You are on page 1of 10

FACULDADE DE CINCIAS GERENCIAIS FACIG BIBLIOTECA FACIG

MANUAL DE REGRAS PARA ELABORAO E FORMATAO DE ARTIGOS CIENTFICOS: PERIDICO FACIG EM REVISTA

SO JOAQUIM DA BARRA-SP 2011

SUMRIO

1 APRESENTAO.................................................................................................. 2 ESTRUTURA.......................................................................................................... 2.1 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS...........................................................................

3 3 3

2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS.................................................................................... 5 2.3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS........................................................................... 3 DAS NORMAS ESPECFICAS............................................................................ 4 DAS RESPONSABILIDADES.............................................................................. 5 CONSIDERAES FINAIS................................................................................. 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................. ANEXO A............................................................................................................... 6 7 7 8 8 9

MANUAL DE REGRAS PARA ELABORAO E FORMATAO DE ARTIGOS CIENTFICOS: PERIDICO FACIG EM REVISTA

1 APRESENTAO O peridico FACIG em revista ser destinado publicao das produes cientficas e acadmicas da instituio. Ser uma publicao impressa, de periodicidade anual. A publicao da revista ir conter artigos das diversas reas do conhecimento, sendo eles doutrinrios e informativos, que contribuiro para estudo e futuras pesquisas, sendo assim, um fruto do trabalho de professores, acadmicos da FACIG e pblico externo. Como todo trabalho antes de ser publicado deve ter um formato padro, foi elaborado este Manual de Regras para Elaborao e Formatao de Artigos Cientficos: Peridico FACIG em Revista o qual se encontra atualizado de acordo com a norma NBR 6022:2003, criada para especificar a apresentao de artigos em publicao peridica cientfica impressa.

2 ESTRUTURA

A estrutura de um artigo cientfico composta por elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais, a seguir ser explicado cada um com mais detalhes. 2.1 Elementos pr-textuais

Os elementos pr-textuais so compostos por informaes iniciais que so necessrias quanto ao reconhecimento da origem e autoria do trabalho, contendo informaes importantes a respeito do tema que est sendo desenvolvido. Os elementos pr-textuais so:

a) Ttulo e subttulo

O ttulo do artigo cientfico deve ser redigido com preciso, mostrando claramente o que o restante do texto nos traz. Apesar da especificidade que deve ter, no deve ser longo a ponto de tornar-se vago, e sim abordar uma temtica simples e de fcil entendimento.

O subttulo opcional e deve complementar o ttulo com informaes importantes, essencial, somente quando for para enriquecer a compreenso do tema. Apenas se negrita o ttulo da obra indo at os dois pontos no recebe negrito nem sublinhado.

b) Autor (es)

O nome deve ser acompanhando de um breve currculo. importante se observar sobre a quantidade de autores por artigo cientfico. Portanto necessrio que, antes do envio de qualquer trabalho se verifique o nmero aceito de autores por trabalho. Obs. O currculo deve aparecer em nota de rodap.

c) Resumo

O resumo menciona brevemente os essenciais assuntos abordados no artigo cientfico. A elaborao de um pargrafo deve ser criado em cima dos objetivos do trabalho, metodologia e analise de resultados, finalizando com breves consideraes finais do pesquisador. importante poupar qualquer tipo de citao bibliogrfica. A Norma Brasileira Registrada (NBR) 6028, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2003), possui uma normatizao completa para a elaborao de resumos. O resumo deve conter no mximo 250 palavras, alm de 5 palavras-chave.

d) Palavras-chave ou descritores

So palavras ou expresses que expresso as idias centrais texto, podendo ser termos simples e compostos. Como foi dito acima, deve-se apresentar no mximo cinco palavras, que sero separadas por ponto-e-vrgula.

e) Abstract/ Key-words (No incluir no artigo)

Geralmente obrigatrio em peridicos de divulgao internacional, sendo o prprio resumo, elaborado em lngua estrangeira, a ser indicado, pelo peridico, qual a lngua de preferncia.

2.2 Elementos textuais

Como em qualquer outro trabalho acadmico, os elementos textuais subdividem-se em: introduo, desenvolvimento e concluso.

a) Introduo

nessa parte que o autor indica a finalidade do tema, expondo os objetivos e a metodologia do trabalho. A introduo deve criar uma expectativa positiva e o interesse do leitor para a continuao da anlise de todo artigo.

b) Desenvolvimento

O desenvolvimento a parte principal e tambm a maior do artigo, onde se aborda com mais exatido os aspectos conceituais mais importantes do assunto em questo. Para se obter um texto completo e com maior clareza o autor deve ter bastante conhecimento sobre o tema abordado. O ttulo dessa seo, quando for utilizado, no deve estampar a palavra desenvolvimento, sendo escolhido um ttulo geral que englobe todo o tema abordado na seo, e subdividido de acordo com a necessidade. Muitas vezes pode ser utilizada a subdiviso do tema em sees e subsees como por exemplo os ttulos das sees. Os ttulos das sees devem ser posicionados esquerda, numerados com algarismos arbicos (1, 2, 3, etc.). O ttulo da primeira seo deve ser posicionado duas linhas abaixo das palavras-chave. Os demais ttulos devem estar a uma linha abaixo do texto antecedente. No coloque ponto final nos ttulos e no deixe espao de linhas entre os ttulos e o corpo do texto subseqente. A formatao dos ttulos, em trs nveis diferentes, demonstrada a seguir:

1 TTULOS PRIMRIOS (tamanho 16 e em destaque)

1.1 Ttulos secundrios (tamanho 12). As sees secundrias devem ser em letras maisculas e minsculas, em negrito.

1.1.1 Ttulos tercirios (tamanho 12). Em letras normais e sem qualquer destaque e todas alinhadas esquerda.

c) Concluso

A concluso relativa ltima parte dos elementos textuais de um artigo cientifico. na concluso que o autor deve retomar as propostas iniciais e apresentar os principais resultados. Devido flexibilidade do termo, importante fazer uma sntese do que foi relatado no desenvolvimento do artigo em relao amplitude geral do mesmo, sem muitas polmicas, incluindo, no caso das pesquisas de campo, uma espcie de fechamento em que se parecem dizer de acordo com os exemplos, argumentos e tpicos que foram apresentados no desenvolvimento. Podendo o autor nessa parte, conforme o tipo e objetivo da pesquisa, enriquecer o texto com algumas recomendaes gerais, cerca de novos estudos, sugestes de forma convincente, que sensibilize e passe informaes relevantes aos leitores.

2.3 Elementos ps-textuais

REFERNCIAS: Lista ordenada de fontes citadas no desenvolvimento do texto. de suma importncia que s inclua as bibliografias que realmente foram citadas no artigo. Para a organizao das mesmas deve-se consultar a NBR 6023:2002. Nas referncias seguir a seguinte formatao: tamanho 12 e em destaque; espao duplo para separar o ttulo do texto e dois espaos duplos entre o fim de uma seo e o incio de outra. OBS. Na elaborao do artigo indispensvel presena de cada um desses elementos. Desde que possuem e apresentam informaes e alicerce para compreenso do

trabalho numa amplitude geral, e de suma importncia no deix-los de lado ou mesmo omiti-los.

3 DAS NORMAS ESPECFICAS

Segue as seguintes normas para formatao do peridico FACIG em Revista:

a) Os originais devero ser redigidos na ortografia oficial e digitados em folhas de papel tamanho A4. Utilizar fonte Arial, tamanho 12, exceto para notas de rodap e ttulo que devero apresentar corpo 9 e 16 respectivamente; alinhamento das margens justificado e espaamento simples. b) O ttulo do artigo dever ser centralizado em caixa alta e em negrito; subttulos em negrito, alinhados esquerda; no numerar as pginas; c) O artigo dever conter, logo abaixo do ttulo, nome(s) do autor (ES), alinhado(s)

direita, com nota de rodap indicada atravs de asterisco com as credenciais: titulao, instituio de origem. Considerar apenas a maior titulao concluda. d) e) O resumo em portugus, com at 250 palavras, alm de 5 palavras-chave; Os artigos a serem publicados na revista da FACIG devem usar o sistema autor

data, na apresentao de citaes. (Consultar a ABNT NBR 10520: informao e documentao: citaes: apresentao, o qual se encontra disponvel para consulta na Biblioteca FACIG). f) Cada artigo dever conter no mximo 15 pginas incluindo resumos, tabelas, notas e

referncias bibliogrficas; g) Os textos devem ser gravados em WORD 97/2003.

4 DAS RESPONSABILIDADES

Afirmaes, opinies e expresses presentes nos textos so de responsabilidade dos prprios autores. O envio de originais revista implica autorizao do autor para sua publicao e a Faculdade FACIG no se obriga a devolver os originais das colaboraes enviadas. Obs. No sero pagos direitos autorais.

5 CONSIDERAES FINAIS

A NBR 6022, 2003 e este manual simplificado da norma apresentam os elementos que constituem um artigo cientfico e informativo. Com este manual espera-se atingir o objetivo de tornar mais fcil algumas das regras para elaborao de artigos cientficos. Um exemplo de formatao de Artigo Cientfico se encontra no Anexo A.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABNT. NBR 6022: informao e documentao artigo em publicao peridica cientfica impressa apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ABNT. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 1990. ABNT. NBR 14724: informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Rio de Janeiro, 2002. OLIVEIRA, Sheila Fernandes Pimenta e. Estrutura e formatao de trabalhos acadmicos: compilao e discusso das normas da ABNT. 2. ed. Franca (SP): UNI-FACEF, 2008.

ANEXO A Modelo de Formatao de Artigos APLICANDO 5S NA EMPRESA FERREIRA TECIDOS E CONFECES (letra 16, maisculas, centralizadas, negrito) Pedro Henrique de Sousa1

Resumo: O objetivo deste artigo apresentar xxxxx xxxxx xxxxxxx xxxxxxxx. xxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx. xxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx. xxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx. xxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx. xxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx. Para tanto, os procedimentos metodolgicos empregados so xxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx. xxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx. xxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx. xxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx. (Letra 12, entrelinha simples, sem negrito - com exceo da palavra Resumo - destaque (se houver) em itlico, no mximo 250 palavras). Palavras-chave: 5 sensos; qualidade; meio ambiente; responsabilidade social. (Letra 12, entrelinha simples, sem negrito - com exceo da expresso Palavras-chave, destaque (se houver) em itlico. Apresentar, no mximo, 5 palavras ou expresses-chave). Introduo (letra 12, negrito, maisculas e minsculas, alinhamentos esquerda) xxxxxxx xxxxx xxx xxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxx xxxx xxxx xx xxxx xxxxxxxx xxxxx x xxx xxx x xxx xxx xxxxxxx x xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx. (letra 12, entrelinha 1,5, sem negrito, maisculas e minsculas pargrafo: 2,5 cm) 1 Melhorando a vida no trabalho (letra 12, negrito, maisculas e minsculas, alinhamento esquerda) xxxxxxx xxxxx xxx xxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxx xxxx xxxx xx xxxx xxxxxxx xxxxx x xxx xxx x xxx xxx xxxxxxx x xxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx . (letra 12, entrelinha 1,5, sem negrito, maiscula e minsculas pargrafo: 2,5 cm)

1.1 A natureza do 5S (letra 12, sem negrito, maisculas e minsculas, alinhamento esquerda)
XXXXXX XXXXX XXX XXXXXX XXXXX XXXXXX XXXXX XXXX XXXXX XXXXXX XXX)( XXX)( XX XXX)( XXXXXXXX XXXXX X XXX XXX X XXX XXX XXXXXXX X XXXXXXXXXXXXXXX XXXXX XXXXXX XXXXXX XXXXXXX XXXXXXXXXX XXXXXX XXXXXXX XXXXXXX XXXXXXX XXXXXXX XXXXXX xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx.

(letra 12, entrelinha 1,5, sem negrito, maiscula e minsculas pargrafo: 2,5 cm) 1.2 Equipe 5S (letra 12, sem negrito, maisculas e minsculas, alinhamento esquerda)
1

Doutor em Administrao pela USP, Professor da FACIG-SP. Pedro_sousa@facigsp.edu.br.

10

XXXXXXXXX XXXXX XXX XXXXXX XXXXX XXXXXX XXXXX XXXX XXXXX XXXXXX XX XXX XX XXXX XXXXXXXX XXXXX X XXX XXX X XXX XXX XXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXX XXXXXXXX XXXXXXXXX XXXXXX XXXXXXX XXXXXXX XXXXXXX XXXXXXX XXXXXX XXXXXXXXX XXXXXXXXX X XXXX XXX XXXXXXXXX XXXXXXXXX XXXXXX. (letra12, entrelinha 1,5, sem negrito, maisculas e minsculas pargrafo: 2,5 cm) Concluso (letra 12, negrito, maisculas e minsculas, alinhamento esquerda) XXX XXXX XXXXX XXXXXX XXXX XXXXXXXXXXXXXX XX XXXX XXXXXXXX XXXXX X XXX XXX XXXXXXXX XXX XXX XXXXXXX XXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXX XXXXX XXXXXX XXXXXX XXXXXXX XXXXXXX XXXXXX XXXXXXXXXXXXXX XXXXXXX XXXXXX XXXXXXX XXXXXX XXXXXXXXX. (letra 12, entrelinha 1,5, sem negrito, maisculas e minsculas pargrafo: 2,5 cm) Referncias (letra 12, negrito, maisculas e minsculas, alinhamento esquerda, obedecendo formatao NBR 6023:2002) GODOY, Maria Helena Pdua Coelho de. Trabalhando com o 5S. Rio de Janeiro: Edg, 2000. 39 p. As referncias so separadas por um espao simples entre elas. E aquela referncia que ocupar mais de uma linha, usar entrelinhas simples. Se houver APNDICES e/ou ANEXOS, abrir uma pgina para cada um, com o ttulo ANEXO A ou APNDICE A (maisculas, negrito, letra times new roman 12) centralizado na 1 primeira linha da pgina.

You might also like