You are on page 1of 4

TEXTOS INFORMATIVOS ACADMICOS Resumo e Resenha 1.

. Leitura introdutria A produo do texto acadmico: um desafio a ser enfrentado A capacidade de produzir textos de qualidade, nos mais diferentes nveis e estilos, literrios ou no, esteve, durante muito tempo, associada a um dom divino, cujos agraciados deveriam ser admirados por aqueles que no tiveram tanta sorte assim. Uma das razes que levam a isso a relao que se estabelece entre a capacidade de produo escrita e criatividade. No incomum que as pessoas considerem criativos apenas escritores ou alguns colegas, os quais muitas vezes destacam-se em sua turma. Tal equvoco provoca uma sensao de impotncia do aluno universitrio diante das exigncias de produo de textos criativos, originais, consistentes quanto ao contedo e formalmente corretos. Da surge o mito de que a lngua portuguesa difcil. As barreiras psicolgicas criadas a partir desta premissa so enormes, tm repercusses extremamente negativas na vida acadmica, pois ao introjetar este mito, o universitrio introjeta, a reboque, a infeliz idia de que se ele no domina a habilidade de comunicar-se por escrito, no h soluo, j que ou voc tem esta habilidade ou no. Refutar o fato de a Lngua Portuguesa ser difcil no tarefa simples, tendo em vista no ser pequena a rejeio ao seu aprendizado. No entanto, lingistas contemporneos, como Marcos Bagno, reconhecem que crianas de trs ou quatro anos j dominam a estrutura gramatical que fundamenta sua lngua materna. O que se faz necessrio, com o tempo, o aprendizado sistemtico das nuances e engenhosidades da lngua que se adquire a partir da literatura e da insistente prtica de produo de textos. O reconhecimento da Lngua Portuguesa como instrumento que possibilita a comunicao na comunidade em que vivemos o primeiro passo para a superao de preconceitos que envolvem o aprendizado da escrita. A conscincia de que dominamos a lngua materna imprescindvel: saber-nos emissores e receptores ativos do processo de comunicao pode nos apontar a viabilidade de desenvolvimento da competncia escrita. A percepo de que a Lngua Portuguesa muito mais do que o ato de escrever permite a anteviso de que ela no traz tantas dificuldades como supnhamos e, portanto, possvel ampliar nossas possibilidades de comunicao, visto que j nos comunicamos em larga escala por meio da oralidade, gestualidade, corporeidade (movimentos voluntrios ou no) e at informalmente, por meio da escrita quando deixamos bilhetes a amigos e familiares, listamos compras, registramos recados, enviamos cartes e e-mails ou mesmo participamos de chats e listas de discusso na Internet. Comunicar-se ento uma necessidade que se confunde com a nossa prpria existncia. Rubem Alves, em seu texto Pensar, lembra-nos:
Todo mundo fala, e fala bem. Ningum sabe como a linguagem foi ensinada e nem como foi aprendida. A despeito disso, o ensino foi to eficiente que no preciso pensar em falar. Ao falar, no sei se estou usando um substantivo, um verbo ou um adjetivo, e nem me lembro das regras de gramtica. Quem, para falar, tem que se lembrar dessas coisas, no sabe falar. H um nvel de aprendizado em que o pensamento um estorvo. (...) um conhecimento que se tornou parte inconsciente de mim mesmo.

A linguagem constitui-se uma atividade fundamentalmente social e, como tal, apresenta variedades lingsticas que devem ser consideradas sem que se lhe sobreponha os princpios de homogeneidade absoluta, o que se trata, sem dvida, de uma iluso. Reconhecer as diferenas individuais, advindas de particularidades pessoais ou grupais, o segundo passo para que se alcance a proficincia escrita desejada na universidade. A conscincia de que dominamos a lngua que utilizamos para nos comunicar e de que o estilo pessoal deve prevalecer diante de normas artificiais , portanto, primordial para que tenhamos o que Henrique Matos chama de tranqilidade de esprito. A agitao mental e a preocupao excessiva com determinados paradigmas limitam a liberdade de pensamento e a autonomia estilstica. Ser que Quintana preocupava-se excessivamente com a gramtica ao escrever O Poema? Uma formiguinha atravessa, em diagonal, a pgina ainda em branco. Mas ele, naquela noite, no escreveu nada. Para qu? Se por ali j havia passado o frmito e o mistrio da vida... Nesse sentido, h que se entender que escrever bem depende de um disciplinado e sistemtico exerccio de aprendizagem. O treinamento contnuo possibilitar a coordenao adequada e a expresso clara das idias. Aqui se apresenta um novo quadro para a escrita, que pode ser representado metaforicamente como um caminho a ser cuidadosa e paulatinamente construdo e cujo percurso exige um mapeamento (condies prvias para a escrita), bem como exige perseverana e disciplina.
FERREIRA, Sandra M. Bessa. A Produo do Texto Acadmico: um desafio a ser enfrentado. In: FERNANDEZ, Mrcia de S. M. (org). Texto Didtico Organizado: Srie Educao Fsica, ano 1, n 1. Braslia: Editora Universa.

2. Definies e exemplos de resumo e resenha O texto acadmico com funo informativa estrutura-se de acordo com alguns tipos bsicos, como o resumo e a resenha. Observe como se caracterizam e de que forma so elaborados. 2.1) Resumo Resumo pode ser definido como uma apresentao concisa e seletiva das idias de um texto. Trata-se de um gnero informativo, pois o objetivo principal informar o leitor, e no fazer crticas ou julgamentos de valor. Constitui importante forma de estudo, visto que exige diversas habilidades cognitivas, como apreenso, compreenso/ interpretao, anlise do texto-base e capacidade de sntese por parte do intelector. H diferentes tipos de resumo: o indicativo (sumrio narrativo, que exclui dados); o informativo (condensao do contedo, em que se expem finalidades, metodologia, resultados e concluses); o informativo/indicativo (um tipo misto, que dispensa a leitura do fundamental a tese e as concluses , mas no a dos demais aspectos) e o crtico, tambm chamado de recenso ou resenha (resumo redigido por especialista/pesquisador, que inclui a anlise interpretativa). Para elaborar um resumo, necessrio realizar, primeiro, um bom trabalho de leitura, o que inclui anotar as idias principais os subtemas, ou temas das partes do texto-base. preciso, ainda, verificar a progresso temtica do texto, construda com base na expanso e na correlao/conexo das idias principais. Na etapa da redao, recomendvel usar linguagem objetiva, clara e concisa, assim como expresses de referncia ao texto-base, como Segundo o autor..., De acordo com o que o autor afirma..., No pargrafo x, o autor discute que..., e assim por diante. importante priorizar o tom impessoal e evitar copiar frases e expresses do texto original. O resumo, por fim, deve ser uma frao do texto-base, na qual se preserva a ordem em que as idias e fatos so originalmente apresentados. Para voc conhecer as caractersticas sistematizadas do resumo, consulte o quadro seguinte:
SISTEMATIZAO DAS CARACTERSTICAS DO RESUMO O que incluir? O que deve sair? Como deve ser a linguagem? Como deve ser quanto ao texto-base? Que tipo de nfase pode haver? O que deve propiciar? Idias relevantes: assunto, propsito, teoria, mtodo, resultados e concluses. Contedos facilmente inferveis e explicaes, exemplos, justificativas. Objetiva e impessoal, sem juzo ou apreciao crtica sobre mrito ou falhas. Ter autonomia textual, sem repetio de frases literais do texto-base. Enfatizar a contribuio do autor para o campo de saber, ou para o tema abordado. Construir a viso sucinta do assunto e estimular a consulta do original.

O texto abaixo um exemplo de resumo: Leonardo Boff inicia o artigo A cultura da paz apontando o fato de que vivemos em uma cultura que se caracteriza fundamentalmente pela violncia. Diante disso, o autor levanta a questo da possibilidade de essa violncia poder ser superada ou no. Inicialmente, ele apresenta argumentos que sustentam a tese de que seria impossvel, pois as prprias caractersticas psicolgicas humanas e um conjunto de foras naturais e sociais reforariam essa cultura da violncia, tornando difcil sua superao. Mas, mesmo reconhecendo o poder dessas foras, Boff considera que, nesse momento, indispensvel estabelecermos uma cultura de paz contra a violncia, pois essa estaria nos levando extino da vida humana no planeta. Segundo o autor, seria possvel construir essa cultura, pelo fato de que os seres humanos so providos de componentes genticos que nos permitem sermos sociais, cooperativos, criadores e dotados de recursos para limitar a violncia e de que a essncia do ser humano seria o cuidado, definido pelo autor como sendo uma relao amorosa com a realidade, que poderia levar superao da violncia. A partir dessas constataes, o telogo conclui, incitando-nos a despertar as potencialidades humanas para a paz, como projeto pessoal e coletivo. MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. So Paulo: Parbola, 2004, p. 16. 2.2) Resenha A Resenha tambm consiste numa apresentao concisa e seletiva das idias de um texto, mas, alm das informaes resumidas, traz avaliaes, crticas e comentrios por parte do resenhista. uma redao tcnica que avalia de forma sinttica a importncia de uma obra cientfica, literria, artstica. Conforme Medeiros (2005: 159), tambm constitui importante forma de estudo, que exige diversas habilidades cognitivas e contribui para desenvolver a maturidade intelectual e levar o iniciante pesquisa e elaborao de trabalhos monogrficos. Assim como o resumo,

no dispensa rigoroso trabalho de leitura. No caso de um texto cientfico, por exemplo, nesse trabalho devem ser identificados o tema abordado pelo autor da obra a ser resenhada; o problema levantado por ele; a posio adotada frente ao problema; os argumentos centrais utilizados para defender sua posio, e assim por diante. Realizada tal leitura, procede-se anlise do objeto resenhado, passo em que preciso responder a algumas perguntas sobre a obra/autor, por exemplo: Qual o alcance do texto? Qual a relevncia das idias? Que contribuies apresenta? A tese est apoiada argumentos? Que questes o texto levanta? H dilogo com outras obras que abordam o mesmo tema? No quadro seguinte, com base em Medeiros (2005), apresentamos uma proposta de estruturao de resenha:
PROPOSTA PARA ESTRUTURAO DE RESENHA Autor; ttulo da obra; elementos de imprenta (cidade, edio, editora, data); nmero de pginas. Exemplo: MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2005. 326 p. Informaes sobre o autor, nacionalidade, formao, trabalhos publicados. Tema abordado; problema levantado; sntese do contedo dos captulos ou partes da obra; posio do autor diante do problema; argumentos apresentados; concluses do autor. resenhista Avaliao da qualidade do texto, quanto coerncia, validade, originalidade, profundidade, alcance, em relao a outros textos e autores.

1. Referncia bibliogrfica

2. Credenciais do autor

3. Resumo da obra

4. Crtica (apreciao)

do

O texto a seguir um exemplo de resenha: Um gramtico contra a gramtica Gilberto Scarton Lngua e Liberdade: por uma nova concepo da lngua materna e seu ensino (L&PM, 1995, 112 pginas) do gramtico Celso Pedro Luft traz um conjunto de idias que subverte a ordem estabelecida no ensino da lngua materna, por combater, veemente, o ensino da gramtica em sala de aula. Nos 6 pequenos captulos que integram a obra, o gramtico bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variao sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a lngua materna, as noes falsas de lngua e gramtica, a obsesso gramaticalista, inutilidade do ensino da teoria gramatical, a viso distorcida de que se ensinar a lngua se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prtica lingstica, a postura prescritiva, purista e alienada - to comum nas aulas de portugus. O velho pesquisador apaixonado pelos problemas da lngua, terico de esprito lcido e de larga formao lingstica e professor de longa experincia leva o leitor a discernir com rigor gramtica e comunicao: gramtica natural e gramtica artificial; gramtica tradicional e lingstica; o relativismo e o absolutismo gramatical; o saber dos falantes e o saber dos gramticos, dos lingistas, dos professores; o ensino til, do ensino intil; o essencial, do irrelevante. Essa fundamentao lingstica de que lana mo - traduzida de forma simples com fim de difundir assunto to especializado para o pblico em geral - sustenta a tese do Mestre, e o leitor facilmente se convence de que aprender uma lngua no to complicado como faz ver o ensino gramaticalista tradicional. , antes de tudo, um fato natural, imanente ao ser humano; um processo espontneo, automtico, natural, inevitvel, como crescer. Consciente desse poder intrnseco, dessa propenso inata pela linguagem, liberto de preconceitos e do artificialismo do ensino definitrio, nomenclaturista e alienante, o aluno poder ter a palavra, para desenvolver seu esprito crtico e para falar por si. Embora Lngua e Liberdade do professor Celso Pedro Luft no seja to original quanto parea ser para o grande pblico (pois as mesmas concepes aparecem em muitos tericos ao longo da histria), tem o mrito de reunir, numa mesma obra, convincente fundamentao que lhe sustenta a tese e atenua o choque que os leitores - vtimas do ensino tradicional - e os professores de portugus - tericos, gramatiqueiros, puristas - tm ao se depararem com uma obra de um autor de gramticas que escreve contra a gramtica na sala de aula. SCARTON, Gilberto. Um gramtico contra a gramtica. Disponvel em: < http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php>. Acesso 20 maio 2007.
Referncias bibliogrficas FERREIRA, Sandra M. Bessa. A Produo do Texto Acadmico: um desafio a ser enfrentado. In: FERNANDEZ, Mrcia de S. M. (org). Texto Didtico Organizado: Srie Educao Fsica, ano 1, n 1. Braslia: Editora Universa. MACHADO, Anna Raquel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Llia Santos. Resumo. So Paulo: Parbola, 2004, p. 16.

MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2005. 326 p.
SCARTON, Gilberto. Um gramtico contra a gramtica. Disponvel em: < http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php>. Acesso 20 maio 2007.

You might also like