You are on page 1of 17

Estao de Avisos Agrcolas do Algarve

O mldio da videira

Eugnia Neto

Pataco, Outubro de 2008

Relatrio sobre a aplicao de modelos de previso do mldio da videira, apresentado no mbito do 2. Projecto Modernizao e reforo da capacidade do Servio Nacional de Avisos Agrcolas
Programa Agro Medida 8 Aco 8.2 Componente 3

ndice
1. Introduo 2. Ciclo biolgico 3. Factores de desenvolvimento da doena 4. Estimativa do risco
4.1 - Estudo da maturao dos osporos 4.2 - Modelo EPI (Estado Potencial de Infeco)

1 1 3 3
3 4

5. Actividades desenvolvidas no estudo do mldio da videira em 2008


5.1 - Estudo da maturao dos osporos 5.2 - Acompanhamento dos postos de observao biolgica 5. 2.1 - POB Quinta Joinal 5. 2.2 - POB Delegao de Tavira da DRAPALG

5
5 5 6 8

6. Consideraes finais 7. Bibliografia

13 14

ii

1. Introduo
O mldio da videira causado pelo fungo Plasmopara viticola (Berk. et Curt.) Berl. et de Toni, parasita obrigatrio e que pode provocar importantes prejuzos, infectando todos os rgos verdes da planta - folhas, cachos e pmpanos. Esta doena apresenta uma maior gravidade em regies hmidas e com temperaturas amenas durante o ciclo de vida da videira. O ataque do fungo no perodo da florao poder ter como consequncia a perda total da produo (Chicau, et al., 2003). A Estao de Avisos do Algarve (EAA) tem includo esta doena nas recomendaes que emite para a vinha, referindo a importncia em conhecer cada parcela por parte do Agricultor (zonas mais hmidas, locais onde a doena costuma ocorrer ou apresentar maior gravidade, etc.), bem como realizar um adequado acompanhamento da cultura de modo a detectar os primeiros sintomas da doena - manchas de leo. A emisso de avisos, indicando a necessidade de realizar tratamentos preventivos contra esta doena, deve ser baseada na anlise dos dados meteorolgicos, bem como da fenologia do hospedeiro e do parasita. Em 2008, a primeira referncia a esta doena ocorreu em 24 de Maro dado que, em alguns locais, havia a possibilidade de se conjugarem as trs condies consideradas necessrias para a ocorrncia das primeiras infeces da doena: pmpanos com comprimento igual ou superior a 10 cm; temperatura mnima igual ou superior a 10 C; precipitao ocorrida nos dois dias consecutivos quele a que se reporta a temperatura mnima referida, igual ou superior a 10 mm. Posteriormente, foram emitidas recomendaes sobre esta doena em 17 de Abril e em 14 de Maio.

2. Ciclo biolgico
O desenvolvimento deste fungo caracteriza-se pela existncia de uma fase sexuada, que ocorre no Outono/Inverno e por uma fase assexuada que acontece na Primavera/Vero. No Outono, no interior das folhas infectadas, formam-se os esporos sexuados de resistncia, os osporos. Durante o Inverno, estes esporos permanecem nas folhas cadas no solo, superfcie ou a reduzida profundidade. A hibernao do fungo ocorre essencialmente por osporos; mas pode tambm verificar-se sob a forma de miclio hibernante e at de condios e de conidiforos, mas aparentemente sem importncia (Aguiar, et al., 2001). Na Primavera, na presena das condies favorveis ao seu desenvolvimento, os osporos germinam e do origem a esporos ciliados, os zosporos, que se deslocam na gua at atingirem as aberturas estomticas presentes na pgina inferior das folhas, das inflorescncias, dos bagos ou dos pmpanos (zona dos ns). Junto dos estomas, os zosporos emitem o tubo germinativo que penetra no interior dos tecidos vegetais atravs destas aberturas. O miclio do fungo desenvolve-se assim, no interior dos tecidos do hospedeiro - infeces primrias - e os primeiros sintomas surgem sob a forma de manchas mais ou menos circulares, de aspecto translcido, resultantes da descolorao dos tecidos invadidos pelo miclio - manchas de leo. O sinal da doena surge com a formao das frutificaes assexuadas do fungo: o miclio do fungo volta a atravessar os estomas para o exterior, onde se formam os conidiforos e os condios, constituindo uma massa esbranquiada com aspecto aveludado o mldio. Os condios so transportados pelo vento e, na presena de pelcula de gua sobre os rgos, originam zosporos que vo infectar os rgos susceptveis - infeces secundrias. Na Fig. 1 esto ilustrados os sintomas desta doena, em vrias fases do seu desenvolvimento.

Fig. 1 - O mldio da videira: mancha de leo na pgina superior da folha (a), incio do aparecimento dos conidiforos na pgina inferior da folha (b); aspecto dos conidiforos vistos lupa (c); cacho infectado durante a florao (d); cacho afectado (e); aspecto do mldio em mosaico em desenvolvimento durante o Outono (f).

3. Factores de desenvolvimento da doena


Os principais factores que influenciam o desenvolvimento do fungo so: precipitao, temperatura, humidade relativa e a susceptibilidade do hospedeiro. Na Tabela 1 apresentase uma sntese das referncias encontradas na bibliografia consultada, relativamente aos factores meteorolgicos que influenciam o desenvolvimento do fungo.
Tabela 1 - Principais factores meteorolgicos responsveis pelo desenvolvimento do mldio, de acordo com a bibliografia consultada. P - precipitao, T - temperatura, HR - humidade relativa. Rosa & Bento, Xavier da Cruz, Eduardo Jlio, 2001 Aguiar et al., 2001 1994 1982 T 10-13 C Solo molhado por Tmnima > 10-11 C P 10 mm T > 11 C Germinao chuvas e cho fortemente e T > 10 C dos osporos persistentes humedecido T ptima 20-25 C Formao dos condios Germinao dos condios HR 75-85 % HR ptima 95 % T ptima 18-24 C e na presena de gua HR 92 % T 11 C Ausncia de luz 4 horas HR 92-95 % T > 13 C HR > 80-85 % e T 13-30 C -

A susceptibilidade da videira ao mldio depende da casta e do estado de desenvolvimento dos rgos susceptveis. As folhas so muito sensveis a partir da altura em que tm 1,5 cm de dimetro assim como no incio do atempamento. Os cachos podem ser atingidos desde o incio da sua formao; o estado de florao-alimpa de grande susceptibilidade devido sua considervel superfcie de contaminao e ainda porque as gotas de gua ficam retidas entre as flores durante muito tempo. Consideram-se fases crticas da vinha quando os pmpanos apresentam 7-8 folhas, quando os cachos ficam separados, na florao e na alimpa (Xavier da Cruz, 1982).

4. Estimativa do risco

4.1 - Estudo da maturao dos osporos um mtodo de estimativa de risco do incio das infeces que permite determinar quando os osporos esto maduros. Perante o nvel de crescimento dos pmpanos (superior a 10 cm), a temperatura superior a 10 C, a importncia e persistncia das chuvas (pelo menos 10 mm durante um ou dois dias), segundo a rega dos trs 10, podem existir condies favorveis s infeces primrias (Aguiar, et al., 2001).

A execuo deste mtodo compreende o seguimento do seguinte protocolo (Xavier da Cruz, 1982): Colheita de folhas com mldio no Outono e sua observao lupa por transparncia. 2. Corte de fragmentos de folhas que contenham um nmero de osporos superior a 25. 3. Colocao dos fragmentos em sacos de rede com terra. 4. Enterramento dos sacos. 5. Em meados de Fevereiro inicia-se a recolha semanal dos fragmentos e o seu tratamento em laboratrio. Separao dos fragmentos e sua lavagem cuidadosa. Colocao em cmara hmida, em estufa a 22-24 C. Observao diria lupa, utilizando luz tangencial, para deteco do aparecimento dos macrocondios. 6. medida que vai sendo mais curto o tempo necessrio germinao dos osporos, as recolhas e observaes dos fragmentos vo sendo menos espaadas, passando-se a 2-3 recolhas por semana. 7. Quando a formao dos macrocondios se der num perodo inferior a 24 horas, pode-se concluir que os osporos atingiram o estado de maduros nas condies naturais. 8. Depois de observados os primeiros macrocondios num fragmento, deve-se continuar a sua observao durante oito dias para avaliar o poder germinativo dos osporos. 9. Depois de cada contagem, os macrocondios devem ser destrudos com uma agulha. 10. Estas observaes devem ser efectuadas pelo menos at ao aparecimento dos primeiros focos. 4.2 - Modelo EPI (Estado Potencial de Infeco) Este modelo foi criado em 1980 por Serge Strizyk e aplicado na Regio Francesa de Bordus, com o objectivo de melhorar a estratgia preconizada pelos Servios de Avisos Agrcolas na luta contra o mldio (Barcelos, 2001). A aplicao do modelo pretende quantificar as condies de risco por um ndice em funo dos factores climticos. O potencial da doena definido por funes matemticas que traduzem os riscos devido ao efeito combinado da quantidade e agressividade do inoculo. A aplicao deste modelo baseada num tratamento de dados climticos de 20 a 30 anos. No entanto, a sua aplicao poder ser iniciada trabalhando com um conjunto de, pelo menos, 10 anos de dados fiveis (Rosa, comunicao pessoal). 1.

5. Actividades desenvolvidas no estudo do mldio da videira em 2008

5.1 - Estudo da maturao dos osporos Dada a necessidade de simular o desenvolvimento da doena e assim poder prever com maior exactido o incio das infeces primrias, antes da sua ocorrncia, esta Estao de Avisos tem procurado utilizar o mtodo de previso baseado no estudo da maturao dos osporos. No entanto, a execuo deste trabalho tem apresentado algumas dificuldades, relacionadas com o facto de no se encontrar folhas com osporos nas parcelas visitadas, bem como a inexperincia nesta rea. Assim, no incio de 2008, a partir de uma amostra de folhas cedidas pela Estao de Avisos do Do, fizeram-se observaes para localizar as zonas das folhas com osporos e assim obter os fragmentos necessrios para por em prtica o estudo da maturao dos osporos. A primeira dificuldade encontrada foi a falta de osporos, pelo que os fragmentos obtidos no preenchiam as caractersticas mnimas para a execuo do mtodo. Apesar deste facto, o mtodo foi posto em prtica, de acordo com o protocolo referido no ponto 4.1, tendo-se realizado as seguintes aces: 1. As folhas permaneceram em frigorfico e apenas foi possvel iniciar a sua observao em 6 e 7 de Fevereiro de 2008. Houve dificuldade em identificar os osporos, uma vez que o seu nmero era muito reduzido. 2. Obteno de 30 fragmentos, tendo-se preparado 6 sacos de rede (5 fragmentos por saco). 3. Tais sacos foram enterrados junto estao meteorolgica automtica do Pataco (Faro) no dia 8 de Fevereiro. 4. O primeiro saco foi retirado a 24 de Maro. Os fragmentos foram lavados, colocados em placa de Petri sobre uma folha de papel de filtro humedecida e em estufa a 22-24 C. 5. Tais fragmentos foram observados periodicamente, de 24 em 24 horas, durante 1 semana. 6. Como no foi assinalada a presena de macrocondios, na segunda semana (31 de Maro) foram retirados 2 sacos e procedeu-se observao de todos os fragmentos. 7. Na terceira semana (8 de Abril) voltou-se a retirar os restantes 2 sacos e observar os fragmentos neles contidos at 11 de Abril. 8. No se registou a formao de macrocondios em nenhum dos fragmentos. 5.2 - Acompanhamento dos postos de observao biolgica A EAA realizou o acompanhamento da cultura da vinha, o mais exaustivo possvel, em trs pontos caracterizados na Tabela 2. Em cada posto de observao biolgica (POB), a cultura da vinha foi sujeita a observaes peridicas (semanalmente, sempre que possvel), assinalando-se a presena de folhas e cachos infectados por mldio. Foi realizado o registo da fenologia em cada parcela e variedade.

Tabela 2 - Caracterizao dos postos de observao biolgica.

Identificao/Localizao
Quinta Joinal S/Faro

Caracterizao
rea: 2 ha Variedade: Primoria - uva de mesa branca, sem grainha Conduo em Y Cultura regada rea: 1 ha 11 variedades de uva de mesa (D. Maria, Italia, Matilde, Victoria, Centennial Seedless, Superior Seedless, Crimson Seedless, Blush Seedless, Cardinal 80, M. Palieri e Red Globe) Conduo em parral (4 braos) Cobertura com rede (operao que decorreu entre 4 e 20 de Junho) Compasso de plantao: 3 m x 3 m Cultura regada rea: 832 m2 7 variedades de uva de mesa (Victoria, Flame Seedless, Matilde, M. Palieri, D. Maria, Napoleon e Cardinal 80) distribudas em 3 abrigos cobertos por rede (operao que decorreu entre 10 de Janeiro e 6 de Fevereiro) Conduo: Bardo vertical com cordo unilateral Compasso de plantao: 2,7 m x 1,2 m Cultura regada rea: 537 m2 8 variedades de uva de mesa (Cardinal 80, Victoria, Flame Seedless, Matilde, M. Palieri, Napoleon, Crimson Seedless e D. Maria) Conduo: Bardo vertical com cordo unilateral Compasso de plantao: 2,7 m x 1,2 m Cultura regada

Delegao de Tavira da DRAPALG Santiago/Tavira Parral

Delegao de Tavira da DRAPALG Santiago/Tavira Abrigos

Delegao de Tavira da DRAPALG Santiago/Tavira Ar livre

5. 2.1 - POB Quinta Joinal Este posto foi observado entre 27 de Fevereiro e 26 de Setembro (Fig. 2). O primeiro foco de mldio foi detectado em 15 de Maio, em folha, no se tendo observado cachos com sintomas. Foram realizadas 8 intervenes fitossanitrias anti-mldio. Os dados meteorolgicos registados na Estao Meteorolgica Automtica (EMA) do Pataco, da Direco Regional de Agricultura do Algarve (DRAPALG), esto apresentados nas Fig. 3 a 5. Pode-se constatar que, durante todo o perodo de actividade vegetativa da vinha, a temperatura mdia diria situou-se sempre acima dos 10 C. Em Maro, registaram-se 3 dias com temperatura mnima acima dos 10C, enquanto que em Abril j se registaram 15 dias nestas condies e em Maio 23 dias. Em Abril ocorreram dois perodos dias 8 e 9 e dias 18 e 19 em que se conjugaram as seguintes condies: temperatura mnima superior a 10 C, precipitao superior a 10 mm e humidade relativa mxima prxima dos 100 %. O foco assinalado poder ter tido origem em infeco primria ocorrida nesta altura.

Folhas infectadas 50 40 D E F 30 % 20 10 0 1 Fev 11 Fev 21 Fev H H H H I J

Fenologia

Pulverizao

L L MM N

10 Jun

20 Jun

30 Jun

10 Jul

20 Jul

12 Mar

22 Mar

11 Abr

21 Abr

30 Jul

2 Mar

1 Abr

9 Ago

19 Ago

29 Ago

11 Mai

21 Mai

31 Mai

1 Mai

8 Set

18 Set

Fig. 2 - Percentagem de folhas infectadas por mldio, registada no posto de observao biolgica Quinta Joinal, em 2008.
40

30 Temperatura (C)

20

10

0 12 Fev 26 Fev 15 Jan 29 Jan 17 Jun 1 Jan 3 Jun 15 Jul 11 Mar 25 Mar 22 Abr 20 Mai 29 Jul 8 Abr 6 Mai 1 Jul

T md

T mx

T mn

Fig. 3 - Temperatura diria do ar registada na Estao Meteorolgica Automtica do Pataco, de Janeiro a Julho de 2008. T md - temperatura mdia, T mx - temperatura mxima e T mn - temperatura mnima.

28 Set

100 80 60 40 20 0 12 Fev 26 Fev 15 Jan 29 Jan 17 Jun 1 Jan 3 Jun 15 Jul 11 Mar 25 Mar 22 Abr 20 Mai 29 Jul 8 Abr 6 Mai 1 Jul

Humidade relativa (%)

HR md

HR mx

HR mn

Fig. 4 - Humidade diria do ar registada na Estao Meteorolgica Automtica do Pataco, de Janeiro a Julho de 2008. HR md - humidade relativa mdia, HR mx - humidade relativa mxima e HR mn - humidade relativa mnima.
70 60 Precipitao (mm) 50 40 30 20 10 0 12 Fev 26 Fev 1 Jan 15 Jan 29 Jan 3 Jun 17 Jun 15 Jul 11 Mar 25 Mar 22 Abr 20 Mai 29 Jul 8 Abr 6 Mai 1 Jul

Fig. 5 - Precipitao diria registada na Estao Meteorolgica Automtica do Pataco, de Janeiro a Julho de 2008.

5. 2.2 - POB Delegao de Tavira da DRAPALG Este posto foi observado entre 29 de Fevereiro e 30 de Setembro, para a vinha em parral, e entre 29 de Fevereiro e 24 de Setembro, para as parcelas em abrigo e em ar livre (Fig. 6 a 13). O primeiro foco de mldio foi detectado em 2 de Maio, em folhas, nas variedades em abrigo - Cardinal 80, Flame Seedless e Victoria - e em ar livre na variedade Flame Seedless. Foram realizadas 5 intervenes fitossanitrias anti-mldio em todas as parcelas em observao. Relativamente aos sintomas em cacho, estes foram observados nas seguintes variedade: Cardinal 80 em parral (5 % em 5 de Junho), Victoria em parral (5 % em 2 de Maio) e Flame Seedless em abrigo (10 % em 2 e 9 de Maio e em 13 de Junho). Os dados meteorolgicos registados na EMA de Tavira da DRAPALG, esto apresentados nas Fig. 14 a 16. Pode-se constatar que, durante todo o perodo de actividade vegetativa da vinha, a temperatura mdia diria situou-se sempre acima dos 10C. Em relao temperatura

mnima, o nmero de dias em que este parmetro foi superior a 10 C foi de 10 dias em Maro, 18 dias em Abril e 21 dias em Maio. Em Abril ocorreram dois perodos - dias 8 e 9 e dia 19 - em que se conjugaram as seguintes condies: temperatura mnima superior a 10 C, precipitao superior a 10 mm e humidade relativa mxima superior a 87 %. Os focos assinalados no incio de Maio podero ter tido origem em infeces primrias desencadeadas por estas condies favorveis.
Folhas infectadas 50 A-F 40 A 30 % 20 10 0 1 Fev 11 Fev 21 Fev 10 Jun 20 Jun 30 Jun 10 Jul 20 Jul 12 Mar 22 Mar 11 Abr 21 Abr 30 Jul 2 Mar 1 Abr 9 Ago 19 Ago 29 Ago 11 Mai 21 Mai 31 Mai 1 Mai 8 Set 8 Set 18 Set 18 Set 28 Set 28 Set A A-B G G H H J J K K L M N Fenologia Pulverizao

Fig. 6 - Percentagem de folhas infectadas por mldio, registada no posto de observao biolgica de Tavira (variedade Cardinal 80 em parral) em 2008.
Folhas infectadas 50 A-B 40 A 30 % 20 10 0 1 Fev 11 Fev 21 Fev 10 Jun 20 Jun 30 Jun 10 Jul 20 Jul 12 Mar 22 Mar 11 Abr 21 Abr 30 Jul 2 Mar 1 Abr 9 Ago 19 Ago 29 Ago 11 Mai 21 Mai 31 Mai 1 Mai A A-B A-G H H J J K K L L M M N A-H Fenologia Pulverizao

Fig. 7 - Percentagem de folhas infectadas por mldio, registada no posto de observao biolgica de Tavira (variedade Victoria em parral) em 2008.

Folhas infectadas 50 40 30 % 20 10 0 1 Fev 11 Fev 21 Fev A-C A-F A-D F-G G-H H H I J

Fenologia

Pulverizao

K K L M M M N

10 Jun

20 Jun

30 Jun

10 Jul

20 Jul

12 Mar

22 Mar

11 Abr

21 Abr

30 Jul

2 Mar

1 Abr

9 Ago

19 Ago

29 Ago

11 Mai

21 Mai

31 Mai

1 Mai

8 Set 8 Set 8 Set

18 Set 18 Set 18 Set

Fig. 8 - Percentagem de folhas infectadas por mldio, registada no posto de observao biolgica de Tavira (variedade Cardinal 80 em abrigo) em 2008.
Folhas infectadas 50 A-E 40 A-C A-F 30 % 20 10 0 1 Fev 11 Fev 21 Fev 10 Jun 20 Jun 30 Jun 10 Jul 20 Jul 12 Mar 22 Mar 11 Abr 21 Abr 30 Jul 2 Mar 1 Abr 9 Ago 19 Ago 29 Ago 11 Mai 21 Mai 31 Mai 1 Mai 28 Set 28 Set F G H H H I J K K K L M M M M N Fenologia Pulverizao

Fig. 9 - Percentagem de folhas infectadas por mldio, registada no posto de observao biolgica de Tavira (variedade Victoria em abrigo) em 2008.
Folhas infectadas 50 40 C 30 % 20 10 0 1 Fev 11 Fev 21 Fev 10 Jun 20 Jun 30 Jun 10 Jul 20 Jul 12 Mar 22 Mar 11 Abr 21 Abr 30 Jul 2 Mar 1 Abr 9 Ago 19 Ago 29 Ago 11 Mai 21 Mai 31 Mai 1 Mai E F F G H H H I J J K K M M M N Fenologia Pulverizao

Fig. 10 - Percentagem de folhas infectadas por mldio, registada no posto de observao biolgica de Tavira (variedade Flame Seedless em abrigo) em 2008.

28 Set

10

Folhas infectadas 50 40 A 30 % 20 10 0 1 Fev 11 Fev 21 Fev A-B A-E A-D A-F G H H H

Fenologia

Pulverizao

J K K K M M N

10 Jun

20 Jun

30 Jun

10 Jul

20 Jul

12 Mar

22 Mar

11 Abr

21 Abr

30 Jul

2 Mar

1 Abr

9 Ago

19 Ago

29 Ago

11 Mai

21 Mai

31 Mai

1 Mai

8 Set
8 Set 8 Set

18 Set
18 Set 18 Set

Fig. 11 - Percentagem de folhas infectadas por mldio, registada no posto de observao biolgica de Tavira (variedade Cardinal 80 em ar livre) em 2008.
Folhas infectadas 50 40 30 % 20 10 0 1 Fev 11 Fev 21 Fev 10 Jun 20 Jun 30 Jun 10 Jul 20 Jul 12 Mar 22 Mar 11 Abr 21 Abr 30 Jul 2 Mar 1 Abr 19 Ago 29 Ago 11 Mai 21 Mai 31 Mai 9 Ago 1 Mai 28 Set 28 Set A-C A-B A-F F G H H H I J K K K L M M M M N Fenologia Pulverizao

Fig. 12 - Percentagem de folhas infectadas por mldio, registada no posto de observao biolgica de Tavira (variedade Victoria em ar livre) em 2008.
Folhas infectadas 50 40 C 30 % 20 10 0 1 Fev 11 Fev 21 Fev 10 Jun 20 Jun 30 Jun 10 Jul 20 Jul 12 Mar 22 Mar 11 Abr 21 Abr 30 Jul 2 Mar 1 Abr 19 Ago 29 Ago 11 Mai 21 Mai 31 Mai 9 Ago 1 Mai E F F G H H H I J K K L M M M N Fenologia Pulverizao

Fig. 13 - Percentagem de folhas infectadas por mldio, registada no posto de observao biolgica de Tavira (variedade Flame Seedless em ar livre) em 2008.

28 Set

11

40

Temperatura (C)

30

20

10

0 12 Fev 26 Fev 15 Jan 29 Jan 17 Jun 1 Jan 3 Jun 15 Jul


15 Jul

11 Mar

25 Mar

22 Abr

T md

T mx

20 Mai

T mn

Fig. 14 - Temperatura diria do ar registada na Estao Meteorolgica Automtica de Tavira, de Janeiro a Julho de 2008. T md - temperatura mdia, T mx - temperatura mxima e T mn - temperatura mnima.
100 80 60 40 20 0 12 Fev 26 Fev 15 Jan 29 Jan 17 Jun 1 Jan 3 Jun 11 Mar 25 Mar 22 Abr 20 Mai 29 Jul 8 Abr 6 Mai 1 Jul

Humidade relativa (%)

HR md

HR mx

HR mn

Fig. 15 - Humidade diria do ar registada na Estao Meteorolgica Automtica de Tavira, de Janeiro a Julho de 2008. HR md - humidade relativa mdia, HR mx - humidade relativa mxima e HR mn humidade relativa mnima.

29 Jul

8 Abr

6 Mai

1 Jul

12

70 60 Precipitao (mm) 50 40 30 20 10 0 12 Fev 26 Fev 15 Jan 29 Jan 17 Jun 1 Jan 3 Jun 15 Jul 11 Mar 25 Mar 22 Abr 20 Mai 29 Jul 8 Abr 6 Mai 1 Jul

Fig. 16 - Precipitao diria registada na Estao Meteorolgica Automtica de Tavira, de Janeiro a Julho de 2008.

6. Consideraes finais
No foi possvel obter resultados no estudo da maturao dos osporos que foi realizado. Ser necessrio continuar esta actividade, apostando tambm na formao da equipa de trabalho de modo a melhorar a sua execuo. Esta Estao de Avisos tem feito um esforo no sentido da modernizao e ampliao da sua rede de EMA, de modo a cobrir toda a regio. As primeiras EMA foram instaladas em Maio de 1997. Assim que for possvel ter 10 anos de dados meteorolgicos credveis, ir realizar-se o seu tratamento de forma a iniciar a aplicao do modelo EPI de forma experimental. Os resultados apresentados comprovam a grande susceptibilidade que a vinha apresenta na fase fenolgica de cachos florais separados - florao (H - I), a qual decorreu, na maior parte das variedades observadas, entre o incio de Abril e meados de Maio. Foi tambm durante o ms de Abril que ocorrerem dois perodos, embora com durao reduzida, em que as condies meteorolgicas foram efectivamente favorveis ao desenvolvimento do mldio. Ao longo de 2008, esta Estao de Aviso incluiu nas suas circulares recomendaes relativas ao mldio da vinha em trs ocasies, fazendo referncia s condies favorveis ao incio das infeces e recomendando a vigilncia das parcelas com vista a detectar os primeiros focos e aprofundar o conhecimento da parcela relativamente doena. Com o objectivo de passar a emitir avisos para o mldio, torna-se fundamental aprofundar os contactos com as outras Estaes de Avisos, no sentido de uniformizar e aprofundar os mtodos de estimativa do risco, de forma a contribuir para a reduo do nmero de intervenes realizadas contra esta doena.

13

7. Bibliografia
Aguiar, A.; Mexia, A.; Couto, C.; Ramadas, I.; Garrido, J.; Costa, J.; Ribeiro, J.A.; Freitas, J.; Trigueiros, J.; Inglez, M.A.; Ferreira, M.A.; Raposo, M.E. & Amaro (2001). A proteco integrada da vinha na regio Norte. ISA/PRESS, Lisboa. Barcelos, E.F. (2001). Implementao do modelo EPI-Mldio na zona vitivincola dos biscoitos, disponvel em http://www.angra.uac.pt/pessoais/docentes/dlopes/estori/Barcelos2001.PPT#48. Chicau, G.; Moreira, J.F.G. & Coutinho, C. (2003). Biologia do Mldio da Videira. Evoluo dos Ovos de Inverno no Perodo de 1996-2003. O Minho, a Terra e o Homem, 49:2123. Cruz, Rodrigo Xavier da (1982). Mtodo de previso de tratamentos para combate do mldio da videira. DGPPA, Lisboa. Jlio, E. (2001). Guia de proteco fitossanitria da vinha. Direco-Geral de Proteco das Culturas, Oeiras. Rosa, M.T. & Bento, A. (1994). Modelao do desenvolvimento da fase sexuada do mldio da videira determinao da data de maturao dos osporos. Actas do II Encontro Nacional de Proteco Integrada, Vila Real, Dezembro, pp 143-149.

14

You might also like