You are on page 1of 5

Colgio Estadual Alpio Franca Aluno: Miler Santos Vitorio Prof: Lucio Serie: 3 V1

Leses no Esporte
A leso um acometimento indesejvel e desagradvel na vida do atleta. mas infelizmente,para os que treinam arduamente e com uma frequncia acima do limite do corpo, e principalmente os que realizam sem uma preparao correta e especfica, fatalmente tero leses consequentes, acompanhadas de dor, desconforto e at mesmo a incapacidade de continuar treinando. Alguns indivduos sofrem leses mais graves e mais frequentes do que outros. No entanto, qualquer que seja a intensidade da leso, necessria sempre a preveno. A leso um mal de todos os atletas, profissionais ou amadores, e treinadores conhecem bem, ou porque j viveram esta experincia ou porque j viram algum passar por isso. Hoje, no mundo da Medicina desportiva, o assunto mais discutido a prevenes de leses em atletas, que na verdade, j virou motivo de estudos direcionados em todo o mundo. Aqui no Brasil, os clubes de futebol so os pioneiros em investimento real em profissionais especializados na rea. A preveno de leses vai desde a correo de exerccios de alongamentos e flexibilidade, a exerccios de fortalecimento do centro do corpo, como por exemplo o core training. O tratamento fisioterpico tem os seguintes objetivos: Eliminar a dor; Recuperar a mobilidade e a estabilidade da rea lesada; Recuperar a flexibilidade e a fora muscular; Planejar o retorno da atividae fsica especfica atravs de um treinamento proprioceptivo, para ganho de segurana, confiana, fora, agilidade e coordenao.

A interveno precoce implica, na maioria dos casos, recorrer a um servio especializado, pois no se pode esquecer que leses aparentemente sem importncia, quando tratadas, podem transformar-se em leses graves, incompatveis com carreira esportiva. Leses Desportivas Classificaes as leses podem ser definidas em diversas classificaes. 1. Leses mais comuns nos esportes Entorse: um movimento anormal de uma articulao, alm do que os ligamentos podem suportar, resultando em leses dos ligamentos. o acidente mais frequente no meios esportivo que afeta, sobretudo joelhos e tornozelos. O nome mais comum a toro.

Contuso: um trauma ou uma batida, em qualquer parte do corpo que provoca uma compresso violenta. Pode comprometer a funo dos msculos ou tendes, alm de causar inflamao local. Pode tambm ser chamada comumente de pancada ou tosto. Luxao: sinnimo de desencaixe. o deslocamento anormal das superfcies de contato da articulao com os ossos. s vezes, amis grave do que uma fratura. Normalmente, de forma leiga, esse diagnstico apontado como algo simples. Ouve-se, frequentemente: apenas uma luxao. NO entanto, luxao requer cuidados mdicos urgentes. Comumente, pode-se dizer que: desloquei o ombro. Fratura: a perda da continuidade de um osso, que pode apresentar desvio ou no. a famosa quebra do osso. No esporte, os atletas costumam ter fraturas causadas por estresse, ou seja decorrentes do excesso de atividades. Nesse caso, o osso racha em dois pedaos e provoca muita dor. Distenso ou estiramento: ocorre quando as fibras musculares alm do seu comprimento normal. O msculo distende-se e provoca dor, fisgada e s vezes, incapacidade de contrair normalmente. Cimbra: a contrao involuntria e dolorosa do msculo. Pode ser provocada por acmulo de cido ltico ou alterao no metabolismo de alguns elementos ( sais minerais,potssio, clcio), entre outras causas. Por exemplo, a famosa cimbra de n. Tendinite: a inflamao do tendo ( cordo ou feixe fibroso localizado na extremidade dos msculos), consequncia da repetio excessiva de movimentos. Muito comum aos atletas que estressam demais alguma articulao.Pode ser confundida com a bursite, e est presente tambm na famosa LER. 2. Causas de leses provocadas por treinamento Supertreinamento: isto , treino exagerado, que pode resultar em leses nos atletas. Pode ser resultado de exerccios de curta durao e alta intensidade. A preveno para essas leses evitar grandes aumentos no volume ( nmero de dias por semana) ou na intensidade do treinamento ( por exemplo, levantar peso, aumentar a distncia da corrida). O uso de calados inadequados: com tecnologia atual pode-se contar com calados especficos para cada modalidade esportiva. Os ps so o ponto de apoio que permitem ao indivduo adotar as posturas adequadas s vrias atividades fsicas. Portanto, se o alicerce no for bom, a construo pode desmoronar e isto que pode acontecer com o corpo humano, alm das dores nos ps, tornozelos, joelhos e coluna. Alimentao inadequada e falta de hidratao: estar sempre com dieta equilibrada de acordo com os 3 macro nutrientes da cadeia: carboidratos, protenas e gorduras. Estar atento hidratao

antes, durante e aps os treinamentos, com a reposio correta e balanceada dos eletrlitos, que so perdidos coma transpirao exagerada. A PREVENO A FORMA DE TRATAMENTO MAIS EFICAZ. Treinador de atleta devem: Estudar rigorosamente a sesso programada; Analisar os riscos de cada exerccio; Avaliar clnica, fsica e psicologicamente os atletas; Fazer um treinamento especfico para cada modalidade. Atleta de fim de semana so mais propensos a traumas graves; Fazer alongamento antes e depois de qualquer atividade fsica; Manter sempre o equilbrio muscular,ou seja, a fora; Conhecer bem as regras do esporte que ser praticado; Usar os equipamentos de proteo e as roupas adequadas a cada esporte, como capacetes, joelheiras, protetores de ombro, tornozelo e boca.

3. Orientao de primeiros socorros


O que fazer na fase imediatamente aps uma leso? Repouso: a estrutura lesada dever ficar em repouso imediatamente, respeitando-se a dor do atleta. Gelo: aplicar gelo na regio lesada, durante quinze minutos, a cada duas horas. Compresso: a compresso da regio afetada controla o edema ( inchao) e o hematoma. Elevao do membro afetado: importante para evitar a reao inflamatria, pois favorece o retorno do sangue venoso,diminuindo a formao de edemas e hematomas. O que no fazer: Calor: evitar qualquer forma de calor na regio,pois estimula a circulao local, podendo aumentar o edema e hematoma. lcool: no ingerir bebidas alcolicas porque o lcool tem caractersticas vasodilatadoras. Massagem: no indicada na fase aguda ou inflamatria, pois poder aumentar o edema.

OBS: Todas as leses citadas a cima ocorrem nos principais esportes praticado pelo povo brasileiro, como a natao, o futebol, o vlei, o basquete entre outros.

You might also like