You are on page 1of 13

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

PRINCIPIOS ADMINISTRATIVOS 01 . (FGV-SP/Pref. de Angra dos Reis/Auditor Fiscal/2010) A respeito dos princpios bsicos da Administrao Pblica, considera-se que: (A) o princpio da eficincia o nico critrio limitador da discricionariedade administrativa. (B) o princpio da legalidade no autoriza o gestor pblico a, no exerccio de suas atribuies, praticar todos os atos que no estejam proibidos em lei. (C) o princpio da eficincia faculta a Administrao Pblica que realize policiamento dos atos administrativos que pratica. (D) o princpio da eficincia no pode ser exigido enquanto no for editada a lei federal que deve estabelecer os seus contornos. (E) a possibilidade de revogar os atos administrativos por razes de convenincia e oportunidade manifestao do princpio da legalidade. 02 . (FGV OAB IX Exame 2012) De acordo com o Art. 2, inciso XIII, da Lei n. 9.784/98, a Administrao deve buscar a interpretao da norma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada a aplicao retroativa da nova interpretao. Assinale a alternativa que indica o princpio consagrado por esse dispositivo, em sua parte final. A) Legalidade. B) Eficincia. C) Moralidade. D) Segurana das relaes jurdicas PODERES DA ADMINISTRAO 03. (FGV-SP/Senado Federal/Analista Adminis-trao/2008) No que concerne Administrao Pblica, no correto afirmar que: (A) a finalidade do poder regulamentar a de complementar as leis para o fim de possibilitar a sua execuo. (B) o poder discricionrio propicia a prtica de atos administrativos insuscetveis de controle pelo Poder Judicirio.

(C) o poder de polcia retrata prerrogativa estatal que restringe e condiciona a liberdade e a propriedade. (D) o Chefe do Poder Executivo expede decretos e regulamentos para exercer o poder de regulamentao das leis. (E) nas atividades discricionrias o administrador pblico no est inteiramente livre para decidir sobre qual a melhor opo a ser feita em relao aos objetivos da Administrao. 04. (FGV-SP/CODESP/Advogado/2010) ADMI-NISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. MANDADO DE SEGURANA. AUTORIZAO PARA FUNCIONAMENTO DE RDIO COMUNITRIA. INRCIA DA ADMINISTRAO PBLICA. ABUSO DO PODER DISCRICIONRIO. RECURSO ESPECIAL NO-PROVIDO. 1. entendimento pacfico nesta Corte que a autorizao do Poder Executivo indispensvel para o regular funcionamento de emissora de radiodifuso, consoante o disposto nas Leis 4.117/62 e 9.612/98 e no Decreto 2.615/98. Entretanto, em obedincia aos princpios da eficincia e razoabilidade, merece confirmao o acrdo que julga procedente pedido para que a Anatel se abstenha de impedir o funcionamento provisrio dos servios de radiodifuso, at que seja decidido o pleito administrativo da recorrida que, tendo cumprido as formalidades legais exigidas, espera h mais de dois anos e meio, sem que tenha obtido uma simples resposta da Administrao. 3. Recurso especial no provido. REsp 1062390 / RS. Relator Ministro BENEDITO GONALVES (1142) rgo Julgador T1 PRIMEIRA TURMA. Data do Julgamento 18/11/2008. Data da Publicao/Fonte. DJe 26/11/2008. Do texto acima descrito, correto concluir que: (A) a discricionariedade uma garantia que tem o agente pblico para atuar margem da lei na escolha dos critrios de convenincia e oportunidade.

www.cers.com.br

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

(B) a discricionariedade uma atuao legtima e em nenhuma hiptese pode ser passvel de controle pelo Poder Judicirio. (C) o controle do poder discricionrio no caso se deu com visvel violao ao princpio da separao dos Poderes. (D) o poder discricionrio da Administrao Pblica no inviabiliza o controle do Poder Judicirio, principalmente quando existe expressa violao ao princpio da razoabilidade. (E) o controle de legalidade, exercido, no caso concreto, pelo Poder Judicirio, viola o princpio da autonomia administrativa porque examinou o mrito do ato administrativo. 05. (OAB 2010.2) A doutrina costuma afirmar que certas prerrogativas postas Administrao encerram verdadeiros poderes, que so irrenunciveis e devem ser exercidos sempre que o interesse pblico clamar. Por tal razo so chamados poder-dever. A esse respeito correto afirmar que: (A) o poder regulamentar amplo, e permite, sem controvrsias, a edio de regulamentos autnomos e executrios. (B) o poder disciplinar importa administrao o dever de apurar infraes e aplicar penalidades, mesmo no havendo legislao prvia. (C) o poder de polcia se coloca discricionrio, conferindo ao administrador ilimitada margem de opes quanto sano a ser, eventualmente, aplicada. (D) o poder hierrquico inerente ideia de verticalizao administrativa, e revela as possibilidades de controlar atividades, delegar competncia, avocar competncias delegveis e invalidar atos, dentre outros. ORGANIZAO ADMINISTRATIVA 06. (OAB 2011.2)A estruturao da Administrao traz a presena, necessria, de centros de competncias denominados rgos Pblicosou, simplesmente, rgos. Quanto a estes, correto afirmar que: (A) possuem personalidade jurdica prpria, respondendo diretamente por seus atos.

(B) suas atuaes so imputadas s pessoas jurdicas a que pertencem. (C) no possuem cargos, apenas funes, e estas so criadas por atos normativos do ocupante do respectivo rgo. (D) no possuem cargos nem funes. 07. (OAB IX Exame 2012) Atento crescente especulao imobiliria, e ciente do sucesso econmico obtido pelas construtoras do Pas com a construo de imveis destinados ao pblico de alta renda, o Estado X decide ingressar nesse lucrativo mercado. Assim, edita uma lei autorizando a criao de uma empresa pblica e, no mesmo ano, promove a inscrio dos seus atos constitutivos no registro das pessoas jurdicas. Assinale a alternativa que apresenta a alegao que as construtoras privadas, incomodadas pela concorrncia de uma empresa pblica, poderiam apresentar. A) A nulidade da constituio daquela pessoa jurdica, uma vez que as pessoas jurdicas estatais s podem ser criadas por lei especfica. B) O objeto social daquela empresa s poderia ser atribudo a uma sociedade de economia mista e no a uma empresa pblica. C) Os pressupostos de segurana nacional ou de relevante interesse coletivo na explorao daquela atividade econmica no esto presentes. D) A criao da empresa pblica no poderia ter ocorrido no mesmo ano em que foi editada a lei autorizativa. 08. (OAB VII Exame 2012) Em relao s entidades que compem a administrao indireta, assinale a alternativa correta. A) Para a criao de autarquias, necessria a edio de uma lei autorizativa e posterior registro de seus atos constitutivos no respectivo registro como condio desua existncia. B) Para criao de uma empresa pblica, necessria a edio de uma lei especfica sem a exigncia de registro de seus atos constitutivos no respectivo registro por se tratar de uma pessoa jurdica de direito pblico.

www.cers.com.br

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

C) Para criao de uma sociedade de economia mista, necessria a edio de uma lei autorizativa e registro de seus atos constitutivos no respectivo registro por se tratar de uma pessoa jurdica de direito privado. D) Por serem pessoas jurdicas, todas necessitam ter seus respectivos atos constitutivos registrados no respectivo registro como condio de sua existncia. 09. (FGV-SP/Senado Federal/Analista de Informtica/2008) Assinale a afirmativa incorreta. (A) Sociedades de economia mista podem explorar atividades de natureza econmica. (B) Empresas pblicas no podem ter personalidade jurdica de direito pblico, mesmo quando prestam servios pblicos. (C) Os servios sociais autnomos no integram a administrao indireta como entidades especiais. (D) Fundaes governamentais podem assumir a forma de entidade autrquica, sendo pessoas de direito pblico. (E) Agncias reguladoras so autarquias ou fundaes de regime especial e tm personalidade jurdica de direito pblico. ATOS ADMINISTRATIVOS 10. (FGV-SP/SEAD-AP/Auditor da Receita/2010) 28 Em relao ao conceito de ato administrativo, analise as alternativas a seguir: I. Ato administrativo uma manifestao unilateral de vontade da administrao pblica. II. Ato administrativo um ajuste entre a administrao pblica e um particular para consecuo de objetivos de interesse pblico. III. Ato administrativo uma realizao material da administrao pblica em cumprimento de alguma deciso administrativa. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta.

(C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se as afirmativas II e III estiverem corretas. 11. (FGV-SP/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas/ 2010) 86 A respeito da validade dos atos administrativos, assinale a alternativa correta. (A) A Administrao Pblica do Estado do Rio de Janeiro pode convalidar atos invlidos, desde que sanveis e que no acarretem leso ao interesse pblico e nem prejuzo a terceiros. (B) O Supremo Tribunal Federal sumulou o entendimento de que atos eivados de vcio devem ser obrigatoriamente anulados pela Administrao Pblica, desde que deles no se originem direitos. (C) A cassao forma de extino por meio da edio de ato administrativo com base em critrios de oportunidade e convenincia da Administrao Pblica. (D) O processo administrativo pressuposto necessrio invalidao dos atos administrativos. (E) Os atos administrativos gozam de presuno de legitimidade, que determina a inverso do nus da prova em juzo. 12. (OAB 2011.2) A revogao representa uma das formas de extino de um ato administrativo. Quanto a esse instituto, correto afirmar que: (A) pode se dar tanto em relao a atos viciados de ilegalidade ou no, desde que praticados dentro de uma competncia discricionria. (B) produz efeitos retroativos, retirando o ato do mundo, de forma a nunca ter existido. (C) apenas pode se dar em relao aos atos vlidos, praticados dentro de uma competncia discricionria, produzindo efeitos ex nunc. (D) pode se dar em relao aos atos vinculados ou discricionrios, produzindo ora efeito ex tunc, ora efeito ex nunc. 13. (FGV-SP/SEAD-AP/Auditor da Receita/ 2010) 70 So insuscetveis de revogao, exceto: (A) o ato vinculado.

www.cers.com.br

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

(B) o ato que gerou direito adquirido. (C) o ato de autorizao para uso de bem pblico. (D) o edital de licitao em razo de vcio de legalidade. (E) o ato de adjudicao do objeto da licitao aps execuo contratual. 14. (FGV-SP/CODESP/Advogado/2010) Com relao revogao do ato administrativo, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) A revogao de competncia privativa da Administrao Pblica. (B) A revogao fundamenta-se no reexame do ato com objetivo de aferir a oportunidade ou a convenincia de sua manuteno no ordenamento jurdico. (C) A revogao um ato administrativo unilateral desconstitutivo que tem como objetivo suprimir total ou parcialmente os efeitos de ato legtimo anterior. (D) A revogao se d sempre ex officio, porque ato praticado pela Administrao Pblica, em qualquer caso, sem a participao do Poder Judicirio. (E) A revogao pode ser efetivada pelo Poder Judicirio por meio de sentena declaratria de nulidade, desconstituindo o ato e seus efeitos. SERVIOS PBLICOS 15. (OAB 2011.3) A Lei 11.107, de 6 de abril de 2005, dispe sobre normas gerais para a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios contratarem consrcios pblicos para a realizao de objetivos de interesse comum. A respeito do regime jurdico aplicvel a tais consrcios pblicos, assinale a alternativa correta. (A) vedada a celebrao de contrato de consrcio pblico cujo valor seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhes) de reais. (B) Os consrcios pblicos na rea de sade, em razo do regime de gesto associada, so dispensados de obedecer aos princpios que regulam o Sistema nico de Sade. (C) vedada a celebrao de contrato de consrcio pblico para a prestao de servios cujo perodo seja inferior a 5 (cinco) anos. (D) A Unio somente participar de consrcios pblicos em que tambm faam parte todos os

Estados em cujos territrios estejam situados os Municpios consorciados. 16. (FGV-SP/TCM-PA/Auditor/2008) 30. O consrcio pblico perceber dos entes consorciados recursos mediante contrato de: (A) participao. (B) rateio. (C) distribuio. (D) administrao. (E) gesto. 17. (OAB IX Exame 2012) Acerca dos servios considerados como servios pblicos uti singuli, assinale a afirmativa correta. A) Servios em que no possvel identificar os usurios e, da mesma forma, no possvel a identificao da parcela do servio utilizada por cada beneficirio. B) Servios singulares e essenciais prestados pela Administrao Pblica direta e indireta. C) Servios em que possvel a identificao do usurio e da parcela do servio utilizada por cada beneficirio. D) Servios que somente so prestados pela Administrao Pblica direta do Estado. 18. FGV-SP/BADESC/Advogado/2010) Com relao aos princpios inerentes aos servios pblicos, analise as afirmativas a seguir. I. O princpio da continuidade impede que haja suspenso do servio pblico, ainda que motivada por razes tcnicas. II. As concessionrias de servio pblico devem observar o princpio da eficincia, mantendo adequado o servio executado. III. A remunerao dos servios pblicos no pode abranger parmetros diferenciados de cobrana em razo do princpio da modicidade. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

www.cers.com.br

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

(D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 19. (OAB VI exame unificado) Quatro municpios celebram um consrcio pblico para desenvolverem um projeto comum para o tratamento industrial de lixo coletado em suas respectivas reas, criando uma pessoa jurdica para gerenciar as atividades do consrcio. luz da legislao aplicvel, assinale a alternativa correta. (A) Como se trata de atividade tipicamente estatal, essa pessoa jurdica administrativa dever ser obrigatoriamente uma autarquia, criada por lei oriunda do maior municpio celebrante do pacto. (B) O ordenamento jurdico brasileiro admite, no caso, tanto a criao de uma pessoa jurdica de direito pblico (a chamada associao pblica) quanto de direito privado. (C) O ordenamento jurdico brasileiro no admite a criao de uma entidade desse tipo, pois as pessoas jurdicas integrantes da Administrao Indireta so apenas as indicadas no art. 5 do Decreto-Lei 200/67. (D) A pessoa jurdica oriunda de um consrcio pblico no poder ser, em hiptese alguma, uma pessoa jurdica de direito privado, pois isso no admitido pela legislao aplicvel. INTERVENO NA PROPRIEDADE 20. (OAB IX Exame 2012) A desapropriao um procedimento administrativo que possui duas fases: a primeira, denominada declaratria e a segunda, denominada executria. Quanto fase declaratria, assinale a afirmativa correta. A) Acarreta a aquisio da propriedade pela Administrao, gerando o dever de justa indenizao ao expropriado. B) Importa no incio do prazo para a ocorrncia da caducidade do ato declaratrio e gera, para a Administrao, o direito de penetrar no bem objeto da desapropriao. C) Implica a gerao de efeitos, com o titular mantendo o direito de propriedade plena, no tendo a Administrao direitos ou deveres.

D) Gera o direito imisso provisria na posse e o impedimento desistncia da desapropriao. 21. (OAB VII Exame 2012)A empresa pblica federal X, que atua no setor de pesquisas petroqumicas, necessita ampliar sua estrutura, para a construo de dois galpes industriais. Para tanto, decide incorporar terrenos contguos a sua atual unidade de processamento, mediante regular processo de desapropriao. A prpria empresa pblica declara aqueles terrenos como de utilidade pblica e inicia as tratativas com os proprietrios dos terrenos que, entretanto, no aceitam o preo oferecido por aquela entidade. Nesse caso, A) se o expropriante alegar urgncia e depositar a quantia arbitrada de conformidade com a lei, ter direito a imitir se provisoriamente na posse dos terrenos. B) a desapropriao no poder consumarse, tendo em vista que no houve concordncia dos titulares dos terrenos. C) a desapropriao demandar a propositura de uma ao judicial e, por no haver concordncia dos proprietrios, a contestao poder versar sobre qualquer matria. D) os proprietrios podero oporse desapropriao, ao fundamento de que a empresa pblica no competente para declarar um bem como de utilidade pblica. 22. (OAB 2010.3) Nas hipteses de desapropriao, em regra geral, os requisitos constitucionais a serem observados pela Administrao Pblica so os seguintes: (A) comprovao da necessidade ou utilidade pblica ou de interesse social; pagamento de indenizao prvia ao ato de imisso na posse pelo Poder Pblico, e que seja justa e em dinheiro; e observncia de ato administrativo, sem contraditrio por parte do proprietrio. (B) comprovao da necessidade ou utilidade pblica ou de interesse social; pagamento de indenizao prvia ao ato de imisso na posse pelo Poder Pblico, e que seja justa e em dinheiro; e observncia de procedimento

www.cers.com.br

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

administrativo, com respeito ao contraditrio e ampla defesa por parte do proprietrio. (C) comprovao da necessidade ou utilidade pblica ou de interesse social; pagamento de indenizao prvia ao ato de imisso na posse pelo Poder Pblico, e que seja justa e em ttulos da dvida pblica ou quaisquer outros ttulos pblicos, negociveis no mercado financeiro; e observncia de procedimento administrativo, com respeito ao contraditrio e ampla defesa por parte do proprietrio. (D) comprovao da necessidade ou utilidade pblica ou de interesse social; pagamento de indenizao, posteriormente ao ato de imisso na posse pelo Poder Pblico, e que seja justa 23. (OAB 2010.3) Acerca do tombamento, como uma das formas de o Estado intervir na propriedade privada, os proprietrios passam a ter obrigaes negativas que esto relacionadas nas alternativas a seguir, exceo de uma. Assinale-a. (A) Os proprietrios so obrigados a colocar os seus imveis tombados disposio da Administrao Pblica para que possam ser utilizados como reparties pblicas, quando da necessidade imperiosa de utilizao, a fim de suprir a prestao de servios pelo Estado de forma eficiente. (B) Os proprietrios so obrigados a suportar a fiscalizao dos rgos administrativos competentes. (C) Os proprietrios no podem destruir, demolir ou mutilar o bem imvel e somente podero restaur-lo, repar-lo ou pint-lo aps a obteno de autorizao especial do rgo administrativo competente. (D) Os proprietrios no podem alienar os bens, ressalvada a possibilidade de transferncia para uma entidade pblica. 24. (OAB VIII Exame 2012) A Unio, aps regular licitao, realiza concesso de determinado servio pblico a uma sociedade privada. Entretanto, para a efetiva prestao do servio, necessrio realizar algumas desapropriaes. A respeito desse caso concreto, assinale a afirmativa correta. A) A sociedade concessionria poder promover

desapropriaes mediante autorizao expressa, constante de lei ou contrato. B) As desapropriaes necessrias somente podero ser realizadas pela Unio, j que a concessionria pessoa jurdica de direito privado. C) O ingresso de autoridades administrativas nos bens desapropriados, declarada a utilidade pblica, somente ser lcito aps a obteno de autorizao judicial. D) Os bens pertencentes ao(s) Municpio(s) inserido(s) na rea de prestao do servio no podero ser desapropriados, mesmo que haja autorizao legislativa. LICITAO 25. (FGV-SP/SEAD-AP/Auditor da Receita/2010) 22 A licitao entre interessados, cadastrados ou no, do ramo pertinente ao seu objeto e aquela entre interessados devidamente cadastrados, observando-se a qualificao necessria, dizem respeito, respectivamente, as modalidades de licitao: (A) convite e leilo. (B) convite e tomada de preos. (C) concorrncia e convite. (D) concorrncia e leilo. (E) concorrncia e tomada de preos. 26. (FGV-SP/Senado Federal/Consultor de oramento/2008) 37 Assinale a afirmativa incorreta. (A) A alienao de bens imveis da Administrao deve ser precedida de avaliao prvia e licitao, sendo esta, contudo, dispensada, entre outros, nos casos de permuta e doao. (B) As alteraes unilaterais qualitativas do contrato administrativo, impostas pela Administrao, devem prevalecer sobre as alteraes quantitativas. (C) Se o Estado pretende alugar imvel para instalar rgo pblico, deve realizar licitao, ressalvadas apenas situaes especficas, como, por exemplo, a relativa a sua localizao.

www.cers.com.br

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

(D) No h vedao para que o administrador pblico realize concorrncia em lugar de tomada de preos, ainda que o valor previsto para o contrato se situe na faixa relativa a esta ltima modalidade. (E) direito do cidado a possibilidade de impugnar edital de licitao em razo de alguma contrariedade com a lei, mas o recurso deve ser interposto antes da data da abertura dos envelopes de habilitao. 27. (FGV-SP/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas/2010) 91 Com relao s licitaes, assinale a alternativa correta. (A) Como lei geral, a Lei 8.666/93 aplica-se integralmente a todas as contrataes pblicas, sem admitir qualquer forma de derrogao. (B) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, constitucional o regulamento de licitaes simplificado aprovado mediante decreto fundamentado em autorizao legal especfica para disciplinar os procedimentos licitatrios de empresas estatais em regime de livre concorrncia. (C) Admite-se a inverso de fases nos procedimentos licitatrios regidos pela Lei n. 8.666/93. (D) So modalidades de licitao, exclusivamente: concorrncia, tomada de preos, convite, concurso e leilo. (E) Configura hiptese de dispensa de licitao compras de valor mximo correspondente a 10% (dez por cento) do valor mximo estimado para adoo da modalidade concorrncia (R$ 650.000,00). CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 28. (OAB 2010.2) Uma das caractersticas dos contratos administrativos a instabilidade quanto ao seu objeto que decorre: (A) do poder conferido Administrao Pblica de alterar, unilateralmente, algumas clusulas do contrato, no curso de sua execuo, na forma do artigo 58, inciso I da Lei n. 8.666/93, afim de adequar o objeto do contrato s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado. (B) da possibilidade do contratado (particular) alterar, unilateralmente, a qualquer tempo,

algumas clusulas do contrato, no curso de sua execuo, de forma a atender aos seus prprios interesses em face das prerrogativas da Administrao Pblica. (C) do poder conferido Administrao Pblica de alterar, unilateralmente, algumas clusulas do contrato, no curso de sua execuo, na forma do artigo 58, inciso I da Lei n. 8.666/93, a fim de adequar o objeto do contrato aos interesses do contratado (particular) em face das prerrogativas da Administrao Pblica. (D) de no haver qualquer possibilidade de alterao do objeto do contrato administrativo, quer pela Administrao Pblica, quer pelo contratado (particular), tendo em vista o princpio da vinculao ao edital licitatrio, do qual o contrato e seu objeto fazem parte integrante; e o princpio da juridicidade, do qual aquele primeiro decorre. 29. (OAB 2011.3) Ao tomar conhecimento de que o servio pblico de transporte aquavirio concedido estava sendo prestado de forma inadequada, causando gravssimos transtornos aos usurios, o ente pblico, na qualidade de poder concedente, instaurou regular processo administrativo de verificao da inadimplncia da concessionria, assegurando-lhe o contraditrio e a ampla defesa. Ao final do processo administrativo, restou efetivamente comprovada a inadimplncia, e o poder concedente deseja extinguir a concesso por inexecuo contratual. Qual a modalidade de extino da concesso a ser observada no caso narrado? (A) Encampao. (B) Caducidade. (C) Resciso. (D) Anulao. 30. (FGV-SP/Senado Federal/Advogado/2008) 26 Das afirmativas a seguir, uma est errada. Assinale-a. (A) Constitui clusula necessria do contrato administrativo a indicao da legislao aplicvel sua execuo e aos casos omissos no instrumento contratual.

www.cers.com.br

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

(B) No caso de suspenso da execuo do contrato determinada pela Administrao por prazo superior a 120 (cento e vinte) dias, ressalvadas algumas excees, tem o contratado direito a postular a resciso do contrato por culpa do ente contratante. (C) Configura-se como clusula exorbitante dos contratos administrativos aquela em que esteja expresso o poder da Administrao de fiscalizar a sua execuo. (D) Na hiptese de contrato de compras, pode a alterao contratual, como regra, exceder o percentual de 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, desde que haja acordo expresso firmado pelos contratantes. (E) Se a resciso contratual tiver por fundamento razes de interesse pblico, tem o contratado o direito indenizao por perdas e danos, inclusive o reembolso relativo ao custo da desmobilizao. 31. (FGV-SP/MPTCM-RJ/Auditor/2008) 54. Quando o Poder Pblico no providencia as desapropriaes necessrias para a execuo de servio pblico contratado com o particular, dando ensejo a este do desprovimento do contrato, resta configurado: (A) fato da administrao. (B) fato do prncipe. (C) caso fortuito. (D) fora maior. (E) leso grave. SERVIDORES PBLICOS 32. (FGV-SP/SSP-RJ/Agente/2008)Considere as seguintes afirmativas sobre o tema Administrao Pblica: I. O direito de greve do servidor pblico civil ser exercido nos termos e nos limites definidos em Lei Complementar. II. Quando houver compatibilidade de horrios, no vedada a acumulao remunerada de dois cargos pblicos tcnicos ou cientficos, em consonncia com a Constituio Federal/88.

III. A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente a afirmativa III estiver correta. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. 33 (OAB 2010.2) Determinada Administrao Pblica realiza concurso para preenchimento de cargos de detetive, categoria I. Ao final do certame, procede nomeao e posse de 400 (quatrocentos) aprovados. Os vinte primeiros classificados so desviados de suas funes e passam a exercer as atividades de delegado. Com o transcurso de 4 (quatro) anos, estes vinte agentes postulam a efetivao no cargo. A partir do fragmento acima, assinale a alternativa correta. (A) Os referidos agentes tm razo, pois investi dos irregularmente, esto exercendo as suas atividades h mais de 4 (quatro) anos, a consolidar a situao. (B) inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie Ao servidor investir-se, sem prvia aprovao em concurso pblico destinado ao seu provimento, em cargo que no integra a carreira na qual anteriormente foi investi do. (C) No tm ainda o direito, pois dependem do transcurso do prazo de 15 (quinze) anos para que possam ser ti dos como delegados, por usucapio. (D) inconstitucional esta modalidade de provimento do cargo, pois afronta o princpio do concurso pblico, porm no podem ter alterado os ganhos vencimentais, sedimentado pelos anos, pelo princpio da irredutibilidade. 34. (FGV-SP/Senado Federal/Analista Contabilidade/2008) 27 A respeito do regime constitucional de estabilidade de servidores pblicos, assinale a afirmativa incorreta.

www.cers.com.br

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

(A) A estabilidade assegurada aos servidores nomeados para o cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. (B) O servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado. (C) A estabilidade ser adquirida aps trs anos de efetivo exerccio no cargo. (D) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. (E) Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. 35. (OAB VI Exame Unificado) Luiz Fernando, servidor pblico estvel pertencente aos quadros de uma fundao pblica federal, inconformado com a pena de demisso que lhe foi aplicada, ajuizou ao judicial visando invalidao da deciso administrativa que determinou a perda do seu cargo pblico. A deciso judicial acolheu a pretenso de Luiz Fernando e invalidou a penalidade disciplinar de demisso. Diante da situao hipottica narrada, Luiz Fernando dever ser: (A) reintegrado ao cargo anteriormente ocupado, ou no resultante de sua transformao, com ressarcimento de todas as vantagens. (B) aproveitado no cargo anteriormente ocupado ou em outro cargo de vencimentos e responsabilidades compatveis com o anterior, sem ressarcimento das vantagens pecunirias. (C) readaptado em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis, com ressarcimento de todas as vantagens. (D) reconduzido ao cargo anteriormente ocupado ou em outro de vencimentos e responsabilidades compatveis com o anterior, com ressarcimento de todas as vantagens pecunirias. 36. (FGV-SP/SEAD-AP/Auditor da Receita/2010) 26 O retorno atividade de servidor aposentado e o retorno de servidor

estvel a um cargo anteriormente ocupado por ele correspondem, respectivamente: (A) reverso e readaptao. (B) reverso e reintegrao. (C) reverso e reconduo. (D) readaptao e reintegrao. (E) readaptao e reconduo. 37. (FGV-SP/Senado Federal/Analista Administrao/2008) 62 No que toca principiologia aplicvel Administrao Pblica, certo afirmar que: (A) o servidor que tenha adquirido estabilidade s pode perder seu cargo por sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que se lhe tenha assegurado ampla defesa. (B) a aposentadoria compulsria s alcana os servidores titulares de cargos efetivos, ao passo que a voluntria beneficia a todos os servidores, inclusive os vitalcios. (C) a exigncia de aprovao prvia em concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, aplica-se investidura em todos os cargos e empregos pblicos, em observncia ao princpio da impessoalidade. (D) no se afigura legtimo que o servidor perceba mais de uma aposentadoria conta do regime prprio de previdncia social, tendo em vista o princpio da preservao do errio. (E) a lei deve fixar percentuais mnimos do quantitativo de cargos em comisso destinados somente a servidores de carreira; alm disso, servidores que no ocupem cargo efetivo esto impedidos de ser designados para funes de confiana. 38. (OAB 2010.2) Em determinado procedimento administrativo disciplinar, a Administrao federal imps, ao servidor, a pena de advertncia, tendo em vista a comprovao de ato de improbidade. Inconformado, o servidor recorre, vindo a Administrao, aps lhe conferir o direito de manifestao, a lhe impor a pena de demisso, nos termos da Lei n 8112/90 e da Lei 9784/98. Com base no fragmento acima, correto afirmar que a Administrao Federal:

www.cers.com.br

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

(A) agiu em desrespeito aos princpios da eficincia e da instrumentalidade, autorizativos da reforma em prejuzo do recorrente, desde que no imponha pena grave. (B) agiu em respeito aos princpios da legalidade e autotutela, autorizativos da reforma em prejuzo do recorrente. (C) no observou o princpio da dignidade da pessoa humana, trazendo equivocada reforma em prejuzo do recorrente. (D) no observou o princpio do devido processo legal, trazendo equivocada reforma em prejuzo do recorrente. BENS PBLICOS 39. (OAB VII Exame 2012) Sobre os bens pblicos correto afirmar que: A) os bens de uso especial so passveis de usucapio. B) os bens de uso comum so passveis de usucapio. C) os bens de empresas pblicas que desenvolvem atividades econmicas que no estejam afetados a prestao de servios pblicos so passveis de usucapio. D) nenhum bem que pertena pessoa jurdica integrante da administrao pblica indireta passvel de usucapio. 40. (FGV-SP/TJ-MS/Juiz de Direito/2008) 24. Assinale a alternativa correta. (A) Os bens pblicos que no cumprem sua funo social no so atingidos pela imprescritibilidade. (B) Os bens pblicos no podem ser penhorados; no entanto, no h vedao no que tange a serem onerados como garantia real. (C) O contrato de compra e venda de imvel, realizado entre o Estado, exercendo o ius gestionis, e um particular, obedece ao regime jurdico pblico, sob pena de violao do princpio da moralidade administrativa. (D) O direito concesso de uso especial de bem pblico para fins de moradia s ser reconhecido uma vez ao mesmo possuidor. (E) A autorizao de uso de bem pblico por um determinado particular, atendendo primordialmente o interesse deste, fere o princpio da impessoalidade;

41. (OAB - VI exame unificado) A autorizao de uso de bem pblico por particular caracteriza-se como ato administrativo (A) discricionrio e bilateral, ensejando indenizao ao particular no caso de revogao pela administrao. (B) unilateral, discricionrio e precrio, para atender interesse predominantemente particular. (C) bilateral e vinculado, efetivado mediante a celebrao de um contrato com a administrao pblica, de forma a atender interesse eminentemente pblico. (D) discricionrio e unilateral, empregado para atender a interesse predominantemente pblico, formalizado aps a realizao de licitao. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO 42. (OAB 2011.3) Antnio, vtima em acidente automobilstico, foi atendido em hospital da rede pblica do Municpio de Mar Azul e, por impercia do mdico que o assistiu, teve amputado um tero de sua perna direita. Nessa situao hipottica, respondempelo dano causado a Antnio: (A) o Municpio de Mar Azul e o mdico, solidria e objetivamente. (B) o Municpio de Mar Azul, objetivamente, e o mdico,regressivamente, em caso de dolo ou culpa. (C) o Municpio de Mar Azul, objetivamente, e o mdico, subsidiariamente. (D) o Municpio de Mar Azul, objetivamente, e o mdico, solidria e subjetivamente. 43. (OAB VIII Exame 2012) Slvio, servidor pblico, durante uma diligncia com carro oficial do Estado X para o qual trabalha, se envolve em acidente de trnsito, por sua culpa, atingindo o carro de Joo. Considerando a situao acima e a evoluo do entendimento sobre o tema, assinale a afirmativa correta. A) Joo dever demandar Slvio ou o Estado X, sua escolha, porm, caso opte por demandar Slvio, ter que comprovar a sua culpa, ao

www.cers.com.br

10

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

passo que o Estado responde independentemente dela. B) Joo poder demandar Slvio ou o Estado X, sua escolha, porm, caso opte por demandar Slvio, presumirse sua culpa, ao passo que o Estado responde independentemente dela. C) Joo poder demandar apenas o Estado X, j que Slvio estava em servio quando da coliso e, por isso, a responsabilidade objetiva do Estado, que ter direito de regresso contra Slvio, em caso de culpa. D) Joo ter que demandar Slvio e o Estado X, j que este ltimo s responde caso comprovada a culpa de Slvio, que, no entanto, ser presumida por ser ele servidor do Estado (responsabilidade objetiva). 44. (OAB - VI exame unificado) Ambulncia do Corpo de Bombeiros envolveu-se em acidente de trnsito com automvel dirigido por particular, que trafegava na mo contrria de direo. No acidente, o motorista do automvel sofreu grave leso, comprometendo a mobilidade de um dos membros superiores. Nesse caso, correto afirmar que: (A) existe responsabilidade objetiva do Estado em decorrncia da prtica de ato ilcito, pois h nexo causal entre o dano sofrido pelo particular e a conduta do agente pblico. (B) no haver o dever de indenizar se ficar configurada a culpa exclusiva da vtima, que dirigia na contramo, excluindo a responsabilidade do Estado. (C) no se cogita de responsabilidade objetiva do Estado porque no houve a chamada culpa ou falha do servio. E, de todo modo, a indenizao do particular, se cabvel, ficaria restrita aos danos materiais, pois o Estado no responde por danos morais. (D) est plenamente caracterizada a responsabilidade civil do Estado, que se fundamenta na teoria do risco integral. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 45. (FGV-SP/Senado Federal/Advogado/ 2008) 29 Analise as seguintes afirmativas: I. No caso de improbidade administrativa em que haja enriquecimento ilcito ou leso ao patrimnio pblico, o sucessor do autor

da conduta est sujeito s sanes previstas na Lei 8.429/92 at o limite do valor da herana. II. Na ao de improbidade administrativa devem figurar como rus, em litisconsrcio passivo, o servidor responsvel pelo ato, o terceiro que concorreu para o resultado e a pessoa jurdica a que pertence o servidor. III. A revelao a terceiros de fato sigiloso de que o servidor tenha cincia em virtude de suas atribuies somente pode enquadrar-se como ato de improbidade que atenta contra os princpios da Administrao Pblica. Assinale: (A) se apenas a afirmativa I estiver correta. (B) se apenas a afirmativa III estiver correta. (C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 46. FGV-SP/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas/ 2009) 93. Com relao ao tema da improbidade administrativa, analise as afirmativas a seguir. I. De acordo com a atual jurisprudncia do STF, a lei de improbidade administrativa no se aplica aos agentes polticos, os quais esto submetidos a um regime especial de responsabilidade com prerrogativa de foro. II. Para garantir o ressarcimento do errio pblico, o ru da ao de improbidade administrativa pode ter decretada judicialmente a indisponibilidade de seus bens. III. O Ministrio Pblico ou pessoa jurdica interessada pode celebrar transao judicial com o ru da ao de improbidade administrativa desde que o ato mprobo no cause prejuzo ao errio. IV. Conforme o atual posicionamento jurisprudencial do STJ, alm de incidir em

www.cers.com.br

11

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

um dos tipos previstos na Lei n 8.429/92, necessria a presena do elemento m-f para caracterizao do ato de improbidade administrativa. Assinale: (A) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 47 (OAB IX Exame 2012) Um estado da Federao, em processo de recuperao econmica, pretende restaurar o seu antigo Parque de Esportes, uma enorme rea que concentra estdio de futebol, ginsio de esportes coletivos e parque aqutico. No dispondo de recursos para custear a totalidade da obra e nem tendo expertise para promover uma boa gesto do espao, o Estado pretende firmar um contrato de parceria pblico-privada, nos moldes da Lei n. 11.079/2004. Sobre o instituto da Parceria PblicoPrivada, assinale a afirmativa correta. A) As parcerias pblico-privadas tm natureza de convnio, e no de contrato, uma vez que o ente pblico e o ente particular conjugam esforos na realizao de uma atividade de interesse pblico. B) As parcerias pblico-privadas preveem que o ente pblico executar uma parcela do servio ou obra, nunca inferior a 50%, e o particular o restante do servio ou obra. C) As parcerias pblico-privadas no podem ter por objeto, exclusivamente, a execuo de obra pblica de restaurao do Parque de Esportes. D) As parcerias pblico-privadas remuneram o ente particular integralmente com o valor das tarifas cobradas dos usurios do servio, sendo vedado ao ente pblico o custeio direto das atividades desenvolvidas pelo particular.

www.cers.com.br

12

OAB X EXAME 1FASE Direito Administrativo Matheus Carvalho

GABARITO 01- B 02 - D 03 - B 04 - D 05 - D 06 - B 07 - C 08 - C 09 - E 10 - A 11 - A 12 - C 13 - C 14 - E 15 - D 16 - B 17 - B 18 - B 19 - B 20 - B 21 - D 22 - B 23 - ANULADA 24 - A 25 - E 26 - B 27 - B 28 - A 29 - C 30 - D 31 A 32- D 33- B 34- B 35- A 36- C 37- E 38- B 39- C 40- D 41- B 42- B 43- C 44- B 45- A 46- B 47 - C

www.cers.com.br

13

You might also like