You are on page 1of 5

4. Atenta no verso com que se inicia a quinta estrofe: Brilham quando a chuva cai.

4.1. Classifica o sujeito do predicado brilham.

1.2. Apresenta outros exemplos do mesmo tipo de palavras e explica a sua origem (exemplo: Cocoroc! som produzido por um galo).

2. Repara agora nos dois textos.


2.1. Tendo em conta os processos de formao de palavras, classifica as palavras

po de l (texto 1, v. 6) e girassol (texto 2, v. 5).

2.1.1. Reescreve-as no plural.

1.2. Apresenta outros exemplos do mesmo tipo de palavras e explica a sua origem (exemplo: Cocoroc! som produzido por um galo).

2. Repara agora nos dois textos.


2.1. Tendo em conta os processos de formao de palavras, classifica as palavras

po de l (texto 1, v. 6) e girassol (texto 2, v. 5).

2.1.1. Reescreve-as no plural.

6. Identifica a funo sinttica de todos os elementos que constituem a frase: A minha me disse muitas coisas ao meu pai.

6.1. Reescreve a frase substituindo as expresses sublinhadas por pronomes.

6.2. Reescreve a frase iniciando-a por Eu e a minha me.

6.2.1. Classifica o sujeito desta ltima frase.

1. Completa o esquema seguinte, distribuindo os exemplos pelas quatro funes sintticas apresentadas. - Apresentei-lhe os novos funcionrios. - Ele acha-a simptica. -Dei um livro ao Sebastio, Carolina. -Eles foram a Londres. -Ns trabalhamos bem. -Eles trabalham em Coimbra. - D. Lurdes, colocamos os pratos no armrio? -Eu moro aqui. -Ofereceste um presente Josefina. -A Beatriz assistiu ao espetculo. -O empregado disse que o restaurante estava cheio. -Eles acham a cidade bonita. -Amanh, visitaremos um museu. -Eles trabalham em Viseu.

2. Assinala as frases em que h um complemento oblquo e sublinha-o. a) O gato entrou ali. c) Traz-me os talheres. e) Coloca o piano aqui. f) Ela precisa de companhia. g) Dirija-se ao balco. h) O Ricardo discordou dos amigos. i) Todos assistiram ao espetculo. j) Comprei um lenol para a Leonor. k) O Afonso veio de Mirandela.

Identifica e classifica o(s) advrbio(s) ou locuo(es) adverbial(ais) presentes nas frases que se seguem: a) Provavelmente o Filipe e at o Joo vo chegar tarde por causa do atraso do autocarro. b) J foste ver a exposio de carros antigos? c) O mundo precisa de entender que a vida demasiado preciosa para ser posta em risco. d) Diariamente, podemos ver nos jornais os problemas da Humanidade. Alguns so dramticos.

e) Depressa e bem h pouco quem. f) Talvez ela consiga convencer o amigo a estudar a srio. g) Todos concordaram em limpar o jardim, inclusive os mais novos. h) Aqui todos os alunos deitam os papis no caixote do lixo. i) O carro circulava a uma velocidade demasiado alta para aquele tipo de estrada, to estreita e com tantas curvas. j) Eu estava to cansada que adormeci profundamente. l) Realmente h muita poluio sonora dentro da cidade.

6. Acrescente a cada uma destas frases um advrbio conectivo que permita estabelecer uma sequncia entre os diferentes momentos enunciados. Ls o texto. Ls todas as questes de interpretao. Comeas a responder. Se tiveres tempo, rels as tuas respostas. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________

2. Reescreve as frases, substituindo os advrbios realados por uma locuo adverbial. a) Agora, a moda aceita tudo. ____________________________________________________ b) Jamais irei comer essa tosta. _________________________________________________ c) Certamente, trouxe-te o que pediste. ___________________________________________ d) Hoje comi demasiado. _______________________________________________________ e) Repentinamente, levantou-se um vendaval. __________________________________________________________________________

3. Substitui os advrbios ou locues adverbiais a negrito por outros de significado equivalente. a) O filme assaz interessante. _______________________________________________ c) Ocasionalmente, venho aqui. _______________________________________________ d) Nunca mais faltarei. _____________________________________________________ 4. e) Doravante, nada ser como dantes. ________________________________________

Indica o que te pedido na frase A frota de Eneias um joguete [] (l. 13). a) Um b) Um c) Um d) as nome proprio nome comum coletivo determinante indefinido funcoes sintaticas de cada grupo

Atenta na palavra desencadeie. 14.1 Indica o infinitivo da forma verbal. 14.2 Indica quala conjugao a que pertence esta forma verbal. 14.2 Classifica a palavra quanto ao processo de formacao.

15. Refere o processo de formao das palavras seguintes. f) agricultura a) sangrento b) entardecer b) infelizmente c) cor-de-rosa d)enamoramento e) aguardente

16. Na frase Nas montanhas geladas, os lobos uivam., o ncleo do predicado uma forma do verbo defetivo unipessoal uivar.

9. Copia da frase Chovia torrencialmente, quando eu ouvi o meu gato miar e pude ver que
havia gua dentro do barraco.

a. os verbos defetivos. b. os verbos de flexo irregular.

10. Justifica o uso da vrgula nas seguintes frases. 10.3. Continua, velha amiga!

Copia da frase Na primavera da vida, pode chover e h muitas vezes algum granizo, mas devemos ir em frente: 9.1. os verbos defetivos; 9.2. os verbos de flexo irregular.

Classifica sinticamente a palavra a negrito

10.3. Tenham calma, jovens, a adolescncia no um inferno.

You might also like