You are on page 1of 17

Regras de acessibilidade ao meio fsico para o deficiente

151

Com a inteno de mostrar ao empresariado opes simples de adaptao do ambiente de trabalho para o deficiente fsico, sugerimos em seguida medidas bsicas para tornar acessveis algumas instalaes freqentemente utilizadas. Informaes completas sobre normas tcnicas para acessibilidade e/ou adequao das edificaes e do mobilirio urbano para a pessoa deficiente podem ser adquiridas na Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

152

Smbolo internacional de acesso


O Smbolo Internacional de Acesso, aqui reproduzido, deve anunciar um local acessvel para o deficiente.

Medidas e padres referenciais bsicos


As medidas ou padres referenciais para atender aos portadores de deficincia fsica constam das figuras e tabelas a seguir: Figura 1 referenciais genricos, visando atender o maior nmero possvel de situaes. (Vista superior e lateral)

Obs.: a utilizao de cadeira de rodas impe limites execuo de tarefas, por dificultar a aproximao aos objetos e o alcance a elementos acima e abaixo do raio de ao de uma pessoa sentada. A dificuldade no deslocamento frontal e lateral do tronco sugere a utilizao de uma faixa de conforto entre 0,80m e 1,00m para as atividades que exijam manipulao contnua.

153

Figura 2 referenciais para atividades que no exijam o uso de fora ou o uso de coordenao motora fina.

Obs.: neste caso, a altura limita-se, no mximo, a 1,35m, mas recomenda-se no ultrapassar 1,20m, valendo essas dimenses como parmetros para as atividades realizadas dentro da faixa de alcance dos braos (0,62m).

Tabela 1 referenciais de alturas recomendadas para a localizao de dispositivos de acionamento de sistemas diversos por pessoas em cadeiras de rodas.

154

Acesso e circulao
Superfcie reas de circulao com superfcie regular, firme, estvel e antiderrapante, sob qualquer condio climtica, admitindo-se inclinao transversal da superfcie de at 2%. Diferenciao na rea de circulao, recomenda-se a utilizao de faixas de piso com textura e cor diferenciadas, para facilitar a identificao do percurso pelas pessoas portadoras de deficincia sensorial visual. Juntas de dilatao e grelhas embutidas no piso, transversal direo do movimento, de preferncia fora do fluxo principal de circulao. Carpetes embutidos no piso e nivelados de maneira que a sobrelevao no exceda 1,5cm, forraes com bordas firmemente fixadas ao piso e aplicadas evitando eventual enrugamento de sua superfcie. Dimenses devem assegurar faixa de circulao livre de barreiras ou obstculos, de modo a permitir: 1. Deslocamento em linha reta larguras mnimas necessrias: 0,80m para circulao de uma cadeira de rodas, pelas portas e obstculos fixos; 1,20m para circulao simultnea de uma pessoa e uma cadeira de rodas (figura 3); 1,50m para circulao simultnea de duas cadeiras de rodas.

1: sempre que houver mudana de inclinao ou de plano, tratamento diferenciado do piso, para facilitar indicao e identificao de tais transies. 2: para evitar a reteno das pontas de bengalas e muletas e das rodas de cadeiras, andadores e carrinhos, as larguras das juntas de dilatao, bem como as dos vos das grelhas situadas no piso, no devem exceder 1,5cm.

155

2. Manobra de rotao sem deslocamento reas mnimas necessrias: 1,20m por 1,20m para rotao de 90 (figura 4); 1,50m por 1,20m para rotao de 180 (figura 5); um crculo de 1,50m de dimetro para rotao de 360 (figura 6).

3. Manobra de rotao com deslocamento (figuras 7 e 8) rea ideal definida em funo do raio necessrio para efetuar a rotao, para permitir a passagem por corredores de diferentes dimenses.

156

4. Descanso recomendada a existncia de rea de descanso fora do fluxo de circulao a cada 60m para piso com at 3% de inclinao ou a cada 30m para piso com 3 a 5% de inclinao. Inclinaes superiores a 5% consideram-se rampas (sujeitas s disposies especficas). Essas reas devem ser dimensionadas de modo a permitir a manobra de cadeiras de rodas, dispondo, se possvel, de bancos e encostos. 5. Inclinao dentro dos limites estabelecidos na Tabela 2 e figura 9,
Inclinao admissvel de cada segmento de rampa (%) 5,00 (1:20) 6,25 (1:16) Desnveis mximos de cada segmento de rampa (m) 1,50 1,00 1,20 0,90 0,274 0,50 0,75 0,183 Nmeros mximos de segmento de rampa (n) 14 12 10 08 06 04 01 Comprimentos de cada segmento de rampa (m) 30,00 16,00 19,20 10,80 2,74 5,00 7,50 1,46

8,33 (1:12) 10,00 (1:10)

12,25 (1:8)

157

com inclinao transversal de no mximo 2%. Largura mnima admissvel de 1,20m, sendo recomendvel 1,50m. a) Rampas curvas com inclinao mxima de 8,33% e raio mnimo de 3m, medidos no permetro interno curva (figura 10).

b) Patamares disponveis no incio e trmino da rampa (figura 11), com no mnimo 1,20m na direo do movimento, alm da rea de circulao adjacente. Patamares externos com inclinao transversal mxima de 2%.

158

6 Guias de balizamento previstas bordas laterais, em forma de ressalto e altura mnima de 5cm, para orientao e proteo dos portadores de deficincia. 7 Portas Vo livre de no mnimo 0,80m (inclusive de elevadores); ausncia de esforo superior a 35,61N para pux-la ou empurr-la, abertura em um nico movimento, maanetas tipo alavanca; revestimento resistente a impactos provocados por bengalas, muletas e cadeira de rodas (de sua parte inferior at uma altura mnima de 0,40m). Caractersticas especficas: a) Portas de sanitrios barra horizontal b) Portas junto ao patamar previso de vestbulo com 1,50m de largura mnima por 1,20m de comprimento, alm da rea de abertura c)Porta do elevador rea fronteira com a menor das dimenses equivalentes a 1,50m, alm da rea de abertura. d) Portas em reas confinadas/em meio circulao espao mnimo de 0,60m, contguo ao vo de abertura. e) Portas de correr trilhos/guias inferiores que no se projetem da superfcie do piso. Salas e banheiros Salas Espao e circulao uma sala confortvel para pessoas em cadeiras de rodas deve permitir a rotao completa (360) desse equipamento, dispondo, para esse fim, de um crculo com 1,50m de dimetro. Controles, comandos e puxadores todos os comandos dos aparelhos devem estar dentro da altura de acessibilidade do portador de deficincia (tabela 1, pgina 136). Poltronas, cadeiras e bancos devem ser providos de encosto e ter uma altura um pouco menor que a do assento da cadeira de rodas,

159

cerca de 0,46m de altura do piso, preferencialmente com espao livre ou reentrncia na sua parte inferior. Armrios com a parte inferior instalada a 0,30m do piso, deixando o espao abaixo livre de qualquer salincia ou obstculo, a fim de permitir aproximao frontal. Altura mxima para a utilizao do armrio de 1,20m a partir do piso (figura 30). Puxadores e fechaduras na faixa de conforto de 0,80m a 1,00m de altura do solo. Banheiros reas sociais devem situar-se em locais acessveis, prximos circulao principal, devidamente sinalizados, com no mnimo 5% do total de cada pea adequado ao uso de portador de deficincia ou, em caso de sanitrios menores, com uma unidade de cada pea adequada a esse fim. rea de transferncia e aproximao permitem utilizao da pea sanitria, pelo portador de deficincia, mediante transposio da pessoa para a pea ou a chegada junta mesma. Dimenses de 1,10m por 0,80m, situadas frontal ou lateralmente pea. Mictrio: aproximao frontal (figura 12).

Barras de apoio fixas ou retrteis, firmemente instaladas, possuindo dimetro de 3,5 a 4,5 cm e se instaladas em paredes ou divisrias, distando desta no mnimo 4 cm. Barra sanitria (apoio e tranferncia) barras horizontais na lateral e no fundo, junto bacia a 0,30 m de altura em relao ao assento, comprimento mnimo de 0,90m e distncia mxima de 0,24m da face
160

lateral da bacia. Barra lateral posicionada de modo a avanar 0,50m da extremidade frontal da barra (figura 13).

Vaso sanitrio transferncia frontal e lateral boxe bacia sanitria: dimenses mnimas de 1,50m por 1,70m, para permitir transferncia frontal e lateral (figura 14).

Vaso instalado na parede de menor dimenso, porta do boxe com vo livre mnimo de 0,80m, rea de abertura da porta sem interferir com rea de transferncia (recomenda-se que a porta abra para o lado externo). Boxes que permitam apenas transferncia frontal devem ter barras nas duas laterais da bacia sanitria (figura 15).

161

Chuveiro e ducha: transferncia lateral ao banco (figura 16).

Boxe chuveiro/ducha: de tranferncia interna: dimenses mnimas livres no interior do boxe de 0,80m por 1,10m (figura 17); de transferncia externa (figura 18): dimenses mnimas de 0,90m por 1,10m, por-

tas de correr/abertura para o lado externo (local de transposio da cadeira/ banco, tipo basculante, livre de barreiras). Porta do boxe com vo livre de 0,80m, desnvel mximo de 1,5cm. Boxe com banco de profundidade mnima de 0,45m, a 0,40m do piso e comprimento mnimo de 0,70m. Devem ter ducha normal tipo telefone e registros tipo monocomando, de preferncia acionados por alavanca, a uma altura

162

mxima de 1,00m, na parede lateral do banco. Boxe com barra horizontal e vertical, esta localizada na parede do encosto do banco, com 0,80m de comprimento e a 0,90m de altura do piso. Barra em L fixada na parede lateral do banco, com altura de 0,90m para o segmento horizontal. Segmentos de 0,80m e a distncia entre as faces externas das barras 0,70m. Lavatrio: aproximao frontal: suspenso, sem coluna ou gabinete de sustentao, fixado a 0,80m do piso, altura livre 0,70m. Sifo e tubulao situados a 0,25m da face externa frontal, com dispositivo de proteo. Comando da torneira a 0,50m no mximo da face externa frontal do lavatrio (figura 19). Torneiras tipo monocomando, acionadas

por alavanca, clula fotoeltrica ou similar. Uso de barras facultativo (para pessoas com mobilidade reduzida no precisarem se apoiar no lavatrio)

163

Acessrios sanitrios (figura 20)

Estacionamento e reas externas Estacionamento: vagas para estacionamento de veculos dirigidos por pessoas portadoras de deficincia fsica devem obrigatoriamente: Quando afastadas da faixa de travessia de pedestres, conter espao adicional para circulao de cadeira de rodas; Estar ligadas a circulaes adequadas, por meio de rebaixamento de guias e rampas nos passeios ou outros meios de acessibilidade; Ter piso nivelado, firme e estvel; Estar localizadas, o mais prximo possvel, de acessos ou plos de atrao, garantindo que o caminho a ser percorrido pela pessoa portadora de deficincia seja o menor possvel e livre de barreiras e de obstculos; Evitar a movimentao entre veculos ou em reas de circulao no adequadas; Ser sinalizadas com o Smbolo Internacional de Acesso.
164

Vagas devem ter alm das dimenses mnimas fixadas pela Legislao Nacional de Trnsito e pelas Legislaes Estadual e Municipal, um espao adicional de circulao com 1,20m de largura mnima, quando afastada da faixa de travessia de pedestres.

Para segurana e conforto do embarque e desembarque se possvel devem ser previstos adicionais: Construo de baia avanada no passeio, se a largura e o volume de pedestres o permitirem; Rebaixamento total do passeio junto vaga. Estacionamento interno: o nmero de vagas estabelecido conforme demanda verificada pelos veculos dirigidos por pessoas portadoras de deficincia, prevendo-se um mnimo. Rampas em passeio faixa de circulao nos passeios e calades ligados ao leito carrovel por meio de rebaixamentos das guias, com

165

rampas nos passeios ou quaisquer outros meios de acessibilidade. Rampas construdas, sempre que possvel, na direo do fluxo de pedestres. Bordas afuniladas, eliminando-se mudanas abruptas de nvel de superfcie da rampa em relao ao passeio. Rampas livres de mobilirio, barreiras e obstculos e alinhadas entre si.

Jardins deve-se evitar na escolha das espcies vegetais, aquelas que causem interferncias com a circulao e acesso de pessoas portadoras de deficincia. Deve ser evitado em reas adjacentes s de circulao e descanso:

Plantas venenosas ou com espinhos; Trepadeiras, plantas rasteiras ou outras formas invasivas, ou que necessitem constante manuteno;
166

Plantas cujas razes possam danificar o pavimento; Plantas que possam causar prejuzos ao movimento das cadeiras de rodas ou aos elementos de drenagem tornando o piso escorregadio; Plantas com ramos pendentes, de forma a garantir altura livre mnima nas reas de circulao com 2m a partir do piso.

167

You might also like