You are on page 1of 3

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 308 RECANTO DAS EMAS Aluno(a): Srie: Turma: Turno: Data:

/ /

N: Professor(a): VALOR: 4,0


Danielle Novais

AVALIAO DE CINCIAS

NOTA:

1) Assinale a alternativa que relaciona apenas as classes de vertebrados que apresentam fecundao externa: a) Anfbios e Aves. b) Anfbios e Peixes. c) Peixes e Rpteis. d) Rpteis e Aves. e) Aves e mamferos. 2) (UFGO- GO) Leia o trecho do poema a seguir: A seca de Setenta O sertanejo assistido No quer guerra, s paz No carece fugir da seca Sua terra lhe satisfaz Molhada, nela tudo d Com labuta lhe d mais Chove, por exemplo, hoje Eis o festim do agreste Canta o sapo na lagoa e o passarinho no cipreste cupim cria asa e voa com pouco mato se veste (Pedro Francisco Bandeira) a) O trecho do poema apresenta vrios organismos do Reino Animal. Identifique quais so esses organismos e classifique-os pelas classes, destacando duas caractersticas tpicas de cada uma delas. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) Explique a importncia da lagoa para o sucesso reprodutivo do sapo, referido no poema. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

3) (PUC-RS) A classificao sistemtica de um animal normalmente baseada em diferentes critrios, como suas caractersticas morfolgicas e fisiolgicas, e seu desenvolvimento embrionrio. Um taxonomista, considerando os critrios gerais das diferentes classes de cordados, observa em um animal as seguintes caractersticas: - Reproduo com fecundao externa. - Desenvolvimento embrionrio em um ovo incapaz de evitar a perda de gua em ambientes secos. - Respirao branquial e cutnea na fase larval; respirao pulmonar e cutnea na fase adulta. - Temperatura corporal acompanhando as alteraes da temperatura ambiental. Conclui, ento, que se trata de: a) Um peixe. b) Um rptil. c) Um anfbio. d) Uma ave. e) Um mamfero. 4) (UFPI) Um animal com as seguintes caractersticas: ossos pneumticos; circulao dupla e completa e presena de siringe e glndula uropigiana : a) Peixe. b) Ave. c) Rptil. d) Mamfero. e) Anfbio. 5) Sobre rpteis, assinale o que for correto. a) ( ) A respirao pulmonar nas espcies terrestres e branquial nas espcies aquticas. b) ( ) Os rpteis tm fecundao interna e, na grande maioria, so ovovivparos, produzindo ovos terrestres, pois sua reproduo no depende do meio aqutico, como em peixes e anfbios. c) ( ) Representam o primeiro grupo de vertebrados bem-sucedidos na conquista efetiva do meio terrestre, devido a vrias importantes adaptaes, como pele seca, sem glndulas, completamente impermeabilizada por queratina disposta em escamas ou placas crneas. 6) Margarida coleciona figuras de animais. Em seu lbum tem as seguintes classes de animais: Classe aves: pingim Classe rpteis: jacar Classe peixes: Tubaro a) Cite duas classes que ainda no esto no lbum de Margarida. _____________________________________________________________________________________ b) Dentre os animais do lbum, aponte o animal e a classe que tem esqueleto cartilaginoso. _____________________________________________________________________________________ 7) Quando Crezildo visitou uma coleo de animais de um museu, ficou to entusiasmado que resolveu montar um lbum de fotografias APENAS de cordados (vertebrados). As primeiras fotografias que ele conseguiu, esto numeradas a seguir (I, II, III, IV).

a) Aponte duas Classes do Filo Chordata que ainda no esto no seu lbum. _____________________________________________________________________________________ b) Essas quatro fotografias foram coladas em uma mesma pgina, com base no tipo de esqueleto desses animais. Aponte o animal e a classe a qual pertence que possui esqueleto cartilaginoso. _____________________________________________________________________________________ 8) (UNESP) D duas caractersticas de anfbios que justifiquem porque a maioria desses animais tem vida restrita a ambientes midos. Explique sua resposta. ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 9) (Puccamp) Uma das caractersticas dos peixes sseos a presena de: a) bexiga natatria. b) ossos pneumticos. c) glndula uropigiana. d) escamas placides de origem dermoepidrmica. e) tecido adiposo subcutneo muito desenvolvido 10) (UFSC) "Segundo estimativas recentes, o grupo dos Peixes est representado por mais de 20 mil espcies, sendo 60% marinhas. Embora no parea, um grupo muito diversificado, com variadas adaptaes, mltiplas formas e tamanhos..."Csar, Cezar e Bedaque - "Cincias", Editora Saraiva, 1999. p. 85. Com relao a esse grupo animal, assinale com um X a(s) proposio (es) CORRETA(S). a) ( ) Os peixes so vertebrados aquticos, homeotermos, de respirao branquial ou cutnea. b) ( ) O tubaro e a raia representam o grupo dos peixes cartilaginosos. c) ( ) A linha lateral um rgo sensorial, atravs do qual o peixe pode perceber a direo e a velocidade da correnteza da gua. d) ( ) O cavalo-marinho, como a maioria dos peixes, ovparo; nesse animal, o macho, de modo bastante peculiar, carrega seus ovos em bolsas incubadoras. e) ( ) Os peixes cartilaginosos, como os tubares, quimeras e as raias, apresentam sexo separado, fecundao interna e desenvolvimento direto. 11) (FUCMT - MS) So animais homeotermos: a) aves e mamferos b) peixes e anfbios c) aves, rpteis e anfbios d) peixes, aves e mamferos e) peixes, rpteis e mamferos. 12) No curso da evoluo, os primeiros vertebrados a conquistar efetivamente o ambiente terrestre foram: a) os anfbios, cujos adultos respiravam por pulmes. b) as aves, que podiam voar por grandes distncias sobre os continentes. c) os rpteis, cujos ovos podiam desenvolver-se fora do ambiente aqutico. d) os mamferos placentrios, cujos embries se desenvolviam no tero materno.

BOA PROVA!!!!!

You might also like