You are on page 1of 31

O que achas que podemos fazer para melhorar o meio ambiente?

-Gota a gota, uma torneira chega a um desperdcio de 46 litros por dia. Isto , 1380 litros por ms. Ou seja, mais de um metro cbico por ms! - Um fio de gua de mais ou menos 2 milmetros totaliza 4140 litros num ms! - Se for um fio de gua de 4 mm, so 13 260 litros por ms de desperdcio!

- Fecha bem as torneiras. No custa nada. - No deixes a torneira aberta enquanto lavas os dentes!

- Reduz a gua de cada descarga de autoclismo.

- Toma duche em vez de banho de imerso.

Rega as plantas nas horas de menor calor, para reduzir a evaporao da gua.

POUPA GUA

- OL. Eu vivo numa aldeia do Mali, em FRICA. Tenho de percorrer a p 5 km (de Ovar at ao Furadouro) para conseguir obter gua. Agora imagina que essa gua a mesma onde bebe o gado e os animais selvagens. Posso contrair infeces intestinais, hepatite, febre tifide, etc.. Milhes de pessoas vivem assim.

A gua um bem precioso. NO A DESPERDICES!

POUPA GUA

A Repblica da Irlanda foi a pioneira europeia na tomada de medidas sobre a produo descontrolada de sacos de plstico ao introduzir em 2002 um imposto que cobra 0,15 ao consumidor por cada saco distribudo. O resultado desta iniciativa foi a angariao de cerca de 23 milhes de euros para serem investidos em projectos ambientais e uma reduo no consumo de 90%.

Quase todos os sacos de plstico no acondicionados em aterros acabam, mais cedo ou mais tarde, por chegar aos rios e aos oceanos. Milhares de baleias, golfinhos, tartarugas e aves marinhas morrerem anualmente asfixiadas por sacos de plstico. O caso mais dramtico ocorreu em 2002, quando uma baleia an deu costa da Normandia com cerca de 800 kg de sacos de plstico encravados no estmago.

Poupar energia significa diminuir a quantidade de energia utilizada quando realizamos qualquer acto do nosso quotidiano. Gastar menos energia tem vrias vantagens: poupa-se dinheiro e ajuda-se o Ambiente. A produo de energia gasta recursos naturais preciosos, por exemplo carvo, petrleo ou gs. Assim, gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos e a mant-los durante mais tempo.

A partir de 1 de Maro, estas lmpadas vo pagar uma taxa de 0.41


Substituir as lmpadas incandescentes por lmpadas economizadoras. Do a mesma luz, mas poupam 80% da energia elctrica utilizada e duram 8 vezes mais. A partir de 1 de Maro,

Aplicaes com energias renovveis:


1- Utilizao de transportes movidos a energia renovvel (electricidade, hidrognio, biodiesel). 2- Reciclar lixo e utilizar lixo orgnico para criar electricidade. 3- Utilizar painis solares em casa para poupar energia.

4-Poupar o mximo de energia para a termos em abundncia nos dias seguintes.

Atitudes para POUPAR energia:


1- Evitar abrir desnecessariamente a porta do frigorfico e, quando for necessrio abri-la, ser o mais rpido possvel. Verificar periodicamente o estado da(s) borracha(s) das portas do frigorfico. 2- Utilizar as mquinas de lavar com carga completa e num programa de baixa temperatura. 3- Desligar os equipamentos no boto, em vez de desligar no comando. Os aparelhos em modo stand-by, continuam a gastar energia. - Se vires que no est ningum na sala de aula, apaga a luz. Podes fazer o mesmo na tua casa, no preciso andar a gastar energia desnecessariamente.

Queres saber mais uma coisa? Se tu fizeres sempre isto, os outros vo ver que tu s um bom exemplo e vo tentar imitar-te. No tenhas vergonha de ser amigo do Ambiente! Pode dar mais trabalho, mas a Terra a nossa casa!

Temos de deixar de poluir, No deitar lixo pr cho, No deitar lixo no mar.

Vamos preservar a Natureza, Aprender a reciclar, Preparar o amanh.

Para a Natureza ajudar, Vamos ter que nos juntar. Eu aqui e tu ali, Vamos l a trabalhar.

A Natureza est a morrer Sem ningum para a proteger. Os animais que l esto a morar Tm de ir para outro lugar.

A Terra est a ser destruda; Um dia, nada vai restar. Alguma coisa temos de fazer Para o nosso Mundo salvar.

Para o Ambiente proteger, Vamos ter que nos juntar. Temos muito que fazer Para o Mundo renovar.

Por favor, no coloque esta PPT em mais nenhum stio da Internet.

You might also like