You are on page 1of 26

No uma mudana qualquer. O que vivemos de fato uma revoluo.

o. Mais uma daquelas curvas de impacto, novo ponto da virada, outra era. So tempos de novas conexes, em que os novos desenhos das relaes entre consumidores, produtos e marcas vm refletir o mais importante dos indicativos: o das empresas que continuaro vivas no futuro. Mais do que nunca, riquezas so diferenas. E ento a hora de buscar o que difere. Criar ideias que se destacam com fora de mudar perspectivas rumo a um futuro desejvel, em que todos ganhem.

6 TENDNCIAS PARA O AGORA


Reunimos aqui seis tendncias que so indicadores da mudana para marcas que desejam seguir mais vivas do que nunca. Acreditamos que a anlise dessas caractersticas pode trazer ferramentas poderosas para marcas que querem se tornar relevantes ou que simplesmente desejam que suas propostas sejam bem recebidas. O que no pouco, seno tudo.

3.

COMPARTILHE ESSAS IDEIAS


Inspiraes e ideias ganham mais fora quando alcanam mais e mais pessoas. Por isso sinta-se livre para compartilhar, enviar, publicar ou falar sobre esse material. Essa publicao est licenciada em Creative Commons: Atribuio Uso No Comercial No a Obras Derivadas (by-nc-nd). Isso significa que seu uso e divulgao totalmente permitido desde que o contedo no seja alterado e nem usado para fins comerciais. E tambm ficaremos felizes se voc citar a Ttil como fonte desse relatrio. Conhea mais sobre Creative Commons. Compartilhe suas ideias. creativecommons.org.br

.4

MERGULHE
NDICE

PODER PARA TODOS


O poder das pessoas. So elas que se agrupam para apoiar ideias em que acreditam, e que tambm se aproximam para ir contra o que julgam errado, est fora do contexto ou que no transparente o bastante. Solues para problemas e materializao de projetos encontram atalhos com o financiamento coletivo, portanto, com a participao do outro, dos outros. Nesse sentido, bloqueios, restries, rtulos e selos que regulam os direitos autorais esto desabando, perdendo lugar para a cocriao e o cdigo aberto. Em breve as ideias no possuiro mais um nico dono e o combustvel para o futuro ser o bem coletivo. a hora de rever a forma como lidamos com licenas, compartilhando frmulas com uma comunidade que tem o poder de enriquecer quaisquer ideias, tornando-as 100 vezes melhores do que quando nasceram. O mundo est conectado e trabalhando para saber muito, falar sobre tudo e construir junto.

7.

1. Fiat Mio Carro cocriado utilizando 11 mil ideias vindas de 17 mil pessoas. fiatmio.cc 2. Android Sistema operacional mobile da Google, feito sob cdigo aberto. Responsvel por tirar a soberania do iPhone. android.com 3. Mineo Plataforma de cocriao para ideias de design sustentvel. mineo.co

MONITORAMENTO 24/7
Muitas pessoas se sentem assombradas com a probabilidade de sites como o Google capturarem suas informaes, alimentando uma base de dados do mal que possibilitaria o controle... Controle de qu? Claro que a coleta de dados existe, e essa uma opo, que pode ou no ser aceita. Mas vemos de outra forma. Apps j ajudam a controlar exerccios fsicos, dispositivos calculam a energia que gastamos diariamente e equipamentos domsticos possibilitam o uso da energia de forma mais eficiente. Acreditamos que aplicativos e ferramentas de uso gratuito esto disponveis para facilitar nosso cotidiano. E entendemos que a anlise de informaes e seu uso a forma justa que essas plataformas usam para se sustentar, exibindo anncios e vendendo relatrios, tambm. A vida curta, os seres humanos so milhes e a mais importante informao de que as grandes corporaes digitais precisam so as movimentaes do coletivo, para assim criarem ferramentas mais eficientes, realmente teis e continuar vivendo.

.10

1. Google Now Sistema instalado em telefones com Android que fornece dicas instantneas para o cotidiano do usurio. 2. Nike Fuel Band Pulseira da Nike que calcula cada movimento de quem a usa geranto relatrios dirios. 3. Waze Rede social do trnsito que monitora a condio do trfego e fornece informaes em tempo real da condio das ruas. waze.com

O DECLNIO DA PROPRIEDADE
Menos jovens esto tirando a carteira de motorista, montadoras se preocupam com a diminuio na venda de automveis e os sistemas de aluguel de bicicletas se tornaram uma opo cada vez mais bem aceita. Esses so alguns dos sintomas de um movimento j consolidado na Europa, e que agora chega no Brasil. O sonho consumista do carro e da casa prpria esto perdendo lugar para experincias que tragam prazer e para servios que substituam produtos. Menos objetos igual a menos material. Menos material igual a menos lixo no mundo. Servios como aluguel de filmes virtuais, compras de mp3, eBooks reduzem a produo de massa e facilitam a disseminao de informaes. Paralelamente, aplicativos e sites facilitam o aluguel de casas, quartos, bicicletas e carros. No sabemos se o incio do fim da ostentao material. Mas o fato que essa ideia de bens coletivos anda ganhando cada vez mais likes, no Facebook e na vida.

13.

1. Bikes coletivas Bicicletas de aluguel j so utilizadas em diversas cidades do mundo.


mobilicidade.com.br/ bikerio

2. Spotify Player de msica com contedo gratuito e nas nuvens.


spotify.com

3. Zip Car Sistema de aluguel de carros. Diferente de uma locadora, voc pode pegar qualquer Zip Car que encontrar pela rua.
zipcar.com

HACKATHON
Os Hackathons extravasaram as fronteiras das disputas nerds e esto declarando guerra contra o brainstorm. O termo utilizado para designar disputas entre programadores e hackers ilustra o novo cenrio em constante beta de empresas, produtos e softwares. Com a popularizao das tcnicas de design thinking, o processo de prototipagem est reduzindo as interminveis sesses de brainstorm, que esto sendo trocadas por ideias rapidamente testadas para que na prtica seja descoberta sua efetividade ou no. Junto a isso surge ao redor do mundo inmeras incubadoras, aceleradoras e novos cursos de empreendedorismo que apostam em startups como empresas do futuro. Tudo com base em testes, erros, acertos, prottipos e desenvolvimento contnuo, onde ocorre o amadurecimento e consolidao de um produto final mais elaborado, certeiro e completo.

.16

1. Apps Apps e produtos digitais, como o Instagram, passam por updates infinitos. 2. Pipa Aceleradora de negcios de valor compartilhado.
pipa.vc

3. Testadores Algumas marcas j comeam a ter seus prpios grupos de teste para novos produtos, como a marca de preservativos Prudence.
useprudence.com.br/ testadores

EU <3 MINHA CIDADE


Novamente o pndulo muda sua direo. Com a crise na Europa nesse incio de milnio, muitas pessoas da regio tm vindo para o Brasil, ao mesmo tempo em que nossos jovens viajam cada vez mais, seja para estudos, seja por puro lazer. Salvo todos os problemas que ainda carece resolver, o Brasil passa por um momento de crescimento econmico e boa visibilidade internacional. Como resultado, olhamos no espelho e j enxergamos nosso pas de forma diferente. Surge uma nacionalidade pulsante e uma necessidade de exaltar nossas cidades e culturas. So vrios os movimentos, marcas e eventos que falam do amor s cidades. Do supermercado ao maior banco do Brasil, todo mundo quer estampar o amor pelas metrpoles. Surgem souvenirs 2.0 com cidades totalmente branded, grupos criam encontros e manifestaes para a valorizao de centros antigos e todos celebram a vida urbana. um momento-chave de um pas incrvel, com centros cheios de expresses prontas para serem descobertas e experimentadas.

19.

1. Rio eu te amo Um filme, um movimento para amar a cidade maravilhosa.


rioeuteamo.net

2. Supermercado Zona Sul A rede de supermercados da Zona Sul do Rio de Janeiro est fazendo uso do corao que j fazia parte da sua marca. 3. SP Marcas de souvernir 2.0 com temas dos bairros da cidade de So Paulo.
fb.com/colecaosp

VALOR COMPARTILHADO
Ao mesmo tempo em que a ideia de fim da propriedade avana sobre nosso pas, acontece em paralelo o aumento da renda e poder de consumo de classes mais baixas. Claro que a distncia que separa quem tem muito de quem tem pouco ainda imensa. Mas, de fato, so as classes C, D e E que movimentam as engrenagens do nosso pas, nesse momento. As marcas que esto surfando nessa realidade podem simplesmente manter seu posto de venda para o consumo ou fazer a diferena na vida das pessoas. Seguindo esse princpio, j surgem inmeros projetos de valor compartilhado, de empresas que se preocupam com os entornos dos lugares onde esto instaladas e com as pessoas que consomem seus produtos e servios.

.22

1. Coletivo Coca-Cola Espao coletivo para o aprendizado em comunidades.


coletivococacola.com.br

2. Tim Plural Conectados Aplicativos da Tim para organizar a vida financeira das pessoas.
timpluralconectados. com.br

3. Greentee Camisetas com conscincia ecolgica. Cada pea vendida revertida em outra pra uma criana que precisa.
greentee.me

EQUIPE TTIL
Esse relatrio foi produzido pelo ncleo de Inspirao e Estratgia da Ttil Design de Ideias. Licenciada em Creative Commons: Atribuio Uso No Comercial No a Obras Derivadas (by-nc-nd). Apenas para uso no comercial. Permitida reproduo e publicao em qualquer meio desde que no tenha seu contedo alterado e que sejam inseridos os crditos da Ttil Design de Ideias. Responsvel: Mateus Bagatini (mbagatini@tatil.com.br) Redao: Elen Campos

CRDITOS
THE NOUN PROJECT Todos os pictogramas utilizados nesse material foram retirados do Noun Project, uma plataforma global de pictogramas de uso livre. thenounproject.com

Public DomainDesign by Roger Cook & Don Shanosky CD from the Noun Project

House designed by Maurizio Pedrazzoli from The Noun Project Drafting designed by Jacob Eckert from The Noun Project City designed by Thibault Geffroy from The Noun Project Public Domain Designed by Oleg Fominyh Public Domain Designed by cynthia garcia PRICE TAG from the Noun Project

HEART from the Noun Project CROWN from the Noun Project BICYCLE from the Noun Project Public Domain Design by Roger Cook & Don Shanosky

25.

@tatil_design fb.com/tatildesign

You might also like