You are on page 1of 6

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO E ENSINO INTEGRAL

PROGRAMAS PEDAGGICOS

Planejamento Mensal Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva. Municpio: Natividade. Data: 30/03/2012. Srie: 4 Turma: nica. Turno: Integral. Disciplina: Informtica. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. Dias Letivos Previstos: 02/09/16/23 de abril de 2012. Habilidades especficas: Desenvolver hbitos e competncias para o uso dos cdigos e linguagens relacionados a equipamentos vdeo-grficos. Analisar de forma crtica a aplicao das tecnologias, de forma a us-las com economia e propriedade, segundo a finalidade e/ou pblico alvo de sua ao. Desenvolver competncias para o uso dos diversos equipamentos tecnolgicos. Contedos conceituais: Conhecimento bsico sobre os equipamentos manuseados. Socializao e entretenimento. Familiarizao com o meio tecnolgico. DIA: 02/04/2012 2 FEIRA Acolhida: Feita pela professora Eliene. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Eliene. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Disciplina: Informtica Contedos: Aula prtica, atividade para o treino das habilidades que envolvem a coordenao motora fina. Utilizao do programa GCompris/lingando os pontos com o mouse. Metodologias: Utilizao do programa educacional GCompris, usar a ferramenta de utilizao e treino com o mouse, no jogo de ligar os pontos para formar um desenho. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Computadores. Referncias Bibliogrficas: Programa educacional GCompris do Linux. REVISO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula.

AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 09/04/2012 2 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Eliene. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Eliene. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Informtica Contedo: Aula prtica, atividade para o treino das habilidades que envolvem a coordenao motora fina. Utilizao do programa GCompris/lingando os pontos com o mouse. Continuao. Metodologias: Utilizao do programa educacional GCompris, usar a ferramenta de utilizao e treino com o mouse, no jogo de ligar os pontos para formar um desenho. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Computadores. Referncias Bibliogrficas: Programa educacional GCompris do Linux. REVISO DO DIA: Ser feito um sorteio e o aluno escolhido comentar s obre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 16/04/2012 2 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Eliene. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Eliene. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Informtica Contedos: Atividade avaliativa sobre recorte e colagem de figuras de locais onde podemos encontrar o computador. Metodologias: Aula prtica e explicativa onde sero distribudas gravuras de revistas e xrox da atividade da pgina 03 do livro: Construindo e Aprendendo projeto informtica 1ano. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Xrox, gravuras e recortes de revistas. Referncias Bibliogrficas: Construindo e Aprendendo projeto informtica 1ano.

. REVISO DO DIA: Atravs da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 23/04/2012 2 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Eliene. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Eliene. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Informtica Contedos: Aula prtica sobre a utilizao do teclado (programa educacional GCompris/ jogo de lanar a bola para o Tux). Metodologia: Aula prtica incentivando a utilizao do teclado atravs da atividade do GCompris/jogo de lanar a bola para o Tux. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Computadores. Referncias Bibliogrficas: Programa GCompris do Linux. REVISO DO DIA: Atravs de um sorteio um dos alunos dir sua opinio sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve.

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO E ENSINO INTEGRAL PROGRAMAS PEDAGGICOS

Planejamento Mensal Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva.

Municpio: Natividade. Data: 30/03/2012. Srie: 4ano Turma: nica. Turno: Integral. Disciplina: Artes Cnicas. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. Dias Letivos Previstos: 03/10/17/24 de abril de 2012. Habilidades especficas: Promover oportunidades para que ao educandos conheam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos histricos operando com um modo coletivo de produo de arte. Afinar a percepo sobre eles e sobre situaes do cotidiano. Narrar fatos e representar por meio de ao dramtica. Possibilitar a compartilha de descobertas, ideias, sentimentos, atitudes. Estabelecer relaes do indivduo com o coletivo e desenvolvendo a socializao. Contedos conceituais: Expressividade e mobilidade. Criatividade. DIA: 03/04/2012 3 FEIRA Acolhida: Feita pela professora Eliene. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Eliene. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Disciplina: Artes Cnicas Contedos: Aula prtica envolvendo a ludicidade e percepo sensorial. Metodologias: Atividade 1- Desenho surpresa Sentados em colunas. O primeiro aluno segura o lpis e o papel. Ao sinal, o primeiro aluno faz um trao do desenho pedido pelo professor. Por exemplo: o professor pede para desenhar uma flor. O primeiro aluno faz o primeiro trao e passa a folha e o lpis para o companheiro de trs, este faz outro trao e assim por diante. O ltimo se levanta e mostra o desenho. Vence a equipe que mais agradar. Atividade 2- Mozinhas falantes Todos sentados. Um aluno sai da sala. Quando retornar, seus colegas dizem qual foi o objeto escondido e ele comea procurar. Seus colegas o ajudam com palmas. Toda vez que ele se aproximar do objeto escondido, batem palmas bem alto, quando ele se distanciar, batem palmas baixinho. Se o aluno encontrar o objeto, ter o direito de escolher o seu sucessor, se no conseguir, outro ser escolhido pelo professor. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: lpis, folhas de papel, apagador. Referncias Bibliogrficas: Apostila de Jogos Recreativos. Professora Nilva. Pg. 19. REVISO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve.

DIA: 10/04/2012 3 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Eliene. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Eliene. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Artes Cnicas. Contedo: Elaborao de historinha contada pelos prprios alunos, a partir das atividades de estmulo criatividade. Metodologia: Atividade 1- L vai a barquinha Sentados, combinar com a professora (que segura o barco de papel) qual ser a carga da barquinha: flores, frutas, animais, etc. O professor inicia o jogo passando a barquinha dizendo: l vai a barquinha carregada de... (diz o nome, conforme o combinado). A criana que recebe a barquinha continua a brincadeira. Quem repetir ou no responder ser eliminado, temporariamente. Atividade 2 Historinha bem contada Todos sentados em circulo. O professor os ir conduzi-los a se imaginarem numa situao de lazer. Ento o professor comear contar uma histria do dia-a-dia, mas acrescentando personagens de desenho animado e estimular os alunos de um a um continuarem a histria e ao final da histria todos tero dado sua contribuio para a montagem da histria. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: barco de papel. Referncias Bibliogrficas: Arquivo pessoal. Apostila de Jogos Recreativos. Professora Nilva. Pg. 19. REVISO DO DIA: Ser feito um sorteio e o aluno escolhido comentar s obre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 17/04/2012 3 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Eliene. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Eliene. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Artes Cnicas Contedos: Atividade avaliativa ensaio pea teatral para o dia das mes. Metodologias: Montar juntamente com os alunos uma minipea teatral sobre a homenagem ao dia das mes com a participao de todos os alunos.

Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Quadro/pincel. Referncias Bibliogrficas: Arquivo pessoal. REVISO DO DIA: Atravs da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 24/04/2012 3 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Eliene. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Eliene. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Artes Cnicas. Contedos: Ensaio da pea sobre o dia das mes. Metodologia: Aula prtica. Ser ensaiada a pea teatral: pardia cantada-Mezinha do corao (Terezinha de Jesus), onde todos os alunos participaro. Ser montada uma pardia baseada na melodia da msica Terezinha de Jesus. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: CD, aparelho de som. Referncias bibliogrficas: Educao Fsica no cotidiano escolar. Vol.3. Momentos festivos na escola fevereiro a dezembro. Pg. 68. REVISO DO DIA: Atravs de um sorteio um dos alunos dir sua opinio sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve.

You might also like