aspecto mais juvenil * Obteno de maior elasticidade do corpo
Esta dieta no se destina apenas ao emagrecimento mas tambm para desintoxicar o organismo promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope NEERA e sumo de limo um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instrues correctas (aconselhamos a leitura do livro A cura com sumo de limo, de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vrios casos que uma alterao de um ingrediente pode provocar efeitos indesejveis. O uso de produtos de imitao (por vezes contendo conservantes e/ ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

1227 Dundas St. W. Toronto, M6J 1X6 Email: ervanaria@bam-internacional.com www.florauniversal.com

FLORA UNIVERSAL /Lagoa Azul

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

You might also like